Com mais de 380 mil clientes e detendo a fatia de 55% do mercado de planos de saúde de sua área de abrangência, a Unimed Nordeste-RS festeja a partir de agora e ao longo dos próximos meses de 2022 uma trajetória de destaque ao mesmo tempo em que não para.
Inaugurada em 9 de junho de 1972 por um grupo de 42 profissionais que tinham como principal desejo assegurar o trabalho médico, a empresa foi muito além de sua proposta inicial: hoje, encontra-se presente em 17 municípios da região, oferecendo prevenção e atendimento com qualidade a partir de um olhar completo. Prova disso é que, pelo terceiro ano consecutivo, a Unimed Nordeste-RS conquistou nota máxima no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), a avaliação anual da ANS que pontua as operadoras de planos de saúde de acordo com quesitos de qualidade, gestão, atendimento e sustentabilidade. Com esse resultado, a Unimed Nordeste-RS tem a melhor pontuação entre as operadoras da região e está entre as mais bem colocadas do país.
Em 50 anos, a Unimed Nordeste-RS evoluiu, mas sem deixar de ser uma empresa local, feita por pessoas da região e para pessoas da região, e que gera quase 3 mil empregos diretos e cerca de 12 mil indiretos. Fechou 2021 com um crescimento de 8,8% no número de clientes, sendo a empresa privada que mais investiu na saúde da região nos últimos 10 anos (um total de mais de R$ 500 milhões). Com um faturamento de mais de R$ 1,2 bilhão ao ano, atualmente, está entre as cinco maiores empresas de Caxias do Sul, de acordo com os rankings das revistas Exame e Amanhã, ocupando uma das posições de protagonista da região na geração de oportunidades de negócios a fornecedores, prestadores, funcionários e médicos. Os rankings são reflexos da maior estrutura de saúde da região, que, durante o período da pandemia, investiu mais de R$ 120 milhões em expansões e em tratamentos específicos contra a Covid-19 (em materiais, em equipamentos das UTIs e na área assistencial como um todo, para atendimento aos beneficiários Unimed da área de abrangência).
Nesse período, o destaque foi para o atendimento prestado pelo Complexo Hospitalar Unimed, acreditado com excelência pela ONA desde 2009 e detentor de importantes certificações, bem como pelos demais serviços próprios.
Quando foi inaugurado, em 2004, o Hospital Unimed Caxias do Sul já se apresentava aos clientes e à comunidade como uma instituição de atendimentos de alta complexidade. De lá para cá, esse DNA se confirmou. Equipes médicas passaram a se especializar cada vez mais, realizando atendimentos antes feitos apenas em centros maiores, como em Porto Alegre ou mesmo em São Paulo. Essa evolução toda se deve a investimentos em estrutura e aperfeiçoamento de protocolos específicos, como o de Acidente Vascular Cerebral e o de Dor Torácica, que permitem desfechos com resultados superiores em atendimentos em que o tempo e a qualidade são primordiais. A estrutura de 42 mil metros quadrados realiza uma média de 50 mil atendimentos mensais. Hoje, são 222 leitos clínicos e cirúrgicos à disposição dos beneficiários, incluindo os de UTI (40 leitos, sendo 20 permanentes e 20 provisórios).
Além do Complexo Hospitalar, a ampla estrutura engloba Espaços do Cliente nas cidades da área de abrangência, Prontos-Atendimentos 24 Horas, Laboratórios, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Endoscopia, Saúde Ocupacional, Medicina Preventiva, Central de Vacinas, Atenção Domiciliar, Farmácias e o Espaço + Saúde, onde se localizam o Núcleo Unifácil, o Atendimento Multidisciplinar, a Atenção Integral à Saúde e a Central de Vacinas.
O ano de aniversário da segunda maior singular Unimed do Estado e de uma das maiores do país chega com o lançamento de um selo comemorativo em que o número 50, estilizado, assemelha-se a um coração, denotando algo que sempre acompanha os serviços de ponta desta grande empresa: a humanização.O lançamento do selo dá início à programação comemorativa dos 50 anos, que será apresentada em breve, e que contará com uma campanha institucional que será lançada em data próxima ao aniversário (dia 9 de junho), além de diversas atividades e interações junto às comunidades e aos públicos de interesse da cooperativa.
Ampliação leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)
Ainda neste ano, no segundo semestre, a cooperativa vai ampliar a Unidade de Tratamento Intensivo do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, consolidando mais 20 leitos de UTI definitivos, que estarão localizados em um novo pavilhão, com 850 metros quadrados, que está sendo erguido especialmente com essa finalidade.
Os novos leitos de UTI reúnem importantes diferenciais, tais como:
● Leitos individuais e tecnologia de última geração em equipamentos e estrutura
● Espaço amplo com luminosidade natural
● Sacada e solarium, para os pacientes, quando possível, poderem permanecer alguns momentos ao ar livre e ao sol
● Opção de pressão positiva ou negativa nos leitos, importante no controle da infecção nos pacientes
● Processo informatizado, para maior segurança ao cliente
● Central de Monitoramento
● Ambiente humanizado, com espaço para absorver familiar, caso necessário, como no caso de adolescentes
● Posto de farmácia interna para medicações exclusivas da UTI, otimizando o fluxo de aplicação de medicamentos
Com o incremento, a instituição, que atualmente figura entre os melhores hospitais do país, passará a reunir 40 leitos de UTI definitivos. “Até o começo de 2020, antes da pandemia, o Complexo Hospitalar funcionava com duas UTIs, totalizando 20 leitos. Nos momentos mais críticos do contágio da Covid-19, chegamos a ter mais seis UTIs provisórias, que chegaram a reunir um total de 79 leitos. Sempre pensando em atender prontamente e da forma mais completa aos nossos pacientes, os médicos cooperados aprovaram a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva, que operará de forma definitiva, elevando o número de leitos intensivos permanentes da instituição”, diz o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.
Investindo sempre, a Unimed Nordeste-RS não parou nem mesmo nas mais recentes crises nacionais. A ampliação do Complexo Hospitalar Unimed saiu do papel durante o recuo econômico pelo qual o país passou antes de 2020. Durante a pandemia, a cooperativa inaugurou mais dois andares de seu Hospital, um específico, para atendimento a pacientes com Covid-19, e outro com mais 38 leitos clínicos de internação. Além dessas ampliações, a Unimed também inaugurou em 2020 o Espaço + Saúde, que hoje recebe clientes para atendimentos multidisciplinares em área central de Caxias do Sul.
“A ampliação das UTIs marca tanto o aniversário de 50 anos quanto a culminância de um projeto de expansão iniciado em 2021, quando o Complexo Hospitalar Unimed recebeu um aporte que possibilitou a inauguração de seu sexto andar”, complementa Dr. Ronaldo.
