As cooperativas de crédito contam com uma data especial em outubro. Sempre na terceira quinta-feira do mês é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - WOCCU, na sigla em inglês) para marcar a comemoração no dia 20.
Ações e eventos estão sendo realizadas no mundo todo para destacar a data e ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos associados, bem como para valorizar propósitos que fazem parte da essência dessas instituições. No Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) também realiza diversas iniciativas para mostrar como as cooperativas contribuem com a qualidade de vida de quem quer ter uma relação saudável e duradoura com o próprio dinheiro.
Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, a eficiência econômica das cooperativas se concretiza pelos resultados que apresentam. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. As cooperativas de crédito estão em muitos municípios do RS e demonstram cada vez mais que onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.
Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. As cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.
A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU. A entidade internacional representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%
O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados às cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.
Nos últimos quatro anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.173 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB), enquanto 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC) foram abertos. Outro dado importante é que em 275 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e de acordo com todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.
Presença
Estar presente nas comunidades é uma característica das cooperativas de crédito, o que favorece um relacionamento mais próximo com o associado, enfatizando o elo comum entre seus membros e a presença na vida social da comunidade, principalmente em cidades com menor população.
A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.
Saiba mais sobre o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) em: https://www.somos.coop.br/dicc/
Negócios
A primeira turma da Academia de Jovens Líderes do Agro, realizada por iniciativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) formou-se nesta semana. Com a participação de 42 jovens de 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, o objetivo foi o de incentivar a participação destes jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.
O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, classificou a iniciativa como fantástica, onde foram apresentados todos os cases de inovação, de melhoria nas atividades das cooperativas, de seus colaboradores, com a finalidade de melhorar a relação das cooperativas com seus associados, tanto em eficiência econômica quanto em eficiência social e esta integração com a comunidade. "Todos estamos encantados e vamos fazer com que essa iniciativa seja multiplicada no sentido de fazermos mais turmas para capacitarmos cada vez mais nossos jovens para esta liderança que eles terão que exercer nas suas cooperativas e propriedades", ressalta.
De acordo com o diretor Executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, o foco em desenvolvimento de lideranças que se propôs em toda a trajetória nesta trilha de qualificação que ocorreram nestes meses de agosto e setembro nesta parceria trouxe um treinamento ímpar e diferenciado com qualificação de entrega por parte dos palestrantes e também com uma dinâmica de participação muito intensa dos 42 participantes da academia. "Nos sentimos muito impactados pela qualidade dos projetos ao final do trabalho de qualificação, a assertividade com posicionamento diante à realidade que hoje as cooperativas enfrentam, destacando caminhos e desafios que no futuro, logo ali à frente, nos colocam para as mudanças para o cooperativismo se manter pujante e forte. Ou seja, a academia jovens líderes, neste primeiro módulo, teve a capacidade de entregar com qualidade todo um conteúdo, mas também teve um elemento de motivação que ficou muito bem constituído pela interação que os participantes tiveram", observa.
Feltraco salienta ainda que os projetos foram elaborados com a participação de diferentes cooperativas, ou seja, pessoas que não se conheciam desenvolveram uma ideia e apresentaram uma solução dentro de um encaixe que elas têm no seu trabalho cotidianamente, mas com um olhar de futuro, de liderança e de desenvolvimento. Os vencedores entre os projetos foram Cristiano Tonet, da Cotrijal, Fabiola Ghellar Rodrigues, da Cotrirosa, e Natália Vogt Galli, da Cotripal, com o projeto "Protótipo de uma Plataforma voltada à ações de Sustentabilidade Ambiental e Social". Eles ganharam uma visita para a fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Forward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.
A diretora comercial da Soja da Bayer Brasil, Marina Menin, frisa que parceria com a FecoAgro/RS rendeu bons frutos e que todos estão contentes em ver que o conhecimento adquirido pelos jovens durante o programa os ajudou a idealizar projetos realmente criativos para a inovação e sustentabilidade no agronegócio. "Queremos que a nova geração participe ativamente da construção do futuro do agro e pudemos ver por meio dos projetos apresentados que há um caminho promissor para o desenvolvimento de novas lideranças", afirma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AgroEffective
Negócios
A Subestação Vale Verde foi inaugurada pela CERTAJA Energia nesta quarta-feira (19). A obra, iniciada em julho de 2021, foi apresentada à comunidade com a presença de diversas autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados pelo projeto, conselheiros da Cooperativa e imprensa.
Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destacou que este foi o maior investimento da história da Cooperativa – R$ 26,7 milhões. Além disso, apontou que tudo fluiu dentro da velocidade esperada e que a subestação deve alavancar o desenvolvimento das comunidades. "Para nosso orgulho, contamos com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos, os vereadores e, em especial, da secretária Marjorie, uma pessoa que tem uma relação forte com as cooperativas. A presença dessas pessoas, para ver in loco o que foi feito, é muito importante", analisou.
Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a última licença necessária para a operação da subestação. Ela celebrou a oportunidade de estar no evento e, principalmente, o cooperativismo. "Temos consciência do tempo do empreendedor, para que ele não desista, mas também para que nenhum rito legal seja deixado de lado”, observou. “É um prazer nós estarmos aqui hoje, entregando essa licença e sabendo que essa comunidade vai ter energia forte, que está preparada para receber mais empreendimentos; e que essa licença fortalece o papel e eficiência das cooperativas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, acrescentou a secretária.
Mais desenvolvimento nos planos para o futuro
Para Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, é motivo de alegria ver a obra pronta, já que o planejamento foi desafiador, pelo volume de investimento representado para a Cooperativa. "Todos os requisitos técnicos, ambientais e fundiários foram pontos importantes, tanto na observação do projeto prévio como também no executivo. Tivemos uma contribuição muito grande dos municípios. É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para a região", explica.
O próximo movimento da CERTAJA Energia visa atender a região sul da área coberta pela Cooperativa, o que contempla cidades como Barão do Triunfo, Sertão Santana e Sentinela do Sul. "Temos um déficit. Em breve, vamos fazer investimento naquele ponto para que nossos mais de quatro mil cooperados possam ser melhor atendidos”, ressalta o presidente Renato Martins.
Bênção especial
Na inauguração, o pastor Jair Holzschuh e o diácono José Antônio abençoaram a obra, os cooperados, os colaboradores e todos os que estavam presentes na cerimônia. Após o cerimonial e o desenlace da fita inaugural, os convidados participaram de uma reunião-almoço, no salão da Comunidade Evangélica.
Compuseram a mesa de autoridades convidadas o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, o superintendente da Fecoergs e Infracoop, José Zordan, o presidente da Fecoergs e da Certel, Erineo José Hennemann, e o vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Pedro Thessing.
