Segundo os dados do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) as mulheres ocupam apenas 15,2% das cadeiras nos conselhos administrativos, fiscais e diretorias de capital aberto do país.
A pesquisa demonstrou, que embora o número seja baixo, ele teve um pequeno aumento com relação a 2022, que era 14,3%.
No estudo foram entrevistadas 6160 profissionais em 389 empresas. Descobriu-se que apenas 25% das companhias têm mulheres atuando nos conselhos de administração e nas diretorias.
Outras constatações foram a de que 82,5% têm alguma mulher na liderança, em 65,8% elas atuam nos conselhos de administração e em 49,2% nas diretorias.
Para Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência da IBGC, quando há uma diversidade nos conselhos de administração e organização, as cooperativas tendem a se beneficiar da pluralidade, inovação, e de processos de decisões.
Em 2018, a Morgan Stanely Capital Internacional (MSCI), revelou que as empresas da rede que possuíam mulheres no Conselho de Administração, entre setembro de 2015 e 2016, geraram um retorno sobre o Patrimônio Líquido de 10,1% ao ano, contra 7,4% para aqueles que não possuem.
A pesquisa demonstrou que Conselhos de Administração com equipe diversificadas tendem a ser mais inovadores e a tomar melhores decisões.
Em um artigo publicado por Deborah Patrícia Wright na Revista GV Executivo, a autora relata que estudos mostram na presença de mulheres nos conselhos e lideranças impactos positivos nos desempenhos financeiros, éticos, sustentáveis e criativos.
Mirna Abou Rafée, CEO da Yutter e criadora de programas de treinamentos e capacitações para profissionais nas habilidades de comunicação, conta que a presença feminina nas empresas e cooperativas trás inúmeras vantagens, entre elas, a diversidade de pensamento, promoção de ambientes mais inclusivos, entre outros.
As mulheres sempre estiveram nas cooperativas
A presença das mulheres na história das cooperativas já vem de longa data, desde a criação do movimento cooperativista em 1844. Ele começou com a Sociedade Cooperativa Equitativas dos Pioneiros de Rochdale, no interior da Inglaterra, com a tecelã Eliza Brierley. Ela foi a primeira mulher a se associar a uma cooperativa, em uma época que a presença feminina era ignorada e vista com maus olhos.
Mais tarde, em 2009, a inglesa Pauline Green se tornou pioneira ao presidir a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). No continente americano, outra mulher representou a sua regional, a uruguaia Graciela Fernandez Quintas.
Para Rosilene Marcelino, professora universitária, conselheira do laboratório de Consumer Insights, da ESPM-SP (CI-Lab), professora de Publicidade, Ciências do Consumo, Cinema/Audiovisual, Identidade, Diversidade e Inclusão da ESPM, são muitas as barreiras enfrentadas no mercado para a ascensão de mulheres.
“A analista Priscila Yazbeck, a partir de levantamento realizado pela BR Rating, coloca que em uma pesquisa feita com 486 empresas, que empregam de 200 a 10 mil funcionários, sendo 59% de nacionais e 41% multinacionais, apenas 3,5% das companhias têm CEOs mulheres e 16% têm mulheres em cargos de diretoria. Já 19% das corporações têm mulheres em cargos de gerência. É preciso engajamento de variados agentes sociais para contornar essas desigualdades”, lembra Marcelino.
Uma das iniciativas é o movimento Elas Lideram 2030, que atua em parceria com o Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres e tem como ambição ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.
Até 2025, espera-se chegar à marca de 30% de mulheres em cargos de alta liderança e, em 2030, eleva-se para 50%.
“A pesquisadora Camila Maldaner nos ajuda a olhar para as mulheres em cargos de liderança nas cooperativas. Ela de partida, rompe com o senso comum e apresenta a liderança como a realização de metas por meio da condução perspicaz da equipe de trabalho, independente das situações vivenciadas”, diz Rosilene.
A partir de um estudo de caso sobre Cooperativa de crédito poupança e investimento Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, Maldaner faz algumas observações importantes.
Uma delas é a de que as mulheres cooperadas possuem um papel insubstituível, ocupando cargos como caixa, atendente, assistente de negócios, analista, assessora, assessora de negócios, assessora administrativa, assistente administrativo, assistente administrativo financeiro, gerente de negócios PF (pessoa física), gerente de negócios e tesoureira, estando cada mais presentes em diversas funções e setores.
“Porém em cargos de alta gerência como gerente de unidade e de administrativo financeiro observa-se que há uma escassez delas”, ressalta Rosilene.
Pesquisa e conselho
Essa constatação também foi observada por Heloisa Helena Lopes, Vice-presidente do Conselho de administração da Sicredi Pioneira, professora de direito e legislação cooperativista, governança, compliance e liderança e mentora de mulheres. Ela desenvolveu uma pesquisa em 2021, que teve como principal objetivo compreender as trajetórias das lideranças femininas das cooperativas de crédito, e como elas impactam suas carreiras.
No estudo foram analisados os aspectos como as identidades da liderança, ao longo das trajetórias das mulheres pesquisadas.
“Apesar do número de mulheres que têm ensino superior ser maior no mercado de trabalho, os cargos de posição executiva de alta gestão e conselhos de administração são ocupados, em sua maioria, por homens. Para diversos autores, a diversidade é importante para os negócios, visto que uma maior diversidade na força de trabalho aumenta a eficiência organizacional e, consequentemente a produtividade, permitindo que a empresa tenha acesso a novos segmentos de mercado, gerando aumento da lucratividade”, explica Heloísa.
Apesar do aumento da participação feminina nas organizações e em posições de liderança, a pesquisadora verificou a existência de um afunilamento hierárquico, ou seja, conforme aumentam as atribuições de liderança e comando nas organizações, encontram-se menos mulheres.
Nas Cooperativas de crédito, Helena percebeu a baixa participação das mulheres na liderança, tanto na trajetória do colaborador quanto na do Associado.
Durante as entrevistas, a Vice-presidente do Conselho de administração da Sicredi Pioneira destacou que, as mulheres líderes das cooperativas de crédito enfrentaram grandes dificuldades na sua trajetória de vida para ascenderem.
“Foram momentos em que as mulheres sofreram discriminação de gênero, desestímulo e assédio. Isso serve de importante discussão acerca da necessidade de as cooperativas pensarem em políticas de inserção e serem capazes de promover condições para o fortalecimento da mulher na sociedade, nos negócios e no desenvolvimento das cooperativas”, relembra.
Além de pesquisar o tema, Heloisa foi Conselheira de Administração suplente em 2011 da Sicredi Pioneira.
“Em 2016, a Sicredi Pioneira abriu um Processo de Sucessão para Presidente e Vice-presidente. Naquele momento, tive coragem de “levantar a mão” e participar do processo que teve duração de um ano. Após várias etapas de desenvolvimento, fui escolhida para compor a chapa do Conselho de Administração como Vice-presidente, o que se efetivou em 2019, com a aprovação em assembleia pelos associados”, conta.
