De olho em um mundo mais próspero e sustentável, a Unicred Integração lança o projeto Energia Solar, com a construção de duas usinas fotovoltaicas voltadas para a captação de energia exclusiva para uso em suas Unidades de Negócios. Foram duas plantas inauguradas pela instituição financeira no Rio Grande do Sul, sendo uma em Rio Grande, e outra na Rota do Sol, há 45 minutos da sede em Caxias do Sul.
Conforme o presidente da Unicred Integração, Antônio César de Oliveira Cé, o projeto de geração de energia fotovoltaica vem sendo desenvolvido já há algum tempo. “Quando se fala em sustentabilidade, precisamos pensar em perenidade, continuidade e superação. A Integração é a primeira cooperativa da Unicred a ser 100% sustentável em energia e essa conquista se reflete também na qualidade do trabalho realizado pelos nossos colaboradores”, explica.
Cé comenta como foram definidos os locais para instalação das usinas. “Os locais escolhidos foram analisados levando em conta diversos fatores, como os custos de aquisição, visibilidade, segurança e, claro, exposição solar”, conclui.
“O ponto principal deste grandioso projeto das usinas solares é colocar em prática o foco em sustentabilidade. Todo projeto de sustentabilidade precisa ter viabilidade. Hoje, as nossas unidades que já são abastecidas com a energia gerada pelas usinas, tem obtido uma economia bastante representativa”, explica o diretor de Administração e Operações, Adalberto Veiga.
Sendo autossustentável em energia, a Cooperativa estima que o investimento vai gerar uma economia de cerca de R$ 5 milhões a longo prazo, que serão destinados à prosperidade dos seus cooperados.
"Falar em sustentabilidade é falar em cooperativismo. A Unicred Integração, por meio de sua linha de crédito sustentável, já disponibilizou para seus cooperados financiamentos em energia solar que somam em torno de R$ 19 milhões. Devido aos incentivos fiscais atrativos, o ano de 2022 se mostra como um ótimo momento para a realização de investimento nesta área de geração de energias renováveis”, destaca o diretor de Desenvolvimento e Negócios, Vanderlei Fiametti.
Este é, hoje, o maior projeto de sustentabilidade da Cooperativa, e a mensagem que Cooperativa traz é: "Ser sustentável é ser inteligente, e ter o compromisso com um futuro próspero para nossas gerações e as próximas que estão por vir".
O vídeo de lançamento das usinas pode ser conferido no canal do Youtube da Cooperativa.
Unicred Integração disponibiliza linha de crédito especial para os cooperados
Para interessados em investir em energia solar, seja alguém que já é cooperado ou pretende ingressar no sistema Unicred, a Cooperativa disponibiliza a contratação de uma linha atrativa de Crédito Sustentável.
Com ele, o cooperado viabiliza colocar em prática projetos que contribuem para a preservação do planeta, além de economizar valores consideráveis nas contas de luz de sua residência e empresa.
Unicred Integração
A Unicred Integração ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação de três forças cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 12 mil cooperados, proporciona suporte financeiro por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira. Nos últimos dois anos, a Unicred Integração ampliou sua área de atuação e agora conta com unidades em Fortaleza (Ceará), Natal (Rio Grande do Norte) e Teresina (Piauí).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Integração
Crédito da foto: Marketing/Unicred Integração
Negócios
A Languiru foi o grande destaque do RS no Prêmio “Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”, ao conquistar o 1º lugar em Gestão Social, valorizando iniciativas que beneficiam associados, empregados e comunidade; e em Varejo – Marketing em Ação, com o case do Espaço Gourmet no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado. A Cooperativa ainda foi finalista na categoria Varejo – Inovação em Consumo, com as pizzas de fermentação natural “Sabores da Casa”.
A entrega da premiação ocorreu na AveSui América Latina 2022, realizada de 26 a 28 de abril em Medianeira, no Paraná.
“Valorizamos o ser humano, transformando a vida de milhares de pessoas, levando tecnologia para o campo, gerando empregos e renda, trazendo inovação e qualidade em produtos que agregam valor à matéria-prima. Os prêmios enaltecem o trabalho de inclusão social e produtiva”, destaca o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.
Em 2019 a Languiru também venceu na categoria Responsabilidade Social do “Quem é Quem” com o case “Fortalecimento das Práticas de Gestão através da Governança”.
“Quem é Quem”
A 6ª edição do prêmio contou com 11 categorias (Gestão Econômica Financeira, Gestão Social, Gestão Ambiental, Melhores Práticas ESG, Assistência Técnica – Avicultura e Suinocultura, Gestor Operacional, Melhor Cooperado – Aves e Suínos, Liderança Feminina, Inovação, Varejo – Marketing em Ação e Inovação em Consumo, e Bem-estar Animal). É uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo como entidade patronal a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Iniciativas sociais
A premiação na categoria Gestão Social valorizou projetos e seus impactos socioeconômicos para associados, empregados e comunidade. Destaque para “Na Cozinha com a Languiru”, curso de inclusão digital para associados, atividades do Grupo Vocal e da Orquestra Jovem, custeio de projetos esportivos, Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, Gincana de Integração, Natal Solidário, atuação do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas e programas de benefícios aos associados.
Espaço Gourmet
A categoria Varejo – Marketing em Ação avaliou iniciativas relacionadas a produtos, marca e relacionamento com o consumidor. Nesse quesito o Espaço Gourmet no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado proporcionou visibilidade e negócios à Cooperativa, local inovador onde clientes têm a opção de consumir bebidas e cortes nobres preparados na parrilla, além de pizzas assadas na hora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester
Negócios
A tecnologia não é mais restrita a setores específicos, permeia todas as áreas da vida e, no agro, não é diferente. Inovações surgem para otimizar a produção, trazer mais rendimento e facilitar a vida do produtor. Pesquisa e inovação também são fatores fundamentais dentro da indústria.
Pensando nisso, a Languiru criou o Comitê de Inovação e Tecnologia. Conforme o gerente da área e coordenador do grupo, Cristiano Sieben, o objetivo é assessorar o Conselho de Administração na análise de iniciativas relacionadas à pesquisa, tendências tecnológicas e inovações, bem como as políticas, estratégias e ações que se relacionem à pesquisa e inovação na Cooperativa. Além disso, visa avaliar cenários, tendências comerciais e tecnológicas e seus desdobramentos sobre os negócios da Languiru. Por fim, monitora a performance de indicadores e ações estratégicas. “Em especial os relacionados a iniciativas de inovação e tecnologia”, salienta.