A Subestação Vale Verde
A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres. O projeto beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, também conselheiro da Cooperativa, agradeceu pelo empreendimento, inaugurado na mesma semana em que o município comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. “A energia elétrica chegou aqui em 1972. [...] Ninguém queria trazer energia elétrica para Vila Mellos e Monte Alegre. Se não houvesse a CERTAJA, quem sabe, hoje, Vale Verde não seria um município, porque sem energia não existe desenvolvimento.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia
Negócios
O Complexo Industrial Avícola da Cooperativa Dália Alimentos localizado em Arroio do Meio, realizou ato simbólico instalando o Marco Pollo D’oro na entrada da unidade no dia 29 de setembro. O complexo foi inaugurado em 2019 e atualmente abate 55 mil aves por dia.
Na ocasião, estiverem reunidos os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, Vice-presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, Conselheiro de Administração, Rodrigo Schmitz, gerente da Divisão Frango e Corte, Eduardo Koefender e funcionários que fazem parte do sistema integrado de produção.
“Este momento marca a história da Dália. Isso demonstra a importância desse projeto que está em funcionamento há dois anos, sendo o reflexo de pessoas destemidas para implantar esse grande sistema de produção”, afirma o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, citando o livro Destemidos, que conta toda a trajetória da Dália.
Conforme Piccinini, esse marco simboliza os esforços de cada destemido que acredita nesse projeto. “Esse é o fruto de um trabalho conjunto. Cada funcionário e associado em seus respectivos setores, fazem o possível e o impossível para viabilizarem e transformarem esse negócio pujante, com possibilidades de continuar crescendo para dar sequência ao livro Destemidos.”
Garantia de rentabilidade
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, menciona a importância de cada pessoa presente na cerimônia. “Tenho certeza que todos aqui presentes nessa cerimonia foram escolhidos a dedo pelo gerente, pois representam todos que fazem parte desse sistema de produção integrado.”
Freitas reitera que esse é um trabalho conjunto, que abre novos mercados para exportação e, consequentemente, garante rentabilidade para o futuro. “Cada vez mais os países importadores exigem qualidade, o que vai desde o fomento no campo até a industrialização. Por isso, a Dália optou pelo aperfeiçoamento contínuo, desde a ração e aos ciclos nas granjas até o abate.”
Aperfeiçoamento constante
“Se prestarmos atenção nessa rocha - a base desse símbolo-, ela já foi polida, o que significa que tem pessoas trabalhando aqui. Portanto, o Marco P’ollo D’oro precisa continuar se desenvolvendo e se aperfeiçoando, assim como o polimento das rochas que fornece beleza e força para todos”, relaciona o presidente executivo.
Destemidos
Em sua fala, o Vice Presidente, Pasqual Bertoldi, cita também a história dos destemidos, retratando que são pessoas de coragem e dispõem de vontade para fazer a diferença. “Os destemidos são aqueles que trabalham incansavelmente e são capazes de transformar a natureza sem prejudicá-la, assim como na lapidação das pedras.”
O Complexo Avícola representa apenas 4%
Conforme o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, além dos destemidos, a cooperativa possui também os aguerridos. “Os destemidos fazem parte da gestão da cooperativa e os aguerridos são os funcionários que viabilizam toda esta estrutura.”
Para o gerente, esse projeto exigiu pessoas qualificadas. “Todos que pensaram num programa integrado como este foram pessoas a frente de seu tempo.”
Por fim, Eduardo ainda revela que o Complexo Industrial de Palmas representa apenas 4% de toda a cadeia produtiva de frango. “Diante desse complexo, vejo a grandeza do programa, sabendo que a maior parte do investimento está presente no matrizeiro, incubatório e nas granjas”, finaliza o gerente.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Negócios
De 17 a 21 de outubro, o Sicredi realiza em todo o Brasil a Semana Crescer. A iniciativa é aberta ao público, sob o tema “Cooperar é Contagiante” e tem como objetivo promover ações de conhecimento sobre o cooperativismo às pessoas e mostrar a sua importância. A Semana Crescer 2022 do Sicredi ocorre de maneira on-line e gratuita, interessados em participar devem acessar a plataforma Cursos Sicredi.
A semana de comemorações está vinculada ao Programa Crescer, inciativa voltada à qualificação de associados, não associados, conselheiros, coordenadores de núcleo e colaboradores em relação à educação cooperativista. Para tornar a formação ainda mais acessível a todos, foi criada a plataforma on-line de Cursos Sicredi que apoia o Programa com o objetivo de levar conhecimento sobre cooperativismo.
Na plataforma, a versão on-line da formação é organizada em formato de web série interativa, que conta com seis episódios temáticos: “Por que cooperar?”; “Homo cooperativus”; “Nossas raízes”; “A retomada”; “Nossa essência” e “Jornada do Theo”. Para acessá-los, basta fazer um breve cadastro.
Junto às ações da semana, o Sicredi promoverá a celebração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), comemorado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, que neste ano ocorre no dia 20. A data, organizada pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês) destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade a partir do mote “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito”.
O maior desafio do sistema cooperativo é o desconhecimento da grande maioria da nossa população, que não sabe o que é uma cooperativa e quanto ela pode impulsionar o desenvolvimento econômico local. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, tendo o mesmo portfólio de soluções financeiras de outras instituições financeiras tradicionais, mas este portfólio não é o fim do nosso modelo de negócio. As nossas soluções financeiras são o instrumento para que possamos levar desenvolvimento econômico e prosperidade aos associados, suas famílias e comunidade em geral. Este sim é o nosso propósito.
Acreditamos que proporcionar informação e formação sobre o cooperativismo de crédito é a chave para o crescimento de uma sociedade cada vez mais próspera, pois sabemos do impacto positivo que o nosso segmento proporciona e o potencial que ele tem no Brasil de impulsionar o crescimento das regiões”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi. “Na Semana Crescer proporcionamos experiências para que as pessoas conheçam como atuamos e a importância do cooperativismo para que as regiões onde estamos presentes tenham um desenvolvimento sustentável”, complementa.
Segundo a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em 2021, o cooperativismo de crédito chegou à marca de 13,9 milhões de pessoas associadas no Brasil, gerando aproximadamente 90 mil postos de trabalho. Atualmente existem 763 cooperativas de crédito atuantes no Brasil, que possuem quase oito mil agências ou unidades de atendimento. Os ativos totais das cooperativas de crédito brasileiras chegam a R$ 518,8 bilhões, os depósitos totais R$ 292 bilhões e as operações de crédito ultrapassam R$ 258 bilhões, 6,5% do Sistema Financeiro Nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi
Negócios
O artigo “Coop innovation framework: An artifact for innovation in Brazilian cooperatives”*, fruto de uma pesquisa realizada na CERTAJA Energia, foi publicado, recentemente, no Journal of Co-operative Organization and Management, uma das maiores e mais bem conceituadas publicações sobre cooperativismo do mundo.
Tudo teve início no primeiro semestre de 2018, quando os doutorandos em Administração de Empresas pela Unisinos, Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia, elegeram a CERTAJA Energia para aplicar sua tese de “Posturas Inovadoras em Cooperativas”. O trabalho envolveu os gestores e conselheiros em dinâmicas de grupo e reuniões mensais que discutiam, amplamente, o tema inovação.