Leia a matéria completa em: MundoCoop
Negócios
Em busca da excelência na gestão, a coleta e análise de dados desempenham um papel crucial em qualquer negócio. Não é diferente quando se trata de cooperativas. Os indicadores gerados proporcionam uma visão abrangente do desempenho de todo o sistema, facilitando a tomada de decisões. O Sistema Ocergs oferece para seus associados uma ampla gama de ferramentas para monitoramento de dados com o objetivo de potencializar a performance. Conheça os principais programas que estão à disposição.
- Desempenho
É um sistema de cadastro e consolidação dos balanços contábeis, financeiros e sociais das cooperativas brasileiras. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, facilitando o processo de tomada de decisões. Clique aqui e saiba mais.
- Programa Gestão e Governança
O Programa é aplicado por meio de dois questionários de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. O objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
- Programa de Identidade
Monitora e orienta o cumprimento dos requisitos estabelecidos na legislação cooperativista vigente, inclusive, nas normas brasileiras de contabilidade de cooperativas, assim como conhece as práticas e procedimentos adotados pela governança, que devem assegurar o alinhamento com os valores e princípios cooperativistas e direcionam uma gestão profissionalizada e sustentável.
- Devolutivas de Desempenho
Após a inserção de informações no Desempenho, a cooperativa recebe um relatório consolidado com os principais indicadores econômico-financeiros, comparativos com outras cooperativas do mesmo ramo e com o referencial comparativo de mercado. A cooperativa também pode receber uma devolutiva presencial ou on-line com os técnicos do Sistema Ocergs para apresentação dos dados e discussão dos cenários econômicos.
- Diagnóstico Assistido
O Diagnóstico Assistido é um serviço que auxilia as cooperativas na resposta aos questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Por meio de instrução prática assistida, a cooperativa responde aos questionários acompanhada por um instrutor tecnicamente capacitado, visando ter maior assertividade nas respostas. Ao término do processo, a cooperativa recebe um relatório apontando os principais pontos a serem desenvolvidos, conforme observações do instrutor.
- Boletim Econômico-Financeiro Trimestral
Através da integração dos dados do Sistema Desempenho com informações econômicas e tendências de mercado, o Sistema Ocergs proporciona às cooperativas um Boletim Econômico-Financeiro trimestral. Esse informativo contém as principais análises do mercado em cada ramo, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas fundamentadas.
Sistema Ocergs: compromisso com o desenvolvimento cooperativista e sustentável
O Sistema Ocergs tem como missão criar um ambiente propício para o progresso das cooperativas gaúchas e as pessoas estão no centro do sistema. A Ocergs tem como propósito envolver o fortalecimento, representação e defesa do cooperativismo, visando torná-lo amplamente reconhecido e representado por todos, gerando prosperidade para toda a sociedade.
A atuação do Sistema Ocergs está pautada na entrega de serviços que asseguram a sustentabilidade e impulsionam a competitividade das cooperativas, reforçando seu papel estratégico no cenário do Rio Grande do Sul. A capacidade cooperativista vai além, aliando produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social.
As cooperativas, desde sua origem, assumem o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam. Esse compromisso é sustentado pelos pilares da justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. Dessa forma, as atividades contribuem significativamente para o aumento da produtividade aliada à sustentabilidade, promovendo a redução dos gases de efeito estufa e construindo uma economia de baixo carbono. O Sistema Ocergs está empenhado não apenas em impulsionar o desenvolvimento econômico, mas também em ser agente de mudança positiva para o meio ambiente e as comunidades locais.
Negócios

O Sistema Unimed confirma sua posição de liderança no setor de saúde suplementar conquistando novamente o topo do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2023, ano-base 2022). A avaliação oficial do setor de planos de saúde, divulgada no final de dezembro, é realizada anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no levantamento, 20 são Unimed.
Com 234 operadoras classificadas nas duas melhores faixas de desempenho, as cooperativas médicas obtiveram nota ponderada de 0,8032.
As operadoras do Sistema Unimed-RS atingiram uma média de 0,8750, muito superior à geral do setor de 0,7898. Os resultados completos estão disponíveis na página da ANS.
Unimeds gaúchas
Das 20 operadoras Unimed com nota máxima no índice (1,00), seis são do Rio Grande do Sul:
Encosta da Serra
Fronteira Noroeste/RS
Nordeste-RS
Operadora/RS
Vale do Sinos
Vales do Taquari e Rio Pardo (maior pontuação de todo o setor na soma das quatro dimensões avaliadas)
Sobre o IDSS
O índice avalia, de forma compulsória, as empresas atuantes no mercado por meio de 31 indicadores, divididos em quatro dimensões que abrangem toda a operação de planos de saúde. Esses parâmetros incluem qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação, além de um indicador bônus pela acreditação da operadora. As notas variam de zero até 1,00. O Sistema Unimed também se destaca no Programa de Acreditação de Operadoras, desenvolvido pela agência reguladora para fomentar a qualidade setorial. Das 20 operadoras com certificados de acreditação vigentes, 18 são Unimed.
No relatório oficial da avaliação, a ANS destaca que as modalidades que seguem apresentando um melhor IDSS, isto é, IDSS classificado na faixa avaliativa 1 (IDSS ≥ 0,8), continuam sendo as cooperativas médicas e as seguradoras especializadas em saúde.
De acordo com a ANS, para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023, ano-base 2022, foram avaliadas 896 operadoras, sendo 670 médico-hospitalares e 226 odontológicas, tendo sido divulgados os resultados de 839 empresas. Desse total, 68,3% das operadoras se classificaram nas duas melhores faixas, com pontuações acima de 0,60. Esse grupo responde pela assistência de 90,9% dos beneficiários de planos de saúde no país. O índice é parte do programa para induzir a qualidade do setor e ampliar o acesso a informações por parte da sociedade. A divulgação periódica também permite aos beneficiários comparar o desempenho das operadoras, fortalecendo seu poder de escolha.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed do Brasil e ans.gov.br
Negócios
O cooperativismo no Brasil está em ascensão, com previsão de crescimento três a quatro vezes maior do que o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Segundo Marcio Lopes de Freitas, presidente da OCB Nacional, estima-se um aumento de cerca de 10% no setor cooperativista, superando as projeções para o PIB em 2023, que apontam um crescimento de 2,9% na economia brasileira.
Lopes destaca o crescimento expressivo de 25% no ramo de crédito e um avanço superior a 12% no ramo agro no último ano. Considerando esses resultados positivos, ele acredita que os números devem se manter nos mesmos patamares, no mínimo.
Esse ano o movimento coop chegou a 4.693 cooperativas, mais de 20,5 milhões de cooperados e gerou mais de 524 mil empregos diretos. Esses números são o reflexo contínuo do fortalecimento do modelo cooperativista como uma força motriz na construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.
O Anuário do Cooperativismo reuniu dados sobre o cooperativismo em todo o mundo, no Brasil e em cada ramo. O compilado também trouxe, com exclusividade, um estudo referente aos Impactos do Cooperativismo na Economia Brasileira, realizado pela Fipe, que destacou a maior PIB per capita, o maior número de empregos formais e o melhor saldo da balança comercial em municípios com a presença do cooperativismo.
