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Coogamai distribui equipamentos de proteção individuais

Coogamai distribui equipamentos de proteção individuais

Na última semana, a Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai), iniciou a distribuição de conjuntos de equipamentos de proteção individuais, chamados de EPI’s.

A primeira etapa da distribuição contou com a entrega de 110 conjuntos para os garimpos associados que estejam em dia com a Cooperativa e também com o Fundo de Saúde do Trabalhador, que custeia o atendimento médico e exames aos garimpeiros.

Cada kit distribuído contém: um capacete, uma máscara completa, um protetor auricular, um abafador de som, um par de luvas, um avental e um par de botas.

O presidente fundador da Coogamai, Isaldir Antonio Sganzerla, destaca que este foi um compromisso assumido pela diretoria e que agora se torna realidade, comprovando a seriedade que a Cooperativa tem com o associado.

Com o recebimento dos equipamentos, cada garimpo economizará em torno de R$ 400,00, já o investimento da Cooperativa na aquisição dos materiais ultrapassa a marca de R$ 40 mil.

“Fizemos um grande esforço para que esta doação fosse possível, esta é uma das contrapartidas que a Cooperativa oferece aos seus associados, retratando também a solidez financeira da Coogamai, através da sua gestão equilibrada”, finaliza Sganzerla.

A Coogamai

Criada em 1961, a Cooperativa do ramo Mineral tem sede em Ametista do Sul e tem como objetivo a organização da atividade garimpeira, em sua área de abrangência, tornando legal o setor e possibilitando ao associado a continuidade do seu trabalho, respeitando as normas ambientais e de saúde e segurança.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 está com inscrições abertas

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

   

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

2ª ETAPA Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual. 3ª ETAPA Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação. 4ª ETAPA Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores. 5ª ETAPA Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques. O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.  

CATEGORIAS 2019

- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), - Não enquadradas no item anterior.  

NÍVEIS DE MATURIDADE

- Primeiros Passos; - Compromisso para a Excelência, - Rumo à Excelência.  

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Conheça as Embaixadoras Coop!

Conheça as Embaixadoras Coop!

A OCB divulgou o nome das 20 vencedoras do concurso Embaixadoras Coop! No total, 493 mulheres de 23 estados do país encaminharam suas frases para participar da seletiva. Além de irem a Brasília, com tudo pago, para participarem da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, as campeãs poderão opinar nas discussões e votar nas resoluções na grande plenária do evento, garantindo mais diversidade no cooperativismo brasileiro!

Confira, abaixo, quem são as Embaixadoras Coop!

  1. Amanda Luiza de Sousa

Sicoob União Centro Oeste (MG)

Frase: O Cooperativismo do futuro deve ser construído com a União e o Empoderamento feminino; a mulher atual não quer elogios, quer respeito e possui grandes ideias, estando disposta a lutar por elas e pela mudança no rumo do Cooperativismo no mundo.

  1. Carolina Mussolini Celestino de Oliveira

Sicredi Rio Paraná PR/SP (SP)

Frase: Ser como Eliza Brierley, que em 1846 foi pioneira no cooperativismo. Mulheres juntas, com sororidade, podem constituir um alicerce para uma sociedade mais justa, assim como o cooperativismo, sem diferenças, todos por um só fim, um mundo mais feliz.

  1. Daniela Vogel

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão De Associados de Itapiranga (SC)

Frase: É preciso adotar o cooperativismo como uma filosofia de vida, inserindo ele na educação das crianças e jovens, com homens e mulheres trabalhando unidos por uma prosperidade conjunta e assim construir uma sociedade cooperativa e de sucesso.

  1. Elisete Paganini Bellettini

Cooperativa Agroindustrial Coopeja (SC)

Frase: Sendo cooperados ativos e atuantes da cooperativa, mostrando ao mundo a importância do trabalho coletivo em prol de um objetivo comum. Para isso, é preciso cada um conquistar seu espaço querendo o melhor para as gerações futuras.

  1. Isabela Albuquerque

Lar Cooperativa Agroindustrial  (PR)

Frase: Disponibilizar mais espaço para que lideranças femininas possam demonstrar seu potencial com muita garra e determinação no desenvolvimento da comunidade por meio da cooperação.

  1. Jamile Barbosa Guimarães de Vasconcelos

Sicredi Ceará Centro Norte (CE) Frase: Impactando a sociedade a partir de nosso próprio exemplo cooperativista, demonstrando na prática que juntos não só somos mais fortes, como também somos capazes de transformar vidas e realidades através do cooperativismo.

  1. Jentje Petter Castrolanda Cooperativa Agroindustrial (PR)

Frase: Cooperativismo necessita de uma boa equipe de trabalho, com espírito de União e Harmonia para trilhar o caminho, não menosprezando o ontem. A União é um começo! Manter unidos é o Progresso! Trabalhar juntos é o sucesso!

  1. Katia Zalasik Monteiro

Viacredi (SC)

Frase: A base para construir o cooperativismo do futuro é a união das pessoas, é sensibiliza-las o quão importante é o cooperativismo no mundo, cooperativismo é justiça e igualdade para todos.

  1. Lais Cherigatto da Silva

Cooperativa de Crédito Cocre – Sicoob Cocre (SP)

Frase: Através da educação cooperativista aliada a educação financeira, conscientizando crianças/jovens sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento social/econômico, plantando a semente cooperativista hoje para colher uma sociedade justa amanhã.

  1. Lilian Berlitz Chaves

Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajai Açu – Credifoz (SC)

Frase: Precisamos mostrar que o cooperativismo vai além de resultados financeiros, e precisa ser visto como gerador de inclusão social, respeito e desenvolvimento sustentável para as pessoas. Quero um futuro de economia compartilhada, alcançando vantagens para todos.

  1. Luciana Fernandes de Moura Magalhães

Cooperplan (DF)

Frase: Acreditando que juntos, podemos projetar nosso sistema como modelo, compartilhando com a sociedade a possível realidade de tornar factível a satisfação financeira por meio do nosso propósito, intercooperação e eficácia. Nossa jornada começou!

  1. Luciani Roberta Reuter de Oliveira

Sicredi Aliança PR/SP (PR)

Frase: Só a participação efetiva e afetiva da família associada, na vida da cooperativa no presente garantirá o cooperativismo do futuro. Cooperativismo significa: nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.

