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Boletim traz coops que são cases de gestão, panorama das devolutivas e Dia C no RS

Boletim traz coops que são cases de gestão, panorama das devolutivas e Dia C no RS

O Boletim Informativo completa um ano e chega com conteúdos e novidades em sua mais recente edição. Entre os destaques, cinco coops daqui que são referência em gestão e foram reconhecidas nacionalmente, o panorama das devolutivas e do Dia de Cooperar (Dia C) no Rio Grande do Sul em 2021, e muito mais!

A partir de agora você pode acessar o boletim na íntegra em nossas publicações! Todas as 12 edições estão disponíveis e trazem o histórico de informações e conteúdos dos programas e serviços desenvolvidos pelo Sistema Ocergs. E vale a pena conferir porque há oportunidades de negócios, feiras e prêmios que são de interesse das coops.

Coops que são cases de gestão

A força do cooperativismo gaúcho se consolida e se reafirma ano após ano. E na vanguarda desse processo estão as coops, que mais uma vez fizeram bonito no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Ao todo, cinco cooperativas do RS conquistaram a distinção. Acesse aqui o boletim e saiba quem são as cooperativas e como foram os seus desempenhos na premiação nacional.

Devolutivas: o que são, como podem ajudar a sua coop e o panorama de 2021

O que são as devolutivas realizadas pelo Sistema Ocergs? Como elas podem potencializar os negócios e ajudar no desenvolvimento da sua coop? Preparamos aqui uma matéria especial que vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Em nosso boletim, você confere o panorama completo com os indicadores de 2021, quando foram realizadas 181 devolutivas, contemplando 154 cooperativas gaúchas. Saiba mais!

Dia C em números no RS

Em um ano marcado pela união de esforços da sociedade para superar a pandemia imposta pela Covid-19, o programa Dia de Cooperar (Dia C) alcançou números importantes no Rio Grande do Sul, com destaque para as 208 iniciativas que atenderam ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) - Erradicar a fome. Acompanhe em nosso boletim o panorama completo com os números do programa em nosso Estado.

Ainda nesta edição o boletim traz uma retrospectiva do lançamento do livro com a trajetória de 50 anos da Ocergs, os conteúdos do Epecoop 2021, os resultados do projeto Marmita Coop e as newsletters do Sistema OCB.

Confira aqui a mais recente edição!

Lideranças femininas gaúchas participam do Projeto Semeando Futuros

Lideranças femininas gaúchas participam do Projeto Semeando Futuros

Promover um processo de capacitação continuada e desenvolvimento de competências para formar lideranças femininas que atuem nas coops agropecuárias, com vistas à participação delas nas instâncias de tomada de decisão. Esse é o objetivo do projeto Semeando Futuros – gestão e liderança para mulheres cooperativistas, lançado em julho de 2021 e desenvolvido pelo Sistema OCB e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto reuniu cursos virtuais disponíveis na plataforma Capacitacoop e a primeira turma contou com a participação de 57 cooperadas que concluíram a capacitação em novembro de 2021. Com base no Planejamento Estratégico da OCB e com a perspectiva de melhorar a participação das mulheres no cooperativismo brasileiro, o projeto teve a participação de representantes de três cooperativas gaúchas: Fabiana Venzon, associada da Cotrijal; Gisele Bertoldo, associada da Camnpal e Kellen Guizzo Nichetti, associada da Vinícola Aurora e contou com o acompanhamento da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila.

Para inspirar iniciativas como essa e muitas mulheres a seguirem a trajetória com o propósito da cooperação, o Sistema Ocergs divulga em suas redes sociais, durante o mês de janeiro, vídeos com depoimentos de cada uma das participantes do Rio Grande do Sul. Nossas lideranças falarão sobre o quanto o Semeando Futuros impactou na vida de cada uma, quais as adversidades enfrentadas e superadas e o quanto as mulheres podem e devem assumir seu protagonismo para melhorar os negócios das cooperativas das quais fazem parte.

Sobre o curso

A carga horária obrigatória de 70 horas foi oferecida no período de cinco meses e incluiu em seu conteúdo módulos que abordaram boas práticas de gestão e governança; liderança; inovação, educação financeira, além de diálogos inspiradores e intercâmbios com lideranças de diversas coops. Confira os módulos apresentados:

•       Módulo 1. Cooperativismo;

•       Módulo 2. Boas práticas de gestão e governança cooperativa;

•       Módulo 3. Liderança feminina em cooperativas;

•       Módulo 4: Políticas públicas de apoio à agricultura familiar e mercados;

•       Módulo 5: Inovação;

•       Módulo 6: Educação financeira (gestão de finanças pessoais);

•       Módulo 7: Seminário de encerramento.

Acompanhe os vídeos no Facebook e compartilhe!

Sistema Ocergs realiza 181 devolutivas em 2021

Sistema Ocergs realiza 181 devolutivas em 2021

O Sistema Ocergs, em conjunto com Federações, realizou no ano de 2021 um total de 181 devolutivas, contemplando 154 cooperativas gaúchas. Ao todo, foram realizadas 56 devolutivas do Eixo Desempenho, que integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade. Já nos Eixos Gestão e Governança foram realizadas 125 devolutivas do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o que representa um crescimento de 16,82% em relação a 2020.

Entenda o que são as devolutivas

Mas afinal, o que são as devolutivas realizadas pelo Sistema Ocergs? Para compreender melhor em que contexto elas ocorrem, antes é importante conhecer mais sobre o modelo de atuação do Sescoop, que considera o desenvolvimento das pessoas (desenvolvimento humano), por meio da redução dos gaps de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas (desenvolvimento organizacional). Em outras palavras, as pessoas são colocadas em primeiro plano, recebem capacitações, treinamentos e acompanhamento para o seu desenvolvimento, sempre com um olhar atento para dirimir as lacunas existentes no âmbito do desenvolvimento da cooperativa.

Modelo de Atuação do Sescoop

Diagnósticos

De que forma são identificadas essas lacunas de competências que a cooperativa precisa evoluir para se desenvolver? É justamente aqui que entram os diagnósticos elaborados pelo Sistema Ocergs, que geram informações e conhecimento sobre o ambiente interno das cooperativas. Esse conhecimento, aliado à análise de condições do ambiente externo, é fundamental para a aplicação de soluções que promovem o desenvolvimento humano, levando ao posterior desenvolvimento organizacional das cooperativas.

Eixos de Atuação do Sescoop/RS

Agora que você já entende como funciona o Modelo de Atuação do Sescoop, é importante saber que o Sescoop Nacional possui uma diretriz que dá ênfase em ações prioritárias para a promoção da cultura cooperativista e do aperfeiçoamento da gestão das cooperativas. Esses temas e ações constituem justamente os quatro eixos de atuação do Sescoop.

Eixos de Atuação do Sescoop

Eixo Desempenho

O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro permite consolidar as demonstrações financeiras e sociais das cooperativas. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados. Isso facilita o processo de tomada de decisões e aumenta ainda mais a transparência do cooperativismo.

E os pontos fortes gerados a partir desse eixo de atuação não param por aí não! Dentre as vantagens, a cooperativa tem acesso a análise de resultados com base em padrões de referência de desempenho; pesquisa de mercado (benchmarking) para comparar o seu desempenho com o setor; prestação de contas aos associados; apoio no trabalho de monitoramento das contas da cooperativa pelo Conselho Fiscal, pela auditoria interna e também pelo Conselho de Administração; e identificação de oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.

Indicadores, resultados econômicos, matriz de risco e muito mais!

