Para se preparar para o futuro com uma gestão ainda mais profissional, cooperativas gaúchas estão buscando uma formação inédita no Estado. É o Programa de Compliance e Integridade, do Sistema Ocergs. Sete já estão inscritas - seis do ramo agropecuário e uma da saúde. A capacitação começa neste mês, com a Cotripal, de Panambi, no Noroeste, que atua na área agrícola, pecuária e de varejo.
De acordo com a gerente de recursos humanos da cooperativa, Cristina Lash dos Santos, uma das preocupações que influenciou a decisão da Cotripal em participar foi ode evitar problemas que possam comprometer a estrutura - Nos preocupamos ao ver grandes cooperativas com dificuldades, se extinguindo. Buscamos transparência para levar sustentabilidade à cooperativa, para que ela se perpetue para as próximas gerações. Outra inscrita, a cooperativa Aurora, de Bento Gonçalves, busca aperfeiçoar o modelo de gestão que mais a estimulou, diz a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente, Cassandra Giacomazzi: - Vamos aprimorar e descentralizar para toda a cadeia produtiva o nosso conjunto de controles relacionados a práticas trabalhistas, fiscais, contábeis, código de conduta e ética.
Com duração média de 18 meses, o programa se divide entre diagnóstico e capacitação de exigências legais, regulatórias e éticas. Online, as aulas trarão temas como avaliação de riscos, gestão de terceiros e código de conduta. Da Cotripal, 67 pessoas participarão. Da Aurora, 78. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o programa é muito importante: - É fundamental para que possamos nos manter no mercado e, acima de tudo, sermos cada vez mais competitivos, mostrando o diferencial do cooperativismo.
Fonte: Zero Hora
Negócios
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crises em Cooperativas", na modalidade incompany. Lançado no dia 26 de maio para os participantes do Workshop de Comunicação e Marketing, que ocorreu em Santa Maria, o programa é uma iniciativa do Sistema Ocergs, através da Escoop e em parceria com a ESPM.
Com o objetivo de explorar estratégias de construção da reputação corporativa, comunicação com stakeholders e discutir sobre atividades e competências necessárias para lidar com períodos de crise, o curso é gratuito para profissionais de Comunicação das cooperativas e tem vagas limitadas. Para participar da seleção o colaborador deve ser vinculado a uma cooperativa registrada e regular no Sistema Ocergs e que adere a, pelo menos, um programa de monitoramento.
As aulas ocorrerão nos dias 22 e 23 de agosto de 2023 de forma presencial na sede da ESPM, em Porto
Alegre/RS, nos seguintes horários: 8h30-12h30 e 13h30-17h30. A preferência é a participação de um colaborador por cooperativa.
Com carga horária total de 16 horas, o curso prevê aulas expositivas com estratégias que favoreçam e incentivem a participação de todos os alunos, com metodologias ativas que permitam a aplicação da teoria no cotidiano.
No curso, serão abordados temas como reputação corporativa, cases e melhores práticas, mapeamento de públicos, diagnósticos de reputação da marca, alinhamento estratégico para ações de impacto positivo, dentre outros.
Confira o programa completo AQUI.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/611586?lang=pt-BR
Negócios
O Instituto Unicred RS, em parceria com a Unicred Central Geração e a Corretora Unicred, está realizando uma série de ações sociais neste mês de junho visando auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social na missão de enfrentar o frio, que começa a chegar ao Estado com a aproximação do inverno.
Inicialmente, são duas ações articuladas com a Campanha do Agasalho de 2023. A primeira foi realizada no último dia 1º de junho, com a entrega de 20 cobertores doados pela Unicred Central Geração e Corretora Unicred ao Instituto Dias da Cruz, entidade que atua permanentemente no campo da assistência espiritual, assistência social e educação de forma gratuita. O material será destinado para acolhimento de um grupo LGBTQIA+, que está sendo inserido no serviço de albergue prestado pela instituição.
Estiveram presentes na ação os colaboradores Camila Baptista Juliani, representando a Corretora Unicred, Matheus Lopes Lemos, em nome da Unicred Central Geração, e Sadiana da Silva e Nara Lopes dos Santos, pelo Instituto Unicred RS.
“Esta é uma ação que visa auxiliar no trabalho de uma entidade que presta um grande serviço, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade na missão de passarem com dignidade pelo inverno, que é uma estação do ano onde geralmente existem muitas dificuldades por conta do frio”, afirma Nara Lopes dos Santos, Gerente do Instituto Unicred RS.
Já a segunda ação, que está sendo realizada, é a arrecadação de agasalhos, principalmente roupas e calçados, para o Brechó Solidário do Instituto Dias da Cruz. A campanha segue até o dia 9 de junho, tendo como ponto de coleta a sede da Unicred Central Geração, localizada na Av. Praia de Belas 1212, em Porto Alegre.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.
Sobre a Unicred Central Geração
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred Geração possui 10 cooperativas e 103 pontos de atendimento, que representam mais de 88 mil cooperados, R$ 7,6 bilhões de ativos e 4,6 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralgeracao.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Unicred
Negócios
O Sistema Ocergs, em conjunto com a FecoAgro/RS, realizou entre os dias 5 e 7 de junho devolutivas nas cooperativas Caal (Alegrete/RS), Cotrisel (São Sepé/RS) e Cotrisul (Caçapava do Sul/RS). As devolutivas do Eixo Desempenho integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, conhecido como Desempenho, e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade.
As visitas às cooperativas mobilizaram 23 dirigentes e gestores das cooperativas envolvidas e contaram com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, do superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e do coordenador de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, Cássio Triches.
Entenda o que são as devolutivas
Mas afinal, o que são as devolutivas realizadas pelo Sistema Ocergs? Para compreender melhor em que contexto elas ocorrem, antes é importante conhecer mais sobre o modelo de atuação do Sescoop, que considera o desenvolvimento das pessoas (desenvolvimento humano), por meio da redução dos gaps de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas (desenvolvimento organizacional). Em outras palavras, as pessoas são colocadas em primeiro plano, recebem capacitações, treinamentos e acompanhamento para o seu desenvolvimento, sempre com um olhar atento para dirimir as lacunas existentes no âmbito do desenvolvimento da cooperativa.

Diagnósticos
De que forma são identificadas essas lacunas de competências que a cooperativa precisa evoluir para se desenvolver? É justamente aqui que entram os diagnósticos elaborados pelo Sistema Ocergs, que geram informações e conhecimento sobre o ambiente interno das cooperativas. Esse conhecimento, aliado à análise de condições do ambiente externo, é fundamental para a aplicação de soluções que promovem o desenvolvimento humano, levando ao posterior desenvolvimento organizacional das cooperativas.
Eixos de Atuação do Sescoop/RS
Agora que você já entende como funciona o Modelo de Atuação do Sescoop, é importante saber que o Sescoop Nacional possui uma diretriz que dá ênfase em ações prioritárias para a promoção da cultura cooperativista e do aperfeiçoamento da gestão das cooperativas. Esses temas e ações constituem justamente os quatro eixos de atuação do Sescoop.

Eixo Desempenho
O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro permite consolidar as demonstrações financeiras e sociais das cooperativas. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados. Isso facilita o processo de tomada de decisões e aumenta ainda mais a transparência do cooperativismo.
E os pontos fortes gerados a partir desse eixo de atuação não param por aí não! Dentre as vantagens, a cooperativa tem acesso a análise de resultados com base em padrões de referência de desempenho; pesquisa de mercado (benchmarking) para comparar o seu desempenho com o setor; prestação de contas aos associados; apoio no trabalho de monitoramento das contas da cooperativa pelo Conselho Fiscal, pela auditoria interna e também pelo Conselho de Administração; e identificação de oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.