  1. Maria Jose Francisco Mansano

Cooperativa de Credito, Poupança e Investimento Vale Do Piquiri ABCD - Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP (PR)

Frase: Quando olharmos para sociedade com olhar inovador pensando na sustentabilidade e no progresso como aliados, iremos permitir que as vulnerabilidades sociais e ambientais sejam sanadas ou amenizadas.

  1. Marlian Zenilda Catarina

Credicomin (SC)

Frase: Tendo interesse genuíno no ser humano, com foco no coletivo e não no individual, cada cooperativista assumindo a missão de viver este propósito fará do mundo, um lugar melhor, mais justo e mais cooperativo.

  1. Mayara Magry Araujo de Andrade

Sicredi Sudoeste MT/PA (PA)

Frase: Podemos construir o cooperativismo do futuro Atuando de forma unificada para que cada vez mais as pessoas conheçam o nosso negócio e vejam o quanto ele é forte e sustentável. Acreditando que juntos podemos mais e que juntos fazemos a diferença.

  1. Michele Sebastiana Moura da Silva

Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários de Mato Grosso

Frase: Disseminando e incentivando a cultura do cooperativismo para as crianças e adolescentes, pois quando se entende o que é cooperar, é impossível não se apaixonar por essa ideologia; Assim podemos garantir os representantes do futuro do cooperativismo.

  1. Nathercia Jorge Abrao

Unimed Juiz de Fora Cooperativa de Trabalho Medico LTDA (MG)

Frase: Investindo na construção de uma sociedade mais ética, justa e igualitária, que colabore na transformação de uma nova ordem social e econômica, mais generosa e solidária, como preconiza o cooperativismo.

  1. Paula da Silva Feransin

Coop Cooperativa de Consumo (SP)

Frase: Atuar de forma integrada é o que fará a diferença para o cooperativismo. O futuro do cooperativismo é decorrente não da ação isolada de uma única instituição, mas da complementariedade e da sinergia entre as instituições.

  1. Rosangela Pereira Cotrim

Cooperativa de Credito de Livre Admissão do Centro Sul Rondoniense - Sicoob Credip (RO)

Frase: Engajados no dinamismo das novas tecnologias, isso sem esquecer de que a base para cooperar está nas relações humanas e fundamentada no altruísmo que quando usado com veemência e reciprocidade leva ao crescimento de todos, proporcionalmente.

  1. Vera Lucia Ventura

Sicoob Norte Sul (BA)

Frase: Incluindo as mulheres e jovens com iguais condições de participação na cooperativa, principalmente na governança.

Fonte: Sistema OCB
Escoop Saúde realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Escoop Saúde realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Foi realizado no dia 5 de abril, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, o módulo preparatório para a missão do ramo para Saúde para o Vale do Silício, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio de 2019. O módulo foi a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação. O objetivo geral é promover o estímulo ao processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul e o módulo preparatório serviu para uma sensibilização dos agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto. Participaram ainda o conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto e o superintendente do Sistema, Gerson Lauermann.

O encontro discorreu sobre a formação cooperativista e a educação corporativa na Escoop, e contou com a participação dos cooperativistas que integrarão a Missão, oriundos dos Sistemas Unimed e Uniodonto. Na sequência, foi conduzido pelo coordenador da graduação e professor na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Carlos Alberto Oliveira, que abordou a inovação no universo das cooperativas. Por fim, os presentes assistiram a uma palestra do médico Salvador Gullo Neto, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, que abordou a inovação na medicina.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, salientou a oportunidade de crescimento das cooperativas e a busca de novas soluções, bem como da oportunidade de conhecimento de novas tecnologias, que deverão ser utilizadas nas cooperativas. “Em especial, nosso reconhecimento aos coordenadores da Unimed, que entenderam essa oportunidade de trabalho como de fundamental importância para a sustentabilidade de nossas cooperativas”, observou.

O diretor geral da Escoop, Mário de Conto, frisou a importância desta atualização que as cooperativas estão buscando ao realizar a Missão, com destaque para as mudanças comportamentais e tecnológicas que estão impactando as cooperativas. “Somos genuinamente um espaço de ação coletiva e as boas ideias são favorecidas em ambientes colaborativos. É exatamente isto que pretendemos proporcionar para as nossas cooperativas ao realizar esta viagem de estudos”, finaliza De Conto.

As missões para o Vale do Silício

Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos segmentos do cooperativismo, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturados na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, a Escoop Saúde, a Escoop Agro e a Escoop Cred.  Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo estruturou a abordagem de inovação, em 2019, para três ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário e Crédito, com Missões para o Vale do Silício.

O Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, é um apelido da região da baía de São Francisco, polo de desenvolvimento industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação, de circuitos elétricos, entre outras. O local começou a se desenvolver na década de 40, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia como Palo Alto, São Francisco, Santa Clara e São José, entre outras.

   
Escoop promove palestra sobre excelência na gestão

Escoop promove palestra sobre excelência na gestão

A Escoop promoveu, na manhã de hoje, 5 de abril, no auditório da Faculdade, a palestra “Gestão para a Excelência: Agenda em Cenários de Mudanças Exponenciais”com o Chief Operations Officer da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi.

O objetivo foi promover uma reflexão acerca da nova dinâmica do ambiente, do mercado e dos negócios, e como os diversos setores estão sendo afetados, assim como entender o potencial do Modelo de Excelência da Gestão. Assistiram à palestra, alunos dos Cursos de Especialização e do Mestrado, colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e docentes da Escoop, alunos da Graduação da Escoop e empregados e associados de cooperativas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, expôs alguns números do cooperativismo gaúcho e falou sobre a importância de aprimorar a gestão nas cooperativas. “O Rio Grande do Sul está muito tímido em apresentar novas propostas de gestão. Precisamos avançar, ter o foco na cooperativa, e os donos das cooperativas são os associados. Vamos ser excelentes na nossa gestão que o cooperativismo vai para frente. Sejamos coop. Nós somoscoop”.

O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto falou sobre o momento atual da Escoop e seu papel na inserção das cooperativas nos processos de inovação. “A Escoop está desenvolvendo muitas atividades nesse sentido. Estamos discutindo a inovação nas cooperativas e muito felizes com o papel que estamos desenvolvendo de apresentar e inserir elas no que há de mais inovador e moderno na questão da governança e gestão de cooperativas”.