Se ainda não está convencido por que sua cooperativa deve aderir ao Eixo Desempenho, aqui relacionamos alguns motivos: indicadores, nível na matriz de risco, resultados econômicos, evolução nominal e comparativo com a média de setores e outras coops, endividamento e liquidez corrente, composição dos ativos, imobilização dos recursos próprios, capacidade de pagamento, tesouraria, análise de pontos fortes e pontos de atenção. Tudo isso e muito mais é apresentado em uma devolutiva organizada pelo Sistema Ocergs, com acompanhamento de economistas e profissionais com conhecimento de mercado e do cooperativismo. A apresentação pode ser presencial ou online e traz um panorama completo do momento econômico-financeiro atual da cooperativa, bem como uma análise ampla de setores e um comparativo importante com outras cooperativas do mesmo ramo.

Caso você tenha chegado até aqui é porque realmente considera interessante o que te contamos! Mas e agora, o que fazer para que minha coop participe do Eixo Desempenho? É muito simples, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). Mas não se preocupe, se ficar com alguma dúvida ou precisar de um acompanhamento você pode entrar em contato com a nossa equipe técnica:

Cássio Triches

E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (51) 3323-0074

Valeska Ilha

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Telefone: (51) 3323-0037

Eixos Gestão e Governança

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) já é bastante conhecido no mundo cooperativista. É a partir desses eixos de atuação e do preenchimento dos questionários do PDGC que a cooperativa se habilita a participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que em sua última edição premiou 5 coops gaúchas.

O PDGC tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas de governança e de gestão pelas cooperativas. O Programa é aplicado por meio de instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão das cooperativas.

E da mesma forma que no Eixo Desempenho, as vantagens e os pontos fortes para a cooperativa que adere ao PDGC são muitos. A participação no programa auxilia no crescimento do nível de maturidade da gestão e governança e gera feedbacks com boas práticas de gestão e governança a serem adotadas. Aqui são identificadas oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.

Em uma devolutiva dos Eixos Gestão e Governança, a equipe técnica do Sistema Ocergs entrega o desempenho global das cooperativas através de um relatório com critérios importantes para a mesma. Por exemplo, no panorama da Gestão são apresentados oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Já no panorama da Governança só sete os critérios apresentados: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês e Auditorias, e Resultados.

Agora imagina ter acesso a um diagnóstico completo com todos esses critérios, e ainda ter um comparativo com o panorama do ramo e das cooperativas de determinado setor. Se a sua coop ainda não faz parte desse programa, está aqui a oportunidade de acessar gratuitamente todo esse diagnóstico. Para isso, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). E mais uma vez, se bater aquela dúvida temos a solução para te auxiliar. Em nossa unidade estadual você pode entrar em contato com o analista técnico, Guilherme Quadros, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (51) 3323-0088.

Eixo Identidade

Você sabia que o Sistema Ocergs oferece também a possibilidade de uma análise gratuita de conformidade da sua coop? Isso mesmo, o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) faz uma rodada de avaliações que revela o quanto a sua cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias e contábeis, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. E o que se ganha com isso? Quem não estiver em conformidade pode traçar um planejamento para melhorar. Quem já estiver com o dever de casa em dia pode se preparar para alçar voos cada vez maiores.

Interessante destacar que para as coops que participam do PAGC também recebem uma devolutiva presencial ou online, com análise de conformidade do estatuto social, dos registros de matrícula, da Assembleia Geral, dos registros dos Conselhos de Administração e Fiscal, e da regularidades dos fundos. Todos esses quesitos recebem um percentual a partir de um instrumento de avaliação, que ao final gera o que chamamos de Índice Geral de Conformidade Cooperativista (IGCC), que basicamente consiste numa média ponderada desses critérios analisados.

Se você nos acompanhou até aqui, deve ter interessa em saber como sua coop pode receber esse diagnóstico. E a resposta é muito simples, basta entrar em contato com nossa analista técnica, Tatiana Francisco, pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou através do telefone (51) 3323-0015.

Devolutivas em 2021 nas coops gaúchas

Agora que você já sabe o que é uma devolutiva e todas as vantagens e diferenciais competitivos que a mesma oferece a sua coop, que tal saber como anda o panorama das devolutivas no cooperativismo gaúcho?

Mapa de abrangência das devolutivas realizadas nas cooperativas do Rio Grande do Sul

Em 2021, foram realizadas 56 devolutivas do Eixo Desempenho. Já nos Eixos Gestão e Governança foram realizadas 125 devolutivas do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o que representa um crescimento de 16,82% em relação a 2020. Confira alguns indicadores a seguir:

  • 27 regiões do Estado atendidas
  • 75 municípios
  • Mais de 2,7 milhões de associados impactados
  • 726 participantes nas devolutivas
  • 154 cooperativas
Marmita Coop doa mais de 3 mil quilos de alimentos para famílias carentes da capital

Marmita Coop doa mais de 3 mil quilos de alimentos para famílias carentes da capital

O cooperativismo carrega consigo o princípio do compromisso com a comunidade e tem entre seus valores a solidariedade. E para colocar em prática essa filosofia de atuação, um grupo de colaboradores do Sistema Ocergs criou em 2021 o projeto Marmita Coop, com o intuito de mobilizar o quadro de funcionários e a diretoria executiva e levar alimentos e marmitas para famílias carentes. Como resultado, o Marmita Coop alcançou a marca de 1.012 marmitas e 3.160,55 quilos de alimentos arrecadados.

As doações contemplaram a Associação Beneficente O Bom Samaritano (ABOBS) e famílias carentes da comunidade da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. A iniciativa integrou o Dia C e contou com a participação de cooperativas que se juntaram à causa.

Ações para crianças, cuidados com os pets e entretenimento

O projeto que iniciou com o objetivo de preparar marmitas e atender famílias em situação de vulnerabilidade social ganhou corpo e acabou incluindo outras ações durante o segundo semestre. Foram arrecadadas e doadas cestas básicas, rações para cachorros e gatos, brinquedos para as crianças e atividades de lazer e entretenimento para a comunidade.

A mobilização interna junto aos colaboradores teve até painel digital que marcou o avanço das doações no último semestre e ficou disponível no hall de entrada da entidade. Apelidado de Solidômetro, o painel serviu como estímulo de engajamento aos funcionários, pois a cada contagem das doações ele chegava mais próximo da meta, estipulada em uma tonelada de alimentos no início da campanha de endomarketing.

Apoio de cooperativas

A solidariedade e o compromisso social do projeto ganhou o reforço das cooperativas Cootravipa, Sicredi e da Fetrabalho, que contribuíram com doações e ajudaram no ganho de escala do Marmita Coop. A diretoria executiva do Sistema Ocergs apoiou a ação e a entidade dobrou as doações arrecadadas internamente pelo grupo de funcionários.

Dia C beneficia mais de 280 mil pessoas no Rio Grande do Sul em 2021

O Dia de Cooperar (Dia C) mobilizou 204 cooperativas e mais de 16 mil voluntários no Rio Grande do Sul. E o resultado do programa se reflete na marca de 280.122 beneficiários no Estado, com destaque para as 208 iniciativas realizadas pelas coops no atendimento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) - Erradicar a Fome.

A insegurança alimentar inclusive foi tema de estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Os resultados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil mostram que nos três meses anteriores à coleta de dados, menos da metade dos domicílios brasileiros (44,8%) tinha seus moradores em segurança alimentar. Dos demais, 55,2% que se encontravam em insegurança alimentar, 9% conviviam com a fome, ou seja, estavam em situação de insegurança alimentar grave, sendo pior essa condição nos domicílios de área rural (12%).