O Comitê surgiu a partir da representação da Languiru no Programa de Formação de Agentes de Inovação. A capacitação foi disponibilizada às cooperativas do agro que atuam no Estado e estão vinculadas à Fecoagro/RS.
Desenvolvimento de produtos novos
Atualmente, o Comitê também faz a gestão em relação ao desenvolvimento de produtos novos para alimentação humana, propostos pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa junto ao Tecnovates. “Estamos em tratativas com o Centro Tecnológico para ampliar a parceria, tendo em vista a necessidade de atender ações relacionadas a inovações e tecnologias que estão sendo formalizadas em todos os setores da Languiru”, conta Sieben.
O grupo também tem realizado roteiro de reuniões mensais com líderes de diferentes setores da Cooperativa, com intuito de disseminar a cultura da inovação e incentivar a participação de todos os associados e empregados para registro de suas ideias.
O Comitê é composto por oito membros que envolvem setores de trabalho com associados; indústrias; compras e varejo; Agrocenter; marketing e recursos humanos; comercial e logística; tecnologia da informação; e engenharia agronômica.
Numa segunda etapa, os encontros dos integrantes do Comitê deverão debater temas relacionados a tendências tecnológicas e novos modelos de negócios, projetos ou iniciativas de inovação que possam beneficiar a Languiru na relação com associados, empregados, clientes e comunidade. O grupo ainda revisa e avalia plano de ação das atividades coordenadas pelos membros do Comitê, além de ser um espaço para abordar novos assuntos relacionados à inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Crédito da foto: Paloma Griesang
Negócios
O Sistema Ocergs divulgou nessa segunda-feira (25/4) o seu Relatório de Gestão, que apresenta a Prestação de Contas 2021 e o Plano de Trabalho 2022. A publicação está disponível no formato digital e pode ser acessada aqui!
"Ótimos indicadores foram apresentados em todos os ramos, confirmando a posição de destaque do cooperativismo no Estado. Tivemos um faturamento recorde das cooperativas gaúchas, ultrapassando a ordem de R$ 70 bilhões, e o número de associados passou para mais de 3,1 milhões em 2021, o que
reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista", destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.
A presidência da Ocergs, com apoio das superintendências e dos colaboradores do Sistema, protagonizou 459 reuniões e eventos presenciais e online. Dentre os objetivos finalísticos, a entidade atuou no apoio às cooperativas para a sua inserção em mercados, contribuiu para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo, fomentou a implementação de políticas públicas favoráveis ao setor e fortaleceu a representação política e institucional do cooperativismo nos Três Poderes.
Resultados e desempenho
Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Sescoop/RS, a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano alcançou 46.660 beneficiários, com um investimento total de R$ 22.734.585 em projetos de Formação Profissional.
O Sescoop/RS também contribuiu para a formação profissional de empregados e associados de cooperativas de diversos ramos, concedendo bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação. Com R$ 5.891.706 aplicados, as bolsas de estudos alcançaram 1.925 beneficiários.
Os programas de Promoção Social abrangeram 25.041 beneficiários através dos projetos centralizados, alinhados com o objetivo estratégico da cultura da cooperação.
No Eixo Governança e Gestão, a área de Monitoramento do Sescoop/RS realizou 125 novas adesões ao PDGC com diagnóstico finalizado, reforçando o engajamento das cooperativas na promoção de boas práticas de gestão e de governança.
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop realizou 673 módulos de capacitações, treinamentos, palestras, webinars e aulas de pós-graduação, com 2.786 beneficiários inscritos nas atividades educacionais de curta duração.
O relatório traz ainda as demonstrações contábeis da Ocergs e do Sescoop/RS, relatórios dos auditores independentes, pareceres do Conselho Fiscal da Ocergs e do Conselho Fiscal do Sescoop/RS referente ao exercício de 2021, além dos Planos de Trabalho 2022 da Ocergs e do Sescoop/RS.

Negócios
O cooperativismo é um modelo de negócio constituído por pessoas com objetivos comuns, que ganhou o mundo ao decorrer da história. Aqui na Bahia, parte dessa trajetória é contada no livro “Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico”, fruto da pesquisa realizada por meio do convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA e a Universidade Federal da Bahia – UFBA.
A publicação foi lançada no dia 11/4, através de uma live, transmitida na página do Instagram do Sistema Oceb. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, na ocasião, conversou com um dos autores do livro, o pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA, Genauto França Filho.
Durante a live, que está disponível no Instagram do Sistema Oceb, Tecchio falou sobre a importância da publicação para o cooperativismo no estado e sobre suas impressões. “Eu fiquei muito surpreso quando li o livro. Quem gosta de cooperativismo precisa ler, pois traz novidades. É uma base para os acadêmicos explorarem e começarem pesquisar a temática. Espero que possamos estimular outros olhares, outras pesquisas, e ampliar o estudo.”
A pesquisa, que foi transformada em um livro pelos professores da UFBA, Genauto Filho, doutor em Sociologia e Ariádne Scalfone, doutora em Administração, e pelo mestre em Administração, Ricardo Caribé, teve como objetivo reunir e sistematizar informações sobre empreendimentos cooperativos no estado da Bahia. A publicação apresenta como resultado dados sobre a história desse modelo de negócio em nosso estado, quais foram suas contribuições e desafios, seus avanços e limites, assim como sua potencialidade para o desenvolvimento em tempos atuais. A pesquisa também foi tema de uma das edições do Programa Papo com Presidente, que pode ser acessado no canal do YouTube do Sistema Oceb, ou clicando aqui.
O coordenador da pesquisa, Genauto Filho, explicou que houve a “preocupação de primeiro fazer um levantamento sobre cooperativas na Bahia, com uma perspectiva histórica. A gente costuma dizer que a pesquisa tem um caráter exploratório, como se fosse um primeiro olhar sobre essa realidade. Já que é uma temática, do ponto de vista de pesquisa, ainda invisibilizada. Estava nos faltando um olhar sobre esse fenômeno muito mais amplo na Bahia”, contou.