O palestrante Marcos Bardagi discorreu sobre a importância da gestão para as transformações - sejam elas digitais ou não, os passos para uma gestão eficiente: planejar, executar, experimentar e adaptar. Para ele, quem cresce mais é quem melhor se adapta. Além disso, destacou os atributos das organizações exponenciais, as megatendências e os anticorpos da inovação. “Todo plano vai sofrer variações. O real vai ser diferente do planejado. Não estamos vivendo uma era de mudanças, e sim, uma mudança de era. Temos que pensar e agir digitalmente”, reiterou.

O palestrante

Marcos Bardagi é atualmente Chief Operations Officer (COO) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, graduado pela FEI e pela UFRGS, possui também MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Tem ainda formação executiva em Gestão de Recursos Humanos pela FGV e Compliance pelo Insper. Exerceu cargos executivos para a América Latina e o Mercosul na Lufthansa, na Latam, na Celesio AG e na Siemens, em diversas áreas de negócios, notadamente telecomunicações e tecnologia da informação, distribuição e serviços aeronáuticos.

 
Superintendentes do Sistema OCB alinham estratégias

Superintendentes do Sistema OCB alinham estratégias

Alinhar nacionalmente as estratégias do cooperativismo brasileiro para este ano. Este é o objetivo do Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorreu nesta quarta-feira, em Brasília, e que contou com representantes dos estados. A programação foi conduzida pelo superintendente da unidade nacional, Renato Nobile, e pelas gerentes Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). Os superintendentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Gerson Lauermann e Norberto Tomasini representaram o RS nesta ocasião.

Nobile destacou a importância do envolvimento das organizações estaduais no processo de transição que envolve a reclassificação dos ramos do cooperativismo – atualmente 13 e, a partir de 31/12, apenas sete. “Além de divulgar essa novidade, as organizações estaduais têm um papel essencial que é o ajuste, de acordo com essa nova conceituação, nos seus sistemas internos. Vale destacar que os estados têm até o dia 31/10 para concluir essa fase e nos informar sobre as mudanças ocorridas em seus sistemas. Isso é importante para que nós, do nacional, realizemos a atualização no nosso sistema, até o dia 31/12”, comenta.

O superintendente da unidade nacional também informou sobre o status da coleta de informações para o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. O documento será composto de dados mundiais, além de números e subsídios socioeconômicos das cooperativas do país. Segundo Nobile, a expectativa é de que o material seja publicado no início do primeiro semestre deste ano.

14º CBC

A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, apresentou o panorama de inscrições para a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio, em Brasília, e que deve receber cerca de 1,5 mil representantes das cooperativas do país. O evento discutirá seis temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação.

Além disso, ela lembrou que o processo de seleção dos 20 jovens embaixadores do cooperativismo recebeu 171 inscrições, oriundas de 20 estados e que os vídeos campeões podem ser conferidos no canal do Sistema OCB no Youtube. Informou, também, que já a seleção das 20 mulheres cooperativistas contou com 493 inscritas, representando 23 estados. Tânia apresentou, por fim, a programação preliminar do evento.

CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

Tânia Zanella aproveitou a ocasião para relembrar que a Contribuição Confederativa a ser recolhida pelas cooperativas vence no dia 30 de junho. Essa contribuição é recolhida em favor das entidades sindicais que, legitimamente, representam a categoria econômica: Sindicatos de Cooperativas (1º grau), Federações (2º grau) e CNCoop (grau máximo).

PRIORIDADES PARA 2019

A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, destacou algumas das prioridades, a partir do planejamento estratégico, para este ano. Dentre as diversas ações estão, por exemplo:

Reestruturar o modelo de negócios e da gestão, com definição de papéis, ampliando a eficiência, eficácia e efetividade da atuação do Sescoop;

Aprimorar a comunicação com os diversos públicos;

Estruturar e implantar mecanismos de integridade;

Aprimorar e integrar ferramentas de desenvolvimento profissional;

Ampliar a valorização do Sescoop, realizando uma pesquisa de impacto das ações;

Revisar normativos e atribuições das áreas finalísticas com foco na melhoria do atendimento;

Fomentar a geração do conhecimento.

INDICADORES INSTITUCIONAIS

A gerente de Planejamento do Sistema OCB, Pricila Topolski frisou que também faz parte das ações para 2019 a implantação de indicadores institucionais que medirão a atuação de todos os entes do Sistema OCB (nacional e estaduais), com foco em resultados que embasem as tomadas de decisão. Segundo ela, a partir de julho, os materiais orientativos serão disponibilizados aos estados para que, juntos, consigam trabalhar de forma integrada a qualidade dos dados, a fim de demonstrar os resultados do movimento cooperativista ao país.

 
Fonte: Sistema OCB
Encontro Preparatório ao CBC compila decisões para o Congresso em Brasília

Encontro Preparatório ao CBC compila decisões para o Congresso em Brasília

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou no dia de hoje (04/04), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB. O evento foi aberto pelo presidente Vergilio Perius e contou com a presença dos superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini e dos diretores  da Ocergs Margaret Garcia da Cunha, Irno Pretto, Valdir Feller e Roberto Bresolin e dos conselheiros administrativos Márcio Port e José Zordan.

O Encontro Preparatório teve como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas e contou com mais de 130 participantes de diversos ramos do cooperativismo. Pela manhã, o grupo assistiu a palestra do economista Ricardo Amorim, que falou sobre as expectativas otimistas da economia para os próximos anos e da importância de aproveitar as oportunidades nesse momento que o país se recupera de uma crise.

Logo após a apresentação de Amorin, os grupos de trabalho discutiram diretrizes para as problemáticas apresentadas em Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação.  E na parte da tarde, foi feita uma plenária com participação digital, onde todos os participantes puderam votar nas melhores soluções de todas as áreas.

