Coordenador nacional do Ramo Transporte e presidente da Rede Transporte, Abel Paré, participou da abertura do evento
Com o objetivo de promover o lançamento oficial no Rio Grande do Sul dos Manuais Técnicos do Ramo Transporte, a Rede Transporte, com o apoio do Sescoop/RS, promoveu nessa segunda-feira (29/8), na nova sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o III Workshop Ramo Transporte.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu a presença dos representantes de cooperativas de seis unidades federativas do País (Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Sul), que prestigiaram a terceira edição do Workshop Ramo Transporte no Estado.
Perius ressaltou que o ramo Transporte do cooperativismo gaúcho é muito importante para o crescimento da economia do RS e principalmente dos associados das cooperativas. “Em 2015 o ramo Transporte foi o setor que mais cresceu no Estado sob o ponto de vista econômico. O faturamento cresceu 35,75%, mostrando a força do setor, que em 2015 faturou R$ 362,1 milhões”. O presidente do Sistema Cooperativista gaúcho também ressaltou o crescimento do quadro de associados, que em 2015 alcançou 6,1 mil associados.
Na sequência, o coordenador nacional do ramo Transporte, presidente da Rede Transporte e diretor da Ocergs, Abel Paré, agradeceu o apoio e a parceria do Sistema OCB e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Em seu discurso, Paré disse que o ramo trabalhou em harmonia nos últimos seis anos e que o crescimento e os números positivos obtidos pelo setor são provenientes de um trabalho desenvolvido em conjunto com as cooperativas e as entidades cooperativistas nacional e estadual.
Central de Compras: novos negócios e plataforma Bandeira Única
O presidente da Fetranscoop, representante de Minas Gerais no Conselho Consultivo do Ramo Transporte e diretor da região Sudeste da Rede Transporte, Evaldo Matos, explanou sobre o projeto da plataforma Bandeira Única. Segundo ele, o desafio é fazer do transportador um empreendedor. “A plataforma Bandeira Única busca desenvolver uma métrica de inteligência de negócio onde de fato o transportador possa usufruir daquilo que é o seu negócio e fazer a exploração do serviço ganhando”, explica Matos.
O representante de Minas Gerais falou sobre a experiência do compartilhamento em Belo Horizonte e disse que o objetivo é diminuir o custo financeiro do transportador de 2,4% a 3,4% através da Câmara de Compensação, utilizando um sistema de compartilhamento nacional. Além disso, Matos chama atenção também para a preocupação que o projeto tem com a questão da responsabilidade sócio ambiental. “A plataforma prevê o descarte correto de pneus, baterias, óleos lubrificantes, enfim, tudo que causa poluição, através de um sistema de gestão que faz a rastreabilidade disso tudo”, conclui.
Central de Compras
A gerente executiva da Rede Transporte, Aline Possamai, disse que a Central de Compras da Rede oferece a condição de compra com um custo diferenciado para a cooperativa associada. Aline explicou que a Rede mantém parcerias com fornecedores para customizar produtos e serviços, o que representa um ganho de economia para a cooperativa tanto em materiais de escritório e expediente, como pneus, recapagens e implementos; combustível, óleo e lubrificantes; seguros de cargas, de terceiros e de vida; tecnologia de transporte; veículos, peças e partes.
Rede Frete
O coordenador nacional do ramo Transporte, Abel Paré, explanou sobre o aplicativo de logística cooperativa centralizada, o Rede Frete, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte. “A ideia é integrar no mesmo ambiente tecnológico o compartilhamento de todas as cargas de todas as cooperativas que estiverem conosco no mesmo ambiente”.
Paré explica que o aplicativo permite usar a tecnologia para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, bem como o controle de logística e de compras. “Com um clic no mouse você pode contratar um veículo teu mesmo na tua fila ou de uma cooperativa que esteja no nosso ambiente ou até veículos de terceiros com as nossas regras de negócio. Mas, mais do que isso, o Rede Frete permite que nosso comercial possa inclusive fazer planejamento aonde precisa intensificar a força de vendas”, conclui.
Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o crescimento do ramo Transporte no País é motivo de realização para a entidade cooperativista. Nobile destacou a importância do trabalho de padronização dos Manuais Técnicos do setor. “O objetivo muito claro desses manuais é nós trazermos essa padronização, haja vista a diversidade que temos no cooperativismo de Sul a Norte, de Leste a Oeste do País, e também a diversidade dos 13 ramos do cooperativismo”.
Nobile também parabenizou o Sistema Ocergs-Sescoop/RS pela inauguração da nova sede no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e disse que se trata de um marco importante na história do cooperativismo estadual e nacional.
Após, foi a vez do grupo composto pelo representante da DSM Associados, Dorly Dickel; da VD Planos e Projetos, Paulo Campos; o contador Carlos Alberto Gasparetto e o analista de Monitoramento do Sistema OCB-Sescoop/ES, David Duarte Ribeiro, apresentarem o painel “Importância da Harmonização de Processos nas Cooperativas de Transporte”.
Por fim, a gerente técnica da OCB, Clara Maffia, e o analista técnico e econômico da OCB, Tiago Barros, realizaram o lançamento dos Manuais Operacional, Contábil e Tributário do Ramo Transporte.
A série conta com o Manual Contábil, o Manual Operacional e o Manual Tributário, todos voltados para cooperativas de transporte de cargas e de passageiros. Os conteúdos permitem orientar os profissionais das cooperativas e os prestadores de serviço, contribuindo para o estabelecimento de padrões nos processos contábil, tributário, fiscal e operacional, garantindo o atendimento às legislações específicas.
O trabalho foi desenvolvido com o apoio de um Grupo Técnico constituído especialmente para a elaboração destes manuais e contou com a participação de representantes de todas as regiões do País, além da realização de visitas técnicas às cooperativas para compreender seu modo de operação no atual cenário produtivo.
Segundo o coordenador nacional do Ramo Transporte do Sistema OCB e diretor da Ocergs, Abel Paré, o evento reforça a importância do ramo que mais cresceu em 2015 no Rio Grande do Sul. “Os manuais fazem parte de um conjunto de ações que contribuem para a melhoria da competitividade das cooperativas de transporte no País, destacando-se as mais recentes: conceituação de frota CTC pela ANTT, Missão de Negócios na Argentina e a Rodada de Negócios a realizar-se dia 31/8 também na Expointer", destaca o dirigente.
