A Cooperativa Dália Alimentos lançou oficialmente a programação alusiva à comemoração de seus 75 anos, na casa Le Chiavi, localizada na Lagoa Garibaldi em Encantado. O evento ocorreu no dia 13 de maio e contou com a participação do Presidente do Conselho, conselheiros, gerentes e a imprensa local e estadual, especialmente convidada.
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, apresentou as ações para marcar os 75 anos da Dália, que iniciaram ainda no mês de março com a edição da Copa Dália de Beach Tennis.
Queijaria
No dia 10 de junho, está prevista a inauguração da queijaria Dália, localizada na unidade do bairro Aimoré em Arroio do Meio. “Vamos aumentar nosso portfólio de produtos, por isso inicialmente serão cinco tipos de queijos fabricados com uma tecnologia altamente sofisticada”, relata o presidente. Atualmente, a unidade produz nata e armazena leite e os equipamentos, que começaram a ser instalados no ano passado, totalizando o investimento de 14 milhões de reais. A capacidade máxima da queijaria deve chegar a 12 toneladas por dia.
Concurso Cultural
Já no âmbito social, a Dália está promovendo um Concurso Cultural em dez municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo, num total de 145 escolas públicas municipais participantes. O objetivo é estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a história da cooperativa para crianças entre 3 e 12 anos de idade. O Regulamento do Concurso Cultural que tem como fio condutor: “75 anos Cooperativa Dália: o que ela representa para o nosso município?”, contempla crianças de 3 a 5 anos.
Jantar comemorativo
No aniversário da cooperativa, no dia 15 de junho, haverá um jantar no Clube Comercial em Encantado com a entrega de premiações do Concurso Cultural e do Troféu Dália.
Encontro de Mulheres
O tradicional Encontro de Mulheres ocorrerá no dia 22 de junho, o qual, devido à pandemia, tem um hiato de dois anos no formato presencial. Nesta edição o tema será “O Encontro da Felicidade” e, nas edições anteriores, as palestras costumavam reunir 600 pessoas, porém, nos últimos dois anos, a programação ocorreu de forma virtual.
Reedição da Escola do Leite
O programa Escola do Leite, implantado em 2014, sempre foi realizado de forma itinerante, onde o furgão da Dália visitava as propriedades rurais das oito macrorregiões de atuação, deverá ter aulas disponíveis em plataforma online a partir do mês que vem. As atividades presenciais haviam sido suspensas em 2019 em decorrência da pandemia e as aulas foram adaptadas em módulos e organizadas em parceria com o Colégio Teutônia.
Segunda edição do livro
A segunda edição do livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, escrito em comemoração aos 70 anos da Dália por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Três Tempos, na Serra Gaúcha.
Homenagem do ICI
Também em junho, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) está organizando uma homenagem à Dália. Conforme Piccinini, o programa Criança Dália destina ao ICI, mensalmente, uma parcela do valor de cada caixinha de leite comercializado. Desde 2016, quando o Selo “leãozinho” do ICI foi afixado nas caixinhas de leite Dália que já foi repassado o valor cerca de R$ 1,1 milhão à entidade.
Campanha Dália 75
Conforme o supervisor Nei Barzotto, a campanha de divulgação tem como tema: “Este é apenas o começo” que representa um ciclo de crescimento. “Esse enunciado converge com o próprio logo da Dália, que mostra uma elipse com seu início pequeno, mas vai ampliando, passando num círculo menor e que recomeça novamente. Esses elementos representam a Dália hoje que busca constantemente o desenvolvimento”, afirma Nei.
Fonte: Dália Alimentos
Inovação
Na quarta-feira, dia 25 de maio, durante todo o dia, tendo por local a Afeco, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos funcionários da Cooperativa – AAS realizaram uma ação alusiva ao Dia C de Cooperar para este ano. O Dia de Bem Estar teve programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Pela manhã, participaram escolas de Espumoso e à tarde participou a comunidade em geral, que para ingressar no local do evento doou um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente às entidades carentes do município.
Os assuntos abordados foram os seguintes: “Trabalhe com qualidade de vida, com o Dr. Cláudio Ivar Steffens. Foram passadas orientações gerais básicas sobre: hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicerídios. “Orientação de higiene bucal”, com a Cirurgiã Dentista Fabíula Garaffa. Foram prestadas informações acerca dos cuidados com a saúde bucal e a sua importância que fazem a diferença quando se fala em qualidade de vida; “Você não pode melhorar sua saúde até não melhorar a alimentação” – Nutricionista Brianne Migotto. Foi realizada avaliação Corporal através do IMC (relação: peso, altura e idade); “Cuidar da saúde física, influencia na sua qualidade de vida”, com o Fsioterapeuta e Osteopata Gustavo Dillscneider, onde também foram passadas técnicas de manipulação e mobilização em geral; “O movimento é um dos principais pilares para a saúde.” – Fisioterapeuta Ana Paula Míssio. Orientações para postura correta em todas as atividades da vida diária, como: sentar em frente ao computador, assistir TV, celular, entre outros; “Vida saudável em harmonia com a Natureza.” – Terapeuta Corporal e Holística Márcia Dickel Weber, com demonstrações de Massagem e Acupressão em pontos estratégicos e “Amor próprio e autocuidado melhora a autoestima e assim sua vida”. A Consultora de Beleza da Mary Kay, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem profissional para o dia-a-dia.
Fátima Durigon, analista de Recursos Humanos da Cotriel frisou que a cooperação está sempre muito presente em todas as ações da Cooperativa. Já a primeira-dama e secretária de saúde de Espumoso, Marileisa Valandro afirmou que a parceria do setor privado com o público fortalece ações de saúde e bem estar e melhora a saúde da população. Por fim, a assessora administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava destacou o bom número de escolas e comunidade, que puderam ter uma contrapartida da Cooperativa, oferecendo desde dicas de saúde até de beleza de forma gratuita e ajudando a população a se cuidar em todos os sentidos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
Inovação
A nova ferramenta batizada de Buscador Invest, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) e a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) está aberta para o cadastramento de empresas e investidores. A plataforma disponibiliza aos usuários oportunidades de negócios no Estado de acordo com o perfil e o objetivo de cada empreendimento. O acesso ao sistema é gratuito.
Pensado a partir de um conceito de navegação intuitiva, podem se cadastrar pessoas jurídicas (CNPJ) ou físicas (CPF) a partir do preenchimento de um formulário com os dados solicitados e selecionar os filtros de busca para localizar a empresa do ramo que deseja para comprar ou vender produtos e serviços. A ferramenta ainda analisa perfis de investimento direto e cruza dados de empresas que buscam investidores e pessoas, empresas ou fundos de investimento interessados em aportar capital.
Nos resultados da busca aparecerão os perfis relacionados aos filtros aplicados, com fotos e contatos. Há a possibilidade de curtir o perfil encontrado, o que fará com que ele fique entre os favoritos e possa ser acessado de forma rápida e fácil. Todos os dados que complementam o perfil, assim como os filtros escolhidos podem ser alterados a qualquer momento.
O objetivo do Buscador InvestRS é de facilitar o encontro entre compradores e vendedores de insumos, por exemplo, permitido agilidade na escolha de fornecedores e contribuindo, ainda, com processos de pesquisa de mercado e de preços para planos de negócios.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a nova plataforma também será capaz de encurtar distâncias entre quem quer investir em empresas gaúchas e empreendimentos em busca de investidores. Outra vantagem da plataforma é facilitar a ampliação dos benefícios fiscais dos projetos incentivados pelo Fundopem, uma vez que a compra de insumos produzidos no Estado aumenta o benefício.