“Desde o início a proposta sempre foi fazer pesquisa aplicada de forma a gerar soluções para a gestão de inovação em cooperativas, sem perder de vista a academia. Este pensamento servia para permitir que outros pesquisadores e consultores de gestão de cooperativas pudessem iniciar as suas atividades a partir daquilo que nós já desempenhamos”, explica Deivid.
O pesquisador, que é taquariense, celebra o fato de o artigo ser o terceiro já publicado a partir das pesquisas e atividades produzidas na CERTAJA Energia. “Os outros dois foram uma publicação em revista nacional e uma apresentação no principal encontro de pós-graduação em Administração, o ENANPAD”, conta.
O artigo publicado no Journal é assinado pelos pesquisadores Deivid Ilecki Forgiarini, Alexandre Garcia, Cinara Neumann Alves e Paulo Cassanego.
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* Estrutura da inovação cooperativa: um artefato para inovação em cooperativas brasileiras. O artigo pode ser acessado aqui.
ENTREVISTA
Deivid Ilecki Forgiarini é doutor em Administração de Empresas, consultor, professor e pesquisador em Identidade Cooperativista, Gestão da Inovação em Cooperativas e Sustentabilidade em Cooperativas. Possui uma empresa de consultoria e formação e atua como coordenador de Graduação da ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, instituição mantida pelo SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Confira a entrevista:
CERTAJA Energia – Como surgiu a ideia de enviar o artigo para a revista?
Deivid Ilecki Forgiarini – Desde o início nós acreditamos muito nas atividades e pesquisas realizadas junto a CERTAJA e que poderíamos produzir materiais de excelência. […] Por entender que tínhamos um bom trabalho em mãos, decidimos submeter a nossa pesquisa para a análise de outros pesquisadores do mundo e, mesmo que estivéssemos entusiasmados com a pesquisa, ainda assim fomos surpreendidos pelo aceite, uma vez que o Brasil ainda é periférico na produção acadêmica de gestão de cooperativas no mundo.
CERTAJA Energia – E como foi quando você recebeu a notícia?
Forgiarini – Nós recebemos a primeira indicação positiva ainda em junho e já ficamos muito animados! Porém, o Journal solicitou uma série de adequações – algo normal na área – para que nosso artigo se adequasse ao modelo da revista. Por isso, tivemos que trabalhar intensivamente de junho a setembro para adequar tudo o que foi pedido. Depois da entrega, logo em seguida veio a notícia de que o artigo seria publicado ainda este ano. Foi uma alegria sem tamanho!
CERTAJA Energia – Quanto tempo foi investido na produção?
Forgiarini – Foram quatro anos envolvidos nesta produção e, por isso, temos que agradecer à forte parceria de ganho recíproco, agradecer a CERTAJA Energia, ao nosso presidente Renato, ao Michael, ao Ederson. São tantas pessoas, que este é um momento que a gente olha para trás, vê tudo o que foi feito e percebe que valeu a pena! É muito difícil para um pesquisador brasileiro conseguir publicar na área de gestão de cooperativas, sobretudo em um jornal desta envergadura! Colocar o Brasil lá foi uma alegria para nós!
CERTAJA Energia – Qual o impacto desse trabalho publicado – para as cooperativas e no que diz respeito à possibilidade de novos estudos como o seu serem feitos, ganharem espaço e visibilidade?
Forgiarini – Já há doutorandos nos procurando para que suas teses tenham relação com a nossa pesquisa. O grande diferencial da nossa pesquisa é considerar a identidade cooperativista, ou seja, o fato de sermos cooperativa como algo positivo para a inovação em cooperativas. Neste sentido, acreditamos que a cultura para a cooperação, em um ambiente de respeito mútuo, pode ser a base para o desenvolvimento de um comportamento, de uma postura inovadora. Em outras palavras, nossa pesquisa apontou que, quando conhecemos os valores e princípios do cooperativismo e os aplicamos no dia a dia, podemos gerar (para além de impactos sociais relevantes às nossas comunidades) inovações que, em um ciclo virtuoso, podem trazer ainda mais impactos sociais e econômicos que podem desenvolver a nossa região e o país. […] É relevante apontar que o método é totalmente voltado para a prática, de forma que, com o apoio de apenas uma aplicação, a cooperativa pode seguir trabalhando de forma independente. Ou seja, é possível fazer a total transferência de tecnologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia
Negócios
A Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda – Cotriel completou no dia 11 de outubro, 63 anos. Uma história marcada por desafios, que ao longo destas mais de seis décadas proporcionaram conquistas, graças à pessoas que começaram uma cooperativa que cresce com segurança, solidez e credibilidade.
Fundada em 11 de outubro de 1959, por 20 agricultores que se reuniram no Salão Paroquial e que elegeram como primeiro presidente Osvado Júlio Werlang, a Cotriel iniciou atividades em Espumoso, onde ainda hoje é a Sede.
Aos poucos, se expandiu em outros municípios e passou a atuar em outras atividades. Do final da década de 1970 até 1979, foram inauguradas as unidades de Alto Alegre, Depósito e Salto do Jacuí. Entre 1980 e 1990, surgiram as filiais de Campos Borges, Estrela Velha, Pantano Grande e Pontão do Butiá . Na década de 1990, as Unidades de Capão do Valo e Serra dos Engenhos. Nos anos 2000, a expansão foi mais intensa, abrangendo Arroio do Tigre e Sobradinho, em 2007 e Tunas em 2018, sendo que em 2011 foi alugado o posto de recebimento em Campina Redonda e em 2017 o de Campo Comprido, ambos em Espumoso. Em 2021, passou a atuar com unidades alugadas em Jacuizinho e Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí.
Através delas, e com a ajuda dos 1462 colaboradores, a cooperativa atende 7364 associados e suas famílias, levando informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades, garantir segurança, solidez e sustentabilidade.
A atividade grãos, com recebimento de soja, milho, trigo e aveia são o foco principal, mas a Cooperativa atua em outras frentes como 10 supermercados, com 11 lojas de ferragens, fábrica de rações, moinho, tratamento de sementes, agricultura de precisão, frigorífico, engenho de arroz, magazine, quatro postos de combustíveis e TRR, posto de resfriamento de leite, transportadora, viveiro de mudas e laboratório de sementes, sendo que atualmente a estrutura conta com 13 Unidades Regionais e quatro Postos de Recebimento de Grãos.
A assistência técnica, tanto na parte vegetal quanto animal, é um dos diferenciais, resultando em ganhos para o produtor. Na parte agrícola, tratamento de sementes e agricultura de precisão proporcionam ganhos significativos para o associado. Na parte animal, médicos veterinários e inseminadores fazem visitas às propriedades a fim de incrementar a produção de leite e a saúde dos animais.