Nessa terça-feira (30/8), o Sistema OCB promove a 1ª Rodada de Negócios para Cooperativas do Ramo Transporte, na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
Negócios
No dia 27 de agosto, último sábado, no auditório Édio Spier, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da terceira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou quatro alunos.
O diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, realizou a abertura da cerimônia cumprimentando a todos, contextualizando historicamente o início do projeto da Escoop, e falando sobre o orgulho de fazer parte desse momento tão importante para todos.
Conduzidos por Schmidt, os alunos fizeram sua entrada e após, o supervisor da secretaria acadêmica da Escoop, Vanderlei Moacir Schneider, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.
Após o juramento dos formandos, representados pela juramentista Paula Cortez Karkow, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor Derli Schmidt. Formaram-se na ocasião Daniel Soares da Silveira, Maria Regina de Freitas Teixeira, Paula Cortez Karkow e Priscila César Siqueira.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura, ressaltando a importância da família nesses momentos. “Várias famílias formam uma cooperativa e vocês trazem a sustentação fundamental para o futuro das cooperativas. E a Escoop tem esse papel: formar pessoas que pensem no coletivo e que levem os princípios do cooperativismo adiante”, finalizou.
O encerramento da cerimônia de colação de grau foi realizado pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt, que parabenizou a todos os formandos. “Tenho certeza de que vocês sairão daqui hoje mais críticos, mais cooperativistas e vão contribuir para o cooperativismo que sonhamos. O progresso vem da educação continuada. Há muito o que fazer e há muito o que caminhar e a Escoop está orgulhosa de vocês. Parabéns a todos”, concluiu.
Negócios
Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que não há no Brasil nada parecido com a Expointer
Diferente dos anos anteriores, a solenidade de abertura oficial da 39ª da Expointer ocorreu no dia da abertura dos portões do Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio. Na manhã deste sábado (27/8), o governador José Ivo Sartori, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, juntamente com autoridades federais, estaduais e municipais deram início a uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que se estende até 4 de setembro, com o tema "Com o campo, o Rio Grande dá certo".
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, representando o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer; os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do Trabalho, Ronaldo Nogueira; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Westphalen Etchegoyen; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, entre outras autoridades. Durante o ato também será entregue a medalha Assis Brasil a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária.
Em seu discurso, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius parabenizou a estrutura e modernidade do parque. “A Expointer é o que todo Brasil e o Rio Grande do Sul gostaria de ter como o seu país e o seu estado, aqui está o progresso, aqui está representado o trabalho, aqui está representado o esforço, a responsabilidade da sociedade, está o conjunto de interesses coletivos que querem um país melhor e que querem um Rio Grande do Sul cada vez melhor”. Em sua fala, o presidente do Sistema cooperativista gaúcho lembrou que o cooperativismo está presente no desenvolvimento econômico e social do Estado, e que em 2015 o faturamento do setor cresceu 15,75%.
Perius também apresentou um dado importante em relação ao acréscimo de 21 mil jovens como sócios no sistema cooperativista agropecuário do RS, o que significa menos êxodo rural e mais gente no campo. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS agradeceu ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, por ter instituído o Aprendiz Cooperativo do Campo.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que não há no Brasil nada parecido com a Expointer. Maggi citou que 49,9% da exportação brasileira no último trimestre saiu do agronegócio e que o setor representa cerca de 23% do PIB nacional. “Esse segmento ajuda muito a economia brasileira e será a porta de saída para a crise em que nos encontramos”, complementou Maggi.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, agradeceu em seu discurso o apoio recebido pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Sartori disse que a feira e a mobilização em relação a ações efetivas na agricultura familiar só foram possíveis graças aos recursos federais investidos no parque.
O governador do RS classificou os representantes do setor primário como o “coração do Rio Grande”. “Um setor que consegue manter o seu dinamismo em meio às crises, aos desafios e às dificuldades. A síntese desse trabalho está aqui na nossa Expointer, que abre os portões ao público hoje. No Rio Grande do Sul, a recuperação econômica começa no setor primário e em todas as suas vertentes. O agronegócio representa a metade do PIB estadual diretamente”, destacou.
Medalha Assis Brasil
Nesta edição, a medalha Assis Brasil, honraria concedida a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária, foi entregue por Sartori e o vice-governador, José Paulo Cairoli, ao diretor do Grupo Randon, Raul Randon, ao diretor do Grupo SLC, Eduardo Silva Logemann, e o agropecuarista Domingos Antônio Lopes Velho.
Atrações
Mais de 500 atrações simultâneas ocorrerão nos 141 hectares do parque, que contempla debates, oficinas, premiações, seminários, palestras e fóruns sobre o setor agropecuário. Durante a feira, também ocorrerá a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), no Pavilhão de Produtos e Artesanatos, com a presença de 295 artesãos de 56 municípios. No Pavilhão da Agricultura Familiar, estarão 227 participantes, entre agroindústrias, flores e plantas, além de gastronomia.
Negócios
Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Seviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lançou nessa quarta-feira (24/8), em Porto Alegre, o Manual de Boas Práticas de Recursos Humanos para Cooperativas. O lançamento aconteceu no Centro de Formação Profissional Cooperativista, durante seminário que contou com a presença de 61 representantes de cooperativas.
No discurso de abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou a importância do setor de Recursos Humanos dentro da estrutura de gestão moderna e eficiente das cooperativas.
Sobre o Manual de Boas Práticas de RH para Cooperativas
O material foi desenvolvido por uma equipe de trabalho que reúne técnicos e gestores de RH de cooperativas do Estado, instituída ainda em 2012, mas o processo de elaboração do conteúdo desse Manual foi iniciado no ano passado. O trabalho reforça o papel institucional do Sescoop/RS na elaboração e disseminação de manuais técnicos.
O evento contou com a presença do gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; do gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira; da palestrante Cláudia Müller, que explanou sobre o Manual, e da palestrante Ana Vasquez, que apresentou a palestra “Melhores Práticas em Gestão de Pessoas: Qual o papel do Engajamento no Trabalho?”.