A Agenda Institucional do Cooperativismo focou em temas estratégicos para o setor e buscou a consolidação no papel do cooperativismo como parte fundamental da pauta de fortalecimento da socioeconomia brasileira. Um dos pontos principais foi o empenho em prol da definição do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, incluído no texto da Reforma Tributária (PEC 45/2019) promulgada no último dia 20. A conquista, considerada histórica, reforça o compromisso público em promover um ambiente propício para o crescimento sustentável do cooperativismo.
No Dia de Cooperar (Dia C) o sistema cooperativista reafirmou seu compromisso com a comunidade e realizou ações voluntárias em diversos estados do país. Atividades solidárias nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer, bem-estar, orientação jurídica, contábil e cidadania ofereceram novos aprendizados, experiências e trocas importantes para os participantes.
Já o 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) deste ano relembrou a capacidade das cooperativas em aliar produtividade e desenvolvimento aos fundamentos de equilíbrio ambiental e responsabilidade social. Com o tema Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a celebração foi um chamado global para fortalecer ações em prol de uma economia verde e práticas cooperativistas com impacto social positivo.
O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), por sua vez, reforçou a importância do segmento na promoção de valores essenciais. Os eventos de comemoração serviram como um lembrete de como essas instituições colaboram para que sonhos financeiros pessoais e profissionais de seus cooperados possam acontecer. A celebração do DICC não foi só uma oportunidade para destacar as conquistas financeiras, mas também para reiterar os valores centrais do cooperativismo, bem como as contribuições significativas para o bem-estar da sociedade.
Negócios
A formatura dos 16 jovens que fizeram o curso aconteceu na tarde de 28 de dezembro. Eles iniciaram aulas em 15 de agosto de 2022, participando de aulas teóricas e também atividades práticas em diferentes áreas da cooperativa.
Guilherme Rambo, orador da turma, agradeceu à Cotrijal pela oportunidade, destacando que foi sua primeira experiência com mercado de trabalho e recomendou aos colegas que incentivem outros jovens a participar. “Foi um grande aprendizado pessoal e profissional”, avaliou ele, que tem o pai como colaborador da Cotrijal e familiares associados à cooperativa.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, parabenizou os jovens e também os pais por estimularem os filhos a vivenciarem a oportunidade oferecida pela cooperativa. “Temos muitos casos de colaboradores que iniciaram como aprendizes e alguns inclusive hoje ocupam cargos de gestão”, informou.
A importância de cultivar os bons relacionamentos foi enfatizada pela gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Simone Rohrig. Ela salientou também a necessidade de continuar buscando conhecimento. “Aprender é fundamental, mas também precisamos saber nos relacionar com o outro e essa troca, especialmente entre diferentes gerações, reverte em grandes oportunidades”, disse.
O Programa Aprendiz Cooperativo tem a parceria da Coeducars. A presidente da cooperativa, Fátima Hallal, também recomendou aos formandos que busquem apoio na experiência de quem já passou pelo primeiro trabalho. “Nada se constrói sozinho e vocês têm uma bela jornada pela frente”, afirmou. “Preservem os valores e sejam comprometidos em tudo o que fizerem”, concluiu a professora amiga da turma, Eliane Artmann.
Novas vagas
A Cotrijal está com inscrições abertas para processo seletivo para mais três turmas de aprendizes cooperativos, com total de 98 vagas.
Aprendiz Cooperativo Urbano Não-Me-Toque e região - 45 vagas
Aprendiz Cooperativo Urbano Soledade e região – 28 vagas
Aprendiz Cooperativo do Campo Soledade e região – 25 vagas
Pré-requisitos:
Aprendiz Cooperativo Urbano: de 14 a 17 anos de idade, cursando ensino fundamental ou médio.
Aprendiz Cooperativo do Campo: de 15 a 22 anos de idade, cursando ou já pode ter concluído o ensino médio, vivenciar a propriedade rural para realizar o estágio prático, ter notebook com acesso à internet. Ser da região de Soledade.
A inscrição deve ser feita até o dia 22 de janeiro, pelo site da Cotrijal, Aba Trabalhe Conosco.
Os cursos têm 22 meses de duração e as aulas iniciam em 26 de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Negócios
Já está disponível, dentro do Super App Sicoob, a Associação Digital para crianças e adolescentes de até 17 anos. A nova conta pode ser aberta por meio do App Sicoob de um dos pais cooperados, mediante a apresentação de documentos que comprovem a parentalidade, como RG e CPF do menor de idade. Uma vez aberta a conta, o responsável poderá monitorar todas as transações realizadas por seus filhos.
Os benefícios da associação digital incluem cartão de débito Mastercard personalizado com o nome do jovem cooperado; a capacidade de realizar Pix ilimitados; quatro saques nos caixas Sicoob; dois extratos mensais impressos; acesso à poupança e a uma conta corrente sem cobrança de tarifas. Além disso, o aplicativo é altamente customizável, possibilitando uma experiência financeira adaptada às necessidades individuais de cada novo cooperado.
“Estamos empenhados em preparar a nova geração para vivenciar o cooperativismo financeiro de forma inovadora, e aspiramos que o Sicoob se torne a principal escolha financeira para esses jovens no futuro. A Associação Digital é apenas o começo de nossa jornada em oferecer soluções financeiras inclusivas e sustentáveis para todos os cooperados, independentemente da idade”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação no Sicoob, Antônio Vilaça Júnior.
O Super App Sicoob, lançado em dezembro, foi projetado com a missão de oferecer um ambiente digital completo aos seus cooperados, concedendo-lhes maior autonomia na gestão de suas finanças, com conveniência e comodidade.
Fonte: Sicoob
Negócios
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Complementar 2024 da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas que, em 2023, recebeu o conceito máximo (nota 5) do MEC. Um curso inovador, focado na prática, que vai preparar você para a gestão de cooperativas e para os desafios da nova economia.
O Processo Seletivo Complementar I - Vestibular 2024 é destinado aos candidatos que
concluíram o ensino médio ou equivalente ou que têm previsão de conclusão até a data da
matrícula inicial, prevista no item 5 do Edital.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Internet, por meio do Formulário de Inscrição Vestibular Complementar 2024, da zero hora do dia 26/12/2023 até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 28/01/2024 sem custos financeiros para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024.
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
O candidato pode optar pela utilização do seu desempenho na redação do Enem para o Vestibular da Escoop, realizado no período compreendido entre os anos de 2010 a 2022 e deverá informar os dados por meio do e-mail que consta no edital.
Bolsas de estudo
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS, entidade mantenedora da ESCOOP deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de Cooperativa registrada e regular perante a entidade OCERGS, conforme as normas da mantenedora.
O candidato aprovado neste processo seletivo e que tenha até 24 anos terá direito automaticamente a bolsa de estudos de 100% da mensalidade nos termos da resolução SESCOOP/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.