Os encaminhamentos mais votados serão levadas para o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em Brasília. Lá, dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais discutirão os caminhos a serem percorridos para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Sicredi União Metropolitana RS recebe inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social

Sicredi União Metropolitana RS recebe inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social

O programa da Sicredi União Metropolitana RS que apoia ações de interesse coletivo e em prol do desenvolvimento da comunidade, abriu suas inscrições essa semana, no dia 01 de abril. Com foco em iniciativas que visam promover educação, cultura, esporte, sustentabilidade, segurança e saúde, as entidades associados da Sicredi União Metropolitana RS, podem inscrever seus projetos até 30 de abril de 2019. O regulamento está disponível no site www.fundosocialsicredi.com.br onde as inscrições deverão ser realizadas.

Composto por parte do resultado do exercício de 2018 da Cooperativa, o Fundo de Desenvolvimento Social é definido em assembleia, por deliberação dos associados. O valor será dividido entre os 9 municípios de atuação da Cooperativa: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.

Conforme explica o presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, o Sicredi tem a missão de valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. “Este pilar social sempre esteve em evidência, por meio do auxílio a entidades que promovem ações sociais, de forma a contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que atua”, observa Ronaldo.

 
Fonte: Sicredi União Metropolitana RS ​
Comunidade de Palmas prestigia repasse de R$ 204,5 mil de retorno em ICMS gerado pela Dália Alimentos

Comunidade de Palmas prestigia repasse de R$ 204,5 mil de retorno em ICMS gerado pela Dália Alimentos

Com a presença de lideranças da Dália Alimentos, do Poder Executivo Municipal, de familiares e de funcionários lotados no Complexo Lácteo de Palmas, além de prestadores de serviços e associados da cooperativa, foi realizado, no dia 1º de abril, um ato que marcou o repasse de R$ 204,5 mil fruto de percentual de retorno de ICMS do Complexo Lácteo de Palmas, conforme contrato de incentivo entre Executivo e cooperativa assinado no ano de 2008.

Reuniram-se na sede da Subprefeitura do Distrito de Palmas, no interior de Arroio do Meio, a vice-prefeita – no ato representando o prefeito Klaus Werner Schnack, Eluise Hammes; o subprefeito de Palmas, Adriano Lisboa; os secretários municipais da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini; da Agricultura, Eloir Lohmann e da Fazenda, Márcio Zimmer. “Palmas era uma comunidade essencialmente agrícola e hoje também é industrial, mostrando seu desenvolvimento e crescimento graças às indústrias instaladas pela Dália. Uma nova era também para a comunidade e moradores daquela localidade”, disse Meneghini. Eluise frisou que as indústrias da cooperativa estão transformando a realidade da comunidade. “Todos ganham com as indústrias, pois geram emprego, renda, fomentam o crescimento e o desenvolvimento da comunidade”.

Pela Dália Alimentos manifestou-se o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que reforçou a parceria público-privada, considerada indispensável para a promoção de novos investimentos no município. “Essa parceria, tão importante, comprova como pequenas comunidades podem ser transformadas através da instalação de indústrias que geram postos de trabalho, retorno e renda, seja local, no caso de Palmas, ou em âmbito de município, no caso de Arroio do Meio”, disse.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, lembrou que a época em que as obras do Complexo Lácteo de Palmas começaram a ser edificadas poucos investimentos de tal porte foram realizados no Brasil. Ele também destacou que caso não houvesse a parceria público-privada seria inviável executar projetos desta amplitude.

Freitas aproveitou a ocasião e solicitou para que os gestores pensem no Plano Diretor do município, principalmente, na região de Palmas, tendo em vista que a localidade se tornou um Distrito Industrial com áreas propícias para a instalação de indústrias. “Existe uma preocupação por parte da Direção e dos associados para que essa área seja preservada para indústrias e que loteamentos habitacionais não venham a ser edificados nas proximidades, evitando, desta forma, futuros transtornos em função da operacionalidade, da movimentação e do barulho causados pelas fábricas. Basicamente, que o local seja protegido como zona industrial”, alertou Freitas, referindo-se também ao Complexo Avícola que entre os meses de setembro e outubro deverá entrar em operação.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
 
Mestrado Profissional em Cooperativismo realiza aula inaugural

Mestrado Profissional em Cooperativismo realiza aula inaugural

Teve início no dia 2 de abril, na sede da Unisinos, em Porto Alegre, o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, com ênfase prática. A turma do Mestrado em Cooperativismo é um convênio entra a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e tem duração prevista de 24 meses. A aula inaugural contou com a presença de autoridades acadêmicas das duas instituições e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

O professor doutor Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, falou da satisfação em estar formando uma futura geração de líderes do cooperativismo. “O Mestrado é muito intenso, e vocês estão em um curso de Mestrado Profissional de nota máxima pelo MEC. É um momento de disrupção muito grande”, salientou.  Balestrin reforçou a tradição da Unisinos no ensino do cooperativismo e a parceria com o Sescoop/RS, quando salientou que o grupo de professores da instituição, que incluía o hoje presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, iniciou na década de 1980 na Unisinos esta tradição. “Estes professores criaram algo muito grande que até hoje tem eco no RS. Estamos há 37 anos com a especialização em cooperativismo e agora o Mestrado irá coroar esta trajetória. É um dia marcante para a trajetória de vocês enquanto profissionais e também em sua formação acadêmica”, acentuou Balestrin.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou o professor Mário De Conto e a equipe da Escoop pela luta em busca deste momento, bem como os alunos participantes. Perius lembrou de sua trajetória na Unisinos e disse confiar na parceria. “O Mestrado irá mostrar o DNA da cooperativa, pois é fundamental saber a essência do negócio cooperativo. Precisamos conhecer a realidade de nossas cooperativas e vocês farão esse elo com a academia”, finalizou. Vergilio Perius lembrou ainda do investimento realizado pelo Sescoop/RS em gestão de cooperativas e sinalizou que o Mestrado Profissional é fundamental nisso, para que a organização não perca a visão da gestão como parte fundamental para o bom resultado das cooperativas.

O diretor geral da Escoop, professor doutor Mário De Conto, disse estar feliz por participar da etapa que marca uma longa caminhada. Acentuou o fato de o Mestrado estar no Planejamento Estratégico tanto da Escoop quanto do Sescoop/RS e desejou sucesso aos alunos. De Conto disse que “o Sescoop/RS está, com esse Mestrado, atendendo uma demanda que é a de formar docentes. Queremos colocar o cooperativismo nas linhas de pesquisa e o Mestrado acolherá vocês para isso, o cooperativismo espera muito desta turma”, concluiu. Por fim, o diretor geral ressaltou que o apoio do presidente e do Conselho Administrativo do Sescoop/RS foi fundamental para a realidade de hoje, que é o início das aulas do Mestrado Profissional, ao reforçar que os projetos dos alunos gerarão muitos impactos nas cooperativas.