História construída por muitas mãos
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a felicidade de fazer parte da história de 63 anos da Cooperativa, ao lado do vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto e o secretário Vilson Ceolin: “Cada um de nós tem a sua trajetória na Cotriel, nos sentimos honrados em fazer parte desta diretoria, o que nos possibilita continuar fazendo que a Cooperativa permaneça se desenvolvendo e crescendo. Seguimos, ao lado dos Conselheiros de Administração e Fiscal, lideranças e colaboradores não medindo esforços, para que a Cooperativa continue se solidificando com sustentabilidade, tecnologia e inovação, gerando emprego, renda e levando desenvolvimento para os associados, semeando prosperidade nas comunidades onde estamos inseridos. Parabéns à Cotriel pelos 63 anos de contribuição para o sistema cooperativo e no agronegócio", destacou.
O vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, destacou a representatividade da Cooperativa no Estado e no País: “A Cotriel está forte no mercado e recentemente no ranking da Revista Valor Econômico está entre as 1000 maiores empresas do Brasil, sendo a quarta maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Sou associado da Cotriel há 38 anos e quero agradecer a todos que há 63 anos começaram esta grande cooperativa e que com a participação de cada diretoria, associado e colaborador chegou no patamar onde está atualmente”, finalizou.
Assista o vídeo institucional da Cotriel relativo aos 63 anos:
Negócios
O início da vida adulta e as primeiras experiências profissionais são sempre desafiadores e exigem determinação e resiliência. Ter acesso a orientações financeiras na juventude pode ajudar a evitar erros comuns com as finanças e garantir um futuro mais promissor. Com este objetivo, o Instituto Unicred RS desenvolve o programa Unipoupe, que orienta jovens e adolescentes com idade a partir de 14 anos sobre educação financeira.
Para ampliar o alcance do projeto, a instituição acaba de estreitar uma importante relação com os jovens e adolescentes atendidos pela Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul - FPE, que integra o Governo do Estado através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. Nos próximos dias 14 de outubro e 04 de novembro, o Unipoupe será introduzido de forma presencial para os jovens e adolescentes da FPE, durante encontro que ocupará a Sede da Unicred do Brasil em Porto Alegre (R. 18 de Novembro, 314 - Navegantes).
O objetivo do programa é tornar a educação financeira cada vez mais acessível e inclusiva e, por isso, a iniciativa foi construída contando com a colaboração de todos os profissionais envolvidos, oferecendo aulas e conteúdos que sejam, de fato, eficientes para os jovens atendidos. Todos os jovens participantes do programa recebem, ao final do curso, um certificado de participação.
O conteúdo desta edição, para as turmas atendidas pela Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul, será direcionado para as realidades financeiras dos jovens e adolescentes, além dos educadores que também se farão presentes, considerando que a instituição atua no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abandono, negligência, entre outros.
Para o Dr. Paulo Abreu Barcellos, Presidente do Instituto Unicred RS, iniciativas como esta reiteram os princípios cooperativistas: “Esta iniciativa reforça os valores do Instituto Unicred RS voltados ao quinto e sétimo princípios cooperativistas: educação, formação e informação e interesse pela comunidade, respectivamente. A parceria com a Fundação de Proteção Especial do RS é de extrema importância, pois nos permite chegar até jovens que infelizmente estão em situação de vulnerabilidade, mas que possuem grandes potenciais para o futuro”.
Desde seu lançamento, o Unipoupe já levou formação sobre educação financeira para um total de 2.200 jovens e adolescentes em todo o país. É possível conhecer mais sobre o Programa pelo link: www.unipoupe.com
Sobre o Programa Unipoupe
O Unipoupe é um programa desenvolvido pelo Instituto Unicred junto a um grupo de sete singulares do Sistema Unicred, Unicred Central e parceiros. Essa iniciativa ensina sobre educação financeira para jovens de 14 a 20 anos e tem o propósito de colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop
Sobre a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul
A Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul – FUNDAÇÃO PROTEÇÃO - integra o Governo do Estado, através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) e foi criada pela Lei 11.800/02 e Decreto Estadual 41.651 em 28 de maio de 2002.
A Fundação tem por missão garantir e executar a medida de proteção de acolhimento institucional, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, em caráter complementar aos municípios. Em específico, realiza o acolhimento de forma não seletiva, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Oferece cuidado e proteção em espaço de desenvolvimento para crianças e adolescentes afastados dos cuidados familiares - de forma excepcional e provisória - em razão de situação de vulnerabilidade e riscos sociais: abandono, abusos, maus tratos, negligência e/ou violências.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Unicred RS
Negócios
Pebolim, ping-pong, escorregador, piscina de bolinhas, tatames, cama elástica e gangorra são os brinquedos que a Cooperativa Dália Alimentos doou para a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Felipe, da Linha Sítio em Cruzeiro do Sul, na manhã do dia 10/10. Junto com 120 litros de leite, a doação que totaliza R$ 11 mil faz parte do programa Criança Dália, que desde 2015 veem contribuindo e valorizando a comunidade onde atua.
Conforme o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, esse ato se repete, com o programa Criança Dália participando do desenvolvimento da comunidade. “Hoje já são cerca de R$ 3 milhões investidos, mas tudo começou de forma singela. Era uma ideia que surgiu entre os funcionários da cooperativa, os quais, por meio de contribuições espontâneas, ajudavam as famílias que passavam por dificuldades em com o passar dos anos, a Dália formalizou o programa em seu estatuto social”, afirma o gestor.
Piccinini salienta que hoje é destinado ao programa 1,5% das sobras líquidas da cooperativa provenientes do ato cooperativo. “Durante a pandemia, tivemos um forte trabalho nas pediatrias e hospitais da região e hoje, pela primeira vez, o Criança Dália contempla o município de Cruzeiro do Sul, a Dália vai deixando a sua marca, contribuindo para o desenvolvimento da educação nas regiões onde atua.”
Uma grande ajuda
A EMEF trabalha com crianças de 4 a 11 anos de idade, e atualmente conta com 76 alunos matriculados. “Com certeza vai nos ajudar bastante nas atividades diárias, já que ainda não tínhamos brinquedos nas áreas cobertas”, afirma a diretora Rita de Cássia Hining.
Rita afirma que a escola recebe frequentemente doações de outras instituições, mas nenhuma delas foi um valor tão expressivo. “Todo alimento é bem-vindo, ainda mais se tratando do leite, que é tão importante para as crianças. Além disso, com esses brinquedos vamos aproveitar e melhorar a nossa recreação nos dias de chuva.”
Parceria público-privada
O prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, elogia a cooperativa por essa ação e salienta a importância de valorizar as crianças e a educação. “A Dália está de parabéns. Vemos que ela proporciona o desenvolvimento e bem estar para as comunidades. Além disso, quem ganha são as crianças, tendo o leite para se alimentarem e aproveitarem bastante os brinquedos, pois esses pequenos representam o nosso futuro”, ressalta Dullius.