Para mais informações acesse o Portal InvestRS: https://buscador.investrs.rs.gov.br/invest-web/.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento do RS
Inovação
Especialistas projetam que 2022 ainda será difícil para a economia brasileira, um ano de desaceleração, de cenário incerto atrelado a fatores como câmbio, taxa de juros, inflação, estiagem, eleições e os reflexos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia. As cadeias produtivas ligadas ao agronegócio também seguem atentas aos impactos do alto custo de produção, em especial dos grãos (milho e farelo de soja), principais ingredientes na composição da nutrição animal. Cooperativas que trabalham com a agregação de valor à matéria-prima oriunda do campo, produtores rurais e indústrias de transformação de alimentos inseridas nesse contexto sentem as consequências dessa realidade.
Atenta a isso, a Languiru adota a estratégia de investir no parque industrial e na ampliação da rede de varejo, vislumbrando novas oportunidades com o incremento do seu mix de produtos e a instalação de unidades de supermercado e lojas Agrocenter. “Parece contraditório estarmos investindo nesse momento, mas é necessário para que a Languiru faça frente à concorrência e ao cenário de dificuldade, especialmente no segmento das carnes”, frisa o presidente Dirceu Bayer.
A Languiru busca ampliar seu mix de produtos lácteos e cortes nobres nos segmentos de aves, suínos e bovinos, com agregação de valor à matéria-prima produzida pelos associados. “Os hábitos dos consumidores mudaram. Nos preocupamos com a oscilação de mercado, mas projetamos que os investimentos realizados nos darão resultado já no exercício de 2022. Trabalhar com planejamento e estratégias é fundamental, especialmente no segmento do agronegócio em que a Languiru está inserida”, justifica.
Novo momento
Investimentos que somam mais de R$ 125 milhões marcam um novo momento para a Cooperativa. “Os produtos industrializados passam por momento mais favorável, mas mudar essa matriz produtiva na indústria não acontece ‘do dia para a noite’. Estamos investindo em máquinas, tecnologia e estrutura física”, destaca Bayer.
Conforme o presidente da Languiru, todos esses investimentos irão proporcionar acréscimo de R$ 450 milhões aos atuais R$ 2,7 bilhões de faturamento bruto projetados pela Languiru no exercício de 2022. Além disso, ainda representam a geração de 350 empregos.
Aves
No segmento avícola, serão cerca de R$ 20 milhões aplicados no Frigorífico de Aves, em Westfália. A primeira etapa da ampliação da sala de cortes já foi finalizada, o que possibilita o incremento de 20% no volume de frango cortado/hora. A instalação de novas máquinas também amplia a desossa de peito, que passa de 2,2 mil para 6,6 mil/hora.
Uma segunda etapa considera investimentos em esteira de cortes e instalação de túnel de congelamento rápido para industrialização de peças individuais (IQF), com previsão de conclusão no mês de maio. Um desses novos produtos é o Soltinho, cortes de frango congelados um a um (coxa, sobrecoxa, filé de peito em tiras e meio das asas), que facilitam o seu fracionamento para o preparo.
A terceira etapa, com previsão de conclusão no mês de julho, terá a ampliação do setor de cortes, duplicando a sala de produção, o que permitirá que 100% da matéria-prima seja processada. “Antes da pandemia trabalhávamos muito com a comercialização de frangos inteiros, mas hoje são os cortes que possibilitam agregação de valor aos produtos Languiru nas gôndolas dos supermercados”, exemplifica Bayer.
Suínos
No Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, o investimento total neste momento é de aproximadamente R$ 20 milhões. A primeira etapa a ser concluída trata da peletização automática e ampliação da estrutura física disponível ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Outros R$ 20 milhões estão previstos para ampliação do setor de industrializados e vestiários. “Assim como na avicultura, esse investimento nos possibilitará reduzir a dependência da comercialização de carcaças, focando na oferta de produtos industrializados e cortes nobres, opção mais rentável para o segmento”, justifica, destacando que os novos produtos suínos devem chegar ao mercado consumidor no segundo semestre.
A partir disso, a Languiru estima produção superior a 100 toneladas/dia de produtos suínos, entre eles linguiça frescal e cozida (tipo calabresa), defumados (bacon e costela), temperados, mortadela, presunto e apresuntado.
Laticínios
No mês de junho a Cooperativa planeja finalizar a instalação de nova caldeira na Indústria de Laticínios, em Teutônia, com investimento de R$ 8,5 milhões. Também mantém o projeto de estudo de instalação de queijaria ao longo dos exercícios de 2022 e 2023, anexa à unidade industrial. O investimento será de mais de R$ 30 milhões, em prédio com cerca de 780m². A capacidade inicial de processamento será de 200 mil litros/dia, dando origem a queijos tradicionais (muçarela, prato, colonial, requeijão e queijo coalho). “É uma grande obra que simboliza a agregação de valor ao leite produzido nas propriedades rurais dos nossos associados”, valoriza o presidente.
Bovinos de corte
As instalações do novo Frigorífico de Bovinos, em Teutônia, devem receber investimento de R$ 12 milhões. Serão cerca de 540m² de ampliação da estrutura física, com ajustes na sala de desossa, câmaras frias e túnel de congelamento. Os investimentos contemplam também a possibilidade de abate de matrizes suínas e de vacas leiteiras em fim de idade produtiva.
“A Languiru sempre enxerga possibilidades futuras, realizando investimentos para que possamos nos apresentar de uma maneira diferente ao mercado consumidor, com novos produtos de valor agregado”, frisa Bayer.
Varejo
A estrutura varejista da Languiru, além de inovar para prospectar cada vez mais clientes, continuamente busca atender as necessidades e demandas do quadro social, estando mais próxima dos associados. Além disso, a expansão também é responsável pela projeção da marca.
“Diversos municípios têm pleiteado a instalação de supermercados e lojas Agrocenter”, destaca o presidente, mencionando a expansão da Languiru, ainda em 2022, para Rio Pardo, com a instalação de loja agropecuária. O investimento estimado é de R$ 2,5 milhões, com prédio de 2,5 mil metros quadrados compreendendo área de vendas, depósito, depósito de defensivos agrícolas e área de exposição de máquinas.
Com investimento de R$ 12,5 milhões, em breve também devem iniciar as obras de construção de Supermercado Languiru e loja Agrocenter em Westfália, com mais de 4,1 mil metros quadrados e amplo estacionamento.
O planejamento do varejo ainda prevê a abertura de Farmácia junto ao Supermercado Languiru 1 no Bairro Canabarro, em Teutônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Crédito da foto: Construtora Vincere/Reprodução
Inovação
Em uma mobilização inédita, a Comissão de Cooperativismo congregou cooperativas com importante atuação na região de Santa Rosa para oferecer diferenciais a quem visita a Fenasoja 2022, que segue até o próximo dia 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa. A união de esforços entre Cotrirosa, Coopermil, Cooperluz, Cooperconcórdia, Sicredi, Cresol, CCGL, com apoio e participação do Sescoop/RS, permite que se fortaleça o espírito cooperativista e a intercooperação, representadas em diversas ações que podem ser visualizadas junto ao Pavilhão da Pecuária e no espaço onde tradicionalmente ficava a Casa do Leite.
Com o objetivo de dar visibilidade à força e ao perfil agropecuário da região Fronteira Noroeste, no Pavilhão da Pecuária, as equipes técnicas da Cotrirosa e da Coopermil viabilizaram junto a seus associados a vinda de 87 animais, sendo 57 novilhas e 30 gados de corte.
