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Notícias

As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!

Coprel inaugura ampliação, modernização e automação da Usina Cascata do Pinheirinho

Coprel inaugura ampliação, modernização e automação da Usina Cascata do Pinheirinho

A CGH Cascata do Pinheirinho, primeira usina da Coprel, adquirida em 1993, e que marcou o início da trajetória da cooperativa na área de geração de energia, foi ampliada, modernizada e automatizada. O resultado do investimento de mais de 4 milhões de reais foi apresentado para a comunidade ibirubense e regional na manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro. A solenidade de inauguração foi realizada na usina, na localidade do Pinheirinho, interior de Ibirubá/RS, com a presença da direção da Coprel – presidente Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot e secretário Décio Floss, conselheiros de administração, fiscal e consultivos, cooperantes, colaboradores, fornecedores de materiais e serviços, moradores da localidade, presidente e representantes de cooperativas, e lideranças municipais e regionais, incluindo o prefeito de Ibirubá Abel Grave, prefeito de Saldanha Marinho e presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral, e o diretor de energia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Eberson Thimming Silveira.

O objetivo da ampliação da CGH Cascata do Pinheirinho foi aplicar a tecnologia existente hoje para aproveitar todo o potencial de geração hidrelétrica do rio, com a instalação de mais uma turbina, gerador e limpa-grades. Foi feita a instalação de pórtico e talha para o transporte de equipamentos e abertura das comportas. A Coprel também realizou adequações na estrutura física da casa de máquinas e barragem, aumentando ainda mais a sua segurança. Outra importante melhoria foi a implantação do telecomando: com a instalação de internet 100% fibra ótica da Triway, toda a operação da usina agora está automatizada, sendo realizada diretamente pelos técnicos e engenheiros no Centro de Operação do Sistema – COS, na sede da Coprel. Este conjunto de obras totalizou um investimento de R$ 4.302.282,24.

A potência instalada da CGH Cascata do Pinheirinho foi aumentada de 0,52MW para 0,88 MW. Ainda assim, se enquadra na classificação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, como CGH (Central Geradora Hidrelétrica), que são usinas com geração de até 5 MW de potência, com baixo impacto ambiental.

Em seu pronunciamento na inauguração das obras, o presidente Jânio Vital Stefanello destacou a importância do investimento. “Este dia é muito especial para a Coprel Geração e Desenvolvimento. Inaugurar um investimento superior a 4 milhões, elevando em quase 70% o potencial de geração de energia sem impacto ao meio ambiente, em uma usina que já possui 26 anos de funcionamento, demonstra o quanto valorizamos a geração limpa e renovável, o potencial da nossa região e dos nossos recursos. A realização desta obra também demonstra a qualificação da nossa equipe Copreliana, sempre atenta aos avanços tecnológicos e inovações existentes no mercado de geração e distribuição de energia, propondo melhorias após muitos estudos, avaliações técnicas e financeiras, e principalmente, com responsabilidade socioambiental”.

A CGH Cascata do Pinheirinho é um exemplo de que a geração hídrica continua sendo uma matriz energética muito importante, tanto nos quesitos econômicos quanto ambientais. A pequena usina não consome água do rio – a água apenas passa pela turbina e segue seu curso normal. Também não possui reservatório – o rio fica quase que em sua totalidade dentro da sua própria calha, assim, praticamente não há geração de áreas alagadas. A beleza do local (cascatas, flora e fauna) é preservada, pois além de possuir baixo impacto ambiental, todo o processo de licenciamento envolve planos de conservação de áreas de preservação permanente. A capacidade instalada da Usina Pinheiro é suficiente para atender atualmente 800 famílias.

Realizado Seminário de atualização contábil e tributária para cooperativas

Realizado Seminário de atualização contábil e tributária para cooperativas

Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreu um grande Evento promovido pela Dickel Consultores Associados, ocasião em que se reuniram mais de 190 profissionais diretamente ligados à contabilidade e tributação das sociedades cooperativas, representando 14 estados e mais o Distrito Federal, e que reuniu técnicos de cooperativas de todo o país.

No Evento, a Dickel Consultores Associados, fez o lançamento do Livro “Aspectos Contábeis e Tributários Relevantes nas Sociedades Cooperativas”, o qual foi distribuído como cortesia a todos os participantes do Seminário. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, recebeu um exemplar de Dorly Dickel, em agradecimento pelo prefácio escrito pelo presidente da Ocergs.

Na avaliação de Dickel, o Seminário de Atualização Contábil e Tributária para Cooperativas superou as expectativas, tendo sido importante para a atualização de profissionais que atuam como contadores nas sociedades cooperativas. “Foram dois dias de debates sobre temas interessantes e relacionados ao Cooperativismo, onde grandes nomes da área tiveram a oportunidade de expor suas ideias para construir um pensamento crítico, despertando o público para a análise dos temas apresentados”, afirmou Dickel.

A pauta dos debates envolveu os temas abordados no livro publicado, além da palestra apresentada por Renato Lopes Becho, sobre a Tributação das Cooperativas, e ainda, sobre O Brasil em Tempo de Mudanças, apresentada por Emerson Costa Lemes. O painel exposto pelo contador Erni Dickel, sobre Gestão de Riscos, também fez parte da programação.

Saiu o resultado dos escolhidos para o Somos Líderes!

O Sistema OCB já tem os nomes dos jovens que vão participar do programa Somos Líderes. Com o objetivo de formar lideranças conscientes e engajadas, o Sescoop lançou a seleção em agosto. Ao todo, 1.553 rapazes e moças se inscreveram para concorrer a 35 vagas. O primeiro encontro será no dia 8 de outubro, durante a cerimônia do Prêmio Somoscoop – Excelência de Gestão, em Brasília.

Preparar jovens para o futuro e com os olhos atentos às inovações é um dos princípios basilares do cooperativismo – o de educar, formar e informar. Os participantes do Somos Líderes têm entre 21 e 35 anos e serão verdadeiros advogados da marca cooperativista na sociedade.

Entre os critérios de classificação, foram avaliados o comprometimento com o desenvolvimento de um cooperativismo ético, a habilidade na comunicação e no relacionamento com outras pessoas, e possuir, claro, um mindset voltado à inovação e à transformação.

O curso foi elaborado com metodologia inovadora adotando o sistema de gameficação e trilhas de aprendizagem - essas, utilizadas desde o momento da inscrição. Até abril de 2020, os participantes terão aulas de Tendência, Inovação e Liderança; Liderança no contexto cooperativista; Liderança no contexto organizacional; Liderança no contexto social; e Liderança no contexto político.

Cada um desses módulos disponibiliza também conteúdo via podcasts, encontros virtuais em webnários e mentorias individuais com dirigentes de cooperativas premiadas com o selo SomosCoop de Excelência.

Confira aqui a lista com os nomes dos 35 selecionados!