Na parte da tarde, além da apresentação do Manual por parte do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos, foi apresentado também o MBA Gestão de Pessoas em Organizações Cooperativas da Escoop, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 2 de setembro. Por fim, Eduardo Tevah finalizou o dia com a palestra motivacional “Pessoas: O Grande diferencial Competitivo”.
Negócios
A Escoop está com inscrições abertas para o MBA em Gestão de Pessoas em Organizações Cooperativas. Com número limitado de 30 vagas, o curso tem carga horária total de 370 horas, com aulas nas sextas-feiras (tarde/noite) e sábados (manhã/tarde). O MBA é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, que sejam empregados da cooperativa e integrantes do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos para Cooperativas Agropecuárias.
O curso tem como objetivo geral promover o desenvolvimento de competências e habilidades que agreguem valor ao desempenho de funções em áreas ligadas à Gestão de Pessoas nas organizações cooperativas.
O início das aulas está previsto para os dias 30 de setembro e 1° de outubro de 2016 e o encerramento no mês de julho de 2018.
Dentre as disciplinas que compõem o MBA estão Autoconhecimento para a Gestão de Pessoas, Gestão de Cargos, Carreiras e Remuneração, Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas, Gestão dos Processos Organizacionais, Gestão da Comunicação Interna e de Conflitos e Liderança e Motivação para o Trabalho.
INSCRIÇÃO
O prazo de inscrições segue até o dia 2 de setembro de 2016. O candidato interessado em cursar o MBA deve enviar ou entregar pessoalmente os documentos listados abaixo para a Secretaria Acadêmica da Escoop – Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS – CEP: 90240-581 (A/C Vanderlei Schneider. Telefone: (51) 3500.2206).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
– Cópia do diploma de Ensino Superior (frente e verso);
– Cópia do RG/CPF (não aceita CNH);
– Currículo atualizado;
– Declaração de vínculo com a cooperativa, indicando a área de atuação ou cópia da CTPS;
– Ficha de inscrição do curso devidamente preenchida (Disponível AQUI)
INVESTIMENTO
Investimento total: R$ 9.420,00
Bolsa de estudos SESCOOP/RS: 70% do investimento
O aluno bolsista pagará 18 parcelas mensais de R$157,00, sendo o valor total de R$ 2.826,00.
Concessão de bolsa de estudo: 2 vagas por cooperativa
Confira abaixo o cronograma de disciplinas e professores do Curso
Confira abaixo o cronograma de disciplinas e professores do Curso:
Negócios
Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Seviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lançará, no próximo dia 24/8, em Porto Alegre, o Manual de Boas Práticas de Recursos Humanos para Cooperativas. O evento será marcado por um seminário, a ser realizado no Centro de Formação Profissional Cooperativista, e para o qual se espera a participação de representantes das cooperativas gaúchas.
O material foi desenvolvido por uma equipe de trabalho que reúne técnicos e gestores de RH de cooperativas do Estado, instituída ainda em 2012, mas o processo de elaboração do conteúdo desse Manual foi iniciado no ano passado. O trabalho reforça o papel institucional do Sescoop/RS na elaboração e disseminação de manuais técnicos.
INSCRIÇÕES – O Seminário de Apresentação do Manual de Boas Práticas de Recursos Humanos para Cooperativas - 2016 é gratuito, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem clicar aqui para se inscreverem. O prazo de inscrições encerra nesta sexta-feira (19/8).
Programação
8h30 - Inscrições
8h45 - Abertura
9h - Palestra 1 - Manual de Boas Práticas de RH – com Cláudia Müller
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra 2 - Melhores Práticas em Gestão de Pessoas: Qual o papel do Engajamento no Trabalho? – com Ana Vazquez
12h - Intervalo
13h30 - Apresentação do Manual - Grupo de Trabalho de Recursos Humanos
15h - Apresentação do MBA Gestão de Pessoas nas Organizações Cooperativas - POA - 2016
15h30 - Intervalo
16h - Palestra Motivacional - Pessoas: O Grande diferencial Competitivo – com Eduardo Tevah
17h30 – Encerramento
Negócios
As cooperativas gaúchas interessadas em participar da segunda edição do Prêmio Ocergs de Cooperativismo devem se apressar, pois o prazo de inscrições encerra na próxima segunda-feira (15/8).
O Prêmio foi lançado com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2016, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:
I. INTERCOOPERAÇÃO
Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA
Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
III. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.
Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).
Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.
O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.
INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.
PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo.
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, foi o palestrante da reunião mensal da diretoria da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão – Agert, que aconteceu na sede da entidade no dia 21 de julho. O tema abordado por Vergilio Perius foi a Expressão do Cooperativismo Gaúcho, quando abordou a importância econômica e social das cooperativas do Rio Grande do Sul. Perius foi recebido pelo presidente Roberto Cervo, o Melão, e toda a sua diretoria. Como forma de agradecimento, ao fim do encontro, o diretor da Agert Marcos Piccoli, entregou um troféu para o representante do cooperativismo gaúcho. O presidente Melão, em nome de seus associados, fez um agradecimento ao prestígio que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS confere aos radiodifusores gaúchos.
A entidade
A Agert foi fundada em 13 de dezembro de 1962 por sessenta e dois empresários gaúchos de radiodifusão, reunidos nos salões da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), cedida por seu presidente, o jornalista Alberto André. Seus associados são hoje 155 emissoras AM e 164 FM, 22 estações de televisão e 7 representantes comerciais, totalizando 348 filiados. A estrutura da diretoria da Agert é composta por presidente, dez vice-presidentes, nove vice-presidentes regionais e 14 diretores. Atualmente, possui 348 filiados, entre emissoras de rádio, televisão e representantes comerciais. A Agert tem como missão representar e defender os interesses da radiodifusão gaúcha, prestando-lhe suporte técnico e jurídico institucional, bem como contribuir para o desenvolvimento de seus recursos humanos e para o incremento de sua produtividade.
Negócios
Gerente da área de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand (e), e a assessora de Comunicação e Marketing da Cooperativa, Annelise Seibt Altreider (d) / Foto: Divulgação Sicredi Pioneira RS
Reconhecida na faixa prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015, a Sicredi Pioneira RS representa o Rio Grande do Sul no Workshop de Boas Práticas 2016. O evento, que teve início nessa quarta-feira (20/7), em Brasília (DF), conta com a participação de representantes das cooperativas vencedoras nas categorias ouro e prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015.