Na luta contra a erradicação da fome

O combate à fome esteve a todo momento entre os principais motes do programa Dia C. Motivos para isso não faltam, pois em 2021, segundo levantamento da Rede Penssan, do total de 211,7 milhões de brasileiros, 116,8 milhões conviviam com algum grau de insegurança alimentar e, desses, 43,4 milhões não tinham alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões de brasileiros enfrentavam a fome. 

O Dia C 2021 contabilizou 382 iniciativas e beneficiou pessoas de 215 municípios do Rio Grande do Sul. Além do ODS 2, as ações voluntárias promovidas pelas cooperativas e entidades parceiras tiveram como foco dirimir outras dificuldades impostas pela Covid-19. O ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, com 89 iniciativas, e o ODS 1 - Erradicação da Pobreza, com 46 ações, reforçaram o trabalho desenvolvido pelos voluntários durante o ano.

Confira a seguir números do Dia C no Rio Grande do Sul em 2021:

Iniciativas382
Beneficiários280.122
Voluntários16.377
Cooperativas204
Municípios215

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos em 2021:

ODSIniciativas
146
2208
389
44
82
101
116
1222
131
152
171

Crédito da foto: Divulgação Sicredi

Cooperativas de Crédito pretendem abrir 1.300 agências em 2022

Cooperativas de Crédito pretendem abrir 1.300 agências em 2022

Enquanto os maiores bancos do país já fecharam cerca de 2 mil unidades desde o início da pandemia, as cooperativas financeiras pretendem expandir o atendimento presencial. Para moradores de quase 600 municípios do país, elas serão única forma de inclusão bancária.

Na contramão dos maiores bancos do país — que já fecharam 2.080 agências desde o início da pandemia —, as cooperativas de crédito pretendem expandir o atendimento à população. Pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) aponta que o segmento deve abrir 1,3 mil novas agências de assistência aos brasileiros até o final de 2022, o que deve consolidar as cooperativas como a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A projeção é de que a rede de cooperativas de crédito chegue a 8.800 pontos de atendimento em todo o País. Em 600 municípios, o segmento será a única forma de inclusão e acesso dos moradores aos serviços bancários. Segundo João Carlos Spenthof, presidente do FGCoop, a expansão das cooperativas é importante para a retomada da economia no período de pós-pandemia de covid-19.

“Há grandes oportunidades detectadas. Existe um plano de expansão de todas as cooperativas. Queremos mostrar à sociedade o quanto as cooperativas pretendem contribuir para o desenvolvimento econômico e social, e estar presentes em todas as regiões do Brasil”, destaca.

Spenthof afirma que agências devem ser abertas também em grandes cidades e capitais. "Em bairros periféricos, por exemplo, os grandes bancos não têm interesse. Como as cooperativas não visam lucro, vemos novas oportunidades porque temos taxas e tarifas mais justas", diz.

Spenthof afirma que a projeção é que o setor cresça acima de 30% no próximo ano, tanto na carteira de crédito quanto em contas de depósitos.

Emprego
Cada unidade aberta gera, em média, 10 empregos diretos, entre atendentes, caixas e gerentes. Isso significa que a inauguração de 1,3 mil agências deve gerar cerca de 13 mil postos de trabalho. Atualmente, as cooperativas de crédito são responsáveis por 71,7 mil empregos diretos. No entanto, Spenthof ressalta que o impacto gerado pela expansão do cooperativismo de crédito será ainda maior.

“Mais do que empregos diretos, as cooperativas de crédito geram também muitos empregos através dos empréstimos ou financiamentos que concedem aos seus associados e à comunidade. Com esses empréstimos se gera produção, produção gera riqueza, e a riqueza gera empregos. Todas essas ações levam a um desenvolvimento maior das regiões onde as cooperativas estão presentes”, afirma.

Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que a cada R$ 35,8 mil emprestados por essas instituições, uma vaga de emprego é criada. Além disso, cada R$ 1 de crédito concedido gera R$ 2,45 na economia.

Expansão
De acordo com o Banco Central, 2.427 cidades brasileiras não tinham agência bancária em agosto de 2021, o que representa 43,4% dos municípios. Desde o início da pandemia de covid-19, o número de municípios desassistidos pelos bancos cresceu. Diante deste cenário, as cooperativas de crédito ganham destaque, pois permitem que a população dessas cidades tenha acesso aos seus produtos e serviços financeiros, como conta corrente, poupança, cartão de crédito e financiamentos.

A presença dessas instituições se faz ainda mais importante nas regiões mais pobres do país, como o Norte e o Nordeste. De acordo com o FGCoop, essas regiões vão presenciar a expansão das cooperativas em 2022. No Norte, o estudo aponta uma intenção de abertura de 349 unidades. No Nordeste, esse número deve chegar a 240 pontos de atendimento.

O Sicoob Pernambuco é um dos sistemas cooperativos que pretende aumentar a rede de atendimento. Segundo Aline Robéria, gerente da regional do Sertão, a projeção é que 12 novas unidades sejam abertas nos municípios que estão sob sua área de atuação.

O município de Prata, no Cariri Ocidental da Paraíba, é uma das cidades atendidas pelo Sicoob Pernambuco. É por meio da cooperativa que os moradores locais têm acesso aos serviços financeiros, já que não há agências bancárias na cidade, explica Aline. “A gente tem um fator que eu considero muito relevante: a nossa forma de atuação. Por sermos a única instituição financeira, por ser uma cidade pequena e por ter o que a gente tanto preza, que é a questão do relacionamento, eu diria que a população tem uma certa afeição pela cooperativa”, afirma.

Embora Prata tenha menos de 4,3 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a assistência à população é ampla, garante a gerente. O público-alvo do serviço inclui os funcionários públicos, os comerciantes e, também, os pequenos produtores rurais do município. A presença da cooperativa, diz Aline, movimenta a economia local. “A gente aplica, hoje, na cidade de Prata, quase R$ 3,5 milhões em operações de crédito”, informa.

Dados da própria instituição apontam que são 1.115 associados, o que significa 26% da população da cidade. Quando se leva em conta a população economicamente ativa, o percentual chega a 63%. Para ter acesso a essa carteira de serviços e produtos, é necessário ser sócio da cooperativa, o que é possível com apenas R$ 1.

José Damião é um dos associados da cooperativa. Com a crise econômica, o pequeno produtor rural precisou recorrer a uma linha de crédito junto à instituição. “Se não fosse esse financiamento, eu não teria escapado, estava morto. A crise é pesada. Foi uma mão na roda”, conta.

Com o financiamento, José Damião compra bois e, depois do tempo de engorda, vende o gado para abate. É daí que ele tira o dinheiro para manter os três filhos e pagar as parcelas do empréstimo. “Não sei nem como agradecer. Uso para sustento próprio e da minha família. Compro o gado e do lucro vou sobrevivendo. Eu pago e ainda sobra uma coisinha”, diz.

Digitalização
O maior número de unidades nos municípios é um alento para parte da população que ainda prefere o atendimento presencial ou que, pela baixa instrução educacional, tenha dificuldade para lidar com as soluções digitais, diz Aline. “Quando a gente chega em uma cidade que fica no interior, existe toda uma questão cultural. A gente não tem como direcionar um aposentado para que ele seja atendido através de um aplicativo. Então, a gente tem um público específico para ser atendido neste município. É toda uma questão cultural, que demanda a questão do relacionamento”, explica.

O olhar especial para o atendimento olho no olho, porém, não deixará a oferta tecnológica dos produtos e serviços em segundo plano, garante Spenthof. O segredo é equilíbrio. “Apostamos em um crescimento “fisital” (físico + digital) da estrutura de atendimento ao cooperado. Uma estratégia benéfica tanto para as pessoas que buscam a comodidade de resolver seus problemas financeiros em qualquer hora e lugar, com total autonomia, quanto quem gosta de contar com uma opinião especializada na hora de tomar decisões que envolvam dinheiro”, conclui.