Nome Vínculo com o Cooperativismo
Adriano Gil Fernandes Empregado(a) de cooperativa
Alessandra Cristina de Lima soares Cooperado(a)
Amanda Chiodi Empregado(a) de cooperativa
Ana Luíza Borges Brum Cooperado(a)
Angélica Santos Batista Boy Empregado(a) de cooperativa
Antonio Victor Ferreira Silva Cooperado(a)
Ariel Luis Ferraz Cooperado(a)
Bruno Cassoli Bortoloto Cooperado(a)
Camila Fernanda Alves Silva Empregado(a) de cooperativa
Camilla Beatriz de Souza Duarte Empregado(a) de cooperativa
Carolina Mussolini Celestino de Oliveira Empregado(a) de cooperativa
Daniel Edson de Oliveira Vitorino Cooperado(a)
Dhionata Oliveira da Silva Empregado(a) de cooperativa
Diogo Roberto Pedrazzi Empregado(a) de cooperativa
Erica Alves de Paula Cooperado(a)
Estefany Franciny Piastu Cooperado(a)
Evando Lima Bento Empregado(a) de cooperativa
Fábio Gonçalves da Silva Empregado(a) de cooperativa
Gian Carlos Piton Empregado(a) de cooperativa
Henrique Perlatto Moura Filho de cooperado(a)
Hugo Ataíde Silva Empregado(a) de cooperativa
Ítalo Ricardo Sampaio da Silva Filho de cooperado(a)
Jessica Diefenbach Cooperado(a)
Jessyca Leon Bolzan Empregado(a) de cooperativa
Jorge Alberto Soares Varanis Empregado(a) de cooperativa
Kamila Porto de Oliveira Filho de cooperado(a)
Larissa Lacerda Matos Mascarenhas Empregado(a) de cooperativa
Lívia Rezende Milhortato Filho de empregado(a) de cooperativa
Mara cristina F.S. Gomes Empregado(a) de cooperativa
Rafael Teixeira Escórcio Athayde Cooperado(a)
Rayssa de Melo Ferreira Empregado(a) de cooperativa
Renato Geraldo da Costa Empregado(a) de cooperativa
Rodrigo Franciel Allebrandt Empregado(a) de cooperativa
Talison Osório Soares da Silva Empregado(a) de cooperativa
Victor Emannuel de Souza Teixeira Filho de cooperado(a)
Conselho Consultivo do Ramo Transporte da OCB apoia a criação da Fetranscoop/BR

Conselho Consultivo do Ramo Transporte da OCB apoia a criação da Fetranscoop/BR

Lideranças do transporte cooperativo de cargas de vários estados brasileiros, reuniram-se em Brasília, no dia 20 de setembro e fundaram a Federação Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas, cooperativa de segundo grau, em âmbito nacional.

Na oportunidade, houve a eleição do conselho de administração e fiscal para execução da missão, tendo como propósito o apoio ao desenvolvimento de seus processos de governança e gestão, de forma que consigam acompanhar as novas tecnologias, mudanças do mercado com preservação e fortalecimento da identidade cooperativa.

 
Cotricampo promove 4º Encontro de Jovens Cooperativados

Cotricampo promove 4º Encontro de Jovens Cooperativados

No dia 14 de setembro o Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo da Cooperconcórdia (Capacita) comemorou junto com a Cotricampo o seu aniversário de 52 anos de fundação, onde foram desenvolvidos os Jogos Cooperativos no 4º Encontro de Jovens Cooperativados.

Cerca de dez instrutores do Capacita em nove estações realizaram diversas atividades envolvendo os princípios e valores do cooperativismo, com o intuito de aproximar os jovens da Cooperativa, desenvolver ajuda mútua, cooperação e fortalecer o cooperativismo. As estações de número 1 a 7 foram de atividades que envolveram desafios e esforço físico, na estação 8 foi desenvolvido um bate papo cooperativista sobre o relacionamento com a Cooperativa, e na estação 9 foram ministradas mini palestras com enfermeira sobre os cuidados com alimentação, ingestão de bebidas e primeiros socorros.

Participaram do evento 250 jovens da Região Celeiro. O evento teve o apoio do Sescoop/RS.

Languiru fala sobre liderança no encontro do Programa de Sucessão Familiar

Languiru fala sobre liderança no encontro do Programa de Sucessão Familiar

As qualidades de caráter que permitem a alguém inspirar e influenciar um grupo de pessoas com sucesso resume o tema abordado no dia 12 de setembro, quando o Programa de Sucessão Familiar Languiru realizou novo encontro na Associação dos Funcionários da Languiru.

O professor Martin Schultz especificou as competências que tornam um indivíduo uma referência à frente de um grupo. Mencionou que um líder bem-sucedido atua e reage de forma honesta, apresenta uma visão clara de onde e como deseja chegar a um objetivo, organiza a comunicação sempre pensando se os outros compreenderam a sua posição, cria uma atmosfera que encoraja os outros a crescer e prosperar mesmo que já tenha uma opinião formada. Além disso, planeja momentos para conversar com as pessoas do grupo em que está inserido, com o intuito de aprender algo mais sobre seus desafios e vidas profissionais. “Liderança é interferir seriamente na vida das outras pessoas”, resumiu.

Schultz destacou que o líder desperta habilidades nas pessoas por meio do exemplo, comprovando assim a sua autoridade. Observou que o líder não impõe, mas sim, desperta nos outros a vontade de fazer. “É um cara que consegue te levar para um lugar que você não alcança sozinho”, definiu. Nesse sentido, o professor procurou discutir a convivência familiar em uma propriedade rural, instigando os jovens a tomar atitudes diferentes para melhorar a relação com os pais. “Liderança é um ritual que até pode ser exercido durante as refeições”, sugeriu.

Ele explicou que a cultura empresarial consiste numa configuração mental, na qual um grupo de indivíduos busca suprir os interesses individuais por meio do esforço coletivo. Aconselhou os jovens, assim como numa empresa, a conhecer a fundo os produtos, processos e mercados da propriedade rural. Questionou se os jovens estão preparados para suceder ou se não querem ser sucessores, instigando-os a aprender outras formas de gestão, de planejamento e de controle. “Competência é a soma de conhecimento, habilidade e atitude”, frisou.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Alunos do Programa União Faz a Vida recebem carta da Rainha Elizabeth II

Alunos do Programa União Faz a Vida recebem carta da Rainha Elizabeth II

Os alunos das turmas de 3º ano da Escola Municipal Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela, foram surpreendidos há duas semanas pela chegada de um ofício muito especial: uma carta da rainha Elizabeth II. A troca de correspondência entre as crianças e a monarca começou com o Projeto A União faz a Vida, em que o assunto a ser estudado parte das escolhas dos estudantes. Segundo a professora Nicole Cenci, uma das responsáveis por enviar a carta dos jovens à rainha, o encanto dos pequenos pela realeza começou após visita a corte da Bella Festa e da Femaçã de Veranópolis.

— Eles quiseram aprender mais sobre a monarquia. Como a figura mais conhecida por todos é a rainha da Inglaterra, eles optaram por estudar como ela exerce seu reinado, quem é sua família, como é seu país e como são os costumes e tradições lá. Porém, como nem tudo foi esclarecido durante as aulas, eles tiveram a ideia de escrever uma carta para ela— conta Nicole.