Link para o edital: AQUI
Negócios
"Juntos, cooperados, colaboradores e consumidores, fizemos o coop acontecer, sempre com um propósito em mente: transformar o mundo em um lugar mais próspero e justo para todos." Essa é a mensagem de final de ano que o Sistema Ocergs deixa para a comunidade gaúcha.
Dando continuidade a fase 3 da sua campanha institucional intitulada - Somos o cooperativismo no Rio Grande do Sul, o Sistema Ocergs iniciou um projeto de co-branding com as redes sociais de cooperativas gaúchas, com o objetivo de mostrar que a organização apoia, capacita e representa as cooperativas em suas atividades cotidianas, contribuindo para a sua competitividade de mercado e sustentabilidade do negócio. A parceria também envolve publicações de final de ano em jornais e revistas de cooperativas do interior gaúcho.
A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, explica que esse trabalho em parceria resulta em uma sinergia que beneficia a todos.
"O propósito da iniciativa é levar a conscientização sobre a cultura cooperativista e o Sistema Ocergs para a comunidade em que a cooperativa está inserida, seus colaboradores e cooperados, Através dessa estratégia, conseguiremos levar o cooperativismo ainda mais longe”, afirma.
Confira algumas cooperativas que já fizeram suas postagens:
Cooperativa Certaja Energia CERTAJA Energia (@certajaenergia) • Fotos e vídeos do Instagram
Cooperativa Educacional Cooperconcórdia COOPERCONCÓRDIA (@cooperconcordiasantarosa) • Fotos e vídeos do Instagram
Cooperativa Ceriluz CERILUZ (@grupoceriluz) • Fotos e vídeos do Instagram
E o anúncio de final ano irá circular nos veículos:
Informativo Coprel, Atualidades Cotripal, Jornal Dália Notícias e Jornal Certel.
As cooperativas que tiverem interesse de participar da campanha devem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Negócios
Ao longo do ano de 2023, a Cootravipa consolidou seu compromisso com o desenvolvimento social, deixando uma marca tangível através de diversas ações educacionais e serviços essenciais que beneficiaram inúmeras famílias em Porto Alegre e Região Metropolitana. A cooperativa realizou doações de brinquedos às vésperas do Natal, levando alegria a aproximadamente 900 crianças de comunidades carentes em duas ações solidárias, uma delas contando com o apoio da atriz Luana Piovani.
As ações solidárias de Natal realizadas pela Cootravipa aconteceram nos dias 21 e 23 de dezembro, respectivamente, com objetivo de proporcionar momentos especiais e de inclusão a essas famílias. A primeira delas ocorreu na Creche Boa Esperança, uma instituição do Bairro Santa Tereza que recebe o carinho da Cooperativa desde seus primórdios, beneficiando cerca de 400 crianças. A visita especial do Vipinho, mascote da Cootravipa, tornou o dia ainda mais inesquecível para os pequenos.
Já no dia 23 de dezembro, a Cootravipa realizou a ação natalina junto ao Coletivo de Mãe Para Mãe, um projeto dedicado a apoiar mães solo enfrentando desafios financeiros e emocionais. Com a parceria especial da divulgação da atriz Luana Piovani e o apoio generoso de parceiros, a Cooperativa distribuiu cerca de 500 brinquedos e 50 cestas básicas, levando sorrisos e esperança às crianças do projeto. Além dos presentes infantis, as mães beneficiadas também foram agraciadas com semijoias doadas por uma empresa parceira, tornando a celebração natalina ainda mais especial e inclusiva.
Neste contexto, a Cootravipa reforça o papel fundamental do cooperativismo na construção de uma sociedade mais solidária e justa. As ações de final de ano da Cootravipa são uma expressão desse compromisso, demonstrando como a cooperação pode criar impactos significativos na vida das comunidades que servimos. Acreditando que, juntos, podemos construir um futuro mais brilhante e solidário para todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cootravipa
Negócios
Em 2023, a Escoop teve muitas novidades. Mudou seu nome de faculdade para Escola Superior do Cooperativismo, para reiterar sua missão de ser referência em Ensino e Pesquisa em Cooperativismo no Brasil, conquistou a nota o conceito máximo de nota no MEC com seu curso de graduação e muito mais.
Em seu relatório de 2023, a Escoop, traz os serviços prestados às cooperativas gaúchas, desafios, resultados, benefícios e perspectivas para o futuro alinhadas com as demandas das cooperativas.
O destaque, além dos tradicionais cursos de graduação e pós-graduação, ficou a cargo do número de beneficiários inscritos nas atividades educacionais de curta duração, as atividades realizadas que abrangeram todos os ramos do cooperativismo, os cursos in company realizados, a atuação em outros estados e as atividades de inovação para as cooperativas, sempre com foco em planejamento estratégico e governança.
Para o diretor da Escoop, José Máximo Daronco, os resultados de 2023 demonstram a busca diária por qualidade nas soluções ofertadas pela Escola. "Em 2024, seguiremos nos esforçando para sermos reconhecidos como o principal aliado das cooperativas no desenvolvimento de soluções inovadoras e de excelência de seus associados e empregados".
Acesse o relatório completo AQUI.
Negócios
Escoop inspira colaboradores na Cooperativa Caal com palestras sobre protagonismo e conexões humanas
A Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. (Caal) foi palco de duas palestras promovidas pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) na manhã do último dia 02 de dezembro. O evento visou não apenas a atualização profissional, mas também a reflexão sobre o papel do colaborador no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.
A primeira palestra "Seja Protagonista na sua História", ministrada pela professora Cláudia Gralha Massia, convidou os participantes a refletir sobre a importância de assumir o protagonismo em suas vidas. Ela destacou temas essenciais, como planejamento da vida profissional e pessoal, felicidade, autoconhecimento e a diversidade de formas de ser, pensar e sentir no mundo. A partir dessas premissas, pensar os propósitos profissionais, as metas e planos a serem traçados no âmbito profissional.
No segundo evento, a atenção voltou-se para as relações humanas e culturais na palestra "Conexões que Transformam". A palestrante buscou promover a compreensão da importância do processo de conexão com as pessoas, abordando aspectos culturais e a história que nos molda.
Os dois eventos foram assistidos por cerca de 300 colaboradores da Cooperativa Caal, que receberam certificados pela participação nas palestras.
Negócios
Após 17 meses de atividades e 1.104 horas de aulas, 17 jovens das cooperativa Vinícola Aurora e Garibaldi, entre 14 e 24 anos incompletos concluíram a formação do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado desde 2017 pela Cooperativa Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS).
O curso incentiva o cooperativismo e a boa gestão das propriedades e tem como objetivo qualificar os jovens para que permaneçam na viticultura. Além da formação técnico profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.
A cerimônia de colação dos 17 jovens ocorreu no dia 06/12, no auditório da Sicredi Agro, em Bento Gonçalves. Além dos formandos e seus familiares, participaram do ato o presidente, o vice-presidente e o secretário do Conselho Deliberativo da Cooperativa Vinícola Aurora, os viticultores Renê Tonello, Celito César Bortoli e Ivan Marini, respectivamente, e o gerente Geral Financeiro e de Controladoria, Rui Ficagna.