Ele também reitera a importância da parceria entre a empresa e a administração pública municipal. “Quando construímos o condomínio avícola, tínhamos a certeza de que era um projeto que traria bons frutos, dois anos após esse grande empreendimento, é exatamente isso que estamos vendo”, finaliza.
Criança Dália
O programa Criança Dália, da Cooperativa Dália Alimentos tem a sensibilidade de atender a crianças de 0 a 12 anos nos âmbitos educacional, cultural, esportivo, recreativo, de saúde e meio ambiente. São favorecidas hospitais, escolas, associações, ONG’s e entidades que acolhem a este público-alvo através da doação de leite, material didático e pedagógico, brinquedos, utensílios e equipamentos hospitalares, além de outros itens que atendam às necessidades destas entidades e instituições.
Em 2015 foi aprovado e criado o Fundo Criança Dália, composto pela destinação do valor correspondente a 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, provenientes do ato cooperativo, além das contribuições organizadas dos associados e funcionários.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Dália Alimentos
Negócios
Depois de quase três décadas desenvolvendo ações para estimular a participação das mulheres na cooperativa e na propriedade, a Cotrijal dá início a um novo programa, o Mais Elas. O objetivo é avançar no trabalho com esse público, levando capacitações e incentivos para o pleno exercício dos seus talentos e força no contexto do cooperativismo.
Um dos primeiros passos é a reestruturação do Comitê de Mulheres, visando dar representatividade a todas as regiões em que a cooperativa está inserida atualmente com unidades. “Quando criamos o comitê, em 2015, estávamos em 15 municípios e hoje são 53. A partir do novo programa, organizaremos nossas associadas e produtoras em oito núcleos, coordenados por 11 associadas que formarão um comitê central e que será o porta-voz desses núcleos. Esse comitê central será eleito nos núcleos”, explicou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, em reunião com o Comitê de Mulheres.
O vice-presidente, Enio Schroeder, reforçou que a reestruturação segue o modelo adotado com o Conselho de Administração e a liderança dos núcleos. “É um segundo passo que estamos dando para avançar em programas de capacitação e representatividade do quadro social na cooperativa. A participação das mulheres é fundamental e agora teremos ações anuais dentro dos núcleos femininos”, disse, otimista com o novo programa.
As atuais integrantes do comitê também elogiaram a iniciativa. “Tivemos até aqui um grande crescimento enquanto comitê e conseguimos passar muitas informações para as mulheres da nossa comunidade, mas esse novo modelo vai fortalecer o vínculo entre cooperativa e o público feminino”, disse Sueli Dessoy, de Almirante Tamandaré do Sul.
A ampliação do trabalho e criação de novos programas de capacitação para os diversos públicos que compõem o quadro social da Cotrijal foi iniciada em 2021, com a reestruturação da área de Desenvolvimento Cooperativista, coordenada por Patrícia Mota Rosin e ligada à Unidade de Marketing e à vice-presidência.
“Em 2021, iniciamos um programa inédito com os jovens, o Supernova; reestruturamos o Conselho de Administração e a liderança dos núcleos; retomamos programas de formação; e agora estamos avançando no trabalho com as mulheres e estudando outras ações para fortalecer o cooperativismo e vínculo com o associado, dono da cooperativa”, relatou Benisio Roque Rodrigues, gerente de Marketing.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Negócios
Subestação e linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão, beneficia cooperados de Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo
A Certaja Energia inaugura, em 19 de outubro, mais um empreendimento: a Subestação Vale Verde, com potência instalada de 10 MVA, e uma linha de distribuição de 69 kV, com 25 quilômetros de extensão. A obra, que teve início em junho de 2021, beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
O investimento total ultrapassa os R$ 26,7 milhões - é o maior da história da CERTAJA Energia. Presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins destaca que a iniciativa é uma conquista de todos os cooperados. “É fruto de um trabalho incessante e incansável para levar energia de qualidade para a nossa extensa área de atuação, que abrange 19 municípios do Rio Grande do Sul.”
Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga ressalta que a obra deve alavancar o desenvolvimento econômico da região. “Este é um dos nossos compromissos. Com a nova subestação, o sistema oferece uma maior potência disponibilizada, o que possibilita a implantação de novos empreendimentos e a ampliação das atividades já existentes na região.”
Mais qualidade e confiabilidade
A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres.
Gerente de Distribuição da Certaja Energia, Eleandro Luis Marques da Silva explica que o sistema de 69 kV melhora a qualidade da energia fornecida. “Esta melhora pode ser verificada nos níveis de tensão, na confiabilidade do sistema, na diminuição das interrupções do fornecimento e na redução das perdas elétricas para a Cooperativa.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia
Negócios
Iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o Programa Duas Safras - Mais Produção no ano inteiro aconteceu em Passo Fundo no dia 4 de outubro. Aberto ao público, o seminário ocorreu no Centro de Eventos Gran Palazzo da cidade e contou com a participação do gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.
De acordo com o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, as palestras dessa edição tiveram foco no cultivo de trigo, um cereal de inverno, e no cultivo de milho, uma cultura de verão, como alternativas rentáveis para produção em áreas de várzea. Além disso, foi discutida a introdução da soja com os cereais de inverno, garantindo a colheita de duas safras por ano.
"Levar o programa Duas Safras a Passo Fundo significa aportar para esta região a possibilidade de se envolver na busca pela intensificação dos processos produtivos no Estado, que tem relação direta com a ampliação da produção agrícola de inverno", explica. O Superintendente frisa que melhorar a utilização das regiões de inverno vai colaborar para a otimização de recursos naturais, humanos e financeiros à disposição da produção agropecuária.
Moderado pelo economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz, o primeiro painel do seminário discutiu os cenários econômicos e mercadológicos ao lado dos palestrantes Jorge Lemainski (Chefe Geral da Embrapa Trigo), José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura) e Tarcísio Minetto (Gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs).
No segundo painel, Giovani S. Faé, da Embrapa Trigo, e Fauro Loreto da Rocha, produtor da Agropecuária São Miguel, debateram a rentabilidade do trigo na prática. Já no painel 3, Marcos Rubens Figueiredo, do Sementes Pioneer (Passo Fundo/RS), e Lisandro Webber, do Sementes Webber (Coxilha/RS), abordaram os desafios de inserir o milho na região do planalto com alta produtividade.
Por fim, o painel 4 levantou a integração da soja com o Programa Duas Safras a partir das palestras de Osmar Conte, da Embrapa Trigo, e de Antoli Fauth Mello, da Fazenda Santo Antônio em Coxilha/RS. Eles contaram estratégias para harmonização de sistemas de produção agrícola e um case de sucesso na diversificação produtiva.
As próximas edições do seminário ocorrem até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região.
O Duas Safras
O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos.
A medida promete ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. "A ideia é alcançarmos esse incremento até o ano de 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado", afirma Eduardo Condorelli.