Nicole Grandi, 8 anos, explica que apesar de ter enviado a correspondência, ela e os colegas não estavam contando com uma resposta.

— Eu pensei que ela não ia responder. Então, foi muito legal receber uma resposta, mesmo que ela em pessoa não tenha escrito para a gente. Porque, assim, é uma carta da realeza, né? No futuro, queria visitar ela e conhecer tudo que a gente viu na aula—diz.

Apesar dos questionamentos enviados não terem sidos respondidos na carta, a menina afirma que as turmas ficaram extremamente contentes em saber que foram notadas pela rainha Elizabeth II. Agora o documento deve ser emoldurado e afixado na escola para que todos possam ver o conteúdo da carta.

LEIA AS CARTAS

“Vossa Majestade, Rainha Elizabeth II, Somos alunos da Escola Municipal Caminhos do Aprender, da cidade de Fagundes Varela no Brasil. Escrevemos uma carta, pois através de nosso estudo, surgiu o interesse de saber mais sobre a vida de uma Rainha de verdade. Aprendemos muito sobre a Inglaterra, seus costumes, pontos turísticos, curiosidade e notícias da realeza. Dentre as curiosidades que temos, gostaríamos de saber como Vossa Majestade faz para conciliar sua vida de mãe/avó com as responsabilidades da realeza. Em anexo algumas fotos do que estudamos. Respeitosamente, alunos do 3º Ano.”

“To the Students of 3º Year Caminhos do Aprender, The Queen wishes me to thank you for your letter in which you told Her Majesty you have been learning about customs and traditions of the United Kingdom and about The Royal Family. The Queen hopes you have enjoyed your studies. Her Majesty was glad to see the splendid photographs you enclosed and, although unable to reply to you personally, The Queen was pleased to hear from you. I enclosed some information leaflets for you to read and I am to thank you, very much, for your thought of Her Majesty which is greatly appreciated. Lady-in-Waiting”

Em tradução livre: 

“Aos estudantes do 3º Ano da Escola Caminhos do Aprender, A Rainha deseja que eu lhes agradeça por sua carta, na qual contaram a Sua Majestade que estudaram sobre os costumes e tradições do Reino Unido e sobre a Família Real. A Rainha espera que vocês tenham gostado dos estudos. Sua Majestade ficou feliz em ver as esplêndidas fotografias que vocês enviaram, e apesar de não poder responder pessoalmente, a Rainha se agradou de ouvir notícias de vocês. Eu envio em anexo alguns folhetos informativos para que leiam e eu agradeço muito por vocês manterem Sua Majestade em seus pensamentos, isso foi grandemente apreciado. Dama de companhia”

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro
Carta da Rainha Elizabeth II aos alunos da escola Caminhos do Aprender — Foto: Reprodução
Cooperativas rumo à excelência

Cooperativas rumo à excelência

No famoso livro de Lewis Carrol Alice no País das Maravilhas, a protagonista pede ajuda a um gato para decidir qual direção tomar ao encontrar uma encruzilhada. A resposta do felino é categórica: depende do lugar a que se quer chegar, porque “quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

A lição do gato para Alice também poderia ser aplicada à melhoria da gestão das nossas cooperativas. Quando a gente sabe onde está e aonde precisa chegar, é mais fácil caminhar na direção certa.

Justamente por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolveu um conjunto de ferramentas capazes de ajudar os gestores cooperativistas a saberem qual é o estágio de desenvolvimento de seus empreendimentos e quais são os caminhos a serem percorridos rumo à excelência.

Esse portfólio de soluções tem colaborado ativamente para o desenvolvimento organizacional do cooperativismo, atendendo a um dos pilares de atuação do nosso S: o diagnóstico. Atualmente, dispomos de quatro instrumentos de avaliação que abrangem os seguintes eixos estratégicos:

IDENTIDADE

Analisa os documentos e as políticas internas da cooperativa para verificar se eles estão alinhados às legislações que regulam o setor e aos valores e aos princípios do cooperativismo.

GOVERNANÇA

Autoavaliação realizada pela própria cooperativa a partir de um questionário que identifica o grau de maturidade da governança cooperativa da instituição, com o foco na autogestão, no direcionamento estratégico dos negócios e no atendimento aos interesses dos cooperados.

GESTÃO

Autoavaliação realizada a partir de questionários focados no aperfeiçoamento dos processos organizacionais e na gestão de recursos humanos e financeiros.

DESEMPENHO

Avaliação dos resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais. A recomendação metodológica é que a cooperativa realize o monitoramento de seus resultados financeiros e estratégicos mensalmente. No entanto, em função da estratégia da unidade estadual do Sescoop, podem ser firmadas parcerias com as centrais ou federações para a realização de forma sistêmica com as suas singularidades – especialmente para os ramos crédito e saúde.

Com base nos resultados desses diagnósticos — munidos de estudos setoriais sobre as tendências de mercado e as perspectivas regionais de cada ramo —, a equipe técnica do Sescoop consegue sugerir melhorias para as cooperativas avaliadas. Com isso, contribui efetivamente para o avanço dos resultados e da sustentabilidade, não só da organização avaliada, mas de todo o cooperativismo brasileiro.

“As organizações cooperativas muitas vezes não têm um panorama dos seus principais e prioritários desafios. Os diagnósticos disponibilizados pelo Sescoop servem como uma bússola, apontam oportunidades de melhoria e norteiam possíveis soluções. São insumos importantes para o processo de tomada de decisões e para o direcionamento estratégico dos negócios”, destaca a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.

SOLUÇÕES COM RESULTADOS

Com ciclos periódicos de avaliação ou autoavaliação, os diagnósticos do Sescoop permitem o aperfeiçoamento contínuo dos resultados e o acompanhamento da evolução de cada cooperativa. Além disso, orientam o Sescoop na oferta de soluções de gestão, de acordo com as necessidades das organizações.

“Há muita demanda por cursos de formação que tragam informações capazes de ajudar a cooperativa a fazer um reposicionamento de mercado, com temas como planejamento estratégico, modelo de negócio e cadeia de valor”, lista a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop. De fato, ao final de cada avaliação, são identificados processos de melhoria que poderiam ser implementados na cooperativa. Algumas ações com o apoio de assessoria especializada, outras soluções com o suporte técnico do Sescoop. E vale destacar: quanto mais abrangentes as informações e os dados obtidos, mais profundas são as análises realizadas e mais consistente é o conhecimento gerado acerca da realidade da cooperativa. “Essa compreensão fidedigna da realidade da organização oportuniza o desenvolvimento de estratégias capazes de realmente melhorar a gestão e, consequentemente, os resultados das cooperativas”, completa Susan.

Quer mais? A consolidação dos indicadores obtidos a partir do diagnóstico das cooperativas brasileiras ajuda o Sescoop a desenvolver estudos setoriais de diversos agrupamentos de cooperativas (por região, unidade federativa, ramos de atuação, entre outras). Essas análises subsidiam o Sistema OCB no desenvolvimento de estratégias de atuação.

