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Faltam 7 dias para o Workshop de Comunicação e Marketing de Santa Maria!

Faltam 7 dias para o Workshop de Comunicação e Marketing de Santa Maria!

As vagas estão acabando!

No dia 26 de maio, próxima sexta-feira, temos um encontro especial no  Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, em Santa Maria. A segunda edição do ano acontecerá em setembro, em Porto Alegre.

Preparamos uma programação mega especial pra você, com muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 6 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!

6 MOTIVOS PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO AGORA!

1.Criatividade como estratégia de negócio

Uma imersão com o speaker Alexandre Garcia sobre criatividade. Na oficina, os participantes vão exercitar seu senso de inovação e praticar o auto desenvolvimento e, consequentemente, gerar melhores e efetivos resultados para suas coops. E esse é apenas um spoiler. Tem muito mais!

2. Serviços do Sistema Ocergs

O planejamento estratégico do Sistema Ocergs está diretamente ligado com os gaps trazidos pelas cooperativas gaúchas nos últimos anos. Através da apresentação do Plano RSCOOP150 você vai ficar por dentro de tudo que já estamos fazendo para chegarmos juntos aos R$150 bilhões de faturamento até 2027. O time de Comunicação já entregou muita coisa desde o último Workshop que aconteceu em novembro de 2022, como o Relatório, por exemplo. E no evento você vai saber ainda mais!

3. Reputação e gestão de riscos

Tá aí um assunto que nunca sai de moda. E para falar disso, chamamos quem entende do riscado: Cezar Freitas, jornalista e consultor da empresa Criterio Resultado em Opinião Pública, uma das principais empresas de gestão de imagem e reputação do Brasil.

Você sabia que 76% dos executivos brasileiros atribuem o valor de suas empresas à reputação? Essa é uma pesquisa da Weber Shandwick Agency 2020 e no Workshop teremos a oportunidade de saber porque a reputação é tão importante e como fazemos para construi-la de forma estratégica.

4. Bora cooperar e o carimbo SomosCoop

Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada, que em 2023 tem episódio gravado no RS e o uso do carimbo SomosCoop.

5. Rumo ao coração do Rio Grande!

Atendendo ao planejamento estratégico da entidade e as demandas das cooperativas gaúchas, a coop Sicredi Região Centro RS/MG, de Santa Maria, recebe a primeira edição do Workshop de 2023. A região central do estado foi escolhida justamente por ser de fácil acesso a outras coops da região.

Mas fique atento!

No dia 29 de setembro também temos um encontro marcado em Porto Alegre e os temas e a programação serão diferentes. Garante tua vaga nos dois!

6. Retorno à infância

O grande desafio dos profissionais de comunicação e marketing está em unir criatividade e estratégia para inovação nas práticas do cotidiano. Quando somos adultos, desenvolvemos um senso de autopreservação, fugimos da dor e de outros medos que acabam reprimindo nossa veia criativa pelo instinto natural do medo.

As crianças deixam os pudores de lado, e com isto, anulam o sentimento de ser/parecer ridículo. E acreditamos que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida se voltarmos ao tempo da nossa infância.

Por isso, nesta edição, convidamos os participantes a voltar no tempo, a libertar a criança que existe em cada um para, com criatividade, diversão e muita surpresa, pensar estrategicamente a comunicação das cooperativas.

Você é o adulto que sonhou ser quando criança?

Vem com a gente descobrir. Te esperamos lá!

Cotricampo recebe destaque de qualidade e excelência

Cotricampo recebe destaque de qualidade e excelência

A Cotricampo recebeu da Latin American Quality Institute o Prêmio “Empresa Brasileira do Ano 2023", realizado nesta quarta-feira, 10 de maio, na cidade de São Paulo, que é o reconhecimento empresarial mais importante do Brasil e este ano atinge sua 16ª edição consecutiva, o mesmo destaca o compromisso público com a Qualidade e Excelência Empresarial.

O Troféu de Reconhecimento com o título "Empresa Brasileira do Ano 2023", destaca o compromisso público que a Cotricampo tem com a Qualidade e a Excelência dos serviços e produtos oferecidos na comunidade no qual estamos inseridos. A cooperativa também recebeu o Certificado Internacional que identifica a empresa ou instituição como Membro Ativo da Latin American Quality Institute, o Certificado Internacional "Brazil Quality Certification", emitido pela LAQI e respaldado por 40 alianças estratégicas, localizadas nos cinco continentes, atestando desta forma, a credibilidade no mercado.

Além da premiação, o presidente Gelson Bridi, participou de um painel da LAQI para desenvolver o “Modelo Q-ESG - Inspirando Negócios Responsáveis", o qual marca a pauta para que as empresas busquem obter um mundo melhor até 2030, acionando em sua gestão 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fomentados pela ONU.

Fonte: Cotricampo

7º EBPC recebe 177 submissões

A chamada para os trabalhos do 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), promovido pelo Sistema OCB com o apoio de universidades parceiras, recebeu 177 submissões em todas as modalidades e eixos temáticos, com a participação de 322 autores das cinco regiões brasileiras. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 21 de julho. Os 50 mais bem avaliados receberão passagens e hospedagens para participar do evento. O encontro traz como tema Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade e o objetivo é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.