Cooperativas
A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela união de pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados.

A proximidade física com o cliente faz parte da estratégia de negócio do cooperativismo. No sistema, os associados são ao mesmo tempo donos e usuários da instituição, com participação na gestão e com usufruto de seus produtos e serviços.

De acordo com dados do Banco Central, o setor é formado 863 cooperativas de crédito em todo o país e por 11,9 milhões de associados.

Em 2020, a carteira de crédito do setor cresceu 35% (em relação a 2019) e alcançou R$ 231,2 bilhões.

Fonte: mundocoop.com.br (com FolhaPress).

Destaques da atualização regulatória global juntam clima e finanças

Destaques da atualização regulatória global juntam clima e finanças

As finanças sustentáveis ​​se tornarão uma área de foco crescente para os reguladores de nível nacional em todo o mundo este ano, à medida que as instituições financeiras expandem os investimentos em empréstimos de energia limpa e outros produtos ecologicamente corretos.

Esse é um dos principais desenvolvimentos que a equipe de advocacia internacional do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) estará observando, conforme descrito em sua Atualização Regulatória Global de 2022 para Cooperativas de Crédito e Cooperativas Financeiras .

“As finanças sustentáveis ​​transformarão o cenário regulatório para as cooperativas de crédito em muitas frentes, incluindo investimentos, governança, divulgações, relatórios e produtos. As cooperativas de crédito estão bem posicionadas para demonstrar seu valor dentro das considerações sociais, devido ao seu modelo único, que apoia as comunidades locais”, disse Panya Monford, Conselheira Geral Adjunta de Advocacia Internacional da WOCCU.

A maior inclusão financeira possibilitada por meio de orientações de órgãos normatizadores internacionais que enfatizam a importância do tratamento regulatório proporcional para as cooperativas de crédito também é um foco importante para 2022.

“A proporcionalidade continua sendo uma prioridade para o Conselho Mundial e é necessária para a adequação das regulamentações ao tamanho, risco e complexidade da instituição. Devem ser adotadas regras que reflitam a natureza única do modelo cooperativo da cooperativa de crédito. Elas precisam refletir a importância sistémica, a atividade transfronteiriça (ou falta dela) e, de forma mais geral, os riscos a que estão expostos. ou agravar a exclusão financeira”, disse Monford.

A Atualização Regulatória Global do Conselho Mundial é lançada anualmente para ajudar as cooperativas de crédito e cooperativas financeiras a se prepararem para os problemas de conformidade com maior probabilidade de afetá-los no próximo ano. A nova edição também abrange várias outras questões regulatórias importantes que afetam as cooperativas de crédito em todo o mundo, incluindo:

Anti-Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (AML/CFT).

Pagamentos.

Digitalização/Cibersegurança/Criptomoeda.

Você pode ler toda a edição de 2022 da Atualização Regulatória Global do Conselho Mundial clicando aqui 

Fonte: WOCCU

Cooperativa lança plano de suporte à produtores de leite com foco no desenvolvimento da cadeia leiteira

Cooperativa lança plano de suporte à produtores de leite com foco no desenvolvimento da cadeia leiteira

O período de estiagem vem gerando sérias dificuldades ao agronegócio gaúcho. O problema desta, que já é considerada, a pior seca das últimas duas décadas, é que foi precedida de outra estiagem no ano passado. Um dos setores que mais vem sofrendo com esse cenário é a atividade leiteira.

O calor pode impactar em queda da produtividade e a falta de chuvas pode comprometer a produção de alimentos. Quando não conseguem colher grãos, para suplemento nutricional do rebanho, os produtores acabam tendo que buscar insumos no mercado. Já produtores que conseguem armazenar alguma quantidade de forragem em forma de silagem, terminam colhendo muito menos. Essa forragem, devido à falta de chuvas, apresenta baixo desenvolvimento e um valor nutricional muito baixo. Concomitantemente, muitos produtores realizaram investimentos na atividade e precisam saldar compromissos financeiros. Todo este contexto reflete no aumento dos custos de produção e desafia a cadeia produtiva.

Programa remunera por investimentos no bem-estar animal, qualidade da matéria-prima e fidelidade do associado

A Cooperativa Languiru vem monitorando essa realidade e atuando para amenizar os efeitos deste cenário. Na atividade leiteira o produtor necessita lidar com muitas variáveis, sobremaneira que, acaba ficando mais suscetível aos impactos do clima. Além do aumento dos custos de produção, existe a preocupação com o bem-estar dos animais e a manutenção dos produtores na atividade. Sendo assim, com o intuito de ampliar o sistema de remuneração dos seus associados, a Cooperativa está criando o Programa Pró-Leite Languiru.

O projeto insere uma série de novos indicadores à remuneração do produtor e soma-se aos já existentes. O primeiro bônus foi pago na primeira quinzena de janeiro, retroativo, ao leite entregue no mês de dezembro do ano passado. Cada quesito tem faixas de alcance, conforme o grau de desenvolvimento do produtor. Alcançando a maior faixa de desempenho em cada aspecto, o produtor pode subir em até 15%, o valor médio que vem recebendo pelo litro de leite.

As faixas de remuneração envolvem diferentes aspectos vinculados ao contexto da atividade leiteira. Um dos destaques é a bonificação por investimentos no bem-estar do rebanho como a instalação de aspersores e ventiladores. Para completar, acrescente os bônus por implementação dos sistemas free stahl e compost barn.

Não menos importante, outro elemento fundamental, são as bonificações por qualidade da matéria-prima. O programa contempla indicadores como ordenha canalizada e robotizada até a certificação por Boas Práticas de Fazenda (BPF). A fidelidade do associado é reconhecida pelo programa, por meio de bonificações, pela compra de insumos em unidades da Cooperativa. Inclusive, o programa mostra engajamento em causas ambientais, oferecendo bônus pela proteção de fontes da água.

O programa também apresenta um bônus de relevante caráter social e inclusivo. Associados que produzem até 500 litros de leite por dia, com o intuito de estimular o crescimento destes pequenos produtores, receberão um bônus diferenciado

Tradição em pagar por qualidade

Na Languiru, não é novidade, remunerar produtores de forma alternativa, daquela usual do mercado. A maioria das empresas do segmento estabelecem um preço fixo por litro de leite e remuneram somente por quantidade. A Cooperativa, por outro lado, estabelece critérios que remuneram o produtor, com base em diversos indicadores. Esse conjunto de aspectos se soma ao valor base pago pelo litro de leite.

Por exemplo, alguns indicadores que já garantem bônus extras aos produtores, são os teores de proteína e gordura do leite. Da mesma forma, a Cooperativa já remunera pela Unidade Formadora de Colônias (UFC) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Lembrando que, no surgimento das primeiras consequências da estiagem, a Cooperativa já havia fornecido rações a preço de custo para os associados.