GESTÃO SISTÊMICA

Além de servir como ferramenta de diagnóstico para cooperativas singulares, as soluções de desenvolvimento organizacional do Sescoop também podem ser utilizadas pelas chamadas cooperativas de segundo grau, como as centrais e federações.

De que maneira? Como uma ferramenta de gestão sistêmica, uma vez que possibilitam a integração dos resultados de suas singulares e a análise como um sistema unificado. É assim que funciona no Central Ailos de Blumenau (SC), que reúne 13 cooperativas de crédito e atua em 59 municípios dos três estados do Sul do Brasil, com mais de 660 mil cooperados.

“Os diagnósticos do Sescoop nos ajudam a avaliar amplamente a gestão e a governança das nossas cooperativas, algo fundamental para a sustentabilidade do Sistema Ailos. Assim que esses instrumentos foram lançados, enxergamos seu grande potencial; tanto na aplicação da ferramenta de autoavaliação quanto na elaboração dos planos de ação necessários para a implementação de melhorias contínuas na gestão e na governança”, explica a gerente de governança cooperativa e organização do quadro social da Central, Elaine Rodrigues.

De acordo com a gestora, sem a adoção de boas práticas de gestão e de governança, não é possível atingir resultados de longo prazo, fundamentais para a perenidade da organização. “Boas práticas garantem bons resultados e dão aos cooperados a garantia de boa qualidade nas ações e decisões, e resultados sustentáveis”, garante.

CADA VEZ MELHOR

As cooperativas que optaram por fazer uma reflexão sobre seus processos internos com a ajuda das quatro ferramentas de diagnóstico do Sescoop tiveram uma melhora significativa na qualidade de gestão. O grupo que aderiu ao processo em 2013 — e continuou a realizar sua autoavaliação anualmente — performou, em média, 49% a mais, quando comparadas ao início das análises.

NÚMEROS DE 2018

  • Mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas pelas ações de responsabilidade socioambiental do Dia de Cooperar (Dia C)
  • Cerca de 500 mil pessoas foram capacitadas pelo Sescoop em todo o Brasil
  • Cerca de 2 mil empreendimentos apoiados para o aprimoramento da governança e da gestão por meio do PDGC
 

(Fonte Revista Saber Cooperar)

Investimentos da Coprel em Marau disponibilizam mais energia e internet via fibra para a região

Investimentos da Coprel em Marau disponibilizam mais energia e internet via fibra para a região

A região de Marau se destaca pelo alto índice de desenvolvimento observado nos últimos anos, com bons resultados na agricultura, indústria e expansão das áreas urbanas e rurais. E esse crescimento exige uma infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade. Para atender a essa demanda, a Coprel Cooperativa de Energia investiu na construção da Subestação de Energia Marau 2, como a Linha de Transmissão entre Vila Maria e Marau. Estes investimentos foram anunciados na sexta-feira, dia 13 de setembro, em um evento no Casa Camera Ristorante, na localidade de Nossa Senhora do Carmo, interior de Marau, que tem a energia e a internet via fibra da Coprel.

A obra irá beneficiar 5720 famílias cooperantes de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria. O valor total do empreendimento é de R$ 13.980.000,00 financiados pelo Badesul/BNDES. O investimento contempla a subestação 138/23,1 kV – 2 vezes 15 MVA, 3 módulos de alimentadores 23 kV e a linha de transmissão de 16 quilômetros de 138kV entre Vila Maria e Marau.

A instalação de internet e telefonia fibra ótica também foi destaque no evento. Com conclusão até o final deste ano, 19 comunidades da área rural de Marau serão atendidas. O investimento se tornou viável com a intercooperação da Coprel Telecom/Triway, Prefeitura de Marau, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM) e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). O apoio do STR de Marau também foi importante para dar continuidade aos investimentos.

O evento teve a participação de diversas lideranças locais, regionais e estaduais. Da Coprel participaram o presidente Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, conselheiros de Administração, Fiscal e Consultivo e colaboradores. O evento também contou com a presença do prefeito de Marau, Iura Kutz e do vice-prefeito, Rui Carlos Gouvêa, acompanhados de todos os secretários. Se fizeram presentes também, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira (que representou o secretário Artur Lemos), os deputados estaduais, Vilmar Zanchin e Paparico Bacchi, o superintendente do Badesul, Cesar da Silva Cardozo, o vereador Anderson Rodegheri (que representou Deputado Estadual Sérgio Turra); vereadores do município, prefeitos, presidentes do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do Sindicatos Rurais, representantes de cooperativas e das comunidades e entidades, além da imprensa.

De acordo com o prefeito de Marau, Iura Kurtz “A parceria da Coprel com a Prefeitura vem gerando resultados importantes em Marau, especialmente no Meio Rural. Já estamos com internet de qualidade em diversas regiões e agora a subestação vai desenvolver ainda mais o Município, gerando empregos e renda. É assim, somando forças, que estamos crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”.

Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, os investimentos acompanham o crescimento da região de Marau. “São investimentos estratégicos para melhorar a qualidade, a confiabilidade e a disponibilidade de energia e de internet via fibra para o desenvolvimento das comunidades. Temos a certeza que esses investimentos são fatores determinantes para a permanência, o retorno e o futuro do jovem ao interior”.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Plantando o Bem leva teatro e conscientização ambiental às escolas

Plantando o Bem leva teatro e conscientização ambiental às escolas

Após o período de férias escolares, o Plantando o Bem retomou o calendário de atividades previstas para o segundo semestre de 2019. Desde julho, 11 escolas de Carlos Barbosa, Veranópolis e São Pedro da Serra já foram contempladas. Até o final do ano, outras 10 ainda devem ser atendidas em Estação, Paraí e Paim Filho, além de instituições de Garibaldi, Bento Gonçalves e Boa Vista do Sul.

Na etapa realizada em 2019, crianças de 1º a 4º ano estão acompanhando o desenvolvimento de hortas iniciadas em edições passadas ou implantando novas e confeccionando composteiras com o apoio da equipe do Plantando o Bem. A compostagem garante a reciclagem dos resíduos orgânicos como cascas de ovos, restos de legumes e frutas, borra de café e outros, transformando-os em adubo rico em nutrientes para as hortinhas.

Além disso, também faz parte da programação deste ano, a realização do Teatro dos Alimentos, onde o enredo da peça ressalta a importância de aproveitar bem os alimentos. A elaboração e apresentação é realizada por nutricionistas da Cooperativa Santa Clara.

As crianças ainda recebem receitas saudáveis que utilizam alimentos inteiros, incluindo cascas e talos, visando um melhor aproveitamento e menos desperdício para poderem reproduzir em casa.