“Recebemos com muita alegria e gratidão os trabalhos dos 322 autores que se dedicaram, por meio de seus projetos, a apresentar desafios e soluções para impulsionar o cooperativismo. Este é o maior evento direcionado exclusivamente para pesquisadores do coop no país, que reúne a comunidade acadêmica e as organizações estaduais do nosso sistema, em defesa de uma economia mais sustentável e solidária. Como neste ano os trabalhos estão direcionados às questões de responsabilidade ambiental, cuidado social e boa administração, o movimento terá mais munição para impulsionar as cooperativas em temas como o ESG”, avaliou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Das 177 submissões, 133 são artigos científicos, sendo 18 correspondem a trabalhos sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 23 são sobre Educação Inovação e Diversidade; 37 sobre Governança e Gestão; 25 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 30 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Outros 19 são artigos de Iniciação Científica, sendo 1 sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 5 sobre Educação Inovação e Diversidade; 6 sobre Governança e Gestão; 1 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 6 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Além disso, outros 25 trabalhos versam sobre Relatos de Experiências, sendo 15 sobre Educação Inovação e Diversidade; 5 sobre Governança e Gestão; e 5 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.

O 7º EBPC será realizado entre os dias 18 a 20 de setembro, em Brasília. O evento ocorre a cada dois anos e, de acordo com o cronograma, entre 21 de julho e 21 de agosto, serão realizadas as inscrições gratuitas para o encontro dos autores com trabalhos aprovados. Entre 21 de julho e 1º de setembro, serão abertas também as inscrições para participantes.

O encontro é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar, o Sistema OCB disponibiliza gratuitamente em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, a trilha Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. São cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e ResenhaComo elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.

Fonte: Sistema OCB

Carimbo SomosCoop nas cooperativas é pauta de pesquisa

Carimbo SomosCoop nas cooperativas é pauta de pesquisa

carimbo SomosCoop foi criado para ajudar as pessoas a identificarem produtos e serviços de cooperativas. Assim, elas podem escolher consumir de forma mais consciente. Afinal, o coop entrega qualidade, preço justo, responsabilidade socioambiental e promove o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lança a partir desta sexta-feira (5/5) a pesquisa para mensurar e conhecer as cooperativas que já utilizam o carimbo e aquelas que têm a oportunidade de aderir. A ação integra uma das iniciativas do comitê de Comunicação do programa RSCOOP150bi.

Para participar é muito simples, basta acessar a pesquisa aqui. Ela é rápida e dura menos de 5 minutos. Se ainda não conhece ou ouviu falar do carimbo SomosCoop, separamos pra você 6 motivos pelos quais a sua coop deve usar.

6 Razões para a sua coop usar o carimbo SomosCoop

Mais visibilidade

Mostra a abrangência do cooperativismo no país, fortalecendo a nossa ideia e todos que trabalham por ela.

Mais reconhecimento

Explica, de um jeito simples e direto, que somos um modelo de negócios, promovendo um fácil reconhecimento do cooperativismo no mercado.

Mais oportunidades

Comunica diretamente com o consumidor, aumentando a exposição da imagem do coop junto à sociedade e estimulando o consumo de produtos e serviços sustentáveis.

Mais credibilidade

A aplicação é permitida às cooperativas regulares e em dia com suas obrigações junto ao Sistema OCB.

Mais força

Quanto mais coops abraçam o carimbo, maior é nossa representação junto à sociedade, mostrando o tamanho e a força do coop no Brasil.

Mais resultados

Juntos, Sistema OCB e Sistema Ocergs, trabalhando a divulgação do SomosCoop e cooperativas identificando seus produtos e serviços com o carimbo, potencializamos nossos esforços de marketing e os resultados das coops.

Onde baixar o carimbo?

No site SomosCoop, existe a Central da Marca. A página é exclusiva para coops e é superfácil fazer o login. Lá você encontra a marca, um manual detalhado com exemplos de como aplicar o carimbo e até peças prontas para a sua coop.

Onde aplicar o carimbo?

Produtos

Quer um lugar mais propício para mostrar que aquela marca faz parte do cooperativismo brasileiro e carrega tudo que o coop representa que uma embalagem?

Pontos de contato

Pode ser um ponto de atendimento, de venda, sede, escritório, frota, uniforme, envelope, carteirinha de convênio, cartão, totem de autoatendimento, estande em evento, cartaz, etc.

Peças digitais

Sites, redes sociais, aplicativos, assinaturas de e-mail, e-mail marketing, banners, telas de computador, entre outras possibilidades. Quer ver um passo bem simples? Basta usar a #SomosCoop nas publicações nas redes sociais para acionar esse ponto de contato!

Último dia para inscrições no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023

Último dia para inscrições no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023

Todo ano ímpar o Sistema OCB presta reconhecimento às cooperativas que promovem excelência na gestão de seus negócios, promovendo mais competitividade ao movimento com a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Para concorrer, as cooperativas precisam participar do AvaliaCoop Governança e Gestão, antes denominado Programa de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (PDGC), que iniciou seu ciclo de avaliações em 6 de fevereiro, assim como o Diagnóstico Identidade, que avalia a aderência das coops com a Legislação do Cooperativismo e suas boas práticas.

Os formulários on-line, para que as coops possam avaliar seus processos visando aderência às boas práticas de governança e gestão, já estão disponíveis. O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – casa do Sistema OCB responsável pelo programa; é oferecer uma ferramenta de diagnósticos gratuita, acessível e didática para que as cooperativas e Organizações Estaduais avaliem seus processos e recebam ajuda para aprimorar pontos de melhoria.

Após o preenchimento dos questionários a coop recebe um relatório com os pontos fortes e oportunidades de melhoria para se organizar e iniciar o trabalho necessário para alcançar a excelência na gestão, além de receber subsídios para elaborar um planejamento estratégico e plano de ação específico para sua realidade.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, o AvaliaCoop Governança e Gestão é um importante instrumento de transformação das cooperativas. “Ele oferece um diagnóstico de alto nível sobre o estágio de maturidade de processos e práticas relacionados à governança e à gestão que servem como ponto de partida para desenvolvimento e oferta, pelo Sistema OCB, de soluções voltadas para o aperfeiçoamento dessas questões”.