As cooperativas integrantes da Comissão, coordenada pelo presidente Marcos Servat, mobilizaram-se também em uma ampla programação a ser realizada junto ao espaço onde em outras edições ficava a Casa do Leite, agora Espaço do Cooperativismo. Nesse sábado (30/4), às 15h30, ocorreu coquetel cooperativista; no domingo (1º/5), às 9h, foi a vez da robótica educacional e às 14h da robótica cooperativista; nesta segunda-feira (2/5), às 14h, acontece palestra sobre disrupção e inovação; na terça-feira (3/5) e na quarta-feira (4/5), às 14h, palestra sobre a continuidade na propriedade rural; na quinta-feira (5/5), às 14h, encontro de RHs de cooperativas do Rio Grande do Sul, e às 18h, ato de fundação da Cooperall; na sexta-feira (6/5), às 18h30, formatura dos assessorados no Agromove; e no sábado (7/5), às 14h, Dia da Criança Cooperação.
Na manhã desta segunda-feira (2/5) e às 9h da próxima quinta-feira (5/5) haverá programação especial para crianças através da inserção no Projeto Ponta do Lápis e da Mesadinha e sua Turma.
A data de 6 de maio será marcada pela programação especial do Dia C, quando ocorre a entrega de 500 mudas de árvores aos expositores da feira, a partir das 10h.
Fonte: Fenasoja
Inovação
A SmartCoop, uma plataforma digital onde as cooperativas agregam suas demandas, completa um ano de existência com números importantes. Atualmente, possui mais de cinco mil usuários ativos, 19 mil cadastrados, e que abrangem uma área cultivada em torno de 723 mil hectares. Praticamente 850 técnicos das cooperativas estão dentro da plataforma que hoje consegue trabalhar com todo o manejo da propriedade.
O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, avalia que a plataforma vem evoluindo de forma positiva. “Trata-se de um processo contínuo, sempre em construção, e este primeiro ano foi o melhor possível”, afirma. Segundo o dirigente, existem hoje grandes plataformas digitais e enormes desafios. “Nós temos um mundo altamente competitivo e é por isso que criamos o SmartCoop, para que as cooperativas, seus associados, colaboradores, ganhem ainda mais competitividade do que já possuem”, destaca.
Pires coloca, ainda, que a percepção da SmartCoop em cada cooperativa acontece de uma maneira diferente. Ressalta que existem vários ângulos de atuação da ferramenta e os da assistência técnica e informação são muito importantes. “Desde o início, levamos a SmartCoop por essa forma de uma comunicação 24 horas que o associado tem com a sua cooperativa, com o seu técnico. E, hoje, também entendemos essa ferramenta como instrumento de dar competitividade às cooperativas, com ações conjuntas através de uma plataforma eficiente e ágil”, conclui.
Segundo Guillermo Dawson Júnior, superintendente da CCGL e coordenador da SmartCoop, hoje quem utiliza a plataforma tem em suas mãos o que há de mais moderno em termos de agricultura 4.0, onde, por exemplo, uma estação meteorológica coloca seus dados na nuvem que vão direto para o smartphone do produtor. “Ele consegue trabalhar com imagens de satélite, previsão do tempo e manejos identificando os melhores momentos para fazer ou não uma aplicação fitossanitária, além de acompanhar a sua produtividade”, ressalta.
Dawson coloca, ainda, que a plataforma digital também viabiliza toda a comercialização do produto agrícola do associado e possibilita que as cooperativas possam comprar em conjunto. “Isso está de fato acontecendo e durante esse um ano as cooperativas aprenderam muito em como trabalhar em conjunto”, pontua, destacando que um item relevante citado por todos os atores do processo é a elevada importância da confiança no processo de desenvolvimento da SmartCoop. “Trata-se de um ponto fundamental no momento em que os dirigentes das cooperativas decidiram estrategicamente fazer esse processo em conjunto”, afirma.
O coordenador da SmartCoop lembra que a ferramenta nasceu de um projeto acadêmico, uma tese de doutorado sua na Unisinos, e que foi considerada importante pelo presidente da FecoAgro/RS para levar às cooperativas. Enfatiza que ainda há muito por ser feito, mas foi dado o primeiro passo. "Atualmente um número significativo de cooperativas continuam desenvolvendo o trabalho, outras ainda estão se adaptando à nova visão digital, mas o importante é que o produtor de qualquer cooperativa do Rio Grande do Sul tem acesso agora a uma das mais modernas e talvez a mais completa plataforma digital do agro e que estará em constante melhoria. Hoje nós temos 12 cooperativas com mais de 200 usuários ativos na SmartCoop e, destas, três têm mais de 500 usuários ativos na SmartCoop”, observa.
Fonte: Assessoria de Comunicação FecoAgro/RS
Inovação
O Programa Conexão com Startups realizou reuniões com cooperativas e startups, nessa segunda-feira (11), para apresentação dos projetos pilotos e resultados alcançados. Este foi o encerramento da primeira edição do projeto, focado na intercooperação, que selecionou desafios de seis cooperativas para propor soluções inovadoras e capazes de serem replicadas no futuro. Os projetos pilotos desenvolvidos atenderam provocações propostas pelo Sistema OCB, FetransCoop, Sicoob Paulista (e coops integradas), Uniodonto, Central Ailos e Central Sicoob ES.
O Sistema OCB precisava conectar dados, informações em rede única e intuitiva de comunicação. Em parceria com a Colaborativa, aprimorou a ferramenta de comunicação interna para facilitar o controle e a rastreabilidade de dados a partir de um fluxo mais organizado de informações.
O desafio da Federação Nacional das Cooperativas de Transporte (FetransCoop) era ter uma atuação mais competitiva no mercado com um modelo capaz de atender o consumidor do transporte de cargas. A startup GoFlux potencializou um aplicativo mobile já existente para a gestão de frete que fornece identidade nacional, capilaridade, competitividade, sustentabilidade, intercooperação, redução de cursos e maximização de resultados em nível nacional.
A Uniodonto buscava de uma agenda eletrônica unificada e informações em tempo real? para atender efetivamente seus pacientes. A Magma Digital desenvolveu um sistema web e mobile para reduzir as dificuldades no agendamento de consultas e exames. A Uniodonto agora tem uma interface com boa navegabilidade para o acompanhamento, em tempo real, do status da solicitação de consultas, disponibilidade de profissionais e horários para agendamento dos atendimentos e exames médicos.
Resolver os gargalos na gestão de ações sociais foram os desafios apresentados pelas centrais Ailos e a Sicoob ES. Para isso, a Bússula Social aperfeiçoou a plataforma de registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. Com as alterações realizadas, agora o sistema proporciona rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Já Central Sicoob Paulista e suas cooperativas Sicoob Credicocapec e Sicoob Coopecredi precisavam de uma solução voltada a aprimorar a pesquisa de satisfação e relacionamento com associados e cooperados. A startup Solux resolveu o problema otimizando o sistema que já existia para permitir uma avaliação mais efetiva dos serviços prestados.
Todas as cooperativas deram continuidade aos projetos, com exceção da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecoerms), que tinha por objetivo organizar e validar os dados de associados e de clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e declinou a proposta apresentada. O motivo foi o alto custo do serviço de coleta, tratamento e gestão de dados (texto e imagem) acrescentada ao processo de “aceite”, com integração do WhatsApp. A Federação continua, assim, estudando como solucionar o problema.
InovaCoop Conexão com Startups
O programa busca conectar as cooperativas com as startups por meio da resolução de problemas com soluções inovadoras. Na primeira etapa, as participantes conhecem os desafios e podem se inscrever para resolvê-los. Em seguida, é feita a triagem das startups. As selecionadas se apresentam e as melhores soluções são escolhidas para seguir para a fase de parceria com as coops.