A intenção é que as cooperativas premiadas apresentem suas práticas inovadoras de gestão umas às outras, para que, desta forma, melhorem, fortaleçam e ampliem o resultado de seus processos.
INSPIRAÇÃO – “Para a Sicredi Pioneira RS participar do Workshop de Boas Práticas é fundamental para se inspirar e identificar novas oportunidades de melhorias com as coirmãs e, ao mesmo tempo, poder compartilhar o caso do Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) é uma forma de contribuir com a melhoria da relação das cooperativas com os associados. As trocas de boas práticas entre as cooperativas precisam ser intensificadas para fortalecer o nosso negócio”, afirma o gerente da área de Relacionamento da Cooperativa, Daniel José Hillebrand, que representa a Sicredi Pioneira RS no evento, junto com a assessora de Comunicação e Marketing, Annelise Seibt Altreider.
Foto: Divulgação Sicredi Pioneira RS
Essas iniciativas integrarão o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança, publicação da unidade nacional do Sescoop que apresenta as inciativas reconhecidas na edição 2015 do Prêmio.
MELHORIA – “Nossa intenção é possibilitar que as cooperativas vencedoras do Prêmio no ano passado, conheçam a solução adotada para problemas em comum. Temos muitas iniciativas que demonstram o comprometimento das cooperativas em melhorar, cada dia mais, sua gestão. Com criatividade e muita técnica, é possível ampliar os resultados por meio de medidas simples. E o que propomos aqui, durante estes dois dias de workshop, é promover a troca de experiências entre as vencedoras, por meio de um rico processo de intercooperação”, comenta a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.
PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS – O evento também conta com a participação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e representantes de outras cinco unidades estaduais. O Rio Grande do Sul é representado pelo analista técnico do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Leonardo Dangel.
SAIBA MAIS – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB. Em 2015 teve sua segunda edição. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.
Em sua segunda edição, o Prêmio contou com 246 cooperativas inscritas e reconheceu as melhores práticas de gestão e governança de 32 cooperativas de todo o País. “As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o País já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do País tenham aderido ao Programa”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor o corpo funcional das cooperativas. Pensando nisso, o Sescoop criou o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas alcancem a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para se firmarem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.
SOBRE A SICREDI PIONEIRA RS – Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, com 113 anos de história, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou pela segunda vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
A Cooperativa atua nas regiões da Serra Gaúcha, Vale do Sinos e Vale do Caí, estando presente em 21 municípios. Com um quadro de 115 mil associados e 520 colaboradores, a Sicredi Pioneira RS foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na premiação em 2015. O presidente da Cooperativa, Márcio Port, que esteve acompanhado do diretor executivo da Cooperativa, Solon Stahl, recebeu o troféu das mãos do embaixador especial do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO ASSOCIADO (SAA) – O caso de sucesso da Sicredi Pioneira, compartilhado com as demais cooperativas presentes no Workshop, trata-se de um canal de comunicação entre a Cooperativa de Crédito, seus associados e usuários, interligando as áreas internas da Cooperativa e unidades de atendimento.
Tem como objetivo atender atentamente e criticamente as sugestões, reclamações e/ou elogios dos associados através de canais específicos e transformar as informações coletadas em melhorias. Também envolve as áreas da Cooperativa e do sistema, através do método PDCA de melhoria contínua, analisando os processos relacionados às reclamações, possibilitando o aperfeiçoamento dos produtos, serviços, processos e atendimento.
Fotos: Sistema OCB
Negócios
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias (confira a relação no final).
Em 2016, vamos começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.
CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecê-la melhor.
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas até o dia 9 de setembro. Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para
RELAÇÃO DAS COOPERATIVAS GAÚCHAS QUE RECEBERAM A DISTINÇÃO
1ª edição: 2004
Tema: Cooperativismo Agropecuário
Categoria: Inovação Tecnológica
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí – Cotrijal
2ª edição: 2005
Tema: Não é só jogador de futebol que trabalha no campo e merece reconhecimento
Categoria: Educação Cooperativista
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda. – Cotrijal
3ª edição: 2006
Tema: Novos Ramos Novos Rumos
Categoria: Ramo Crédito
Central Sicredi RS
4ª edição: 2007
Tema: O Novo Cooperativismo
Categoria: Educação Cooperativista
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Categoria: Ramo Infraestrutura
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda – Certel
Categoria: Ramo Saúde
Unimed Erechim Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda
5ª edição: 2008
Tema: A Vitrine da Excelência Cooperativa
Categoria: Ramo Crédito
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi
Categoria: Ramo Infraesturutra
Coprel Cooperativa de Energia
6ª edição: 2009
Categoria: Responsabilidade Social
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda.
Categoria: Meio Ambiente
Unimed Alto Jacuí Cooperativa de Serviços Médicos Ltda.
7ª edição: 2010
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia
8ª edição: 2012
Categoria: Cooperativa Cidadã
2º Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
Categoria: Fidelização
1º Sicredi Alto Uruguai
9ª edição: 2014
Categoria: Atendimento
3º Certel
Categoria: Fidelização
2º Sicredi Pampa Gaúcho
Categoria: Inovação e Tecnologia
3º Cotrijal
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
O cooperativismo valoriza a educação, formação e o acesso à informação. Sob esse princípio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí – Sescoop-PI iniciou em janeiro de 2016 a segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Prodelcoop), projeto estruturador que visa proporcionar aperfeiçoamento técnico em gestão e governança a 30 representantes de cooperativas piauienses por meio de aulas presenciais e uma missão de estudos.
Nessa quinta-feira (7/7), uma comitiva com 32 representantes do cooperativismo piauiense visitou a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Acompanhados pela analista técnica da Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila e pela assessora administrativa, Luci Czuka, o grupo foi recebido pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário de Conto.
PARTICIPAÇÃO DE DIVERSOS RAMOS – Ao todo, 21 cooperativas de seis ramos do cooperativismo de Piauí (Educacional, Saúde, Agropecuário, Crédito, Transporte e Especial) participaram da missão de estudos, que contou com a presença do gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alves de Alencar. O programa acontece de janeiro a dezembro com dez disciplinas e um intercâmbio técnico.