Em uma área de 1.525 metros quadrados, a unidade de internação do sexto andar do Complexo Hospitalar, inaugurada no final de 2021, trouxe um conceito renovado em saúde. Os ambientes promovem a humanização pela arquitetura escolhida, com local de visualização de uma área verde. Contando com uma equipe multidisciplinar especializada, quartos amplos e confortáveis e tecnologia de ponta, a Unidade oferece ainda, entre seus diferenciais, uma sala especializada em reabilitação fisioterapêutica.
Além da ampliação dos leitos de UTI, a cooperativa tem outros projetos de investimento e ampliação de serviços e parcerias nas cidades da sua área de abrangência, a serem realizados nos próximos anos.
Presença na região
Uma das forças da Unimed Nordeste-RS é sua inserção nas comunidades, que possibilita um olhar mais próximo aos municípios da área de abrangência. “Embora com sede em Caxias do Sul, a cooperativa, ao longo de toda a sua história, não deixou de investir em serviços próprios, como o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, e os Prontos-Atendimentos, em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, mas também nos serviços locais de outros municípios, para os quais sempre lançou um olhar especial, e na comunidade”, pontua Dr. Ronaldo Mattia. “Em Garibaldi, por exemplo, a Unimed auxiliou a ampliação e a modernização dos serviços do Hospital São Pedro; em Farroupilha, investiu no Hospital São Carlos; em Antônio Prado, contribuiu para o desenvolvimento do Hospital São José. Em ações comunitárias da região, está presente, apoiando as iniciativas locais, aproximando-se da comunidade, sua maior razão de existir”, enumera o presidente da cooperativa.
Mais perto da comunidade
Os projetos socioambientais também têm a atenção especial da operadora, que se integra como agente de transformação e contribuição no desenvolvimento social das comunidades em que se insere. Diversas são as iniciativas de inclusão, a partir de projetos próprios ou de parceria com entidades, relacionados a saúde, qualidade de vida, cultura, esporte, educação e meio ambiente, entre outros. Dentre eles, destaca-se o projeto Viver Melhor, iniciativa que há mais de 20 anos beneficia portadores de necessidades especiais e idosos em vulnerabilidade social, com acesso gratuito a atendimento médico especializado. Só em 2021, o projeto atendeu a mais de 1,7 mil beneficiários, vinculados a 17 instituições parceiras, com o apoio voluntário de médicos cooperados. Para esses atendimentos, em 2021, a cooperativa disponibilizou mais de 680 consultas e 1.920 exames aos beneficiários cadastrados.
Além do Projeto Viver Melhor, inúmeras outras iniciativas deixam a cooperativa mais próxima da comunidade, em diversas iniciativas sociais e culturais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Nordeste-RS
Negócios
O Sistema Ocergs promoveu na tarde dessa terça-feira (29/3), o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, que ocorreu no formato online. O evento contou com a participação de 156 pessoas e reuniu profissionais que atuam em ramos distintos do cooperativismo no Rio Grande do Sul.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes. "Vocês são protagonistas dentro das cooperativas, agem na promoção da cultura cooperativista e no aperfeiçoamento da governança e gestão com foco no desenvolvimento sustentável da cooperativa".
Planejamento 2022
O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, falou sobre o Planejamento 2022 e a execução dos Projetos Descentralizados em 2021 e 2022. Destacou a necessidade da apresentação dos projetos, tanto de eventos quanto de bolsas de estudos, em tempo hábil para a correta realização e chamou atenção para alguns prazos importantes de entrega. "O prazo de revisão do planejamento ocorre no final de junho e início de julho e o limite para as cooperativas realizarem os seus projetos é até novembro".
Na sequência, o assessor de Comunicação e Marketing do Sescoop/RS, Leonardo Machado, apresentou o andamento do projeto de inovação criado pelo Grupo Méliès. "Criamos um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista e uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada cooperativa". Nessa primeira fase, o projeto piloto conta com a participação da Cotrijal (com a união da Coagrisol) e da Cotripal, já com planejamento de ampliação para outras cooperativas. "Nós convidamos as cooperativas que tiverem interesse em participar do projeto de inovação do Méliès e ficamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida", complementou Leonardo.
Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
A coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, Paola Londero, apresentou o cronograma do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas. "O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas 2022 - Ciclo de Palestras e Imersão para os agentes surge como mais uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a formação desse público tão importante para o processo de diagnóstico e elaboração de projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Este ano será ofertada uma capacitação online com seis palestras e um módulo vivencial de imersão no ecossistema de inovação", explicou. As inscrições estão abertas até 12 maio e o início do Módulo I do Programa ocorrerá no dia 18 de maio. Para mais informações acesse https://bit.ly/3J1Rkmh.
Lançamento do Dia de Cooperar
O movimento Dia de Cooperar (Dia C) integra o calendário das cooperativas no Rio Grande do Sul desde 2015. O lançamento oficial do programa no Estado ocorreu durante o Encontro de Agentes. Em sua fala, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, destacou os números alcançados pelo Dia C no RS e o impacto social das iniciativas para os beneficiários. “É importante ressaltar que todo dia é Dia de Cooperar. Convidamos todas as cooperativas a se engajarem mais uma vez e através de suas ações voluntárias transformarem a realidade de milhares de pessoas”, afirmou.
Na sequência, a assessora de comunicação e marketing do Sescoop/RS, Rafaeli Minuzzi, apresentou a identidade visual do programa para 2022 e reforçou a importância das cooperativas compartilharem as suas iniciativas com o Sescoop/RS durante o ano. “Queremos ampliar a divulgação das ações promovidas pelas cooperativas gaúchas, contar histórias de transformação e, como diz o slogan do Dia C, mostrar que através de atitudes simples somos capazes de mudar o mundo”, destacou. Rafaeli também apresentou a área do site nacional do Dia C em que as coops podem fazer download de artes para materiais promocionais, manuais de utilização da marca e peças de divulgação da campanha.
Bem-estar, saúde mental e felicidade
O encerramento do evento trouxe a criadora do Instituto Feliciência, Carla Furtado, referência nacional na temática bem-estar, saúde mental e sustentabilidade. A palestrante é membra da SDG Academy - Community of Practice (ONU), pesquisadora científica e docente de psicologia, e durante a apresentação reforçou a importância de se falar sobre felicidade. "É hora de falar de felicidade porque, diferente de outras espécies, o ser humano se perde de sua natureza, se desumaniza e ao fazê-lo torna-se um vetor de infelicidade para si mesmo e para os outros. Porque muito embora a ciência aponte soluções no coletivismo, recompensa-se socialmente o individualismo", afirma.