Concluído o processo seletivo, inicia-se a execução do projeto piloto, que conta com um período de imersão entre startup e cooperativa, fase em que também é firmado o contrato para prestação de serviços. Por fim, é realizada reunião de avaliação de resultados do piloto e possível parceria comercial.
A segunda edição do programa, focada no Ramo Agro, já está em andamento. As soluções procuradas envolvem sistemas de logística, de estimativa de produção, de precificação, de controle da demanda/oferta e de fracionamento de produtos. Os desafios selecionados são das cooperativas Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS). Para saber mais sobre o programa acesse: https://inova.coop.br/conexao
Fonte: Sistema OCB
Inovação
“Este livro é fruto de um trabalho intenso focado em mostrar caminhos para que nossas atividades estejam sempre um passo à frente na missão de transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com as melhores oportunidades para todos. Nossa história mostra que o cooperativismo sempre foi inovador. Desejo que esta publicação seja não só em uma fonte de consulta e de referência, mas num convite a assumirmos atitudes ousadas e inovadoras em nosso dia a dia.” A afirmação do presidente Márcio Lopes de Freitas faz referência ao livro Inovação no Cooperativismo: Um guia descomplicado para quem deseja inovar mais e melhor no universo coop lançado pelo Sistema OCB esta semana. A obra busca promover inovações dentro do universo das cooperativas e dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas ou em andamento.
“Inovar não significa criar sistemas totalmente novos, mas descobrir um jeito diferente de fazer as coisas, de forma mais simples e eficaz, com redução de custos e ganho de produtividade. As transformações não acontecem somente com métodos e ferramentas, mas também por meio das nossas atitudes diante dos desafios da atualidade”, destaca o presidente.
O livro conta com seis capítulos que introduzem o tema, passam por metodologias e estratégias e finaliza com tendências para o futuro próximo. Segundo dados da publicação, oito em cada dez cooperativas brasileiras (84%) consideram a inovação fundamental e já incluíram o tema no planejamento estratégico de suas organizações.
Um dos destaques da publicação é o uso de realidade aumentada para oferecer uma experiência única: a personagem Eliza se projeta nas páginas e fala com o leitor por meio de QR Code. Eliza, por sinal, é uma homenagem à única mulher entre os pioneiros de Rochdale, Eliza Brierley.
Em cada capítulo há ainda o exemplo de um case de sucesso, além de artigos de especialistas que são referências no ecossistema de inovação brasileiro: Martha Gabriel, Arthur Igreja, Jacson Fressatto, Samyra Ribeiro, Eduardo Damião e Mário De Conto. Para complementar, a publicação encerra com um dicionário completo, com os principais verbetes e conceitos relacionados ao universo cooperativo.
Impressos, os livros estão sendo distribuídos para todas as coops regulares no Sistema OCB e parceiros institucionais.
Concurso Cultural
Para outros interessados em adquirir uma cópia do livro, o Sistema OCB promove a partir desta sexta-feira (1º), um concurso cultural nas redes sociais Instagram e LinkedIn. Para participar, basta completar a frase: "Inovação está no DNA coop porque...”. Os autores das 15 melhores frases serão contemplados com um exemplar.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
A CCGL, aliada a Rede Técnica Cooperativa (RTC), incluiu, no primeiro semestre de 2022, um novo setor à Unidade de Pesquisa e Tecnologia, o de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). A nova linha de pesquisa focará na maximização do potencial da pecuária de leite e de corte e na sua integração com a lavoura, buscando elevar ao máximo a eficiência dos sistemas de produção através de interações sinérgicas entre os componentes agrícola e animal, para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Conforme o Pesquisador da CCGL e coordenador do novo setor, Eng. Agr. Dr. Pedro Albuquerque Nunes, os sistemas integrados têm sido reconhecidos internacionalmente como uma alternativa para a intensificação e diversificação sustentável dos sistemas de produção, que nas últimas décadas passaram por um processo de especialização e simplificação biológica. – Ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a integração entre sistemas agrícolas possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado, desde que ocorra de forma ordenada (planejada) e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas. Por este motivo, a temática dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são, atualmente, objeto de estudo nas mais renomadas instituições de pesquisa do mundo – completa Pedro.
A CCGL, através da RTC e junto com as cooperativas associadas busca avançar progressivamente em pesquisas agrícolas capazes de contribuir para aumentar a produtividade e a rentabilidade nas propriedades rurais. Este olhar sobre sistemas integrados de produção é chave para a agricultura do futuro e deste modo, a CCGL e a RTC se colocam na frente da geração de conhecimento, com vistas a subsidiar as cooperativas e os produtores para a agricultura do futuro. Buscar a intensificação sustentável de sistemas agrícolas é um dos objetivos do setor. Além disso, por meio do sinergismo em pesquisas junto ao Tambo Experimental da CCGL, onde são desenvolvidos estudos com plantas forrageiras, manejo de pastagens e produção de leite, o setor focará na maximização da produção pecuária com vistas ao leite e agora, também a carne.
A Unidade de Pesquisa e Tecnologia da CCGL conta ainda com os setores de Manejo de Culturas, Manejo e conservação do Solo, Fertilidade do solo e nutrição de plantas, Manejo de Plantas Daninhas, Entomologia, Fitopatologia além de parceria junto a plataforma Smartcoop, com foco em agricultura digital. Para a prestação de serviço, a unidade também disponibiliza a todos os produtores laboratórios de solos e sementes.
Fonte: Assessoria de Comunicação CCGL
Inovação
Desembarcou neste final de semana, em Israel, comitiva de cooperativas do ramo saúde, para missão técnica que vai até o dia 31, numa iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
O grupo é composto, em sua maior parte, por representantes de Unimeds de todo o estado e da Uniodonto e vai com o objetivo de conhecer iniciativas inovadoras e boas práticas em saúde naquela que pode ser considerada uma das nações mais inovadoras do mundo.
Além de contar com programa de visitas e capacitações desenvolvido pela empresa Startse, a missão prevê visitas a startups de inteligência artificial, institutos de pesquisa, uma universidade e um hospital.
A expectativa é trazer, na bagagem, ideias e conhecimentos que possam ser implementados aqui.
Sobre Israel
O país com cerca de 9 milhões de habitantes concentra a maior média de startups e empresas de tecnologia por pessoa, cerca de uma startup a cada 1.400 israelenses. Além das startups, Israel conta com renomadas instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem inovação em diversos segmentos – da biotecnologia à segurança cibernética, dos equipamentos médicos às tecnologias sustentáveis.
Como objetivo geral, a missão visa possibilitar aprendizados e experiências no ecossistema de inovação de Israel aos dirigentes e gestores das cooperativas de Saúde do Rio Grande do Sul, para que promovam o fortalecimento de ações de inovação nas suas cooperativas.
Além da missão, o programa envolve um seminário posterior à viagem, organizado pela Escoop, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.
Inovação
Investir na capacitação de cooperados e colaboradores impacta diretamente na gestão e nos resultados das cooperativas. E para fazer isso de forma eficaz, com alcance nacional, o Sistema OCB criou a plataforma CapacitaCoop. Por meio dela, qualquer pessoa vinculada a uma cooperativa pode acessar os cursos gratuitamente e à distância, independentemente da localidade onde esteja.
Segundo dados do Sistema OCB, a plataforma conta com quase 25 mil inscritos, de todas as regiões do Brasil, e soma mais de 13,9 mil certificados emitidos em seus 60 cursos disponíveis, com as mais diversas temáticas, todos focados em melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas. As áreas abordadas vão desde gestão e inovação, até exportação e compras públicas. Alguns cursos foram elaborados em parceria com outras instituições, como o Banco Central e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com a avaliação feita ao final de cada curso, o índice de satisfação dos alunos é de 87%.