O programa, criado em 2013, utiliza o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – adaptado à realidade e à linguagem das cooperativas pelo Sescoop. A metodologia tem reconhecimento internacional por sua capacidade expressiva em aumentar a qualidade de gestão e competitividade de cooperativas e outras organizações, fato já registrado em mais de 2,5 mil coops que aderiram ao programa.

Além disso, todo o material disponível é melhorado continuamente a partir da experiência, reflexões e análises de especialistas e diversas lideranças técnicas do Sistema OCB e das cooperativas participantes, com atuação em todos os ramos e diferentes regiões do país, o que confere maior assertividade à avaliação. 

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão consagra, uma vez a cada dois anos, as cooperativas participantes do programa que se destacam por seus modelos de gestão e por suas boas práticas de governança em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo à excelência.

Em sua última edição, realizada em 2021, 310 cooperativas concorreram ao prêmio, número que superou em 14% as inscrições do processo anterior. O selo ouro foi entregue para 30 coops, enquanto o prata ficou com outras 39 e o bronze com 34. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

Mais informações: https://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/

Fonte: Sistema OCB

1º Encontro do Cooperativismo do Amanhã discute o avanço do coop

1º Encontro do Cooperativismo do Amanhã discute o avanço do coop

Discutir o avanço do cooperativismo no Brasil é o tema do 1º Encontro do Cooperativismo do Amanhã, promovido pela Unisinos em parceria com o Sistema Ocergs. O encontro também visa promover para a comunidade acadêmica e do mercado uma oportunidade de educação cooperativa.

O superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, é um dos speakers para abordar “Governança e Liderança: os desafios atuais e futuros”. Além dele, também participam Camila Luconi Viana, que vai falar sobre “Cooperativismo, transformação e ESG” e Thiago Pandolfo, que falará sobre “Como as cooperativas podem potencializar negócios conscientes e inovadores".

O encontro será no dia 11 de maio, às 19h. A atividade é presencial, no campus Porto Alegre da Unisinos, e também remota através do link: https://bit.ly/Coopdoamanha2023 

Para participar a inscrição é gratuita e deve ser feita pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw7ZMQVfjdTBxMFttvdlEpYrykCua7uSoB2Y7qhHHpm4Q6Gw/viewform .

Prezando pela intercooperação, o evento é aberto e gratuito com emissão de certificado. Esta também será uma aula aberta da 37ª turma da Especialização em Cooperativismo da Unisinos.

Confira abaixo a programação:
19h10 – Palestra 1: Governança e liderança: desafios atuais e futuros – Mario de Conto - Superintendente do Sescoop/RS
19h25 – Palestra 2: Como as cooperativas podem potencializar negócios conscientes e inovadores - Thiago Pandolfo
19h40 – Palestra 3: Cooperativismo, transformação e ESG – Camila Luconi - Coordenadora da Especialização Cooperativismo e especialista em Transformação

Dúvidas: (51) 99739 7437 

Certaja Energia entrega 30,4 kg de tampinhas para a APAE Taquari

Certaja Energia entrega 30,4 kg de tampinhas para a APAE Taquari

A Certaja Energia tem um compromisso com os princípios cooperativistas. Para isso, realiza um conjunto de ações continuamente. Entre elas, a campanha de doação de tampinhas para arrecadação de verba para instituições sociais. No dia 2 de maio, a equipe da Cooperativa entregou 30,4 kg de tampinhas plásticas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquari. A instituição usará o valor arrecadado com a venda do material para custear um passeio dos alunos no final do ano.

Os colaboradores entregam suas tampinhas plásticas no ponto de coleta que fica na portaria da Cooperativa. Além da APAE, entre as entidades beneficiadas do município estão a Associação Pequenos Notáveis e a Associação dos Protetores dos Animais de Taquari (APAT).

Em 2022, a campanha arrecadou 42,935 kg. “Durante o ano de 2023, continuaremos trabalhando para continuar beneficiando essas instituições. Nossa expectativa é superar – e muito – a marca do último ano”, destaca Marina Fazenda, colaboradora do setor de Gestão de Pessoas e um dos nomes à frente da iniciativa.

Academia Cotrirosa capacita futuras lideranças

Academia Cotrirosa capacita futuras lideranças

Uma iniciativa pioneira da Cotrirosa, com a expertise da Escoop, tem chamado a atenção na região Noroeste do Estado. O projeto Academia Cotrirosa - Pessoas em Desenvolvimento foi lançado no dia 26 de abril e tem como proposta oferecer um programa de capacitação de jovens lideranças para o exercício da sua atividade na cooperativa, visando o estimulo à adoção de boas práticas de gestão. A primeira turma conta com 30 colaboradores da Cooperativa, que ampliarão seus conhecimentos sobre gestão, estratégia e liderança durante o ano, em aulas presenciais no município de Santa Rosa.

A capacitação possui 12 módulos e um encontro de encerramento, com 196 horas de carga horária. Entre os conteúdos, destaque para temas como: Identidade Cooperativista; Planejamento Estratégico; Liderança e Gestão de Pessoas; Orientação ao Cliente; Digitalização no Agro; Inovação; Contabilidade e Análise das Demonstrações; Gestão Financeira; Negociação e Gestão de Riscos e Compliance.

Ficou interessando em saber mais sobre esse programa? Entre em contato pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Relatório apresenta prioridades estratégicas elencadas pelas cooperativas para o Sistema Ocergs

Relatório apresenta prioridades estratégicas elencadas pelas cooperativas para o Sistema Ocergs

Debater os gaps e as oportunidades para o Sistema Ocergs em 2023 nas temáticas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional, Estratégia para Lideranças, e Marketing e Redes Sociais. Essa foi a proposta dos grupos de trabalho do Workshop de Comunicadores 2022, realizado em Porto Alegre, no Espaço Caldeira. A atividade resultou no estudo, análise e elaboração do relatório com as prioridades estratégicas elencadas pelos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas para o Sistema Ocergs em 2023.