O professor ainda explicou como a pesquisa apresentou um cooperativismo no estado tão diverso e cheio de particularidades, aspecto que o impressiona. “Existe uma diversidade neste fenômeno [cooperativismo] que impressiona, e que permite falar apenas dele no plural. Precisamos falar de “cooperativismos na Bahia”, que se reflete na diversidade, na geografia do nosso estado, porque a gente tem um cooperativismo na região Oeste que é muito diferente da região Sul. Realidades que são muito contrastantes, no sentido de dinâmica das cooperativas, e também no sentido de perfil de cada uma”, afirma.
O Sistema Oceb acredita que a pesquisa sobre o negócio cooperativo ganha ainda mais força quando compartilhada, por isso, disponibiliza o livro “Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico” em seu site, para que as nossas histórias possam chegar cada vez mais longe. Clique aqui, acesse o livro e faça o download gratuitamente.
Fonte: Ascom Sistema Oceb
Negócios
O Brasil registrou, em 2021, crescimento significativo na produção de energia solar, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica. Dentro deste cenário, somente no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento da Aneel, mais de 56 mil novas unidades de geração fotovoltaica foram instaladas no ano passado. Do total, 22 mil foram adquiridas com linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, representando cerca de 40% das novas instalações para a geração desse tipo de energia no RS. “A procura por este tipo de energia cresceu no País e no Rio Grande do Sul não foi diferente. Atento a essa demanda, o Sicredi reforça seu compromisso em atender às necessidades dos associados, fomentando o desenvolvimento sustentável ao disponibilizar produtos e serviços que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, destaca o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Em valores, foram financiados pelo Sicredi no RS, no ano passado, volume de R$ 1 bilhão. O valor é superior ao registrado em 2020, quando a instituição financeira cooperativa financiou R$ 627 milhões para aquisição de equipamentos para geração de energia solar, o que representa incremento de 60%. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar produzida no País representa 2,4% do total da matriz elétrica nacional. No ranking brasileiro de potência instalada, o RS ocupa a terceira posição, atrás de Minas Gerais e São Paulo. “A presença do Sicredi em 95% do território gaúcho demonstra o nosso interesse genuíno em levar o desenvolvimento sustentável a todos os municípios por meio de soluções financeiras que agreguem valor à vida e aos negócios dos associados. É neste sentido que a posição de destaque do RS na produção de energia solar nos orgulha porque coloca o Sicredi como parte fundamental neste processo, dado nosso protagonismo no fomento à expansão do mercado fotovoltaico gaúcho”, conclui Port.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Negócios
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, ficou na 4ª posição entre as melhores instituições financeiras do Brasil no ranking World’s Best Banks 2022, realizado pela Forbes em parceria com a Statista, empresa de estatísticas. O resultado da recente avaliação, que indicou as 15 melhores instituições financeiras brasileiras, coloca o Sicredi três posições acima da pesquisa anterior, realizada em 2021.
A nova edição do ranking ouviu mais de 45 mil clientes de 27 países para saber suas opiniões em relação ao relacionamento com seus bancos no período. A avaliação envolveu quesitos sobre como as instituições financeiras puderam garantir uma base de satisfação geral e de recomendação das pessoas, a partir de elementos como confiança, termos e condições na prestação, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira. No levantamento, os participantes indicaram as instituições onde possuem ou já possuíram uma conta corrente ou poupança e em seguida responderam um questionário detalhado, dando notas baseadas nas suas experiências.
“A melhora da nossa posição em um ranking tão relevante é resultado do nosso contínuo trabalho de sempre oferecer as melhores soluções para o desenvolvimento de nossos associados, demonstrando diferencial positivo do cooperativismo”, afirma o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares. “O reconhecimento está ligado ao modelo de relacionamento próximo, que busca sempre atender da melhor forma às necessidades das pessoas e empresas, e isso só é possível por nossas cooperativas estarem ativamente participando das comunidades em que estão inseridas”.
Contínuo fortalecimento e solidez
Em março, o Sicredi divulgou os resultados de 2021, com um registro de crescimento de 36,9% em sua carteira de crédito, totalizando R$ 133,1 bilhões. Atualmente, possui um patrimônio líquido de R$ 24,9 bilhões e detém R$ 197,6 bilhões em ativos. Já a gestora de recursos (Sicredi Asset), possui mais de R$ 55,8 bilhões administrados. Além disso, a instituição está mantendo o seu ritmo de expansão territorial com mais de 2.200 agências e atuação em 1,6 mil municípios, sendo que em mais de 200 deles é a única instituição financeira fisicamente presente.
O Sicredi conta com a avaliação positiva das principais agências de classificação de risco do mundo, tendo o rating AA (bra) da Fitch e classificação “Forte” para a sua Asset, também concedida pela agência. O Sicredi também possui classificação das agências Moody's (Aa2) e Standard & Poor`s (AAA).
Sobre o Sicredi
O Sicredi possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Negócios
As cooperativas podem atualizar o seu cadastro na plataforma Sou.Coop até o dia 30 de abril. As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira. Os dados serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.
As cooperativas contribuem com o desenvolvimento econômico e social do País, com indicadores financeiros que reforçam a importância do setor. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.
CENÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL
O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) aponta o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.
Em 2020, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos. O patrimônio líquido cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas gaúchas. Em relação aos ativos, o cooperativismo estadual registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.
O saldo de empregos nas cooperativas do Rio Grande do Sul foi positivo. No acumulado de 2020, foram gerados 3.683 novos postos de trabalho com carteira assinada, num total de 68.303 empregos diretos registrados pelo setor no Estado.
COMO FAZER E POR QUÊ?
Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.
PRAZO PARA AS COOPS DE CRÉDITO
Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem as informações na plataforma é até 27 de maio. Isso ocorre porque o estatuto prevê o prazo de até 30 dias após a realização da Assembleia para preenchimento dos dados na plataforma Sou.Coop.
AJUDA
A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista administrativo, Matheus Loro, através do e-mail
Negócios
Em busca de conferir ainda mais transparência às suas atividades e compartilhar informações relevantes à sociedade, o Instituto Sicoob apresenta seu Relatório de Impacto referente a 2021. Um dos registros que mais chamam atenção são os 18 projetos aprovados e patrocinados para a disseminação da educação financeira. O investimento aportado girou em torno de R$ 4 milhões.