Negócios
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito no Brasil (RECIP 2022). A iniciativa da Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) é apoiada pelo Sistema OCB e pelo Banco Central do Brasil (BCB) e tem como objetivo reconhecer as cooperativas financeiras que inovam e servem de referência para orientar a gestão para a inovação. As coops têm até o dia 25 de outubro para realizar inscrição.
“As ações inovadoras estão no DNA do cooperativismo, que é comprometido em levar prosperidade e desenvolvimento para toda sociedade. Essa premiação é mais um reconhecimento da atuação das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional. Além disso, é a partir da pesquisa feita com as cooperativas, que o Instituto Fenasbac pode elaborar um panorama científico anual sobre o coop financeiro no país. Estamos ansiosos para esta segunda edição, que incluiu também as práticas de ESG [ambiental, social e governança] para avaliar as chamadas Finanças Verdes”, destacou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.
As ações das cooperativas inscritas para a segunda edição serão base para a publicação do Panorama Nacional de Inovação com Propósito ESG no Cooperativismo Financeiro. O documento mapeará a capacidade de inovação do setor com referenciais sobre gestão para inovação atreladas às práticas sustentáveis, que seguem propósitos do cooperativismo e contribuem com a expansão do coop de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Além dos requisitos relacionados a Inovação participativa; Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos; Comportamento Inovador, Inovação colaborativa; e Inovação com propósito, o RECIP 2022 vai contemplar e avaliar questões ambientais, sociais, de governança e de financiamento verde dentro do cooperativismo financeiro. Os dados sobre ESG, cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Finanças Verdes, que são ações financeiras estruturadas para garantir resultados para a transição de uma economia mais verde, serão coletados e fornecidos ao Banco Central.
As cooperativas terão até 25 de outubro para se inscreverem com preenchimento de questionário disponibilizado pela Fenasbac. O processo de seleção, pelo Comitê Gestor do Recip, será realizado entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro. A publicação do Panorama Nacional de Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro está prevista para 8 de dezembro. Nos meses de dezembro e janeiro, serão feitas as entrevistas com as coops elegíveis e em julho de 2023 ocorrerá a cerimônia de premiação.
Confira aqui quais coops foram premiadas na primeira edição do Recip.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A Certel recebeu na manhã dessa sexta-feira, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a Licença de Instalação para construção da Hidrelétrica Bom Retiro, no Rio Taquari, entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul. A secretária, Marjorie Kauffmann, recepcionou o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, o vice-presidente, Daniel Luis Sechi e demais diretores na sede da Sema, em Porto Alegre, conferindo também à Cooperativa a Licença Prévia da linha de transmissão do empreendimento.
Moradora em Lajeado, Marjorie afirmou sentir-se duplamente satisfeita em poder contribuir com uma maior oferta de energia para desenvolver o Vale do Taquari e também o Estado. Classificou a energia como fundamental para a qualidade de vida e citou a ampla gama de 100 mil famílias que deverão ser beneficiadas, o que denominou como ‘espetacular’. “Ainda mais que vamos contar com um ativo cujo impacto já estava posto bela barragem, que é de simples nivelamento de fluxo d’água para trânsito de navios e, agora, vai ser incorporado à questão hidrelétrica. É uma comemoração por completo, e aguardamos a implementação e instalação do empreendimento, sabendo que todos os requisitos ambientais foram apreciados e cumpridos. Mais uma vez, a Certel inova nas suas atividades e mostra que não basta ser a maior e mais antiga Cooperativa de Infraesturutra do País, mas que é preciso olhar para a frente sempre. São pessoas que não pensam só no hoje, mas que têm a cabeça aberta para o futuro. Isso é o maior motivo de orgulho para os associados da Certel, pois a Cooperativa não parou e avança pari passu com o que Teutônia, o Vale e o mundo precisam”, explanou.
Hennemann agradeceu pela agilidade na liberação da licença, visto que o projeto da hidrelétrica foi lançado a cerca de um mês. Também enfatizou sobre a importante contribuição que será dada pela usina, ampliando a capacidade energética do Vale e proporcionando também o fortalecimento da Cooperativa. “Ficamos muito felizes e, em nome do Conselho de Administração e dos nossos aproximadamente 80 mil associados, quero reconhecer esse momento tão especial que estamos vivenciando, pois significa a certidão de nascimento da obra. O Vale do Taquari agradece e reconhece esta agilidade em liberar esse importante documento que agilizará as obras da hidrelétrica, que deve gerar em torno de 500 empregos diretos e indiretos”, pontuou.
Também estiveram presentes o superintendente da Certel, Ilvo Edgar Poersch, os diretores Julio Cesar Salecker e Ernani Aloísio Mallmann, o coordenador administrativo-financeiro, Cleverson Castro Ortiz de Oliveira, o proprietário do terreno, Leonel Pretto e o representante da Biolaw, Adriano Cunha.
Fonte: Assessoria de imprensa Certel
Negócios
A Cotrirosa realizou na quinta-feira, dia 29, o primeiro evento promovido exclusivamente para o público jovem. O Conecta Jovem foi realizado em duas modalidades, presencial para aqueles que possuíam algum vínculo com a Cotrirosa e online, aberto ao público em geral. As atrações da tarde estiveram voltadas à temática "O protagonismo jovem no cooperativismo e no agronegócio".
A palestrante principal foi Camila Telles, defensora do agro brasileiro e eleita pela Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do agro. "Um dos nossos maiores desafios é sair do interior, se capacitar e voltar. Porque o interior e o desenvolvimento dependem da nossa união, dependem da nossa capacitação e do quanto a gente quer fazer a diferença na nossa região e na nossa cidade. Por isso é tão importante o senso cooperativista, a ideia de que precisamos trabalhar juntos para desenvolver o nosso setor cada vez mais", destaca Camila.
Geomar Corassa, gerente de pesquisa da CCGL, também realizou uma abordagem com os participantes, voltada à agricultura digital. O Conecta Jovem também contou com um painel com a apresentação de cases locais, Marjori Ghellar (Tuparendi), Maurício Liberali (Porto Mauá), Carolina Finger (Santo Cristo) e Guilherme Vier (Cândido Godói) falaram sobre a continuidade nas propriedades de suas famílias, pontos relacionados à gestão e questões voltadas a decisão de permanência no interior.
Durante o evento também foi apresentada uma novidade, em primeira mão, aos participantes. A Cotrirosa agora conta com um Núcleo de jovens, destinado a associados, ou jovens que possuem algum parentesco ou vínculo com associados (cônjuge, filho, neto, genro ou nora), com idade entre 14 e 35 anos. Entre os objetivos da iniciativa, está o fortalecimento da participação dos jovens, especialmente em ações que despertem o interesse nos jovens e que engajem às necessidades da continuidade e permanência no campo.