CONHEÇA AS PRIORIDADES POR TEMAS

1) Assessoria de Imprensa

Pilar essencial para a construção de reputação e consolidação da marca perante à sociedade e opinião pública, a Assessoria de Imprensa foi um dos quatro eixos temáticos abordados durante as discussões. Entre as prioridades, a importância do Sistema Ocergs atuar como um hub de divulgação de pautas das cooperativas, com olhar atento para o ESG. Um exemplo é o caso do Fundo Social, iniciativa do Sescoop/RS que selecionou dez projetos de coops, em um investimento superior a R$ 1,6 milhão. As ações de Assessoria de Imprensa desenvolvidas pela área de Comunicação do Sistema Ocergs ganharam amplo destaque em veículos de comunicação, como no caso da matéria do Jornal do Comércio, que abordou os projetos da Coasa, Cooperconcórdia e Santa Clara, além de mencionar as demais coops contempladas pelo Fundo Social: Cotrirosa, CCGL, Cotriel, Coprel, Unicred Ponto Capital, Coopeeb, Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco. 

2) Comunicação Institucional

Comunicação Institucional é responsável por construir um discurso e um alinhamento entre a identidade e imagem da instituição. Entre os pontos destacados estão a intercooperação, o mapeamento de processos e o alinhamento da linguagem, presentes nos eventos e nas reuniões mensais dos Grupos Focais de Comunicação, prática adotada pelo Sistema Ocergs desde 2021. Os encontros ocorrem mensalmente, no formato on-line, e reúnem representantes de coops de diversos ramos. Se você atua na área de Marketing e Comunicação, tem o espírito empreendedor, criativo e tem interesse de participar do Grupo Focal e debater sobre projetos e estratégias de comunicação, entre em contato conosco através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

3) Estratégia para Lideranças

A Comunicação e o Marketing como ferramentas estratégicas de negócio dependem muito da valorização e da visão das lideranças das coops. Pensando nisso, essa temática também fez parte dos debates. O treinamento e qualificação dos jovens e o empoderamento de lideranças femininas no cooperativismo figuram entre as prioridades apontadas pelos participantes para o Sistema Ocergs. Nesse sentido, a criação dos comitês de mulheres e jovens do Sistema OCB, Elas Pelo Coop e Geração C, se propõem a contribuir com ações e construções de novos cenários dentro das coops. 

4) Marketing e Redes Sociais

O marketing e a utilização de redes sociais como estratégias de alcance, engajamento, reconhecimento de marca e conversões foi tema de discussão. Dentre os destaques, o fortalecimento da imagem do cooperativismo e do Sistema Ocergs para a sociedade em geral apareceu no brainstorming dos grupos de trabalho. Para tornar o coop cada vez mais conhecido e reconhecido pela sociedade, o Sistema OCB, em conjunto com o Sistema Ocergs e demais Unidades Estaduais, lançou recentemente a campanha SomosCoop 2023, com a hashtag #BoraCooperar.

Quer saber mais sobre as prioridades e o que foi debatido no Workshop de Comunicadores 2022? Acesse aqui o Relatório que preparamos para você!

Sicredi recebe comitiva internacional para imersão no cooperativismo de crédito

Sicredi recebe comitiva internacional para imersão no cooperativismo de crédito

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados e no Distrito Federal, recebeu, no dia 13 de abril, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre/RS, a visita das lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês), que conheceram a estrutura da Fundação Sicredi, além da história e tradição do modelo cooperativo de crédito com 120 anos de atuação no Brasil. A comitiva internacional também participará do Super Summit 2023 do Sicredi, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ nos dias 17 e 18, com o tema “Liderança em Movimento”.

“A força do coletivo é o que norteia nossa jornada. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito global, detalhando nosso modelo de organização em Sistema, que preserva a autonomia local das cooperativas ao mesmo tempo em que atua de forma unificada nacionalmente. Esperamos compartilhar boas práticas e gerar conhecimento para inspirar ainda mais a atuação das cooperativas filiadas ao WOCCU”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que recebeu as lideranças no País.

A agenda do Conselho no Brasil tem o objetivo de aprofundar o modelo de governança do Sicredi, que é referência de organização no cooperativismo de crédito mundial, além de explorar os programas de responsabilidade social da Fundação Sicredi e demais ações que geram impacto positivo significativo da instituição nas comunidades onde atua. O WOCCU promove o desenvolvimento sustentável das instituições financeiras cooperativas por meio de capacitação das pessoas e troca de experiências entre cooperativas do mundo todo, para garantir o acesso de cada vez mais pessoas a soluções financeiras e ao modelo cooperativo. Além disso, representa o sistema global de cooperativas de crédito junto às organizações internacionais e governos nacionais, atuando de forma ativa na melhoria de legislação e regulamentação do segmento.

A CEO do WOCCU, Elissa McCarter Laborde, ressaltou que, desde a sua chegada ao Conselho, acompanha as excelentes ações do Sicredi no Brasil, não apenas em termos de crescimento dos negócios, mas em alcance e número de cooperativas de crédito que compõem o Sistema, além do atendimento das comunidades nas quais a instituição financeira cooperativa está presente. “Também vejo esse compromisso social muito forte que é, em última análise, o que torna as cooperativas de crédito únicas como modelo de negócio. Conhecemos projetos e iniciativas da Fundação Sicredi e ações de transformação digital. E percebemos que o Sicredi é bem-sucedido devido às pessoas que fazem parte dele. Ouvimos um pouco da história de quem vive um verdadeiro compromisso com a missão de servir comunidades, de alcançar os mais diversos grupos da população no Brasil. É exatamente o que queremos que nossos associados façam. Então, verdadeiramente, o Sicredi é líder em nosso movimento”, acrescentou.