O Plantando o Bem

Criado em 2016, o Plantando o Bem visa desenvolver a compreensão da agricultura familiar especialmente nas escolas, estimular hábitos saudáveis e habilidades sensoriais nos participantes do projeto e promover a alimentação saudável. Desde a sua implantação em 2016 até o ano de 2018, o projeto atendeu mais de 8.000 crianças de mais de 100 escolas de 15 cidades gaúchas onde a Santa Clara está presente com suas unidades de varejo. No site www.plantandoobem.com.br é possível acompanhar o andamento do Plantando do Bem nas escolas, além de dicas e informações interessantes sobre compostagem, produção de hortas e aproveitamento de alimentos.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara
Capacitações do Empreendedor Agro do Sicredi iniciaram essa semana

Capacitações do Empreendedor Agro do Sicredi iniciaram essa semana

Incentivar a permanência e o crescimento sustentável das agroindústrias locais é um dos objetivos do programa Empreendedor Agro, realizado pelo Sicredi, com a consultoria do Sebrae. O Empreendedor Agro oportuniza às agroindústrias capacitação e conhecimento para melhorar cada vez mais o seu negócio. “Esta é uma parceria que visa desenvolver a gestão, agregando valor ao setor de produção de alimentos que é muito importante para a nossa região”, comenta o presidente do Sicredi Sul Minas, Euzébio Rodigheiro.

O lançamento do programa aconteceu durante o Agro Show, realizado no dia 23 de julho de 2019, e o primeiro encontro aconteceu no dia 9/9, no auditório do Sicredi, em Estação/RS com o tema abordagem de vendas.  Os conteúdos buscam levantar necessidades e apontar caminhos e ações para melhorias efetivas com alta aplicabilidade. O programa é voltado para agroindústrias associadas ao Sicredi, que subsidia até 80% do investimento, podendo chegar até R$ 1.000,00 dependendo o pacote de adesão. Os interessados em participar podem obter mais informações nas agências do Sicredi em Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Quatro Irmãos, Sertão, Floriano Peixoto, Jacutinga, Erebango e Estação.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing do Sicredi Sul Minas RS/MG
Cooperativas premiadas nos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2019 da ABRH

Cooperativas premiadas nos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2019 da ABRH

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) divulgou os resultados dos prêmios Top Ser Humano 2019 e o Top Cidadania 2019. São, ao todo, 46 premiados – 37 no Top Ser Humano e 9 no Top Cidadania. O Top Ser Humano foi criado em 1993 com objetivo de reconhecer as empresas e profissionais que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania foi criado em 2001 para reconhecer as ações sociais e de sustentabilidade realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha.

Entre os vencedores no prêmio Top Ser Humano, na categoria Organização, a cooperativa Unimed Litoral Sul/RS foi agraciada com o case  “Programa Viver Bem”, a Unimed Noroeste/RS com o case “Gestão do Clima Organizacional: prática estratégica para o desenvolvimento corporativo” e a Unimed Vale do Sinos com o case “Engajamento dos profissionais para a segurança do paciente”. A Unimed Noroeste/RS será condecorada também com o Prêmio Mérito, concedido para organizações que são premiadas cinco vezes em um período de seis anos.

E, listada entre os vencedores no prêmio Top Cidadania, na categoria Organização, a cooperativa Unicred Porto Alegre traz o case vencedor “A Doação como Promoção da Vida”.

Confira aqui a lista completa dos agraciados com os troféus.

Cooperativas do RS estão entre as Melhores e Maiores do Brasil

Cooperativas do RS estão entre as Melhores e Maiores do Brasil

O movimento cooperativo gaúcho cresce ano após ano e o reflexo desse cenário se notabiliza na participação das cooperativas na 46ª edição Melhores & Maiores: as 1.000 maiores empresas do Brasil, divulgado pela revista Exame. São 14 cooperativas do RS que aparecem na relação e totalizam juntas R$ 17,68 bilhões em vendas líquidas.

A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2018. A Exame listou dezenas de cooperativas entre as empresas que tiveram o melhor desempenho no ano passado. Pelo Rio Grande do Sul, o destaque vai para o ramo Agropecuário, que contabiliza 12 cooperativas, além da Unimed Porto Alegre e da Unimed Nordeste RS, que representam o ramo Saúde.

Entre as representantes do Estado, figuram na relação das 1.000 maiores em vendas líquidas, a Unimed Porto Alegre (267ª posição), Cotrijal (320ª posição), Cotrisal (393ª posição), Coagrisol (553ª posição), Cotripal (554ª posição), Languiru (567ª posição), Coopatrigo (578ª posição), Cotriel (625ª posição), Camnpal (733ª posição), Unimed Nordeste RS (743ª posição), Cotricampo (754ª posição), Agropan (827ª posição), Cotrisel (848ª posição) e Cotrisul (991ª posição).

400 Maiores do Agronegócio

No ranking das 400 maiores do Agronegócio, 15 cooperativas gaúchas marcam presença: Cotrijal (76ª posição), Cotrisal (87ª posição), Coagrisol (141ª posição), Cotripal (142ª posição), Languiru (145ª posição), Coopatrigo (151ª posição), Dália Alimentos (160ª posição), Cotriel (167ª posição), Cotrijuc (173ª posição), Camnpal (202ª posição), Cotricampo (213ª posição), Agropan (232ª posição), Cotrisel (239ª posição), Cotrisul (270ª posição) e Caal (386ª posição). Juntas, essas cooperativas totalizam R$16,37 bilhões em vendas líquidas.

Algodão e Grãos

Com patrimônio líquido ajustado de US$ 27,1 milhões, a Cotrisal figura na terceira colocação no setor de Algodão e Grãos.

Cooperativismo de Crédito

O Banco Cooperativo Sicredi e o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) ocupam posições de destaque em diversos indicadores setoriais do mercado financeiro. Na relação dos 50 Maiores Bancos por Patrimônio, o Bancoob e o Banco Cooperativo Sicredi figuram na 29ª e 42 posições, respectivamente.

O Banco Cooperativo Sicredi e o Bancoob marcam presença nos indicadores: Depósitos em Poupança; Total do Ativo Ajustado; Riqueza Criada por Empregado; Riqueza Criada (Bancoob); Empréstimos e Financiamentos (Banco Cooperativo Sicredi); Receita de Intermediação Financeira e Serviços; Crédito Imobiliário; Crédito para Grandes Empresas (Bancoob); Crédito Pessoa Jurídica Total; Crédito para Médias Empresas; Crédito Pessoal; Agências; Emissores de Cartões de Crédito; Crédito Rural e Correntistas (Banco Cooperativo Sicredi).

A Sicoob Confederação, o Sicredi e a Unimed Participações ocupam o 45°, 61° e 162° lugar, respectivamente, entre os 200 Maiores Grupos privados com atuação no País, classificados por vendas líquidas.

Unimed Porto Alegre: Melhores da Saúde

Entre as 15 maiores companhias do setor de saúde, a Unimed Porto Alegre subiu uma posição e ocupa o nono lugar no ranking, com 235 pontos. A Cooperativa registrou em 2018 R$ 2,82 bilhões em vendas líquidas, com um quadro de 1.745 empregados e um patrimônio líquido ajustado de US$ 170,1 milhões. A Unimed Porto Alegre também aparece na segunda posição em Riqueza/Empregado (riqueza criada por empregado) e em oitavo lugar em Liquidez Corrente.