Fonte: Assessoria de comunicação da Cotrirosa
Negócios
O Fórum Programas Sociais, realizado pela CERTAJA Energia, no dia 29 de setembro, lotou o Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. A tarde foi de muito aprendizado e troca de experiências. A intercooperação – um dos princípios do cooperativismo – não podia faltar: os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os programas sociais da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) e da Sicredi Ouro Branco RS, que marcaram presença no evento.
Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga fez um apanhado sobre a história e o cenário atual do cooperativismo. Também falou sobre as cooperativas de infraestrutura e destacou a intercooperação. “A relação entre as cooperativas mantém o cooperativismo forte.”
Madruga ressaltou a importância dos programas sociais desenvolvidos pela Cooperativa. “É tão bom quando a gente vê que as pessoas aproveitam as capacitações para melhorar a qualidade de vida e, também, incrementar seus negócios. A gente vai ajudando as comunidades e vai crescendo junto.”
Difusão do cooperativismo
As ações sociais da CERTAJA Energia foram apresentadas pela coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo. Teve destaque o projeto “Sementes do Cooperativismo”, criado em 2004 e reformatado em 2010, que atende o 5º princípio do cooperativismo – “Educação, Formação e Informação”.
O objetivo da iniciativa é ampliar a educação cooperativista para além dos associados e preparar os futuros líderes e cooperados para que contribuam com o desenvolvimento da Cooperativa. As ações ocorrem nas escolas da área de atuação da CERTAJA Energia, por meio de palestras e atividades lúdicas.
Em 2020, o “Sementes do Cooperativismo” conquistou o 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.
Outras ações da CERTAJA Energia, como a implantação da Nucleação e os cursos de capacitação oferecidos em parceria com sindicatos rurais e SENAR-RS, também foram apresentados.

Cooperativas convidadas
Débora Mafaciolli, gerente de Sistemas de Gestão na Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), apresentou dados sobre a cooperativa de saúde e suas ações sociais. Falou sobre campanhas e movimentos como “Mude1hábito”, “Eu ajudo na lata”, “Mechas Unidas” e “Prato Cheio”, e detalhou programas como “Doador fiel” e “Cuidar e Viver”. Por meio deste último, crianças de 76 escolas e APAEs são beneficiadas com a doação de consultas com especialistas.

Assessora dos Programas de Relacionamento da Sicredi Ouro Branco RS, Margarete Mallmann encerrou a programação com um panorama das ações sociais da cooperativa de crédito. Ela explicou que, além de oferecer soluções para todos os momentos da vida do associado, a Sicredi Ouro Branco RS também busca gerar impacto positivo nas comunidades. “Nós somos a soma do econômico e social.”
Entre os muitos projetos e ações detalhados, destaque para dois programas de educação: “Cooperativas Escolares” – já são 33, em cinco municípios – e “Educação Financeira nas Escolas”, realizado em 39 instituições de ensino. “Se queremos ser cooperativas fortes no futuro, nós temos que plantar com as nossas crianças”, salientou Margarete.

Fonte: Assessoria de comunicação da Certaja Energia
Negócios
O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios está com inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado Profissional abertas até o dia 4 de outubro de 2022. O processo de Seleção é uma turma da Unisinos, Fecoagro/RS, Escoop Agro e Sescoop/RS. As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/3y8QmSM
Voltado para o ramo Agro, o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios tem o compromisso com a prática transformadora. A partir da combinação entre embasamento conceitual, pesquisa, troca de experiências e atividades práticas, histórias de transformação são construídas tanto no contexto profissional (qualificação da gestão e geração de soluções inovadoras para problemas complexos) quanto no âmbito pessoal (visão de mundo e competências de interpessoais e de liderança).
Segundo o coordenador do PPG em Gestão e Negócios, Marcelo Jacques Fonseca, o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios vem transformando realidades pessoais e profissionais desde 2011, com reconhecimento nacional e internacional. Ele destaca que, para a turma do cooperativismo agropecuário, algumas das principais características distintivas são:
– Aulas que combinam sólido embasamento teórico com foco na solução de problemas das cooperativas de forma inovadora;
– Customização da formação proposta à realidade das cooperativas e do agronegócio a partir da contextualização de casos, exemplos e atividades práticas;
– Disciplinas em temáticas caras ao cooperativismo, tais como (a) digitalização, plataformas e plataformas cooperativas, (b) financiamento para investimento no agronegócio, (c) negócios internacionais para o Agronegócio, (d) relações interorganizacionais e (f) gestão de risco em cooperativas;
– Desenvolvimento de dissertação voltada à prática transformadora e à geração de impacto nas cooperativas de agronegócios.
“O propósito final deste curso é o de contribuir para que as cooperativas de agronegócios possam dar um salto de competitividade. E o Mestrado busca atingir esse propósito a partir do desenvolvimento da visão estratégica e do perfil de liderança dos participantes, sempre embasado nos sete princípios do cooperativismo. Ao final, pretende-se que as discussões e a pesquisa dos participantes agreguem efetivo valor ao negócio tanto das cooperativas singulares, em particular, como do sistema cooperativo como um todo”, reitera Fonseca.
Para o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a parceria entre o Sescoop/RS, que se tornou um importante instrumento de capacitação das pessoas no cooperativismo gaúcho, e a Fecoagro/RS, entidade que catalisa e representa as coops agro no Estado, é imprescindível para que as lideranças estejam cada vez mais preparadas para continuar desenvolvendo e gerando excelentes resultados no ramo e na sociedade gaúcha.
Ao todo, são 25 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas online através do link: https://bit.ly/3y8QmSM
Acesse o edital completo AQUI.
Negócios
O Sicredi recebeu a recertificação LEED para seu Centro Administrativo Sicredi (CAS), localizado em Porto Alegre. Após um ano de avaliação, a estrutura teve nota final de 88 pontos, conquistando o primeiro lugar entre 12 prédios certificados no Brasil em 2022. O CAS é o único com certificação no Rio Grande do Sul na categoria “LEED - operação e manutenção de prédios já existentes”. A LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental em tradução livre), é uma certificação internacional para construções sustentáveis.
O CAS ocupa uma área de 28,6 mil metros quadrados, sendo mais de 8,7 mil deles de área verde, que privilegiam espécies nativas. Mais de três mil colaboradores do Sicredi estão alocados na sede, sendo que, em função do trabalho híbrido, cerca de 650 circulam diariamente pelo local.
Conquistada pela primeira vez em 2016, a certificação LEED tem validade de cinco anos e incentiva práticas sustentáveis nas edificações, avaliando os seguintes aspectos: Processo Integrado, Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes, Inovação e Prioridades Regionais.
“Trabalhamos com o propósito de impactar positivamente o meio ambiente e a vida de todos ao redor, sejam colaboradores, associados ou parceiros. A recertificação LEED veio para comprovar que estamos no caminho certo”, comenta Dino Soccol, gerente de Patrimônio e Serviços do Sicredi. “O CAS é novamente o prédio mais sustentável do Brasil e estamos cada vez mais ampliando essas iniciativas para as nossas cooperativas e centrais, buscando também inspirar outras empresas, pessoas e instituições a fazerem o mesmo.”
