Marcando os seus 65 anos de fundação, a cooperativa gaúcha Cotripal anunciou, em um Café com a Imprensa, no dia 21 de setembro, dois novos negócios no seu portfólio de produtos e serviços – oferecidos aos associados e clientes de Panambi e região noroeste gaúcha.
Voltado para o agronegócio, um deles é a Irrigação e Energia Fotovoltaica, que oferecerão mais segurança, produtividade e tranquilidade ao produtor. O outro negócio é o Atacarejo, projetado para atender uma nova demanda de consumo que tem buscado mais economia e segurança em suas compras de mercado.
“Os empreendimentos, além de gerarem emprego, renda e desenvolvimento para a região, mantém os olhos voltados para o noroeste do Estado e para o pequeno, médio e grande produtor, oferecendo crescimento econômico, serviços de qualidade, investimento em novas tecnologias e fluxo de caixa para seu associado. Isso só acontece quando há investimentos como estes”, explica o presidente da Cotripal, Germano Döwich.
IRRIGAÇÃO:
A Cotripal vem trabalhando na implementação e desenvolvimento do seu associado desde o princípio, ao longo dos 65 anos, protagonizando, incentivando e encorajando o produtor para que ele pudesse seguir seu negócio.
O negócio Irrigação chega em parceria com as indústrias Fockink. A Cotripal irá revender sistemas de irrigação ao produtor focando em todas as propriedades, independentemente do tamanho, para que todos os associados que tenham recursos hídricos, poder irrigar.
“Assim, atingirá todos os seus segmentos e cumprirá seu papel de gerar desenvolvimento, aumentar o potencial de produção, dar condições a todos de se manterem em um cenário competitivo dentro do agro e, ainda, alimentar o mundo que está aí pedindo suporte”, destaca o vice-presidente Tiago Sartori.
A energia fotovoltaica também chega como uma opção de geração de energia elétrica com muitas vantagens e que vem se mostrando como um ótimo recurso no meio rural. É uma grande ajuda para os produtores rurais.
Empregos gerados: Inicialmente sete, mas com as novas instalações deve gerar mais de 15 empregos diretos.
Parceria: empresa Fockink Indústrias Elétricas Ltda, para representação e revenda de pivôs e peças.
Investimentos previstos: aproximadamente R$ 11 milhões.
MAIS ATACADO (Atacarejo):
Aqui os projetos são voltados para dois novos investimentos devem ocorrer:
Em Panambi, onde será ampliado o complexo comercial do Bairro Arco-íris em mais 9.000m², distribuídos em 4.000m² de estacionamento coberto e 5.000m² em área de vendas e armazenagem.
Em Ijuí, serão mais de 20.000m² de área construída, com 4.500m² exclusivo para o novo formato de loja Atacarejo, sendo que as demais áreas oferecerão ainda loja de peças, veterinária, eletrodomésticos, farmácia com manipulação, praça de alimentação e outros serviços, formando um excelente centro Comercial.
Empregos gerados: os dois empreendimentos juntos deverão de gerar mais de 400 empregos diretos.
Os investimentos previstos para os atacarejos e os centros comerciais onde serão instalados são de aproximadamente R$ 124 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotripal
Negócios
O que prometia ser uma tarde extraordinária, se concretizou, com o 13º Encontro de Mulheres Cotrirosa, realizado nesta quinta-feira, dia 27. Mais de 600 mulheres participaram das atividades, pensadas exclusivamente para elas. Com a temática principal "A magia da mulher no campo", conduzida por Jardel Beck, reconhecido pelas suas palestras mágicas, as participantes vivenciaram uma experiência marcante com conteúdo, interação, mágicas e motivação.
Uma recepção calorosa foi realizada pela Cooperativa e também contou com a animação da dupla Anderson e Wilian. Já as boas-vindas foram realizadas pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, que destacou a importância e a necessidade de inserir as mulheres de forma mais direta, em ações da Cooperativa, especialmente nos conselhos e diretoria.
Uma novidade também foi apresentada às mulheres cooperativistas, agora a Cotrirosa possui um Comitê Mulher. A assessora de relacionamento com cooperados, Fabíola Ghellar Rodrigues, explicou que o objetivo da iniciativa é proporcionar às cooperadas, esposas ou filhas de associados, a participação ativa no cooperativismo, especialmente no que se refere ao senso de liderança.
A associada Justina Bernardi Werle, de Campina das Missões, lembra que dos 13 encontros promovidos, não participou somente de um. "Cada ano me renovo mais e tenho mais vontade de participar, sempre levamos algo, algum aprendizado para o nosso dia a dia. A Cotrirosa está de parabéns por realizar esses encontros, porque a mulher é participativa, encontramos as amigas e mulheres de outros municípios. Parabéns também às mulheres que têm a vontade de vir e participar", destaca Justina.
A animação no final do evento ficou por conta da equipe da Show Time e também foram realizados sorteios de brindes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa
Negócios
Entre os dias 21 e 23 de outubro a Unicred Ponto Capital, em parceria com o Instituto Unicred RS, participou de um evento alusivo ao mês de prevenção do câncer de mama. Essa iniciativa foi conduzida pelo Grupo Diário no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria – RS.
Além de ser um apoio a vendas de produtos e serviços, cujos valores foram revertidos para instituições filantrópicas, como por exemplo: a Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (Aapecan), esse evento contou com oito patrocinadores que promoveram diversas atividades, como: informativos, entrevistas, brindes, degustações de comidas e bebidas, maquiagens, atrações musicais, descontos em consultas e exames.
Como uma das empresas patrocinadoras a Unicred Ponto Capital, juntamente com o Instituto Unicred RS, contou com o apoio de empresas cooperadas, oportunizando a distribuição gratuita de 150 vouchers de exames de mamografia. Além disso, o público que passou pelo estande da Unicred recebeu um mimo com informativos sobre o tema.
Para Unicred, formar parcerias e participar dessa importante ação foi gratificante e inspirador, além de incentivar o cuidado com a saúde, foi possível exercer, mais uma vez, o 7º princípio Cooperativista: interesse pela comunidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 - ONU. Nessa ação estiveram em prática os seguintes ODS: 3 - Saúde e Bem-Estar e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred RS
Negócios
No dia 21 de outubro, em parceria com o Sistema Ocese, a Escoop iniciou mais uma pós-graduação: a Especialização em Gestão de Cooperativas em Aracaju, Sergipe.
O objetivo principal do curso, que terá 362 horas, é desenvolver visão estratégica e o despertas do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando a adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo.