Negócios
Em ascensão nos últimos anos e com notoriedade, o E-commerce é uma ferramenta que facilita a comercialização de diversos produtos. Pensando nisso, a Cooperativa Dália Alimentos lançou o novo modelo de negócio no dia 10 de março, no Centro Cultural da Dália em Encantado.
O projeto foi desenvolvido pelas equipes de Comércio, Marketing e Tecnologia da Informação (TI) da cooperativa. Conforme o supervisor comercial da empresa, Elton Lima, essa demanda de disponibilizar os produtos Dália no ambiente digital, surgiu da direção. “Nosso Presidente Executivo Carlos Alberto Freitas há alguns anos já vinha conversando conosco sobre ter uma presença on-line, para darmos aos clientes e consumidores mais uma opção de compra dos nossos produtos”, comenta.
No entanto, conforme Lima, para esse projeto, foi discutido todos os processos. “Pensamos primeiro nas condições de logística, sistemas de tabelas de preços e envio de pedidos dentro dos padrões da empresa. Além disso, a ideia inicial era alcançar o consumidor final, mas por enquanto, trabalharemos o E-commerce no modelo B2B (sigla em inglês para business to business), relacionado ao comércio entre empresas e, futuramente avaliaremos a possibilidade de avançar para as relações de venda para o cliente final”, explica.
Elton ainda relata que, após pesquisar algumas empresas especializadas no comércio digital, contrataram a V4 Company, empresa responsável por fornecer suportes de marketing e fazer estatísticas do mercado digital. Além disso, para o processo de operação de sistema de dados internos, foi contratado a empresa Brasvegro.
Já para o analista de marketing da cooperativa, Wiliam Castoldi, esse projeto é importante, pois a comercialização on-line é uma tendência potencializada pelo distanciamento social em decorrência da pandemia causada pela covid-19. “A busca sempre será em facilitar a vida de nossos clientes e equipe de vendas. Ferramentas como o E-commerce B2B trazem mais comodidade e agilidade na hora da compra por parte dos clientes”, afirma.
Segundo Castoldi, para a cooperativa, é uma ferramenta de captação de dados e análise de hábitos de consumo. “As informações coletadas irão servir como base para novas ações de marketing e vendas”, complementa.
Serão disponibilizados todos os produtos Dália nas plataformas como no site que direciona para o canal de vendas e redes sociais. Inicialmente, como uma forma de teste para a implementação do E-commerce, foi selecionado dois vendedores no qual ficarão responsáveis pelo suporte e cadastro dos clientes na plataforma. Respectivamente serão duas regiões para essa fase inicial, na filial de Arroio do Meio o representante Rodrigo Oliveira que atua na cidade de Santa Cruz do Sul, e na filial de Caxias do Sul, Ronaldo Grison, que atua na cidade de São Marcos. Após determinado tempo, a empresa deve disponibilizar para clientes e demais vendedores de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos
Negócios
O movimento Dia de Cooperar (Dia C) completa 13 anos no Brasil e demonstra, a partir de iniciativas práticas, a força do cooperativismo no País. No Rio Grande do Sul, o Dia C integra o calendário das cooperativas desde 2015 e nessa terça-feira (29/3) foi lançado oficialmente durante o Encontro de Agentes online.
Em sua fala, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, destacou os números alcançados pelo programa no Estado e o impacto social das iniciativas para os beneficiários. "É importante ressaltar que todo dia é Dia de Cooperar. Convidamos todas as cooperativas a se engajarem mais uma vez e através de suas ações voluntárias transformarem a realidade de milhares de pessoas", afirmou.
Na sequência, a assessora de comunicação e marketing do Sescoop/RS, Rafaeli Minuzzi, apresentou a identidade visual do programa para 2022 e reforçou a importância das cooperativas compartilharem as suas iniciativas com o Sescoop/RS durante o ano. "Queremos ampliar a divulgação das ações promovidas pelas cooperativas gaúchas, contar histórias de transformação e, como diz o slogan do Dia C, mostrar que através de atitudes simples somos capazes de mudar o mundo", destacou. Rafaeli também apresentou a área do site nacional do Dia C em que as coops podem fazer download de artes para materiais promocionais, manuais de utilização da marca e peças de divulgação da campanha.
Na luta contra a erradicação da fome
Em 2021, o Dia C mobilizou 204 cooperativas e mais de 16 mil voluntários no Rio Grande do Sul. E o resultado do programa se reflete na marca de 280.122 beneficiários no Estado, com destaque para as 208 iniciativas realizadas pelas coops no atendimento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) – Erradicar a Fome.
O combate à fome esteve presente a todo momento entre os principais motes do programa. Motivos para isso não faltaram, pois em 2021, segundo levantamento da Rede Penssan, do total de 211,7 milhões de brasileiros, 116,8 milhões conviveram com algum grau de insegurança alimentar e, desses, 43,4 milhões não tiveram alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões de brasileiros enfrentaram a fome.
O Dia C 2021 contabilizou 382 iniciativas e beneficiou pessoas de 215 municípios do Rio Grande do Sul. Além do ODS 2, as ações voluntárias promovidas pelas cooperativas e entidades parceiras tiveram como foco dirimir outras dificuldades impostas pela Covid-19. O ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, com 89 iniciativas, e o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, com 46 ações, reforçaram o trabalho desenvolvido pelos voluntários durante o ano.
Confira a seguir números do Dia C no Rio Grande do Sul em 2021:
Iniciativas | 382 |
Beneficiários | 280.122 |
Voluntários | 16.377 |
Cooperativas | 204 |
Municípios | 215 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos em 2021:
ODS | Iniciativas |
1 | 46 |
2 | 208 |
3 | 89 |
4 | 4 |
8 | 2 |
10 | 1 |
11 | 6 |
12 | 22 |
13 | 1 |
15 | 2 |
17 | 1 |
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Chegou o momento de tornar sua coop protagonista do maior programa de voluntariado cooperativista do País, fazendo aquilo que o cooperativismo faz de melhor: transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
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Negócios
O Sistema Ocergs atua no desenvolvimento das pessoas e investe de forma contínua em ações de fomento ao desenvolvimento organizacional das cooperativas. Em 2021, foram 51.165 pessoas beneficiadas com atividades de aperfeiçoamento profissional, integração social, cultura, saúde, meio ambiente, entre outros projetos disponíveis no portfólio da entidade.
Os projetos de aperfeiçoamento profissional e qualificação/capacitação profissional beneficiaram 42.594 pessoas, o que representa 83,25% do total. As graduações acadêmicas e tecnológicas e os cursos de pós-graduação atenderam 1.486 pessoas.