Com o encerramento da quarta turma, 82 associados e filhos de cooperados da Aurora já foram capacitados pelo projeto e a estimativa é que 25 novos integrantes participem do próximo grupo, que inicia em janeiro (leia mais abaixo).
Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, exalta o sucesso do programa e a missão de incentivar que os jovens se qualifiquem e permaneçam nas propriedades. Dos 65 que já se formaram nas três turmas anteriores, 15 deles (23%) se associaram à Cooperativa Vinícola Aurora, sendo que, para se integrar ao quadro, é necessário ter a idade mínima de 18 anos.
Durante seu discurso, o viticultor, que é cooperado à Aurora desde 1980, compartilhou com jovens que, assim como eles, a sua profissão também foi herdada pelos seus antecessores. Tonello deu continuidade ao legado do nono Antônio Guilherme Tonello, que já era sócio nos primeiros anos de fundação da cooperativa, ainda na década de 1930.
“Com o Aprendiz Cooperativo do Campo estimulamos a permanência dos jovens junto as suas famílias, levando ainda mais conhecimento, profissionalização e qualidade nos processos das pequenas e médias propriedades rurais. O interesse dos nossos formandos nos enche de alegria e mostra que, com incentivo, o jovem pode permanecer no campo e ver na propriedade da família o verdadeiro empreendimento que é a sua terra”, comemora.
Os aprendizados dos jovens
As atividades curriculares do Aprendiz Cooperativo do Campo são divididas em aulas e tarefas presenciais, que ocorrem a cada 15 dias e permitem aos jovens conciliar a aprendizagem teórica com a realidade das propriedades rurais. A etapa teórica é desenvolvida em 552 horas e a parte prática é realizada em 552 horas.
Renan Raffainer, 23 anos, de Monte Belo do Sul, destaca que a experiência no programa foi muito importante para demonstrar que a terra precisa ser gerida com responsabilidade.
“Foi uma ótima experiência! Com certeza, vou usufruir dos conhecimentos obtidos em aula, principalmente quanto aos assuntos de cooperativismo e gestão da propriedade. São tópicos importantes e que podem fazer com que os jovens vejam com bons olhos a sucessão familiar. Além disso, o programa possibilitou expandir minha rede de networking, fazer novas amizades e ter novas experiências”.
Além do aprendizado, Marina Scarton, 17 anos, de Bento Gonçalves, também enfatiza que fez amizades e encoraja outros jovens a participarem das próximas turmas do Aprendiz Cooperativo do Campo.
“Agregou muito conhecimento não apenas ao trabalho no campo, mas para fora da propriedade, com, por exemplo, as aulas de administração focadas em cooperativismo. O programa me incentivou a ficar na propriedade e dar continuidade ao trabalho da minha família. Foi uma experiência muito positiva, de várias formas. Para quem estiver em dúvida, faça, vale a pena”.
Inscrições abertas para a 5ª turma
As inscrições para a quinta turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, da Cooperativa Vinícola Aurora, encerram no dia 23 de dezembro. São 25 vagas para associados e filhos cooperados entre 14 e 24 anos incompletos. O curso inicia em 22 de janeiro de 2024, com aulas quinzenais no turno da tarde. Jovens ou pais interessados em efetuar a candidatura, podem entrar em contato pelo WhatsApp (54) 9.8142.3004 ou direto no setor Social da cooperativa, pelo telefone (54) 3455.2000.
Aprendiz Cooperativo do Campo em números
● Desde 2017, 82 alunos entre 14 e 24 anos incompletos já se formaram em quatro turmas do programa. Um novo grupo iniciará em janeiro de 2024;
● Dos 82 jovens formados, 44 deles são meninas e 38 meninos, sendo que na última turma, dos 17 jovens, 7 eram meninas e 10 meninos;
● Nesta quarta edição, a média da idade dos participantes foi de 17 anos;
● Dos 65 jovens que se formaram nas primeiras três turmas, 15 deles (23%) se associaram à Cooperativa Vinícola Aurora. Para integrar o quadro, é necessário ter idade mínima de 18 anos;
● O Aprendiz Cooperativo do Campo tem duração de 17 meses e possui 1.104 horas de aulas teóricas e práticas.
Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
Negócios
O Sescoop/RS lançou, no dia 14 de dezembro, em live que contou com a presença de cerca de 100 prestadores de serviços que atendem as cooperativas gaúchas, o novo edital de Cadastramento de Pessoas Jurídicas para Prestação de Serviços de Instrutoria.
O objetivo da reunião foi falar sobre o recadastramento dos prestadores de serviços no novo sistema, o Cadastro Nacional de Instrutores (CNI), em que os instrutores cadastrados poderão se habilitar a prestar serviços para qualquer das unidades estaduais do Sescoop na mesma ferramenta. O novo edital entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.
Na abertura do evento, o superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, explicou que a mudança ocorre em função de um alinhamento com a unidade estadual para tornar o processo de cadastramento dos instrutores cada vez mais assertivo e proporcionando contratações mais céleres, melhorando o atendimento para as cooperativas. "O plano de desenvolvimento do coop gaúcho (RSCOOP150) prevê o investimento de R$300 milhões em capacitação e essas melhorias vêm para tornar a parceria entre prestadores de serviços e cooperativas ainda mais efetivo", afirma.
Para participar do processo de cadastramento a empresa deverá preencher seus dados, incluir informações das áreas de conhecimento dos seus instrutores e inserir cópia dos documentos exigidos, no link do Cadastro Nacional de Instrutores.
Assista a live completa no link e saiba tudo que mudou: https://youtube.com/watch?v=RViTnglU44Y
Acesse também:
Edital de Cadastro de Prestadores de Serviços:
/images/rs/docs/20231212012436.pdf
Portaria 018/2023 - Valores praticados pelo Sescoop/RS:
/images/rs/docs/portaria-2023-018-valores-eventos.pdf
Negócios
Os agentes de desenvolvimento cooperativista das coops gaúchas participaram, no dia 14 de dezembro, de uma live do Sistema Ocergs, para apresentar os novos normativos (Resoluções 188 e 189). Entre suas principais melhorias estão o limite de valor pago pelo Sescoop/RS para Eventos Centralizados e Descentralizados de Formação Profissional e Promoção Social e Bolsas de Estudos Descentralizadas e nas prestações de contas.
O evento, que contou com a participação de cerca de 92 agentes, apresentou as disposições gerais das resoluções como: condições para que as coops possam acessar os recursos, o público beneficiário, a distribuição de recursos, planejamento de demandas, os requisitos para soluções e mais!