Publicação

Criado há mais de 40 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento se fundamenta no balanço das empresas, relativo ao exercício anterior, além de dados oficiais.

As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, salários e encargos, tributos, controle acionário, exportação e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.

Inscrições abertas para o Guia Exame de Diversidade

Inscrições abertas para o Guia Exame de Diversidade

Guia EXAME de Diversidade é uma publicação pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre EXAME Instituto Ethos. O objetivo é avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil.

As inscrições para a segunda edição do Guia são gratuitas e estão abertas até o dia 7 de outubro de 2019. Para participar, é preciso preencher o questionário do Guia EXAME de Diversidade, que pode ser acessado por meio deste link. Basta seguir as instruções descritas abaixo, no tópico Inscrições e Cronograma.

As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnóstico. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho, em que poderá comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

A reportagem com o resultado da primeira edição, publicada em março, pode ser lida aqui. A lista das premiadas e as imagens do evento de premiação estão aqui.

METODOLOGIA O questionário de avaliação do Guia avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas, considerando quatro níveis de adesão:
  1. Cumprimento ou tratativa inicial;
  2. Iniciativas e práticas;
  3. Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
  4. Eficiência.

São ao todo 11 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial e promoção dos direitos LGBTI+.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além disso, como novidade para esta edição, estará o reconhecimento das empresas pela evolução no desempenho em diversidade e inclusão. Entre as melhores será escolhida a empresa vencedora do Guia Exame Diversidade, maior destaque da publicação.

INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

O processo tem a previsão de divulgação do reconhecimento em março de 2020. Para participar da pesquisa é preciso seguir as seguintes etapas.

Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros. As instruções de acesso são:

  1. Conheça a política de uso dos Indicadores Ethos (aqui), que pressupõe que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário do Guia Exame Diversidade.
  2. Acesse o site dos Indicadores Ethos;
  3. Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
  4. Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
  5. Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário Guia EXAME de Diversidade em “Guias Temáticos”;
  6. Após a seleção do questionário Guia EXAME de Diversidade, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
  7. O preenchimento dos dados quantitativos pode ser feito a qualquer tempo pela opção “responder questionário quantitativo”. Ao fazê-lo, baixe a planilha, responda os dados disponíveis, salve as respostas e faça o upload do arquivo. No caso de dados quantitativos não disponíveis, deixe os campos de resposta vazios. O preenchimento dos dados quantitativos deve ser realizado até 06 de outubro;
  8. O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line ou em pdf. Como trata-se do resultado de auto avaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.
 

Mais informações: diversidade@abril.com.br

Unimed Litoral Sul debate sobre o Setembro Amarelo

Unimed Litoral Sul debate sobre o Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio a Unimed Litoral Sul, através do Comitê de Responsabilidade Socioambiental  promoveu um momento de reflexão através do monólogo “Quebra-Cabeça”, com a atriz Gabi Botelho,  que fala sobre depressão e suicídio, seguido de um bate papo com a psicóloga Sabrina Galarraga. O evento ocorreu nesta segunda-feira no auditório da Unimed e contou com a presença de cerca de 60 pessoas que por quase duas horas falaram sobre o tema.

A encenação mostrou todos os sintomas de um adolescente que passa pela doença, mas também destacou as oportunidades de ter o controle e consequentemente a cura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 19 anos no mundo.

A Gestora de Desenvolvimento Humano da Unimed, Ianaê Bastos, participou do evento e disse: “Temos conhecimento dos índices alarmantes de suicídio e sabemos da importância de abordarmos o assunto dentro da empresa e com a comunidade. O tema através da Cia Teatral Sobrinhos de Shakespeare foi tratado de uma maneira bem direta, falando de alguns sentimentos, das aflições de quem passa por isso e o quão desesperadora é essa situação. Quem participou, com certeza, foi tocado pelo tema e a pela importância de PEDIR e OFERECER ajuda nesses casos. Excelente evento!”, comenta.

“A palavra para descrever o evento é "enriquecedor" por que hoje enfrento essa situação com um familiar muito próximo então, aprender como ajudar e lidar com alguém que está passando por essa situação é muito importante  para entendermos a melhor forma de acolher e socorrer. Ouvir os testemunhos e desabafos daqueles que estão passando por isso também me sensibilizou ainda mais por que mostra a importância de sermos mais sensíveis e termos mais percepção as mudanças de comportamentos que levam a possíveis sinais de Depressão. Foi muito esclarecedor”, relata uma participante.

 Este monólogo foi apresentado no Projeto Teatro na Escola da Unimed,  em 2018 e, devido à grande procura e importância do tema está sendo estendido para a comunidade, mais uma vez. A Unimed Litoral Sul está trabalhando o tema, mediante orientação do Centro de Valorização da Vida, que firma ser necessário falar sobre isto.

Dália Alimentos abre as portas de suas indústrias para jovens

Dália Alimentos abre as portas de suas indústrias para jovens

Uma significativa parcela das famílias associadas à Cooperativa Dália Alimentos a conhece pela solidez de uma empresa que carrega 72 anos de história, pela transparência em seus negócios, pela tradição de seu nome e pela qualidade de seus produtos. Algumas destas famílias talvez nunca tiveram a oportunidade de entrar em alguma das unidades de produção e industrialização, as quais que recebem destas mesmas famílias matéria-prima para a industrialização de suíno, leite e, futuramente, frango.

Os jovens que fazem parte do Programa Gestão e Liderança da Propriedade Rural tiveram essa oportunidade e no dia 6 de setembro conheceram o parque, os setores de apoio, as áreas administrativas e as unidades fabris da Cooperativa. Uma exceção que a direção da Dália Alimentos concedeu aos jovens, já que o acesso à área interna da Cooperativa demanda por restrições devido à segurança, sanidade e biosseguridade.

O tour pela Dália que muitos ainda não conheciam teve início no Parque Dália, em Encantado, uma área com árvores, muitas nativas, flores e edificações históricas que englobam o parque inaugurado no 60º aniversário de fundação da Cooperativa. Nesta primeira etapa, a condução da visita ficou a cargo da supervisora das Áreas de Apoio da Divisão Produtos Suínos, Diana Bagatini Soga, que apresentou o parque e setores de suporte para a unidade frigorífica, cujo local não é permitida a entrada, contudo, foi conhecido em sua parte externa. Da mesma forma foram visitados os laboratórios de microbiologia e bromatologia, com explanação da supervisora de Laboratórios da Divisão Controle de Qualidade, Graziela Botega. A Central de Notas (Balança) e a Central de Grãos e Rações também foram visitadas e apresentadas pelos supervisores João Beneduzi e Walter Rahmeier, respectivamente.

Na área administrativa os jovens conheceram o Edifício JBM onde, nos quatro andares, estão locados os funcionários responsáveis pela controladoria, pelo comércio e marketing, pela exportação, pelo social, pela comunicação, pelo secretariado e pela direção da Dália Alimentos.