De acordo com o gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, mais de 46,6 mil pessoas foram impactadas com projetos de formação profissional, entre eles cursos, encontros profissionais, workshops, palestras, programas em gestão da inovação e formação de lideranças, webinars, entre outros.

Ramos de Atuação
Os projetos específicos dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde e Infraestrutura concentraram 51,55% dos recursos aplicados pelo Sescoop/RS em 2021, que totalizaram R$ 23.618.518,72. Nas cooperativas agropecuárias foram 31.761 pessoas capacitadas, o que corresponde a mais de 62% do total.
Segundo o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, as atividades da entidade durante a pandemia fizeram com que as cooperativas e o próprio Sescoop/RS reforçassem os treinamentos, capacitações e eventos no formato online, sempre com foco no desenvolvimento sustentável das cooperativas.

Negócios
O Sescoop/RS promove, no dia 29 de março, das 14h às 16h, o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de RH das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre resoluções, Dia de Cooperar, planejamento, inovação, programa de desenvolvimento dos agentes, dentre outros.
O destaque fica por conta da palestra com a criadora do Instituto Feliciência, Carla Furtado, referência nacional e internacional no campo da Felicidade nas Organizações que defende que a felicidade dos colaboradores deve ser uma estratégia de negócios e apresenta os requisitos essenciais para implantar um Programa de Felicidade Estratégica.
O Instituto Feliciência é um Centro de Formação nos campos das ciências relacionadas aos temas Bem-Estar, Saúde Mental, Liderança e Sustentabilidade/ESG.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março no link: https://bit.ly/3LhKSJc Os inscritos receberão o link da reunião por e-mail posteriormente.
IMPORTANTE: O evento não será gravado. Garanta sua vaga!
Confira a programação:
14h | Abertura
14h10 | Planejamento 2022
14h20 | Grupo de Inovação Méliès
14h30 | Apresentação Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
14h45 | Lançamento do DIA C
15h | Palestra com Carla Furtado, criadora do Instituto Feliciência
Negócios
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
MODALIDADE PRESENCIAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade presencial, no dia 29 de Abril de 2022, tendo como local, o Hotel Deville Prime Porto Alegre, situado à Avenida dos Estados, 1909, bairro Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2021, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2022;
3) Eleger os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética;
4) Homologar a Presidência, nos termos do art. 10, §3º do Estatuto Social;
5) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS.
6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
1) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 12 de Março de 2022, é de 298 (duzentos e noventa e oito) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 19 de Março de 2022.
Vergilio Frederico Perius,
Presidente
Negócios
O Sicredi atua há mais de 115 anos levando a essência do cooperativismo a todas as regiões do Rio Grande do Sul, buscando atender às necessidades de mais de 2 milhões de associados gaúchos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais próspera. Neste sentido, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, segue reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável ao longo de 2022 com a inauguração de mais de 30 novas agências no Estado em 30 municípios gaúchos.
Desse total, 14 serão em cidades que ainda não contam com a atuação física do Sicredi. “Reforçamos a missão de contribuir para o desenvolvimento coletivo e sustentável do Rio Grande do Sul, no campo e na cidade, em que os associados e a sociedade em geral ganham em qualidade de vida, geração de empregos e fomento à economia local. Seguimos comprometidos em fortalecer as regiões onde já estamos presentes, bem como em levar o cooperativismo de crédito a novas áreas”, explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Crescimento do cooperativismo de crédito
Em 2021, o Sicredi registrou aumento da rede de atendimento no Rio Grande do Sul com a inauguração de 13 agências durante o ano em mais de 10 municípios. “Mantivemos um ritmo de crescimento sólido em 2021, o que possibilitou estarmos fisicamente próximos de um maior número de gaúchos. Isso permite conhecer melhor as realidades e oferecer soluções financeiras sustentáveis e adequadas às demandas,” reforça Port.
O Sicredi conta, atualmente, com mais de 600 pontos de atendimento em mais de 470 cidades do Rio Grande do Sul, o que totaliza uma cobertura de 95% do território gaúcho. Com relação à presença nacional, a projeção é de um acréscimo de mais de 250 novos pontos de atendimento no Brasil neste ano. Em 2021, mais de 200 foram inaugurados no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Negócios
A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) realiza, dias 17 e 18 de março, das 9h às 17h, a 2ª Jornada JucisRS de Interiorização, em Santo Antônio da Patrulha. Pela primeira vez vai haver transmissão ao vivo da Sessão Plenária de Vogais e terá a participação do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), presidido pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. Também participam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
No total, está prevista a participação de 200 pessoas, entre prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais, vereadores, empresários e interessados no assunto. Com o tema “Pensar integrado”, o evento terá participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, para apresentação do painel sobre a Lei de Liberdade Econômica nos âmbitos federal e estadual.
A 2ª Jornada de Interiorização tem como objetivo promover eventos descentralizados com foco nas atividades de integração com Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do país, com simplificação de procedimentos e redução da burocracia.
Nos painéis e nas oficinas serão abordados a plataforma Tudo Fácil Empresas, licenciamentos ambientais, imposto solidário, atendimentos aos usuários, treinamento ao público externo sobre assuntos de registro, inscrições tributárias e desdobramentos de atividades relativas a outras relações dos municípios com a Junta Comercial e agendas institucionais.
A primeira edição da jornada foi em Novo Hamburgo e englobou a região do Vale do Sinos. A meta da JucisRS é abranger todos os municípios do RS com troca de experiências para os usuários terem ideia de um processo linear para que os procedimentos sejam semelhantes em todos os municípios, favorecendo o empreendedorismo do RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da JucisRS
Negócios
Entre 16 e 19 de maio, expositores do setor de alimentos e bebidas terão a oportunidade de participar da Rodada de Negócios com compradores internacionais de todo o mundo na feira APAS Show 2022, em São Paulo. Cooperativas interessadas em participar têm até o dia 25 de março para se inscrever.
Na última edição da feira, em 2019, foram realizadas 1.053 reuniões com mais de 90 compradores internacionais de 30 países, o que resultou em US$ 330 milhões em negócios fechados.
O evento traz uma série de oportunidades para o desenvolvimento da estratégia de atuação das cooperativas e empresas exportadoras do setor de alimentos e bebidas, como:
- Preparação para a rodada de negócios (webinar);
- Convite a compradores internacionais de segmentos compatíveis com a oferta exportável das cooperativas e empresas brasileiras e agendamento de reuniões individuais;
- Serviços de arregimentação de compradores internacionais;
- Serviços de organização de rodada de negócios;
- Serviços de tradução simultânea para as reuniões de negócios entre cooperativas e empresas brasileiras e compradores internacionais;
- Emissão de até duas credenciais de acesso ao pavilhão da APAS Show 2022 por cooperativa/empresa brasileira selecionada;
- Transporte para a feira, trajeto do ambiente da rodada de negócios ao pavilhão da APAS Show.