Lançamento oficial para a imprensa regional

Na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, ocorreu o lançamento oficial do Programa Pró-Leite Languiru. O evento foi direcionado para a imprensa e transcorreu no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru. O encontro contou com as presenças de diretores de veículos de comunicação, radialistas e jornalistas da Região dos Vales. Por seguir os protocolos de prevenção à Covid, o número de convidados foi restrito.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, explicou as regras e normas do Pró-Leite Languiru. Salientou que o programa deve injetar em torno de R$ 800 mil por mês no campo. Observou que, na contramão do mercado, quando produtores de todas as regiões, notam dificuldades para se manter, os associados terão suporte na Cooperativa. “A nossa função, nesse momento, é oferecer amparo e mostrar que fases difíceis, não podem frear o ímpeto do investimento e profissionalização do produtor”, disse. Bayer também compartilhou alguns projetos que estão previstos para este ano, com destaque, a instalação de uma queijaria, junto a Indústria de Laticínios.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Sandro Herrmann, procurou valorizar o expressivo crescimento expressivo da Cooperativa. Mencionou os benefícios gerados, com essa expansão, para todo o setor primário. “Essa força e tamanho demonstram a importância da Languiru para a região e nosso Estado”, enalteceu. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia com extensão de base em Westfália, Liane Brackmann, também elogiou a iniciativa que busca dar apoio aos produtores de leite nas regiões de atuação da Cooperativa. “Diante das novas dificuldades geradas pela seca, também é importante estimular e ampliar os incentivos ao armazenamento de água e pastagens de inverno”, acrescentou.

Outra manifestação foi do secretário de Desenvolvimento Rural de Rio Pardo, Ramiro Rêgo, que esteve representando o prefeito Edivilson Brum. O secretário anunciou a instalação de uma unidade das lojas Agrocenter Languiru em Rio Pardo. No planejamento da unidade, já está contemplado, o acréscimo de uma unidade de recebimento de grãos, insumo essencial para as atividades da Cooperativa. “Por muito tempo, a cidade parou e não cresceu mais. Agora, surge a oportunidade de retomar esse crescimento e mudar a história do município“, apontou.

Durante a solenidade, também ocorreram manifestações do vice-presidente César Wilsmann e do integrante do Conselho de Administração, Fábio Secchi.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru

Unicred Região dos Vales doa notebooks para projeto voltado ao autismo

Unicred Região dos Vales doa notebooks para projeto voltado ao autismo

Sempre dedicada a colaborar com as comunidades em que está inserida, a Unicred Região dos Vales realizou uma ação para apoiar novamente o projeto Uma Sinfonia Diferente RS, que oferece musicoterapia para jovens e crianças com autismo. Depois de colaborar com o projeto no último ano, com a doação de instrumentos musicais, a cooperativa acaba de destinar dois notebooks para a instituição.

A entrega da doação foi realizada na sede da Unicred Região dos Vales e contou com a presença de seu Presidente, Paulo Luiz Rech, e da musicoterapeuta e coordenadora do projeto Uma Sinfonia Diferente RS, Graziela Pires. “Buscamos estar sempre próximos da nossa comunidade e de causas importantes em que acreditamos. Desta forma, é com muita alegria e otimismo que novamente colaboramos com este projeto tão bonito, voltado para um grupo que muito admiramos”, comenta Rech.

As inscrições para a quarta edição do projeto Uma Sinfonia Diferente RS foram abertas e encerradas em dezembro, nas modalidades presencial e online. Neste ano, a iniciativa também conta com o apoio do Natura Musical, edital de incentivo para projetos culturais, a partir da categoria de inclusão. Os pais que inscreverem seus filhos na modalidade online poderão participar de um sorteio, que vai destinar os notebooks para apoiar dois integrantes do projeto na aprendizagem remota.

Segundo Graziela, a doação vai colaborar muito com o projeto: “A Unicred Região dos Vales é uma importante incentivadora do nosso trabalho. Com esta nova doação, vamos poder colaborar com dois alunos que desejam participar do projeto na modalidade online, mas que não possuem o equipamento necessário”, finaliza. O sorteio dos dois notebooks deve ser feito no início do próximo ano, antes do começo das aulas da próxima edição do projeto.

Criado em 2015, em Brasília, pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpof, o Projeto Social Uma Sinfonia Diferente recebeu a primeira edição no Rio Grande do Sul em 2019 por meio de Graziela Pires, musicoterapeuta, cantora e compositora da banda 50 Tons de Pretas. O projeto tem como objetivo de promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo num ambiente favorável. Também realiza atendimento exclusivo aos pais e responsáveis dos autistas por meio de círculos de conversa e troca de experiências conduzidas por psicólogas e especialistas.

Sobre a Unicred Região dos Vales

A Unicred Região dos Vales é uma instituição cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente, com o propósito baseado na premissa da prosperidade, pois “Acreditamos que prosperar é um direito de todos”. A cooperativa possui área de atuação no Vale dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Paranhama e Litoral, em 58 munícipios, localizados em dez agências de negócios. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/regiaodosvales e @unicredregiaodosvales

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Região do vales

Cooperativas de Transporte do RS faturam R$ 640,5 milhões e ampliam frota de veículos

Cooperativas de Transporte do RS faturam R$ 640,5 milhões e ampliam frota de veículos

Um dos ramos que mais apresenta crescimento nos últimos anos, o Transporte segue a receita de sucesso. E a prova disso é que as cooperativas do setor cresceram no todo 15% e faturaram R$ 640,5 milhões, de acordo com a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020). Esses números refletem no investimento realizado na frota de veículos, ampliada em 8%, principalmente com a expansão de veículos semi-reboque e veículos utilitários leves.

As sobras apuradas pelas cooperativas do setor cresceram 61,1%, atingindo o valor de R$ 7,4 milhões. A solidez do ramo pode ser evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que alcançou R$ 62,3 milhões de reais, o que representa crescimento de 14,6%.

O conjunto de recursos financeiros e econômicos administrados pelas coops gaúchas de Transporte - os ativos - alcançaram R$ 125,6 milhões, um incremento de 14,8%.

Números do Ramo no Rio Grande do Sul

9.658 associados

330 empregados

81 cooperativas

31 cooperativas operam no transporte internacional de cargas nos países do Mercosul e Chile

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

Quer saber mais sobre o ramo Transporte, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.

Certel expõe projeto eólico aos poderes Executivo e Legislativo de Westfália

Certel expõe projeto eólico aos poderes Executivo e Legislativo de Westfália

A Certel esteve reunida recentemente com os Poderes Executivo e Legislativo do município de Westfália, com o objetivo de detalhar o Projeto Eólico Harmonia, iniciado em outubro e que visa medir as condições do vento para gerar energia elétrica. O estudo está sendo realizado através de uma torre com 120 metros de altura, numa região que engloba os municípios de Westfália, Teutônia e Imigrante. Caso as condições sejam favoráveis, a Certel pretende implantar um parque eólico com geração de 40 megawatts, o que atenderia aproximadamente 40% da potência demandada pelos seus associados atualmente.

O diretor de geração, comercialização e mercado de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, esteve acompanhado por gestores e colaboradores da Cooperativa, e observa a importância desse contato com as lideranças de Westfália. Conforme ele, a Certel tem na sua missão e está se consolidando cada vez mais como a cooperativa de energia dos seus associados, direcionando foco total em energias sustentáveis. “Além de investir em pequenas centrais hidrelétricas, a Certel vem abrindo leque para as demais fontes limpas e renováveis, e se alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo os quais, devemos buscar energia limpa e acessível para todos. Já estamos trabalhando a fonte solar, com dois projetos executados e mais uma opção que será apresentada em breve aos associados, e agora iniciamos os testes para gerar energia através do vento”, relata.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, classifica o projeto como de suma importância, comparando-o com uma semente que está sendo plantada e que trará bons frutos para toda região. “Será um grande marco para Westfália, pois haverá um importante retorno de impostos e também poderemos incrementar o turismo no município. Tudo que tivermos de fazer para viabilizar esse projeto será feito, até porque energia limpa é algo vital para todos. A facilidade de comunicação, o jeito simples de explicar todos os pontos e a competência da Certel também nos deixam muito motivados para a concretização dessa iniciativa”, assinala.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Gaspar Herbert, a região que está sendo estudada apresenta grande potencial para a implantação de aerogeradores, pois conta com bastante vento e uma temperatura 5º C menor do que na planície do município. “Estamos muito felizes com essa possibilidade, pois, além de gerar energia para a nossa cooperativa, também colocará o nome de Westfália no cenário do turismo estadual, assim como está acontecendo com Encantado, que está recebendo o Cristo Protetor. O trabalho da Certel é diferenciado, e só podemos nos sentir felizes e orgulhosos pelo projeto. Torcemos muito para que dê tudo certo”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel

Sicoob lança filme com foco em sustentabilidade

Sicoob lança filme com foco em sustentabilidade

Para comemorar a chegada do Ano Novo, quando a emoção da virada, a gratidão por mais um ano e a expectativa do futuro tomam conta da população, o Sicoob produziu um material audiovisual realizado para divulgar o Relatório de Sustentabilidade, um projeto  que destaca todas as ações referentes ao tema e executadas pelo Sistema, Brasil afora.