De acordo com a superintendente do Sistema Ocese, Shirllane Bispo Santos, a aceitação pelas coops é excelente. "Não temos dúvidas de que a especialização será uma importante ferramenta no crescimento e desenvolvimento dos cooperados, colaboradores e consequentemente, das cooperativas participantes. Precisamos tornar as nossas cooperativas fortes, sustentáveis e competitivas ao mercado, e só podemos alcançar estes objetivos através da profissionalização da gestão e governança", finaliza.
"Para a Escoop é uma satisfação poder atuar em outros estados e contribuir com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras por meio da profissionalização dos colaboradores e cooperados das cooperativas. A pós-graduação em Sergipe é fruto de uma parceria que foi iniciada em 2019, com base em cursos de extensão e prosperou para consolidação dessa oferta, estamos muito felizes em participar dessa iniciativa", afirma a coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero.
Negócios
Está de volta no formato presencial um dos mais aguardados eventos do calendário cooperativista no Rio Grande do Sul. No dia 11 de novembro, após mais de três anos ou precisamente 1.261 dias e uma pandemia mundial, retomamos o Workshop de Comunicadores em um reencontro presencial. E esse reencontro merece ser celebrado em grande estilo, com um grande evento. E o palco dessa vez será o Instituto Caldeira, um hub de inovação localizado no quarto distrito de Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, como muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 5 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 Motivos para você se inscrever!
1) LinkedIn Day
Estar frente a frente com os especialistas da maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, é uma oportunidade que poucas pessoas terão acesso.
No LinkedIn Day você terá a experiência de conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do mundo.
É conhecimento exponencial e uma oportunidade exclusiva para você ficar por dentro do que existe de mais moderno e atual no universo do LinkedIn.
2) Pitch Day Coop
O primeiro Pitch Day Coop preparado para conectar você às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa.
Descubra como elevar as estratégias de marketing e comunicação da sua coop a um próximo patamar. Conheça grandes players do mercado que oferecem soluções inovadoras para gerar resultados reais para a sua coop.
3) Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
As especialistas em Comunicação Institucional, Alessandra Becker e Fabiana Becker, da Fale Consultoras, preparam uma palestra fora da curva e vão revelar 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio.
4) SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada.
5) Networking em grupos de trabalho
Discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades estratégicas de marketing e comunicação do cooperativismo gaúcho para cada um dos ramos de atuação. E você é peça-chave nisso! Na hora da sua inscrição você escolhe o grupo que quer participar: Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Demais Ramos. Tudo isso pra você ter uma experiência única e compartilhar conhecimento, insights e experiências com profissionais de Marketing e Comunicação das principais cooperativas do setor. E essa troca de ideias vai se dar em quatro grandes pilares de discussão: Assessoria de Imprensa; Marketing e Redes Sociais; Comunicação Institucional e Estratégia para Lideranças. O resultado será apresentado durante o evento e entregue posteriormente para a diretoria executiva do Sistema Ocergs.
6) Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará em nosso Workshop serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Workshop.
Mas atenção, é melhor correr porque o evento tem vagas limitadas e você não vai querer ficar fora dessa!

PROGRAMAÇÃO
Evento: Workshop de Comunicadores 2022
Local: Instituto Caldeira (Porto Alegre/RS)
Data: 11/11/2022
8h30: Abertura - Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann
8h40 - 9h: SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem, com a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo
9h - 9h20: Apresentação da Área de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs
9h20 - 9h40: Coffee break
9h40 - 11h20: Grupos de Trabalho das Cooperativas
11h20 - 12h: Apresentação dos Grupos de Trabalho das Cooperativas
12h - 13h: Almoço
13h - 14h30: LinkedIn Day: Anunciando no LinkedIn
14h30 – 14h50: Coffee break
Pitch Day
14h50 - 15h05: Soundthkinkers: Como desenhar soluções sonoras para a marca da sua cooperativa, com o Founder, CEO e Estrategista de Som, Paulo Dytz
15h05 – 15h15: Perguntas e respostas
15h15 - 15h30: Zeeng: Tudo o que você sempre quis saber sobre as marcas concorrentes, mas nunca soube como procurar, com o Founder e CEO, Eduardo Prange
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 - 15h55: Adtail: Como escalar resultados através do marketing no e-commerce, com o Head de Aceleração, Matheus Motta
15h55 – 16h05: Perguntas e respostas
16h05 - 16h20: Critério: Reputação e opinião pública: como fortalecer o principal ativo de sua marca, com o Sócio-diretor, Tomás Adam e a Sócia-diretora, Soraia Hanna
16h20 – 16h35: Perguntas e respostas
16h35 - 17h15: Palestra: 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio, com as Sócias-fundadoras da Fale Consultoras, Alessandra Becker e Fabiana Becker
17h15 – 17h30: Perguntas e respostas
17h30: Happy Hour
QUERO PARTICIPAR
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Negócios
Na última segunda-feira, dia 24 de outubro, o Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas promoveu encontro na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. O evento reuniu associadas, esposas, filhas, noras e netas de associados da Cooperativa.
A programação também ficou marcada por remeter ao Outubro Rosa. Na recepção, foram arrecadados alimentos não-perecíveis à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia. No pavilhão social também foi disponibilizado espaço para comercialização de produtos como camisetas e guarda-chuva da Liga.
Família e carinho
O presidente Dirceu Bayer comemorou a participação feminina nos eventos da Languiru e convidou-as a difundirem as ações do Comitê. “A família é a coisa mais importante que temos na vida”, acrescentou.
A coordenadora do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas, Loiva Trapp, igualmente parabenizou a presença feminina e reforçou o convite para que o público integre o Comitê. “Este dia foi elaborado com muito carinho”, disse.
Influências e reflexos na gestão das emoções
Os benefícios do autoconhecimento e como ter atitudes mais sensatas ao longo da vida foi a temática abordada pelo teólogo Jorge Trevisol. Ele cativou o público, intercalando pensamentos com canções. As mulheres responderam cantando, batendo palmas, se abraçando e se emocionando.
O escritor observou que a construção da nossa personalidade é influenciada pelo contexto ao nosso redor. Enfatizou a necessidade de se autoconhecer, sobremaneira que estamos em constante evolução. “Não se conhecer é ser analfabeto de si mesmo”, sintetizou.
Trevisol apontou que as dificuldades que surgem ao longo da vida fazem a pessoa evoluir. Por outro lado, reiterou que a felicidade não é fruto apenas de uma experiência casual. “Se não tiver desafio, você não sai do lugar.”