Indicadores, resultados econômicos, matriz de risco e muito mais!
Se ainda não está convencido por que sua cooperativa deve aderir ao Eixo Desempenho, aqui relacionamos alguns motivos: indicadores, nível na matriz de risco, resultados econômicos, evolução nominal e comparativo com a média de setores e outras coops, endividamento e liquidez corrente, composição dos ativos, imobilização dos recursos próprios, capacidade de pagamento, tesouraria, análise de pontos fortes e pontos de atenção. Tudo isso e muito mais é apresentado em uma devolutiva organizada pelo Sistema Ocergs, com acompanhamento de economistas e profissionais com conhecimento de mercado e do cooperativismo. A apresentação pode ser presencial ou online e traz um panorama completo do momento econômico-financeiro atual da cooperativa, bem como uma análise ampla de setores e um comparativo importante com outras cooperativas do mesmo ramo.

Caso você tenha chegado até aqui é porque realmente considera interessante o que te contamos! Mas e agora, o que fazer para que minha coop participe do Eixo Desempenho? É muito simples, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). Mas não se preocupe, se ficar com alguma dúvida ou precisar de um acompanhamento você pode entrar em contato com o coordenador de Inteligência de Dados:
Cássio Triches
E-mail:
Telefone: (51) 3323-0074
Eixos Gestão e Governança
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) já é bastante conhecido no mundo cooperativista. É a partir desses eixos de atuação e do preenchimento dos questionários do PDGC que a cooperativa se habilita a participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que em sua última edição premiou 5 coops gaúchas.

O PDGC tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas de governança e de gestão pelas cooperativas. O Programa é aplicado por meio de instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão das cooperativas.
E da mesma forma que no Eixo Desempenho, as vantagens e os pontos fortes para a cooperativa que adere ao PDGC são muitos. A participação no programa auxilia no crescimento do nível de maturidade da gestão e governança e gera feedbacks com boas práticas de gestão e governança a serem adotadas. Aqui são identificadas oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.

Em uma devolutiva dos Eixos Gestão e Governança, a equipe técnica do Sistema Ocergs entrega o desempenho global das cooperativas através de um relatório com critérios importantes para a mesma. Por exemplo, no panorama da Gestão são apresentados oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Já no panorama da Governança só sete os critérios apresentados: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês e Auditorias, e Resultados.
Agora imagina ter acesso a um diagnóstico completo com todos esses critérios, e ainda ter um comparativo com o panorama do ramo e das cooperativas de determinado setor. Se a sua coop ainda não faz parte desse programa, está aqui a oportunidade de acessar gratuitamente todo esse diagnóstico. Para isso, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). E mais uma vez, se bater aquela dúvida temos a solução para te auxiliar. Em nossa unidade estadual você pode entrar em contato com o analista técnico, Guilherme Quadros, através do e-mail
Eixo Identidade
Você sabia que o Sistema Ocergs oferece também a possibilidade de uma análise gratuita de conformidade da sua coop? Isso mesmo, o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas, conhecido como Identidade, faz uma rodada de avaliações que revela o quanto a sua cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias e contábeis, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. E o que se ganha com isso? Quem não estiver em conformidade pode traçar um planejamento para melhorar. Quem já estiver com o dever de casa em dia pode se preparar para alçar voos cada vez maiores.

Interessante destacar que para as coops que participam do Identidade também recebem uma devolutiva presencial ou online, com análise de conformidade do estatuto social, dos registros de matrícula, da Assembleia Geral, dos registros dos Conselhos de Administração e Fiscal, e da regularidades dos fundos. Todos esses quesitos recebem um percentual a partir de um instrumento de avaliação, que ao final gera o que chamamos de Índice Geral de Conformidade Cooperativista (IGCC), que basicamente consiste numa média ponderada desses critérios analisados.
Se você nos acompanhou até aqui, deve ter interessa em saber como sua coop pode receber esse diagnóstico. E a resposta é muito simples, basta entrar em contato com nosso analista técnico, Fabiano Graser, pelo e-mail
Diagnósticos AvaliaCoop
Os programas entregam soluções para gestão orientada por dados nas cooperativas. E pensando em capacitar as cooperativas nesse sentido, já está disponível a trilha de diagnósticos AvaliaCoop, que auxilia os processos de gestão baseada em dados das cooperativas. Os produtos foram formulados para ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho. Os diagnósticos da trilha podem ser aplicados de forma conjunta ou individual.

Saiba mais sobre a trilha de diagnósticos AvaliaCoop no vídeo:
Negócios
Na última sexta-feira, dia 26 de maio, o Sistema Ocergs promoveu o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, em Santa Maria. O evento aconteceu no Sicredi Região Centro RS/MG e reuniu cerca de 80 profissionais de 28 cooperativas para pensar estratégias de comunicação com inovação e criatividade através do tema "Retorno à Infância".
NOVIDADE!
Com o objetivo de explorar estratégias de construção da reputação corporativa, comunicação com stakeholders e discutir sobre atividades e competências necessárias para lidar com períodos de crise, foi lançado o Curso de Extensão Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crise, realizado pela ESPM e Escoop.
O curso tem vagas limitas, e é destinado para colaboradores de cooperativas ligados à área de Comunicação.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/611586?lang=pt-BR
A comunicação e o RSCOOP150
O planejamento estratégico do Sistema Ocergs está diretamente ligado com os gaps trazidos pelas cooperativas gaúchas nos últimos anos. Através da apresentação do Plano RSCOOP150 os participantes ficaram por dentro de tudo que já estamos fazendo para chegarmos juntos aos R$150 bilhões de faturamento até 2027.
Após as boas-vindas do diretor executivo da coop anfitriã do evento, Luiz Alberto Machado Lopez, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre a importância da comunicação e, principalmente, dos profissionais da área para alcançarmos melhores resultados e agregar valor nos serviços das cooperativas. "Precisamos de uma comunicação cada vez mais eficiente e estratégica. E para isso é importante investir em capacitações como essa para que tenhamos oportunidades de pensar fora da caixa e realizar intercâmbio de ideias para que o cooperativismo seja reconhecido pelo seu protagonismo em seus diferentes ramos", destacou.
A gerente de Recursos Humanos do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, apresentou o panorama das ações desenvolvidas pelo Comitê responsável pelos projetos de Representação Institucional e Relações Trabalhistas. Além dos objetivos, foram apresentadas as linhas de ações do comitê as quais destacam-se: Implantação da educação política junto as cooperativas; Assessoria Técnica Generalista Jurídica e Compliance para atendimento das cooperativas e Fortalecimento da atuação continua e estruturada junto à Frencoop/RS.
Serviços do Sistema Ocergs
A gerente de Comunicação e Marketing, Simone Zanatta, trouxe muitas novidades da área vinculadas ao Planejamento Estratégico da entidade, além de solicitações feitas pelos grupos focais (composto por profissionais de cooperativas de diferentes ramos que se reúnem mensalmente). Uma delas foi a campanha institucional que será lançada nos próximos meses, o planejamento do Dia C e do Fundo de Marketing do Sistema OCB, Expointer e outros eventos do Sistema.
Campanha Nacional de Comunicação
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Os participantes puderam tirar todas as dúvidas sobre o movimento que tem como principal objetivo despertar o orgulho de ser cooperativista e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.
Também vai ter temporada nova de SomosCoop na Estrada, com episódios gravados no Rio Grande do Sul. E ainda falamos sobre a importância do uso do carimbo SomosCoop para gerar diferenciação para as cooperativas no mercado e ajudar o consumidor a reconhecer "nas prateleiras" a mensagem que ele viu na mídia, influenciando em uma escolha deliberada pelo coop.