De acordo com o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, os resultados alcançados são fruto da missão do Sicoob de promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação. “Na semana do cooperativismo, por exemplo, conseguimos beneficiar mais de 189 mil pessoas e, ao todo, alcançar mais de 1,6 milhão de pessoas nas ações online", ressalta o executivo.
Outro destaque do Relatório de Impacto é a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que ocorreu entre 8 e 14 de novembro. Com o tema “Hábitos de valor para uma vida financeira saudável”, o programa chegou a mais de 1,5 milhão de pessoas.
A educação financeira foi o grande destaque em 2021. Em todo o Brasil, foram mais de 338 mil pessoas beneficiadas, por meio de ações e projetos como o Se Liga Finanças, Clínicas Financeiras, Semana Nacional de Educação Financeira, Palestra de Educação Financeira, Programa Financinhas, entre outros, e quase meio milhão de pessoas beneficiadas pela disseminação da cultura cooperativista em todo o território brasileiro.
O Relatório de Impacto 2021 está disponível no site: https://www.institutosicoob.org.br/relatorio-de-impacto-2021. Ao longo do documento, links e QR Codes estão acessíveis aos leitores para identificar informações complementares. O Instituto Sicoob também deixou disponível links de navegação interna entre o sumário e os capítulos para proporcionar uma leitura mais dinâmica e interativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob
Negócios
Há 110 anos, em 10 de abril de 1912, 32 pequenos produtores rurais imigrantes europeus se uniram para fundar uma pequena queijaria que se tornaria a cooperativa de laticínios mais antiga em atividade ininterrupta do Brasil. Ao longo desses anos a Santa Clara criou produtos premiados que estão presentes no cotidiano de milhares de consumidores de todo país.
A tradição em expandir e inovar segue em evidência, buscando a manutenção da liderança como a marca mais lembrada e preferida de queijos entre os gaúchos. Para isso, a Santa Clara amplia a capacidade em suas indústrias localizadas em Carlos Barbosa, Casca e Getúlio Vargas.
No mês de aniversário, a Cooperativa amplia seu mix de produtos e lança a linha de queijos de búfala com os itens burrata em pote (150g), mozzarela cereja (150g), mozzarela forma (2kg) e mozzarela cereja em balde (1kg).
Os queijos de búfala apresentam qualidade sensorial e nutricional devido ao elevado teor de cálcio e vitamina A. Tradicionalmente são utilizados em pizzas tipo napoletanas, saladas e molhos caprese. Atualmente a Santa Clara produz 47 tipos de queijos em 98 apresentações.
Propósito
Fundada, inicialmente, para aproveitar o excedente de leite das propriedades e produzir queijo e manteiga, a denominada Latteria Santa Chiara movimentava a pequena comunidade de Santa Clara do início do Século XX e que na época pertencia ao 4º Distrito de Montenegro; hoje Carlos Barbosa.
Os números falam por si. São quase 5 mil famílias associadas, em 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial e 28 unidades de varejo, entre supermercados, mercados agropecuários e farmácias, nos municípios onde possui associados, totalizando mais de 2.200 funcionários. Atualmente possui um mix de mais de 350 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos. "O associativismo é muito importante, pois a união de todos é a nossa maior força de enfrentamento e superação diante de crises. E a história da Santa Clara, nestes 110 anos, tem muito sacrifício, mas muito êxito e resultado”, comemora o presidente da Cooperativa, Gelsi Belmiro Thums.
Pioneirismo
A Santa Clara foi pioneira em importantes evoluções na cadeia leiteira. Em 1954, a Cooperativa iniciou o trabalho de inseminação artificial do rebanho leiteiro, sendo a primeira empresa do Rio Grande do Sul a investir na tecnologia.
No ano de 1991, a Santa Clara destacou-se por ser a primeira a pagar o leite pela qualidade, como forma de incentivo para que os produtores busquem a excelência na matéria-prima fornecida. Já em 1996, a Cooperativa alcançou a incrível marca de 100% do leite sendo coletado a granel.
Em 1999, a Santa Clara foi a primeira cooperativa e indústria de laticínios no Rio Grande do Sul a ter o certificado ISO 9000. Isso comprovou a eficácia dos processos, a excelência da indústria e aumentou a participação da marca no mercado. Atualmente, a Santa Clara possui a certificação ISO 9001.
Em 2008, elaborou o primeiro queijo do Brasil com micro-organismos probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal, o Queijo Minas Frescal SanBIOS e por 17 anos foi a marca de queijos mais lembrada e preferida dos consumidores gaúchos, segundo pesquisa Marcas de Quem Decide.
Com a celebração dos 110 anos, os principais motivadores do sucesso que a Santa Clara alcançou são lembrados com ainda mais constância. A cada homenagem, a Santa Clara faz questão de ressaltar a importância que os associados têm para que a Cooperativa colha os méritos dessa dedicação e trabalho, sendo exaltada como uma empresa sólida e, principalmente, preocupada com seus associados e funcionários para que, juntos, possam completar mais 100 anos, prosperando e crescendo como se provou capaz.
Marcos históricos
1911 - 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara instalam uma pequena fábrica de queijo e manteiga com nome de Latteria Santa Chiara;
1912 - A data oficial de fundação da Santa Clara é 10 de abril de 1912, quando seus 31 fundadores a transformaram em cooperativa com a razão social de Cooperativa de Laticínios União Colonial Ltda;
1943 - Fundação da Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa Ltda. Com o objetivo de industrializar, beneficiar e vender trigo, milho e arroz;
1954 - A Cooperativa foi pioneira na utilização de inseminação artificial no RS;
1975 - Buscando alternativas para superar as dificuldades da época, a Cooperativa de Laticínios União Colonial Ltda. e a Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa, que já tinham diversos sócios em comuns, se uniram, formando uma nova entidade. Em 1975 nascia a Cooperativa Agropecuária Carlos Barbosa Santa Clara Ltda;
1977 - Em 9 de setembro, a Assembleia Geral da Cooperativa alterou a razão social para Cooperativa Santa Clara Ltda.