O psicólogo acrescentou que somos programados, desde a infância, apenas para executar. Por isso, não costumamos desenvolver nosso senso crítico. Inclusive, fez uma advertência: o surgimento de uma doença pode ser consequência do acúmulo de emoções mal geridas. “Se eu quero entender o motivo do meu comportamento, tenho que começar a observar as pessoas que vivem perto de mim”, sugeriu.
Ele incentivou as mulheres a serem mais autoconfiantes e a manifestarem a essência da sua personalidade. “Não é tempo de excluir, é tempo de incluir. Não é tempo de lutar, é tempo de abraçar”, refletiu.
Outro olhar sobre a vida
Patrícia Muller Mollmann (38) aprovou a programação do evento e a iniciativa da Languiru. A integração entre as mulheres foi ressaltada pela associada com propriedade em Linha São José, município de Estrela. “As mulheres saem daqui mais leves e com um outro olhar sobre a vida. A palestra nos tocou profundamente e estimulou a interação entre nós”, salientou.
Conhecimentos melhoram relações
Jarla Reckziegel Borgmann (51) destacou que a palestra despertou as mulheres para a importância do autoconhecimento. “Muitas vezes não entendemos o comportamento dos nossos filhos e maridos. Agora, temos conhecimentos que vão contribuir para melhorar essas relações”, argumentou.
A valorização dos associados também foi lembrada pela produtora rural, com propriedade em Linha Kerber, município de Maratá. “A Languiru está sempre preocupada com o associado e seus familiares, propondo situações para o seu desenvolvimento”, acrescentou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Negócios
Teve início na última sexta-feira, dia 21/10, o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos, com a turma exclusiva para cooperados e colaboradores de cooperativas agropecuárias. A iniciativa do Sistema Ocergs, FecoAgro/RS e Escoop é voltada para o ramo Agro e tem o compromisso com a prática transformadora.
O Mestrado é uma combinação entre embasamento conceitual, pesquisa, troca de experiências e atividades práticas, histórias de transformação são construídas tanto no contexto profissional (qualificação da gestão e geração de soluções inovadoras para problemas complexos) quanto no âmbito pessoal (visão de mundo e competências de interpessoais e de liderança).
Para a segunda edição da Turma do Cooperativismo, foram selecionados 25 alunos, dos quais 20 contam com Bolsas de Estudo do Sescoop/RS. Estão representadas nessa turma as coops CCGL, Cotripal, Cotrisal, Cotribá, Coagrijal, Vinícola Aurora, Cotrijuc e Cotrirosa.
Para o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a parceria entre o Sescoop/RS, que se tornou um importante instrumento de capacitação das pessoas no cooperativismo gaúcho, e a Fecoagro/RS, entidade que catalisa e representa as coops agro no Estado, é imprescindível para que as lideranças estejam cada vez mais preparadas para continuar desenvolvendo e gerando excelentes resultados no ramo e na sociedade gaúcha.
Negócios
As gaúchas Creral, cooperativa de energia, com sede em Erechim, e a Mil Engenharia, com sede em Tapejara, estão construindo em Minas Gerais a maior usina solar flutuante do Brasil, a UFV Veredas Sol e Lares. O empreendimento é fruto de um consórcio e terá potência instalada de 1,2 MWp (megawatts pico) localizado no município de Grão Mogol, no norte de Minas, e que pertence à Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS).
A montagem da usina está sendo feita sobre a lâmina d’água do lago da PCH Santa Marta, de propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e faz parte do programa de pesquisa e desenvolvimento da estatal. O consórcio Veredas Sol e Lares, formado por Creral e Mil Engenharia, foi contratado para construir e operar a usina pelo período de um ano após a entrada em funcionamento.
O presidente da Creral, Alderi do Prado, afirma que a cooperativa tem interesse em gerar energia com todas as fontes renováveis disponíveis na matriz energética brasileira. “Hoje atuamos em diversos estados do país, e construir uma usina solar flutuante nos traz a oportunidade e nos capacita a trabalhar com uma tecnologia que pode ser replicada em todo o Brasil, abrindo as portas para Creral”, ressaltou.
O gerente de geração da Creral, Leonardo Cassol, explica que o projeto é mais um desafio para a engenharia de ambas as empresas. “Temos experiência em construir usinas hídricas e solares de forma tradicional, mas nos desafiamos a aprender e conhecer novos métodos e tecnologias”, reiterou.
Ao todo a usina terá 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino apoiados em 7.600 flutuadores numa área de 11 mil m² sobre o lago, mais 14 inversores e 60 mil metros de cabos. A energia gerada no modelo de geração distribuída autoconsumo remoto, prevê atender 1.250 famílias do semiárido, em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo. A previsão é colocar em operação até o primeiro semestre de 2023.
A Creral é uma cooperativa com 53 anos, distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e desde 2000 atua na geração operando 14 usinas hídricas, solares e uma térmica. Em 2008 foi a primeira entidade brasileira a receber em Londres o Prêmio Ashden de energia renovável. A MIL Engenharia começou sua trajetória em 2010 desde então já executou mais de 500 projetos elétricos industriais, comerciais, coorporativas, automação industrial e manutenção elétrica.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Negócios
Os contemplados na segunda chamada pública (Edital 11/22) realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram divulgados nesta terça-feira (18). Das 131 propostas de pesquisa sobre o cooperativismo inscritas, 44 foram selecionadas pelo comitê avaliador. Com fomento de R$ 4 milhões, os pesquisadores poderão custear bolsas para orientandos, passagens, hospedagens, participação em congressos e até comprar equipamentos e materiais para execução do estudo.
“É uma verdadeira satisfação ver estudiosos interessados em desenvolver conceitos, aprimorar métodos e processos em defesa do modelo cooperativista. A primeira chamada foi um sucesso e tenho certeza de que esta segunda não será diferente. Tenho a impressão que estas pesquisas se tornarão permanentes e que as cooperativas vão se beneficiar e repassar todo o conhecimento para frente, gerando mais prosperidade para todos”, declarou do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.
As principais áreas de pesquisa são Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo. Para pesquisas sobre Impactos econômicos, sociais e ambientais, o edital recebeu, ao todo, 65 inscrições; sobre Competitividade e Inovação no Cooperativismo, 39 projetos; e sobre Cenário jurídico do cooperativismo, 15 propostas. Já o tema Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.
A parceria entre o Sescoop e o CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas para financiamento de projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.