Participaram da aula inaugural os professores doutores Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, Guilherme Trez, coordenador do mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos e Mário De Conto, diretor geral da Escoop, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e dos professores que ministrarão as aulas.

 
Sescoop/RS promove workshop preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC

Sescoop/RS promove workshop preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC

A área de Monitoramento do Sescoop/RS realizou entre os dias 26 e 29 de março o workshop preparatório para o Ciclo 2019 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), voltado para as cooperativas que já participam do programa e para aquelas que irão aderir a partir de 2019. Cerca de 100 participantes de 49 cooperativas realizaram a capacitação, que teve como instrutora Luciana Lima, do Fundação nacional da Qualidade (FNQ).

O workshop teve como objetivo apresentar às cooperativas as atualizações e novidades dos instrumentos de avaliação e do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Segundo Luciana, “o PDGC está se aproximando dos órgãos reguladores, buscando alinhamentos e permitindo a ampliação de práticas de gestão. Pretendemos olhar de forma sistêmica, sempre em busca de resultado econômico e social para as cooperativas”, sintetiza. Na capacitação realizada aos cooperativistas do RS, Luciana acentuou que o programa está alinhado com a diretriz nacional de atuação finalística do Sescoop e foi desenvolvido com a participação de cooperativas de todo o país.

O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, que participou da abertura do workshop, ressaltou que o PDGC é um programa de adesão voluntária e que a cooperativa define seu nível de participação, já que o programa possui três níveis de maturidade, que definem os estágios de maturidade do sistema de maturação de uma cooperativa (Primeiros passos para a excelência, Compromisso com a excelência e Rumo à Excelência). Daronco acrescenta que o programa é uma oportunidade de observação dos pontos fortes e oportunidades de melhorias, e que quanto maior é a resposta das cooperativas aos instrumentos de avaliação, melhor o programa funciona. “A unidade estadual pode verificar quais são as lacunas e prover soluções mais adequadas para as necessidades da cooperativa e auxiliar nos processos de melhorias e capacitações”, finaliza.

Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira, cooperativa de crédito que já participa e já recebeu premiações do Programa, argumentou que a participação no PDGC é benéfica para a instituição. “Participamos de todos os ciclos em que houve o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão desde 2013, e notamos o quanto o PDGC impactou não apenas nos redesenhos de vários processos da cooperativa, mas principalmente na própria cultura da organização. O “simples” fato de avaliar os processos ou práticas existentes, promove buscas e questionamentos por outros modelos mais contemporâneos e conectados com a realidade”, analisa Schmidt.

Já Alexandre Angonezi, diretor executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça que participa do PDGC desde 2016, no nível Compromisso com a Excelência, e que esta participação tem oportunizado diversas melhorias no sistema de governança e de gestão da Cooperativa. Segundo ele, hoje são realizados procedimentos próprios de controle e registro de práticas que até então não eram sistematizados. “O desenvolvimento e implantação do código de conduta, planejamento estratégico, comitês técnicos, avaliação de desempenho, são ações que são fruto do PDGC. O workshop foi muito interessante e esclarecedor”, finaliza Angonezi.

As inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 já estão abertas. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independentemente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop. O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no PDGC. As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

 
Reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprova novos projetos

Reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprova novos projetos

O Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou importantes projetos das cooperativas gaúchas na reunião ocorrida em 26 de março. Além da apreciação e deliberação sobre rotinas administrativas da entidade e assuntos gerais do Sescoop/RS, mais de 130 programas relacionados a Normas Regulatórias e Segurança do Trabalho e projetos para profissionais de gestão de pessoas nas cooperativas foram autorizados.

Foi também apreciado pelo colegiado o projeto do Dia C 2019. Prestes a completar dez anos de existência, o movimento Dia de Cooperar (Dia C), iniciado em 2009, demonstra a força do cooperativismo no Brasil. No Rio Grande do Sul, o Dia C integra o calendário das cooperativas desde 2015. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas para 2019 neste site.

Participaram da reunião os conselheiros presidente Vergilio Perius, Darci Hartmann, José Milton Mirenda, José Zordan e Márcio Port, além dos superintendentes do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, e dos gerentes Helio Loureiro de Oliveira, da Formação Profissional, José Zigomar Vieira dos Santos, da Promoção Social e Mário de Conto, do Jurídico.

Inscrições para o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo encerram dia 1° de abril

Para quem deseja participar do Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, melhor se apressar. As inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 1° de abril.

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sescoop/RS realiza na próxima quinta-feira (4/4), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB.

O Encontro Preparatório tem como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até 1° de abril. No momento da inscrição, o participante é convidado a escolher um grupo de trabalho entre quatro opções: Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação. Durante o Encontro, haverá um momento em que o participante irá se reunir com o seu grupo. Nessa etapa, serão discutidos assuntos pertinentes a cada temática.

INSCRIÇÕES AQUI

Palestra com Ricardo Amorim

O evento contará com a palestra do economista Ricardo Amorim, que discorrerá sobre a temática: “Por que a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.

SAIBA MAIS

Local: Auditório da Escoop Av. Berlim, 409 – Porto Alegre – RS

Data: 4/4/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Inscrição: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Palestra Ricardo Amorim

11h – Grupos de Trabalho

13h – Intervalo

14h – Relatórios dos Grupos de Trabalho e Discussão

16h – Encerramento

CONTEÚDO

– Comunicação;

– Gestão e Governança;

– Intercooperação;

– Representação;

– Perpectivas para a economia.

14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Faleceu Egon Édio Hoerlle, ex-presidente da Certel

Faleceu Egon Édio Hoerlle, ex-presidente da Certel

A Certel divulgou nota na manhã de hoje (29/03) informando do falecimento de seu ex-presidente, Egon Édio Hoerlle. Além de ter presidido a cooperativa por 10 mandatos (1971-2014), Hoerlle teve participação em diretorias e conselhos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Fecoergs e do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop). Na Ocergs, participou do Conselho Deliberativo na gestão 2006-2010 e no Conselho Consultivo Especializado dos Ramos, na mesma gestão. Foi também diretor da Ocergs de 2010 até 2014 e integrou o Conselho estadual do Cooperativismo de 2006 a 2010. Foi também presidente da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul) de 1994 a 2010.