Neste ano, a Santa Clara também começou sua expansão com a incorporação da Cooperativa Veranense de Cereais de Veranópolis;
1978 - Inauguração da Usina de Laticínios em Carlos Barbosa com capacidade de industrialização de 75.000 litros por dia;
1982 - Com o pensamento de diversificar as atividades, foi construído o Frigorífico Santa Clara, em Carlos Barbosa, que comercializa embutidos, salgados e carnes para todo o RS;
1983 - Incorporação da Cooperativa Agrícola Boa Vista Ltda. de Arcoverde;
1985 - Aquisição da Coopasso de Paraí;
1988 - Incorporação da Cooperativa Agrícola Mista Cotiporanense e da Cooperativa de Laticínios Real de São Vendelino;
1991 - Pioneira no RS no programa de pagamento do leite pela qualidade, como forma de incentivo para que os produtores busquem a excelência na matéria-prima fornecida;
1996 - Coleta de leite a granel. Nesta data, a Santa Clara alcançou o índice de 100% dos produtores que entregam o leite dessa forma;
1999 - Primeira cooperativa e indústria de laticínios no Rio Grande do Sul a ter o certificado ISO 9000. Isso comprovou a eficácia dos processos, a excelência da indústria e aumentou a participação da marca no mercado;
2001 - Início da operação da Unidade de Leite Longa Vida ;
2003 - Incorporação da Cooperativa de Laticínios São Vendelino Ltda;
2008 - Lançamento do Queijo Minas Frescal SanBIOS, primeiro queijo do Brasil com micro-organismos probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal;
2012 - Completou 100 anos de atividade ininterrupta no ramo leite, sendo a cooperativa de laticínios mais antiga em atividade no país;
2014 - Aquisição de indústria de laticínios em Getúlio Vargas;
2016 - 100% das propriedades monitoradas para tuberculose e brucelose;
2019 - Começou a operar no dia 15 de julho a indústria de laticínios em Casca (RS), investimento de R$ 130 milhões, com 22 mil m² e capacidade total de industrializar 600 mil litros por dia;
2021 - Lançamento da bebida láctea Staymune, produto inovador, que por meio de sua ingestão diária fortalece a imunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Santa Clara
Negócios
No ano em que a Cotrirosa comemora 54 anos de atuação junto à comunidade, ela dá um grande passo de inovação e reposicionamento no mercado, com o lançamento da sua nova logomarca, sem perder sua maior essência que é a família associada. O evento aconteceu na quinta-feira, 31 de março, no Centro Cívico e Cultural Antonio Carlos Borges, em Santa Rosa e reuniu colaboradores, conselheiros, fornecedores, autoridades e imprensa.
Em seu discurso, o presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin, destacou que nova marca representa adequação aos novos tempos. “Com ela vislumbramos um futuro cheio de oportunidades. Celebramos este momento importante de renovação, construído com muito profissionalismo e determinação. E é esta percepção que nos levará a novos patamares de mercado, cada vez mais relevantes, sem deixar de lado a humanização e acolhimento que são as nossas características e as características da cooperação”, ressalta Clenir.
Após a apresentação da nova marca, elaborada pela agência GH Branding, aconteceu a palestra com jornalista Ricardo Gandra, que com humor e descontração, abordou o tema, Crescer na vida: uma questão de atitude.
Para a Cotrirosa, o grande propósito como Cooperativa é proteger e prosperar, estar lado a lado de cada associado para mostrar o melhor caminho. A valorização da família associada é sua grande motivação, pois a história da Cotrirosa é feita das histórias dos produtores rurais. Está na sua raiz como Cooperativa proporcionar um ambiente acolhedor para os associados e colaboradores, assim como novas oportunidades de futuro para toda a sociedade. A Cotrirosa acredita que ser parceiro é estar presente, pois a Cooperativa está presente nos 365 dias do ano.
Com sua visão de ser referência do agronegócio e de consumo com gestão profissionalizada, visando o bem-estar econômico e social, a Cotrirosa projeta um novo momento para seus mais de cinco mil associados, mil colaboradores, e milhares de clientes que direta ou indiretamente usufruem dos produtos e serviços oferecidos pela Cooperativa. A credibilidade, confiança e respeito conquistados em pouco mais de meio século de existência, seguem no DNA da nova marca. “Com uma gestão transparente e focada na família associada, vamos a cada dia, unir esforços para fortalecer ainda mais essa marca e sermos a solução em desenvolvimento das comunidades rurais”, finaliza Clenir.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa
Negócios
Com mais de 380 mil clientes e detendo a fatia de 55% do mercado de planos de saúde de sua área de abrangência, a Unimed Nordeste-RS festeja a partir de agora e ao longo dos próximos meses de 2022 uma trajetória de destaque ao mesmo tempo em que não para.
Inaugurada em 9 de junho de 1972 por um grupo de 42 profissionais que tinham como principal desejo assegurar o trabalho médico, a empresa foi muito além de sua proposta inicial: hoje, encontra-se presente em 17 municípios da região, oferecendo prevenção e atendimento com qualidade a partir de um olhar completo. Prova disso é que, pelo terceiro ano consecutivo, a Unimed Nordeste-RS conquistou nota máxima no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), a avaliação anual da ANS que pontua as operadoras de planos de saúde de acordo com quesitos de qualidade, gestão, atendimento e sustentabilidade. Com esse resultado, a Unimed Nordeste-RS tem a melhor pontuação entre as operadoras da região e está entre as mais bem colocadas do país.
Em 50 anos, a Unimed Nordeste-RS evoluiu, mas sem deixar de ser uma empresa local, feita por pessoas da região e para pessoas da região, e que gera quase 3 mil empregos diretos e cerca de 12 mil indiretos. Fechou 2021 com um crescimento de 8,8% no número de clientes, sendo a empresa privada que mais investiu na saúde da região nos últimos 10 anos (um total de mais de R$ 500 milhões). Com um faturamento de mais de R$ 1,2 bilhão ao ano, atualmente, está entre as cinco maiores empresas de Caxias do Sul, de acordo com os rankings das revistas Exame e Amanhã, ocupando uma das posições de protagonista da região na geração de oportunidades de negócios a fornecedores, prestadores, funcionários e médicos. Os rankings são reflexos da maior estrutura de saúde da região, que, durante o período da pandemia, investiu mais de R$ 120 milhões em expansões e em tratamentos específicos contra a Covid-19 (em materiais, em equipamentos das UTIs e na área assistencial como um todo, para atendimento aos beneficiários Unimed da área de abrangência).
Nesse período, o destaque foi para o atendimento prestado pelo Complexo Hospitalar Unimed, acreditado com excelência pela ONA desde 2009 e detentor de importantes certificações, bem como pelos demais serviços próprios.