Lançado em dezembro de 2021, o filme foi ao ar primeiramente nas redes sociais. No vídeo, o “relatório-poema” traduz o sentimento contido nos números conquistados pelo Sicoob. A decisão de passar essa mensagem com a produção de um filme se deu pelas possibilidades do formato audiovisual de mobilizar emocionalmente e trazer mais significado ao conteúdo por meio da linguagem poética. Assim, a escritora e poetisa Ryane Leão ficou a cargo da voz e cocriação do filme.

Assista o vídeo completo: Aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos da Sicoob

Cooperativas ampliam distribuição de energia solar no Rio Grande do Sul

Cooperativas ampliam distribuição de energia solar no Rio Grande do Sul

A energia solar no Brasil tem crescido de forma constante nos últimos anos, tendo a seu favor diversos benefícios econômicos e ambientais que estão ajudando a impulsionar o crescimento desta fonte de energia renovável. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as cooperativas de Infraestrutura do Rio Grande do Sul ampliaram em 51,2% a potência instalada através de Centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFV), alcançando em 2021 a marca de 40.037,58 quilowatts (kW).

Além do crescimento na potência, as coops também registraram incremento na quantidade de gerações distribuídas (GDs), atingindo 3.445, o que representa um crescimento de 58,6%. Com a evolução do número de GDs, a quantidade de unidades consumidoras que receberam créditos também ampliou, chegando a 4.464, o que evidencia um crescimento de 59,91%.

Alcance ampliado

A quantidade de municípios gaúchos com geração distribuída passou de 214 para 245. De acordo com o engenheiro eletricista da Caal, Átila Poll Menezes, a potência instalada permite atender cerca de 189 mil famílias, dependendo do perfil de consumo dessa carga.

A fonte solar fotovoltaica está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 - Energia Acessível e Limpa, que visa garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Abolsar), o Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 13 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, pouco menos do que a capacidade instalada da Usina de Itaipu (14 GW). O número inclui tanto as grandes usinas solares quanto os sistemas de médio e pequeno portes, que são instalados em telhados, fachadas e terrenos de casas ou empresas. De acordo com a entidade, desde 2012, a fonte solar trouxe ao Brasil mais de R$ 66,3 bilhões em investimento, R$ 17,1 bilhões em impostos e mais de 390 mil empregos. Também evitou a emissão de 14,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Entre os agentes, 12 cooperativas aparecem no relatório da Aneel: Celetro, Cerfox, Ceriluz, Cermissões, Certaja, Certel, Certhil, Cooperluz, Coopernorte, Coprel, Creluz-D e Creral. Para conferir os indicadores em tempo real, acesse aqui a visualização de dados da Aneel.

Sessão de encerramento do Congresso Mundial de Cooperativas destaca soluções cooperativas para os desafios da humanidade

Sessão de encerramento do Congresso Mundial de Cooperativas destaca soluções cooperativas para os desafios da humanidade

A sessão de encerramento do Congresso Mundial de Cooperativas ocorreu virtualmente em 29 de dezembro de 2021.

A sessão resumiu as principais questões levantadas no Congresso, que reuniu mais de 1.500 participantes online e presencialmente em Seul para discutir formas de aprofundar a identidade cooperativa.

Ann Hoyt, presidente do Grupo Cooperativa de Saúde do Centro-Sul de Wisconsin, EUA, destacou temas recorrentes como a criação de uma cadeia de valor ética, aumentando a inclusão em todas as cooperativas, desenvolvendo educação culturalmente relevante e a formação sobre a identidade cooperativa, usando novas tecnologias para aumentar a participação dos membros, desenvolver métricas que medem os impactos tangíveis e intangíveis das cooperativas nas principais crises mundiais, construindo uma base de capital mais forte e novos recursos de financiamento por meio de parcerias e o aumento da cooperação entre cooperativas entre setores e fronteiras nacionais.

"Todos esses temas são consistentes com o compromisso de quase 100 anos da ICA em promover a paz. Isso não significa apenas acabar com a violência, mas também criar comunidades de cooperação e integração, reconciliação e igualdade. Em suma, houve um senso de urgência em todo o Congresso. Para citar um de nossos palestrantes: "O tempo para falar acabou. O tempo para a ação é agora. E para citar um professor sábio: 'Eu gostaria que pudéssemos aprender a amar menos a nós mesmos e ao futuro de nossos filhos'", disse ela.

Martin Lowery, presidente da força-tarefa do Congresso e do comitê de identidade do ICA, e membro do Conselho do ICA dos EUA, disse que o Congresso marcou o início de uma conversa que continuaria.

"Este é o início de um diálogo, que continuará em torno da afirmação da identidade cooperativa, o que naturalmente inclui a definição de uma cooperativa, os princípios cooperativos e os valores cooperativos, todos os quais eu acho que foram integrados de forma única nas respostas que você deu às perguntas que se apresentaram.

"Esta é uma oportunidade contínua. É uma jornada, e essa jornada continuará, é claro que documentaremos o processo, e teremos arquivos."

Isso levará ao diálogo contínuo tanto em torno da declaração sobre a identidade cooperativa, acrescentou, quanto à discussão de oportunidades importantes, tanto dentro dos setores quanto entre setores.

"E finalmente deixe-me dizer que, como um de nossos jovens cooperadores apaixonados disse nesta reunião, 'o melhor ainda está por vir'", disse ele.

O diretor-geral do ICA, Bruno Roelants, disse que as 24 sessões temáticas deste Congresso foram uma oportunidade única para "aprofundar nossa identidade cooperativa e analisar essa identidade cooperativa de uma variedade de ângulos diferentes".

Ele agradeceu aos anfitriões coreanos, aos patrocinadores do Congresso, aos funcionários do ICA e aos funcionários do governo que participaram do evento.

O Congresso contou com 130 painelistas, 58 facilitadores e 53 relatores. A plataforma online do Congresso estará acessível a todos os participantes do congresso até 18 de fevereiro de 2022. Quem não se cadastrou ainda pode fazê-lo para acessar a plataforma online aqui.

Yolanda Diaz Perez, segunda vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho e Economia Social do Governo da Espanha, também falou no evento de encerramento.

Ela disse que o Congresso tem sido uma grande oportunidade para debater a identidade cooperativa, bem como refletir sobre como o movimento cooperativo deve enfrentar os desafios da humanidade, com base em seus valores éticos.

"É urgente marcar o terreno e reivindicar, sob o princípio do interesse pelo bem comum, o protagonismo na defesa da governança participativa, do emprego de qualidade e do respeito ao meio ambiente." Uma imagem moderna e comprometida ajudará o movimento a se conectar com as pessoas mais jovens, acrescentou ela, para que eles o considerem como uma alternativa, um empreendimento coletivo. "Convido você a fazer todas essas pequenas coisas que nos permitem sonhar grande", acrescentou ela.