Além da presidente do Conselho de Administração e da CEO do WOCCU, integram a comitiva em visita ao País, as seguintes lideranças: Paul Treinen, vice-presidente; Andrew Price, vice-presidente Jurídico; Thomas Belekevich, diretor de Serviços; Mike Reuter, diretor executivo da Fundação WOCCU; Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Liderança Feminina (GWLN); Greg Neumann, diretor de Comunicação; Ukeme Falade, CFO do WOCCU; Joe Thomas, diretor de Mercados Futuros; e os diretores George Ototo, Charles Murphy, Rafal Matusiak, Jaime Chavez, Joseph Remy, Dallas Bergl, Jeff Guthrie, Linda Bowyer, Younsik Kim, Michael Lawrence, e Erin Mendez.

Conferência Mundial – Em julho deste ano, na cidade de Vancouver (Canadá), será realizada mais uma edição da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, promovida pelo WOCCU com o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de instituições em todo o mundo. O WOCCU já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países. A nível mundial, existem mais de 87,9 mil cooperativas de crédito em 118 países de seis continentes, que atendem 393 milhões de associados, o equivalente a 12,5% da população economicamente ativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi

Facilitadores do Programa Aprendiz Coopermil realizam treinamento

Facilitadores do Programa Aprendiz Coopermil realizam treinamento

No dia 12 de abril, cerca de 30 Facilitadores do Programa Aprendiz Coopermil participaram de um treinamento de desenvolvimento, onde receberam instruções sobre acolhimento, acompanhamento e orientação dos aprendizes que ingressarem na Cooperativa.

A formação, conduzida pelo Instrutor do Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza, também teve como propósito destacar a importância desta vivência para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, bem como fortalecer a prática dos princípios e valores cooperativistas na comunidade.

Durante o encontro, o grupo de coordenadores e líderes da área varejo também aprendeu mais sobre diversos temas relevantes ao Programa Aprendiz, como Legislação, Desafios e Conquistas, Identidade Cooperativista, entre outros.

De cordo com a Coordenadora de Rh da Coopermil, Janete Stochero, a missão de um facilitador é acolher, orientar e acompanhar o aprendiz e "durante os treinamentos despertamos a importância do papel do facilitador, bem como do Programa para a Cooperativa e para a comunidade."

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil

Ceriluz sedia encontros de padronização envolvendo técnicos de cooperativas filiadas à Fecoergs.

Ceriluz sedia encontros de padronização envolvendo técnicos de cooperativas filiadas à Fecoergs.

A Ceriluz sediou nos dias 12 e 13 de abril, mais um encontro do Programa de Padronização Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande Sul, cujo objetivo principal é unificar os métodos de trabalho das cooperativas que integram o sistema. A abertura do evento, na quarta-feira, contou com a participação do presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli.

O foco dos encontros está no planejamento das atividades técnicas das cooperativas para as áreas de engenharia e segurança na construção e manutenção de redes. Deste modo participaram técnicos e engenheiros eletricistas e de segurança do trabalho de dez cooperativas filiadas à Federação. O trabalho se volta a adequar as atividades desenvolvidas pelas cooperativas, atendendo às normativas técnicas dos órgãos reguladores do setor, mas também a unificar as atividades entre as cooperativas.

Entre os temas discutidos ao longo desses dois dias de trabalho estiveram a revisão dos procedimentos de Linha Viva (equipes que atuam com a rede energizada); a digitalização de processos e documentos relacionados as atividades dos eletricistas; a execução de treinamentos técnicos; a atualização da documentação técnica básica, como os Regulamentos de Instalações Consumidoras (RIC-MT e RIC-BT); a avaliação de pontos de atenção relacionados aos procedimentos para conexão de micro e minigeração distribuída e a revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas na área de segurança, entre outros.

O Programa de Padronização da Fecoergs está completando vinte anos de existência neste ano. Desde seu início em outubro de 2003 já foram elaborados mais de 400 documentos com procedimentos seguidos pelas 15 cooperativas de distribuição de energia filiadas à federação. A padronização também permitiu a implantação do Plano de Contingenciamento de Redes do Sistema Fecoergs, para fazer frente, de forma cooperativada, às intempéries que atingem os sistemas de distribuição de energia das cooperativas. Com procedimentos operacionais comuns a todas as cooperativas elas podem se ajudar com envio de equipes de trabalho quando ocorrem dias atípicos e de contingência, com sérios danos aos seus sistemas de redes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CERILUZ

Unicred Porto Alegre inaugura agência conceito no Centro Clínico Mãe de Deus

Unicred Porto Alegre inaugura agência conceito no Centro Clínico Mãe de Deus

A Unicred Porto Alegre inaugura, na próxima terça-feira (18), as novas instalações da agência Mãe de Deus localizadas na Rua Ribeiro Cancela, 85, andar térreo do Centro Clínico Mãe de Deus. O novo espaço, além de muito conforto e segurança, trará um atendimento mais próximo e personalizado aos cooperados, mantendo a mesma excelência em serviços financeiros prestados.

A agência Mãe de Deus comemora, com esta inauguração, 25 anos de atividades e com grandes resultados. São 1.500 cooperados, uma carteira de investimentos que registra o total de R$ 140 milhões; carteira de crédito ultrapassando os R$ 50 milhões e um patrimônio de Previdência que supera os R$ 66 milhões.