A visita integra o módulo IV – vivência prática e análise de aplicabilidade – missão de estudos: intercâmbio técnico nas cidades de Brasília (DF), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), tendo por objetivo verificar as boas práticas de gestão das cooperativas.
NOVOS LÍDERES COOPERATIVISTAS - De acordo com o gestor do Alencar, até 2020 o Sescoop/PI terá formado 150 novos líderes cooperativistas. Aluno da primeira turma do Prodelcoop, Antonio Leopoldino, presidente da Casa Apis, uma central de cooperativas que exporta mel orgânico para diversos países, fala da importância dessa formação. “A organização de base de cooperados, os conhecimentos da gestão administrativa e o bom nível tecnológico são ferramentas indispensáveis ao sucesso de um empreendimento cooperativo. Precisávamos estar preparados para esta nova realidade. Depois dessa formação, já nos sentimos mais seguros na condução dos nossos empreendimentos. As expectativas são promissoras, com certeza”, afirma.
O roteiro da comitiva piauiense incluiu uma visita na parte da tarde ao Centro Administrativo Sicredi. Nesta sexta-feira (8/7), o grupo visita a Sicredi Pioneira RS, a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e a Rural Show, feira organizada em parceria pela cooperativa Piá, Prefeitura de Nova Petrópolis e Emater RS/Ascar.
Negócios
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias.
Em 2016, vamos começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.
CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, serão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecê-la melhor.
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas entre os dias 4 de julho e 9 de setembro! Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Com recursos de R$ 3 bilhões do sistema financeiro estadual - Banrisul, Badesul e BRDE -, foi lançado nessa quarta-feira (29/6), no Palácio Piratini, o Plano Safra Gaúcho 2016/2017. São R$ 2,1 bilhões do Banrisul, R$ 550 milhões do BRDE e R$ 350 milhões do Badesul. O montante total destinado pelo governo do Estado é recorde. Em 2015, o Plano Safra disponibilizou R$ 2,8 bilhões, volume superior ao ano anterior: R$ 2,74 bilhões.
Dos R$ 2,1 bilhões que podem ser aportados via Banrisul, R$ 1 bilhão é destinado para custeio, R$ 600 milhões para comercialização e R$ 500 milhões para investimento. Estão previstos financiamentos para agricultores familiares (Pronaf), médios produtores (Pronamp) e agricultores empresariais, cooperativas, agroindústrias, beneficiadores, cerealistas e demais empresas do setor.
A maior parte das operações envolvendo os R$ 500 milhões disponibilizados pelo BRDE é relacionada a projetos de irrigação e de armazenagem; aquisição de máquinas e equipamentos; pesquisas e tecnologia; obras civis; e projetos sanitários e ambientais. Recursos para compra de máquinas, equipamentos e implementos também podem ser financiados dentro dos R$ 350 milhões viabilizados pelo Badesul, que ainda oferece linhas de crédito para projetos de açudes, correção de solo e armazenagem.
"Este Plano Safra recorde é fruto de um esforço do governo. Apesar do momento de dificuldades, demonstra a crença no setor que contribui para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. Estes recursos estarão à disposição no sistema financeiro estadual a partir de 1º de julho para que os agricultores já comecem a pensar na safra de verão", anunciou o governador José Ivo Sartori.
O governador elogiou o trabalho integrado das secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. "A união, a construção coletiva e a articulação em favor do crescimento são premissas do nosso governo. Assim reafirmamos nosso compromisso com os produtores rurais e com o desenvolvimento no campo", afirmou.
Retorno imediato
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, afirmou que viabilizar recursos aos produtores, por meio das instituições financeiras, "é investir no retorno imediato na economia do Estado". O secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, disse que o Plano Safra permite aos produtores planejar seus investimentos e até ampliá-los. "Para os pequenos produtores, representa investimento em tecnologia para aumentar a produção".
Representando os produtores rurais, Vinícios Ivan Andreazza, 19 anos, contou como financiamentos obtidos nas linhas do Plano Safra mudaram a realidade da propriedade da família. "Com o foco na qualidade, fiz cursos e adquirimos tecnologia. Aumentamos a produção e hoje temos sete funcionários". O presidente da Cooperativa Mista São Luiz (Coopermill) de Santa Rosa, Joel Antônio Capeletti, destacou a importância destes recursos para o sistema cooperativo.
Plano Safra nacional
O superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, Edson Bündchen, adiantou que, até o final do ano, o BB deve liberar R$ 10 bilhões para o agronegócio gaúcho. Do total de recursos disponibilizados pelo governo federal, 62% são financiados pelo Banco do Brasil e o RS fica com 20% do montante total desembolsado pelo BB.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do RS
Negócios
Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas / Foto: Iago Carvalho/Sistema OCB
Cooperativistas de oito estados brasileiros concluíram nessa terça-feira (28/6) sua participação no I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em sua sede, em Brasília. O evento teve por objetivo discutir os benefícios do Programa de Autogestão com foco nos aspectos econômicos, financeiros e sociais (mais conhecido como GDA).
O Rio Grande do Sul foi representado por nove cooperativas. Para o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, o evento foi importante para que se mantenha um alinhamento desse processo nos diversos estados onde o projeto está sendo implantado. “Especialmente para as cooperativas do Rio Grande do Sul que tiveram essa oportunidade, foi importante para que haja consolidação desse trabalho. A expectativa é que possamos logo colher bons resultados e ampliar de forma sistemática a participação de outras cooperativas, potencializando a utilização padronizada de informações para análise comparativa e tomada de decisões”, explica Daronco.
No Estado, o Programa de Autogestão integra o planejamento estratégico como um dos projetos estruturantes do Sescoop/RS. O projeto teve início em agosto de 2015, com um processo de conscientização dos dirigentes das cooperativas do ramo Agropecuário para adesão a este programa. Com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS visitou 27 cooperativas agropecuárias com potencial de implantação do Programa de Autogestão.