Clique aqui e confira o resultado.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB
Negócios
Mais de 1200 mulheres estiveram reunidas nesta quarta-feira, 19/10, no Encontro Mulher Coasa, evento promovido pela cooperativa com foco no bem-estar da sua associada. Pela manhã, as participantes puderam acompanhar a palestra da administradora Helda Elaine, especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Ela falou sobre o protagonismo e empoderamento feminino nos vários papéis desempenhados pelas mulheres (filhas, esposas, mães, agricultoras). Ela deu dicas de autoconhecimento, cooperação e confiança diante dos desafios da vida.
Ainda na primeira parte do evento, as associadas visitaram o Feirão Artesanal Coasa que contou com exposição e comercialização de produtos artesanais e de plantas. A feira foi realizada pela primeira vez no Dia de Campo da Coasa, em fevereiro, com aprovação entre os participantes e, assim, sendo possível a realização de uma nova edição. Ao todo, mais de 30 associadas apresentaram seus trabalhos manuais e outros produtos confeccionados nas propriedades. Além disso, o Feirão Artesanal Coasa contou com a presença de floriculturas e outras empresas da região que puderam comercializar seus produtos voltados ao público feminino e suas famílias.
Após o almoço, servido na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa, onde toda a programação foi desenvolvida, as mulheres acompanharam a palestra da educadora física Glaucia Menegat. Ela prestou orientações sobre a forma correta do ato de respirar e sobre o hipopressivo – exercício que reprograma a postura corporal favorecendo a saúde e o bem-estar. Os passaportes solidários antecipados, adquiridos pelas participantes, geraram o valor de R$ 11 mil reais, que foram repassados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coasa
Negócios
A produção e o tratamento dos resíduos sólidos serão tema de seminário promovido pela Cooperativa de Crédito Educredi, no próximo dia 25 de outubro, na Unisinos, em São Leopoldo (RS). O evento vai reunir professores, alunos e comunidade escolar para debater sobre o programa Escola Lixo Zero e as ações em desenvolvimento nas escolas gaúchas.
“A expectativa é de levar as questões ambientais a serem discutidas e planejadas em nossas comunidades escolares e também em outras áreas do conhecimento”, afirmou o presidente da Educredi, Elson Geraldo de Sena Costa. Segundo ele, o objetivo é dar prosseguimento aos trabalhos de gestão ambiental da Sala Verde Padre Amstad, da cooperativa.
Na programação do seminário, no turno da manhã, terá uma palestra com representantes da consultoria ambiental Apoena Socioambiental, que atua em treinamento de estratégias para sustentabilidade e inovação. Já à tarde, a atividade ficará a cargo dos representantes do Programa de Educação para Sustentabilidade na Cidade, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Na ocasião, haverá o lançamento da cartilha do PESC e exposição de materiais.
Para o presidente da Educredi, as escolas têm papel fundamental na educação. "O seminário vem para contribuir na gestão das escolas estabelecendo regras básicas para diminuir a produção de resíduos e levar para as nossas comunidades o debate sobre essa questão”, disse Costa. Segundo ele, é uma grande promoção de entendimento do que realmente deve ser realizado para resolver este grande problema que não é só do Rio Grande do Sul, mas de todo o país.
Aberto à comunidade, o IV Seminário Sala Verde Padre Amstad será realizado no Auditório Sérgio Concli Gomes, no campus central da Unisinos. A programação inicia às 9h. Os participantes receberão certificado ao final do evento. Para inscrições, que são gratuitas, e mais informações sobre a programação, acesse o site sympla.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação AgroEffective
Negócios
As cooperativas de crédito contam com uma data especial em outubro. Sempre na terceira quinta-feira do mês é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - WOCCU, na sigla em inglês) para marcar a comemoração no dia 20.
Ações e eventos estão sendo realizadas no mundo todo para destacar a data e ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos associados, bem como para valorizar propósitos que fazem parte da essência dessas instituições. No Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) também realiza diversas iniciativas para mostrar como as cooperativas contribuem com a qualidade de vida de quem quer ter uma relação saudável e duradoura com o próprio dinheiro.
Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, a eficiência econômica das cooperativas se concretiza pelos resultados que apresentam. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. As cooperativas de crédito estão em muitos municípios do RS e demonstram cada vez mais que onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.
Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. As cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.
A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU. A entidade internacional representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%
O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados às cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.
Nos últimos quatro anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.173 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB), enquanto 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC) foram abertos. Outro dado importante é que em 275 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e de acordo com todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.
Presença
Estar presente nas comunidades é uma característica das cooperativas de crédito, o que favorece um relacionamento mais próximo com o associado, enfatizando o elo comum entre seus membros e a presença na vida social da comunidade, principalmente em cidades com menor população.
A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.
Saiba mais sobre o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) em: https://www.somos.coop.br/dicc/
Negócios
A primeira turma da Academia de Jovens Líderes do Agro, realizada por iniciativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) formou-se nesta semana. Com a participação de 42 jovens de 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, o objetivo foi o de incentivar a participação destes jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.
O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, classificou a iniciativa como fantástica, onde foram apresentados todos os cases de inovação, de melhoria nas atividades das cooperativas, de seus colaboradores, com a finalidade de melhorar a relação das cooperativas com seus associados, tanto em eficiência econômica quanto em eficiência social e esta integração com a comunidade. "Todos estamos encantados e vamos fazer com que essa iniciativa seja multiplicada no sentido de fazermos mais turmas para capacitarmos cada vez mais nossos jovens para esta liderança que eles terão que exercer nas suas cooperativas e propriedades", ressalta.
De acordo com o diretor Executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, o foco em desenvolvimento de lideranças que se propôs em toda a trajetória nesta trilha de qualificação que ocorreram nestes meses de agosto e setembro nesta parceria trouxe um treinamento ímpar e diferenciado com qualificação de entrega por parte dos palestrantes e também com uma dinâmica de participação muito intensa dos 42 participantes da academia. "Nos sentimos muito impactados pela qualidade dos projetos ao final do trabalho de qualificação, a assertividade com posicionamento diante à realidade que hoje as cooperativas enfrentam, destacando caminhos e desafios que no futuro, logo ali à frente, nos colocam para as mudanças para o cooperativismo se manter pujante e forte. Ou seja, a academia jovens líderes, neste primeiro módulo, teve a capacidade de entregar com qualidade todo um conteúdo, mas também teve um elemento de motivação que ficou muito bem constituído pela interação que os participantes tiveram", observa.