Entre as principais novidades, destaque para as vantagens dos valores:
- Não será mais necessário solicitar valor de mercado para todos os instrutores, apenas os que
comprovadamente praticam valores maiores do que o do credenciamento. - Não é necessário declaração de contador na ausência de notas fiscais emitidas há
menos de 12 meses. - Serão aceitas circunstâncias de preços da empresa com a qual o instrutor mantém
vínculo, sem a necessidade de comprovação de que o instrutor executou o serviço
constante na NF ou contrato.
Quer saber o que mais mudou?
Confira a gravação da live no nosso YouTube: https://youtu.be/hZT1YvEaQ5A
A apresentação da live está disponível no link: /images/rs/docs/apresentacao-novas-resolucoes-agentes.pdf
E mais:
Negócios
Com o tema "Importância do UniSescoop/RS para cooperativas e Sistema Ocergs", o Sistema Ocergs promoveu no dia 7 de dezembro a reunião de lançamento do programa UniSescoop/RS+.
A abertura da reunião foi realizada pelo superintendente do Sistema Ocergs, Mario de Conto, que discursou sobre a história do programa que, desde 2006, distribui recursos voltados para a capacitação e desenvolvimento das cooperativas.
"Percebemos que de 2006 para cá, ocorreu uma grande mudança dentro do cenário de Ensino Superior. Na Escoop, nós tínhamos nossos cursos de Especialização em Cooperativismo, onde acabamos mudando esses cursos com foco na demanda das cooperativas que também foram mudando, como por exemplo Auditoria e Contabilidade em Cooperativas, Gestão de Pessoas em Cooperativas e Gestão da Inovação em Cooperativas.
Porém o UniSescoop permaneceu com essas regras antigas, focado apenas na Especialização em Cooperativismo. E o foco dessa nova edição será ampliar o escopo de cursos oferecidos e alinhar o programa ao Plano de Desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho - RSCOOP150bi."
O gerente de Área Finalística do Sistema Ocergs, Hélio Loureiro, apresentou os aprimoramentos e ampliações do UniSescoop/RS+ como o reajuste do valor da bolsa de estudos, a contemplação de cursos à distância, extinção do limite do número de bolsas por número de associados e também novas temáticas e ênfases.
O diretor geral da Escoop, José Máximo Daronco, revelou que nessa edição do programa, a Escoop atuará em conjunto, buscando maior capacitação das cooperativas gaúchas.
"As cooperativas estão cada vez mais buscando o seu desenvolvimento, mas, hoje elas precisam ter alguns conhecimentos específicos que são demandas do mercado. Com isso, as cooperativas sinalizarão à Escoop suas necessidades e a Escoop poderá trabalhar em conjunto com as Instituições de ensino para oferecer soluções educacionais customizadas com conteúdos atuais e inovadores para as cooperativas.
O Programa UNI-SESCOOP/RS+ possibilita a concessão de Bolsas de Estudo para Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação a associados e empregados de sociedades cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema Ocergs.
Acesse a reunião no canal do Youtube do Sistema Ocergs: Uni Sescoop RS (youtube.com)
Negócios
Nos dias 28 e 29 de novembro, profissionais da Central Sicredi Sul/Sudeste, Fecoagro/RS, Unimed Federação/RS, Fetrabalho, Unicred Central Geração e os colaboradores do Sistema Ocergs que foram bem colocados nos programas de Desenvolvimento dos Agentes 2023 e de Ideias participaram do evento HSM+2023, o maior evento de gestão da América Latina, que aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No total, a comitiva do cooperativismo gaúcho que marcou presença contou com 216 pessoas, representando 70 cooperativas e federações.
Desde sua fundação, em 1987, o evento acompanha o que há de mais inovador em gestão, trabalhando ao lado das lideranças de negócios para alcançar sua missão de transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. Hoje, o HSM é uma plataforma de conhecimento, que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira, construindo redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes, e colocando as vozes mais importantes do mundo atual dos negócios em contato com executivos e gestores nacionais.
O HSM+2023 reuniu mais de 160 palestrantes nacionais e internacionais, com 80 horas de conteúdos e atividades divididas em 12 palcos. Os principais pilares desta edição abordaram a “Convergência de Inteligências”, com os temas: “Disrupção”, sobre a necessidade de incorporar mudanças; “Conexão”, sobre criar ecossistemas inovadores; “Regeneração”, sobre questões ambientais e sustentáveis; e “Coragem”, sobre as novas formas e exigências de liderar nas empresas.
Para saber mais informações sobre o HSM+ e sua programação para 2024, acesse o link: Tendências Gestão e Inovação - HSM+ (hsmmais.com.br)
Negócios
Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) realizou, na terça-feira (05/12), Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para apresentar as ações prioritárias da entidade para 2024 e aprovar o ajuste da tabela da Contribuição Confederativa para o próximo ano. Participaram da AGE representantes do Sistema Ocergs: o presidente, Darci Hartmann, o superintendente Gerson Lauermann, o gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto e o analista técnico, Guilherme Quadros.
O encontro, em formato híbrido, foi realizado em Brasília e contou com a participação de delegados representantes das federações filiadas à CNCoop. Entre as principais iniciativas apresentadas estão o fomento ao Comitê de Relações Trabalhista e Sindicais e a realização de pesquisa sobre as relações de trabalho no âmbito cooperativista.
Outra novidade importante anunciada durante a assembleia extraordinária foi o lançamento de cursos nas áreas trabalhista e sindical na Capacitacoop. “Em 2023 foram lançados os cursos de Práticas Sindicais e de Rotinas Trabalhistas. Em 2024, lançaremos mais um curso voltado para as boas práticas trabalhistas. O objetivo é fomentar o processo contínuo de formação e desenvolvimento do Sistema Sindical Cooperativista”, destacou o coordenador Sindical da CNCoop, Bruno Vasconcelos.
Ainda sobre as iniciativas para 2024, a Confederação pretende continuar monitorando e atuando nas mudanças ocorridas nas legislações trabalhistas. Durante a reunião, os delegados aprovaram também a atualização da Tabela Progressiva Única de Valores da Contribuição Confederativa para 2024.
Fonte: Easycoop
Negócios
Dia de festa! O Sistema OCB divulgou nessa terça-feira (5/12) as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023. O troféu ouro foi entregue para 17 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 17 e o de bronze com 22, incluindo a Unimed Fronteira Noroeste/RS, de Santa Rosa, que conquistou a distinção no Nível Excelência. Das 56 cooperativas vencedoras, duas receberam o troféu ouro no nível de maturidade Excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF) e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do País, incluindo o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

Outras 166 cooperativas receberam o Selo Reconhecimento, que certifica o compromisso com a busca pela excelência na gestão e evidencia o nível de desempenho atingido. Ele foi entregue às coops avaliadas com notas acima de 80%, mas que não alcançaram as faixas ouro, prata e bronze. Três cooperativas gaúchas receberam o Selo Reconhecimento: Sicredi Conexão, Sicredi Uniestados e Unimed Central de Serviços. No total, 310 cooperativas se inscreveram para a edição deste ano.