Daronco ressalta que na medida em que as cooperativas aderem ao Programa, o Sescoop/RS oferece um treinamento básico sobre a utilização do Sistema de Informações. “Para aquelas que conseguiram avançar com mais intensidade nesse processo, a unidade nacional do Sescoop oportunizou a participação no I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias”, comenta Daronco.
“Nossa expectativa é que ao final deste segundo semestre também possamos realizar um encontro semelhante a este, com o grupo das 27 cooperativas do Rio Grande do Sul”, comentou o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Além do Rio Grande do Sul, o I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias reuniu também representante do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Ceará. O evento contou com a participação dos presidentes José Roberto Ricken (Ocepar), João Nicédio Alves Nogueira (OCB/CE) e, também, dos superintendentes José Aparecido dos Santos (OCB/CE), Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Aramis Moutinho Júnior (Ocesp).
Entre as cooperativas gaúchas participantes estiveram a Coasa, Coagril, Coagrisol, Cotrirosa, Cotrisel, Languiru, Piá, Cotripal e FecoAgro/RS. Participaram do evento os diretores superintendentes da Coagril e Coagrisol, Rudinei Richter e Clademir Comin, respectivamente; o diretor vice-presidente da Cotrirosa, Aloísio Selch; o gerente de Controladoria da Cotrirosa, João Bertê; os diretores da Cotrisel, Paulo Borges dos Santos e Rivieri Argenta; o gerente de TI da Cotrisel, Pedro Pinto; o diretor administrativo da Languiru, Silério Hamester; o diretor da Piá, Jeferson Smaniotto; a gerente de Controladoria da Piá, Gisela Schaffer; o gerente Financeiro da Cotripal, Nestor Lang; o superintendente da FecoAgro/RS, Sergio Feltraco; os contadores Carlos Baranzelli (Coasa), Jorge Zohler (Coagril), Gladmir Lima (Coagrisol), Carla Gregory (Languiru) e Vilson Ketzr (Cotripal).
Pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, estiveram presentes também os analistas técnicos do Monitoramento, Tatiani da Silva e Leonardo Dangel, e o analista administrativo da Ocergs, Matheus Loro.
HISTÓRIA – “E quando falamos em referenciais comparativos é fundamental termos uma base histórica, onde registramos e acompanhamos a evolução da cooperativa. Isso é gestão de uma cooperativa e ela deve ser tão profissionaliza quanto a das empresas concorrentes. Só desta forma a cooperativa se manterá no mercado. Uma atuação assim é uma quebra de paradigmas”, disse o especialista da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Francisco Teixeira Neto, durante sua exposição sobre a importância dos referenciais comparativos na busca da excelência na gestão.
DESENVOLVIMENTO – “Esse conjunto de siglas (PDGC, GDA, GDH, FIC e PAGC) traz um padrão de conformidade aos indicadores da cooperativa. Com base neles será possível propor estratégias visando à vantagem competitiva e gerando felicidade aos cooperados. Por isso, convidamos às cooperativas do País, a aderirem ao GDA. Tenho certeza de que, depois de tantas reflexões feitas ao longo desses dois dias de trabalho intenso, será possível perceber indicadores muito mais específicos e alinhados. Isso possibilitará o desenvolvimento do movimento cooperativista brasileiro”, afirmou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, enquanto discorria sobre o modelo de atuação do Sescoop na busca da autogestão.
VISÃO – “Só gerencia quem mede e só mede quem transforma as informações em índices comparáveis. Por isso é tão importante ter dados que nos mostrem como éramos no passado, como agíamos anteriormente, como estamos e onde queremos chegar, afinal de contas, só podemos comparar o hoje com o ontem. E, com base nos números do passado, temos condições de projetar um futuro factível”, comentou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enquanto falava sobre o PRC 100, projeto desenvolvido em parceria com as cooperativas paranaenses.
DIFERENCIAL – “O sistema de autogestão permite que a informação de balanço seja transformada em dado gerencial. Além disso, serve de benchmarking e confere mais transparência à gestão”, disse o gerente de Autogestão do Sistema Ocepar, Gerson Lauermamm, durante a palestra Cenários econômicos – aspecto financeiro – consolidação das aplicações do GDA de todos os estados.
INTEGRAÇÃO – “O sistema de autogestão nos fornece informações propícias para gerir o negócio cooperativo e mostra tudo aquilo que pode ser melhorado. Vale destacar que o objetivo é a integração entre cooperativa, unidade estadual e unidade nacional, visando ao fortalecimento do relacionamento e a busca de soluções para o sistema cooperativista brasileiro”, ressaltou o analista técnico especializado do Sescoop/PR, Devair Mem, durante sua palestra sobre a Atuação do GT das Cooperativas do Paraná na defesa e representação.
ENGAJAMENTO – “Quando falamos em geração de informação de qualidade, o programa de autogestão é de suma importância não só para a cooperativa, mas para todo o movimento cooperativista brasileiro. Para além disso, é fundamental que os cooperados se sensibilizem e estejam abertos a esse processo. É por isso que é necessário trabalhar fortemente pela educação do corpo técnico e das lideranças cooperativistas da nossa base”, afirmou o presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira.
BANCO DO BRASIL – A palestra magna do evento foi proferida pelo gerente executivo de Negócios com Cooperativismo do Banco do Brasil, Guinter Knaack. Ele discorreu sobre a expectativa do agente financeiro para a realização de financiamento às cooperativas, considerando aspectos como governança, gestão e indicadores econômicos e financeiros.
Segundo ele, o trabalho de análise de risco das cooperativas feito pelo banco começou em 1988. De lá para cá, muita coisa foi alterada no processo. Para se ter uma ideia, atualmente 2,8 mil cooperativas brasileiras possuem contratos de financiamento com o banco e cada dia mais este público tem sido foco do Banco do Brasil, especialmente considerando a taxa de inadimplência: 0,55%, o que, para a instituição financeira, é um excelente indicador.
Ele relatou, ainda, que a avaliação de desempenho das cooperativas foi 25% melhor na comparação entre os anos safra 2014/2015 e 2015/2016.
Com informações do Sistema OCB
Negócios
O Sicredi realizou na última sexta-feira (24/6) o seu tradicional almoço com as entidades das cadeias produtivas do agronegócio gaúcho, órgãos estaduais e federais e representantes da agroindústria familiar, onde apresentou as estratégias, valores disponibilizados e as perspectivas do cenário econômico.
