Representado pelo diretor técnico sindical, Irno Pretto, e pelo analista administrativo da Ocergs, Pedro Malheiros, a Ocergs realizou nesta quarta-feira (19/10), em sua sede, reunião com representantes da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) – o diretor Luiz Fernando Lemos e o advogado Juliano Dias – e membros da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Sebastião do Caí, representado por sua presidente Márcia Wissmann, e seus diretores Irnes Kinzel e Pedro Diomar, além do gerente de Recursos Humanos da Cooperativa Piá, que possui unidades de comércio nas bases territoriais representadas pelos Sindicatos presentes.
A reunião buscou ajustar os temos das futuras Convenções Coletivas de Trabalho.
Negócios
Na última sexta-feira (7/10), o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, esteve no Palácio Piratini e entregou em mãos para o governador do Estado, José Ivo Sartori, o convite para o XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá este ano nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel Master Premium de Gramado. Na ocasião estiveram presentes também os secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.
Com foco no tema de 2016 da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) - "O poder de agir para um futuro sustentável", o evento reúne autoridades parlamentares, dirigentes e representantes de cooperativas, e tem como objetivo propiciar maior conhecimento e análise dos cenários econômicos e financeiros do País, com vistas a buscar caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável nas sociedades cooperativas.
No dia 20 de outubro ocorrerá a conferência do jornalista William Waack, com o tema “Cenários e perspectivas para o Brasil”. Na sequência, o advogado Ademar Schardong e o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, apresentarão o painel “Face à conjuntura brasileira, quais os desafios para
o crescimento das cooperativas?”.
Para o primeiro dia do Seminário também estão previstos uma dinâmica de debate em grupos, determinados de acordo com os ramos do cooperativismo, com objetivo de avaliar as oportunidades de mercado no atual cenário econômico, a entrega do Prêmio Ocergs de Cooperativismo, degustação de vinhos, espumantes, sucos e frios produzidos pelas cooperativas, jantar e show musical com Orquestra Sinfônica de Teutônia.
No segundo dia do Seminário será realizada a apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e, posteriormente, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentará o painel “Oportunidades para crescimento das cooperativas no momento atual”.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento via depósito bancário identificado com o CPF do participante. A inscrição será confirmada após recebimento do comprovante identificando o participante, através do fax (51) 3323-0026 ou do e-mail
VALOR DA INSCRIÇÃO
R$ 50,00 por participante. Para informações adicionais, fale conosco através do telefone (51) 3323-0000 ou pelo e-mail
CLIQUE AQUI para se inscrever.
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Programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo:
20/10/2016 (QUINTA-FEIRA)
13h Credenciamento
14h Abertura
14h15 Conferência “Cenários e perspectivas para o Brasil”:
William Waack. Jornalista e comentarista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Vencedor do Prêmio Esso duas vezes pela cobertura jornalística da Guerra do Golfo (1991) e revelações sobre a Intentona Comunista (1935).
15h Coffee Break
15h30 Painel “Face à conjuntura brasileira, quais os desafios para o crescimento das cooperativas?”:
Ademar Schardong. Advogado com atuação nas áreas Financeira, Societária e de Gestão Empresarial. Atualmente, é sócio proprietário da empresa Ademar Schardong - Consultoria Empresarial e preside o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Seccional do RS).
Odacir Klein. Diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Técnico em Contabilidade e Advogado. Foi ministro de Estado dos Transportes e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul.
16h45 Grupos de trabalho
Dinâmica de debate em grupos, determinados de acordo com os ramos do cooperativismo, com objetivo de avaliar as oportunidades de mercado no atual cenário econômico.
20h Entrega do Prêmio OCERGS de Cooperativismo
Degustação de vinhos, espumantes, sucos e frios produzidos pelas cooperativas, jantar e show musical com Orquestra Sinfônica de Teutônia.
21/10/2016 (SEXTA-FEIRA)
9h Apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho.
10h30 Coffee Break
10h45 Painel “Oportunidades para crescimento das cooperativas no momento atual”:
Márcio Lopes de Freitas. Presidente do Sistema OCB, agropecuarista e cooperativista há mais de 30 anos. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).
11h45 Encerramento
12h Almoço
Negócios
Presidente da Sicredi Serrana RS, Marcos André Balbinot, apresentou o case da Cooperativa
Com o objetivo de apresentar o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), mostrar sua metodologia e apresentar o case da Sicredi Serrana RS, presidentes, dirigentes e representantes de cooperativas gaúchas participaram na última sexta-feira (7/10), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, do Seminário que tratou de um dos programas do Sescoop voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.
A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O objetivo principal do PDGC é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Nesse sentido, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, disse que em 2016, até o momento, 11 cooperativas do Estado já aderiram ao programa e o objetivo da entidade é alcançar a meta de 50 cooperativas.
Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a diferença principal entre as cooperativas e as empresas mercantis está no processo de gestão das pessoas. “Nós gerimos pessoas, não capitais e esta é a grande diferença. Este é o nosso DNA, porque gerimos pessoas nos seus interesses, nas suas histórias, na sua cultura e em suas atividades econômicas. Claro que é mais complexo gerir pessoas do que gerir capitais, por isso nós temos que nos aprimorar extremamente na proposta da gestão cooperativa”, explicou Perius.
Case Sicredi Serrana RS
Após o discurso de abertura de Vergilio Perius, o presidente da Sicredi Serrana RS, Marcos André Balbinot, apresentou o case da Cooperativa, que em 2013 obteve a distinção na Faixa Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, iniciativa do Sistema OCB, promovido bienalmente, que se constitui no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Balbinot explanou sobre a mudança no modelo de gestão da Cooperativa e destacou que uma das principais preocupações da Sicredi Serrana foi buscar ouvir as propostas de valor e os pontos de vista dos coordenadores de núcleo sobre os associados da Cooperativa, capacitando os colaboradores para atenderem como cooperativa de Crédito e não como banco.
“Nós tivemos uma mudança no modelo de gestão da Cooperativa, passando de uma gestão por hierarquia, uma gestão concentrada, uma gestão por departamentos para uma gestão executiva em colegiado”, afirmou Balbinot. O dirigente cooperativista explicou que o modelo de gestão deixou de ser por áreas e passou a ser por projetos. “O projeto sempre tem que estar ligado à proposta de valor que queremos entregar para o nosso associado”, complementou.
Balbinot disse que o Modelo de Gestão 3.0 serve de inspiração. “Estamos revolucionando o nosso modelo de gestão, não mais por metas, por resultados pessoais, passando para um modelo de gestão por propósito. Nosso foco está no propósito e o nosso propósito é contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades nas quais a Cooperativa está inserida”, comentou.
Presidente da Sicredi Serrana RS, Marcos André Balbinot
Cenários e perspectivas da gestão & Apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas
Após o painel apresentado por Balbinot, a representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luciana Lima, apresentou a palestra “Cenários e perspectivas da gestão & Apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas”. Luciana explanou sobre os elementos essenciais para o alto desempenho organizacional e classificou a produtividade, a competitividade e a gestão como fatores imperativos para o crescimento sustentável das organizações. “A excelência da gestão está diretamente ligada ao círculo virtuoso do crescimento sustentável”, disse.