Quando foi inaugurado, em 2004, o Hospital Unimed Caxias do Sul já se apresentava aos clientes e à comunidade como uma instituição de atendimentos de alta complexidade. De lá para cá, esse DNA se confirmou. Equipes médicas passaram a se especializar cada vez mais, realizando atendimentos antes feitos apenas em centros maiores, como em Porto Alegre ou mesmo em São Paulo. Essa evolução toda se deve a investimentos em estrutura e aperfeiçoamento de protocolos específicos, como o de Acidente Vascular Cerebral e o de Dor Torácica, que permitem desfechos com resultados superiores em atendimentos em que o tempo e a qualidade são primordiais. A estrutura de 42 mil metros quadrados realiza uma média de 50 mil atendimentos mensais. Hoje, são 222 leitos clínicos e cirúrgicos à disposição dos beneficiários, incluindo os de UTI (40 leitos, sendo 20 permanentes e 20 provisórios).
Além do Complexo Hospitalar, a ampla estrutura engloba Espaços do Cliente nas cidades da área de abrangência, Prontos-Atendimentos 24 Horas, Laboratórios, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Endoscopia, Saúde Ocupacional, Medicina Preventiva, Central de Vacinas, Atenção Domiciliar, Farmácias e o Espaço + Saúde, onde se localizam o Núcleo Unifácil, o Atendimento Multidisciplinar, a Atenção Integral à Saúde e a Central de Vacinas.
O ano de aniversário da segunda maior singular Unimed do Estado e de uma das maiores do país chega com o lançamento de um selo comemorativo em que o número 50, estilizado, assemelha-se a um coração, denotando algo que sempre acompanha os serviços de ponta desta grande empresa: a humanização.O lançamento do selo dá início à programação comemorativa dos 50 anos, que será apresentada em breve, e que contará com uma campanha institucional que será lançada em data próxima ao aniversário (dia 9 de junho), além de diversas atividades e interações junto às comunidades e aos públicos de interesse da cooperativa.
Ampliação leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)
Ainda neste ano, no segundo semestre, a cooperativa vai ampliar a Unidade de Tratamento Intensivo do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, consolidando mais 20 leitos de UTI definitivos, que estarão localizados em um novo pavilhão, com 850 metros quadrados, que está sendo erguido especialmente com essa finalidade.
Os novos leitos de UTI reúnem importantes diferenciais, tais como:
● Leitos individuais e tecnologia de última geração em equipamentos e estrutura
● Espaço amplo com luminosidade natural
● Sacada e solarium, para os pacientes, quando possível, poderem permanecer alguns momentos ao ar livre e ao sol
● Opção de pressão positiva ou negativa nos leitos, importante no controle da infecção nos pacientes
● Processo informatizado, para maior segurança ao cliente
● Central de Monitoramento
● Ambiente humanizado, com espaço para absorver familiar, caso necessário, como no caso de adolescentes
● Posto de farmácia interna para medicações exclusivas da UTI, otimizando o fluxo de aplicação de medicamentos
Com o incremento, a instituição, que atualmente figura entre os melhores hospitais do país, passará a reunir 40 leitos de UTI definitivos. “Até o começo de 2020, antes da pandemia, o Complexo Hospitalar funcionava com duas UTIs, totalizando 20 leitos. Nos momentos mais críticos do contágio da Covid-19, chegamos a ter mais seis UTIs provisórias, que chegaram a reunir um total de 79 leitos. Sempre pensando em atender prontamente e da forma mais completa aos nossos pacientes, os médicos cooperados aprovaram a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva, que operará de forma definitiva, elevando o número de leitos intensivos permanentes da instituição”, diz o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.
Investindo sempre, a Unimed Nordeste-RS não parou nem mesmo nas mais recentes crises nacionais. A ampliação do Complexo Hospitalar Unimed saiu do papel durante o recuo econômico pelo qual o país passou antes de 2020. Durante a pandemia, a cooperativa inaugurou mais dois andares de seu Hospital, um específico, para atendimento a pacientes com Covid-19, e outro com mais 38 leitos clínicos de internação. Além dessas ampliações, a Unimed também inaugurou em 2020 o Espaço + Saúde, que hoje recebe clientes para atendimentos multidisciplinares em área central de Caxias do Sul.
“A ampliação das UTIs marca tanto o aniversário de 50 anos quanto a culminância de um projeto de expansão iniciado em 2021, quando o Complexo Hospitalar Unimed recebeu um aporte que possibilitou a inauguração de seu sexto andar”, complementa Dr. Ronaldo.
Em uma área de 1.525 metros quadrados, a unidade de internação do sexto andar do Complexo Hospitalar, inaugurada no final de 2021, trouxe um conceito renovado em saúde. Os ambientes promovem a humanização pela arquitetura escolhida, com local de visualização de uma área verde. Contando com uma equipe multidisciplinar especializada, quartos amplos e confortáveis e tecnologia de ponta, a Unidade oferece ainda, entre seus diferenciais, uma sala especializada em reabilitação fisioterapêutica.
Além da ampliação dos leitos de UTI, a cooperativa tem outros projetos de investimento e ampliação de serviços e parcerias nas cidades da sua área de abrangência, a serem realizados nos próximos anos.
Presença na região
Uma das forças da Unimed Nordeste-RS é sua inserção nas comunidades, que possibilita um olhar mais próximo aos municípios da área de abrangência. “Embora com sede em Caxias do Sul, a cooperativa, ao longo de toda a sua história, não deixou de investir em serviços próprios, como o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, e os Prontos-Atendimentos, em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, mas também nos serviços locais de outros municípios, para os quais sempre lançou um olhar especial, e na comunidade”, pontua Dr. Ronaldo Mattia. “Em Garibaldi, por exemplo, a Unimed auxiliou a ampliação e a modernização dos serviços do Hospital São Pedro; em Farroupilha, investiu no Hospital São Carlos; em Antônio Prado, contribuiu para o desenvolvimento do Hospital São José. Em ações comunitárias da região, está presente, apoiando as iniciativas locais, aproximando-se da comunidade, sua maior razão de existir”, enumera o presidente da cooperativa.