O Sicredi RS/SC vai liberar R$ 6,10 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2016/2017, representando 7,9% a mais sobre o ciclo anterior (2015/2016), com estimativa de realizar mais de 130 mil operações. Desse total, R$ 4,85 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhas do Pronaf, do Pronamp, e voltadas aos demais produtores. O restante, R$ 1,25 bilhão, será direcionado a operações com o BNDES aos mercados gaúcho e catarinense.
No fechamento estimado do ciclo anterior (Safra 2015/2016), o Sicredi RS/SC totalizou mais de R$ 4,62 bilhões em crédito, provenientes de 120 mil operações realizadas de financiamentos. “O Sicredi se posiciona como parceiro de seus associados com a missão de entender suas necessidades e apoiar o financiamento da produção para um crescimento sustentável”, pondera o diretor executivo do Sicredi RS/SC, Gerson Seefeld.
Sicredi disponibiliza R$ 10,6 bilhões em crédito rural para o novo ciclo Plano Safra 2016/2017
Ao todo no Brasil, o Sistema Sicredi está disponibilizando R$ 10,6 bilhões em crédito rural para o novo ciclo Plano Safra 2016/2017, projetando atingir 185 mil operações, entre custeio e investimento. No fechamento consolidado nacional do ciclo Safra anterior (2015/2016), o Sistema Sicredi liberou mais de R$ 8,2 bilhões com 150 mil operações efetivadas.
“Temos que valorizar o momento positivo que o setor está vivendo. E o Sicredi também vem avançando num movimento contrário ao mercado quando registra crescimento na captação da poupança, que é o nosso grande financiador do agronegócio”, explica o diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, salientou que na pesquisa anual do desempenho das cooperativas de todos os setores, realizada pela entidade, o Sicredi este ano, figurou novamente como destaque. “O Sicredi é um exemplo por conta do trabalho sério que realiza. Apenas na avaliação dos depósitos a prazo, cresceu mais de 23%. É impressionante, principalmente quando comparado com as demais instituições financeiras, que na média evoluíram menos da metade desse percentual”, ressalta Perius.
Seefeld lembrou que todo o esforço em se manter coeso e consistente no mercado, vem sendo reconhecido pelas agências internacionais de análise de risco de crédito. “No primeiro semestre de 2015, a Fitch elevou os ratings do Banco Cooperativo Sicredi; em fevereiro deste ano conquistamos a classificação da Moody’s. E a obtenção do rating pela Standard & Poor's já está prevista para o 2º semestre de 2016”, explica.
Este reconhecimento, avalia Seefeld, é fruto de um engajamento em torno do cooperativismo. “O relacionamento junto aos associados, onde atuamos levando consultoria financeira; nossas ações voltadas ao crédito responsável e fomentando a educação financeira; nosso empenho em mostrar a importância do investimento no futuro com a previdência privada; e a nossa baixa inadimplência, fazem o Banco Central destacar nossa responsabilidade social para com as comunidades onde estamos presente”, exalta.
Já o presidente da Emater-RS, Clair Kuhn, abordou a capacidade que o Sicredi tem em ser um parceiro efetivo. “O nosso produtor tem que ser protegido dos ‘vendedores de crédito’. E é isso que os nossos produtores conseguem tendo o Sicredi como parceiro, pois recebem consultoria financeira e até de gestão para as suas propriedades. Por essa forma responsável de agir, é que o Sicredi foi a primeira instituição financeira que procuramos para firmar parcerias”, avalia Kuhn.
Na pauta do encontro, também foram apresentados os números e ações de fechamento do ciclo Safra anterior (2015/2016). “O evento foi uma forma de agradecer a parceria e reafirmar o convite às entidades das cadeias produtivas do agronegócio gaúcho, órgãos estaduais e federais e representantes da agroindústria familiar, para continuarmos meios de fortalecermos – cada vez mais -, nossa parceria com a efetiva realização de ações que beneficiem as comunidades onde estamos inseridos”, afirma Seefeld.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Negócios
Demonstrar como o cooperativismo faz diferente e gera diferença nas comunidades onde ele está presente. Valorizar e destacar a dimensão humana e econômica do cooperativismo na vida das pessoas, e mostrar para a sociedade gaúcha que o sucesso do modelo cooperativista está justamente no trabalho e nos esforços dessas pessoas. Com essa proposta, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lança a campanha Histórias Reais do Cooperativismo.
As cooperativas geram crescimento para toda sociedade e para ressaltar a força desse modelo de negócios, o Sescoop/RS mostra gente que faz história - e muda sua história - no cooperativismo. “O Histórias Reais é um projeto que apresenta para a sociedade gaúcha a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do Estado, mostrando que onde tem cooperativa tem gente trabalhando, crescendo junto e tornando sua comunidade melhor. O sucesso do modelo cooperativo está justamente no trabalho e na cooperação das pessoas para a construção de um mundo melhor”, afirma o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
A campanha foi lançada no último domingo (19/6) e traz vídeos e posts que podem ser conferidos no site historiasreais.coop.br e nas redes sociais do Sescoop/RS. Os vídeos contam histórias interessantes do cooperativismo gaúcho, que mostram a transformação econômica e social que o cooperativismo traz para a vida das pessoas e que destacam os números positivos que o modelo cooperativista mantém mesmo diante de um cenário de arrefecimento da atividade econômica e da retração na criação de novos postos de trabalho.
Quer saber mais sobre o Histórias Reais do Cooperativismo e interagir com a campanha, acesse historiasreais.coop.br.
Negócios
Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram no dia 17 de junho, em Brasília, com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com a gerente geral Tânia Zanella (OCB), com o objetivo de apresentar o resultado do diagnóstico feito nos últimos dias nos estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo, a partir de vistas realizadas em cooperativas agropecuárias.
Os superintendentes destas três unidades estaduais visitadas, além do presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, participaram da reunião, realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras. Da reunião, participaram, ainda, representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha e da Embaixada alemã.
A visita técnica da missão alemã é uma das etapas de projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.
A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.