Outra característica a ser destacada é a autonomia que a CapacitaCoop oferece aos alunos. Os cursos são auto-instrucionais e não necessitam do acompanhamento de tutor, o que não gera a rotina de aulas pré-estabelecidas. Isso proporciona mobilidade para que os alunos possam escolher o melhor momento para iniciar o curso e acessar os conteúdos de acordo com o seu tempo e disponibilidade.
Os interessados podem fazer a maioria dos cursos de forma livre, com algumas exceções em que se exige a comprovação de registro regular e ativo no Sistema OCB. Além disso, todos os cursos possuem certificado de conclusão, que pode ser emitido diretamente na plataforma ao final de todas as etapas de aprendizagem.
Todo o processo na plataforma é intuitivo e o usuário encontra informações detalhadas sobre carga horária, conteúdo programático, objetivo e público-alvo nas descrições de cada curso. Além disso, na CapacitaCoop os alunos também encontram uma biblioteca com publicações e vídeos diversos. Caso necessitem de suporte técnico, é possível solicitar pelo e-mail:
Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos na plataforma:
Cursos Disponíveis | Acesso | Carga Horária | |
1 | A Importância da Gestão – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
2 | Agricultura Familiar nas Compras Públicas | Regulares | 4 |
3 | Apresentações Poderosas | Regulares | 5 |
4 | Assembleia Geral na Prática | Geral | 4 |
5 | Assembleias Semipresenciais e Digitais | Geral | 4 |
6 | Atendimento às Partes Interessadas – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 3 |
7 | Avaliação da Gestão – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
8 | Avaliação da Governança – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 5 |
9 | Cadeia de Valor – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
10 | Comunicação e Pensamento Crítico – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
11 | Contabilidade de Cooperativa – Contadores | Geral | 14 |
12 | Contabilidade de Cooperativa – Dirigentes | Geral | 14 |
13 | Cooperativismo – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
14 | Cooperativismo de Plataforma | Regulares | 4 |
15 | Cooperativismo e Agenda Mundial | Geral | 12 |
16 | Cooperativismo Primeiras Lições | Geral | 4 |
17 | Criatividade e Inovação – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
18 | Design de Carreira – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
19 | Direito e Legislação – Conselho de Administração | Geral | 6 |
20 | Elaboração e Gestão de Projetos de Responsabildiade Socioambiental com Foco nos ODS | Geral | 11 |
21 | Entendendo a Sociedade Cooperativa | Geral | 10 |
22 | Eu e o meu Dinheiro | Geral | 10 |
23 | Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão – Conselho Administrativo | Geral | 14 |
24 | Formação de Conselheiros Fiscais para Sociedades Cooperativas | Geral | 6 |
25 | Gerenciamento de Projetos – Universitário Cooperativo | Geral | 16 |
26 | Gestão da Mudança | Regulares | 5 |
27 | Gestão de Finanças Pessoais | Geral | 20 |
28 | Gestão de Pessoas – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
29 | Gestão de Resultados – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 5 |
30 | Gestão de RH para Cooperativas | Geral | 4 |
31 | Gestão do Conhecimento e Informação – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 3 |
32 | Gestão Estratégica de Cooperativas – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
33 | Gestão Orientada para Resultados – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
34 | Governança Cooperativa – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
35 | Governança Cooperativa – Conselho Administrativo | Geral | 8 |
36 | Governança Cooperativa – Princípios e Boas Práticas | Geral | 4 |
37 | Inovação Primeiros Passos | Regulares | 3 |
38 | Inteligência Socioemocional – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
39 | Introdução à Agenda 2030 – ODS | Geral | 8 |
40 | Introdução ao Design Thinking | Regulares | 3 |
41 | Liderança – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
42 | Mentalidade Ágil | Regulares | 4 |
43 | Métodos Ágeis | Regulares | 3,5 |
44 | Modelo de Negócios – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 8 |
45 | Neurociência | Regulares | 4 |
46 | Núcleos e Comitês – Como Organizar e Fortalecer o Quadro Social | Geral | 8 |
47 | O Jeito Coop de Ser Feliz | Geral | 8 |
48 | ODS e o Cooperativismo de Crédito | Geral | 10 |
49 | Pesquisador de Tendências | Regulares | 4 |
50 | Pitch | Regulares | 3,5 |
51 | Planejamento Estratégico – Trilha Caminho para Excelência | Geral | 4 |
52 | Práticas de Negociação – Universitário Cooperativo | Geral | 8 |
53 | Preparatório CPA 10 | Regulares | 20 |
54 | Primeira Exportação | Regulares | 12 |
55 | Resolução de Problemas Complexos | Regulares | 3 |
56 | Transformação Digital | Regulares | 3,5 |
57 | Tributação de Cooperativas – Contadores | Geral | 14 |
58 | Tributação de Cooperativas – Dirigentes | Geral | 12 |
59 | Venda Mais | Regulares | 4 |
60 | Vender, Comprar, Ganhar | Regulares | 5 |
Para acessar a plataforma, fazer o cadastro e se inscrever nos cursos, acesse o link: www.capacita.coop.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
Continuamente dedicada a promover a educação financeira e cooperativa, a Unicred acaba de lançar a Unicoop, sua Universidade Cooperativa. A plataforma, lançada em 2018 para treinamentos corporativos, foi reestruturada e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento dos colaboradores do Sistema Unicred.
Voltada para o desenvolvimento humano e profissional, a Unicoop tem como objetivo estimular a aprendizagem a partir de trilhas e categorias conectadas ao plano de carreira dos colaboradores da Unicred. A novidade atende a demandas crescentes de qualificação decorrentes do crescimento contínuo da Cooperativa que, em 2021, atingiu o resultado histórico de mais de R$ 400 milhões, revelando um aumento de notáveis 69% em relação ao ano de 2020.
Desenvolvida em parceria com a UOL Edtech, a Unicoop tem o conceito de educação fluída com foco no autodesenvolvimento, com a intenção de estimular o colaborador a ser protagonista de seu processo evolutivo de aprendizagem e fomento profissional. Com mais de 150 cursos disponíveis, a plataforma educacional possui um layout moderno e de fácil navegação, incluindo a utilização por dispositivos portáteis como smartphones, a partir de um aplicativo móvel.
Para a gerente de Gestão de Pessoas da Unicred do Brasil, Giovanna Nunez, a Unicoop foi desenvolvida para oportunizar diferentes formas de aprendizagem. “Nossa intenção é de que o usuário seja o protagonista do seu autodesenvolvimento. A cultura de aprendizagem contínua é fundamental para a evolução profissional, porque não há crescimento sem inovação, e, para poder inovar, a busca por conhecimento precisa ser constante”, revela.
A apresentação da Unicoop foi feita em um evento interno para colaboradores no dia 8 de março, estimulando a proposta do aprendizado contínuo a partir de uma palestra do escritor e consultor Conrado Schlochauer, referência em cultura de aprendizagem no Brasil. Desde então, os mais de 3.000 colaboradores do Sistema Unicred já contam com a possibilidade de ampliar suas perspectivas a partir da plataforma exclusiva.
A Unicoop tem ainda como objetivo, a médio prazo, expandir o acesso para cooperados e parceiros Unicred, que passarão a poder utilizar a plataforma de aprendizagem digital com conteúdos voltados ao cooperativismo e educação financeira, assim como diversos outros temas, para impulsionar o crescimento de seus negócios. A Universidade Cooperativa nasce com o propósito de ampliar ainda mais as ações da Unicred em promover espaços de educação como ferramenta estratégica de crescimento para colaboradores, cooperados, parceiros e toda a comunidade.