Mais perto da comunidade
Os projetos socioambientais também têm a atenção especial da operadora, que se integra como agente de transformação e contribuição no desenvolvimento social das comunidades em que se insere. Diversas são as iniciativas de inclusão, a partir de projetos próprios ou de parceria com entidades, relacionados a saúde, qualidade de vida, cultura, esporte, educação e meio ambiente, entre outros. Dentre eles, destaca-se o projeto Viver Melhor, iniciativa que há mais de 20 anos beneficia portadores de necessidades especiais e idosos em vulnerabilidade social, com acesso gratuito a atendimento médico especializado. Só em 2021, o projeto atendeu a mais de 1,7 mil beneficiários, vinculados a 17 instituições parceiras, com o apoio voluntário de médicos cooperados. Para esses atendimentos, em 2021, a cooperativa disponibilizou mais de 680 consultas e 1.920 exames aos beneficiários cadastrados.
Além do Projeto Viver Melhor, inúmeras outras iniciativas deixam a cooperativa mais próxima da comunidade, em diversas iniciativas sociais e culturais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Nordeste-RS
Negócios
O Sistema Ocergs promoveu na tarde dessa terça-feira (29/3), o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, que ocorreu no formato online. O evento contou com a participação de 156 pessoas e reuniu profissionais que atuam em ramos distintos do cooperativismo no Rio Grande do Sul.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes. "Vocês são protagonistas dentro das cooperativas, agem na promoção da cultura cooperativista e no aperfeiçoamento da governança e gestão com foco no desenvolvimento sustentável da cooperativa".
Planejamento 2022
O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, falou sobre o Planejamento 2022 e a execução dos Projetos Descentralizados em 2021 e 2022. Destacou a necessidade da apresentação dos projetos, tanto de eventos quanto de bolsas de estudos, em tempo hábil para a correta realização e chamou atenção para alguns prazos importantes de entrega. "O prazo de revisão do planejamento ocorre no final de junho e início de julho e o limite para as cooperativas realizarem os seus projetos é até novembro".
Na sequência, o assessor de Comunicação e Marketing do Sescoop/RS, Leonardo Machado, apresentou o andamento do projeto de inovação criado pelo Grupo Méliès. "Criamos um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista e uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada cooperativa". Nessa primeira fase, o projeto piloto conta com a participação da Cotrijal (com a união da Coagrisol) e da Cotripal, já com planejamento de ampliação para outras cooperativas. "Nós convidamos as cooperativas que tiverem interesse em participar do projeto de inovação do Méliès e ficamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida", complementou Leonardo.
Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
A coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, Paola Londero, apresentou o cronograma do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas. "O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas 2022 - Ciclo de Palestras e Imersão para os agentes surge como mais uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a formação desse público tão importante para o processo de diagnóstico e elaboração de projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Este ano será ofertada uma capacitação online com seis palestras e um módulo vivencial de imersão no ecossistema de inovação", explicou. As inscrições estão abertas até 12 maio e o início do Módulo I do Programa ocorrerá no dia 18 de maio. Para mais informações acesse https://bit.ly/3J1Rkmh.
Lançamento do Dia de Cooperar
O movimento Dia de Cooperar (Dia C) integra o calendário das cooperativas no Rio Grande do Sul desde 2015. O lançamento oficial do programa no Estado ocorreu durante o Encontro de Agentes. Em sua fala, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, destacou os números alcançados pelo Dia C no RS e o impacto social das iniciativas para os beneficiários. “É importante ressaltar que todo dia é Dia de Cooperar. Convidamos todas as cooperativas a se engajarem mais uma vez e através de suas ações voluntárias transformarem a realidade de milhares de pessoas”, afirmou.
Na sequência, a assessora de comunicação e marketing do Sescoop/RS, Rafaeli Minuzzi, apresentou a identidade visual do programa para 2022 e reforçou a importância das cooperativas compartilharem as suas iniciativas com o Sescoop/RS durante o ano. “Queremos ampliar a divulgação das ações promovidas pelas cooperativas gaúchas, contar histórias de transformação e, como diz o slogan do Dia C, mostrar que através de atitudes simples somos capazes de mudar o mundo”, destacou. Rafaeli também apresentou a área do site nacional do Dia C em que as coops podem fazer download de artes para materiais promocionais, manuais de utilização da marca e peças de divulgação da campanha.
Bem-estar, saúde mental e felicidade
O encerramento do evento trouxe a criadora do Instituto Feliciência, Carla Furtado, referência nacional na temática bem-estar, saúde mental e sustentabilidade. A palestrante é membra da SDG Academy - Community of Practice (ONU), pesquisadora científica e docente de psicologia, e durante a apresentação reforçou a importância de se falar sobre felicidade. "É hora de falar de felicidade porque, diferente de outras espécies, o ser humano se perde de sua natureza, se desumaniza e ao fazê-lo torna-se um vetor de infelicidade para si mesmo e para os outros. Porque muito embora a ciência aponte soluções no coletivismo, recompensa-se socialmente o individualismo", afirma.
Negócios
Em ascensão nos últimos anos e com notoriedade, o E-commerce é uma ferramenta que facilita a comercialização de diversos produtos. Pensando nisso, a Cooperativa Dália Alimentos lançou o novo modelo de negócio no dia 10 de março, no Centro Cultural da Dália em Encantado.
O projeto foi desenvolvido pelas equipes de Comércio, Marketing e Tecnologia da Informação (TI) da cooperativa. Conforme o supervisor comercial da empresa, Elton Lima, essa demanda de disponibilizar os produtos Dália no ambiente digital, surgiu da direção. “Nosso Presidente Executivo Carlos Alberto Freitas há alguns anos já vinha conversando conosco sobre ter uma presença on-line, para darmos aos clientes e consumidores mais uma opção de compra dos nossos produtos”, comenta.
No entanto, conforme Lima, para esse projeto, foi discutido todos os processos. “Pensamos primeiro nas condições de logística, sistemas de tabelas de preços e envio de pedidos dentro dos padrões da empresa. Além disso, a ideia inicial era alcançar o consumidor final, mas por enquanto, trabalharemos o E-commerce no modelo B2B (sigla em inglês para business to business), relacionado ao comércio entre empresas e, futuramente avaliaremos a possibilidade de avançar para as relações de venda para o cliente final”, explica.
Elton ainda relata que, após pesquisar algumas empresas especializadas no comércio digital, contrataram a V4 Company, empresa responsável por fornecer suportes de marketing e fazer estatísticas do mercado digital. Além disso, para o processo de operação de sistema de dados internos, foi contratado a empresa Brasvegro.