SERVIÇO
Rodada de Negócios na APAS SHOW 2022
Inscrições: até 25 de março
Link de inscrições: clique aqui
Fonte: Apex-Brasil
Negócios
Diversidade, equidade de oportunidades e sustentabilidade ganham cada vez mais relevância nas discussões sobre o mundo coorporativo. Diante desse cenário, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou no dia 8 de março, o Programa Mulher Empreendedora ASG.
O edital vai selecionar dez propostas que irão apoiar soluções inovadoras com foco no meio ambiente, questões sociais ou em melhorias na governança de empresas, dedicadas ao avanço da agenda ASG (Ambiental, Social, Governança), estimulando a adoção de tecnologias, à difusão tecnológica e à adoção de modelos de negócios mais competitivos.
“A iniciativa se enquadra na missão da ABDI que procura estimular o empreendedorismo tecnológico digital mas traz o diferencial que é promover a inclusão e igualdade de gênero”, explica o analista de Produtividade e Inovação da Agência, Jackson De Toni. “No Brasil, das 400 empresas em operação na Bolsa de Valores, 61% não tem uma única mulher entre seus diretores estatutários e 45% não tem participação feminina no Conselho de Administração”, destaca o especialista.
Representatividade
As mulheres representam mais da metade da população brasileira, segundo o IBGE, mas, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) apontou em 2018 somente 9,3 milhões de mulheres a frente de negócios. Apesar dos níveis maiores de escolaridade, elas têm menos representação geral em cargos gerenciais (37,4%) e recebem cerca de 77% do salário médio dos homens.
De acordo com a gerente de projetos especiais, Cynthia Mattos, a pauta ASG já faz parte do portfólio da Agência “não apenas para os projetos, mas, também, em suas ações e iniciativas internas, como valorização humana, diversidade de gênero, raça e boas práticas de governança”.
“Características femininas como a versatilidade, a resiliência, a sensibilidade e o poder de conciliação, compõem um conjunto de soft skills cada vez mais valorizados pelo mercado”, afirma a gestora.
Sobre o Programa
Poderão participar deste Concurso empresas, cooperativas e associações (com ou sem fins lucrativos) que tenham ao menos uma mulher em cargo de gestão. Além disso, no caso das empresas, o capital social precisa ter no mínimo 30% de participação de mulheres; no caso das cooperativas a proposta precisa ser executada com autonomia pelos cooperados, de modo a não demandar relação de subordinação entre a cooperativa e os cooperados e ter no mínimo 30% de associadas mulheres assim como as associações.
Premiação
A premiação total chegará a R$ 1,5 milhão, distribuídos da seguinte forma:
Categoria I: Responsabilidade Social – até 4 projetos – R$ 150.000,00;
Categoria II: Responsabilidade Ambiental – até 4 projetos – R$ 150.000,00;
Categoria III: Boas Práticas de Governança – até 2 – R$ 150.000,00.
Critérios de elegibilidade
Adequação ao Modelo de Projeto do Edital; enquadramento nos objetivos, prazos e requisitos; enquadramento nas temáticas (Responsabilidade Social, Ambiental e Boas Práticas de Governança) e adoção de soluções tecnológicas, metodologias ou processos digitais em ações com foco ASG estão entre os critérios de elegibilidade.
Fonte: ABDI
Negócios
O número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão. A partir do Censo Agropecuário de 2017, o IBGE identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões. Os dados foram obtidos a partir de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e o IBGE. De acordo com a pesquisa, juntas, elas administram cerca de 30 milhões de hectares de propriedades rurais no país.
Estes foram alguns dados apresentados pela engenheira agrônoma, consultora e fundadora do Portal Agromulher, Vanessa Sabioni, durante o 7º Encontro das Empresárias Rurais Cotrijal. Ainda segundo o Censo, a participação de mulheres na administração de propriedades rurais no Brasil passou de 10%, em 2013, para 30% em 2017.
“As mulheres do agro, gestoras, produtoras, esposas, mães, sucessoras, profissionais, empreendedoras e estudantes, estão participando ativamente do setor, fazendo negócios, ocupando cargos de gestão e inovando para o crescimento do nosso país. A maioria escolheu o agro porque gosta da vida no campo e é responsável pela gestão de, pelo menos, 8% do PIB do Brasil”, destacou Vanessa.
A consultora afirmou que o agronegócio tem muito a ganhar com a atuação das mulheres, uma vez que elas têm diferenciais no estilo de gestão que podem contribuir, de forma diferenciada, no aumento de produtividade no campo. Na área profissional, são mais flexíveis e participativas, têm um jeito diferente de sentir as pessoas e tudo que está ao redor e podem agregar, com muita propriedade, na expansão do agronegócio.
“Sensibilidade, empatia, capacidade multitarefa, foco na alta performance e na operação detalhista, grande capacidade de adaptação e capacidade conciliadora são características importantes da liderança feminina. E fortalecer as mulheres no campo é, com certeza, um caminho necessário para contribuir com a sustentabilidade do agro no Brasil e no mundo”, disse a consultora.
Líder natural
A tenente coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard destacou a importância da mulher no agro e afirmou que a necessidade de ajudar na produção e na gestão da propriedade parte do princípio de cuidar de si mesma, inicialmente, e querer sair da zona de conforto. “A mulher tem que ter sua independência e ser protagonista de sua vida. Se não for protagonista, acaba não tendo sucesso fora de casa. É preciso ainda ter foco, estudar, qualificar e investir em si mesma”.
A palestrante, que foi a primeira mulher comandante de um Batalhão de Polícia Militar no RS, ressaltou ainda que, naturalmente, mulheres são líderes nos mais variados setores, começando dentro de sua família. “Somos líderes natas e nossa liderança deve começar dentro de casa, onde todos devem trabalhar e compartilhar responsabilidades como em uma empresa para que dê tudo certo”.
Para ela, a mulher vai fazer a diferença na sociedade ou no campo a partir do momento em que acreditar em seu potencial, dividir tarefas e entender que as mulheres foram feitas iguais aos homens. “Só se não quisermos, não vamos chegar onde queremos. Basta acreditar”, concluiu.
O evento é promovido pela área de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal
Negócios
As cooperativas podem atualizar o seu cadastro na plataforma Sou.Coop até o dia 30 de abril. As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira. Os dados serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.
As cooperativas contribuem com o desenvolvimento econômico e social do País, com indicadores financeiros que reforçam a importância do setor. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.
CENÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL
O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) aponta o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.
Em 2020, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos. O patrimônio líquido cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas gaúchas. Em relação aos ativos, o cooperativismo estadual registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.