O ápice da visita ocorreu no turno da tarde quando o grupo se deslocou até a localidade de Palmas, na ERS-130, em Arroio do Meio, onde foi apresentado o maior investimento da Cooperativa no momento: o Complexo Avícola. No local, o gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Malmann, mostrou os setores do empreendimento com previsão de começar a operar no início de 2020, com o abate inicial de 55 mil aves por dia.

O dia encerrou-se no Complexo Lácteo, também em Palmas, com recepção e acompanhamento do gerente Antonio Salazar e dos supervisores Guilherme Ricardo e Geovane da Costa, dos setores leite UHT e leite em pó, concomitantemente. Os jovens conheceram a parte externa e interna da indústria que tem capacidade diária de recebimento de 1,1 milhão de litros de leite. Visitaram desde o recebimento da matéria-prima, a área de pasteurização, de secagem de leite em pó, de ultrapasteurização, de envaze e de encaixotamento do leite UHT.

 

Senso de pertencimento

A visita foi acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que enfatizou que a Dália abriu suas portas ao grupo por se tratar de jovens inteligentes e que, futuramente poderão se tornar lideranças dentro da Cooperativa. “A Dália Alimentos dispõe de um parque industrial altamente tecnológico, com funcionários extremamente capacitados e com produtores que se esmeram para fazer o melhor no campo com vistas a entregar uma matéria-prima de alta qualidade. Uma Cooperativa com mais de 70 anos se constrói com responsabilidade, transparência, diálogo e pé no chão. É desta forma que conduzimos os trabalhos há 72 anos, crescendo com os produtores, com os funcionários e com as comunidades onde atuamos. Esperamos que esse dia tenha sido uma aula prática, de profunda aprendizagem e que o senso de pertencimento tenha crescido dentro de cada um de vocês”.

A jovem Andreza Balerini, produtora de leite no interior de Vespasiano Corrêa, não escondeu a satisfação em poder notar in loco a estruturação do Complexo Avícola e o funcionamento da Unidade Frigorífica de Suínos e do Complexo Lácteo, colocando a Cooperativa em um patamar à frente de outras empresas. “Hoje, mais do que nunca, tivemos a sensação de pertencimento, de realmente vestir a camiseta e fazer parte da Dália Alimentos. Conhecer tudo isso foi uma incrível oportunidade que o Programa de Formação de Lideranças Rurais nos proporcionou, um curso que a Dália está nos disponibilizando de forma gratuita, colocando os melhores professores em sala de aula e nos proporcionando uma educação continuada, sem precisar sair de casa para frequentar uma faculdade. Precisamos evoluir e essa visita certamente será um fator agregador para o nosso crescimento pessoal e para melhor gerir os negócios em nossas propriedades”.

Produtor de suínos em União da Serra, o jovem Maicon Zanuzzo expressou a visita como uma oportunidade de aproximar Cooperativa e produtor. “Sentimos que, de fato, fizemos parte da Dália. Nas gerações passadas o contato era distante, porque o produtor produzia, entregava e recebia. Agora o contato se tornou muito mais próximo e direto. O fato da Cooperativa abrir suas portas para nós é motivo de alegria, pois ao ver a dimensão da empresa e sua organização sabemos que estamos produzindo para uma empresa séria, justa e transparente, o que nos orgulha”.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Unimed é reconhecida pelo 18º ano seguido como a mais lembrada no Prêmio Marcas de Confiança

Unimed é reconhecida pelo 18º ano seguido como a mais lembrada no Prêmio Marcas de Confiança

Pela 18ª vez consecutiva, quando questionados sobre qual a marca de confiança em planos de saúde, os leitores da revista Seleções apontaram a Unimed como sua favorita. O resultado é parte do Prêmio Marcas de Confiança e reconhece o desempenho do maior sistema cooperativo de saúde do mundo na categoria Assistência Médica. Os vencedores foram divulgados na última semana pelo veículo de imprensa. Desde que a pesquisa foi lançada, em 2002, a Unimed é a única ganhadora em seu segmento, com ampla margem para as demais concorrentes.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Datafolha, o prêmio coleta a opinião dos assinantes da revista Seleções e reconhece marcas, instituições, profissões, ONGs e personalidades que se destacam como as preferidas dos leitores do veículo. A Unimed obteve a preferência de 43% dos respondentes em sua categoria, acima da concorrente A (15%), concorrente B (6%) e concorrente C (5%).

“Temos uma forte conexão com os brasileiros e isso se deve primeiro ao fato de sermos um sistema cooperativista constituído pelos médicos para os médicos e para a sociedade. As Unimeds estão em 84% do território do País, atuando junto e em prol das comunidades nas quais estão inseridas, portanto se fazem muito relevantes para o progresso social brasileiro e tornam a marca cada vez mais importante e querida”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, Darival Bringel de Olinda.

O Sistema Unimed é composto por 344 cooperativas e detém 37% do mercado de saúde suplementar nacional, com 18 milhões de beneficiários e 115 mil médicos cooperados. A partir de sua representatividade, promove ações em âmbito nacional ligadas à sua marca, como o Movimento Mude1Hábito, que impulsiona iniciativas em prol da saúde e do bem-estar dos brasileiros com campanhas e experiências práticas.

“A Unimed construiu sua reputação sobre alicerces como o cuidado, a transparência e a confiança. Não à toa somos a principal marca de assistência médica no Brasil há tantas décadas. Procuramos sempre reforçar que somos um sistema cooperativo que busca disseminar saúde, por isso enfatizamos nosso papel junto às comunidades e as incentivamos na busca da melhoria da qualidade de vida. Ganhar o Marcas de Confiança pelo 18º ano seguido é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing da Unimed do Brasil, Aline Cebalos.

Sobre o Mude1Hábito – Lançado como campanha institucional pela Unimed em 2017 para encorajar a melhoria de qualidade de vida das pessoas a partir de pequenas mudanças, o Mude1Hábito logo ampliou sua dimensão na estratégia de marca da Unimed, tornando-se um movimento nacional do Sistema Unimed.

O Movimento visa incentivar práticas mais saudáveis e criar uma onda de cuidados em todo o País. Para isso, desenvolve uma série de atividades em diversos Estados, oferecendo ações em três frentes: Equilíbrio, Movimento e Alimentação. Seguindo estes pilares, as comunidades podem contar, por exemplo, com iniciativas de estímulo à leitura, prática de ioga, conscientização sobre a importância da dedicação de mais tempo à família e amigos, destinação correta do lixo, além de parcerias com teatros e cinemas, academias ao ar livre, passeios ciclísticos, corridas e caminhadas, quitandinhas de frutas, bike suco e incentivo às trocas saudáveis na alimentação.

O conceito do Mude1Hábito se baseia em resultados de uma pesquisa da Duke University, dos Estados Unidos, que demonstra que cerca de 40% de tudo que fazemos cotidianamente não são decisões de fato, mas repetições de hábitos que já estamos acostumados a fazer. Sendo assim, conclui-se que mudar esses comportamentos, geralmente automáticos e inconscientes, é importante para a adesão a um novo estilo de vida, mais voltado à saúde e ao bem-estar.