"Mais que resultados, as novas instalações da Mãe de Deus oportunizam a valorização das relações com nossos cooperados", enfatiza o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira. "O crescimento contínuo da agência exigia a ampliação do espaço físico para oferecer um ambiente mais adequado e confortável, tanto para os cooperados quanto para os colaboradores, na realização de negócios", conclui.

Serviço

  • Data: 18 de abril de 2023 (terça-feira)
  • Hora: 17h
  • Local: Centro Clínico Mãe de Deus
  • Endereço: Rua Ribeiro Cancela, 85 – bairro Menino Deus, Porto Alegre

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Unicred Porto Alegre

Cooperativa Vinícola Aurora capacita integrantes do Conselho Fiscal

Cooperativa Vinícola Aurora capacita integrantes do Conselho Fiscal

Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora está capacitando os membros do Conselho Fiscal para que possam exercer suas funções de forma cada vez mais colaborativa. A partir da próxima terça-feira (18) até o dia 25 de maio, os seis integrantes terão aulas presenciais sobre Cooperativismo e Governança, Conduta e Atuação do Conselheiro e Gestão de Riscos, todos módulos com quatros horas cada. Além disso, terão oito horas de instruções sobre Aspectos Contábeis e Financeiros das Cooperativas e mais 10 horas de mentoria, com a participação dos próprios professores nas reuniões do Conselho Fiscal.

O curso é ministrado pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e integra um programa amplo denominado Educa Aurora, de formação continuada e permanente. 

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, valoriza o interesse dos conselheiros em aperfeiçoar a atuação na empresa, reforçada pela mudança no curso que instituiu a prática assistida.

“Percebemos um grande avanço no nível de entendimento sobre os processos internos e da consciência do que é responsabilidade dos membros do conselho. A partir deste ano devemos ter resultados ainda mais palpáveis, com o acompanhamento dos professores nas reuniões para que os conselheiros possam colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula”, acredita Tonello.

De acordo com a Lei do Cooperativismo (L.5764) todos os anos devem ser eleitos quatro novos conselheiros. Segundo o presidente, este é um dos motivos que faz com que a Aurora aposte na capacitação dos associados que são escolhidos para a tarefa de fiscalizar os processos e tomadas de decisões.

“Mesmo que esse curso não seja obrigatório, vemos como fundamental essa capacitação para que todos os representantes dos núcleos possam executar essa função importante da melhor forma possível e que beneficie todos os 1,1 mil associados”, resume.

Pelo estatuto da cooperativa, a eleição dos conselheiros obedece a um revezamento entre representantes dos 20 núcleos, dos 11 municípios que fazem parte do quadro associativo. A regra foi concebida para possibilitar que todas as comunidades tenham assento no Conselho Fiscal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vinícola Aurora  

Soluções para gestão orientada a dados nas cooperativas

Soluções para gestão orientada a dados nas cooperativas

Já está disponível a trilha de diagnósticos AvaliaCoop, que auxilia os processos de gestão baseada em dados das cooperativas. Os produtos foram formulados para ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho. Os diagnósticos da trilha podem ser aplicados de forma conjunta ou individual.

"Os diagnósticos foram criados para fortalecer a gestão das nossas cooperativas, que poderão estabelecer estratégias mais assertivas para ganho de mercado e, por consequência, o alcance da nossa meta do BRC1Tri de Prosperidade, em que pretendemos movimentar financeiramente R$ 1 trilhão, até 2027", salientou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Entre as vantagens oferecidas pela trilha está o acesso à análise de diversas informações que auxiliam a tomada de decisão em conformidade com a legislação e com os princípios do cooperativismo. O primeiro diagnóstico da trilha, Identidade AvaliaCoop, visa preservar as características do modelo de negócios cooperativista por meio do fortalecimento da segurança jurídica, da conformidade e da perenidade do negócio, com a redução de riscos e um quadro social forte.

As boas práticas de processos gerenciais estão presentes no segundo produto da trilha, Governança e Gestão AvaliaCoop, que trata da gestão e da governança, onde o diagnóstico apontará dados sobre melhoria de processos de forma contínua, alinhados com estratégias da organização; promoção da cultura de excelência em gestão; profissionalização e aumento da competitividade.

O terceiro diagnóstico, Desempenho AvaliaCoop, trata da performance dos resultados da cooperativa com indicadores econômicos e financeiros. A ferramenta oferece suporte ao processo decisório; definição das estratégias das cooperativas; fortalecimento da saúde financeira; transparência, fidelização dos cooperados, e desenvolvimento da autogestão.

Saiba mais sobre a trilha de diagnósticos AvaliaCoop no vídeo:https://www.youtube.com/embed/c0hMvV4xbPQ?wmode=transparent&jqoemcache=A74nv

Procure a Organização do seu estado e saiba como aplicar os diagnósticos em sua cooperativa.

Fonte: Sistema OCB

Coprel anuncia investimentos de R$ 148 milhões para 2023 

Coprel anuncia investimentos de R$ 148 milhões para 2023 

Apresentando excelentes resultados em todos os segmentos de atuação, a Coprel realizou sua Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira, 04 de abril, na Sede Social, em Ibirubá. Os 810 cooperantes presentes acompanharam a apresentação dos investimentos de 2022, do Balanço Social e Patrimonial, e aprovaram a destinação das sobras do exercício para o prosseguimento dos Fundos e Programas Sociais da cooperativa.


Coprel Cooperativa de Energia

A assembleia iniciou com a apresentação do relatório da gestão de 2022 da Coprel Energia, que compreendeu investimentos de R$ 73.465.012,79 na construção e transformação de redes trifásicas, substituição de postes de madeira por concreto, em subestações de energia e linhas de transmissão e na instalação de equipamentos para modernizar o sistema elétrico.