Feltraco salienta ainda que os projetos foram elaborados com a participação de diferentes cooperativas, ou seja, pessoas que não se conheciam desenvolveram uma ideia e apresentaram uma solução dentro de um encaixe que elas têm no seu trabalho cotidianamente, mas com um olhar de futuro, de liderança e de desenvolvimento. Os vencedores entre os projetos foram Cristiano Tonet, da Cotrijal, Fabiola Ghellar Rodrigues, da Cotrirosa, e Natália Vogt Galli, da Cotripal, com o projeto "Protótipo de uma Plataforma voltada à ações de Sustentabilidade Ambiental e Social". Eles ganharam uma visita para a fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Forward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.
A diretora comercial da Soja da Bayer Brasil, Marina Menin, frisa que parceria com a FecoAgro/RS rendeu bons frutos e que todos estão contentes em ver que o conhecimento adquirido pelos jovens durante o programa os ajudou a idealizar projetos realmente criativos para a inovação e sustentabilidade no agronegócio. "Queremos que a nova geração participe ativamente da construção do futuro do agro e pudemos ver por meio dos projetos apresentados que há um caminho promissor para o desenvolvimento de novas lideranças", afirma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AgroEffective
Negócios
A Subestação Vale Verde foi inaugurada pela CERTAJA Energia nesta quarta-feira (19). A obra, iniciada em julho de 2021, foi apresentada à comunidade com a presença de diversas autoridades, lideranças dos cinco municípios beneficiados pelo projeto, conselheiros da Cooperativa e imprensa.
Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destacou que este foi o maior investimento da história da Cooperativa – R$ 26,7 milhões. Além disso, apontou que tudo fluiu dentro da velocidade esperada e que a subestação deve alavancar o desenvolvimento das comunidades. "Para nosso orgulho, contamos com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos, os vereadores e, em especial, da secretária Marjorie, uma pessoa que tem uma relação forte com as cooperativas. A presença dessas pessoas, para ver in loco o que foi feito, é muito importante", analisou.
Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, entregou a última licença necessária para a operação da subestação. Ela celebrou a oportunidade de estar no evento e, principalmente, o cooperativismo. "Temos consciência do tempo do empreendedor, para que ele não desista, mas também para que nenhum rito legal seja deixado de lado”, observou. “É um prazer nós estarmos aqui hoje, entregando essa licença e sabendo que essa comunidade vai ter energia forte, que está preparada para receber mais empreendimentos; e que essa licença fortalece o papel e eficiência das cooperativas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, acrescentou a secretária.
Mais desenvolvimento nos planos para o futuro
Para Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, é motivo de alegria ver a obra pronta, já que o planejamento foi desafiador, pelo volume de investimento representado para a Cooperativa. "Todos os requisitos técnicos, ambientais e fundiários foram pontos importantes, tanto na observação do projeto prévio como também no executivo. Tivemos uma contribuição muito grande dos municípios. É um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para a região", explica.
O próximo movimento da CERTAJA Energia visa atender a região sul da área coberta pela Cooperativa, o que contempla cidades como Barão do Triunfo, Sertão Santana e Sentinela do Sul. "Temos um déficit. Em breve, vamos fazer investimento naquele ponto para que nossos mais de quatro mil cooperados possam ser melhor atendidos”, ressalta o presidente Renato Martins.
Bênção especial
Na inauguração, o pastor Jair Holzschuh e o diácono José Antônio abençoaram a obra, os cooperados, os colaboradores e todos os que estavam presentes na cerimônia. Após o cerimonial e o desenlace da fita inaugural, os convidados participaram de uma reunião-almoço, no salão da Comunidade Evangélica.
Compuseram a mesa de autoridades convidadas o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, o superintendente da Fecoergs e Infracoop, José Zordan, o presidente da Fecoergs e da Certel, Erineo José Hennemann, e o vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Pedro Thessing.
A Subestação Vale Verde
A Subestação Vale Verde fica na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kV sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova subestação. Ao todo, são 84 torres. O projeto beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, também conselheiro da Cooperativa, agradeceu pelo empreendimento, inaugurado na mesma semana em que o município comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. “A energia elétrica chegou aqui em 1972. [...] Ninguém queria trazer energia elétrica para Vila Mellos e Monte Alegre. Se não houvesse a CERTAJA, quem sabe, hoje, Vale Verde não seria um município, porque sem energia não existe desenvolvimento.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia
Negócios
O Complexo Industrial Avícola da Cooperativa Dália Alimentos localizado em Arroio do Meio, realizou ato simbólico instalando o Marco Pollo D’oro na entrada da unidade no dia 29 de setembro. O complexo foi inaugurado em 2019 e atualmente abate 55 mil aves por dia.
Na ocasião, estiverem reunidos os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, Vice-presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, Conselheiro de Administração, Rodrigo Schmitz, gerente da Divisão Frango e Corte, Eduardo Koefender e funcionários que fazem parte do sistema integrado de produção.
“Este momento marca a história da Dália. Isso demonstra a importância desse projeto que está em funcionamento há dois anos, sendo o reflexo de pessoas destemidas para implantar esse grande sistema de produção”, afirma o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, citando o livro Destemidos, que conta toda a trajetória da Dália.
Conforme Piccinini, esse marco simboliza os esforços de cada destemido que acredita nesse projeto. “Esse é o fruto de um trabalho conjunto. Cada funcionário e associado em seus respectivos setores, fazem o possível e o impossível para viabilizarem e transformarem esse negócio pujante, com possibilidades de continuar crescendo para dar sequência ao livro Destemidos.”
Garantia de rentabilidade
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, menciona a importância de cada pessoa presente na cerimônia. “Tenho certeza que todos aqui presentes nessa cerimonia foram escolhidos a dedo pelo gerente, pois representam todos que fazem parte desse sistema de produção integrado.”
Freitas reitera que esse é um trabalho conjunto, que abre novos mercados para exportação e, consequentemente, garante rentabilidade para o futuro. “Cada vez mais os países importadores exigem qualidade, o que vai desde o fomento no campo até a industrialização. Por isso, a Dália optou pelo aperfeiçoamento contínuo, desde a ração e aos ciclos nas granjas até o abate.”
Aperfeiçoamento constante
“Se prestarmos atenção nessa rocha - a base desse símbolo-, ela já foi polida, o que significa que tem pessoas trabalhando aqui. Portanto, o Marco P’ollo D’oro precisa continuar se desenvolvendo e se aperfeiçoando, assim como o polimento das rochas que fornece beleza e força para todos”, relaciona o presidente executivo.
Destemidos
Em sua fala, o Vice Presidente, Pasqual Bertoldi, cita também a história dos destemidos, retratando que são pessoas de coragem e dispõem de vontade para fazer a diferença. “Os destemidos são aqueles que trabalham incansavelmente e são capazes de transformar a natureza sem prejudicá-la, assim como na lapidação das pedras.”
O Complexo Avícola representa apenas 4%
Conforme o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, além dos destemidos, a cooperativa possui também os aguerridos. “Os destemidos fazem parte da gestão da cooperativa e os aguerridos são os funcionários que viabilizam toda esta estrutura.”
Para o gerente, esse projeto exigiu pessoas qualificadas. “Todos que pensaram num programa integrado como este foram pessoas a frente de seu tempo.”
Por fim, Eduardo ainda revela que o Complexo Industrial de Palmas representa apenas 4% de toda a cadeia produtiva de frango. “Diante desse complexo, vejo a grandeza do programa, sabendo que a maior parte do investimento está presente no matrizeiro, incubatório e nas granjas”, finaliza o gerente.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Negócios
De 17 a 21 de outubro, o Sicredi realiza em todo o Brasil a Semana Crescer. A iniciativa é aberta ao público, sob o tema “Cooperar é Contagiante” e tem como objetivo promover ações de conhecimento sobre o cooperativismo às pessoas e mostrar a sua importância. A Semana Crescer 2022 do Sicredi ocorre de maneira on-line e gratuita, interessados em participar devem acessar a plataforma Cursos Sicredi.
A semana de comemorações está vinculada ao Programa Crescer, inciativa voltada à qualificação de associados, não associados, conselheiros, coordenadores de núcleo e colaboradores em relação à educação cooperativista. Para tornar a formação ainda mais acessível a todos, foi criada a plataforma on-line de Cursos Sicredi que apoia o Programa com o objetivo de levar conhecimento sobre cooperativismo.
Na plataforma, a versão on-line da formação é organizada em formato de web série interativa, que conta com seis episódios temáticos: “Por que cooperar?”; “Homo cooperativus”; “Nossas raízes”; “A retomada”; “Nossa essência” e “Jornada do Theo”. Para acessá-los, basta fazer um breve cadastro.
Junto às ações da semana, o Sicredi promoverá a celebração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), comemorado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, que neste ano ocorre no dia 20. A data, organizada pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês) destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade a partir do mote “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito”.
O maior desafio do sistema cooperativo é o desconhecimento da grande maioria da nossa população, que não sabe o que é uma cooperativa e quanto ela pode impulsionar o desenvolvimento econômico local. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, tendo o mesmo portfólio de soluções financeiras de outras instituições financeiras tradicionais, mas este portfólio não é o fim do nosso modelo de negócio. As nossas soluções financeiras são o instrumento para que possamos levar desenvolvimento econômico e prosperidade aos associados, suas famílias e comunidade em geral. Este sim é o nosso propósito.
Acreditamos que proporcionar informação e formação sobre o cooperativismo de crédito é a chave para o crescimento de uma sociedade cada vez mais próspera, pois sabemos do impacto positivo que o nosso segmento proporciona e o potencial que ele tem no Brasil de impulsionar o crescimento das regiões”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi. “Na Semana Crescer proporcionamos experiências para que as pessoas conheçam como atuamos e a importância do cooperativismo para que as regiões onde estamos presentes tenham um desenvolvimento sustentável”, complementa.
Segundo a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em 2021, o cooperativismo de crédito chegou à marca de 13,9 milhões de pessoas associadas no Brasil, gerando aproximadamente 90 mil postos de trabalho. Atualmente existem 763 cooperativas de crédito atuantes no Brasil, que possuem quase oito mil agências ou unidades de atendimento. Os ativos totais das cooperativas de crédito brasileiras chegam a R$ 518,8 bilhões, os depósitos totais R$ 292 bilhões e as operações de crédito ultrapassam R$ 258 bilhões, 6,5% do Sistema Financeiro Nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi
Negócios
O artigo “Coop innovation framework: An artifact for innovation in Brazilian cooperatives”*, fruto de uma pesquisa realizada na CERTAJA Energia, foi publicado, recentemente, no Journal of Co-operative Organization and Management, uma das maiores e mais bem conceituadas publicações sobre cooperativismo do mundo.
Tudo teve início no primeiro semestre de 2018, quando os doutorandos em Administração de Empresas pela Unisinos, Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia, elegeram a CERTAJA Energia para aplicar sua tese de “Posturas Inovadoras em Cooperativas”. O trabalho envolveu os gestores e conselheiros em dinâmicas de grupo e reuniões mensais que discutiam, amplamente, o tema inovação.
“Desde o início a proposta sempre foi fazer pesquisa aplicada de forma a gerar soluções para a gestão de inovação em cooperativas, sem perder de vista a academia. Este pensamento servia para permitir que outros pesquisadores e consultores de gestão de cooperativas pudessem iniciar as suas atividades a partir daquilo que nós já desempenhamos”, explica Deivid.
O pesquisador, que é taquariense, celebra o fato de o artigo ser o terceiro já publicado a partir das pesquisas e atividades produzidas na CERTAJA Energia. “Os outros dois foram uma publicação em revista nacional e uma apresentação no principal encontro de pós-graduação em Administração, o ENANPAD”, conta.
O artigo publicado no Journal é assinado pelos pesquisadores Deivid Ilecki Forgiarini, Alexandre Garcia, Cinara Neumann Alves e Paulo Cassanego.
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* Estrutura da inovação cooperativa: um artefato para inovação em cooperativas brasileiras. O artigo pode ser acessado aqui.
ENTREVISTA
Deivid Ilecki Forgiarini é doutor em Administração de Empresas, consultor, professor e pesquisador em Identidade Cooperativista, Gestão da Inovação em Cooperativas e Sustentabilidade em Cooperativas. Possui uma empresa de consultoria e formação e atua como coordenador de Graduação da ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, instituição mantida pelo SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Confira a entrevista:
CERTAJA Energia – Como surgiu a ideia de enviar o artigo para a revista?
Deivid Ilecki Forgiarini – Desde o início nós acreditamos muito nas atividades e pesquisas realizadas junto a CERTAJA e que poderíamos produzir materiais de excelência. […] Por entender que tínhamos um bom trabalho em mãos, decidimos submeter a nossa pesquisa para a análise de outros pesquisadores do mundo e, mesmo que estivéssemos entusiasmados com a pesquisa, ainda assim fomos surpreendidos pelo aceite, uma vez que o Brasil ainda é periférico na produção acadêmica de gestão de cooperativas no mundo.
CERTAJA Energia – E como foi quando você recebeu a notícia?
Forgiarini – Nós recebemos a primeira indicação positiva ainda em junho e já ficamos muito animados! Porém, o Journal solicitou uma série de adequações – algo normal na área – para que nosso artigo se adequasse ao modelo da revista. Por isso, tivemos que trabalhar intensivamente de junho a setembro para adequar tudo o que foi pedido. Depois da entrega, logo em seguida veio a notícia de que o artigo seria publicado ainda este ano. Foi uma alegria sem tamanho!
CERTAJA Energia – Quanto tempo foi investido na produção?
Forgiarini – Foram quatro anos envolvidos nesta produção e, por isso, temos que agradecer à forte parceria de ganho recíproco, agradecer a CERTAJA Energia, ao nosso presidente Renato, ao Michael, ao Ederson. São tantas pessoas, que este é um momento que a gente olha para trás, vê tudo o que foi feito e percebe que valeu a pena! É muito difícil para um pesquisador brasileiro conseguir publicar na área de gestão de cooperativas, sobretudo em um jornal desta envergadura! Colocar o Brasil lá foi uma alegria para nós!
CERTAJA Energia – Qual o impacto desse trabalho publicado – para as cooperativas e no que diz respeito à possibilidade de novos estudos como o seu serem feitos, ganharem espaço e visibilidade?
Forgiarini – Já há doutorandos nos procurando para que suas teses tenham relação com a nossa pesquisa. O grande diferencial da nossa pesquisa é considerar a identidade cooperativista, ou seja, o fato de sermos cooperativa como algo positivo para a inovação em cooperativas. Neste sentido, acreditamos que a cultura para a cooperação, em um ambiente de respeito mútuo, pode ser a base para o desenvolvimento de um comportamento, de uma postura inovadora. Em outras palavras, nossa pesquisa apontou que, quando conhecemos os valores e princípios do cooperativismo e os aplicamos no dia a dia, podemos gerar (para além de impactos sociais relevantes às nossas comunidades) inovações que, em um ciclo virtuoso, podem trazer ainda mais impactos sociais e econômicos que podem desenvolver a nossa região e o país. […] É relevante apontar que o método é totalmente voltado para a prática, de forma que, com o apoio de apenas uma aplicação, a cooperativa pode seguir trabalhando de forma independente. Ou seja, é possível fazer a total transferência de tecnologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia
Negócios
A Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda – Cotriel completou no dia 11 de outubro, 63 anos. Uma história marcada por desafios, que ao longo destas mais de seis décadas proporcionaram conquistas, graças à pessoas que começaram uma cooperativa que cresce com segurança, solidez e credibilidade.
Fundada em 11 de outubro de 1959, por 20 agricultores que se reuniram no Salão Paroquial e que elegeram como primeiro presidente Osvado Júlio Werlang, a Cotriel iniciou atividades em Espumoso, onde ainda hoje é a Sede.
Aos poucos, se expandiu em outros municípios e passou a atuar em outras atividades. Do final da década de 1970 até 1979, foram inauguradas as unidades de Alto Alegre, Depósito e Salto do Jacuí. Entre 1980 e 1990, surgiram as filiais de Campos Borges, Estrela Velha, Pantano Grande e Pontão do Butiá . Na década de 1990, as Unidades de Capão do Valo e Serra dos Engenhos. Nos anos 2000, a expansão foi mais intensa, abrangendo Arroio do Tigre e Sobradinho, em 2007 e Tunas em 2018, sendo que em 2011 foi alugado o posto de recebimento em Campina Redonda e em 2017 o de Campo Comprido, ambos em Espumoso. Em 2021, passou a atuar com unidades alugadas em Jacuizinho e Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí.
Através delas, e com a ajuda dos 1462 colaboradores, a cooperativa atende 7364 associados e suas famílias, levando informações, tecnologias e serviços que possam melhorar o resultado das propriedades, garantir segurança, solidez e sustentabilidade.
A atividade grãos, com recebimento de soja, milho, trigo e aveia são o foco principal, mas a Cooperativa atua em outras frentes como 10 supermercados, com 11 lojas de ferragens, fábrica de rações, moinho, tratamento de sementes, agricultura de precisão, frigorífico, engenho de arroz, magazine, quatro postos de combustíveis e TRR, posto de resfriamento de leite, transportadora, viveiro de mudas e laboratório de sementes, sendo que atualmente a estrutura conta com 13 Unidades Regionais e quatro Postos de Recebimento de Grãos.
A assistência técnica, tanto na parte vegetal quanto animal, é um dos diferenciais, resultando em ganhos para o produtor. Na parte agrícola, tratamento de sementes e agricultura de precisão proporcionam ganhos significativos para o associado. Na parte animal, médicos veterinários e inseminadores fazem visitas às propriedades a fim de incrementar a produção de leite e a saúde dos animais.
História construída por muitas mãos
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a felicidade de fazer parte da história de 63 anos da Cooperativa, ao lado do vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto e o secretário Vilson Ceolin: “Cada um de nós tem a sua trajetória na Cotriel, nos sentimos honrados em fazer parte desta diretoria, o que nos possibilita continuar fazendo que a Cooperativa permaneça se desenvolvendo e crescendo. Seguimos, ao lado dos Conselheiros de Administração e Fiscal, lideranças e colaboradores não medindo esforços, para que a Cooperativa continue se solidificando com sustentabilidade, tecnologia e inovação, gerando emprego, renda e levando desenvolvimento para os associados, semeando prosperidade nas comunidades onde estamos inseridos. Parabéns à Cotriel pelos 63 anos de contribuição para o sistema cooperativo e no agronegócio", destacou.
O vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, destacou a representatividade da Cooperativa no Estado e no País: “A Cotriel está forte no mercado e recentemente no ranking da Revista Valor Econômico está entre as 1000 maiores empresas do Brasil, sendo a quarta maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Sou associado da Cotriel há 38 anos e quero agradecer a todos que há 63 anos começaram esta grande cooperativa e que com a participação de cada diretoria, associado e colaborador chegou no patamar onde está atualmente”, finalizou.