Reputação e gestão de riscos
Para falar sobre um assunto que tem tudo a ver com estratégia, o jornalista e consultor da empresa Criterio, Cezar Freitas.
Através de dados, Cezar destacou a importância da reputação e como fazer para construi-la de forma estratégica. Como falar sobre si mesmo, como convencer os outros a falar sobre a empresa em seu nome, rotinas, sistemas, fluxos e, principalmente, como a estratégia deve estar alinhada aos valores da empresa, fortalecendo-os de forma recorrente.
Criatividade como estratégia de negócio
O grande desafio dos profissionais de comunicação e marketing está em unir criatividade e estratégia para inovação nas práticas do cotidiano. Quando somos adultos, desenvolvemos um senso de autopreservação, fugimos da dor e de outros medos que acabam reprimindo nossa veia criativa pelo instinto natural do medo.
As crianças deixam os pudores de lado, e com isto, anulam o sentimento de ser/parecer ridículo. E acreditamos que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida se voltarmos ao tempo da nossa infância. Por isso, nesta edição, convidamos os participantes a voltar no tempo, a libertar a criança que existe em cada um para, com criatividade, pensar estrategicamente a comunicação das cooperativas.
Nesse sentido, o speaker Alexandre Garcia realizou uma imersão com os participantes sobre criatividade que exercitaram seu senso de inovação e praticaram o auto desenvolvimento para, consequentemente, gerar melhores e efetivos resultados para suas coops.
Quer ver um pouquinho do que rolou no nosso Workshop? Acesse e confira: https://www.instagram.com/p/CsuIvbcr82o/
O próximo Workshop de Comunicação acontece no dia 29 de setembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Em breve mais informações!
Negócios
Com escritório em Porto Alegre, a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Rio Grande do Sul tem nova liderança. Empossado na quinta-feira (27), o engenheiro agrônomo José Cleber Dias de Souza, que exercia o cargo de auditor fiscal federal agropecuário, assume o comando do órgão guiado pela visão de uma “gestão integrada” com as diversas instituições atuantes no setor agropecuário – dentro e fora da porteira. O superintendente do Sistema Ocergs, Gerson Lauermann, participou da cerimônia representando a entidade.
À frente da pasta, Souza diz que dará continuidade aos serviços de segurança sanitária e apoio à produção no Estado. O calendário de ações, segundo o dirigente, será definido com base nas prioridades do ministério e do governo federal. “Um elemento que para nós é importante é ‘sintonizar’. Aí, ganha importância esse espaço de diálogo com as organizações do setor, para a coordenar as agendas de cada instituição, para que a gente nem se sobreponha nem faça competição”, afirma.
Formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Souza entrou para os quadros do Mapa em 2008, trabalhando na área laboratorial do ministério, em análise de sementes. No ano seguinte, foi designado para a Superintendência do órgão no Estado, onde desenvolveu uma trajetória ligada à agroecologia. O agrônomo participou da regulamentação da lei dos orgânicos, que entrou em vigor em 2011 a partir de uma instrução normativa do ministério. “Acompanhei o final da elaboração dos regulamentos técnicos e a implementação no Brasil. O Rio Grande do Sul sempre teve destaque (nesse tipo de agricultura), com o maior número de unidades de produção, mas muito parelho com o Paraná”, recorda.
O processo, segundo Souza, ainda não foi concluído. Desde então, ele vem atuando na formulação de acordos de reconhecimento mútuo para facilitar o trânsito e o comércio de orgânicos certificados entre os países do Mercosul. “Acho que (a minha nomeação) tem uma ligação muito forte com o que conseguimos construir ao longo desse período, um processo de diálogo, avaliação, planejamento e execução de ações com as organizações de agricultores, mas também com instituições públicas e da sociedade civil que têm relação com essas temáticas”, diz.
Entre os desafios de sua gestão, Souza destaca também a atenção a temas que lhe são caros do ponto de vista pessoal, como a adaptação da agropecuária ao contexto de mudança climática. “São temas emergentes, em que as tecnologias e sistemas de produção concebidos visando reduzir a emissão e aumentar a absorção de carbono também prevejam as especificidades do ciclo hidrológico, para adaptar os diferentes cultivos e criações à disponibilidade de precipitação e à maior retenção de águas”, detalha.
Hoje, o Mapa tem 348 servidores no Rio Grande do Sul. Desse total, 109 são vinculados à Superintendência e 239 atuam no Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem (Sipoa), ambos sob gestão direta da Secretaria de Defesa Agropecuária, em Brasília. Há ainda profissionais lotados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS), também coordenado pela secretaria.
Fonte: Correio do Povo
Crédito da foto: Matheus Lalis
Negócios
Desembarcou neste final de semana, em Londres, comitiva de cooperativas do ramo saúde, para missão técnica que vai até o dia 26/05, numa iniciativa do Sistema Ocergs, Unimed Federação e CCM Group, um grupo especializado em soluções para o mercado de saúde, principalmente na área médica. O Sistema Ocergs está representado pela analista técnica, Caroline Juchem.
A missão faz parte de um programa de capacitação de atenção primária para líderes no setor de saúde e foi dividida em duas etapas: uma no Brasil, com aulas online e a segunda etapa no Reino Unido, com visitas ao National Health Service (NHS).
O principal objetivo da capacitação é promover a Atenção Primária à Saúde (APS)
como o agente para a geração de um modelo de saúde centrado nas pessoas, de qualidade e sustentável; Ofertar uma plataforma de conhecimento para líderes em Gestão em Saúde defenderem e implementarem as melhores práticas em APS e oferecer oportunidades para o desenvolvimento organizacional dos profissionais e de modelos assistenciais de APS baseados em evidências por meio do desenvolvimento profissional contínuo.
Participam da missão as coops Unicoopmed, Unimed Erechim, Unimed Alto do Jacuí, Unimed Alto Uruguai, Unimed Central de Serviços, Unimed Centro, Unimed Encosta da Serra, Unimed Federação, Unimed Litoral, Unimed Missões, Unimed Noroeste, Unimed Pelotas, Unimed Planalto Central, Unimed Planalto Médio, Unimed Vale das Antas, Unimed Vale do Caí e Unimed VTRP.
Mais sobre o NHS
O sistema de saúde na Inglaterra é referência mundial e oferece um ótimo atendimento aos seus usuários. O NHS é como o SUS no Brasil, o maior sistema público de saúde e mais antigo do mundo. Todos os bairros do mundo contam com um General Practitioner Surgery - ou apenas GP, que funciona como um centro de saúde local, uma espécie de UPA no Brasil. Um médico geral é designado como médico responsável para cuidar das pessoas registradas em determinado bairro. Ele é quem faz as consultas e, se achar necessário, encaminha o paciente a um especialista.
A expectativa é trazer na bagagem ideias e conhecimentos que possam ser implementados aqui principalmente no que se refere aos seguintes pontos:
• Desenvolver uma compreensão ampla da Atenção Primária no Reino Unido.
• Entender como a Atenção Primária é financiada no Reino Unido para assegurar atendimento centrado nas pessoas, acessível e de qualidade no ponto de entrega.
• Compreender a composição de um serviço à Atenção Primária britânico, sua ênfase na qualidade clínica e como os diferentes membros da equipe trabalham juntos para fornecer um modelo integral de atendimento.
Além da missão, o programa envolve um seminário posterior à viagem, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.
Negócios
A educação é parte essencial do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. E nas finanças, tal fato não é diferente. Em busca de promover e debater a importância da educação financeira, aconteceu entre os dias 15 e 21 de maio a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira.