Segundo Luciana, as melhores práticas de gestão estão associadas com os melhores resultados nas empresas. E os países que possuem maior PIB são os que possuem melhores práticas de gestão, como por exemplo Estados Unidos, Japão, Alemanha, entre outros países.
Para a representante da Fundação Nacional da Qualidade, a boa gestão leva à excelência, enquanto que em uma má gestão ocorre fragmentação que leva à incerteza e ao caos. Nesse sentido, Luciana elencou os problemas mais comuns de gestão, dentre os quais chamou atenção para o desconhecimento dos mercados e dos clientes, falta de segmentação de clientes, desconhecimento das expectativas dos clientes, deficiência nos processos, falta de plano de ações, resistência a mudanças, entre outros.
Em relação aos cenários, Luciana falou sobre as megatendências globais entre 2015 e 2030, os novos paradigmas, o cenário internacional e brasileiro, a produtividade e competitividade mundial versus a brasileira e o Brasil como ambiente de negócios.
A representante da FNQ explicou como que se desenvolveu a construção do PDGC e disse que Fundação Nacional da Qualidade auxiliou na adaptação do modelo de excelência de gestão para a gestão de cooperativas.
Desenvolvido para o ambiente web, o PDGC oferece um instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Diagnóstico, que verifica a conformidade legal em relação à Lei n° 5.764/71 e identifica as boas práticas de gestão. Na sequência, responde ao Questionário de Autoavaliação, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão®.
Representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luciana Lima, apresentou a palestra “Cenários e perspectivas da gestão & Apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas”
Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
É uma iniciativa do Sistema OCB, promovida bienalmente pelo Sescoop, que reconhece as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança.
No terceiro ciclo do PDGC, em 2015, foram 835 cooperativas inscritas. No Rio Grande do Sul houve a adesão de 25 cooperativas. Dessas, somente a Sicredi Pioneira RS se inscreveu para o 2° Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, sendo reconhecida na faixa prata.
Para mais informações sobre o PDGC e acesso a manuais e demais materiais de apoio acesse o site pdgc.brasilcooperativo.coop.br.
Negócios
Com o objetivo de reunir profissionais que atuam na área de secretariado de cooperativas do Rio Grande do Sul e discutir temas importantes do setor, o Sescoop/RS promoveu nos dias 29 e 30 de setembro, o Seminário Estadual de Secretariado de Cooperativas 2016, no Hotel Villa Flor, em Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo. Evento contou com a participação de 75 secretárias e secretários.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e agradeceu a presença de todos e falou do orgulho que todos devem ter de fazerem parte do maior sistema econômico e social do Estado. “Chegamos ao faturamento de R$36,7 bilhões em 2015. Somos um grande sistema, uma organização de 2,7 milhões de sócios. Vocês fazem parte desse conjunto. Ficamos muito felizes de poder promover esse evento. Entreguem-se ao encontro que preparamos a vocês com muito carinho. Vocês são muito importantes para os executivos e esse evento vai servir para que reflexões sejam feitas. Vocês são a vanguarda das decisões das nossas cooperativas. Nos ajudem, através de atitudes, a percorrer o caminho do desenvolvimento do cooperativismo”, ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori, parabenizou o Sescoop/RS pela realização do evento e a todos os presentes que fazem o cooperativismo ser exemplo de modelo econômico e setor relevante no desenvolvimento do Estado. “Vocês são as pessoas mais especiais desse dia. O cooperativismo pensa no econômico através do compartilhamento, pratica a cooperação buscando resultados e vocês são as pessoas que estão no dia a dia, sempre apoiando os colegas, os associados e os dirigentes buscando sempre o melhor para o cooperativismo. Vocês têm, através desse encontro, a oportunidade de troca de conhecimento e experiência. Tenho certeza de que vocês sairão daqui ainda mais preparados e com mais vontade de praticar o cooperativismo. O governo do Estado está junto com o cooperativismo, para avançarmos cada vez mais e buscar o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Sul”, finalizou.
O presidente da Cooperativa Piá saudou a todos e agradeceu pela oportunidade de receber o evento no berço do cooperativismo, Nova Petrópolis. “Temos muitos desafios e o compartilhamento que o Seminário possibilita vai integrar o cooperativismo de uma forma diferente. As secretárias estão lincadas a todos os setores do cooperativismo. Vocês são a mágica na cooperativa: cuidam desde a organização de uma assembleia geral, preparam ações de planejamento, viagens, reuniões. Esse é o mundo que vocês dominam. O mundo só cresce na possibilidade. Vamos construir. Essa é a nossa célula. Que o cooperativismo seja um grande instrumento econômico e social nos nossos grandes sonhos para um futuro melhor para nós e nossos filhos”.
Palestra Motivacional
O professor da Escola de Gestão em Brasília nas áreas de Desenvolvimento Humano, diretor presidente da DE Consultores Associados e autor de cinco livros, Eduardo Tevah, ministrou a primeira palestra do Seminário, “O poder da atitude”, em que instigou os presentes a refletirem sobre suas atitudes no ambiente pessoal e profissional para que sejam responsáveis pelas mudanças que esperam do mundo atual, deu dicas sobre como melhorar o desempenho profissional através do foco, por exemplo, e para que sejam, principalmente, autores de suas próprias vidas. Para isso, Tevah sugeriu e discorreu sobre cinco atitudes que devemos assumir: Comprometimento, Resiliência, Entender de Gente, Mentalidade Positiva e Disciplina.
Em seguida, os presentes assistiram o painel “O secretariado na visão dos dirigentes de cooperativas”, que contou com o depoimento do presidente da Rede Transporte e diretor da Ocergs, representando o ramo Transporte, Abel Paré, do diretor presidente da Sicredi União Metropolitana RS, representando o ramo Crédito, Alcides Brugnera, do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, e do diretor-executivo da Fecoagro/RS, representando o ramo Agropecuário, Sérgio Feltraco. Na ocasião, os dirigentes explanaram sobre a importância do trabalho do secretariado como tecidos conectivos de comunicação entre dirigente e os associados da cooperativa, na influência nos processos decisórios, o papel que têm como facilitadores de processo, a importância de qualificação profissional, e o perfil ideal do profissional, destacando sempre que da eficiência dos secretários depende a eficiência e a imagem da cooperativa.
30 de setembro
O segundo dia do Seminário, dia em que se comemora o Dia do Secretário, começou com a palestra técnica “Competências Profissionais do Secretariado Moderno”, pós-graduada em Libras, especialista em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes e graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Luterana do Brasil. Durante sua palestra, Cristiane discorreu sobre quem é o gestor moderno, quais as expectativas dele com o secretariado e ressaltou a importância dos secretários na tomada de decisões da empresa. “A secretária ajuda o presidente ou o gestor a tomar decisões importantes, seja por suas atitudes ou pela falta delas”, ressaltou.