O saldo de empregos nas cooperativas do Rio Grande do Sul foi positivo. No acumulado de 2020, foram gerados 3.683 novos postos de trabalho com carteira assinada, num total de 68.303 empregos diretos registrados pelo setor no Estado.
COMO FAZER E POR QUÊ?
Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.
PRAZO PARA AS COOPS DE CRÉDITO
Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem as informações na plataforma é até 27 de maio. Isso ocorre porque o estatuto prevê o prazo de até 30 dias após a realização da Assembleia para preenchimento dos dados na plataforma Sou.Coop.
AJUDA
A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista administrativo, Matheus Loro, através do e-mail
Negócios
Celebrar o dia 8 de março é dar visibilidade e tornar cada vez mais efetiva a busca por direitos iguais. Alcançar a equidade de gênero e empoderar as mulheres é, inclusive, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
No cooperativismo, impulsionar a representatividade e as oportunidades para que as mulheres possam ocupar cada vez mais cargos de liderança e participar mais ativamente dos processos de tomada de decisão são objetivos frequentes e discutidos com intensidade nas diferentes camadas do movimento.
“A presença das mulheres é fundamental para fortalecer nosso modelo de negócios. Elas oferecem um olhar diferenciado e são fundamentais para a melhoria de processos, redução da burocracia e relações sociais das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Entre as iniciativas mais recentes do Sistema OCB está o Comitê Nacional de Mulheres, Elas pelo Coop, que reúne 23 mulheres de 16 diferentes estados da federação, e conta com representantes dos ramos Agro, Crédito, Saúde e Trabalho, e Produção de Bens e Serviços.
A ideia do comitê surgiu em meio as discussões do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em 2019, e sua criação foi consolidada em 2020. Desde então, as integrantes participaram de capacitações, treinamentos, intercâmbios e eventos como seminários e palestras para poderem atuar em prol da representatividade feminina no cooperativismo.
Semeando Futuros – Gestão e Liderança para Mulheres Cooperativistas
Outra iniciativa do coop pelo empoderamento feminino é o projeto Semeando Futuros – Gestão e Liderança para Mulheres Cooperativistas. Lançado em julho de 2021, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reúne cursos on-line disponíveis na plataforma CapacitaCoop e inclui módulos que abordam boas práticas de gestão e governança, liderança, inovação, e educação financeira.
“Precisamos avançar e promover cada vez mais as oportunidades para que as mulheres assumam o protagonismo que merecem, ocupando cada vez mais cargos de liderança. Essa iniciativa do Comitê é muito importante nesse sentido. A diversidade é essencial em todo e qualquer modelo de negócio e, tem se provado, ainda mais relevante para o sucesso das nossas cooperativas”, destaca a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.
Identidade
Recentemente, o Elas pelo Coop ganhou identidade visual para divulgação das ações do Comitê. Elaborada com a participação ativa das cooperadas que fazem parte do movimento, a marca traz estampada os objetivos de inovação e reestruturação do cooperativismo, dando voz, oportunidades e reconhecimento às mulheres.
O objetivo é justamente aumentar o número de mulheres cooperadas que ocupam cargos de liderança. No Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021, por exemplo, as mulheres representavam, em 2020, 40% dos mais de 17 milhões de cooperados, mas apenas 17% delas ocupavam cargos de liderança.
“Para além de parabenizar as mulheres pelo seu significativo papel na sociedade, na vida econômica e social do País, é importante chamar atenção para a questão da igualdade de gênero e lembrar que precisamos de ações efetivas nesse sentido. Cada cooperativa deve pensar no que está sendo feito em sua cooperativa em termos de gestão e governança para aumentar a representatividade feminina nos cargos de liderança e promover efetivamente a igualdade de gênero em toda a sua estrutura”, ressalta a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Sendo um marco pela luta por equidade de gênero, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU em 1975 e até hoje segue representando muito mais do que apenas uma data comemorativa.
Essa importante data é celebrada desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.
Atualmente, esse dia nos faz um convite à reflexão enquanto sociedade e, mesmo com muitos debates e questionamentos pela frente, os espaços já conquistados por elas, tão legítimos, merecem todo holofote.
Partindo dessa causa, a MundoCoop abre o calendário de eventos de 2022 promovendo a segunda edição do evento CoopTalks Perspectivas, no dia 08 de março. Devido ao sucesso anterior, que alcançou quase 5 mil pessoas, o evento vem para, mais uma vez, quebrar paradigmas, te fazer pensar e repensar panoramas e ampliar o seu ponto de vista.
Totalmente online, o CoopTalks Perspectivas reunirá mulheres, de dentro e fora do cooperativismo, para debater sobre os principais assuntos do ano, buscando trazer pautas fundamentais para a construção de uma sociedade mais cooperativa e promissora. Pioneiras, ícones de negócios, especialista e, acima de tudo, empreendedoras que estão na vanguarda dessa transformação global pela qual o cooperativismo está passando. Mulheres que, por potencial e experiência, fazem acontecer todos os dias!
Para isso, o evento contará com uma rodada de palestras instigantes para entender as novas dinâmicas do mundo com Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis; Clara Maffia, Gerente de Relações Institucionais da OCB; Thabata Abreu, fundadora e Consultora Financeira na FCP Planejamento e Investimentos; e Thammy Marcato, Diretora de Ecossistema e Inovação.
Além disso, as futuristas Paula Abbas e Letícias Setembro irão compor um painel que trará um debate imperdível sobre as tendências da atualidade. E, para fechar com chave de ouro, o painel “Liderança em pauta” reunirá Debora Noordegraf, Suinocultora e Coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda, Camila Luconi, Profissional de cooperativa, professora e coordenadora de curso de cooperativismo, Gleice Moraes, Analista de Sustentabilidade no Instituto Sicoob, e Denise Maidanchen, Diretora de Desenvolvimento e Investimentos da Quanta Previdência, mulheres líderes e atuantes em diversos setores para falar sobre experiências, o movimento cooperativista e, claro, a importância da representatividade para a verdadeira mudança organizacional e social.
Tendências, futuro, economia, cultura, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, transformação digital. Assuntos que precisam ser discutidos hoje para mudar o amanhã. E nós esperamos você para fazer parte dessa mudança!
Seja trazendo o conhecimento para o cooperativismo ou levando o movimento cooperativista para o público de fora, o CoopTalks Perspectivas foi pensado para ser uma grande experiência e impulsionar a transformação em todos os envolvidos!
EVENTO COOPTALKS PERSPECTIVAS 2022
Data: 8 de março
Horário: das 9h às 13h
Confira a programação completa e faça sua inscrição Aqui
Fonte: MundoCoop
Negócios
A Fundação Mundial para Cooperativas de Crédito (WFCU) lançou um Fundo de Deslocamento da Cooperativa de Crédito Ucraniana para apoiar as cooperativas de crédito da Ucrânia.