Envolvendo escolas, cooperativas e instituições de todo o país, a semana de ações e atividades é realizada anualmente e tem como objetivo promover atividades sobre finanças, orçamento e investimentos, para crianças, jovens e adultos. Grandes parceiras desse ecossistema de transformação social, as cooperativas de crédito mais uma vez marcaram presença com diversas atividades, realizadas em todo o país.
Com mais de 1 milhão de cooperados, o Sistema Ailos foi um dos grandes parceiros dessa edição. A partir do mote “Você no Controle das suas Finanças”, o sistema realizou encontros mediados por Diogo Angioleti e Leticia Pasold, das cooperativas Transpocred e Viacredi, onde foram apresentados vídeos de colaboradores da Ailos, dando dicas sobre educação financeira. O conteúdo, disponibilizado gratuitamente, pode ser conferido no site. Além disso, o sistema Ailos ainda realizou palestras sobre a relação com dinheiro, orçamento pessoal, consumo consciente, crédito e endividamento e ainda, como falar sobre o tema com as crianças.
Por sua vez, a Cooperemb – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer, reuniu especialistas e entusiastas da área para compartilhar dicas valiosas sobre como desenvolver uma relação saudável com o dinheiro e enfrentar desafios econômicos. No encontro, transmitido ao vivo no dia 17, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, ouvir histórias inspiradoras e receber orientações práticas sobre como fortalecer a resiliência financeira.
Unindo centrais e singulares com atuação em todo o país, a Sicredi utilizou a Semana ENEF para diversas ações que ressaltaram a importância de uma relação saudável com o dinheiro. No sul catarinense, a Sicredi Sul SC disponibilizou cursos online e gratuitos sobre o tema na plataforma Sicredi na Comunidade, onde os inscritos puderam acompanhar trilhas de aprendizado em cooperativismo e empreendedorismo, além de cursos de educação financeira.
Os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho ensinam sobre finanças na Caravana Kids
Já a Sicredi Dexis levou os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho para mais uma temporada do Caranava Kids, projeto de teatro que terá 50 apresentações neste ano. Na peça, que finalmente chega à região Norte, os palhaços sonham montar um circo, mas como não têm o dinheiro suficiente, eles precisam se dividir para interpretar vários papéis enquanto poupam dinheiro e ensinam as crianças a fazer o mesmo. Somente em 2022, o Caravana Kids somou 77 apresentações, impactando mais de 18 mil crianças.
A peça faz parte do programa Cooperação na Ponta do Lápis, que leva conhecimento e estimula a disciplina e o autocontrole para que as pessoas possam ter uma vida financeira saudável. Com grande sucesso durante a Semana ENEF, as ações do programa são permanentes, sendo realizadas de forma contínua em conjunto com todas as cooperativas, Centrais e a Fundação Sicredi. Entre elas, a Sicredi Liberdade, localizada no Rio Grande do Sul, que utilizou a semana especial para intensificar os trabalhos com suas turmas para crianças, adolescentes, pessoas físicas e empreendedores.
Em Gramado, a Fundação Sicredi fechou parceria com a Vila da Mônica, para que crianças e adolescentes aprendam sobre a educação financeira com personagens da Turma da Mônica. “Toda a equipe da Fundação buscou, com muito carinho e preocupação, desenvolver estratégias e formas de levar ao público e pessoas colaboradoras do parque a conscientização financeira de forma lúdica. A partir das interações propostas, a experiência dos nossos visitantes será ainda mais qualificada. Com certeza essas vivências serão lembradas pelas diferentes gerações que compartilham o amor pela Turminha”, declarou a CEO da Vila da Mônica, Manoela da Costa Moschem. Entre as atividades, esteve a dinâmica na Casa dos Bombeiros, onde as crianças receberam dicas sobre de onde vem o dinheiro e receberam uma recompensa na brincadeira onde precisavam salvar os pets. Na Casa da Magali, além de viverem uma experiência deliciosa, as crianças ganharam dicas para organizar um aniversário sustentável, aprendendo a economizar. “Lá no Corpo de Bombeiros foi demais. Eu corri, apaguei o fogo, salvei a vida dos animais, porque eles estavam precisando. No Hospital Veterinário, eu cuidei dos animais que estavam doentes, vi se eles estavam precisando de vacina, olhei a ficha do paciente. É incrível a Vila da Mônica, quero visitar mais vezes”, afirmou a visitante Helena Lopes de Oliveira, de 7 anos.
Conectando-se diretamente com as principais tendências da atualidade, a Sicredi ainda se aventurou pelo metaverso, lançando um jogo voltado ao tema da Semana ENEF, em aplicação desenvolvida pelo Lab de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, investir e guardar o dinheiro de brincadeira, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo.
Com uma tradição de realizar centenas de ações de educação financeira, a Cresol preparou para este ano uma maratona de atividades. Ao todo, foram mais de 700 ações gratuitas sobre o tema, em todas as regiões de atuação da cooperativa. Além de palestras, rodas de conversa, workshops, lançamento de materiais impressos e outros, as cooperativas do sistema disponibilizaram guias de orientações para que cada agência estivesse preparada para receber o cooperado e entregar a melhor experiência para a sua realidade. A Cresol ainda tem como estratégia permanente a realização de projetos educacionais em parceria com secretarias de Educação e escolas, para envolver crianças, jovens e seus familiares. Os projetos trabalham temas como cooperação, educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança.
Maior sistema de atendimento físico do país, as cooperativas do Sicoob participaram das ações da Semana ENEF com atividades de acesso gratuito, incluindo palestras, cursos, oficinas, entre outros serviços sobre educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Segundo o Sicoob, as atividades possuem como finalidade o fortalecimento da cidadania financeira, eficiência e a democratização do sistema financeiro nacional, além da conscientização do hábito de se planejar financeiramente. Entre as principais palestras, esteve a de Juliano Fernandes, consultor em educação financeira. Com transmissão ao vivo direto do auditório da sede do Sebrae em Florianópolis, a palestra sobre ‘Resiliência Financeira’ contou com diversas dicas para os presentes, além de atividades para crianças através do Programa Financinhas, com monitores voluntários do Instituto. “Compartilhamos dicas e orientações para encontrar soluções eficazes para os desafios financeiros comuns”, disse Juliano.
Por sua vez, com a participação da influenciadora e especialista em finanças pessoais, Ana Leoni, a Unicred realizou uma série de conversas em videocast, com a head de Investimentos da Unicred, Patricia Palomo. Nos cinco episódios apresentados, foram discutidos temas como finanças pessoais e a relação do comportamento financeiro com outros aspectos pessoais, que vão além da racionalidade e da organização em planilhas. “Educação financeira vai muito além do ‘botar as contas na ponta do lápis’ e nossa proposta é demonstrar isso de forma simples e fácil. Devemos considerar fatores como contexto social, comportamental e até mesmo de saúde. As discussões que dividimos com a Ana Leoni, que é uma das maiores especialistas do Brasil em finanças pessoais, estão disponíveis de forma gratuita em nosso canal, onde também estão outros conteúdos dos nossos executivos”, explicou a Head. Os materiais apresentados pela Unicred podem ser acessados gratuitamente no site.
Semana ENEF
A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, formado por Ministério da Educação, Banco Central, CVM e diversos outros órgãos públicos. Ela é realizada anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira em todo o país.