Segundo o diretor executivo da Unicred do Brasil, Vladimir Duarte, a Unicoop representa um novo capítulo na cultura da cooperativa. “Com a Unicoop, estamos desenvolvendo objetivos estratégicos dos próximos anos, que incluem a entrega de soluções para impulsionar ainda mais o crescimento do Sistema Unicred, de nossos colaboradores, cooperados, parceiros e, certamente, de nossa comunidade”, finaliza.
Para saber mais sobre a Unicoop – Universidade Cooperativa Unicred é possível acessar o site www.unicred.com.br/institucional/entidade/unicoop-
Sobre a Unicred do Brasil
O Sistema Unicred nasceu há 32 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, pois tem como missão ser um agente em busca do bem-estar social e econômico dos cooperados e da comunidade em que se integra. Oferece aos seus cooperados atendimento qualificado, e diversas soluções financeiras. Dentre os produtos e serviços estão: conta corrente, linhas de crédito e financiamentos, cartões, seguros, consórcio e previdência, entre outros. Tudo isso com as vantagens de ser uma cooperativa de Crédito. A principal delas é poder praticar uma taxa de juros justa, porque a instituição não visa o lucro e sim a prosperidade de todos envolvidos. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, 4 Centrais, 33 cooperativas, aproximadamente 307 Unidades de Negócios em 15 estados brasileiros e mais de 253 mil cooperados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred
Inovação
A edição 13 do Boletim Informativo destaca o prazo para atualização do cadastro da cooperativa na plataforma Sou.Coop. O principal banco de dados do cooperativismo brasileiro recebe as informações das coops até 30 de abril e serve como base para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022. Entre as pautas, o Encontro de Agentes já tem data marcada, será no dia 29 de março, com o lançamento oficial do Dia C no RS. A publicação traz o cenário das coops escolares no Rio Grande do Sul, reforça pesquisas importantes de marketing e comunicação que estão em andamento, oportunidades de negócios em feiras nacionais e internacionais para coops agropecuárias e muito mais!
Chegou a hora de reunir os dados de todas as coops
Como descobrir o verdadeiro impacto do cooperativismo na sociedade brasileira? Como garantir leis e políticas públicas favoráveis ao coop? É justamente para responder questões como essas e mostrar a relevância do movimento cooperativo em números que o Sou.Coop existe. Para conquistarmos mais espaço e competitividade, os números da sua cooperativa são fundamentais dentro desse levantamento. Acesse aqui o boletim e saiba como a sua coop pode contribuir para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro.
Oportunidades de negócios para coops Agro
As tradicionais feiras de alimentos e bebidas começam a retomar a sua rotina no Brasil e no mundo. Com isso, surgem oportunidades de cooperativas agropecuárias exporem os seus produtos e promoverem negócios com potenciais novos clientes. São diversas feiras em oito países, todas programadas para 2022. Algumas têm o prazo de inscrições encerrando agora no mês de março. Confira essas oportunidades!
Encontro de Agentes vem aí
O tradicional Encontro de Agentes vem aí e promete trazer algumas novidades. Reserve sua agenda para o dia 29 de março, das 14h às 16h. O evento marcará o lançamento oficial do Dia de Cooperar (Dia C) no Rio Grande do Sul. E para as coops interessadas, as inscrições das iniciativas no site nacional do programa já estão abertas. Vale já registrar a ação da sua coop por lá!
Fique por dentro das novidades e acesse aqui a mais recente edição do Boletim Informativo!
Inovação
As inscrições para o Edital do Agro 4.0, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram prorrogadas até às 18h do dia 16 de março. O concurso vai selecionar oito projetos-pilotos de Ambientes de Inovação, nas cinco regiões do país, que irão receber, ao todo, R$ 1,5 milhão para disseminar práticas de adoção e difusão de tecnologias 4.0 para o agronegócio.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO NO EDITAL
Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, o objetivo do segundo edital é fomentar a adoção de tecnologias, nas cinco regiões do país, de uma maneira diferente, apostando nos Ambientes de Inovação, numa rede colaborativa, envolvendo parques tecnológicos, cooperativas, produtores locais e provedores de tecnologia.
“Será um círculo virtuoso para continuar apoiando a modernização e a inclusão tecnológica do campo no Brasil. Em quaisquer áreas do campo, mas sobretudo nas áreas que querem se modernizar e aumentar sua produtividade”.
Para a primeira categoria, será selecionado um projeto da região Sul, que receberá R$ 300 mil. Na categoria 2, o projeto da região Sudeste também irá receber esse valor. Da região Centro-Oeste, serão escolhidos até dois projetos, com prêmio de R$ 150 mil para cada um. O mesmo irá ocorrer para as regiões Nordeste e Norte.
Os participantes devem formar grupos de trabalho, compostos pelo proponente/ambiente de inovação (parques tecnológicos, polos, incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, cooperativas agropecuárias e agroindustriais, etc), empresas usuárias do setor produtivo (produtor rural, agroindústria ou cooperativa agropecuária/agroindustrial) e provedores de soluções tecnológicas (fornecedores e startups).
Os projetos devem estar alinhados a cinco temas: uso eficiente de recursos naturais e insumos; de maquinário; segurança sanitária e bem-estar do animal; otimização de logística; e rastreabilidade.
Ambiente de Inovação
É um espaço adequado para a realização de inovações, promovendo a cultura de adoção e de difusão de tecnologias no setor produtivo, por meio da articulação de empresas, academia/instituições, governo e sociedade.
Edital 1
O primeiro Edital do Agro 4.0 foi lançado em 2020 e selecionou, entre 100 propostas de todo o Brasil, 14 projetos-pilotos de adoção e difusão de tecnologias 4.0 no campo. Os selecionados utilizaram tecnologias como internet das coisas, sensoriamento remoto, geolocalização, inteligência artificial, analytics e robótica no agronegócio.
As aplicações das tecnologias renderam importantes resultados para a agropecuária. Entre eles, redução de 70% no uso de herbicidas; potencial de redução em 20% da quantidade de água para irrigação e de 30% no custo de energia elétrica; redução de até 25% na emissão de poluentes na pecuária e redução de 50% no uso de inseticida químico.
Fonte: ABDI
Inovação
O Sistema Ocergs promoverá entre os dias 27 e 31 de março uma missão técnica em Israel, com representantes de cooperativas gaúchas do ramo Saúde. A ação é organizada pela StartSe, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop.
"Israel é conhecido como a “Nação Start-up” e suas políticas de inovação levaram ao seu recente Milagre Econômico. Estamos felizes em viabilizar uma missão orientada a um dos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, bem como oportunizar conexões e parcerias entre nossas cooperativas e instituições", afirma o diretor-geral da Escoop, Mário De Conto.
Sobre Israel
O país com cerca de 9 milhões de habitantes concentra a maior média de startups e empresas de tecnologia por pessoa, cerca de uma startup a cada 1.400 israelenses. Além das startups, Israel conta com renomadas instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem inovação em diversos segmentos – da biotecnologia à segurança cibernética, dos equipamentos médicos às tecnologias sustentáveis.
Como objetivo geral, a missão visa possibilitar aprendizados e experiências no ecossistema de inovação de Israel aos dirigentes e gestores das cooperativas de Saúde do Rio Grande do Sul, para que promovam o fortalecimento de ações de inovação nas suas cooperativas.
Além da missão, o programa envolve um módulo preparatório e um seminário posterior à viagem, organizados pela Escoop, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.
Inovação
As tradicionais feiras de alimentos e bebidas começam a retomar a sua rotina no Brasil e no mundo. Com isso, surgem oportunidades de cooperativas agropecuárias exporem os seus produtos e promoverem negócios com potenciais novos clientes. São 11 feiras em oito países, todas programadas para 2022.