Para mais informações, acesse www.mude1habito.com.br. Vamos juntos?

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Brasil
Sicredi Sul Minas inicia a implantação de sua primeira Cooperativa Escolar

Sicredi Sul Minas inicia a implantação de sua primeira Cooperativa Escolar

 

Com o compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas e desenvolver as comunidades onde atua, o Sicredi iniciou a implantação da primeira Cooperativa Escolar em sua área de atuação. O desenvolvimento deste projeto está acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril de Erebango através do Programa A União Faz a Vida para alunos do 5º ao 9º ano. “Esta é mais uma iniciativa que demonstra a forma moderna e sustentável de difundir o cooperativismo” afirma o presidente da Sicredi Sul Minas Euzébio José Rodigheiro.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, onde os próprios alunos são os responsáveis de fundar, administrar e desenvolver sua cooperativa, oportunizando aos alunos participantes o desenvolvimento da liderança, gestão, empreendedorismo e, principalmente, os princípios do cooperativismo. “Estamos felizes com a oportunidade, estamos superando dificuldades como a de falar em público e ainda adquirindo conhecimento que nos darão novas possibilidades para um futuro melhor”, comentam os alunos Elieser e Viviane do 8º ano.

O projeto iniciou em agosto e está estruturado em seis etapas e já foram realizadas formações sobre conceitos e os sete princípios do cooperativismo, para a equipe gestora e um encontro que contou com a presença de alunos, pais, professores e diretoria do Sicredi, no qual aconteceu a constituição oficial da Unidos na Cooperativa Escolar Sementes do Sul Jovens (Unicoopers)  semeando um futuro melhor através do cooperativismo. “Neste início de caminhada já se torna perceptível no grupo de estudantes envolvidos as transformações e princípios que fundamentam este maravilhoso projeto, tirando do papel e vivenciando os conhecimentos entre teoria e prática. E principalmente fazendo da escola um lugar que desperta a busca da realização de sonhos” completa a professora, Simone Scartazzini.

No mês de outubro acontece mais uma etapa da formação para os alunos, com foco definição dos cargos. Até o final deste ano está prevista a 1ª Assembleia Geral para constituição oficial da cooperativa, que será inclusive registrada na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

“Ter a Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril sendo pioneira na implantação das Cooperativas Escolares em parceria com o Sicredi, nos faz orgulhosos de poder demostrar aos nossos alunos a importância da cooperação e as possibilidades que a mesma pode trazer às suas vidas. Podemos citar como exemplo: o diálogo, o respeito, a união e principalmente a organização. Ter uma Cooperativa Escolar na Unidade de Ensino é propiciar aos alunos novas experiências e novas formas de ensino-aprendizagem”, finaliza o Secretário de Educação de Erebango, Rudinei Tomassini.

Banco Central implantará sistema de pagamentos instantâneos

Banco Central implantará sistema de pagamentos instantâneos

O desenvolvimento do sistema de pagamentos instantâneos está avançando. O Banco Central (BC) anunciou que será responsável por desenvolver a base de dados e a administração do sistema.

A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.

Segundo o BC, os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana.

A decisão de desenvolver o sistema vai permitir que bancos e fintechs (empresas de tecnologia do setor financeiro) possam dar continuidade à definição de seus modelos de negócios para o pagamento instantâneo.

Atualmente, os pagamentos por transferência são feitos por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, em horário definido pelos bancos de 6h30 às 17h.

O custo da transferência é definido pelos bancos para cada operação ou tem o valor incluído em um pacote de serviços. Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do Banco Central é que haja redução desses custos para os clientes.

Segundo o BC, também haverá redução de custos para empresas que recebem as transferências. No caso de um lojista, por exemplo, a redução no número de intermediários vai significar menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento.

O BC diz que o estabelecimento comercial precisará ter somente um código único de identificação para permitir que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones. Nesse código estarão contidas todas as informações necessárias para que os recursos sejam transferidos instantaneamente.

Segundo o Banco Central, iniciar um pagamento instantâneo deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular. Isso porque não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do recebedor.

Para fazer o pagamento instantâneo, serão necessários um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) da escolha do consumidor e o aplicativo.

Sistema

No último dia 28 de agosto, o BC informou que decidiu desenvolver e gerar a base de dados para “maximizar ganhos de escala e efeitos de rede típicos da indústria de pagamentos” e por levar em conta “sua criticidade para o bom funcionamento do ecossistema de pagamentos”.

“A base de dados de endereçamento permitirá a realização de pagamentos de maneira intuitiva e simplificada, utilizando, de forma segura, informações de fácil conhecimento, como número de telefone ou conta de e-mail”, acrescentou o Banco Central.

Em dezembro do ano passado, por meio do Comunicado 32.927, o BC já havia divulgado os requisitos fundamentais do sistema de pagamentos instantâneos.

“A divulgação do Comunicado foi o ponto de partida para o início do processo de implantação do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil. Os requisitos fundamentais estabelecem a política institucional para o desenvolvimento desse sistema, o que inclui a governança para a definição de regras, as formas de participação e a infraestrutura centralizada de liquidação”, acrescentou.

“O Banco Central vem atuando na liderança desse processo, com o objetivo de criar, de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específicos, as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos eficiente, competitivo, seguro, inclusivo e que acomode todos os casos de usos”, disse a instituição, em nota.

Fonte: Easycoop
Cotrimaio promove Encontro da Intercooperação

Cotrimaio promove Encontro da Intercooperação

A Cotrimaio promoveu na última terça-feira, 3 de setembro, o Encontro da Intercooperação, reunindo em Três de Maio, presidentes e diretores de seis cooperativas com as quais mantém relacionamentos de negócios. Este é o terceiro encontro realizado e com um número crescente de cooperativas participantes. Nesta edição estiveram presentes a Cotripal, Coopeagri, Cotrirosa, Cotricampo e Cotrijuc.

O presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, foi o pioneiro em levantar a bandeira da intercooperação na região, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e cada vez atender melhor os anseios dos cooperados. “Neste formato, cada cooperativa mantém sua identidade e busca fortalecimento na troca de produtos ou serviços e todos ganham com isso”, destaca. Dalberto diz ainda que o relacionamento intercooperativo iniciou com uma cooperativa e agora já são seis e com tendência de crescimento, pois com a união se ganha competitividade e oportunidade de ofertar insumos e serviços com melhores condições para as famílias da região.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, ressaltou o ambiente positivo que encontrou na Cotrimaio e a liderança do presidente Silceu Dalberto na iniciativa de organizar as cooperativas através de arranjos regionais intercooperativos, trazendo desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho. Os presidentes das cooperativas convidadas foram unânimes em reconhecer este novo momento de relacionamento proposto pela Cotrimaio, que tira o foco da concorrência para a união de forças e obtenção de resultados.

Esta foi a terceira edição do Encontro da Intercooperação, realizado anualmente pela Cotrimaio. “A meta é agregar mais cooperativas e aumentar o lastro de negócios com as já participantes”, finalizou Dalberto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrimaio
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