Fonte: Mundocoop
Negócios
Na última sexta-feira (19/5), o Sistema Ocergs promoveu o Fórum de Logística Agro e Transporte, no auditório da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), que contou com a participação de 70 pessoas de 30 cooperativas. O evento integra o plano de ações do Comitê 4 dentro do Plano de Desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho nos próximos cinco anos, o programa RSCOOP150bi.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destaca que a organização e o programa RSCOOP150 têm o desafio de fomentar o crescimento da margem líquida das cooperativas, a partir de um plano de ações que envolve projetos do setor.
"Muito mais importante do que o volume e o ganho de escala é que a cooperativa possa crescer com organização, sustentabilidade, gerando resultados. Aqui nós estamos começando a criar processos de sinergia de construção de crescimento entre as cooperativas, quando algumas são tomadoras de fretes e outras prestadoras de serviço de transporte de cargas", ressalta.
Hartmann destaca que o evento possibilita conexões de negócios entre as cooperativas, contribuindo para minimizar ou zerar a questão dos fretes com caminhões vazios. "Se nós visualizarmos o horizonte do futuro, precisamos olhar a cooperativa do lado como parceira para gerarmos grandes oportunidades de crescimento. Que isso seja o início de uma grande caminhada de negócios, de construção e de negociação de ganha-ganha entre todos os ramos do cooperativismo", afirma.
Eficiência e Processos
O diretor da CCGL e representante do Comitê 4, o, Guilhermo Dawnson, acredita que as iniciativas de negócios entre as cooperativas Agro e de Transporte podem ser efetivadas com maior eficiência e um maior número de processos. "O agro demanda muito transporte, nós temos que tirar o produto e levar ao encontro dos clientes, dos consumidores e dos portos e, ao mesmo tempo, nós temos as cooperativas do ramo Transporte, que fazem eficientemente esse trabalho. Vamos tentar melhorar e sermos mais fortes nesse processo", comenta.
Para o presidente da Rede Transporte e gestor do projeto de Logística do programa RSCOOP150, Adelar Steffler, é necessário que as cooperativas busquem melhoria nos processos de comunicação e que direcionem seus esforços para colocar em prática a intercooperação. Steffler explica que as cooperativas vinculadas à Rede Transporte trabalham em sinergia, o que permite otimizar os custos de logística por conta das cargas transportadas por diferentes cooperativas.
Objetivos e Panorama do RSCOOP150
O Plano Gaúcho de Desenvolvimento para o cooperativismo, o RSCOOP150bi de prosperidade, prevê a meta de R$ 150 bilhões de faturamento, 4 milhões de associados, 100 mil empregos diretos, R$ 300 milhões de investimentos em capacitação e R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais até 2027.
As metas foram apresentadas pelo gerente geral do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco, que falou sobre os comitês que desenvolvem os projetos que integram o programa RSCOOP150. O Fórum de Logística Agro e Transporte é uma iniciativa do Comitê 4, responsável pelos projetos de Investimentos em Infraestrutura e Logística; Conectividade; e Geração e Fornecimento de Energia.
Portfólio de Serviços da Rede Transporte
Com 14 cooperativas associadas que reúnem 3.569 cooperados e uma frota de 2.254 veículos, a Rede Transporte conta com coops em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, que atendem o mercado nacional e internacional, com transporte de cargas para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
O presidente da Rede Transporte, Adelar Steffler, explica que a na gestão de compras, a Central mantém parcerias com uma série de fornecedores para customizar produtos e serviços, que trazem preços diferenciados para pneus, combustível, seguros, veículos, meios de pagamento eletrônico, entre outros.
Desafios e Necessidades das Cooperativas Agropecuárias
O supervisor de Lógistica e Captação da CCGL, Miguel Gonçales, falou sobre as principais demandas logísticas das cooperativas agropecuárias. Entre os principais produtos movimentados, Gonçales destaca: granéis agrícolas, produtos industrializados, regrigerados e frigorificados, rações, leite, cargas vivas, fertilizantes, calcários, combustíveis e insumos diversos. "Para evoluir é necessário desenvolver pessoas, transformar processos e implementar tecnologias habilitadoras com base na cooperação
Para o gerente de Desenvolvimento da SmartCoop, Darlan Schwade, a solução para estreitar relações entre as cooperativas agropecuárias e de Transporte, passa pela utilização da plataforma SmartCoop para a contratação de fretes. Schwade explica que as relações comerciais podem ser concentradas em quatro processos dentro da plataforma: cooperativa cadastra sua demanda de frete; transportadora oferta o frete; coopertiva sinaliza o aceite ou recusa; ocorre a realização do serviço.
Portfólio de Serviços das Cooperativas de Transporte
Para conhecer mais sobre os serviços ofertados pelas cooperativas de Transporte, o Fórum contou com a apresentação do presidente da Cootracam, Gregori Teixeira Rios (setor de cabotagem e setor portuário); gerente de Logística da Cooperlíquidos, Gabriel Roglio (cargas líquidas e química); presidente da Cootracel, Luiz De Mattos (transporte internacional e sider); presidente da Cooral, Cleuberto Demarchi (transporte frigorífico); gerente de Logística da Vale Log, Marcos Corti (setor graneleiro).
Portfólio de Serviços da Uniair
O evento também recebeu a executiva comercial da Uniair, Alciane Pandolfo, a partir de uma ação proposta pelo Comitê 3, responsável pelos projetos de Comunicação e Acesso a Mercados. Com atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana, Alciane destaca que a Uniair dispõe de aeronaves equipadas com UTI aérea adulta, pediátrica e neonatal. Além do transporte aeromédico, a executiva ressalta os serviços de taxi aéreo, turismo e transporte de cargas ofertado pela Uniair, que podem se conectar com as demandas das cooperativas de outros ramos.
Comunicação e Acesso a Mercados
O analista de Marketing e Comunicação, Leonardo Machado, apresentou o panoramas das ações desenvolvidas pelo Comitê responsável pelos projetos de Comunicação e Acesso a Mercados. Além da criação dos materiais promocionais do RSCOOP150, o Comitê criou o hotsite que reúne todas as informações sobre os projetos, iniciativas e monitoramento das metas. Dentro de novos mercados, o Comitê conduz tratativas com a Unidade Nacional sobre a nova plataforma de marketplace NegóciosCoop, que inicia o primeiro semestre de 2023 com um projeto-piloto envolvendo algumas cooperativas brasileiras e pretende se tornar um ambiente de negócios B2B e B2C no segundo semestre, ampliando o alcance para diversas cooperativas brasileiras.
Networking de Negócios
Na parte final do Fórum de Logística Agro e Transporte, os dirigentes das cooperativas Agro e de Transporte participaram de uma rodada de networking de negócios, com o objetivo de identificar oportunidades e conhecer mais sobre as demandas e serviços ofertados.
Negócios
As vagas estão acabando!
No dia 26 de maio, próxima sexta-feira, temos um encontro especial no Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, em Santa Maria. A segunda edição do ano acontecerá em setembro, em Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, com muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 6 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 MOTIVOS PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO AGORA!
1.Criatividade como estratégia de negócio
Uma imersão com o speaker Alexandre Garcia sobre criatividade. Na oficina, os participantes vão exercitar seu senso de inovação e praticar o auto desenvolvimento e, consequentemente, gerar melhores e efetivos resultados para suas coops. E esse é apenas um spoiler. Tem muito mais!
2. Serviços do Sistema Ocergs
O planejamento estratégico do Sistema Ocergs está diretamente ligado com os gaps trazidos pelas cooperativas gaúchas nos últimos anos. Através da apresentação do Plano RSCOOP150 você vai ficar por dentro de tudo que já estamos fazendo para chegarmos juntos aos R$150 bilhões de faturamento até 2027. O time de Comunicação já entregou muita coisa desde o último Workshop que aconteceu em novembro de 2022, como o Relatório, por exemplo. E no evento você vai saber ainda mais!
3. Reputação e gestão de riscos
Tá aí um assunto que nunca sai de moda. E para falar disso, chamamos quem entende do riscado: Cezar Freitas, jornalista e consultor da empresa Criterio Resultado em Opinião Pública, uma das principais empresas de gestão de imagem e reputação do Brasil.
Você sabia que 76% dos executivos brasileiros atribuem o valor de suas empresas à reputação? Essa é uma pesquisa da Weber Shandwick Agency 2020 e no Workshop teremos a oportunidade de saber porque a reputação é tão importante e como fazemos para construi-la de forma estratégica.
4. Bora cooperar e o carimbo SomosCoop
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada, que em 2023 tem episódio gravado no RS e o uso do carimbo SomosCoop.
5. Rumo ao coração do Rio Grande!
Atendendo ao planejamento estratégico da entidade e as demandas das cooperativas gaúchas, a coop Sicredi Região Centro RS/MG, de Santa Maria, recebe a primeira edição do Workshop de 2023. A região central do estado foi escolhida justamente por ser de fácil acesso a outras coops da região.
Mas fique atento!
No dia 29 de setembro também temos um encontro marcado em Porto Alegre e os temas e a programação serão diferentes. Garante tua vaga nos dois!
6. Retorno à infância
O grande desafio dos profissionais de comunicação e marketing está em unir criatividade e estratégia para inovação nas práticas do cotidiano. Quando somos adultos, desenvolvemos um senso de autopreservação, fugimos da dor e de outros medos que acabam reprimindo nossa veia criativa pelo instinto natural do medo.
As crianças deixam os pudores de lado, e com isto, anulam o sentimento de ser/parecer ridículo. E acreditamos que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida se voltarmos ao tempo da nossa infância.
Por isso, nesta edição, convidamos os participantes a voltar no tempo, a libertar a criança que existe em cada um para, com criatividade, diversão e muita surpresa, pensar estrategicamente a comunicação das cooperativas.
Você é o adulto que sonhou ser quando criança?
Vem com a gente descobrir. Te esperamos lá!
Negócios
A Cotricampo recebeu da Latin American Quality Institute o Prêmio “Empresa Brasileira do Ano 2023", realizado nesta quarta-feira, 10 de maio, na cidade de São Paulo, que é o reconhecimento empresarial mais importante do Brasil e este ano atinge sua 16ª edição consecutiva, o mesmo destaca o compromisso público com a Qualidade e Excelência Empresarial.
O Troféu de Reconhecimento com o título "Empresa Brasileira do Ano 2023", destaca o compromisso público que a Cotricampo tem com a Qualidade e a Excelência dos serviços e produtos oferecidos na comunidade no qual estamos inseridos. A cooperativa também recebeu o Certificado Internacional que identifica a empresa ou instituição como Membro Ativo da Latin American Quality Institute, o Certificado Internacional "Brazil Quality Certification", emitido pela LAQI e respaldado por 40 alianças estratégicas, localizadas nos cinco continentes, atestando desta forma, a credibilidade no mercado.
Além da premiação, o presidente Gelson Bridi, participou de um painel da LAQI para desenvolver o “Modelo Q-ESG - Inspirando Negócios Responsáveis", o qual marca a pauta para que as empresas busquem obter um mundo melhor até 2030, acionando em sua gestão 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fomentados pela ONU.
Fonte: Cotricampo
Negócios
A chamada para os trabalhos do 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), promovido pelo Sistema OCB com o apoio de universidades parceiras, recebeu 177 submissões em todas as modalidades e eixos temáticos, com a participação de 322 autores das cinco regiões brasileiras. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 21 de julho. Os 50 mais bem avaliados receberão passagens e hospedagens para participar do evento. O encontro traz como tema Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade e o objetivo é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.
“Recebemos com muita alegria e gratidão os trabalhos dos 322 autores que se dedicaram, por meio de seus projetos, a apresentar desafios e soluções para impulsionar o cooperativismo. Este é o maior evento direcionado exclusivamente para pesquisadores do coop no país, que reúne a comunidade acadêmica e as organizações estaduais do nosso sistema, em defesa de uma economia mais sustentável e solidária. Como neste ano os trabalhos estão direcionados às questões de responsabilidade ambiental, cuidado social e boa administração, o movimento terá mais munição para impulsionar as cooperativas em temas como o ESG”, avaliou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Das 177 submissões, 133 são artigos científicos, sendo 18 correspondem a trabalhos sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 23 são sobre Educação Inovação e Diversidade; 37 sobre Governança e Gestão; 25 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 30 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Outros 19 são artigos de Iniciação Científica, sendo 1 sobre Contabilidade, Finanças e Desempenho; 5 sobre Educação Inovação e Diversidade; 6 sobre Governança e Gestão; 1 sobre Identidades e Direito Cooperativo; e 6 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Além disso, outros 25 trabalhos versam sobre Relatos de Experiências, sendo 15 sobre Educação Inovação e Diversidade; 5 sobre Governança e Gestão; e 5 sobre Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.
O 7º EBPC será realizado entre os dias 18 a 20 de setembro, em Brasília. O evento ocorre a cada dois anos e, de acordo com o cronograma, entre 21 de julho e 21 de agosto, serão realizadas as inscrições gratuitas para o encontro dos autores com trabalhos aprovados. Entre 21 de julho e 1º de setembro, serão abertas também as inscrições para participantes.
O encontro é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar, o Sistema OCB disponibiliza gratuitamente em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, a trilha Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. São cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
O carimbo SomosCoop foi criado para ajudar as pessoas a identificarem produtos e serviços de cooperativas. Assim, elas podem escolher consumir de forma mais consciente. Afinal, o coop entrega qualidade, preço justo, responsabilidade socioambiental e promove o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lança a partir desta sexta-feira (5/5) a pesquisa para mensurar e conhecer as cooperativas que já utilizam o carimbo e aquelas que têm a oportunidade de aderir. A ação integra uma das iniciativas do comitê de Comunicação do programa RSCOOP150bi.
Para participar é muito simples, basta acessar a pesquisa aqui. Ela é rápida e dura menos de 5 minutos. Se ainda não conhece ou ouviu falar do carimbo SomosCoop, separamos pra você 6 motivos pelos quais a sua coop deve usar.
6 Razões para a sua coop usar o carimbo SomosCoop
Mais visibilidade
Mostra a abrangência do cooperativismo no país, fortalecendo a nossa ideia e todos que trabalham por ela.
Mais reconhecimento
Explica, de um jeito simples e direto, que somos um modelo de negócios, promovendo um fácil reconhecimento do cooperativismo no mercado.
Mais oportunidades
Comunica diretamente com o consumidor, aumentando a exposição da imagem do coop junto à sociedade e estimulando o consumo de produtos e serviços sustentáveis.
Mais credibilidade
A aplicação é permitida às cooperativas regulares e em dia com suas obrigações junto ao Sistema OCB.
Mais força
Quanto mais coops abraçam o carimbo, maior é nossa representação junto à sociedade, mostrando o tamanho e a força do coop no Brasil.
Mais resultados
Juntos, Sistema OCB e Sistema Ocergs, trabalhando a divulgação do SomosCoop e cooperativas identificando seus produtos e serviços com o carimbo, potencializamos nossos esforços de marketing e os resultados das coops.
Onde baixar o carimbo?
No site SomosCoop, existe a Central da Marca. A página é exclusiva para coops e é superfácil fazer o login. Lá você encontra a marca, um manual detalhado com exemplos de como aplicar o carimbo e até peças prontas para a sua coop.
Onde aplicar o carimbo?
Produtos
Quer um lugar mais propício para mostrar que aquela marca faz parte do cooperativismo brasileiro e carrega tudo que o coop representa que uma embalagem?
Pontos de contato
Pode ser um ponto de atendimento, de venda, sede, escritório, frota, uniforme, envelope, carteirinha de convênio, cartão, totem de autoatendimento, estande em evento, cartaz, etc.
Peças digitais
Sites, redes sociais, aplicativos, assinaturas de e-mail, e-mail marketing, banners, telas de computador, entre outras possibilidades. Quer ver um passo bem simples? Basta usar a #SomosCoop nas publicações nas redes sociais para acionar esse ponto de contato!
Negócios
Todo ano ímpar o Sistema OCB presta reconhecimento às cooperativas que promovem excelência na gestão de seus negócios, promovendo mais competitividade ao movimento com a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Para concorrer, as cooperativas precisam participar do AvaliaCoop Governança e Gestão, antes denominado Programa de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas (PDGC), que iniciou seu ciclo de avaliações em 6 de fevereiro, assim como o Diagnóstico Identidade, que avalia a aderência das coops com a Legislação do Cooperativismo e suas boas práticas.
Os formulários on-line, para que as coops possam avaliar seus processos visando aderência às boas práticas de governança e gestão, já estão disponíveis. O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – casa do Sistema OCB responsável pelo programa; é oferecer uma ferramenta de diagnósticos gratuita, acessível e didática para que as cooperativas e Organizações Estaduais avaliem seus processos e recebam ajuda para aprimorar pontos de melhoria.
Após o preenchimento dos questionários a coop recebe um relatório com os pontos fortes e oportunidades de melhoria para se organizar e iniciar o trabalho necessário para alcançar a excelência na gestão, além de receber subsídios para elaborar um planejamento estratégico e plano de ação específico para sua realidade.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, o AvaliaCoop Governança e Gestão é um importante instrumento de transformação das cooperativas. “Ele oferece um diagnóstico de alto nível sobre o estágio de maturidade de processos e práticas relacionados à governança e à gestão que servem como ponto de partida para desenvolvimento e oferta, pelo Sistema OCB, de soluções voltadas para o aperfeiçoamento dessas questões”.
O programa, criado em 2013, utiliza o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – adaptado à realidade e à linguagem das cooperativas pelo Sescoop. A metodologia tem reconhecimento internacional por sua capacidade expressiva em aumentar a qualidade de gestão e competitividade de cooperativas e outras organizações, fato já registrado em mais de 2,5 mil coops que aderiram ao programa.
Além disso, todo o material disponível é melhorado continuamente a partir da experiência, reflexões e análises de especialistas e diversas lideranças técnicas do Sistema OCB e das cooperativas participantes, com atuação em todos os ramos e diferentes regiões do país, o que confere maior assertividade à avaliação.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão consagra, uma vez a cada dois anos, as cooperativas participantes do programa que se destacam por seus modelos de gestão e por suas boas práticas de governança em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo à excelência.
Em sua última edição, realizada em 2021, 310 cooperativas concorreram ao prêmio, número que superou em 14% as inscrições do processo anterior. O selo ouro foi entregue para 30 coops, enquanto o prata ficou com outras 39 e o bronze com 34. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Mais informações: https://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Discutir o avanço do cooperativismo no Brasil é o tema do 1º Encontro do Cooperativismo do Amanhã, promovido pela Unisinos em parceria com o Sistema Ocergs. O encontro também visa promover para a comunidade acadêmica e do mercado uma oportunidade de educação cooperativa.
O superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, é um dos speakers para abordar “Governança e Liderança: os desafios atuais e futuros”. Além dele, também participam Camila Luconi Viana, que vai falar sobre “Cooperativismo, transformação e ESG” e Thiago Pandolfo, que falará sobre “Como as cooperativas podem potencializar negócios conscientes e inovadores".
O encontro será no dia 11 de maio, às 19h. A atividade é presencial, no campus Porto Alegre da Unisinos, e também remota através do link: https://bit.ly/Coopdoamanha2023
Para participar a inscrição é gratuita e deve ser feita pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw7ZMQVfjdTBxMFttvdlEpYrykCua7uSoB2Y7qhHHpm4Q6Gw/viewform .
Prezando pela intercooperação, o evento é aberto e gratuito com emissão de certificado. Esta também será uma aula aberta da 37ª turma da Especialização em Cooperativismo da Unisinos.
Confira abaixo a programação:
19h10 – Palestra 1: Governança e liderança: desafios atuais e futuros – Mario de Conto - Superintendente do Sescoop/RS
19h25 – Palestra 2: Como as cooperativas podem potencializar negócios conscientes e inovadores - Thiago Pandolfo
19h40 – Palestra 3: Cooperativismo, transformação e ESG – Camila Luconi - Coordenadora da Especialização Cooperativismo e especialista em Transformação
Dúvidas: (51) 99739 7437
Negócios
A Certaja Energia tem um compromisso com os princípios cooperativistas. Para isso, realiza um conjunto de ações continuamente. Entre elas, a campanha de doação de tampinhas para arrecadação de verba para instituições sociais. No dia 2 de maio, a equipe da Cooperativa entregou 30,4 kg de tampinhas plásticas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquari. A instituição usará o valor arrecadado com a venda do material para custear um passeio dos alunos no final do ano.
Os colaboradores entregam suas tampinhas plásticas no ponto de coleta que fica na portaria da Cooperativa. Além da APAE, entre as entidades beneficiadas do município estão a Associação Pequenos Notáveis e a Associação dos Protetores dos Animais de Taquari (APAT).
Em 2022, a campanha arrecadou 42,935 kg. “Durante o ano de 2023, continuaremos trabalhando para continuar beneficiando essas instituições. Nossa expectativa é superar – e muito – a marca do último ano”, destaca Marina Fazenda, colaboradora do setor de Gestão de Pessoas e um dos nomes à frente da iniciativa.
Negócios
Uma iniciativa pioneira da Cotrirosa, com a expertise da Escoop, tem chamado a atenção na região Noroeste do Estado. O projeto Academia Cotrirosa - Pessoas em Desenvolvimento foi lançado no dia 26 de abril e tem como proposta oferecer um programa de capacitação de jovens lideranças para o exercício da sua atividade na cooperativa, visando o estimulo à adoção de boas práticas de gestão. A primeira turma conta com 30 colaboradores da Cooperativa, que ampliarão seus conhecimentos sobre gestão, estratégia e liderança durante o ano, em aulas presenciais no município de Santa Rosa.
A capacitação possui 12 módulos e um encontro de encerramento, com 196 horas de carga horária. Entre os conteúdos, destaque para temas como: Identidade Cooperativista; Planejamento Estratégico; Liderança e Gestão de Pessoas; Orientação ao Cliente; Digitalização no Agro; Inovação; Contabilidade e Análise das Demonstrações; Gestão Financeira; Negociação e Gestão de Riscos e Compliance.
Ficou interessando em saber mais sobre esse programa? Entre em contato pelo e-mail:
Negócios
Debater os gaps e as oportunidades para o Sistema Ocergs em 2023 nas temáticas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional, Estratégia para Lideranças, e Marketing e Redes Sociais. Essa foi a proposta dos grupos de trabalho do Workshop de Comunicadores 2022, realizado em Porto Alegre, no Espaço Caldeira. A atividade resultou no estudo, análise e elaboração do relatório com as prioridades estratégicas elencadas pelos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas para o Sistema Ocergs em 2023.