Entre as áreas avaliadas, o CAS se destacou com três cases: uso de energia renovável, eficiência no uso de água e central de resíduos. Em relação à energia, um dos diferenciais é promover a eficiência energética por meio da contratação no mercado livre de energia, garantindo o fornecimento de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Além disso, o bicicletário possui geradores fotovoltaicos, todas as lâmpadas são de LED e com sensores de presença nos ambientes de circulação geral. Outro diferencial é que durante a frenagem dos elevadores, um sistema regenerativo converte a energia mecânica em elétrica, reduzindo assim o consumo.
O Centro Administrativo também utiliza sistemas de captação e de redução do consumo de água. Ferramentas como a irrigação automática com sensor de chuva, captação de água de condensação e estação para tratamento de esgoto são destaques que elevaram a nota na certificação LEED.
O CAS ainda trabalha com a gestão de resíduos sólidos. A Central de Resíduos é responsável por incentivar e monitorar práticas de não geração, redução, reutilização e reciclagem. O trabalho realizado para a certificação LEED no CAS se conecta com iniciativas como o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa produzido anualmente pelo Sicredi a fim de mensurar suas emissões e criar estratégias de redução e neutralização do impacto ambiental.
Outras práticas sustentáveis
Outras iniciativas como trabalho de paisagismo com presença de plantas frutíferas e horta comunitária contribuem com o meio ambiente. Em função da área verde, circulam pelo CAS pequenos animais como gambás silvestres e diversas aves como pica-pau, beija-flor, joão-de-barro, entre outros. Para estimular a polinização, foi instalada uma caixa de abelhas sem ferrão, que se beneficiam de plantas floríferas. O café disponibilizado é orgânico, assim como são usados produtos de limpeza sem cheiro. O nível de CO2 nos ambientes é monitorado em tempo real, buscando colaborar com o bem-estar das pessoas.
Fonte: Sicredi
Negócios
As cooperativas da região Fronteira Noroeste faturaram R$ 2,6 bilhões em 2021. O resultado é impulsionado pelo desempenho das cooperativas agropecuárias, que respondem por 82,5% do faturamento total das cooperativas da região.
As sobras apuradas pelas cooperativas da Fronteira Noroeste alcançaram patamar recorde em 2021, próximo de R$ 99,9 milhões, o que representa aumento de 312,4%. O crescimento acentuado passa pelo incremento substancial dos ramos agropecuário, crédito e trabalho (inclui produção de bens e serviços), atividades econômicas que se destacaram durante a pandemia. Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, a eficiência econômica das cooperativas se concretiza pelos resultados que apresentam. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. Onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.
As cooperativas da região empregam atualmente mais de 3 mil pessoas, com destaque para o setor agropecuário, responsável por 78% dos postos de trabalho com carteira assinada nas cooperativas da Fronteira Noroeste.
A confiança da população no modelo cooperativo se evidencia através da inclusão de 9.514 novos associados na região, o que representa um crescimento de 8,8%. O salto positivo no quadro social das cooperativas tem relação direta com o atendimento e a ampliação da área de cobertura das instituições financeiras cooperativas, que inauguraram em 2021 dois postos de atendimento cooperativo, estendendo o número de associados em 20%.
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022
As cooperativas gaúchas registraram em 2021 o faturamento recorde de R$ 71,2 bilhões, com incremento de 36,8% em relação ao período anterior. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 20,7%, atingindo o valor de R$ 3,6 bilhões. O saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas gaúchas em 2021 foi de 5.791, o que aponta variação relativa de 8,5%. O número de associados às 423 cooperativas gaúchas passou de 3,01 milhões para 3,2 milhões em 2021, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista.
Negócios
A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano bateu recorde de inscrições com a submissão de 787 projetos. A última edição, em 2020, recebeu 595 cases. No RS, em 2022, 56 projetos foram inscritos, um total de 10 projetos a mais do que no ano de 2020, última edição do Prêmio.
O número de cooperativas participantes também cresceu. Este ano, um total de 548 (ainda pendentes de validação) apresentaram cases, contra 320 da última edição. A próxima etapa que é a habilitação do cases acontece até o dia 07 de outubro, data limite também para a regularização de adimplência das coops participantes.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, atribuiu o aumento significativo à maturidade que as coops vêm adquirindo ano após ano. “As cooperativas têm se capacitado, inovado e todo o conhecimento adquirido se reverte em benefícios não apenas para o movimento, como também para as comunidades onde atuam. É chegada a hora de mostrar o quão importantes elas são para o social, o ambiental e o econômico. Este ano, vamos reconhecer também aqueles que influenciam com suas opiniões sobre o cooperativismo na categoria Influenciador Coop”, anunciou o presidente.
A avaliação técnica dos projetos inscritos será realizada no período de 10 a 21 de outubro. De 27 de outubro a 08 de novembro acontece o julgamento e a divulgação dos finalistas está prevista para o dia 11 de novembro. Já o anúncio das vencedoras será realizado em cerimônia marcada para o dia 07 de dezembro.
Influenciador Coop
A nova categoria tem por objetivo reconhecer administradores, consultores, economistas, empreendedores, escritores, esportistas, executivos, jornalistas, palestrantes e outros atores que desenvolvem conteúdos positivos sobre o coop em produções publicadas ou replicadas nas mídias on e off-line.
A indicação dos participantes é feita pelas Unidades Estaduais. Cada uma pode recomendar até dois profissionais que consideram influenciadores e que priorizaram as atividades nos últimos dois anos. As inscrições serão abertas no dia 3 de outubro e seguem até dia 28. Cada case proposto passará pela análise da Comissão Julgadora, entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro.
Os finalistas serão divulgados entre os dias 4 e 11 de novembro e os selecionados passarão por votação popular entre 16 de novembro e 1º de dezembro. Os contemplados receberão troféu, sendo que os dois primeiros colocados também vão poder participar de um intercâmbio cooperativista. O resultado final será divulgado, juntamente com a premiação das demais categorias, em cerimônia a ser realizada no dia 7 de dezembro.
Outras seis categorias integram o prêmio: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. Cabe ressaltar, que a avaliação dos projetos é feita por duas bancas distintas: a primeira por uma comissão técnica, composta por especialistas em projetos; e a segunda, pela comissão julgadora, formada por representantes de entidades e parceiros do cooperativismo.
A categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases envolvem desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa, até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações vinculadas ao Movimento SomosCoop que divulguem o movimento cooperativista como um todo.
Cooperativa Cidadã está voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas as ações similares às realizadas no Dia de Cooperar, ou Dia C.
A categoria Desenvolvimento Ambiental é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.
Já a Fidelização reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos pelos cooperados.
O prêmio para a categoria Inovação é atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.
Na categoria Intercooperação, o intuito é premiar projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.
Saiba mais sobre o prêmio em https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios