Em junho teve início o Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas. Na edição 2022 a formação agrupa os conteúdos trabalhados até então em dois cursos distintos de formação de líderes e de sucessão familiar promovidos pela Languiru. A turma conta com 24 participantes, integrantes do núcleo familiar de associados e empregados da Cooperativa. Realização da Languiru, o curso conta com a execução da Univates e apoio do Sescoop/RS. Os encontros serão quinzenais, com aulas nas quintas-feiras, na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, estendendo-se até novembro.
Aula inaugural
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, prestigiou a aula inaugural, acompanhado do vice-presidente Cesar Wilsmann. “É muito bom ver este grupo buscando a qualificação e se habilitando para ocupar posições importantes nos Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru, visto que o curso é pré-requisito para essa condição. A base de tudo é o estudo, o investimento nas pessoas vale a pena e garante futuro promissor à Languiru e às propriedades rurais”, disse.
O vice-presidente acrescentou que a formação contribui significativamente para a profissionalização do campo. “Gerenciar uma propriedade com base no conhecimento é fundamental”, disse Wilsmann.
Gestão, liderança, sucessão e conceitos do cooperativismo
A primeira aula foi ministrada pelo professor Albano Mayer, que abordou gestão, liderança, sucessão e conceitos do cooperativismo. “A Languiru dá mais um importante passo na preparação de gestores e lideranças, seja na propriedade rural ou na Cooperativa”, frisou.
O conteúdo programático ainda prevê o debate sobre governança; sentimentos e emoções na gestão de pessoas; direito e legislação cooperativa; sistemas de controle e avaliação das cooperativas; sistemas de produção e logística; noções de contabilidade e análise de demonstrações contábeis; relações familiares e gestão de conflitos; gestão estratégica e análise de investimentos; gestão da inovação; gestão de projetos; vivencial e trabalho aplicado na Cooperativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru
Negócios
A Unicred Erechim acaba de inaugurar seu primeiro eletroposto para carregar veículos elétricos. A iniciativa pioneira no Alto Uruguai vem ao encontro do princípio do cooperativismo de interesse pela comunidade, visa estimular práticas ambientais e sustentáveis entre o quadro social e, também, facilitar a vida do cooperado, que poderá usufruir desta tecnologia sem custo.
O primeiro eletroposto da Unicred Erechim, apresentado à comunidade no fim de junho, tem potência de 7,5 KW, é do Tipo 2, padrão europeu, que atende mais de 90% das marcas do mercado, e está integrado ao Google Maps por meio da plataforma de carregadores Plug Share. A estação de recarga fica na Avenida XV de Novembro, 236, no centro da cidade, em frente à entrada principal da Agência Sede.
O vice-presidente do Conselho de Administração da Unicred Erechim, Plinio Costa Junior, destacou o empenho dos colaboradores, o apoio da Diretoria, dos Conselhos e cooperados neste projeto inédito em Erechim e no Alto Uruguai. “A Unicred tem na sua raiz o desenvolvimento financeiro, mas dentro do cooperativismo atua no desenvolvimento social, ecológico e educacional. A Cooperativa se antecipou e trouxe o futuro para o presente haja vista a carência e o custo do combustível de carbono e visando oferecer mais esse diferencial e facilidade aos nossos cooperados, que enquanto são atendidos e fazem seus negócios podem carregar o seu veículo sem custo. Esperamos ter um bom benefício ecológico, pois o eletroposto é não poluente, efetivo e é o futuro”, declarou.
Em nome da Diretoria Executiva, Dra. Fabiana da Silva Bitencourt, ratificou o empenho dos cooperados e colaboradores no dia a dia da Cooperativa. “Com pouco mais 2.460 cooperados, administrando, aproximadamente, R$ 350 milhões de ativos e atuando em uma área de ação de 39 municípios, nos orgulhamos de estarmos contribuindo para impactar direta e indiretamente as pessoas e o meio ambiente, e no nosso caso não só financeiramente, como é o nosso negócio, mas também com ações práticas voltadas à sustentabilidade ambiental”, disse.
Ao elogiar a iniciativa do eletroposto, ideia do gerente de Operações, Everton Luis Poletto, a executiva lembrou que a Unicred Erechim possui linhas de crédito voltadas à aquisição de painéis solares e outros equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica, que possuem prazo mais amplo e possibilidade de ser 100% financiável. “Com estas iniciativas, mas, principalmente, com ideias inovadoras, o apoio incondicional da equipe de colaboradores, e em especial, no dia de hoje, do nosso Assessor de Endomarketing, Evandro Didomenico, e a ajuda dos parceiros Sostrale Energia; Concessionária IESA/BMW de Passo Fundo e Secretaria do Meio Ambiente, nos colocamos à disposição de toda a comunidade porque acreditamos que estes investimentos trazem mais valor e cooperam para um mundo melhor”, acrescentou.
O secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira, afirmou que ações voltadas ao social e à sustentabilidade são de extrema importância e sempre feitas de forma coletiva. “Muitas vezes é preciso superar limites para que a sociedade receba aquilo que no momento não consegue reconhecer, mas aos poucos deixa a comunidade melhor. O ato de hoje é mais uma antecipação do futuro que a Unicred faz, assim como fez há 25 anos quando foi fundada, e novamente faz história ao inaugurar o primeiro eletroposto de Erechim e do Alto Uruguai, que representa sustentabilidade ambiental, mas, também, tecnologia”, enfatizou, parabenizando a Unicred e assegurando que a Secretaria do Meio Ambiente continuará sendo parceira de todas ações voltadas à preservação e conservação do meio ambiente.
Além de cooperados e colaboradores também participaram do ato como convidados o Diretor da Solstrale Energia, Juan de León; o Gerente da Concessionária IESA/BMW de Passo Fundo, Cristian Medeiros do Amaral; a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didoné; o secretário da Fazenda, Valdemar Loch; o Diretor de Trânsito, Elenilton José Pires de Lima; o Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Fábio Vendruscolo; e o Diretor Geral do Colégio Franciscano São José, Leocir Oldra.
Fonte: Unicred Erechim
Negócios
No último sábado, 2 de julho, Dia de Cooperar (Dia C), iniciou a entrega da arrecadação das doações da Campanha do Agasalho deste ano da Unicred Porto Alegre. Com o slogan “Cooperar Aquece Corações”, a Cooperativa, por meio de sua comissão de Responsabilidade Social, mais uma vez lidera colaboradores e associados das suas 21 agências, em uma grande campanha de solidariedade.
A iniciativa, contemplando toda a rede no período de 15 a 27 de junho, arrecadou roupas em boas condições de uso, calçados, cobertores, mantas, meias, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis, copos e talheres descartáveis. Também foram recebidas doações pela chave Pix:
O presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, lembra que o interesse pelo próximo é um dos princípios do cooperativismo. “Por isto, a Cooperativa está constantemente, buscando formas de acolher aqueles que mais precisam, em especial, nos momentos mais difíceis, como agora, nos meses de inverno, protegendo os mais vulneráveis diante das baixas temperaturas, que estamos enfrentando”, diz ele.
As instituições locais indicadas pela Cooperativa para receberem doações foram selecionadas por meio de um levantamento realizado nas cidades. São elas:
- FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania e o Ginásio DEMHAB, que faz o acolhimento às pessoas em situação de rua em Porto Alegre;
- CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Camaquã;
- CREAS - Centro de Referência em Especialidade de Assistência Social e o Lar São José Canoas, em Canoas;
- Secretaria Municipal de Assistência Social, em Guaíba;
- CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, em Gravataí;
- CREAS Girassol - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, em Esteio;
- CRAS Arco-Íris (Centro de Referência de Assistência Social), em Capão da Canoa;
- CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, em Torres; e
- Prefeitura Municipal de Osório – Secretaria da Saúde e Ação Social.
A Cooperativa tem uma preocupação constante com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida, tanto pela consultoria financeira especializada, produtos e serviços, que oferece, quanto por meio de ações sociais que transformam, buscando sempre cooperar com mais vidas e inspirar futuros. Conheça mais em https://escolhaunicredportoalegre.com.br/.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Porto Alegre
Negócios
No sábado, 2 de julho, as cooperativas Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas RS/MG e Unimed Noroeste/RS se uniram para materializar o seu compromisso com a sociedade, estimulando ações voltadas desenvolvimento social e sustentável. E a bicicleta foi justamente o símbolo desta ação, intitulada “Leve a Cooperação na Garupa”, para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, também denominado Dia de Cooperar ou Dia C.
Com a participação de cerca de 100 ciclistas, vinculados a diversos grupos que pedalam longos percursos pela região, foi realizado o Circuito das Usinas, passando pela PCH Ijuí Centenária e se estendendo até a PCH José Barasuol, usinas da Ceriluz, totalizando 18 km só de ida. Também foi realizado um circuito para crianças e iniciantes, na área central de Ijuí, ambos contando com o apoio da Coordenadoria Municipal de Trânsito. Na Praça da República, ponto de encontro, também ocorreram diversas atividades para as famílias, como distribuição de camisetas da ação, de frutas e de água, a bike do suco e uma interação com a Cia. Cadagy da Unijuí, entre outras.
“A união das cooperativas favoreceu uma atividade física sem poluição ambiental, mostrando nossas belezas do interior e fazendo com que pessoas se desafiassem num evento de tamanha grandiosidade. Sou muito grata em ter participado”, observa a ciclista Guilhermina Maria Van Riel Weber, 67 anos. Ela pedala desde 2016, estimulada pelos filhos, também ciclistas, participando de diversos tipos de provas e percursos. Em 2019, uma queda feia, que resultou em três vértebras fraturadas, a afastou por 10 meses das duas rodas, mas assim que possível voltou, pela paixão que desenvolveu por este estilo de vida. “Até onde tenho conhecimento sou a mulher mais velha que pedala nessa frequência e participa dos eventos. Mas meu objetivo é mostrar que não tem idade para
fazermos o que gostamos, me sinto no dever de continuar para incentivar elas e tem funcionado bem”, complementa.
Já o integrante do grupo Las Monaretas, Carlos José Barboza, que auxiliou na organização do evento convidando os ciclistas para a ação, observa que, com a pandemia, aumentou o número de pessoas que pedalam na cidade. “Além do condicionamento físico, pedalar traz uma série de benefícios, como o bem-estar e questões emocionais e a melhora da mobilidade urbana, por exemplo, o que é muito importante. E o evento marcou muito bem essas questões, agradou muito a quem participou”, complementa.
O evento idealizado pelas cooperativas em Ijuí esteve focado em três objetivos centrais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, as iniciativas incluem o estímulo à prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Noroeste
Negócios
Fundada no dia 29 de junho de 1968 por um grupo de 77 agricultores, instigados pelo espírito de solidariedade e de ajuda mútua, a Cotrirosa comemora nesta quarta-feira (29/6) 54 anos de história. Os 77 associados, conscientes de suas responsabilidades, não pouparam esforços e traçaram os rumos da Cooperativa. Apesar das dificuldades e da instabilidade na agricultura, com o passar do tempo, o número de associados foi aumentando significativamente. Eles buscaram e encontraram uma Cooperativa para atender as necessidades da agricultura.
Uma história construída por muitas mãos e que, hoje, permite que a Cotrirosa tenha uma atuação sólida em 18 municípios, com 23 supermercados, 27 lojas agropecuárias, 24 unidades de recebimento de grãos, dois moinhos e uma cerealista. Em breve, a Cooperativa também irá inaugurar mais um supermercado e uma loja agropecuária, no município de Tuparendi.
Quadro social
Atualmente, a Cooperativa conta com um quadro de mais de 5 mil associados. Também estão à frente da Cotrirosa, o presidente do Conselho de Administração, Clenir Antonio Dalcin; o vice-presidente, Pedro Olavo Rauber; o secretário, Cirio Adam, além dos membros efetivos e suplentes do Conselho de Administração, que representam os municípios de atuação, em um mandato de quatro anos. A Cooperativa também conta com um Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes, com mandato de um ano. Somam a esse grupo, mais de 950 colaboradores.
Dalcin explica que desde que a atual direção assumiu a Cotrirosa, em 24 de março de 2021, muitas mudanças foram feitas. O novo posicionamento coloca a Cooperativa ainda mais próxima de toda a comunidade, com práticas que remetem ao slogan “Ser parceiro é estar presente” e ações junto aos associados, clientes, fornecedores e colaboradores.
“Queremos cada vez mais ser uma cooperativa presente, forte, com bons resultados e que tenha vida longa, gerando prosperidade para nossas comunidades e desenvolvimento para nossa região. Tudo isso só será possível com a união e a força de todos que fazem a Cotrirosa”, destaca o presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin.
A história da Cotrirosa é marcada por desafios e conquistas, fruto do trabalho cooperativo e do espírito empreendedor. Pessoas que deram continuidade ao crescimento e ao fortalecimento da Cooperativa. Hoje, em todos os negócios, a Cooperativa intensifica as ações que fortalecem o compromisso de proteger e prosperar, com presença de forma cada vez mais significativa, nas comunidades onde atua.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrirosa
Negócios
O Sicredi ultrapassou, em junho, a marca de 6 milhões de associados. A instituição cresceu 13% nos últimos 12 meses em número de associados, o que representou uma marca de mais de 750 mil novos entrantes. O crescimento da rede de atendimento físico do Sicredi está alinhado ao objetivo de estar próximo para atender as necessidades das pessoas. Desde abril, a instituição está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Atualmente, são mais de 2,2 mil agências, em mais de 1,6 mil municípios, sendo que em mais de 200 destes o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente, o que reforça a importância do cooperativismo na bancarização e no acesso ao crédito para as pessoas. Aliado a isso, o Sicredi investe continuamente na ampliação de suas ferramentas e meios digitais que se somam para manter a proximidade com seus associados e comunidades em que está inserida.
“O novo marco em número de associados reforça o ciclo virtuoso do cooperativismo, que leva serviços financeiros e de crédito para todas as regiões do País, apoiando o desenvolvimento local sem fronteiras. Como fazemos há 120 anos, nosso propósito é construir juntos uma sociedade mais próspera e quanto mais gente caminhando conosco nessa mesma direção, melhor”, diz o presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall‘Agnese.
Alicerces da expansão
O crescimento do Sicredi ao longo da sua trajetória se deve principalmente à atuação das cooperativas, que expandiram a presença para diversos estados nos últimos cinco anos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, há constantes investimentos em melhorias organizacionais e na implementação de estratégias inovadoras para aperfeiçoar os canais de atendimento e o olhar atento sobre governança. A instituição apresentou um total de mais de R$ 136 bilhões em depósitos no final do primeiro trimestre deste ano, recursos que permanecem nas regiões onde são captados, fortalecendo a economia local.
O histórico de confiança dos associados se reflete também nos números relacionados ao crédito. No primeiro trimestre de 2022, o Sicredi alcançou R$ 138 bilhões na carteira de crédito, atendendo pessoas físicas, jurídicas e associados ligados ao agronegócio, com apoio principalmente a pequenos e médios empreendedores e agricultores. O atendimento também envolve projetos e iniciativas sustentáveis, empreendedorismo feminino, capacitação profissional e geração de energia limpa, o que diversifica a participação da instituição e garante opções variadas de financiamento a cada necessidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Negócios
As cooperativas gaúchas registraram em 2021 o faturamento recorde de R$ 71,2 bilhões, com incremento de 36,8% em relação ao período anterior. Os números que confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul foram anunciados na tarde desta terça-feira (28/6), durante coletiva de imprensa concedida pelo presidente da Ocergs, Darci Hartmann.
Crescimento das sobras
A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 20,7%, atingindo o valor de R$ 3,6 bilhões, o que representa o dobro do valor obtido em 2017. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. Onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.
Avanço nos empregos
No acumulado de 2021, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas foi de 5.791, o que aponta variação relativa de 8,5%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2021 registrou 74.094 empregos diretos, superou o crescimento de empregos no Rio Grande do Sul, que fechou o ano de 2021 com variação de 4,68% e saldo de 114.512 novos empregos.
Confiança no sistema cooperativista
O número de associados às 423 cooperativas gaúchas passou de 3,01 milhões para 3,2 milhões em 2021, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista.
Agro impulsiona resultados
As cooperativas agropecuárias registraram um faturamento de R$ 51 bilhões em 2021, o que representa um aumento de 45,9% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 60 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. O faturamento das cooperativas do setor representa 71,6% do total dos sete ramos de cooperativismo no Rio Grande do Sul e as sobras correspondem a 28,5% do total dos ramos.
Crédito
Outro setor que apresenta destaque é o ramo Crédito, que cresceu 15,5% no número de empregados e 44,4% nas sobras, chegando a R$ 2,2 bilhões. Também ampliou em 17,7% a captação de recursos nos depósitos a prazo, registrando R$ 33,8 bilhões nessa modalidade. Já na modalidade de depósitos à vista, o ramo apresentou um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior, alcançando os R$ 9,2 bilhões.
No âmbito da inclusão financeira e social, as instituições financeiras cooperativas ampliaram o número de postos de atendimento no RS, inaugurando 97 novas unidades. As cooperativas de Crédito estão presentes em 475 municípios gaúchos.
Saúde
Na área de Saúde, 3,4 milhões de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul são provenientes de cooperativas, o que representa 55% das operadoras do Estado, ou seja, 1,9 milhão de pessoas. O número de empregados nesse setor passou de 11,2 mil em 2020 para 12,7 mil em 2021, um incremento de 13,7%. O setor foi fundamental no atendimento durante a pandemia da Covid-19 e registrou 57.760 teleconsultas pelo Sistema Unimed RS em 2021.
Infraestrutura
No ramo Infraestrutura, o número de associados cresceu para 558,8 mil nas cooperativas do setor que atendem 369 municípios do Estado e somam mais de 298.434 famílias beneficiadas. Além disso, as 51.760 ligações de internet no campo possibilitam e incentivam a permanência do jovem no campo, contribuindo para o desenvolvimento de todas as comunidades onde o cooperativismo atua.
Transporte
O Transporte é um dos ramos que mais apresenta crescimento nos últimos anos. Em 2021, o faturamento das cooperativas do segmento chegou a R$ 979 milhões, 52,8% a mais do que o ano anterior. Nas sobras, as cooperativas de Transporte registraram R$15,9 milhões, o que representa um crescimento de 115%. Esses números refletem no investimento realizado na frota de veículos, ampliada em 14,6%, principalmente com a expansão de veículos semi-reboque e veículos utilitários leves.
Trabalho e Consumo
Os ramos Trabalho e Consumo somam juntos 9,9 mil associados, o que representa incremento de 24,7% em relação a 2020. As sobras apuradas pelas cooperativas dos ramos cresceram 196% e atingiram R$ 70,3 milhões.
Para saber mais sobre o cooperativismo gaúcho e os indicadores de desempenho acesse aqui o link da apresentação.
Negócios
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, emitiu em 22 de junho a primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil, com séries de dois e três anos. Com captação de R$ 780 milhões, os recursos serão convertidos em crédito para projetos alinhados à sustentabilidade. O Banco Bradesco BBI foi o coordenador da operação, que para ser considerada sustentável foi alicerçada em um framework elaborado com a opinião de segunda parte da companhia Sustainalytics.
Com os recursos gerados na operação, a instituição financeira cooperativa irá conceder financiamentos para finalidades alinhadas a benefícios ambientais e/ou sociais. Os critérios de elegibilidade verdes selecionados para a concessão de crédito foram: energia renovável, gestão ambientalmente sustentável dos recursos naturais vivos e uso da terra, construções verdes, eficiência energética e transporte limpo.
Já os critérios de elegibilidade social foram levar serviços financeiros essenciais em comunidades com menor acesso, além de geração de empregos por meio do efeito potencial do financiamento de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. As empresas de médio porte também podem ser beneficiadas pelo recurso desde que se enquadrem em critérios específicos como serem lideradas por mulheres ou estarem em regiões de menor desenvolvimento, por exemplo. Os pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar também são elegíveis para o acesso aos financiamentos.
“Notamos uma busca muito grande do mercado por esta Letra Financeira Pública, por sua temática sustentável. Assim, realizamos uma emissão alinhada com nossos valores e, ao mesmo tempo, atendemos a esta crescente demanda por estes tipos de instrumentos. Para nós, a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na expansão do impacto econômico, social e ambiental positivo que causamos, reduzindo adversidades e gerando valor para nossos associados, colaboradores e a toda sociedade”, afirma o superintendente de Tesouraria do Sicredi, Alexandre Barbosa.
A junção das elegibilidades dos critérios “social” e “verde” para linhas de crédito em um único instrumento é o que caracteriza esta Letra Financeira Pública como a primeira sustentável do Brasil. O framework do instrumento financeiro foi chancelado pela empresa independente Sustainalytics, que atestou que a Letra Financeira está alinhada e atende aos princípios e diretrizes internacionais das melhores práticas sustentáveis.
Comprometimento com o desenvolvimento sustentável
O lançamento da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil pelo Sicredi reforça o seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Essa nova emissão também está alinhada com a Política de Sustentabilidade do Sicredi, que estabelece princípios e diretrizes alinhadas às melhores práticas para apoiar o processo decisório em todos os escopos dos negócios, considerando os desafios e oportunidades econômicas, sociais e ambientais, com o objetivo de aumentar o impacto positivo da atuação do Sicredi.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Negócios
Com o lema “Leve a Cooperação na Garupa”, as cooperativas Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas e Unimed Noroeste/RS, promovem no dia 02 de julho ação alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, data comemorada em todo o mundo, sempre no primeiro sábado do mês de julho. O Dia de Cooperar, como é mais conhecido, materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade, estimulando ações que valorizem o desenvolvimento social e sustentável. Para além das ações de voluntariado e solidariedade, as iniciativas incluem o estímulo à prática dos valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento idealizado pelas cooperativas em Ijuí estará focado em três ODS: 3, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; 11, tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e 17, fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O símbolo dessa iniciativa será a bicicleta, pensando nela como um veículo de locomoção não poluente, seguro e que ajuda a organizar o trânsito em muitas cidades do planeta, além de promover saúde, bem-estar social e a qualidade de vida a quem usufrui dela. Somam-se a elas outros veículos não motorizados, que seguem o mesmo princípio, como patinetes, patins e skates.
Para estimular o uso desses veículos de locomoção no dia a dia, a ação “Leve a Cooperação na Garupa” vai promover um encontro aberto à comunidade na Praça da República, em Ijuí, com diversas atividades voltadas a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Entre elas, dois circuitos exclusivos para esses meios de locomoção alternativos. Um primeiro, para iniciantes, no centro da cidade com aproximadamente 1,5 quilômetros (km). Outro, para ciclistas experientes, com 18 km. Denominado de Circuito das Usinas, ele partirá da praça, passando pela PCH Ijuí Centenária e se estendendo até a PCH José Barasuol, usinas da Ceriluz. Trata-se de um percurso de nível difícil, pela distância e por ser percorrido em sua maior parte em estrada de chão batido. Para esse circuito estão engajadas as associações de ciclistas de Ijuí, que coordenarão o deslocamento no trajeto. A distância mencionada inclui apenas a ida até a PCH José Barasuol, sendo o retorno de responsabilidade de cada participante, podendo ser feita de bicicleta ou com veículo particular.
Para as famílias e demais pessoas que permanecerem na Praça da República atividades diversas serão disponibilizadas, entre elas, escolinha de trânsito, a bicicleta do suco, orientações físicas e aula de dança, distribuição de brindes e de lanche saudável aos participantes, entre outros.
A recepção do público acontecerá às 13h30 e o início do passeio ciclístico e do circuito das usinas está marcado para as 14h, com as atividades estendendo-se até às 17 horas. Chegue cedo! Os primeiros a chegarem no local e se inscreverem receberão brindes exclusivos do Dia C, produzidos especialmente para a data pelas cooperativas organizadoras e Sistema Ocergs-Sescoop/RS, promotores do Dia C no Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ceriluz
Negócios
O Sistema OCB abriu, nesta terça-feira (21), as inscrições para a 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizado sempre em anos pares para reconhecer boas práticas das cooperativas. Ao todo, são seis categorias: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação.
A categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases vão desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações que divulguem o movimento cooperativista como um todo.
Coop Cidadã é voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas as ações realizadas no Dia de Cooperar, o Dia C.
A categoria Desenvolvimento Ambiental é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.
Já Fidelização reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos aos cooperados.
O prêmio para a categoria Inovação é atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.
Na categoria Intercooperação, o intuito é premiar projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.
Inscrições
As cooperativas registradas e regulares no Sistema OCB podem se inscrever no site do prêmio. Cada cooperativa pode concorrer com um case por categoria: https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/
Premiação
O evento está previsto para o dia 7 de dezembro, em Brasília/DF. Neste ano, além do troféu, as primeiras colocadas serão contempladas com duas vagas para um intercâmbio cooperativista.
Acesse https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/ e inscreva a sua cooperativa!
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Como ocorre tradicionalmente por ocasião da entrega das agendas do ano aos associados, diretoria e equipes de colaboradores da Unicred Porto Alegre reuniram-se em um movimento interno para mais uma vez formar uma grande rede solidária. O objetivo é apoiar com valores financeiros as entidades beneficentes de assistência social que atuam nas cidades onde a Cooperativa mantém agências.
As visitas para as doações, cujo valor total obtido foi dobrado pela cooperativa no sentido de beneficiar ainda mais as entidades, já iniciaram, devendo se estender até o início de julho. Estão neste roteiro de solidariedade as seguintes entidades: ViaVida, em Porto Alegre; Liga Feminina de Combate ao Câncer, em Esteio; Lar São José, em Canoas; Asilo Medianeira, em Gravataí; PROJARI, em Guaíba; APAE, em Camaquã; Abinjuv, também em Camaquã; Casa de Passagem de Torres, em Torres; Aldeia Infantil SOS, em Capão da Canoa; e Liga do Câncer Feminino de Tramandaí, em Osório.
Todas as doações incluem uma carta escrita pelo presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, parabenizando o trabalho desenvolvido pelas entidades. Em sua mensagem, ele lembra o sétimo princípio do Cooperativismo que é o “Interesse pela Comunidade”, o que a Cooperativa sempre busca cumprir. “Acreditar é o que nos move e acreditamos que podemos cooperar com vidas e inspirar futuros”.
APAE e ABINJUV Camaquã
Ao visitarem a APAE para doação, o gerente da agência de Camaquã, Cleber Ribeiro, acompanhado da colaboradora Luciana Colares e da Conselheira Fiscal, Ângela Nogueira, ficaram surpresos com a quantidade de serviços ofertados para a comunidade e o número de crianças atendidas de toda a região. Na oportunidade, o presidente da entidade, Francisco de Paula Paiva Delamare destacou a importância dos recursos para a Associação. “Toda a verba recebida é destinada a algum projeto e divulgada e comprovada para que a credibilidade da APAE se mantenha e seja percebida por todos”, disse Delamare.
No mesmo dia, Cleber Ribeiro e a colaboradora Karolyne Thurow, estiveram na sede da - Associação Beneficente em Prol da Infância e Juventude (ABINJUV Camaquã), para a entrega das doações arrecadadas junto aos associados. Lá, ficaram conhecendo o novo projeto “Virando a Página”, que incentiva os jovens a ter o hábito da leitura. O conselheiro Valter Barros agradeceu a doação em nome das crianças assistidas pela ABINJUV.
ViaVida em Porto Alegre
Boeira esteve pessoalmente visitando a ViaVida Pró-doações e Transplantes – parceira da Unicred Porto Alegre, em sua ação permanente pela causa da doação de órgãos e tecidos. Na ocasião, a vice-presidente de Relações Institucionais ViaVida, Noemia Salts Gensas, recebeu a doação, dizendo-se especialmente grata à Cooperativa.
“Estamos permanentemente defendendo as causas justas”, afirmou o presidente da Cooperativa, esclarecendo que falava também em nome dos cooperados e colaboradores, que mais do que nunca, se sentem comprometidos em lutar pela saúde e qualidade de vida das pessoas.
Outros encontros ainda serão realizados nas próximas semanas para formalizar as doações.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Porto Alegre
Negócios
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizou em 8 de junho, o primeiro Summit Nacional de Governança do Sicredi. O evento, realizado de forma online, reuniu cerca de 1,6 mil lideranças da instituição, incluindo os conselheiros de administração e fiscais, presidentes e diretores executivos das cooperativas e centrais que integram o Sicredi.
O objetivo do encontro foi refletir sobre assuntos relevantes para o futuro do Sicredi, como governança, liderança e o papel das cooperativas de crédito junto à sociedade. O alinhamento das lideranças é considerado um momento essencial para a instituição e segue em linha com seu modelo de gestão democrática e participativa. Nesse sentido, a participação dos conselheiros é fundamental, dado o papel local que exercem por representar os associados de suas cooperativas.
No encontro, o presidente da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese, destacou a importância do evento. “Os conselheiros são o maior motivo desse encontro, pois são a base de um Sicredi sólido, que em dezembro completará 120 anos, e que certamente tem um grande futuro pela frente. Dall’Agnese reforçou também o papel dos conselheiros como a voz dos associados no Sicredi. “Vocês são as lideranças que conhecem de perto as necessidades de cada um e as formas como podemos ajudar a atendê-las. Precisamos cada vez mais do trabalho e da participação de vocês”, afirmou.
Em sua apresentação, o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, explanou sobre o planejamento estratégico da instituição, passando por temas como transformação digital e ambiente regulatório. Tavares também apresentou dados sobre o crescimento expressivo da instituição nos últimos 12 anos, com números que comprovam o êxito do modelo de governança do Sicredi. Destacou, por exemplo, o crescimento, desde 2010, de 1,5 milhão de associados para 5,5 milhões em 2022.
“O modelo de governança do Sicredi tem, entre os seus diferenciais, suportar o nosso crescimento mantendo sempre a essência do cooperativismo em nossa atuação”, concluiu Tavares.
O evento também teve a participação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, que fez uma análise sobre a “Evolução da governança e um olhar para o futuro do cooperativismo”.
Já o superintendente de Tesouraria do Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, abordou o tema “Sustentabilidade financeira e gestão de riscos”. O executivo destacou a importância do Conselho na gestão dos riscos financeiros das cooperativas e os eficientes mecanismos de controle da instituição. “Tudo é realizado de maneira integrada e com instrumentos de gestão de riscos que têm como objetivo garantir ao Sicredi negócios e operações que atendam com eficácia às demandas dos associados”, afirmou.
O superintendente da Fundação Sicredi, Romeo Balzan, fez uma apresentação sobre as “Estratégias de sustentabilidade no Sicredi, com ênfase em governança”. Balzan destacou as diversas iniciativas da agenda ESG da instituição, incluindo os investimentos sociais de R$ 1 bilhão, realizados pelo Sicredi e suas cooperativas nos últimos 10 anos.
O encerramento contou com o depoimento dos presidentes das centrais regionais do Sicredi, que exaltaram o modelo de governança da instituição e a importância do primeiro Summit Nacional, evento que possibilitou pela primeira vez a reunião de todos os conselheiros da instituição financeira cooperativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Negócios
Aproveite a prorrogação do prazo e inscreva seu projeto na 2ª Chamada Pública de fomento exclusivo para pesquisas sobre cooperativismo no Brasil. São até 4 milhões de reais para apoio a projetos! Faça a sua inscrição até 30/06.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram no dia 28 de abril chamada pública de fomento financeiro para projetos de pesquisa acerca do cooperativismo brasileiro. O edital oferece até R$ 4 milhões para fomento de projetos nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.
Segundo o edital, podem participar pesquisadores de todo o país ligados a universidades (públicas ou privadas) e outros institutos de ciência, pesquisa e inovação cadastrados no Diretório de Instituições do CNPq.
Os contemplados poderão custear bolsas de fomento, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participação em congressos e até mesmo custear equipamentos e materiais para executar o projeto. “Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.
PRAZOS
A data limite para submissão de propostas se encerra hoje, dia 17 de junho. A divulgação do resultado preliminar, no Diário Oficial da União, está prevista para 1º de agosto. O prazo para recursos encerra em 10 de agosto e a decisão final será divulgada no dia 29 de agosto.
HISTÓRICO
A parceria Sescoop e CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas, no qual o Sescoop financia projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.
Os interessados em participar da Chamada podem conferir todos os detalhes do edital no link: https://in.coop.br/cnpq.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 6º Prêmio Elas no Agro, promovidos pela Federasul. O presidente Anderson Trautman Cardoso disse que as inscrições poderão ser feitas até 15 de julho e que a cerimônia de premiação vai acontecer no dia 31 de agosto, às 12h, durante a Expointer. A Federasul espera que supere os 54 inscritos no ano passado e o presidente anunciou que, nesta edição, o evento conta com a parceria da Farsul.
O Prêmio Vencedores do Agronegócio e Elas no Agro identificam e valorizam as iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Poderão participar instituições públicas ou privadas e pessoas físicas que estejam operando ou tenham ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio.
O Prêmio é dividido em cinco categorias: ESG destinado às práticas ambientais, sociais e de governança; Elas no Agro, que destaca a liderança feminina pelo relevante trabalho no setor; Antes da Porteira, voltado à área de insumos necessários para suprir as necessidades do campo; Dentro da Porteira, para a área de produção e geração de valor da propriedade rural; Depois da Porteira, englobando as áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados ao agronegócio.
O vice-presidente de micro e pequenas empresas da Federasul, Rafael Goelzer, disse que o prêmio deseja impulsionar as boas práticas que ocorrem neste segmento e ao mesmo tempo incentivar a dar visibilidade às iniciativas que prezam pela inovação.
A ficha de inscrição, o regulamento e o roteiro para elaboração de cases estão disponíveis: https://www.federasul.com.br/5o-premio-vencedores-do-agronegocio/
Fonte: Federasul
Negócios
Os sentimentos de pertencimento e valorização de ser um dos quase 500 colaboradores da Vinícola Aurora fez com que a empresa gaúcha fosse reconhecida com a certificação Great Place To Work (GPTW). A distinção por ser um excelente lugar para trabalhar foi concedida pela consultoria homônima, após realização de pesquisa de clima com os funcionários da Aurora.
A certificação, que deve ser renovada anualmente, leva em conta a percepção dos próprios colaboradores em fatores como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
A supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Aurora, Christiane Sleiffer, explica que a Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A profissional, que está na cooperativa há sete anos, destaca alguns pontos que foram fundamentais para a obtenção do reconhecimento.
“O selo da GPTW vem ao encontro dessa mudança interna que a Aurora vem adotando, de cultura organizacional, com evolução e inovação na gestão. Esse processo tem resultado desde a qualificação dos produtos até as melhorias nas relações de trabalho. Cito alguns itens que obtiveram um ótimo resultado junto aos colaboradores, como o ambiente de trabalho, as oportunidades e os benefícios que são disponibilizados a todos, de forma indistinta”, elenca.
Christiane também avalia que para a cooperativa é fundamental a realização de pesquisas de satisfação interna, por também levantar pontos que precisam ser melhorados.
A Great Place To Work certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo. Em 25 anos, são mais de 2,3 mil empresas certificadas, com mais de 100 mil práticas de gestão avaliadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
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Na tarde desta quarta-feira, 08 de junho, aconteceu na Sala de Reuniões da Cotriel mais uma reunião do Programa de Autogestão das Cooperativas Agropecuárias, promovido pelo Sistema Ocergs. Participaram do encontro pela Cooperativa o presidente, Leocezar Nicolini, o assessor executivo, José Augusto Brunori, a gerente de gestão de pessoas, Stela Scharlau e a assessora de planejamento, Rosane Pierezan. Da Organização, participaram o coordenador de Monitoramento do Sescoop/RS, Cássio Triches e o superintendente da Ocergs, Gerson Lauermann. A Fecoagro foi representada pelo diretor executivo Sérgio Feltraco.
O programa, que iniciou em 2015 no RS e que existe no Paraná desde 1991, onde 100% das cooperativas são autogeridas com informações que permitem análise de desempenho e cenários, conta com a participação da Cotriel e mais 60 cooperativas do Estado. Os representantes realizam uma visita técnica e com as informações e os indicadores gerados pelas cooperativas, fornecem subsídios para análise de desempenho e cenários por ramo, por região e por grupos específicos da cooperativa, com ampla gama de informações para tomada de decisões internas e para negociação com parceiros. Os indicadores permitem avaliar, no conjunto, a melhoria de resultados e possibilitam traçar perspectivas futuras para a melhoria da gestão e governança das cooperativas, propiciando o desenvolvimento da sua autogestão. O objetivo é atingir a totalidade das cooperativas registradas na Ocergs.
Segundo Lauermann, o programa tem sido um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos associados na cooperativa, além de tornar transparente a administração da cooperativa aos associados, fazendo com que estes, além dos líderes e dirigentes assumam a responsabilidade plena da gestão cooperativa
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a importância da sistematização do ramo Agropecuário e da implantação do Programa no Estado: “A iniciativa melhora a vida das cooperativas, a gestão para que possam ser mais eficientes, mais democráticas, mais preparadas para agirem no mercado nos produtos que elas atendem e melhorarem suas escalas em nível operacional”, destacou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
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O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, conquistou a 7ª posição entre as melhores gestoras de fundos de renda fixa, no ranking “Top Asset”, da revista Investidor Institucional.
A 49ª edição do Top Asset, publicada no último mês de abril, teve como base o período de 12 meses, finalizado em dezembro de 2021. Os fundos de renda fixa do Sicredi ficaram na 7ª colocação do ranking, com R$ 34.816,84 milhões. A publicação destaca a capilaridade do sistema cooperativo, que conta com 2,2 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas no país.
Para Ricardo Sommer, diretor da Sicredi Asset, o crescimento da instituição na categoria se deve ao trabalho de confiança e comprometimento com os associados. “O mais importante para nós é gerar retorno para nosso investidor. O objetivo e principal foco do time é oferecer as melhores opções de investimentos, indicando possíveis riscos e orientando para as melhores oportunidades”, destaca o executivo.
O Sicredi ficou na 13ª posição no ranking geral da revista, com R$ 53.862,68 milhões sob gestão. A Sicredi Asset é classificada como “Forte” pelo rating de gestoras da Fitch, que mensura todos os aspectos relacionados à atividade de gestão, com critérios globais de avaliação.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
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Com a perspectiva de produção total de 5 milhões de toneladas de grãos, 11,9% maior do que no ano anterior, a safra de inverno 2022 poderá ser a maior para o período no Rio Grande do Sul. Este volume é a soma da estimativa feita para a cultura do trigo, de 3,9 milhões de toneladas; 870,2 mil toneladas de aveia branca; 108,6 mil toneladas de cevada e 91,3 mil toneladas de canola. A área implantada para fins comerciais está projetada em 1,89 milhão de hectares, um incremento de 14,6% em relação à extensão das lavouras no ano passado.
A projeção inicial da safra foi divulgada nesta terça-feira (7/6), em coletiva de imprensa virtual e presencial, na sede da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O Sistema Ocergs esteve representado pelo gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto. De acordo com os dados compilados pela Gerência de Planejamento (GPL) e levantados pelos escritórios municipais entre os dias 11 e 23 de maio, as produtividades iniciais são baseadas na tendência apresentada pelas médias registradas ao longo dos últimos 10 anos.
Pelo levantamento, a área de trigo prevista para esta safra é a maior desde 1980, com 1,4 milhão de hectares implantados. Segundo o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, este incremento deve-se à conjuntura, com preços favoráveis e liquidez do grão, mas também ao avanço que vem se consolidando a partir de tecnologias disponíveis e do aumento do preparo do produtor rural para este cultivo. A tentativa de reverter o quadro da safra de verão, impactada pela estiagem, também impulsiona as apostas no inverno.
Se a estimativa da cultura do trigo se confirmar em 2022, a produção superará a de 2021, quando foram colhidas 3,5 milhões toneladas do grão. A terceira maior produção, com 3,3 milhões de toneladas, ocorreu em 2013.
Para o presidente da Emater, Edmilson Pelizari, os números positivos de produção, área e produtividade traduzem o trabalho dos agricultores, “mas também a atuação e o comprometimento dos extensionistas da Emater/RS-Ascar e todo o apoio prestado pela Seapdr”.
O assessor especial da Secretaria da Agricultura, Paulo Roberto da Silva, que representou o secretário Domingos Velho Lopes no evento, também agradeceu o desempenho da equipe da Emater na busca pelos números. “Os números estão a demonstrar a plena recuperação da safra de grãos no Rio Grande do Sul. Estamos pedindo que o clima nos ajude desta vez, para que os produtores tenham todas as condições para fazer uma excelente safra de inverno”, disse Silva.
Estimativa 2022, em comparação a 2021:
• Trigo
Safra atual (2022)
Área: 1.413.763 hectares (+15,045%)
Produção: 3.990.227 toneladas (+12,53%)
Produtividade: 2.822 quilos por hectare (-2,17)
Safra anterior (2021)
Área: 1.228.978 hectares
Produção: 3.545.796 toneladas
Produtividade: 2.885 quilos por hectare
• Aveia Branca
Safra atual (2022)
Área: 392.507 hectare (+14,26%)
Produção: 870.240 tonelada (+7,49%)
Produtividade: 2.217 quilos por hectare (-5,93%)
Safra anterior (2021)
Área: 343.511 hectares
Produção: 809.592 toneladas
Produtividade: 2.357 quilos por hectare
• Canola
Safra atual (2022)
Área: 48.457 hectares (+27,42%)
Produção: 91.346 toneladas (+66,79%)
Produtividade: 1.885 quilos por hectare (30,28%)
Safra anterior (2021)
Área: 38.029 hectare
Produção: 54.767 tonleadas
Produtividade: 1.447 quilos por hectare
• Cevada
Safra atual (2022)
Área: 36.727 hectares (+0,84%);
Produção: 108.638 tonleadas (-2,07%)
Produtividade: 2.958 quilos por hectare (-2,89%)
Safra anterior (2021)
Área: 36.421 hectare
Produção: 110.929 toneladas
Produtividade: 3.046 quilos por hectare
• A transmissão do evento pode ser acessada pelos links https://www.youtube.com/watch?v=MQ-9rQwDZyA e https://www.facebook.com/EmaterRS/videos/700297904566179
• Clique aqui para acessar o levantamento completo, inclusive com dados regionais
Texto: Com informações Ascom Emater e Seapdr
Negócios
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a práticas sustentáveis, a Cotrirosa contabiliza diversas iniciativas pela preservação do meio ambiente. Entre as ações que já são executadas pela Cooperativa estão: o recolhimento de embalagens de agrotóxicos e resíduos de óleo de cozinha, a doação de lonas de material publicitário, destinação correta de materiais para reciclagem e outros resíduos. A Cooperativa conta com assessoria ambiental de duas empresas terceirizadas, Verde Tecnologia Ambiental, do município de Tucunduva e a Químea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa.
Ecoponto
A Cotrirosa conta com a parceria da Cooperativa Mista Agropecuária e Economia Solidária (Coopersol), com pontos de coleta de resíduos de óleo de cozinha nos 24 supermercados Cotrirosa. Cada unidade possui um recipiente específico para receber o óleo, que deve estar armazenado em embalagens bem fechadas. Os doadores recebem uma barra de sabão, produzida a partir do óleo entregue.
Para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Isso equivale ao que é consumido por uma pessoa em aproximadamente 14 anos.
Recolhimento de embalagens de agrotóxicos
Todas as unidades agropecuárias da Cotrirosa contam com recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, adquiridas na Cooperativa, que atendem aos requisitos da Lei N° 12.305 de 02/08/2010. Essa atividade é realizada nas unidades, de acordo com o calendário predefinido. Os clientes e associados devem buscar informações sobre datas junto às suas unidades.
Doação de lonas de material publicitário para reciclagem
A Cotrirosa realiza anualmente a doação de banners, lonas e faixas publicitárias utilizadas durante o ano. A ação beneficia famílias assistidas pela Economia Solidária, do Município de Santa Rosa. O material é transformado em sacolas, aventais e outros itens, que são comercializados pelo grupo, que é formando por famílias de baixa renda.
Reciclagem de materiais e destinação adequada dos resíduos
A Cooperativa conta com locais específicos para separação e armazenamento de papel/papelão e plástico. Os materiais recicláveis são separados e destinados para empresas e parceiros, para a correta destinação desses materiais. Os demais resíduos gerados também seguem para destinação adequada, junto a empresas habilitadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa
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Após o encerramento de um ano novamente imprevisível e de instabilidade econômica, a Unicred Central RS pôde se dedicar ao fechamento de seus indicadores e compilação de resultados, que acabam de ser apresentados em seu Relatório de Gestão. Dedicada principalmente aos seus cooperados ao longo de 2021, buscando alinhar inovação, crescimento sustentável, expansão e constantes novidades em seus produtos e serviços, a instituição financeira cooperativa pôde novamente superar adversidades e atingiu novo resultado histórico e inédito.
Para coroar o ano de pleno crescimento, a Unicred Central RS fechou 2021 com o resultado de R$ 142.216.621, revelando um aumento de 38,5% em relação ao ano de 2020. Números que representam o compromisso da instituição em estar ao lado de seus cooperados na busca por objetivos comuns e a prosperidade coletiva, que também demonstram a confiabilidade dos cooperados na instituição apesar dos desafios e instabilidades constantes do último ano.
Em relação ao crescimento no número de cooperados, a Unicred RS fechou o ano com 74.954 cooperados, número 4,2% maior do que aquele conquistado no final de 2020. Como consequência, a carteira de crédito da instituição financeira cooperativa chegou a R$ 3,6 bilhões, o que representa uma evolução de 14% em relação ao ano anterior. Os recursos administrados também cresceram na proporção de 15,6%, com um total de R$ 5,4 bilhões, demonstrando a solidez e inabalável confiança de cooperados.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, os resultados demonstram a superação de adversidades que bem representa o cooperativismo: “A escolha pelo cooperativismo demonstra, na prática, que juntos somos mais fortes. Conquistar, pelo segundo ano consecutivo, um resultado histórico reitera que estamos no caminho certo – e também a grata responsabilidade de seguirmos em crescimento coletivo”, declara.
A Unicred Central RS ainda apresentou outros indicadores positivos e de crescimento. O ativo total chegou a R$ 6 bilhões, valor 18,7% superior ao registrado em 2020, sendo que o capital social conquistado foi de R$ 470,2 milhões, 7,5% maior que em 2020. O depósito à vista também demonstrou ascensão, atingindo o montante de R$ 615 milhões, valor 5,1% maior que em 2020. Por fim, o depósito a prazo ultrapassou os R$ 4,3 bilhões – um crescimento de 18,2% no ano.
Em relação à receita de produtos e serviços, a cooperativa de crédito alcançou a marca de R$ 55,5 milhões, número 2,7% superior a 2020, resultado da qualidade dos produtos e serviços ofertados. Outro apontamento interessante está no índice de inadimplência, que foi de 0,86% em 2021, indicador que, além de estar abaixo da média do mercado, também se manteve estável diante da pandemia – atingindo uma provisão de 3,02%.
“Para a Unicred RS, nossos indicadores não representam apenas resultados econômicos, mas nossa dedicação coletiva ao crescimento sustentável de nossos cooperados e das regiões em que estamos inseridos”, aponta o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Central RS, Emerson Irion de Oliveira. “Em bancos tradicionais, resultados como estes representam lucro, enquanto em nossa cooperativa são os resultados que retornam proporcionalmente aos nossos cooperados, por terem acreditado na solidez de nosso sistema, como benefícios para si próprios e para o desenvolvimento das comunidades onde estamos”, finaliza.
Sobre a Unicred RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 74,9 mil cooperados, R$ 5,9 bilhões de ativos e 3,6 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Central RS
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