Nerci Roque Forigo - Presidente da Unimed Fronteira Noroeste/RS: "A participação do Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão 2023, com a conquista do bronze em Excelência em Gestão, foi a coroação de um árduo e longo processo de implantação e implementação de uma estrutura de gestão e governança, com criação de processos robustos, avaliados e medidos por indicadores bem estruturados, que norteiam as tomadas de decisões, que vão gerar resultados que ajudam alavancar e dar sustentabilidade à cooperativa. Esperamos e acreditamos que essa conquista seja um estímulo e venha prospectar novas cooperativas a participar desse processo, pois isso eleva o nível de gestão de nossas cooperativas, e assim aumenta as probabilidades de bons resultados, fortalecendo cada vez mais o cooperativismo do nosso estado".
Angelita Marisa Cadoná - Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Conexão: "Para nós da Sicredi Conexão, receber o Selo de Reconhecimento, que certifica o compromisso que temos na busca pela excelência na gestão é motivo de orgulho. A avaliação criteriosa das práticas e o desempenho obtido destaca a nossa responsabilidade com a busca incessante pela qualidade. Essa conquista reforça o impacto positivo que estamos causando, transformando vidas e contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Dedicamos este reconhecimento aos nossos mais de 125 mil associados, sempre atuantes e comprometidos. Cada resultado alcançado é um testemunho do trabalho árduo e dedicado ao propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera".
Adelar Parmeggiani - Presidente da Sicredi UniEstados: "Esse reconhecimento é resultado dos esforços contínuos que fazemos na cooperativa. Juntos revisitamos processos, procedimentos e construímos um ambiente de aprendizado para que nossa empresa continue se desenvolvendo e tenha perenidade em suas ações. Entendemos que o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas - PDGC, auxilia as instituições a revisitarem as suas áreas e processos quanto à estrutura de atuação e fundamentos da qualidade. A autoavaliação exige maturidade e conexão das áreas para que possamos entender onde estamos e onde queremos chegar. O trabalho desenvolvido em 2022 e 2023 foi de conscientização sobre a importância do Programa, de debates para identificarmos pontos positivos e pontos de melhoria para juntos elaborarmos planos de ação, agregando valor aos debates e definições".
Jorge Guilherme Robinson - Presidente da Unimed Central de Serviços-RS: "Ter um sistema de gestão estruturado e funcional não é apenas uma obrigatoriedade para alcançar bons resultados, mas hoje também indispensável para a sustentabilidade e sobrevivência das empresas. Na Unimed Central de Serviços, há muitos anos seguimos o MEG - Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, e os princípios do BSC - Balanced Score Card, que nos permitem uma perspectiva de curto, médio e longo prazo, com revisões e análises críticas periódicas, buscando garantir a satisfação de todas as partes interessadas. Consideramos muito importante participarmos do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, pois nos oferece a oportunidade de uma ampla avaliação externa de auditores especializados e experientes. O grande valor dessa avaliação é que ela serve tanto para reforçar e nos dar confiança nas boas práticas, quando nos apontar novas oportunidades de melhoria".
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Medir o desempenho, por meio das nossas ferramentas, é extraordinário. Ver os resultados me traz a sensação de que vale a pena todo o trabalho feito pelas cooperativas do Brasil, com geração de mais prosperidade, índice de desenvolvimento humano, felicidade e renda. O cooperativismo muda vidas, cidades, muda todo um país”, declarou.
Ainda segundo o presidente, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é uma ferramenta importante para que as cooperativas possam aperfeiçoar seus modelos de governança, com transparência, foco, profissionalismo e autogestão.
A Cocamar, do Paraná, e o Sicoob Credicom, de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras do nível Ouro da categoria Excelência, entregue pela primeira vez. Com 35 troféus, Minas Gerais foi o estado com o maior número de cooperativas premiadas. Santa Catarina (6), Mato Grosso (4), Goiás (3) e Paraná (3) aparecem em seguida. Em relação aos ramos, o que registrou o maior número de premiações foi o Crédito (37) seguido do Agropecuário (9).
No geral, a região com maior representatividade foi a Sudeste, com 165 cooperativas inscritas (53%), seguida da região Sul, com 62 (20%). A região Centro-Oeste registrou 43 (14%) inscrições, enquanto a Nordeste totalizou 33 (11%). Já a região Norte contou com 7 participações (2%).
Avaliação
A avaliação teve início em maio deste ano com a etapa de envio de documentos e análise de evidências. Na segunda etapa foram realizadas visitas virtuais para validação das informações disponibilizadas pelas cooperativas nos formulários de autoavaliação. A análise qualitativa dos dados apurados nas visitas e avaliação da banca julgadora compuseram as etapas seguintes. No total, 65 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) estiveram envolvidos no processo.
A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, é composta por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. Neste ciclo de 2023, a banca é formada por Christiano Costa Moreira, analista do Banco Central do Brasil (BCB); José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização da Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Valéria Gama Fully Bressan, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e governança divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta com quatro níveis de maturidade: Primeiros passos para a excelência, aplicado a cooperativas que estão no estágio inicial de um programa de melhoria de gestão; Compromisso com a excelência, para cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução dos seus sistemas de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à excelência, concedido as cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e os resultados já demonstram competitividade; e Excelência, para as que já possuem um sistema de gestão evoluído com resultados que comprovam competitividade.
Confira a lista das cooperativas reconhecidas com a melhor gestão do Brasil, por ordem alfabética e níveis de maturidade:
Primeiros passos – Bronze
- COOMARCA, SANTA CATARINA
- SICOOB AC CREDI, MINAS GERAIS
- SICOOB ARACOOP, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDILIVRE, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDIMATA, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDISUDESTE, MINAS GERAIS
- SICOOB SAROM, MINAS GERAIS
- SICOOB UNIÃO CENTRO-OESTE, MINAS GERAIS
- UNIMED INCONFIDENTES, MINAS GERAIS
- UNIMED PONTA GROSSA, PARANÁ
Primeiros passos – Prata
- SICOOB UNIÃO CENTRAL, MINAS GERAIS
- SICREDI EVOLUÇÃO, PARAÍBA
- SICREDI UNIÃO MS/TO, MATO GROSSO DO SUL
- UNICRED VALOR CAPITAL, SANTA CATARINA
- UNIMED BELÉM, PARÁ
Primeiros passos – Ouro
- COCATREL, MINAS GERAIS
- SICOOB COOPJUS, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDICENM, MINAS GERAIS
- SICOOB NOSSACOOP, MINAS GERAIS
- SICREDI PANTANAL, MATO GROSSO DO SUL
- UNIMED CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS
Compromisso com a Excelência – Bronze
- CASTROLANDA, PARANÁ
- SICOOB CREDIALTO, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDINACIONAL, MINAS GERAIS
- SICOOB UNICENTRO BR, GOIÁS
- SICREDI BIOMAS, MATO GROSSO
- SICREDI CERRADO, GOIÁS
- UNICRED CENTRO-SUL, SANTA CATARINA
Compromisso com a Excelência – Prata
- CCPR, MINAS GERAIS
- COLÉGIO CEM, SANTA CATARINA
- FECOAGRO, SANTA CATARINA
- SICOOB CREDICAF, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDICOPA, MINAS GERAIS
- SICREDI PLANALTO CENTRAL, GOIÁS
- SICREDI SUDOESTE MT/PA, MATO GROSSO
- UNIMED VALE DO AÇO, DE MINAS GERAIS
Compromisso com a Excelência – Ouro
- COOPAMA, MINAS GERAIS
- COOPATOS, MINAS GERAIS
- SICOOB CENTRAL
- CREDIMINAS, MINAS GERAIS
- SICOOB COOPEMATA, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDCOOPER, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDIRIODOCE, MINAS GERAIS
Rumo à Excelência – Bronze
- COOXUPÉ, MINAS GERAIS
- SICOOB COPERMEC, MINAS GERAIS
- UNIMED POÇOS DE CALDAS, MINAS GERAIS
Rumo à Excelência – Prata
- COOCAFÉ, MINAS GERAIS
- SICOOB CREDIMEPI, MINAS GERAIS
- SICOOB DIVICRED, MINAS GERAIS
Rumo à Excelência – Ouro
- COOPMETRO, MINAS GERAIS
- SICREDI CELEIRO MT/RR, MATO GROSSO
- SICREDI OURO VERDE, MATO GROSSO
Excelência - Bronze
- UNIMED BH, MINAS GERAIS
- UNIMED FRONTEIRA NOROESTE, RIO GRANDE DO SUL
Excelência - Prata
- VIACREDI, SANTA CATARINA
Excelência - Ouro
- COCAMAR, PARANÁ
- SICOOB CREDICOM, MINAS GERAIS
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
O Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior atribuiu conceito 5 ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escola Superior do Cooperativismo - Escoop. A atribuição foi divulgada na portaria SERES/MEC N 457, de 29 de novembro de 2023.