Após, os presentes participaram da atividade vivencial “Movimento “Alu-uti – Atividade Lúdica Utilitária”, com o professor Rafael Soares que, através de dinâmicas diferenciadas, possibilitou a reflexão de uma forma descontraída da importância do trabalho do secretariado no dia a dia para o desenvolvimento da cooperativa.
Por fim, o consultor Ricardo Leite ministrou a palestra “Radiografia na Condição do Secretariado em Cooperativas: diagnóstico e propostas”. Ricardo promoveu uma reflexão sobre a velocidade de mudança do mercado de trabalho atual, sobre como evoluir com novos desafios, dentre outras. Ao final da palestra, convidou os participantes a analisarem o cenário atual da profissão de secretário, identificarem quatro oportunidades e melhoria para a atividade e, em seguida, sugerir ao menos uma sugestão de ação para cada uma das oportunidades. Todas as sugestões de ações foram registradas e serão enviadas posteriormente a todos os participantes por e-mail, para que o trabalho dos secretários das cooperativas gaúchas seja cada vez mais homogêneo e eficiente.
Também prestigiaram o evento o Superintendente da Secretaria Estadual de Educação, Eloi Flores da Silva, a presidente do Sindicato das Secretárias do RS, Nubia Martins e o secretário municipal de Educação de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrence.
Negócios
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) divulgou na última terça-feira, dia 27 de setembro, os resultados dos prêmios Top Ser Humano 2016 e o Top Cidadania 2016, reconhecidos como uma das mais cobiçadas e importantes distinções gaúchas na área de gestão de pessoas e cidadania. Foram, ao todo, 34 premiados – 28 no Top Ser Humano, e seis no Top Cidadania. Nesta edição, o mérito ficou a cargo das cooperativas Cotrijal, Unimed Erechim, Unimed Noroeste/RS e Unimed Porto Alegre, que conquistaram o Prêmio Top Ser Humano.
Também foi homenageado durante a cerimônia de premiação o diretor-presidente da Stemac, Jorge Luiz Buneder, como Personalidade Top Ser Humano. As empresas agraciadas no Top Ser Humano, AESC - Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Ventos e Indústria de Plásticos HERC, foram condecoradas também com o Prêmio Mérito, concedido para organizações que são premiadas cinco vezes em um período de seis anos, não necessariamente consecutivos. A cerimônia aconteceu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, e contou com a presença de dirigentes e de colaboradores das cooperativas premiadas.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou o protagonismo das cooperativas lembradas pela ABRH-RS. “O cooperativismo gaúcho é destaque novamente no cenário estadual e isso nos deixa lisonjeados. Mostra que estamos no caminho certo, atuando fortemente na qualificação de nossos empregados”, destacou Perius.
Para o presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, o Top Ser Humano e o Top Cidadania formam uma marca que consagra empresas, organizações e pessoas que sabem como fazer gestão de pessoas. “A distinção colabora para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas e do desempenho profissional”, afirma Kubaski. O Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha.
Crédito da foto: Divulgação Cotrijal
Negócios
Prestar orientações e esclarecimentos quanto aos procedimentos aplicáveis quando do registro dos atos das sociedades cooperativas, em busca da observância da conformidade e da redução da burocracia, para se ter mais agilidade no trâmite dos processos das cooperativas junto à Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs). Com essa proposta, a Ocergs e a Jucergs realizaram hoje (28/9), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, Seminário com a presença de cerca de 100 pessoas e 49 cooperativas.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou a presença do coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, como vogal na Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Perius disse que a presença de um representante da entidade na Jucergs é uma conquista pleiteada a 25 anos, motivo de orgulho e satisfação para o sistema cooperativista do Estado.
Perius apresentou os números positivos do cooperativismo gaúcho e destacou que apesar do cenário de arrefecimento da atividade econômica e da retração na criação de novos postos de trabalho, o setor vive um momento muito bom.
Em 2015, as cooperativas do Rio Grande do Sul geraram 58,8 mil empregos diretos e apresentaram crescimento de 15,75% em relação ao ano anterior, registrando um faturamento de R$ 36,1 bilhões. O desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos seis anos registrou uma expansão de 94,6%.
Neste contexto de crescimento das cooperativas e de sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Estado, o presidente da Jucergs, Paulo Kopschina, comentou que existe uma preocupação das entidades em esclarecerem aos profissionais da área contábil, os procedimentos de registro dos atos de comércio, principalmente os que envolvem as próprias cooperativas. “O objetivo é orientarmos os nossos clientes e apontarmos soluções para que este importante segmento possa cada vez mais contribuir para o fomento da economia e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso Estado”, argumentou Kopschina.
Participaram do Seminário como painelistas o coordenador jurídico da Ocergs e também vogal da Junta Comercial, Tiago Machado, que abordou as “Formalidades dos Atos das Sociedades Cooperativas”. Já o “Registro dos Atos das Sociedades Cooperativas” foi o tema da palestra da diretora da Assessoria Técnica da Jucergs, Fabiane Stefani Fetter. Representando a Jucergs, também estiveram presentes as chefes do setor Plenário, Lucinara Goulart, do Cadastro, Gisele Schiling, além dos analistas de Registro e Comércio, Cristiano da Silva, Dulce Dias e Sandra Arrieche, que após as explanações estiveram disponíveis para esclarecimentos de dúvidas dos participantes sobre as Atas de Constituição, AGO, AGE e preenchimento de FCN’s.
Negócios
Com foco no tema de 2016 da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) - "O poder de agir para um futuro sustentável", o Sescoop/RS promove nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel Master Premium de Gramado, o XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo.
O evento tem como objetivo propiciar maior conhecimento e análise dos cenários econômicos e financeiros do País, com vistas a buscar caminhos para um desenvolvimento cada vez mais sustentável nas sociedades cooperativas.
No dia 20 de outubro ocorrerá a conferência do jornalista William Waack, com o tema “Cenários e perspectivas para o Brasil”. Na sequência, o advogado Ademar Schardong e o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, apresentarão o painel “Face à conjuntura brasileira, quais os desafios para o crescimento das cooperativas?”.
Para o primeiro dia do Seminário também estão previstos uma dinâmica de debate em grupos, determinados de acordo com os ramos do cooperativismo, com objetivo de avaliar as oportunidades de mercado no atual cenário econômico, a entrega do Prêmio Ocergs de Cooperativismo, degustação de vinhos, espumantes, sucos e frios produzidos pelas cooperativas, jantar e show musical com Orquestra Sinfônica de Teutônia.
No segundo dia do Seminário será realizada a apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e, posteriormente, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentará o painel “Oportunidades para crescimento das cooperativas no momento atual”.
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Programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo:
20/10/2016 (QUINTA-FEIRA)
13h Credenciamento
14h Abertura
14h15 Conferência “Cenários e perspectivas para o Brasil”:
William Waack. Jornalista e comentarista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Vencedor do Prêmio Esso duas vezes pela cobertura jornalística da Guerra do Golfo (1991) e revelações sobre a Intentona Comunista (1935).