A nota na íntegra:

“Em nome da direção, dos Conselhos de Administração e Fiscal, dos associados e dos colaboradores da Certel, profundamente consternados, comunicamos o passamento do nosso ex-presidente Egon Édio Hoerlle, ocorrido nesta madrugada, no Hospital Bruno Born de Lajeado. O Sr. Egon estava internado na UTI desde o dia 25 de março. O velório está ocorrendo no necrotério do Bairro Teutônia e o sepultamento será às 17h no cemitério Paz do mesmo bairro.

Nascido em 3 de julho de 1938, no Distrito de Pareci Novo, município de Montenegro, Egon presidiu a Certel de 1971 a 2014, portanto, a 10 mandatos, e foi vice-presidente entre 2014 e 2017, e muito contribuiu para que a cooperativa se tornasse a maior do Ramo Infraestrutura do País. Também foi presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) de 1994 a 2010, e atuou como membro de importantes entidades, como Infracoop, Ocergs, Fiergs/Ciergs, entre outras.

O espírito de liderança, a facilidade de relacionar-se com as pessoas e a habilidade política e de negociação, traços do perfil de Hoerlle, foram fundamentais para impulsionar o crescimento da Certel durante estes anos. A sua contribuição ao desenvolvimento do sistema cooperativo foi decisiva, pois sempre esteve envolvido com a melhoria da qualidade de vida comunitária”.

Com informações da assessoria de Comunicação da Certel
 

Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem inscrições prorrogadas até 5 de abril

As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, foram prorrogadas até 5 de abril, prazo máximo para envio dos documentos solicitados. Após a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a ESPM, através do telefone (51) 3218-1380.

Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.

Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.

PERÍODO DAS AULAS

As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.

MATRÍCULA

O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).

INÍCIO DAS AULAS E LOCAL

As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.

INVESTIMENTO

Investimento aluno regular:

– O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*

Investimento aluno bolsista:

– Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*

– O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.

*reajustadas anualmente a partir de 2020.

Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Sistema divulga balanço de ações voluntárias do Grupo Multiplica

Sistema divulga balanço de ações voluntárias do Grupo Multiplica

O Grupo Multiplica, que reúne colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, mobilizou-se em 2018 na realização de diversas ações voluntárias, que foram inscritas no Dia de Cooperar (Dia C). Dentre as iniciativas desenvolvidas fizeram parte as seguintes campanhas: Tampinha Solidária, Páscoa Solidária, Trote Solidário Escoop, Aqueça um Coração Escoop 2018, Campanha do Agasalho - DASRU-A, Dia da Vovós, Campanha de Arrecadação de Livros e Ação do Dia das Crianças, Natal Solidário e Banho Solidário.

Segundo a gestora de pessoas do Sescoop/RS, Thais Guimarães, as ações desenvolvidas pelo Grupo Multiplica ajudam a inspirar outras pessoas a participarem de ações voluntárias. “O Multiplica nasceu com o objetivo de criar um espaço de discussão, ouvidoria e troca de ideias entre os empregados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Foi um pedido dos próprios colaboradores. O grupo de voluntários é responsável por pensar ações, selecionar entidades e mobilizar os colegas nas causas sociais. A ideia é sermos multiplicadores do bem, trazendo para o nosso lado cada vez mais gente disposta a ajudar”, afirma Thais.

Tampinha Solidária

Em 2018, a campanha Tampinha Solidária arrecadou 159,2kg de tampinhas que foram doadas ao Instituto do Câncer Infantil – ICI/RS. A ação contínua do Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem o objetivo de conscientizar os colaboradores e seus familiares sobre a importância da reciclagem de itens plásticos. As coletas foram realizadas na sede do Sistema e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

Páscoa Solidária

O objetivo da campanha é arrecadar itens de Páscoa, doados pelos colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para auxílio à Assistência Evangélica aos Portadores do Vírus HIV/AIDS (AAEPV).

A AAEPV é uma entidade de caráter filantrópico sem fins lucrativos, que atua na área de assistência social atendendo a Porto Alegre e região, com objetivo de ajudar portadores do vírus HIV/AIDS, crianças com câncer, famílias carentes em risco de vulnerabilidade, crianças que sofreram abusos, tendo o caráter de reabilitação sócio-cultural, recuperação da autoestima do cidadão portador e sua família.

Em 2018, foram arrecadados e doados para a AAEPV 72kg de doces.

Trote Solidário Escoop

A ação desenvolvida pela Escoop envolveu alunos calouros da turma de 2018, que se reuniram na arrecadação de alimentos que foram doados à Cooperativa CrêSer, definida pela turma de calouros.

A Cooperativa CrêSer – Pais e Filhos Especiais é associação mantida por doações e que recebe, em suas dependências, diariamente cerca de 37 pessoas de 21 aos 67 anos, desde o ano 2000. Além das doações, ela se mantém pelo trabalho de artesanato, produzido na Cooperativa, com papel reciclado, pinturas em vasos e garrafas. Tudo o que é produzido nas oficinas pelos alunos é vendido e divido o valor entre eles. Há também a realização de brechó para angariar fundos para suas despesas mensais, inclusive os investimentos em computadores e aquisição de sala própria.

Através da campanha foram arrecadados e doadas oito cestas básicas, 150 salgadinhos e R$15,00 para compra de refrigerantes para a festa de inauguração da pista de corrida e caminhada.

Aqueça um Coração Escoop 2018

A Campanha Aqueça um Coração Escoop envolveu a comunidade e alunos da instituição de ensino superior, com arrecadações de itens de inverno como meias, toucas e luvas, que foram distribuídos durante o evento de celebração do Dia C, realizado no dia 30 de junho, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A iniciativa arrecadou 600 unidades e todas foram doadas durante o evento.

Campanha do Agasalho - DASRU-A

A campanha de arrecadação de roupas e calçados integrou o evento "DASRU-A", criado pela ONG Viver de Rir. Foram arrecadados 219 peças de roupas, entre masculinas e femininas.