Confira a seguir o calendários de eventos disponibilizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O calendário inclui eventos nos seguintes países: Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Israel e México.
Anufood Brazil 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Rodadas de negócios (projeto comprador) em modelo híbrido (presencial e online).
Período de inscrição: 18/02/2022 - 23/03/2022
Data do evento: 12 a 14 de abril de 2022
Local: São Paulo Expo - São Paulo – SP, Brasil
Parceiros: Anulfood
Página oficial: https://www.anufoodbrazil.com.br/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Internacionalização
Annapoorna Anufood India 2O22
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Trata-se da principal feira de alimentos e bebidas da Índia. É uma plataforma B2B realizada anualmente com foco no mercado de varejo indiano.
Prazo para inscrições: 25 de março de 2022 (Inscrições recebidas após esta data estarão automaticamente em lista de espera).
Período de inscrição: 29/01/2021 - 14/09/2022
Data do evento: 14 a 16 de setembro de 2022
Local: Mumbai - Índia
Parceiros: Anulfood
Página oficial: https://www.anufoodindia.com/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Seafood Expo North America 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A feira Seafood Expo North America na edição de 2019 recebeu mais de 22 mil visitantes profissionais e 1.329 expositores de 49 países, sendo uma das três principais feiras de pescados do mundo, onde o mercado norte americano é o maior importador do mundo e o mais dinâmico para os produtos brasileiros.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 15 de outubro de 2021 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 13/03/2022
Data do evento: 13/03/2022 - 15/03/2022
Local: Boston - Estados Unidos
Página oficial: https://www.seafoodexpo.com/north-america/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Expo West 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Expo West é considerada a principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos. Em 2019 atingiu novo recorde e recebeu mais de 90 mil visitantes e contou com 3.600 expositores.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 15 de outubro de 2021 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 10/03/2022
Data do evento: 10/03/2022 - 12/03/2022
Local: Anaheim - Estados Unidos
Página oficial: https://www.expowest.com/en-virtual/virtual.html
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
IFE (International Food & Drink Event) 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A IFE (International Food & Drink Event) é o maior e mais importante evento da indústria de alimentos e bebidas do Reino Unido, reunindo fornecedores de todo o mundo junto a compradores e chefs do varejo, serviços de alimentação, fabricação, atacado e distribuição. O evento é a oportunidade mais significativa para varejistas independentes, hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos que fornecem comida e bebida, para experimentar produtos em mais de 25 categorias.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 15 de setembro de 2021 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 21/03/2022
Data do evento: 21/03/2022 - 23/03/2022
Local: Londres - Inglaterra
Página oficial: https://www.ife.co.uk/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
CIIE (China International Import Expo) 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A CIIE (China International Import Expo) é a primeira feira nacional de importação do mundo e é organizada pelo governo chinês desde 2018. Já em sua 1ª edição, o evento contou com a participação de mais de 100 países e 150 mil compradores. Em 2019, participaram mais de 500 mil visitantes, 3.800 expositores e 700 veículos de comunicação.
Prazo para inscrições: 30 de abril de 2022 (Inscrições recebidas após esta data estarão automaticamente em lista de espera).
Período de inscrição: 02/08/2021 - 05/11/2022
Data do evento: 05/11/2022 - 10/11/2022
Local: Shanghai - China
Página oficial: https://www.ciie.org/zbh/en/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Summer Fancy Food 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Summer Fancy Food é a maior feira de alimentos exclusivamente dedicada ao segmento de alimentos e bebidas ("Specialty") dos Estados Unidos. O evento é uma realização da Specialty Food Association. A edição de 2019 contou com 1.400 expositores de 30 países, entre eles a Itália, Japão, França, Alemanha e México, dentre outros países. O público total da feira chegou a cerca de 33 mil profissionais do ramo, como compradores das principais redes de varejo, restaurantes e canal food service, brokers e distribuidores, além de compradores de redes regionais e de lojas de produtos gourmet.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 31 de janeiro de 2022 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 31/03/2022
Data do evento: 11/06/2022 - 13/06/2022
Local: Nova Iorque - Estados Unidos
Página oficial: https://www.specialtyfood.com/shows-events/summer-fancy-food-show/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Sial China 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Sial China é a maior feira de produtos alimentícios inovadores da Ásia, estrategicamente localizada em Shanghai, um centro global de finanças e inovação. Desde 2000, a Sial China tem sido um espaço de encontro entre empresas expositoras e compradores do setor de alimentos e bebidas que desejam expandir seus negócios, especialmente com o diferencial competitivo de inovação.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 15 de novembro de 2021 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 18/05/2022
Data do evento: 18/05/2022 - 20/05/2022
Local: Shanghai - China
Página oficial: https://www.sialchina.com/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Expo Antad & Alimentaria 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Expo Antad & Alimentaria, como seu próprio nome sugere, é organizada pela Antad (Asociación Nacional de Tiendas de Autoservicio y Departamentales) e Alimentaria Exhibitions. Em 2018, a feira recebeu aproximadamente 49 mil visitantes (28.272 nacionais e 8.928 internacionais) e contou com 1.900 expositores de 31 países, com oferta de alimentos e bebidas, mobiliário, máquinas/equipamentos, tecnologia, higiene e cosméticos.
Prazo para inscrições: Inscrições recebidas após 1 de dezembro de 2021 entram automaticamente em lista de espera.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 01/05/2022
Data do evento: 16/05/2022 - 18/05/2022
Local: Guadalajara - México
Página oficial: https://expoantad.com.mx/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
ISRAFOOD 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Israfood é a maior feira de alimentos e bebidas de Israel. Desde 1984, a feira anual apresenta as principais tendências de mercado no setor de alimentos e bebidas, além de mobilizar os formadores de opinião e mídia especializada do mercado local.
Prazo para inscrições: 31 de maio de 2022 (Inscrições recebidas após esta data estarão automaticamente em lista de espera).
Período de inscrição: 02/08/2021 - 15/11/2022
Data do evento: 22/11/2022 - 24/11/2022
Local: Tel Aviv - Israel
Página oficial: https://stier.co.il/israfood/en/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
SIAL PARIS 2022
Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
A Sial Paris é uma feira bianual que ocorre desde 1964. É uma plataforma B2B realizada anualmente com o objetivo de prospectar novos produtos, fornecedores e ter conhecimento sobre tendências e mercados. A feira recebe visitantes de mais de 200 países, dentre produtores, importadores, compradores e varejistas, especialistas em mídia e associações independentes.
Período de inscrição: 02/08/2021 - 15/10/2022
Data do evento: 15/10/2022 - 19/10/2022
Local: Paris - França
Página oficial: https://www.sialparis.com/
Realização: Apex-Brasil
Tipo de evento: Exportação
Para mais informações entre em contato com a Apex-Brasil através do e-mail
Fonte: Brasil Coop
Inovação
A plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada em abril de 2020 pelo Sistema OCB, disponibiliza às cooperativas o curso Preparatório CPA 10. A Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em instituições financeiras ou plataformas de atendimento.
A capacitação possui carga horária de 20 horas, com exercícios no fim dos capítulos, que auxiliam na compreensão e assimilação dos conteúdos. O conteúdo didático está dividido em sete capítulos:
Capítulo 1 - Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
Capítulo 2 – Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor
Capítulo 3 - Noções de economia e finanças
Capítulo 4 – Princípios de investimento
Capítulo 5 - Fundos de investimento
Capítulo 6 – Instrumentos de renda fixa e renda variável
Capítulo 7 – Previdência complementar aberta
Como acessar
O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário clica no botão “Solicitar inscrição” e preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogar as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.