15h Coffee Break
15h30 Painel “Face à conjuntura brasileira, quais os desafios para o crescimento das cooperativas?”:
Ademar Schardong. Advogado com atuação nas áreas Financeira, Societária e de Gestão Empresarial. Atualmente, é sócio proprietário da empresa Ademar Schardong - Consultoria Empresarial e preside o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Seccional do RS).
Odacir Klein. Diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Técnico em Contabilidade e Advogado. Foi ministro de Estado dos Transportes e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul.
16h45 Grupos de trabalho
Dinâmica de debate em grupos, determinados de acordo com os ramos do cooperativismo, com objetivo de avaliar as oportunidades de mercado no atual cenário econômico.
20h Entrega do Prêmio OCERGS de Cooperativismo
Degustação de vinhos, espumantes, sucos e frios produzidos pelas cooperativas, jantar e show musical com Orquestra Sinfônica de Teutônia.
21/10/2016 (SEXTA-FEIRA)
9h Apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho.
10h30 Coffee Break
10h45 Painel “Oportunidades para crescimento das cooperativas no momento atual”:
Márcio Lopes de Freitas. Presidente do Sistema OCB, agropecuarista e cooperativista há mais de 30 anos. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).
11h45 Encerramento
12h Almoço
Negócios
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoverá no dia 7 de outubro de 2016, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Seminário - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC para associados e empregados das cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
A abertura do evento ficará por conta do presidente do Sistema cooperativista gaúcho, Vergilio Perius. Na sequência, será a vez do presidente da Sicredi Serrana RS, Marcos André Balbinot, apresentar o case da Cooperativa, que em 2013 obteve a distinção na Faixa Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, iniciativa do Sistema OCB, promovido bienalmente, que se constitui no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.
Após o painel que será comandado por Balbinot, a representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luciana Lima, apresentará a palestra “Cenários e perspectivas da gestão & Apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas”.
O QUE É?
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas; seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
A metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Desenvolvido para o ambiente web, o Programa oferece um instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Diagnóstico, que verifica a conformidade legal em relação à Lei n° 5.764/71 e identifica as boas práticas de gestão. Na sequência, responde ao Questionário de Autoavaliação, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão®.
Para mais informações sobre o PDGC e acesso a manuais e demais materiais de apoio acesse o site pdgc.brasilcooperativo.coop.br.
Assista ao vídeo e conheça melhor o PDGC.
INSCRIÇÕES
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A data limite para inscrições via site é até o dia 4 de outubro de 2016. Para se inscrever clique aqui.
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Negócios
Representantes de 22 cooperativas do Estado e do governo do Rio Grande do Sul participaram hoje (22/9), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, do Seminário Alternativas de Investimento e Desenvolvimento da Agroindústria Cooperativa, promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em conjunto com a FecoAgro/RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de levar informações das ações e programas de Governo e promover uma maior aproximação do sistema cooperativo com as ferramentas de financiamento disponíveis, o evento foi dividido em dois painéis e contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, na abertura.
Na primeira parte, o presidente da Cotripal, Germano Döwich; o vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann; o diretor executivo da Cooperativa Santa Clara e o superintendente da Fecoergs, José Zordan, sob a coordenação do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, explanaram sobre os projetos de investimentos das cooperativas e os programas que elas desenvolvem nas comunidades em que atuam.
O painel seguinte reuniu a secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (SDECT), Fábio Branco; o diretor de Promoção do Investimento e Sala do Investidor, Adriano Boff, e o secretário-adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê de Mesquita Orsi, que coordenou o painel.
Em sua explanação, Ana Pellini comentou que quando assumiu a presidência da Fepam existiam 12 mil processos e o prazo médio de liberação de licença ambiental era de 900 dias, números que hoje foram reduzidos para 7 mil processos e 95 dias para liberação de licenças ambientais para projetos.
Mesmo assim, ela reconheceu que o prazo para liberação das licenças ainda é extenso e precisa ser reduzido para agilizar os processos de investimentos das cooperativas e empresas, especialmente no que se refere às regionais do interior, que em virtude do processo de racionalização de custos, teve o seu número reduzido de 23 para oito regionais, dispostos em grandes centros do Estado. “O que cai no interior acaba demorando mais do que aquilo que vem para a sede e a gente está fazendo agora o remanejo de processos tentando viabilizar uma agilização total”.
A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável disse que a legislação ambiental no Estado necessita de um processo de modernização, mas reforçou que a mudança na Assembleia Legislativa se torna difícil em virtude da pressão exercida por organizações vinculadas à proteção do meio ambiente.
Ana destacou que a Fepam desenvolveu uma minuta de normativa para o licenciamento de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), que permite ao empreendedor de um futuro negócio ter acesso à informação, através da coordenada geográfica, de onde ele pode e onde não pode implantar uma PCH ou CGH.
A secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou que entrará em operação, em janeiro do próximo ano, o novo Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL). Ela explicou que será um canal de atendimento integrado, com entrada única de processos, que proporcionará aos usuários agilidade no acolhimento e na gestão eficiente dos processos de licenciamento. Disse que a nova ferramenta disponibilizará serviços on-line ao cidadão, que vai também subsidiar gestores e especialistas ambientais na análise técnica e integrada dos processos.
Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (SDECT), Fábio Branco, falou sobre a importância da SDECT criar um ambiente favorável para negócios no Rio Grande do Sul, apesar do momento difícil que a economia do Estado se encontra. Branco disse que o trabalho é justamente mostrar um Estado mais ágil e mais empreendedor.
O secretário destacou a importância da agilização de processos na liberação de licenças ambientais e que isso repercute na geração de empregos diretos, nos negócios e nos investimentos realizados por empresas e cooperativas no Rio Grande do Sul. “Nós estamos querendo construir uma política diferente, nós estamos abertos para as propostas inovadoras e para aqueles que quiserem investir”, completou.
Segundo Branco, existe a possibilidade de reduzir impostos e gerar isenções, contanto que aumente a receita do Estado e gere mais empregos no RS. “Qualquer incentivo que a gente possa agregar valor e que a gente aumente a produção, que agregue mais emprego, que fortaleça o meio rural e que a gente consiga aumentar a receita do Estado, ou pelo menos gerar mais empregos, nós temos interesse”.
Após a explanação do secretário Fábio Branco, o diretor de Promoção do Investimento e Sala do Investidor, Adriano Boff, destacou que atualmente existem 206 projetos em andamento na Sala do Investidor, que representam R$ 37,6 bilhões de investimentos no Estado e 25,8 mil empregos diretos. Desses projetos, 53 estão concluídos e geraram cerca de 10 mil empregos diretos, contabilizando cerca de R$ 4 bilhões em investimentos realizados no Rio Grande do Sul.