Dentre as impressões apresentadas estão, por exemplo, a necessidade de intercooperação entre as unidades avaliadas no projeto-piloto, com o intuito de trocar experiências para problemas e desafios comuns, já que cada estado possui soluções e alternativas importantes e que podem gerar uma padronização em processos de gestão e de produção, por exemplo.
Desta forma, os representantes da DGRV e da ADG propuseram os próximos passos do projeto-piloto, baseado em atividades a serem desenvolvidas por três grupos de trabalho até meados de 2017. Os GTs (listados abaixo) serão compostos, incialmente, por representantes da DGRV, da unidade nacional e dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo, mas eventualmente, demandarão o apoio de outras áreas tanto da unidade nacional quanto de outras organizações estaduais.
- GT de Desenvolvimento de Recursos Humanos – A proposta é desenvolver um diagnóstico dos processos gerenciais para identificar as oportunidades de melhorias. Para isso, uma ferramenta que deverá ser utilizada é o PDGC. Além disso, a intenção é promover uma apropriação do conteúdo de programas de gestão e governança por técnicos de unidades estaduais e das cooperativas agropecuárias. Uma série de eventos deverá ser realizada a fim de estabelecer diretrizes de qualidade e padrões mínimos para capacitações.
- GT Consultoria Estratégica – Fomentará a troca de dados, por meio do software GDA, entre unidades estaduais do RS, PR, SP, ES, MS e GO. O GT também contará com eventos de capacitação de auditores internos baseada em riscos, assistência e planejamento estratégico.
- GT Intercooperação Técnica e de Negócios – se encarregará de realizar um seminário internacional, no Rio Grande do Sul, em novembro, com o objetivo de estimular a troca de experiências, intercooperação e fusões. A proposta inicial é a apresentação de casos de sucesso, seguida por rodadas de negócios que envolvam Brasil, Alemanha e Argentina.
AVALIAÇÃO – Segundo a DGRV, em julho do ano que vem, uma nova reunião de avaliação será realizada com a intenção de definir a renovação, por três anos, da cooperação técnica.
EXCELÊNCIA – Para Renato Nobile, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.
“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.
Negócios
Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que promoveu entre os dias 10 de maio e 8 de junho o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Nessa quarta-feira (8/6), o Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, foi palco da última etapa da segunda edição do Programa, que reuniu 68 participantes de 25 cooperativas.
Com o objetivo de promover a profissionalização da governança cooperativista, o evento percorreu diversas regiões do Estado e esteve presente em dez municípios: Santa Rosa, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Alegrete, São Sepé, Pelotas, Nova Petrópolis, Erechim, Ibiraiaras e Porto Alegre. Ao todo, 257 profissionais do setor de 85 cooperativas participaram do Programa.
Na etapa que encerrou o ciclo itinerante do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, realizou a abertura do evento e agradeceu a presença de todos conselheiros. O dirigente classificou os conselheiros fiscais como os que sustentam a cooperativa internamente pela sua função fiscal no processo cooperativo.
Perius destacou a importância do Conselho Fiscal dentro do processo de gestão das cooperativas. O dirigente cooperativista ressaltou a confiança atribuída pelos associados ao Conselho Fiscal e sua respectiva responsabilidade. “O Conselho Fiscal é o poder judiciário porque julga a aplicação das normas, dos procedimentos e dos regulamentos nas sociedades cooperativas. A primeira função do Conselho Fiscal é cuidar bem da prestação de contas. A responsabilidade de vocês (conselheiros fiscais) é muito importante porque vocês foram escolhidos por esse grande parlamento que se chama Assembleia Geral para exercerem em nome dos sócios a função de controlar as sociedades cooperativas”, explicou Perius.
Os encontros abordaram as obrigações e atribuições do conselheiro fiscal, com destaque para a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal do curso foram os principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, afirmou o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como esse auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, concluiu.
Os cursos tiveram carga horária de oito horas e o conteúdo programático tratou de Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
Negócios
Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram nessa segunda-feira (6/6), em Brasília (DF), com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com as gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). O objetivo foi discutir o andamento do projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no Rio Grande do Sul.
A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.
Renato Nobile apresentou a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop. E, ainda, aprofundou seus conhecimentos acerca da atuação da Confederação Alemã das Cooperativas. Para ele, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.
“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV, bem como o suporte qualificado impulsionarão os negócios do cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.
PRÓXIMOS PASSOS – A equipe da DGRV visita, nos próximos dias, os estados integrantes do projeto-piloto, percorrendo as cooperativas indicadas para montar um plano de trabalho. O documento será apresentado à OCB em algumas semanas para que, a partir disso, os trabalhos de campo comecem de fato.
Estiveram presentes também no encontro o gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; diretor do projeto de cooperação da DGRV com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Arno Boerger; diretor de Projetos Internacionais da DGRV, Christoph Plessow; consultor contratado pela DGRV, Bernhard Smid; representante da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG), Stefan Daferner; consultor independente contratado pela DGRV, Harwig Breternitz e o analista administrativo da Ocergs, Matheus Loro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
A Escoop abre inscrições para o MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa. Com número limitado de 31 vagas, o curso tem carga horária total de 370 horas, com aulas nas sextas-feiras (tarde/noite) e sábados (manhã/tarde), e visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, contábeis e de auditoria, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista. O início das aulas está previsto para os dias 8 e 9 de julho de 2016 e o encerramento no primeiro semestre de 2018.
Dentre as disciplinas que compõem o MBA estão Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança, Cenários Econômicos, Governança Cooperativa, Contabilidade de Sociedades Cooperativas, Normas e Procedimentos de Auditoria Externa, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Direito Cooperativo.
As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de junho.
O candidato interessado em cursar o MBA deve enviar ou entregar pessoalmente os documentos listados abaixo para a Secretaria Acadêmica da Escoop – Avenida Berlim, 409. Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS – CEP: 90240-581 (A/C Vanderlei Schneider. Telefone: (51) 3500.2206)
Documentos necessários:
- Cópia do diploma de Ensino Superior;
- Cópia RG e CPF;
- Curriculum Vitae atualizado;
- Cooperativa vinculada;
- Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Disponível AQUI)
Investimento: R$ 9.420,00
(Se o aluno for bolsista do Sescoop/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 2.826,00 em 18 parcelas de R$157,00).
Confira abaixo o cronograma de disciplinas e professores do Curso
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