Os cooperantes também aprovaram a destinação das sobras do exercício, que totalizaram R$ 18.917.760,26. Este valor será aplicado em 5 áreas importantes para os cooperantes: Fundo para Expansão de Redes, Fundo Internet Rural, Fundo Mais Energia, Fundo Energia Forte no Campo, Fundo para Equalização de Juros de Financiamento para Aumento de Carga e Fundo para Projetos de Geração de Energia Limpa e Renovável.

Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento

Na assembleia da Coprel Geração e Desenvolvimento, foi apresentado o montante de investimentos de 2022: R$ 71.832.647,12. O número expressivo deve-se principalmente pela obra de construção da PCH Tio Hugo, que deve entrar em operação no primeiro semestre deste ano. Também foram aportados recursos nos projetos da PCH Santo Antônio e CGH Jornalista Maria Helena, projetos de geração com outros empreendedores e usinas próprias, em equipamentos para operação e manutenção, em estudos de energias renováveis e no Hub de Inovação – Siloinvest, no qual a Coprel participa com uma célula de inovação.

A Coprel Telecom, empresa coligada à Coprel Geração e Desenvolvimento, todos os anos amplia os serviços de internet fibra ótica para mais municípios, além de aplicar recursos na modernização da rede e melhoria de equipamentos. Ano passado, os investimentos somaram R$ 23.695.008,76.

Os cooperantes também aprovaram a Destinação das sobras da Coprel Geração e Desenvolvimento, no valor de R$ 7.937.801,03 que será dividido entre o Fundo Auxílio Pecúlio e o Fundo para Projetos de Geração de Energia Limpa e Renovável.

Projeção de investimentos para 2023

As cooperativas e empresas coligadas projetam expressivos investimentos para este ano. A Coprel Energia planeja investir R$ 97.360.000,00, a Coprel Geração e Desenvolvimento R$ 21.818.986,00 e a Coprel Telecom R$ 29.649.070,00. A soma dos investimentos é de R$ 148.828.056,00.

O presidente Jânio Vital Stefanello destacou a importância de a Coprel estar próxima de todos: “A assembleia é um momento muito importante para a cooperativa, pois os cooperantes participam e ajudam a decidir em conjunto os investimentos, e principalmente, a destinação das sobras do exercício anterior. Neste ano, nosso foco novamente é na manutenção dos fundos e nos programas sociais da Coprel. Nossa proximidade com os cooperantes nos faz conhecer os desafios das famílias rurais, principalmente a necessidade de internet rural de qualidade e energia bifásica e trifásica para ampliação das atividades agropecuárias, promovendo a sucessão familiar e a permanência do jovem no campo. Investimos em inovação, pois sabemos que o atendimento e a qualidade dos nossos serviços em todas as unidades de negócio, seja Energia, Soluções e/ou Telecom, estão conectadas ao aproveitamento do que a tecnologia nos oferece. E assim, seguimos com a missão de oferecer soluções na distribuição, comercialização e geração de energia e mais conectividade, de maneira personalizada e sustentável, para que nossos cooperantes e clientes percebam a importância de pertencerem à Coprel”. 

Eleições dos Conselheiros Fiscais

Também na Assembleia, foram eleitos os membros do Conselho Fiscal das duas cooperativas, indicados pelas sete regiões da área de atuação. Confira a nova composição dos Conselhos Fiscais:

Conselho Fiscal da Coprel Cooperativa de Energia

ROMILDA PARANHOS DE SOUZA – BOA VISTA DO INCRA
CLÁUDIO JOSÉ PASCHOAL – JÓIA
ADI SALETE ROCHA DA ROSA – MATO CASTELHANO 
AMARILDO SOSSELA – TAPEJARA
VALDIR NEUMANN – SANTA BÁRBARA DO SUL
MÁRIO MALACARNE – VILA MARIA

Conselho Fiscal da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento

VALDIR DERCI KLEIN – QUINZE DE NOVEMBRO
MARINO MANTOVANI – PEJUÇARA 
ALBERTO DA ROSA SEIDLER – COXILHA
OSMAR LUIZ LÂNGARO – VILA LÂNGARO
WAGNER DE LORENO – MORMAÇO
JUSSARA REGINATO SOARES – CIRÍACO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel

Sicredi está entre as empresas com melhor reputação no Brasil  

Sicredi está entre as empresas com melhor reputação no Brasil  

O Sicredi foi reconhecido, pela primeira vez, pelo monitor empresarial de reputação corporativa Merco Empresas, divulgado neste mês de março. A nona edição do ranking listou a instituição financeira cooperativa, com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados e no Distrito Federal, em 9º lugar na categoria “Serviços Financeiros”. A pesquisa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2022 e contemplou mais de 5 mil entrevistas com membros da alta direção de empresas, população geral, analistas financeiros, entre outros grupos.  

Para Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi, a conquista demonstra a percepção positiva em relação à marca, que é nacional e que cresce e se fortalece cada vez mais a partir da sua atuação local. “O Sicredi faz a diferença na vida dos seus associados, os verdadeiros donos do negócio, e nas regiões onde atua, por meio de desenvolvimento local e de diversos programas sociais, além da ampla oferta de produtos e serviços financeiros e do seu atendimento personalizado e olho no olho. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, o qual demonstra que a sociedade percebe o impacto positivo gerado pela nossa instituição. No mundo em que vivemos, o modelo de negócio cooperativo é o futuro, gerando um ciclo virtuoso. Nossa marca tem potencial para ser ainda mais conhecida e amada nacionalmente”, declara. 