Uma das pautas do evento que repercute diretamente nos interesses das cooperativas que buscam linhas de financiamento junto às instituições financeiras ligadas ao Governo do Estado do RS, o Fundopem/RS foi tema da apresentação do diretor Adriano Boff. Em sua explanação, ele destacou que no caso das cooperativas o financiamento do ICMS incremental, até o limite do investimento fixo, pode chegar a 100%. Disse também que o programa Integrar/RS, que trata do desconto/abatimento (fundo perdido) do ICMS incremental financiado pelo Fundopem/RS, varia e pode também chegar a 100% para as cooperativas.
Após a conclusão do Seminário ficou definido que será criado um grupo de trabalho com representantes do cooperativismo e do governo do Estado, para tratar em conjunto de uma proposta de adequação do Fundopem às necessidades dos projetos de agregação de valor e investimentos das cooperativas agropecuárias dentro do Estado.
Negócios
Demonstrar como o cooperativismo faz diferente e gera diferença nas comunidades onde ele está presente. Valorizar e destacar a dimensão humana e econômica do cooperativismo na vida das pessoas, e mostrar para a sociedade gaúcha que o sucesso do modelo cooperativista está justamente no trabalho e nos esforços dessas pessoas. Com essa proposta, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lançou no dia 19 de junho a campanha Histórias Reais do Cooperativismo.
As cooperativas geram crescimento para toda sociedade e para ressaltar a força desse modelo de negócios, o Sescoop/RS mostra gente que faz história - e muda sua história - no cooperativismo. “O Histórias Reais é um projeto que apresenta para a sociedade gaúcha a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do Estado, mostrando que onde tem cooperativa tem gente trabalhando, crescendo junto e tornando sua comunidade melhor. O sucesso do modelo cooperativo está justamente no trabalho e na cooperação das pessoas para a construção de um mundo melhor”, afirma o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
A campanha traz vídeos e posts que podem ser conferidos no site historiasreais.coop.br e nas redes sociais do Sescoop/RS. Os vídeos contam histórias interessantes do cooperativismo gaúcho, que mostram a transformação econômica e social que o cooperativismo traz para a vida das pessoas e que destacam os números positivos que o modelo cooperativista mantém mesmo diante de um cenário de arrefecimento da atividade econômica e da retração na criação de novos postos de trabalho.
Quer saber mais sobre o Histórias Reais do Cooperativismo e interagir com a campanha, acesse historiasreais.coop.br.
Negócios
O Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) reuniu-se na manhã de hoje, 14 de setembro, na sede do Centro de Formação profissional Cooperativista (CFPC), em reunião comandada pelo secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, que contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e de integrantes da diretoria da Ocergs.
A apresentação da palestrante, secretária Ana Pellini, trouxe aos presentes as principais providências implantadas pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para modernizar o licenciamento ambiental do Rio Grande do Sul.
Ana Pellini informou que além de viabilizar iniciativas de racionalização e integrar procedimentos operacionais entre os órgãos ambientais do estado, entrará em operação, em janeiro do próximo ano, o novo Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL). Explicou que será um canal de atendimento integrado, com entrada única de processos, que proporcionará aos usuários agilidade no acolhimento e na gestão eficiente dos processos de licenciamento.
A secretária disse que a nova ferramenta oferece serviços on-line ao cidadão e que vai também subsidiar gestores e especialistas ambientais na análise técnica e integrada dos processos. "Com total transparência, o empreendedor pode acompanhar a análise técnica simultânea entre os diversos profissionais envolvidos nos licenciamentos", acrescentou.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e presidente do Cecoop, Tarcísio Minetto, destacou que a visão de modernização e transparência implantada na Sema e Fepam representa importante avanço e fator de contribuição para o crescimento estadual. Já o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que as melhorias implantadas no licenciamento ambiental em muito contribuem para a organização e planejamento das cooperativas.
O projeto de Assistência Técnica Cooperativa – ATER Cooperativa foi apresentado aos presentes pelo gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, e pelo coordenador jurídico da entidade, Tiago Machado. Pelo projeto de incentivo fiscal à execução de serviços privados de assistência técnica e extensão rural, as cooperativas que prestam o serviço no Estado terão crédito presumido de 50% do valor dispendido, cifra deduzida do ICMS gerado no ano subsequente ao da aplicação da verba.
Segundo a Ocergs, as cooperativas investem cerca de R$ 88 milhões por ano em assistência técnica, serviço prestado por 1,5 mil profissionais. “Atendemos hoje 60% dos agricultores gaúchos, queremos estabelecer essa parceria público-privada para ampliar os serviços de ATER, aumentando a produção e possibilitando ganhos de produtividade e de renda ao agricultor".
Negócios
O Sescoop/RS, cumprindo com suas finalidades, comunica que estará aberto a partir do dia 15 de setembro o período para que as cooperativas solicitem a realização de Ações Descentralizadas em 2017, mediante o preenchimento e envio dos Planos de Eventos através do site da entidade www.sescooprs.coop.br
O prazo para preenchimento e envio inicia em 15 de setembro e encerra no dia 30 de setembro de 2016. As realizações das Ações Descentralizadas deverão estar em consonância com os normativos do Sescoop/RS, especialmente as Resoluções Sescoop/RS nº 54/2013 e nº 08/2007 e suas alterações, disponíveis em Publicações - Arquivos Sescoop/RS (www.sescooprs.coop.br/publicacoes/arquivos-sescoop)
Procedimentos para preenchimento e envio dos Planos de Eventos 2017:
Poderão realizar Ações Descentralizadas as cooperativas adimplentes, até a proporção de 25% do montante anual recolhido ao Sescoop/RS. Esse recolhimento é referente ao percentual de 2,5% que incide sobre a folha de pagamento da cooperativa – contribuição compulsória recolhida para o INSS.
Exemplo:
Valor de recolhimento ao Sescoop/RS em 2016 - R$ 100 mil
Valor para desenvolvimento de projetos (25%) – R$ 25 mil
Como preencher e enviar os Planos de Eventos 2017:
- Acessar o site: www.sescooprs.coop.br
- Acessar o menu: PROGRAMAS > PRÓ-EVENTOS
- Na nova janela, faça login no Sistema
- Acessar o link: PROJETOS > PLANO DE EVENTOS > PLANOS EXERCÍCIO [2017] > INCLUIR PLANO
- Preencher o formulário do Plano de Eventos 2017 de acordo com as instruções abaixo:
1º) Informar todos os campos do formulário Plano de Eventos 2017, com atenção especial ao campo Área de Atuação, onde o Plano de Eventos deverá ser classificado, da seguinte forma:
- Formação Profissional, quando tratar de eventos voltados para os diversos campos do conhecimento buscando atender as necessidades específicas de aprendizagem, capacitação profissional, aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica e pós-graduação dos empregados e/ou associados da cooperativa.
- Promoção Social, quando tratar de eventos culturais, educativos, de integração social, sobre meio ambiente, saúde e geração de renda, destinados a empregados, associados e comunidade em geral.
2º) Acionar o botão SALVAR.