A campanha apoiará funcionários e membros de cooperativas de crédito envolvidos na invasão russa da Ucrânia.
A WFCU é o braço de caridade do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que tem trabalhado em estreita colaboração com as cooperativas de crédito ucranianas nos últimos 30 anos, fornecendo apoio regulatório e de desenvolvimento.
A Woccu também executa o projeto Credit for Agriculture Producers (CAP) na Ucrânia, com o apoio financeiro da USAID. O programa visa fortalecer o mercado ucraniano de cooperativas de crédito e ampliar o acesso ao crédito agrícola. O ápice agora está trabalhando com a USAID e preparando planos de contingência para a CAP para garantir a segurança de seus funcionários, muitos dos quais são cidadãos ucranianos.
"Obrigado ao pessoal da Fundação (Worldwide). Essa é a coisa certa a se fazer, esta é a comunidade global, esse é o poder de uma rede como essa", disse Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da Woccu, em um evento da Woccu Cooperative Voices em 27 de fevereiro.
Mike Reuter, diretor executivo da WFCU, disse que cooperativas de crédito de todo o mundo têm procurado perguntar como poderiam ajudar seus colegas na Ucrânia.
"Nossa comunidade global de cooperativas de crédito avançou imediatamente com preocupação e apoio para seus pares ucranianos", acrescentou. "Os lucros do Evento de Vozes Cooperativas, bem como as doações fornecidas ao Fundo de Deslocamento, ajudarão as cooperativas de crédito da Ucrânia a curto e longo prazo."
O fundo arrecadou mais de US$ 43.000 (£32.000) para o Fundo de Deslocamento nas primeiras horas. As doações podem ser feitas online ou enviando mensagens de texto CUS4UKRAINE PARA 44-321.
Fonte: Coop News
Negócios
Um dia histórico para o cooperativismo gaúcho. Esse foi o clima da assembleia geral extraordinária, realizada nessa segunda-feira, 28/2, que oficializou a união entre as cooperativas Cotrijal e Coagrisol. O processo de incorporação foi aprovado de forma unânime pelos presentes na reunião e seguiu os trâmites legais e de apresentação para os associados de ambas as cooperativas.
“Foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Com o passar dos anos veremos o bem que fizemos para o fortalecimento da cadeia produtiva e principalmente para o nosso produtor. É ele quem ganhará com qualidade de processos, serviços, estrutura, pois a soma de nossos esforços fará a diferença”, comentou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
O trabalho de forma conjunta entre as cooperativas iniciou em agosto de 2021, com ações de intercooperação. As equipes alinharam estratégias de atuação no mercado e logo se identificou que a união era o melhor caminho.
A pauta foi debatida entre associados de toda a área de ação das cooperativas, que também manifestaram apoio. “Construímos esse processo de forma conjunta e agora damos um passo importante nesse caminho de progresso e união”, avaliou o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou a força do quadro social e a importância do entendimento sobre o processo de incorporação. “Debatemos o assunto em nossas assembleias de núcleo, participamos das assembleias regionais da Coagrisol e alinhamos também os detalhes internamente com nossas equipes internas. Tudo para que essa união acontecesse de forma organizada e visando o bem-estar do nosso produtor”, comentou.
Ato com a força da cooperação
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, marcou presença e ressaltou a importância do ato para o cooperativismo, pela força das duas marcas.
“Que este exemplo sirva de inspiração para todos que acreditam na cooperação. Esta é uma forma genuína de cooperar”, destacou.
Cotrijal com a incorporação
Municípios: 53
Unidades: 82
Capacidade de armazenagem: 1.144.540 toneladas (19.075.666 sacos)
Lojas: 33
Supermercados: 15
Colaboradores: 2.700
Associados: 18.668
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Negócios
Para comemorar os seus 66 anos de fundação, a Certel inaugurou, na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, sua quinta subestação rebaixadora, localizada em Vila Storck, no município de Forquetinha. A Cooperativa recebeu lideranças locais, regionais e estaduais, além de delegados cooperativos e conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, associados e imprensa. O evento também foi transmitido ao vivo e continua disponível para visualização pelos canais da Certel no Facebook e no Youtube.
Entre as autoridades presentes e que salientaram a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da região, estiveram a presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha, Clarice Groders; o secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Edson José Mallmann; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann; o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Carlos Metz; a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann; e o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup.
Compromisso
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, afirma que a subestação tem importância significativa para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Logo, a Cooperativa tem se antecipado às demandas de seus associados para estar cada vez mais adequada ao crescimento do consumo de energia elétrica. “Numa região desenvolvida como a nossa, a demanda por energia será cada vez maior, e o nosso compromisso com a sociedade é muito grande. Temos que dar a garantia ao associado que, ao ligar uma chave, tenha a certeza de que a Certel está lhe atendendo de acordo com as normas de qualidade, e ainda com uma tarifa 30% menor que a das concessionárias. A subestação simboliza a inovação tecnológica cada vez mais praticada pela Certel, estando interligada em tempo real com o Centro de Operação do Sistema Elétrico, em Teutônia, sendo monitorada e controlada 24 horas pelos nossos colegas altamente capacitados. Esta comemoração aos 66 anos da Cooperativa traz melhores condições para que nossa região possa crescer e se desenvolver”, menciona.
Hennemann também ressaltou a visão de futuro da Cooperativa. “Precisamos ser proativos, ainda mais quando se fala em energia elétrica, algo que toda sociedade necessita. Devemos tê-la sempre à disposição e com confiança. Mas, fornecer energia não significa apenas ter uma subestação. Temos que ter pessoas, plantões, equipamentos e veículos que levem essa energia de qualidade. É uma prioridade da Certel garantir condições para que suas equipes executem bem esse trabalho. E esta é uma subestação inovadora, com tecnologia muito avançada. Só foi possível construí-la porque acreditamos na força de trabalho dos nossos profissionais e de todos os demais agentes que deram sua cooperação", completa.
Licença de Operação
A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, presenteou a Certel com a entrega da Licença de Operação da subestação. “É um enorme prazer estar novamente aqui, e quero cumprimentar o presidente Erineo e toda equipe. Sempre que fazemos entregas por parte do Governo do Estado é muito gratificante, e costumo dizer que o Rio Grande do Sul passa inteiro pela Fepam, o que é uma grande responsabilidade. Que possamos nos reunir para falar ainda de outros empreendimentos, porque a Certel é um ótimo cliente da Fepam. Parabéns e vida longa a cooperativas como a Certel”, relatou.