Assista o vídeo institucional da Cotriel relativo aos 63 anos:
Negócios
O início da vida adulta e as primeiras experiências profissionais são sempre desafiadores e exigem determinação e resiliência. Ter acesso a orientações financeiras na juventude pode ajudar a evitar erros comuns com as finanças e garantir um futuro mais promissor. Com este objetivo, o Instituto Unicred RS desenvolve o programa Unipoupe, que orienta jovens e adolescentes com idade a partir de 14 anos sobre educação financeira.
Para ampliar o alcance do projeto, a instituição acaba de estreitar uma importante relação com os jovens e adolescentes atendidos pela Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul - FPE, que integra o Governo do Estado através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. Nos próximos dias 14 de outubro e 04 de novembro, o Unipoupe será introduzido de forma presencial para os jovens e adolescentes da FPE, durante encontro que ocupará a Sede da Unicred do Brasil em Porto Alegre (R. 18 de Novembro, 314 - Navegantes).
O objetivo do programa é tornar a educação financeira cada vez mais acessível e inclusiva e, por isso, a iniciativa foi construída contando com a colaboração de todos os profissionais envolvidos, oferecendo aulas e conteúdos que sejam, de fato, eficientes para os jovens atendidos. Todos os jovens participantes do programa recebem, ao final do curso, um certificado de participação.
O conteúdo desta edição, para as turmas atendidas pela Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul, será direcionado para as realidades financeiras dos jovens e adolescentes, além dos educadores que também se farão presentes, considerando que a instituição atua no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abandono, negligência, entre outros.
Para o Dr. Paulo Abreu Barcellos, Presidente do Instituto Unicred RS, iniciativas como esta reiteram os princípios cooperativistas: “Esta iniciativa reforça os valores do Instituto Unicred RS voltados ao quinto e sétimo princípios cooperativistas: educação, formação e informação e interesse pela comunidade, respectivamente. A parceria com a Fundação de Proteção Especial do RS é de extrema importância, pois nos permite chegar até jovens que infelizmente estão em situação de vulnerabilidade, mas que possuem grandes potenciais para o futuro”.
Desde seu lançamento, o Unipoupe já levou formação sobre educação financeira para um total de 2.200 jovens e adolescentes em todo o país. É possível conhecer mais sobre o Programa pelo link: www.unipoupe.com
Sobre o Programa Unipoupe
O Unipoupe é um programa desenvolvido pelo Instituto Unicred junto a um grupo de sete singulares do Sistema Unicred, Unicred Central e parceiros. Essa iniciativa ensina sobre educação financeira para jovens de 14 a 20 anos e tem o propósito de colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop
Sobre a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul
A Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul – FUNDAÇÃO PROTEÇÃO - integra o Governo do Estado, através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) e foi criada pela Lei 11.800/02 e Decreto Estadual 41.651 em 28 de maio de 2002.
A Fundação tem por missão garantir e executar a medida de proteção de acolhimento institucional, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, em caráter complementar aos municípios. Em específico, realiza o acolhimento de forma não seletiva, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Oferece cuidado e proteção em espaço de desenvolvimento para crianças e adolescentes afastados dos cuidados familiares - de forma excepcional e provisória - em razão de situação de vulnerabilidade e riscos sociais: abandono, abusos, maus tratos, negligência e/ou violências.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Unicred RS
Negócios
Pebolim, ping-pong, escorregador, piscina de bolinhas, tatames, cama elástica e gangorra são os brinquedos que a Cooperativa Dália Alimentos doou para a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Felipe, da Linha Sítio em Cruzeiro do Sul, na manhã do dia 10/10. Junto com 120 litros de leite, a doação que totaliza R$ 11 mil faz parte do programa Criança Dália, que desde 2015 veem contribuindo e valorizando a comunidade onde atua.
Conforme o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, esse ato se repete, com o programa Criança Dália participando do desenvolvimento da comunidade. “Hoje já são cerca de R$ 3 milhões investidos, mas tudo começou de forma singela. Era uma ideia que surgiu entre os funcionários da cooperativa, os quais, por meio de contribuições espontâneas, ajudavam as famílias que passavam por dificuldades em com o passar dos anos, a Dália formalizou o programa em seu estatuto social”, afirma o gestor.
Piccinini salienta que hoje é destinado ao programa 1,5% das sobras líquidas da cooperativa provenientes do ato cooperativo. “Durante a pandemia, tivemos um forte trabalho nas pediatrias e hospitais da região e hoje, pela primeira vez, o Criança Dália contempla o município de Cruzeiro do Sul, a Dália vai deixando a sua marca, contribuindo para o desenvolvimento da educação nas regiões onde atua.”
Uma grande ajuda
A EMEF trabalha com crianças de 4 a 11 anos de idade, e atualmente conta com 76 alunos matriculados. “Com certeza vai nos ajudar bastante nas atividades diárias, já que ainda não tínhamos brinquedos nas áreas cobertas”, afirma a diretora Rita de Cássia Hining.
Rita afirma que a escola recebe frequentemente doações de outras instituições, mas nenhuma delas foi um valor tão expressivo. “Todo alimento é bem-vindo, ainda mais se tratando do leite, que é tão importante para as crianças. Além disso, com esses brinquedos vamos aproveitar e melhorar a nossa recreação nos dias de chuva.”
Parceria público-privada
O prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, elogia a cooperativa por essa ação e salienta a importância de valorizar as crianças e a educação. “A Dália está de parabéns. Vemos que ela proporciona o desenvolvimento e bem estar para as comunidades. Além disso, quem ganha são as crianças, tendo o leite para se alimentarem e aproveitarem bastante os brinquedos, pois esses pequenos representam o nosso futuro”, ressalta Dullius.
Ele também reitera a importância da parceria entre a empresa e a administração pública municipal. “Quando construímos o condomínio avícola, tínhamos a certeza de que era um projeto que traria bons frutos, dois anos após esse grande empreendimento, é exatamente isso que estamos vendo”, finaliza.
Criança Dália
O programa Criança Dália, da Cooperativa Dália Alimentos tem a sensibilidade de atender a crianças de 0 a 12 anos nos âmbitos educacional, cultural, esportivo, recreativo, de saúde e meio ambiente. São favorecidas hospitais, escolas, associações, ONG’s e entidades que acolhem a este público-alvo através da doação de leite, material didático e pedagógico, brinquedos, utensílios e equipamentos hospitalares, além de outros itens que atendam às necessidades destas entidades e instituições.
Em 2015 foi aprovado e criado o Fundo Criança Dália, composto pela destinação do valor correspondente a 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, provenientes do ato cooperativo, além das contribuições organizadas dos associados e funcionários.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Dália Alimentos
Negócios