3º) Inserir as despesas previstas, selecionando as verbas adequadas a cada tipo de despesa e detalhando a composição de cada despesa (resumidamente em até 100 caracteres) e acionar o ícone Salvar (ao lado do valor).
4º) Em caso de solicitação de Materiais Técnicos e Didáticos, selecionar o tipo e quantidades e acionar o ícone Salvar (ao lado da quantidade).
Obs: A descrição dos materiais está disponível no ícone [?] no formulário do Plano de Eventos e no link TABELA MATERIAIS no menu PROJETOS.
IMPORTANTE: A solicitação de material didático não se aplica a projetos de Bolsa de Estudos.
5º) Acionar o botão ENVIAR PARA APROVAÇÃO.
Observações Importantes:
1 - Bolsas Descentralizadas: (Ações Descentralizadas de Bolsas de Estudos)
- As cooperativas que enviarem Planos de Eventos contemplando empregados/associados que já sejam beneficiários desde o ano de 2014 ou de anos anteriores, devem encaminhar estes Planos de Eventos colocando no título a expressão “Continuidade Ano 201x” para contemplar estes beneficiários em 2017.
- Para atender empregados/associados que se tornaram beneficiários a partir de 2016 ou para novos beneficiários, a cooperativa deve enviar Plano de Eventos específico, pois estes projetos deverão atender inclusive as exigências da Resolução Sescoop/RS nº 08/2007 introduzidas pela Resolução Sescoop /RS n° 67 de 26.08.2014 (disponível em www.sescooprs.coop.br/publicacoes/arquivos-sescoop).
2 - Valores para Despesa “Serviços de Instrutores”:
Os valores previstos para a despesa “Serviços de Instrutores” deverão ser orçados considerando os valores estabelecidos pela Resolução Sescoop /RS nº 54 (Alterada pela Resolução Sescoop /RS de nº 86, de 22/12/15), a saber:
Limite máximo de remuneração como hora aula:
- Até R$ 136,00 - para diplomados em ensino médio profissionalizante;
- Até R$ 153,00 - para graduados;
- Até R$ 170,00 - para especialistas;
- Até R$ 187,00 - para mestres;
- Até R$ 205,00 - para doutores.
Limite máximo de remuneração como conferência:
- Até R$ 1.710,00 - para graduados;
- Até R$ 2.560,00 - para especialistas;
- Até R$ 3.420,00 - para mestres;
- Até R$ 4.270,00 - para doutores.
Mais informações:
Formação Profissional
E-mail:
E-mail:
E-mail:
E-mail:
E-mail:
Promoção Social
E-mail:
Negócios
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) foi convidada a participar do IV Encontro Cooperativo das Américas, que acontece entre os dias 14 e 18 de novembro, em Montevidéu. Sob o tema “Cooperativas: associatividade para o desenvolvimento sustentável”, o evento tem como objetivo fortalecer social e empresarialmente as organizações cooperativas como base para um desenvolvimento sustentável, estando inclusive, fortemente vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Dentre os diversos temas que serão abordados no evento, será realizado um Fórum sobre Educação Cooperativa, no dia 17 de novembro, que tem como objetivo principal analisar diferentes estratégias institucionais para o desenvolvimento da educação cooperativa no continente. E para disseminar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escoop, o diretor geral, Derli Schmidt, foi convidado a participar, representando a Faculdade, considerada referência na Cúpula.
Na programação do evento, constam ainda conferências e jornadas temáticas, incluindo temas gerais como o impacto das cooperativas nas economias do continente; o desenvolvimento do setor da economia social; a contribuição do cooperativismo. Também serão abordados tópicos como novas ferramentas de governança e gestão cooperativa; juventude e gênero.
O encontro é um esforço do cooperativismo regional para fazer uma análise da realidade, debater propostas e definir iniciativas conjuntas em função do desenvolvimento do cooperativismo e da comunidade internacional. Promovido pela Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop) e pela Organização Continental da Aliança Cooperativa Internacional (Cooperativa das Américas) é considerado a principal atividade de cooperativismo continental, reunindo lideranças e referências de todas as américas, bem como referências acadêmicas, governantes e legisladores.
Negócios
Destaque no cenário estadual do cooperativismo, o ramo Infraestrutura segue investindo em projetos para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, mais uma conquista está próxima de acontecer. Trata-se da primeira usina solar que o Estado ganhará até o final do ano. A Creluz, cooperativa de eletrificação rural com sede em Pinhal e atuação em 36 municípios do Médio Uruguai, investiu R$ 4 milhões para abastecer com geração fotovoltaica todo seu consumo de energia.
Conforme o presidente da Cooperativa, Elemar Batisti, a construção da usina em Boa Vista das Missões ocorre porque no município há mais insolação e menos neblina. Atualmente, a Creluz, segundo sua direção, gera 40% da energia que distribui aos clientes, a maior parte suprida por pequenas centrais hidrelétricas. A mudança tem dois motivos: a lei de microgeração, que permite ficar com o ICMS que seria cobrado na conta, e as dificuldades para a geração hídrica.
“Virou escravidão fazer hidrelétrica no Rio Grande do Sul. Não tem segurança jurídica, um dá licença, outro cassa licença. Sempre quisemos diversificar, a solar é rápida para implementar”, relata.
A obra da usina solar começou em fevereiro e deve estar concluída em novembro. A maior parte do equipamento, segundo Batisti, foi comprada no Brasil porque a entrega era mais rápida e abria a possibilidade de recorrer ao Finame, linha do BNDES.
Este ano fica pronta a primeira etapa, com 1.008 placas fotovoltaicas. Há previsão para quase triplicar a capacidade (358 kW pico, potência com máxima insolação). Mas esta, explica Batisti, depende de condições favoráveis.
“Conseguimos viabilizar a primeira fase com a lei da microgeração, porque conseguimos empatar custo e ganhos. A segunda fase amplia muito com investimento bem menor, cerca de R$ 2 milhões, porque a infraestrutura já está feita, mas ainda há uma série de obstáculos. O custo é muito alto. Se o Estado realmente quiser desenvolver energia solar, terá de rever as regras”, avalia Batisti.
Ramo Infraestrutura no Rio Grande do Sul
Um dos principais do cooperativismo gaúcho, o ramo Infraestrutura congrega 488 mil, associados e atende cerca de 277 mil consumidores diretos, em sua maioria no meio rural, além de contar com 2,6 mil empregados. São 21 cooperativas singulares e duas de representação (federação e confederação), que operam em 358 municípios do Estado e possuem mais de 62 mil Km de extensão de rede elétrica.
Com informações de Zero Hora
Negócios
O cooperativismo gaúcho é destaque novamente no cenário estadual. Desta vez, o mérito ficou a cargo das cooperativas Cotrijal, Unimed Erechim, Unimed Noroeste/RS e Unimed Porto Alegre, que conquistaram o Prêmio Top Ser Humano, concedido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).
Uma das premiações mais cobiçadas do País na área de Gestão de Pessoas, o Top Ser Humano chega em 2016 a sua 23ª edição. É o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas.