Saiba mais
A Subestação de Forquetinha é a quinta subestação rebaixadora da Certel, sendo que as demais localizam-se em Teutônia, São Pedro da Serra, Canudos do Vale e Lajeado. Ela assume uma função muito importante para a qualidade do atendimento da Cooperativa, ao aliviar a demanda energética da Subestação de Lajeado e oferecer melhores condições para o crescimento da microrregião compreendida por municípios como Forquetinha, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão, Arroio do Meio, Encantado e parte de Lajeado que, certamente, vão se desenvolver ainda mais, até considerando a duplicação da Rodovia BR-386.
Avaliações
“A Certel é uma das cooperativas pelas quais sentimos tanto orgulho. Quando alguém fala de energia elétrica, podemos dizer com tranquilidade que a nossa é da Certel. Então, é muito bom quando um investimento desta grandeza é feito dentro do nosso município. Temos a grata satisfação de poder fazer parte da história da Certel, pois desde pequena sempre tive a Cooperativa como uma referência”.
Clarice Groders, presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha
“Temos a satisfação em sermos atendidos pela Certel que, quando acontece algum imprevisto, sempre tem feito um maior esforço para atender da melhor forma possível. Além da questão energética, contamos com uma loja no município e com o apoio recebido em prol do Consepro e da Liga de Combate ao Câncer”.
Edson José Mallmann, secretário de Educação de Santa Clara do Sul
“Para se desenvolver, cada cidade precisa de condições, e a energia é básica para que possamos ter na região um crescimento desde a área industrial, agrícola até todas etapas que englobam o meio econômico. Duas situações caracterizam a atuação da Certel, pioneirismo e protagonismo. Então, parabéns a toda equipe, que faz com que isso aconteça como uma grande força do Vale”.
André Bücker, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado
“Parabenizamos pelos 66 anos, mas, principalmente, pela excelente entrega do produto que vocês distribuem, a energia elétrica, estão todos de parabéns por tudo que fazem. É uma pena que não podemos chegar aqui hoje e anunciar, além deste belo investimento, que a nossa Cooperativa Certel possa atender a toda nossa região com esta excelente prestação de serviços”.
Sandro Ranieri Herrmann, presidente da Amvat e prefeito de Colinas
“Falar da Certel é fácil, porque aqui estamos numa região em que todos a conhecem e valorizam. A comunidade sabe a diferença do seu atendimento, e que bom seria se toda região pudesse ser atendida pela Cooperativa. Com o dinheiro que os associados guardam na Sicredi temos a possibilidade de emprestar para um empreendimento que gera energia e melhora o desenvolvimento”.
Adilson Carlos Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG
“Quando temos cooperativas, percebemos que elas estão ao lado para buscar as soluções das demandas da região. E aqui está a prova concreta disso, esta subestação irá atender inúmeras famílias e propriedades, garantindo aquilo que deveria ser um dos direitos básicos, o acesso à energia elétrica de qualidade. Em nome do governador Eduardo Leite, trago este reconhecimento de gratidão à Certel por tudo que tem feito pelo Estado”.
Jonatan Brönstrup, chefe de gabinete da Casa Civil
Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel
Crédito das fotos: Grabriela Santos/Divulgação Certel
Negócios
O Sistema OCB lançou, por meio da plataforma Capacitacoop, a Trilha de Gestão “Caminho para a Excelência”. Ela foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos processos de gestão das cooperativas, apresentando conceitos alinhados aos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas e aos eixos de atuação do Sescoop (Identidade; Governança; Gestão e Desempenho).
Essa é uma Trilha bem aprofundada, composta por 10 cursos, onde são compartilhados ferramentas e conhecimentos relevantes para aprimorar os processos de gestão da organização cooperativa.
Os cursos são: Importância da Gestão, Modelo de Negócios, Atendimento às Partes Interessadas, Gestão de Resultados, Cadeia de Valor, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Informação, Avaliação da Gestão, Avaliação da Governança.
Fonte: Sistema Ocepar
Negócios
O Sicoob Central SC/RS conquistou o selo Great Place To Work (Excelente Lugar para Trabalhar), um certificado da empresa de consultoria GPTW, por meio de pesquisa de clima com funcionários.
A informação foi revelada aos integrantes da Central nessa segunda-feira (21/2). Participaram da pesquisa 203 trabalhadores (72% do total) e os resultados demonstram que os profissionais permanecem na cooperativa principalmente “pelas oportunidades de crescer e se desenvolver”, e grande parte tem uma visão de longo prazo.
Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “a pesquisa e o selo vieram confirmar que a cooperativa tem realizado uma gestão eficiente, que garante um ambiente saudável, com vantagens salariais e benefícios que permitem aos funcionários uma estrutura onde possam ter boas perspectivas de crescimento profissional e, ao mesmo tempo, sintam-se motivados e orgulhosos de pertencer a um movimento cooperativo, que coloca a solidariedade como o seu maior princípio, promovendo justiça financeira e prosperidade”.
Através dessa pesquisa é possível avançar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional, identificando oportunidades de melhoria e trabalhos relacionados. Os funcionários responderam ao questionário entre 9 e 23 de dezembro de 2021. O selo GPTW tem vigência por um ano, de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.
A pesquisa é confidencial, realizada de forma on-line e busca informações sobre o ambiente de trabalho, traçando um diagnóstico do clima organizacional, levando em conta a gestão e as práticas voltadas às pessoas e seu desenvolvimento. Este é o primeiro ano em que o Sicoob Central SC/RS participa e já obtém o reconhecimento, com 84 de pontuação, quando as empresas que conquistam o selo, em sua maioria têm média de 78 a 81 pontos (mínimo é 70).
O Sicoob Central SC/RS mapeou e descreveu em um caderno mais de 45 práticas/projetos que caracterizam a cultura da cooperativa. Esse material foi entregue no dia 21 de janeiro de 2022, para competir, também, aos seguintes rankings do GPTW, que devem ser divulgados no segundo semestre: 30 melhores empresas de Santa Catarina; 35 melhores empresas do Brasil (médias empresas) e quatro melhores cooperativas do Brasil.
O que é
A GPTW foi fundada na década de 80, nos Estado Unidos, e funciona como “uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação”.
É baseada em dois aspectos: confiança e prática. A confiança, com base no que os funcionários dizem sobre a empresa pesquisada, tem um peso de 70% na nota final. O restante é avaliado com as práticas da empresa em relação aos empregados. Nesta parte, são considerados aspectos como oportunidades de crescimento, salários, benefícios e autonomia – entre outros.
Para conquistar o selo é necessário ter bons indicadores em todas essas categorias, além de uma cultura organizacional em constante desenvolvimento, principalmente em relação a valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia da liderança, maximização do potencial humano, confiança e transparência.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.
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