A sessão também ouviu de Oh Byung-kwon, governador interino da província de Gyeongyi, República da Coreia, e Cho Wan-seok, Presidente da Coreia Cooperativa solidária.

Cho Wan-seok disse que o Congresso tinha sido uma oportunidade de mostrar que pessoas de diferentes países, de diferentes idades, já compartilhavam uma identidade cooperativa.

Oh Byung-kwon agradeceu aos organizadores do Congresso por "fazer do evento um sucesso apesar das circunstâncias difíceis" e disse que a província de Gyeonggi criaria as condições certas para que as cooperativas e a economia social prosperassem, com base nas discussões realizadas no Congresso.

Concluindo a sessão, o presidente do ICA, Ariel Guarco, explicou que todas as ideias e propostas geradas durante o Congresso e os eventos pré-Congresso seriam trabalhadas por um grupo consultivo liderado por Alexandra Wilson.

"Devemos estar muito orgulhosos do que temos avançado aqui. Como dissemos, são tempos históricos", disse ele, incentivando os colaboradores a continuar a construir um mundo mais justo, mais carinhoso, mais inclusivo, mais democrático e melhor.

"A partir de nossa Identidade Cooperativa, cumprindo o nosso sétimo princípio, que hoje nos compromete com a sustentabilidade global, vamos dizer ao mundo, com mais força do que nunca, com mais convicção, que temos o modelo empresarial mais adequado para um desenvolvimento que não deixa ninguém para trás e permite que todas as pessoas vivam com dignidade, onde quer que eles escolham viver.

"Para isso, vamos continuar a colocar em ação nossos valores, nossos princípios e sentir orgulho de nossa Identidade. Amigos cooperativos, vamos seguir em frente, construindo juntos um mundo mais justo, mais solidário, mais inclusivo, mais democrático, aquele mundo melhor que todos queremos, aquele mundo melhor que todos merecemos!", concluiu.

Aplicativo Clube Mais Coagrisol garante praticidade no momento das compras

Aplicativo Clube Mais Coagrisol garante praticidade no momento das compras

Realidade desde o final de 2021, o Clube Mais Coagrisol segue garantindo praticidade e facilidade aos clientes no momento de suas compras. O download do APP deve ser realizado através da loja de aplicativos play store ou app store do seu smatponhe. Após isso, basta aproveitar a infinidade de novidades disponíveis, entre elas: receber diariamente as promoções e ofertas, ter acesso a cupons de descontos, participar de sorteios exclusivos e ainda poder visualizar seu histórico de compras.

Segundo Cynthia Gradaschi Corrêa, Diretora de Varejo da Coagrisol, “é importante que no momento da compra em nossas unidades, os clientes informem o seu CPF. Desta maneira, conseguimos, através do Clube Mais Coagrisol, identificar seu perfil de consumo e assim oferecer ações personalizadas, se acordo com suas preferências”, enfatiza.

Ela finaliza destacando que está é mais uma facilidade que a Coagrisol oferece aos seus clientes. “Estamos sempre atentos as novidades do mercado, e o Clube Mais Coagrisol vem para agregar sua experiência na hora das compras. É simples, rápido e fácil, baixe e venha aproveitar todos os recursos disponíveis", conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol

Coops são a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 municípios gaúchos

Coops são a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 municípios gaúchos

A expansão do sistema financeiro e de crédito é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, as instituições financeiras cooperativas atuam como instrumento de inclusão financeira e social, sendo a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 munícipios gaúchos.

As coops estão presentes em municípios mais pobres e isolados, com prevalência de população rural, onde nenhuma outra instituição financeira possui rede de atendimento. De acordo com os dados do Banco Central (data-base novembro de 2021), as cooperativas de Crédito possuem postos de atendimento em 475 municípios do Estado, o que representa mais de 95% do total de cidades.

Mais empregos, renda e desenvolvimento

Os empregos diretos cresceram 9,9% nas cooperativas gaúchas de Crédito em 2020. O desempenho positivo se reflete na expansão de postos de trabalho no ramo, que resultou em 1.074 novos empregos gerados, o que representa 29,16% dos 3.683 empregos novos criados pelas coops gaúchas no último ano.

No acumulado de 2020, as coops de Crédito registraram 11.920 empregos, o que representa um crescimento superior a 20% no período de 2015 a 2020. O resultado impacta diretamente no desempenho do cooperativismo gaúcho, que apresentou incremento de 5,7% nos empregos com carteira assinada no último ano.

Depósitos a prazo crescem 34%

O aumento dos depósitos a prazo no período de 2019 a 2020 demonstra a confiança dos associados no sistema cooperativista e amplia a credibilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Em 2020, os depósitos a prazo cresceram 34% e atingiram a marca de R$ 28,5 bilhões nas coops gaúchas.

Crescimento em associados

De acordo com o Panorama do SNCC 2020, divulgado recentemente pelo Banco Central, o percentual da população associada a cooperativas de Crédito aumentou em todas as regiões, alcançando 4,9% no País. Na região Sul, o incremento apresentado foi de 1,4%, atingindo 18,1%. Essa expansão foi impulsionada pelo aumento de associados a coops no Rio Grande do Sul, que em 2020 alcançou 2,1 milhões pessoas associadas, o que representa crescimento de 3,66%.

Indicadores de desempenho

As coops de Crédito registraram em 2020 faturamento superior a R$ 6,8 bilhões e R$ 1,4 bilhão nas sobras apuradas. O patrimônio líquido das cooperativas do ramo cresceu 13,6% e alcançou R$ 10,2 bilhões.  Em relação aos ativos, as cooperativas do setor registraram um acréscimo de 38,8%, atingindo a marca de R$ 69,6 bilhões.

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

Quer saber mais sobre o ramo Crédito, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.

Colaboradores do Sescoop/RS conquistam prêmio internacional de cooperativismo

Colaboradores do Sescoop/RS conquistam prêmio internacional de cooperativismo

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), de Portugal, anunciou na última quinta-feira (30/12/2021) os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021. Entre os vencedores desta edição, o destaque fica por conta da presença dos colaboradores do Sescoop/RS - Ana Martha Bülow e Leonardo Custodio Machado, que conquistaram a categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, com o artigo "Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN".

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais tenham se distinguido em domínios relevantes para a
Economia Social, contando com seis categorias e um Prêmio de Honra.

Em nota oficial divulgada pela CASES, a entidade informa que a cerimônia pública de entrega do Prêmio será realizada no primeiro trimestre de 2022, em formato e data a serem definidos. A relação completa dos vendedores está disponível neste link.

Sobre o artigo

A pesquisa tem como objetivo geral avaliar quantitativamente o potencial de bancarização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil e seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para esta verificação, utilizou-se como base de dados o cenário no mês de dezembro de 2019. O resultado final da amostra foi de 392 municípios sem agência, posto de atendimento comum ou eletrônico, distribuídos da seguinte forma: Região Norte (43), Nordeste (238), Centro-Oeste (23), Sudeste (75) e Sul (13). Confira a relação completa dos municípios nesse link.