Realizado desde 1993, o prêmio foi criado para reconhecer as empresas e profissionais que apresentam as melhores práticas na área de gestão de pessoas. Durante estes 23 anos, já foram premiados 430 cases em todo o Estado, com a participação de organizações de diversos segmentos e 18 personalidades que se destacam por suas ações em prol da responsabilidade social e gestão de pessoas do Rio Grande do Sul.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de setembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, a partir das 20h.
Negócios
Os presidentes das Organizações das Cooperativas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Vergilio Perius, Luiz Vicente Suzin e José Roberto Ricken, respectivamente, estiveram reunidos, no dia 31 de agosto, em Esteio (RS). O encontro teve ainda a presença do superintendente da OCB, Renato Nobile, e dos superintendentes das três OCEs e ocorreu na sede do Sistema Ocergs instalada no Parque de Exposições Assis Brasil, onde está sendo realizada a 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer).
Em pauta, temas que visam promover o fortalecimento do cooperativismo na região: a criação de um programa de formação conjunta, relato da atuação da OCB e manifestações das Organizações Estaduais. “Estamos buscando integrar totalmente as OCEs em torno dos interesses das cooperativas do Sul do país. Queremos estar sintonizados, ter uma atuação pró-ativa e conjunta.”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
TREINAMENTO – Ainda de acordo com ele, as OCEs do Sul aprovaram a realização de um programa de capacitação envolvendo os três estados do Sul, que deverá ser implementado em 2017. Inicialmente, a ideia é promover dois eventos por Estado, com duração de dois dias e dois módulos cada.
“No primeiro dia, cada organização fará uma apresentação do trabalho que está realizando no Estado. O segundo dia prevê uma atividade vivencial, com visita a cooperativas que desenvolvem suas atividades com êxito”, esclarece o presidente da Ocepar.
O treinamento terá a parte técnica coordenada pela Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, sediada em Porto Alegre, e será destinado a presidentes, conselheiros e executivos das cooperativas paranaenses, catarinenses e gaúchas.
Operações em comum - “No encontro das três unidades estaduais, buscamos não só a integração de pensamento, conhecimento, mas também de operações em comum. Tomamos a decisão de nos unirmos pelo conhecimento. Para isso acertamos um programa de extensão universitária através da Escoop, com aulas teóricas e práticas acontecendo nos três Estados, onde faremos visitação a duas cooperativas modelo a partir da indicação de cada unidade estadual. Iremos estudar temas estratégicos da gestão cooperativa com grande profundidade. Esse projeto foi aprovado por nós presidentes e pelos conselheiros do Sescoop de cada Estado. Por outro lado, buscamos afinar uma série de projetos em comum que, através de nosso representante, o presidente Ricken, levaremos para a análise da OCB, que esteve aqui representada pelo nosso superintendente Renato Nobile”, disse o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergílio Perius.
Oportunidades e desafios - “A integração entre as três entidades do Sul em busca de ações para fortalecer o cooperativismo é essencial para discutir as oportunidades e os desafios do segmento. Somos referência para o país, temos grande representatividade no cooperativismo nacional e esse encontro entre presidentes e superintendente da OCB oportuniza não somente a divulgação do trabalho que desenvolvemos, mas também a discussão de ações em comum para os três Estados e a busca de inovações junto ao sistema nacional. Enfim, o encontro foi estratégico para a busca de recursos e para outras ações que possibilitem mantermos e promovermos ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo praticado em nossa região”, afirmou o presidente do Sistema Ocesc/Sescoop-SC, Luiz Vicente Suzin.
INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS – No encontro, Ricken chamou a atenção para a necessidade dos três Estados terem acesso a informações estratégicas que possibilitem realizar um planejamento mais preciso das ações do setor. “Nós temos que nos organizar para levantarmos dados que nos deem condições de planejarmos nossas atividades com mais segurança e com base nas reais demandas”, frisou.
TROCA DE INFORMAÇÕES – A reunião de quinta-feira foi encerrada com troca de informações entre os participantes. Foram discutidos temas ligados à economia nacional, cooperativismo e os desafios que estão sendo enfrentados por cada organização. “Foi muito produtiva a reunião com os presidentes e superintendentes das três organizações. A participação do Sistema OCB também foi fundamental para esclarecer o andamento de várias ações do cooperativismo brasileiro”, afirma Ricken.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Ocepar
Negócios
Cooperativas interessadas em participar do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB, têm mais alguns dias para fazer a sua inscrição. O preenchimento da ficha de inscrição no site foi prorrogado até o dia 15 de setembro e as cooperativas têm até o dia 16/9 para enviar a sua respectiva ficha pelos Correios.
A partir de 2016, a distinção antes denominada Prêmio Cooperativa do Ano passa a se chamar Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias (confira a relação no final).
CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecê-la melhor.
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas no site até o dia 15 de setembro (as cooperativas podem encaminhar a ficha pelos Correios até 16/9). Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para
RELAÇÃO DAS COOPERATIVAS GAÚCHAS QUE RECEBERAM A DISTINÇÃO
1ª edição: 2004
Tema: Cooperativismo Agropecuário
Categoria: Inovação Tecnológica
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí – Cotrijal
2ª edição: 2005
Tema: Não é só jogador de futebol que trabalha no campo e merece reconhecimento
Categoria: Educação Cooperativista
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda. – Cotrijal
3ª edição: 2006
Tema: Novos Ramos Novos Rumos
Categoria: Ramo Crédito
Central Sicredi RS
4ª edição: 2007
Tema: O Novo Cooperativismo
Categoria: Educação Cooperativista
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Categoria: Ramo Infraestrutura
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda – Certel
Categoria: Ramo Saúde
Unimed Erechim Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda
5ª edição: 2008
Tema: A Vitrine da Excelência Cooperativa
Categoria: Ramo Crédito
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi
Categoria: Ramo Infraesturutra
Coprel Cooperativa de Energia
6ª edição: 2009
Categoria: Responsabilidade Social
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda.
Categoria: Meio Ambiente
Unimed Alto Jacuí Cooperativa de Serviços Médicos Ltda.
7ª edição: 2010
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia
8ª edição: 2012
Categoria: Cooperativa Cidadã
2º Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
Categoria: Fidelização
1º Sicredi Alto Uruguai
9ª edição: 2014
Categoria: Atendimento
3º Certel
Categoria: Fidelização
2º Sicredi Pampa Gaúcho
Categoria: Inovação e Tecnologia
3º Cotrijal
Negócios
O auditório da Casa da Ocergs na Expointer recebeu ontem (1/09), a 1ª Caravana de Mulheres Líderes Rurais da Sicredi das Culturas. O evento reuniu 38 produtoras dos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Ajuricaba, Bozano e Panambi e teve como objetivo exaltar o trabalho que fazem em suas comunidades, e também é uma forma que a cooperativa Sicredi encontrou de agradecer o esforço realizado por elas para provocar alguma mudança positiva em seus municípios.
O presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller, saudou os presentes e destacou a importância da mulher para fortalecer o sistema cooperativista. “A inserção da mulher e do jovem garantem a perenidade e a perpetuação do empreendimento cooperativo. Temos a missão de construir um sistema de organização econômica para nossa geração e para as gerações futuras, então precisamos fazer um processo inclusivo de participação de todos para que tenhamos sustentabilidade e para que consigamos, como diz a ONU, construir um mundo melhor”, finalizou.
A tesoureira geral da Fetag, Elisete Hintz, primeira mulher a assumir o cargo na entidade, destacou os desafios e a importância da liderança feminina. “Essa caravana demonstra a força do empreendedorismo da região e da nossa luta pela qualidade de vida e por políticas públicas. O maior desafio nessa construção é trabalharmos juntas, assim como o principal objetivo do cooperativismo. Não existe espaço vazio. O nosso desafio é mostrar nosso trabalho e nossa capacidade e ocupar os espaços e levar adiante o olhar feminino. Parabéns por terem assumido o papel de construir um cooperativismo com o olhar e presença das mulheres”.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, discorreu sobre o esforço que a entidade vem fazendo para incentivar a inclusão das mulheres e jovens no sistema cooperativo gaúcho. “Há resistências, mas a participação desses dois grupos está aumentando gradativamente. A mulher tem muita força. Unam-se, pensem juntas, associem-se a cooperativas, participem e questionem, para oxigenar o cooperativismo”, convidou.
Participaram também das boas-vindas à Caravana o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a diretora administrativa da Emater, Silvana Dalmas, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, a diretora da Ocergs, Margaret Cunha, o presidente da Sicredi das Culturas, Antenor José Vione, o presidente e vice-presidente da Cotrijal, Nei Mânica e Ênio Schroeder, respectivamente, e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.
Por fim, representando as líderes da caravana, a produtora de Augusto Pestana, Clelia Schneider Sparenberger, responsável pela parte gerencial da propriedade da família, que se dedica à atividade leiteira, deu seu depoimento sobre a importância da mulher na propriedade e sobre o orgulho de fazer parte desse grupo. "Nós somos batalhadoras. Onde a mulher não está presente, nada vai para a frente. Temos que trabalhar pelo cooperativismo que nos incentiva a mostrar nossa força”, finalizou.
Durante o dia, o grupo visitou, além da Casa da Ocergs, o espaço da Emater-RS, o pavilhão da Agroindústria Familiar e o Estande do Sicredi.
Negócios
A Fecoagro/SC apresentou ontem à tarde (1/09), no auditório da casa da Ocergs na Expointer, um case para entidades e fornecedores sobre a Central de Compras, com o apoio institucional da Ocesc, Ocergs e Sicredi.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller, que deu as boas-vindas a todos, ressaltando que o cooperativismo de crédito surgiu juntamente com o agronegócio e da importância da intercooperação para agregar valor às comunidades. “Nos espelhamos muito no cooperativismo do ramo agropecuário de Santa Catarina, pois temos muita coisa em comum. Acreditamos muito que a escala necessária para fazer mais investimentos e agregar mais renda aos associados deve se dar pela intercooperação. Desejamos a todos um bom encontro e que a troca de experiências faça com que possamos cumprir cada vez mais com a nossa missão frente aos nossos associados e comunidades”, finalizou.
O presidente da Fecoagro/SC, Cláudio Post, também destacou como principal objetivo da entidade, promover a integração das cooperativas do estado de Santa Catarina. “A agricultura é feita de pequenos produtores rurais que sozinhos não teriam escala para sobrevivência. Através das cooperativas buscamos aumentar escalas e, principalmente, reduzir custos para entregar melhores resultados.
O diretor executivo da Fecoagro/SC, Ivan Ramos, apresentou a estrutura da entidade, a forma de governança, as atividades desenvolvidas, como é formado o capital social, o faturamento das cooperativas catarinenses, bem como da entidade. Em seguida, o gerente da Central de Compras, Jairo Loose, apresentou a Central, demonstrou a participação das cooperativas nos negócios e os benefícios do novo modelo de gestão, implantado pela Federação há dois anos.
Segundo ele, a proposta do projeto é ter um sistema integrado de compras conjuntas e também um centro de distribuição. Hoje essa estrutura, erguida em Palmitos, extremo oeste de Santa Catarina, recebe toda a demanda das cooperativas associadas.
Com a central de distribuição, que funciona anexa a central de compras, é possível gerir as demandas de cada cooperativa. Durante os dois primeiros anos de atividades o volume de negócios passou dos R$ 700 milhões. Para 2016 a meta estabelecida pela central de compras é superar a marca de R$ 600 milhões, envolvendo mais de 50 mil itens cadastrados no sistema integrado. “Todos os envolvidos devem querer participar juntos. A vantagem do projeto é que, se hoje você vende para uma ou duas cooperativas, no futuro pode atender muito mais e as cooperativas aumentam a competitividade de mercado.
Estiveram presentes também o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, o presidente do BRDE, Odacir Klein, o diretor de cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, representando o secretário Tarcisio Minetto, Lino Hamann, o superintendente da Ocesc, Neivo Luiz Panho.
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu no dia 30 de agosto, na Casa da Ocergs, na Expointer, uma reunião da Câmara Temática do Leite.
A primeira pauta tratada pelos presentes foi o SimLeite, um Sistema de Monitoramento do Mercado de Lácteos, realizado em conjunto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Embrapa Gado de Leite e Cepea, e que visa reduzir as assimetrias de informação dos preços do mercado lácteo. O superintendente da OCB, Renato Nobile, reforçou na ocasião a importância da ferramenta e elucidou que o momento é de reformulação de sua metodologia de pesquisa com o intuito de tornar a ferramenta mais útil para as cooperativas.
Após, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, realizou a apresentação sobre o relato da reunião com representantes da OCB, Embrapa e Cepea, ocorrida em Curitiba, no dia 16 de agosto, cuja pauta foi a necessidade de revisão da estrutura de informações do SimLeite para que se tenham indicadores mais eficazes.
A segunda pauta da reunião foi a reestruturação do Fundoleite, em que o presidente do Sistema, Vergilio Perius, relatou a audiência pública e os encaminhamentos realizados nela e reforçou que o tema está sendo discutido na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo quando a melhor alternativa seria a discussão em uma comissão relacionada à agricultura.
Também estiveram presentes na reunião o coordenador jurídico do Sistema, Tiago Machado, a analista técnica de Monitoramento, Valeska Takahashi Ilha, o presidente da CTL, Jeferson Smaniotto, o presidente da cooperativa Piá, Gilberto Kny, o presidente, gerente de finanças e o diretor administrativo financeiro da Santa Clara, respectivamente, Rogério Sauthier, Enio Cichelero e Alexandre Guerra, o presidente da CCGL, Caio Viana, o presidente da Fecoagro/RS e diretor da Ocergs, Paulo Pires, e o superintendente da Cosulati, Raul Amaral.
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