Referência na América Latina, o Merco Empresas avalia a reputação das empresas desde 2000. É um instrumento de avaliação baseado em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de vinte fontes de informação. A pesquisa é realizada no Brasil e em mais 14 países e, nesta edição, suas análises refletem os resultados de 2022. Além das empresas, também são realizados os monitores Merco Líderes e Merco Responsabilidade ESG.  Em 2020, o Sicredi também constou na 9ª posição do ranking Merco Responsabilidade ESG – setor “Serviços Financeiros”. 

Fonte: Sicredi das Culturas RS/MG

Obras de expansão e melhorias são constantes em redes para garantir qualidade de energia

Obras de expansão e melhorias são constantes em redes para garantir qualidade de energia

Entre as decisões tomadas pelos presentes nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) das cooperativas do Grupo Ceriluz, em 10 de março, esteve a destinação das sobras apuradas para investimentos em expansão e melhorias na infraestrutura de distribuição e geração de energia, totalizando mais de R$3,6 milhões com essa finalidade. Esse recurso se destina principalmente em melhorias e expansão das redes de distribuição, com a construção de novos alimentadores, reguladores de tensão, transformadores, etc. É um recurso importante que vai contribuir com obras em andamento na área de ação da Ceriluz e viabilizar novos investimentos. Apenas em projetos já aprovados ou em execução, já são mais de R$ 4 milhões de reais previstos em investimento para esse ano de 2023. A Cooperativa ainda está finalizando o Programa de Desenvolvimento da Distribuição (PDD) que exigirá mais uma importância significativa para qualificação das redes.

Entre os projetos já em andamento para 2023 estão a construção de um novo alimentador em Coronel Barros, de 8km, que exigirá R$1,5 milhão em investimento; a expansão de uma rede trifásica na região de Esquina Umbú, em Santo Augusto, investimento de R$900 mil; serviço de melhoria na rede trifásica de Ilha Grande, em Catuípe, orçada em R$820 mil; obra de expansão na região da linha 28 Norte, em Ajuricaba, estimado em R$440 mil; outra no Rincão Santa Catarina, em Boa Vista do Cadeado, orçado em 235 mil e mais uma em Santo Augusto, próxima a área urbana, de R$125 mil.

Ao longo de todo o ano de 2022 foram aproximadamente R$12 milhões investidos pela Ceriluz apenas em infraestrutura de distribuição de energia. Destes valores, R$4,3 milhões foram obras de expansão, totalizando 29 quilômetros de novas redes; R$2,3 milhões em obras de melhorias, totalizando 19 km de redes. Somam-se a esses números também aquelas obras realizadas por pedidos dos associados, que por investirem em suas propriedades e empresas necessitaram de projetos para ampliação de cargas. Foram em torno de 18 kms de rede onde a Ceriluz aplicou R$4,1 milhões, com uma contrapartida dos associados de R$1,3milhões. Em todos esses projetos executados foram instalados 1,4 mil novos postes e 352 novos transformadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceriluz

Sistema Ocergs realiza monitoramento estratégico do RSCOOP150bi

Sistema Ocergs realiza monitoramento estratégico do RSCOOP150bi

O Sistema Ocergs realiza o monitoramento estratégico do programa RSCOOP150bi, que visa atingir a meta de R$ 150 bilhões de prosperidade para o cooperativismo gaúcho. O grupo formado pelos superintendentes, gerentes e profissionais da instituição compartilhou os avanços dos sete comitês criados para implementar, executar e avaliar os projetos que integram o programa. Estes encontros mensais de alinhamento ocorrem no Instituto Caldeira e têm o objetivo de sistematizar e compartilhar as boas práticas de cada grupo.  

Os comitês formados para executar e implementar os projetos de ação do RSCOOP150bi estão divididos em sete grupos:

Comitê 1 – Representação e Relações Trabalhistas

Comitê 2 – Crédito e Financiamento

Comitê 3 – Acesso a Mercados e Comunicação

Comitê 4 – Infraestrutura

Comitê 5 – Alianças Estratégicas e TI

Comitê 6 – Pessoas e Inovação

Comitê 7 – Governança, Gestão e ESG

Sobre o RSCOOP150bi

O RSCOOP150bi é um programa institucional do Sistema Ocergs que tem como objetivo promover a prosperidade para os cooperados, dirigentes, empregados e moradores das comunidades das cooperativas gaúchas para atingir as seguintes metas:

*R$ 150 bilhões de faturamento

*Quatro milhões de cooperados

*100 mil empregos diretos

*R$ 300 milhões de investimentos em capacitação

*R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais

“O monitoramento estratégico é fundamental para a implantação do programa, especialmente para o engajamento e sensibilização dos envolvidos para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho”, afirma o gerente de Planejamento Estratégico do Sistema Ocergs, Emanuel Malta Falcão Caloete.  

Para mais informações sobre o programa RSCOOP150bi acesse https://www.sescooprs.coop.br/contato/#perguntas-frequentes ou envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Ocergs convoca cooperativas para AGO 2023

Ocergs convoca cooperativas para AGO 2023

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
MODALIDADE PRESENCIAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade presencial, no dia 14 de Abril de 2023, tendo como local, o Hotel Deville Prime Porto Alegre, situado à Avenida dos Estados, 1909, bairro Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:  

1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2022, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;  

2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2023; 

3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS; 

4) Autorizar o Presidente a negociar e firmar Convenções Coletivas, formalizar Acordos e composição nos Dissídios Coletivos e instaurar Processos Coletivos. 

5) Assuntos gerais, sem caráter decisório. 

Notas:  

  1. Para fins de verificação de quórum, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 16 de março de 2023, é de 294 (duzentos e noventa e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.   

Porto Alegre, 21 de março de 2023. 
Darci Pedro Hartmann,
Presidente 

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