O estudo pode ser acessado na íntegra na Coletânea de Trabalhos publicada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Sicoob Credicapital inaugura 13 agências em 2021 e projeta crescimento para 2022

O Sicoob Credicapital tem motivos de sobras para celebrar o ano de 2021. Com sede em Porto Alegre, a Cooperativa ampliou a sua rede de atendimento, com novas e modernas agências no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, foram 13 inaugurações. “O nosso plano de expansão é ainda maior para 2022. Estamos trabalhando para entregar mais 17 pontos de atendimento, entre agências e escritórios de negócios, reforçando o compromisso do Sicoob de ser uma das maiores redes de atendimento financeiro do Brasil, para receber nosso cooperado cada vez melhor, onde quer que ele esteja”, comenta o diretor de Mercado, Waldemar Paetzold.

A Cooperativa cresceu nesse último ano 34% em captação, 50% em oferta de crédito, 22% em número de cooperados e se aproximou da marca de R$ 1,3 bilhão em ativos. “Essa conquista foi possível porque o nosso cooperado confiou em nosso trabalho e esteve conosco durante todo o ano realizando suas movimentações financeiras”, destaca o diretor superintendente, Valdir Pacini.

Crescimento do quadro social

O Sicoob Credicapital encerra o ano com mais de 49 mil cooperados e um resultado histórico, que reflete a credibilidade e desenvolvimento da Cooperativa ao longo dos 20 anos de atuação. “Vivemos um ano marcado pelo crescimento. Ampliamos a oferta de crédito e a equipe de atendimento e suporte, chegando a 400 colaboradores. Tudo para oferecer ao nosso cooperado ainda mais qualidade e um atendimento diferenciado”, destaca o diretor Administrativo Financeiro, Leandro Kühl.

No dia 31 de dezembro de 2021, o Sicoob Credicapital retornou aos seus cooperados R$ 3,5 milhões por meio do pagamento dos juros ao capital social. Os valores serão depositados em conta capital e foram calculados com 100% de rendimento da taxa Selic, o valor máximo permitido por lei.

Para 2022, a Cooperativa se prepara para mais um salto de crescimento. “Seguimos conectando pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, e a participação do nosso cooperado é muito importante para que esse propósito seja colocado em prática”, finaliza o presidente do Conselho de Administração, Guido Bresolin Júnior.

Fonte: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos da Sicoob Credicapital

Instituições financeiras cooperativas são destaques entre as 200 maiores empresas brasileiras

Instituições financeiras cooperativas são destaques entre as 200 maiores empresas brasileiras

As instituições financeiras cooperativas Sicredi e Sicoob são destaques no anuário Valor Grandes Grupos, elaborado pelo jornal Valor Econômico, que apresenta a análise das 200 principais companhias em atividade no País.

Na edição 2021, publicada em dezembro, o Sicoob aparece no 66º lugar. O Sicredi subiu uma posição em relação a 2020 e figura na 68ª colocação geral, considerando todas as empresas listadas. Entre as 20 maiores companhias da área de finanças, a instituição ficou em 12º lugar. Outros marcos foram o 9º lugar entre os 20 maiores em Lucro Líquido e também entre os 20 melhores em Patrimônio Líquido; e a 12ª posição em Rentabilidade Patrimonial.

Neste ano, o Valor Grandes Grupos, que considera as demonstrações financeiras combinadas, completa duas décadas de existência. O anuário traz organogramas completos com as participações acionárias de grupos empresariais, além de projeções e análises de especialistas sobre quatro grandes setores: comércio, indústria, serviços e finanças.

Fonte: Valor Econômico e Sicredi

Inaugurado Posto de Combustíveis da Cotriel em Arroio do Tigre

Inaugurado Posto de Combustíveis da Cotriel em Arroio do Tigre

Na manhã desta quarta-feira, 29, aconteceu a inauguração do Posto de Combustíveis da Cotriel em Arroio do Tigre. Funcionando sob a bandeira Ipiranga, a estrutura está localizada na rodovia RST 481, quilômetro 108, próximo ao trevo principal de acesso ao município e foi locado de seu antigo proprietário. É o quarto posto da rede, que já possui unidades em Espumoso e Depósito, estes com bandeira Ipiranga, e de Estrela Velha, sob a bandeira BR.

Prefeito ressalta papel da Cotriel na mudança da economia de Arroio do Tigre

Em seu pronunciamento, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello enfatizou a participação da Cotriel desde que passou a atuar no município em 2007, gerando emprego, oportunidades para os agricultores que impulsionam o comércio local e fazem que a cidade ao longo dos anos tenha se tornado uma grande referência de desenvolvimento e crescimento da região centro serra: “É uma alegria muito grande ter em nosso município uma cooperativa da envergadura da Cotriel. Estamos felizes por mais esta conquista que coloca à disposição da nossa população mais um empreendimento e uma oportunidade de negócios. A Cotriel é uma das empresas que mais gera retorno no PIB do município e não é à toa que nosso comércio e indústria se desenvolvem graças à força do agro e a todos os negócios que foram se expandindo ao longo destes anos, gerando impostos que voltam em forma de obras e serviços para a comunidade. Parabéns Cotriel, muito obrigado por acreditar em Arroio do Tigre e podem contar sempre com o apoio da administração municipal naquilo que for preciso para expandir negócios, trazer desenvolvimento e gerar oportunidades para a nossa população”, finalizou.

Cotriel acredita e cresce junto com Arroio do Tigre, afirma presidente

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini ao usar a palavra ressaltou a alegria de oferecer para a comunidade de Arroio do Tigre mais uma atividade que se soma ao recebimento de grãos, venda de insumos, loja de ferragens e supermercado: “Quando esta diretoria assumiu em 2011, começamos a discutir o que faríamos para que entrássemos definitivamente nesta região mostrando que cooperativa é importante, dá certo e proporciona, acima de tudo, igualdade, crescimento e desenvolvimento da sociedade, da região e do município onde está inserida. Não medimos esforços para que isso acontecesse e todos os conselheiros e diretores da Cooperativa entenderam que esta região é muito importante para a Cooperativa. Quebramos alguns paradigmas e no mundo de hoje cada vez mais globalizado precisamos expandir nossa área de ação e crescer também em número de associados e, acima de tudo, ter mais rentabilidade para que possamos cada vez mais trazer segurança, vida longa e perenidade para a Cooperativa pela importância que ela tem para esta cidade e para o associado. Estamos aqui porque vocês associados, clientes e parceiros nos receberam de braços abertos. Nosso compromisso é estar aqui e oportunizar o que é possível oportunizar de melhor em termos de competitividade, bom atendimento e segurança. Gostaria que olhassem a Cotriel como uma grande parceira no crescimento de todos vocês e da comunidade de Arroio do Tigre e região. Entregamos hoje uma estrutura que exigiu muito esforço e dedicação e tem outras estruturas que estão sendo discutidas para serem instaladas e em um momento oportuno estaremos divulgando caso se concretizem. Finalizo pedindo aos colaboradores que iniciam aqui hoje que o compromisso que vocês tem conosco é prestar o melhor atendimento com dedicação e respeito ao nosso associado e cliente para que ele possa vir aqui e ser muito bem atendido e voltar sempre. Agradeço, do

fundo do coração por vocês terem nos recebido bem e esperamos que 2022 seja ainda melhor que 2021”, finalizou.

Logo após, aconteceu a bênção das instalações, realizada pelos representantes da Igreja Evangélica, pastora Nidrian Henrich e o pároco da Igreja Católica, padre Cláudio Dutra. Como ato final, foi descerrada pelo presidente e demais autoridades a fita que marcou a inauguração oficial da estrutura.

Estrutura do Posto

O posto, com a bandeira Ipiranga, tem uma área de cerca de 300 metros quadrados, com abastecimento, troca de óleo e filtros, loja de conveniência e mais uma estrutura destinada para motoristas que optarem por pernoitar naquele local, com banheiro e chuveiros. Possui amplo estacionamento e infraestrutura completa, com restaurante em anexo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel

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