Assim, com o auxílio do ônibus da empresa colaboradora MOB, foi realizado o evento na manhã de 17/6, percorrendo o seguinte percurso: saída da Avenida Assis Brasil – Centro/via Avenida Farrapos e Avenida Borges e volta: Avenida Ipiranga.

Dia da Vovós

Para comemorar o Dia dos Avós, um grupo de voluntários do Sistema Ocergs-Sescoop/RS confeccionou ímãs de geladeira para trocar por doações com os colaboradores. O valor arrecadado foi revertido na compra de fraldas geriátricas e absorventes higiênicos da Coopersocial, uma cooperativa do ramo Especial que presta serviços de produção de fraldas, absorventes geriátricos e sacos para lixo. A Cooperativa atende pessoas adultas com deficiências e proporciona atividades ocupacionais através da inclusão laboral.

As arrecadações foram destinadas ao Asilo Vila Vicentina, que atende 22 idosas de 65 a 106 anos, mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo, instituição criada para cuidar de idosos carentes, principalmente os que não possuem filhos ou parente próximo para cuidá-los. A casa lar é mantida somente através de contribuições da comunidade, aceitando doações de fraldas, alimentos, materiais de limpeza, roupas e também de valores. Ao todo, foram arrecadadas mais de 475 fraldas e 30 absorventes. As doações foram entregues no dia 26 de julho de 2018 ao Asilo Vila Vicentina, em um evento de integração com lanche, música e brincadeiras, juntamente com a ONG Viver de Rir.

Campanha de Arrecadação de Livros e Ação do Dia das Crianças

Outra ação desenvolvida pelo Grupo Multiplica envolveu a arrecadação de livros infanto-juvenis para a Fundação Pão dos Pobres, existente desde 1895, que atende cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes em seus projetos. A missão da instituição é potencializar o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioeducativas.

A entrega dos livros ocorreu no dia 18 de outubro, com contação de história para um grupo de 30 crianças com idades entre 6 e 8 anos, juntamente com a oferta de lanche às crianças. Foram arrecadados 54 livros e 15 gibis. O Sescoop/RS fez ainda a doação de 100 exemplares do livro O menino que Cooperava.

Natal Solidário

A campanha Natal Solidário reuniu doações de alimentos junto aos colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A meta era arrecadar 44 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, de crianças estudantes na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Valneri Antunes, localizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.

A campanha arrecadou alimentos em montante superior à meta, tendo sido compostas 44 cestas para as famílias previamente selecionadas e uma cesta doada diretamente para EMEI Valneri Antunes, num total de 360kg de alimentos (8kg por cesta).

Banho Solidário

A ação contínua do Sistema Ocergs-Sescoop/RS consiste numa campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para doação ao projeto social “Banho Solidário“, da ONG Centro Social da Rua.

O projeto tem o objetivo de atender o máximo de pessoas em situação de rua, com banho quente na região metropolitana de Porto Alegre, visando estimular a dignidade e autoestima desta população.

Foram arrecadadas 394 peças de roupas, 24 pares de calçados e 312 itens de higiene pessoal (sabonetes, shampoos, condicionadores, absorventes, loções hidratantes, pós-barba, entre outros artigos).

Cooperativismo brasileiro será apresentado ao mundo

Cooperativismo brasileiro será apresentado ao mundo

Três artigos focados no cooperativismo brasileiro serão apresentados em eventos internacionais, neste ano. Os autores das pesquisas, vinculados à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), tiveram seus projetos aprovados na última chamada do CNPq, que conta com recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Para os pesquisadores, a realidade das cooperativas brasileiras tem inspirado muitos movimentos em diversos países. Eles avaliam que editais como o realizado pelo CNPq com recursos do Sescoop são fundamentais para estimular o desenvolvimento das pesquisas em cooperativismo e, com a apresentação dos resultados em nível internacional, projetar globalmente aquilo que o modelo cooperativista verde-e-amarelo tem de melhor.

Troca de ideias

“O tema relacionado às cooperativas de plataforma vem despertando interesse por parte da comunidade acadêmica internacional e a participação em eventos é uma grande oportunidade de apresentar os avanços do nosso projeto e também estabelecer a troca de ideias e experiências com pesquisadores da área”, avalia o pesquisador Mário De Conto, assessor jurídico da Ocergs.

Intercooperação

“Entendemos que a oportunidade de participar de eventos internacionais com um artigo já vinculado ao projeto de pesquisa aprovado no CNPq, oferece a possibilidade de contribuições relevantes para o desenvolvimento do projeto, inclusive com parcerias de pesquisadores e grupos de pesquisas internacionais”, enfatiza Paola Richter Londero, pesquisadora.

Resultado de pesquisas

Confira abaixo as informações sobre os artigos a serem apresentados e sobre os eventos para os quais eles foram aprovados.

Artigo 1

O potencial das cooperativas de plataforma no ambiente brasileiro

Autores: Mario De Conto, Camila Luconi Viana, Carlos Alberto de Oliveira, Dieisson Pivoto and Paola Richter Londero.

Resumo: o ambiente legal brasileiro está baseado no conhecimento dos negócios tradicionais e atua, muitas vezes, como um fator restritivo para a formação das plataformas digitais. Nesse sentido o artigo busca analisar a viabilidade de cooperativas de plataforma no sistema legal brasileiro.

Evento: Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Artigo 2

Cooperativas de Plataforma: como são conduzidas a governança e a democracia das empresas sociais da era digital?

Autores: Camila Luconi Viana, Mario De Conto, Dieisson Pivoto, Paola Richter Londero and Carlos Alberto de Oliveira

Resumo: o objetivo deste artigo é analisar os aspectos da governança democrática e autogestão em cooperativas de plataforma e cooperativas tradicionais baseadas em práticas de participação digital. O atual movimento de cooperativas de plataforma tem pouca documentação sobre seu processo de modelos democráticos de decisão e governança, sendo necessário investigar esses aspectos.

Eventos: Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá nos dias 6 a 9 de junho, na Romênia e Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Artigo 3

Um ensaio sobre o desempenho econômico-financeiro das sociedades cooperativas sob as dimensões de mercado, do cooperado e do desenvolvimento regional.