CONHEÇA AS PRIORIDADES POR TEMAS
1) Assessoria de Imprensa
Pilar essencial para a construção de reputação e consolidação da marca perante à sociedade e opinião pública, a Assessoria de Imprensa foi um dos quatro eixos temáticos abordados durante as discussões. Entre as prioridades, a importância do Sistema Ocergs atuar como um hub de divulgação de pautas das cooperativas, com olhar atento para o ESG. Um exemplo é o caso do Fundo Social, iniciativa do Sescoop/RS que selecionou dez projetos de coops, em um investimento superior a R$ 1,6 milhão. As ações de Assessoria de Imprensa desenvolvidas pela área de Comunicação do Sistema Ocergs ganharam amplo destaque em veículos de comunicação, como no caso da matéria do Jornal do Comércio, que abordou os projetos da Coasa, Cooperconcórdia e Santa Clara, além de mencionar as demais coops contempladas pelo Fundo Social: Cotrirosa, CCGL, Cotriel, Coprel, Unicred Ponto Capital, Coopeeb, Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco.
2) Comunicação Institucional
A Comunicação Institucional é responsável por construir um discurso e um alinhamento entre a identidade e imagem da instituição. Entre os pontos destacados estão a intercooperação, o mapeamento de processos e o alinhamento da linguagem, presentes nos eventos e nas reuniões mensais dos Grupos Focais de Comunicação, prática adotada pelo Sistema Ocergs desde 2021. Os encontros ocorrem mensalmente, no formato on-line, e reúnem representantes de coops de diversos ramos. Se você atua na área de Marketing e Comunicação, tem o espírito empreendedor, criativo e tem interesse de participar do Grupo Focal e debater sobre projetos e estratégias de comunicação, entre em contato conosco através do e-mail
3) Estratégia para Lideranças
A Comunicação e o Marketing como ferramentas estratégicas de negócio dependem muito da valorização e da visão das lideranças das coops. Pensando nisso, essa temática também fez parte dos debates. O treinamento e qualificação dos jovens e o empoderamento de lideranças femininas no cooperativismo figuram entre as prioridades apontadas pelos participantes para o Sistema Ocergs. Nesse sentido, a criação dos comitês de mulheres e jovens do Sistema OCB, Elas Pelo Coop e Geração C, se propõem a contribuir com ações e construções de novos cenários dentro das coops.
4) Marketing e Redes Sociais
O marketing e a utilização de redes sociais como estratégias de alcance, engajamento, reconhecimento de marca e conversões foi tema de discussão. Dentre os destaques, o fortalecimento da imagem do cooperativismo e do Sistema Ocergs para a sociedade em geral apareceu no brainstorming dos grupos de trabalho. Para tornar o coop cada vez mais conhecido e reconhecido pela sociedade, o Sistema OCB, em conjunto com o Sistema Ocergs e demais Unidades Estaduais, lançou recentemente a campanha SomosCoop 2023, com a hashtag #BoraCooperar.
Quer saber mais sobre as prioridades e o que foi debatido no Workshop de Comunicadores 2022? Acesse aqui o Relatório que preparamos para você!
Negócios
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados e no Distrito Federal, recebeu, no dia 13 de abril, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre/RS, a visita das lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês), que conheceram a estrutura da Fundação Sicredi, além da história e tradição do modelo cooperativo de crédito com 120 anos de atuação no Brasil. A comitiva internacional também participará do Super Summit 2023 do Sicredi, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ nos dias 17 e 18, com o tema “Liderança em Movimento”.
“A força do coletivo é o que norteia nossa jornada. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito global, detalhando nosso modelo de organização em Sistema, que preserva a autonomia local das cooperativas ao mesmo tempo em que atua de forma unificada nacionalmente. Esperamos compartilhar boas práticas e gerar conhecimento para inspirar ainda mais a atuação das cooperativas filiadas ao WOCCU”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que recebeu as lideranças no País.
A agenda do Conselho no Brasil tem o objetivo de aprofundar o modelo de governança do Sicredi, que é referência de organização no cooperativismo de crédito mundial, além de explorar os programas de responsabilidade social da Fundação Sicredi e demais ações que geram impacto positivo significativo da instituição nas comunidades onde atua. O WOCCU promove o desenvolvimento sustentável das instituições financeiras cooperativas por meio de capacitação das pessoas e troca de experiências entre cooperativas do mundo todo, para garantir o acesso de cada vez mais pessoas a soluções financeiras e ao modelo cooperativo. Além disso, representa o sistema global de cooperativas de crédito junto às organizações internacionais e governos nacionais, atuando de forma ativa na melhoria de legislação e regulamentação do segmento.
A CEO do WOCCU, Elissa McCarter Laborde, ressaltou que, desde a sua chegada ao Conselho, acompanha as excelentes ações do Sicredi no Brasil, não apenas em termos de crescimento dos negócios, mas em alcance e número de cooperativas de crédito que compõem o Sistema, além do atendimento das comunidades nas quais a instituição financeira cooperativa está presente. “Também vejo esse compromisso social muito forte que é, em última análise, o que torna as cooperativas de crédito únicas como modelo de negócio. Conhecemos projetos e iniciativas da Fundação Sicredi e ações de transformação digital. E percebemos que o Sicredi é bem-sucedido devido às pessoas que fazem parte dele. Ouvimos um pouco da história de quem vive um verdadeiro compromisso com a missão de servir comunidades, de alcançar os mais diversos grupos da população no Brasil. É exatamente o que queremos que nossos associados façam. Então, verdadeiramente, o Sicredi é líder em nosso movimento”, acrescentou.
Além da presidente do Conselho de Administração e da CEO do WOCCU, integram a comitiva em visita ao País, as seguintes lideranças: Paul Treinen, vice-presidente; Andrew Price, vice-presidente Jurídico; Thomas Belekevich, diretor de Serviços; Mike Reuter, diretor executivo da Fundação WOCCU; Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Liderança Feminina (GWLN); Greg Neumann, diretor de Comunicação; Ukeme Falade, CFO do WOCCU; Joe Thomas, diretor de Mercados Futuros; e os diretores George Ototo, Charles Murphy, Rafal Matusiak, Jaime Chavez, Joseph Remy, Dallas Bergl, Jeff Guthrie, Linda Bowyer, Younsik Kim, Michael Lawrence, e Erin Mendez.
Conferência Mundial – Em julho deste ano, na cidade de Vancouver (Canadá), será realizada mais uma edição da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, promovida pelo WOCCU com o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de instituições em todo o mundo. O WOCCU já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países. A nível mundial, existem mais de 87,9 mil cooperativas de crédito em 118 países de seis continentes, que atendem 393 milhões de associados, o equivalente a 12,5% da população economicamente ativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi
Negócios
No dia 12 de abril, cerca de 30 Facilitadores do Programa Aprendiz Coopermil participaram de um treinamento de desenvolvimento, onde receberam instruções sobre acolhimento, acompanhamento e orientação dos aprendizes que ingressarem na Cooperativa.
A formação, conduzida pelo Instrutor do Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza, também teve como propósito destacar a importância desta vivência para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, bem como fortalecer a prática dos princípios e valores cooperativistas na comunidade.
Durante o encontro, o grupo de coordenadores e líderes da área varejo também aprendeu mais sobre diversos temas relevantes ao Programa Aprendiz, como Legislação, Desafios e Conquistas, Identidade Cooperativista, entre outros.
De cordo com a Coordenadora de Rh da Coopermil, Janete Stochero, a missão de um facilitador é acolher, orientar e acompanhar o aprendiz e "durante os treinamentos despertamos a importância do papel do facilitador, bem como do Programa para a Cooperativa e para a comunidade."
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil
Negócios