A avaliação para a atribuição do conceito é formada por quatro dimensões, onde é analisado o contexto institucional, a organização institucional e pedagógica, o corpo docente e as instalações da instituição.
No que tange ao contexto institucional, a Escoop apresentou como realiza o atendimento personalizado para as cooperativas gaúchas de acordo com suas necessidades, sua relação com a mantenedora e a contribuição do curso para a sociedade em geral e o comprometimento da Escoop.
Referente à organização institucional e pedagógica, a Escoop apresentou ao MEC sua organização a respeito das funções internas, no âmbito de organograma, decisões, atribuições, funções, regimentos, normativas e regulamentos. E também, na área pedagógica, é apresentado como é feita a estrutura de lógica e conhecimento que são entregues aos alunos, baseada nos eixos de atuação da Organização das Cooperativas do Brasil - OCB (Identidade - Gestão/Governança - Desempenho).
Na área de corpo docente, o MEC avalia o conhecimento dos docentes atrelados à graduação, como currículo Lattes e formações como mestrado e doutorado e conhecimentos no que tange ao cooperativismo. No momento a Escoop conta com 10 professores vinculados ativamente à graduação.
Referente a instalações, é avaliado se os alunos tem acesso a equipamentos de tecnologia, internet e biblioteca. Além da disponibilização de aparelhos e obras físicas para os alunos, a Escoop também disponibiliza uma biblioteca virtual com diversos títulos.
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo – Escoop, Paola Londero, a atribuição do conceito 5 no MEC não se reflete a iniciativas somente desse ano.
"São iniciativas que, na verdade, iniciaram lá atrás, muitas a partir de 2018, onde tivemos um novo posicionamento estratégico da Escoop, a partir disso estamos aos poucos impulsionando e construindo uma Escola melhor. As iniciativas foram desde a aquisição da biblioteca virtual para os alunos, treinamento e qualificação dos nossos professores, reestruturação do plano pedagógico em função dos eixos de atuação do Sescoop/RS e muito mais!."
Segundo o diretor da Escoop, José Maximo Daronco, atingir a nota máxima de avaliação no MEC significa proporcionar uma educação de excelência, inclusiva, transformadora e inovadora.
"Nossa conquista é ainda mais especial ao sermos a única Instituição de Ensino Superior vinculada e mantida diretamente ao Sescoop/RS
É um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes, a dedicação apaixonada de nossos docentes e a energia vibrante de nossos alunos.
Esse reconhecimento reforça o papel da Escoop como Instituição de Ensino, que além de transmitir conhecimentos e desenvolver competências, busca formar seres humanos com capacidade de contribuir para o conhecimento comum, alinhados as práticas do desenvolvimento sustentável a luz dos valores e princípios do cooperativismo."
Próximos passos
Um dos principais objetivos da Escoop após a conquista do conceito máximo é alcançar o reconhecimento de instituição perante ao MEC, onde, como requisito, a instituição deve apresentar todas as politicas institucionais de comprometimento da organização como um todo, e não apenas do curso.
" O foco não é somente a graduação como ensino, mas também, todas as atuações que temos, sendo em âmbito de ensino, pesquisa e de extensão. Esperamos que nossa visita seja feita in loco no nosso novo espaço da sede que está em reforma." -Expressou Paola Londero.
Negócios
Com o objetivo de desenvolver visão estratégica do conselheiro de administração para o
melhor desempenho da sua função, visando o estimulo à adoção de boas práticas de gestão e de governança, a Escoop promoveu no dia 28/11 a Missão Técnica, uma visita a Cooperativa Agroindustrial Alfa, que possibilitou aos conselheiros da Cooperativa Vinícola Aurora uma troca de experiências e aprendizado coletivo.
A Missão Técnica foi ministrada pelo professor Dieisson Pivoto e estiveram presentes conselheiros das áreas de Compliane e Estratégia e Governança Corporativa da Cooperativa. Na missão os conselheiros puderam conhecer um pouco mais sobre a Cooperativa Alfa e sua história, seu modelo de governança corporativa, cota capital, programa de lideranças, comunicação com o cooperado e programas de relacionamento com o cooperado. A visita foi conduzida pelo especialista em cooperativismo e analista de treinamento, Vilmar Dal Bosco e pelo gerente do setor de desenvolvimento cooperativista, Genuir Parizotto.
Para o presidente da Vinícola Aurora, Sr. Renê Tonello, conhecer a Cooperalfa foi uma experiência positiva.
“O objetivo de conhecer a Cooperalfa é justamente adquirirmos conhecimento e fazer a integração entre cooperativas. Temos 92 anos de história, e queríamos conhecer cooperativas maiores que a nossa. Somos a maior cooperativa de vinhos do Brasil, mas pequena se comparada com as cooperativas daqui, temos só 1.100 associados”, conta Renê, que emocionado agradeceu a recepção da Cooperalfa. “Nos sentimos em casa, percebemos que trabalhamos pelos mesmos objetivos”.
A Missão Técnica é a parte final do curso de extensão In Company em Aperfeiçoamento do Conselho de Administração, que também conta com os módulos Análise de Cenários, Ser conselheiro e os desafios éticos e Instrumentos do conselheiro de administração.
Assessoria de Imprensa Cooperalfa
Negócios