Autoras: Paola Richter Londero, Anelise Krauspenhar Pinto Figari, Fabiana Cherubim Bortoleto and Luana Zanetti Trindade.

Resumo: O trabalho discute os indicadores econômico-financeiros tidos como relevantes para a tomada de decisão dos gestores das cooperativas agropecuárias, levando em consideração as dimensões de mercado, dos cooperados e do desenvolvimento regional. Assim, a contribuição deste ensaio teórico consiste em um mapeamento das atuais métricas de desempenho econômico-financeiras, proposta pela literatura e utilizadas nas práticas de gestão das cooperativas, dentro das dimensões de mercado, do cooperado e do desenvolvimento regional, explorando suas limitações e possíveis melhorias para que tais métricas de desempenho sejam captar a natureza, princípios e forma de funcionamento das sociedades cooperativas.

Eventos: Conferência Empreendedorismo Cooperativo: Teoria e Melhores Práticas, que ocorrerá no Canadá, entre os dias 27 e 31 de maio; Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá nos dias 6 a 9 de junho, na Romênia; Conferência Europeia de Pesquisa em Cooperativismo, que ocorrerá em Berlim, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Fonte: Sistema OCB
Abertas inscrições do Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas

Abertas inscrições do Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo e o Sescoop/RS, informam que estão abertas as inscrições para o Curso para Formação de Conselheiros em Sociedades Cooperativas até o dia 1º de abril.  Com carga horária de 54 horas, o curso é destinado a conselheiros de administração e conselheiros fiscais de cooperativas gaúchas.

O objetivo do curso é desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre gestão das sociedades cooperativas, capacitando o conselheiro para o melhor desempenho em um dos principais órgãos da governança, visando o estimulo à adoção de boas práticas de gestão e de governança compatíveis com o mercado, sob preceitos éticos, alicerçados nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.

A proposta é que o Curso apresente uma trilha comum de módulos, oferecendo conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os conselheiros de administração e conselheiros fiscais. Contudo, após a base conjunta construída, os públicos do curso são segregados e recebem conhecimentos específicos, alinhados aos órgãos da governança que fazem parte.

MÓDULOS As aulas serão divididas em nove módulos de 8 horas ou 4 horas cada um: Módulo I – Identidade Cooperativa – 4h –  12/04/2019 8h30-12h30 Módulo II – Governança em Sociedades Cooperativas – 8h – 12/04/2019 14h – 18h e 13/04/2019 8h30– 12h30. Módulo III – Direito e Legislação Cooperativa – 8h – 24/05/2019 8h30-18h Módulo IV – Gestão Estratégica (Conselho de Administração) – 4h –  25/05/2019 8h30– 12:30 Módulo IV – Noções de Contabilidade (Conselho de Fiscal) – 4h –  25/05/2019 8h30h– 12:30 Módulo V – Análise de Investimentos (Conselho de Administração) – 4h –  28/06/2019 8h30– 12:30 Módulo V – Análise das Demonstrações Contábeis (Conselho de Fiscal) – 4h –  28/06/2019 8h30– 12:30 Módulo VI – Gestão de Riscos e Compliance – 8h – 28/06/2019 14h – 18h e 29/06/2019 8h30– 12h30. Módulo VII – Liderança e Gestão de Conflitos – 4h –  26/07/2019 8h30– 12h30 Módulo VIII – Sistemas de Controle e Acompanhamento e Avaliação de Cooperativas – 8h – 26/07/2019 14h – 18h e 27/07/2019 8h30 – 12h30. Módulo de Fechamento – Plano de Trabalho Aplicado à Cooperativa – 6h -30/08/2019 13h30 – 19h30   Início das aulas e local: As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019, Sexta-feira (8h30 – 12h30; 14h – 18h) e Sábado (8h30 – 12h30), na sede da Escoop. Oferta de vagas: 40 vagas. Para realizar a inscrição CLIQUE AQUI Mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   Confira a estrutura do curso: Screenshot_7

Sescoop/RS realiza Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Com o objetivo de discutir temas relacionados à comunicação, gestão e governança, intercooperação e representação, o Sescoop/RS realiza no dia 4 de abril, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro Preparatório ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo, evento que ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 8 e 10 de maio, organizado pelo Sistema OCB.

O Encontro Preparatório tem como público-alvo empregados, associados e dirigentes de cooperativas gaúchas. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até 1° de abril. No momento da inscrição, o participante é convidado a escolher um grupo de trabalho entre quatro opções: Comunicação, Gestão e Governança, Intercooperação e Representação. Durante o Encontro, haverá um momento em que o participante irá se reunir com o seu grupo. Nessa etapa, serão discutidos assuntos pertinentes a cada temática.

INSCRIÇÕES AQUI

Palestra com Ricardo Amorim

O evento contará com a palestra do economista Ricardo Amorim, que discorrerá sobre a temática: “Por que a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos? Como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.

SAIBA MAIS

Local: Auditório da Escoop Av. Berlim, 409 – Porto Alegre – RS

Data: 4/4/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 16h

Inscrição: Gratuita

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

9h30 – Palestra Ricardo Amorim

11h – Grupos de Trabalho

13h – Intervalo

14h – Relatórios dos Grupos de Trabalho e Discussão

16h – Encerramento

CONTEÚDO

– Comunicação;

– Gestão e Governança;

– Intercooperação;

– Representação;

– Perpectivas para a economia.

14° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

Para mais informações sobre o CBC acesse http://cbc.coop.br/.

Apas Show recebe inscrições a partir de abril

Apas Show recebe inscrições a partir de abril

Estão abertas as inscrições para a 35ª edição da Apas Show, uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. Cooperativas interessadas em participarem da feira e do Congresso de Gestão podem realizar a inscrição para os pré-eventos até 19 de abril, e para os eventos a partir de 20 de abril. Serão quatro dias reunindo os principais tomadores de decisão e promovendo relações, experiências e negócios entre empresários e executivos do setor.

Números em 2018

A edição anterior da Apas Show reuniu 738 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países. A feira teve 71.931 inscritos pessoa física e 13.105 inscritos pessoa jurídica, com 639 visitantes internacionais de 53 países.

Para mais informações acesse https://apasshow.com/.

Serviços

Data: 6 a 9 de maio de 2019

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

São Paulo – SP

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