Treinamentos
Ao acessar a plataforma, o usuário clica no menu “Treinamentos” para se inscrever e acessar os cursos disponíveis. Basta escolher o tema de interesse e iniciar a jornada de aprendizagem no mundo do cooperativismo. Como regra, a plataforma disponibiliza 30 dias a partir do primeiro acesso ao treinamento para o usuário concluir o curso, mas este prazo pode mudar dependendo do curso (essa informação pode ser verificada na descrição do treinamento).
Confira algumas outras opções de cursos atualmente disponíveis no Capacitacoop:
- Assembleia Geral na Prática;
- Assembleias Semipresenciais e Digitais;
- Contabilidade de Cooperativas para Contadores;
- Entendendo a Sociedade Cooperativa;
- Gestão de RH para Cooperativas;
- Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas;
- Formação de Conselheiros Fiscais para Sociedades Cooperativas;
- Gestão Estratégica de Cooperativas: Conselheiros Administrativos;
- Gestão da Mudança;
- Apresentações Poderosas;
- Pesquisador de Tendências;
- Métodos Ágeis (Scrum);
- Introdução ao Design Thinking;
- Mentalidade Ágil;
- Transformação Digital;
- Neurociência do Consumo;
- Cooperativismo de Plataforma;
- Pesquisador de Tendências,
- Pitch;
- Primeira Exportação;
- Elaboração e Gestão de Projetos de Responsabilidade Socioambiental com foco nos ODS;
- Gerenciamento de Projetos: Universitário Cooperativo;
- Gestão de Finanças Pessoais.
Publicações, vídeos e muito mais
A plataforma conta atualmente com 63 treinamentos ao todo e traz constantemente novidades e atualizações. O CapacitaCoop possui uma biblioteca virtual com uma série de publicações, vídeos e diversos conteúdos, que podem ser acessados gratuitamente pelo usuário.
Inovação
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) revelou os nomes dos três primeiros palestrantes que participarão da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de julho, em Glasgow, na Escócia.
Segundo a organização do evento, a expectativa é de que a conferência reúna profissionais de cooperativas de Crédito de 60 países, com o objetivo de discutir questões relacionadas à liderança das coops, segurança cibernética, tecnologias digitais e o futuro dos serviços financeiros. O evento contará com diversos palestrantes, incluindo o líder de pensamento norte-americano, Ian Khan, a analista de segurança cibernética israelense, Keren Elazari, e a especialista em ciência comportamental britânica, Belinda Parmar.
Palestrantes
Khan trabalhou com clientes nos setores financeiro, bancário, HighTech, manufatura e cooperativas de Crédito. Ele é mais conhecido por criar o Future Readiness Score, uma métrica organizacional para medir e alcançar a prontidão para o futuro. Também cineasta, explorou temas como blockchain, inteligência artificial e o futuro do trabalho em vários documentários.
Keren tem mais de 20 anos de experiência na área de segurança cibernética, tendo trabalhado com fornecedores de tecnologia, agências governamentais, startups e empresas da Fortune 500. Seu Ted Talk sobre segurança cibernética e hacking (aplicação de tecnologia ou o conhecimento técnico para suplantar algum tipo de problema ou obstáculo) foi visto por milhões e traduzido para 30 idiomas. Ela também foi escolhida como "Ideias mais poderosas" do TED e é uma das palestras mais assistidas do TED sobre o tema de segurança cibernética e hacking.
Belinda criou um Índice de Empatia Global – o primeiro índice para medir empatia e inclusão em escala, que foi publicado na Harvard Business Review. Ela trabalhou com várias grandes empresas e seus líderes para mudar culturas e trazer mais empoderamento à vida das pessoas.
A programação completa está disponível no site da conferência. A conferência será coorganizada pela Woccu e pela Associação das Cooperativas de Crédito Britânicas Limitadas (ABCUL).
Fonte: Coop News
Inovação
A Instrução Normativa DREI 112/2022 foi publicada em 20 de janeiro, contemplando todas as contribuições apresentadas pelo Sistema OCB ao Manual de Registro de Cooperativa, Anexo VI à Instrução Normativa DREI 81/2020.
O que muda na prática?
Na prática, o que muda efetivamente é a regulamentação das cooperativas startups e algumas adequações aos procedimentos relativos ao boletim de voto à distância.
Anexo VI - Manual de Registro de Cooperativa
I. Cooperativas startups
Após a publicação do Marco Legal das Startups, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI atualizou a normativa que trata do registro de cooperativas. No texto atualizado constam as hipóteses de enquadramento das cooperativas como startup, em constituição ou em operação recente, cuja atuação se caracteriza pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados, fazendo constar os requisitos para o registro nesses termos.
II. Boletim de voto à distância
Na seção III Reuniões ou Assembleias Semipresenciais ou Digitais do Anexo VI - Manual de Registro de Cooperativa da IN DREI 81/2020, foi alterado o item 4.2. Do Boletim de Voto à Distância, para permitir a participação e a votação à distância dos associados em assembleias semipresenciais ou digitais.
Nessas modalidades de assembleias, a cooperativa pode optar por utilizar o sistema de envio de boletim de voto à distância e/ou a atuação remota, via sistema eletrônico para essa participação dos associados. Com a alteração, foram especificadas características e requisitos que devem atender as cooperativas no uso do boletim de voto à distância.
As novidades representam uma importante conquista, pois contribuem para o aperfeiçoamento dos atos societários do modelo cooperativo e são fruto do estreitamento do relacionamento construído pelo Sistema OCB junto ao departamento em prol do cooperativismo nas juntas comerciais.
Saiba mais aqui!
Inovação
Estão abertas as indicações para o Prêmio de Crescimento Digital 2022 (Digital Growth Award 2022, em inglês), do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês). A iniciativa visa reconhecer uma ou mais associações de cooperativas de Crédito ou cooperativas de Crédito membros individuais por trabalharem com sucesso em direção à meta do Desafio 2025 de expandir a transformação digital em todo o mundo.
Os indicados devem mostrar que implementaram uma(s) solução(ões) digital(is) que promove(m) inclusão financeira, inovação e escalabilidade:
- Inclusivo: ampliou a inclusão financeira alcançando associados de comunidades carentes;
- Inovador: foi inovador para sua instituição, reduzindo custos, simplificando operações ou melhorando a experiência dos associados;
- Escalável: pode ser ampliado para uso ou replicação por outras associações de cooperativas de Crédito ou cooperativas de Crédito em seu País ou região.
"Todas as indicações serão analisadas por um painel independente de juízes que estão na vanguarda da inovação e desenvolvimento de fintech", afirma a presidente e CEO do Woccu, Elissa McCarter LaBorde.
"Encorajamos os candidatos a demonstrarem como suas soluções digitais ajudam a alcançar populações carentes e podem contribuir para como nossa comunidade global de cooperativas de Crédito liderará no futuro".
Histórico
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito concedeu o primeiro Digital Growth Award em 2021 para a Confederação Asiática de Cooperativas de Crédito (ACCU), a Federação Filipina de Cooperativas de Crédito (PFCCO) e a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (NATCCO - Filipinas) por seu trabalho colaborativo na Plataforma de Pagamento Kaya.
Prazo para indicações
As indicações para 2022 devem ser enviadas por uma associação membro do Conselho Mundial até às 20h (horário de Brasília/DF) do dia 1º de abril .
Os ganhadores do Digital Growth Award serão reconhecidos na Reunião Geral Anual do Conselho Mundial, no dia 18 de julho, na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de 2022, em Glasgow, na Escócia.
Como faço para indicar
Para indicar uma associação de cooperativas de Crédito ou uma cooperativa de Crédito singular para o Prêmio, clique aqui.
Inovação