Já para o analista de marketing da cooperativa, Wiliam Castoldi, esse projeto é importante, pois a comercialização on-line é uma tendência potencializada pelo distanciamento social em decorrência da pandemia causada pela covid-19. “A busca sempre será em facilitar a vida de nossos clientes e equipe de vendas. Ferramentas como o E-commerce B2B trazem mais comodidade e agilidade na hora da compra por parte dos clientes”, afirma.
Segundo Castoldi, para a cooperativa, é uma ferramenta de captação de dados e análise de hábitos de consumo. “As informações coletadas irão servir como base para novas ações de marketing e vendas”, complementa.
Serão disponibilizados todos os produtos Dália nas plataformas como no site que direciona para o canal de vendas e redes sociais. Inicialmente, como uma forma de teste para a implementação do E-commerce, foi selecionado dois vendedores no qual ficarão responsáveis pelo suporte e cadastro dos clientes na plataforma. Respectivamente serão duas regiões para essa fase inicial, na filial de Arroio do Meio o representante Rodrigo Oliveira que atua na cidade de Santa Cruz do Sul, e na filial de Caxias do Sul, Ronaldo Grison, que atua na cidade de São Marcos. Após determinado tempo, a empresa deve disponibilizar para clientes e demais vendedores de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos
Negócios
O movimento Dia de Cooperar (Dia C) completa 13 anos no Brasil e demonstra, a partir de iniciativas práticas, a força do cooperativismo no País. No Rio Grande do Sul, o Dia C integra o calendário das cooperativas desde 2015 e nessa terça-feira (29/3) foi lançado oficialmente durante o Encontro de Agentes online.
Em sua fala, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, destacou os números alcançados pelo programa no Estado e o impacto social das iniciativas para os beneficiários. "É importante ressaltar que todo dia é Dia de Cooperar. Convidamos todas as cooperativas a se engajarem mais uma vez e através de suas ações voluntárias transformarem a realidade de milhares de pessoas", afirmou.
Na sequência, a assessora de comunicação e marketing do Sescoop/RS, Rafaeli Minuzzi, apresentou a identidade visual do programa para 2022 e reforçou a importância das cooperativas compartilharem as suas iniciativas com o Sescoop/RS durante o ano. "Queremos ampliar a divulgação das ações promovidas pelas cooperativas gaúchas, contar histórias de transformação e, como diz o slogan do Dia C, mostrar que através de atitudes simples somos capazes de mudar o mundo", destacou. Rafaeli também apresentou a área do site nacional do Dia C em que as coops podem fazer download de artes para materiais promocionais, manuais de utilização da marca e peças de divulgação da campanha.
Na luta contra a erradicação da fome
Em 2021, o Dia C mobilizou 204 cooperativas e mais de 16 mil voluntários no Rio Grande do Sul. E o resultado do programa se reflete na marca de 280.122 beneficiários no Estado, com destaque para as 208 iniciativas realizadas pelas coops no atendimento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) – Erradicar a Fome.
O combate à fome esteve presente a todo momento entre os principais motes do programa. Motivos para isso não faltaram, pois em 2021, segundo levantamento da Rede Penssan, do total de 211,7 milhões de brasileiros, 116,8 milhões conviveram com algum grau de insegurança alimentar e, desses, 43,4 milhões não tiveram alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões de brasileiros enfrentaram a fome.
O Dia C 2021 contabilizou 382 iniciativas e beneficiou pessoas de 215 municípios do Rio Grande do Sul. Além do ODS 2, as ações voluntárias promovidas pelas cooperativas e entidades parceiras tiveram como foco dirimir outras dificuldades impostas pela Covid-19. O ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, com 89 iniciativas, e o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, com 46 ações, reforçaram o trabalho desenvolvido pelos voluntários durante o ano.
Confira a seguir números do Dia C no Rio Grande do Sul em 2021:
Iniciativas | 382 |
Beneficiários | 280.122 |
Voluntários | 16.377 |
Cooperativas | 204 |
Municípios | 215 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos em 2021:
ODS | Iniciativas |
1 | 46 |
2 | 208 |
3 | 89 |
4 | 4 |
8 | 2 |
10 | 1 |
11 | 6 |
12 | 22 |
13 | 1 |
15 | 2 |
17 | 1 |
#VemCooperar
Chegou o momento de tornar sua coop protagonista do maior programa de voluntariado cooperativista do País, fazendo aquilo que o cooperativismo faz de melhor: transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
E lembre-se, o Dia C acontece todos os dias, em todas as regiões. Às vezes você acha que aquela sua ação é muito simples, ou pequena, mas na verdade, ela pode servir de exemplo e inspiração a outras cooperativas! E se cada uma fizer um pouquinho a cada dia, no fim seremos imbatíveis!
Existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia. Conheça mais sobre o Dia C! Inscreva sua cooperativa aqui!
Negócios
O Sistema Ocergs atua no desenvolvimento das pessoas e investe de forma contínua em ações de fomento ao desenvolvimento organizacional das cooperativas. Em 2021, foram 51.165 pessoas beneficiadas com atividades de aperfeiçoamento profissional, integração social, cultura, saúde, meio ambiente, entre outros projetos disponíveis no portfólio da entidade.
Os projetos de aperfeiçoamento profissional e qualificação/capacitação profissional beneficiaram 42.594 pessoas, o que representa 83,25% do total. As graduações acadêmicas e tecnológicas e os cursos de pós-graduação atenderam 1.486 pessoas.
De acordo com o gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, mais de 46,6 mil pessoas foram impactadas com projetos de formação profissional, entre eles cursos, encontros profissionais, workshops, palestras, programas em gestão da inovação e formação de lideranças, webinars, entre outros.

Ramos de Atuação
Os projetos específicos dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde e Infraestrutura concentraram 51,55% dos recursos aplicados pelo Sescoop/RS em 2021, que totalizaram R$ 23.618.518,72. Nas cooperativas agropecuárias foram 31.761 pessoas capacitadas, o que corresponde a mais de 62% do total.
Segundo o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, as atividades da entidade durante a pandemia fizeram com que as cooperativas e o próprio Sescoop/RS reforçassem os treinamentos, capacitações e eventos no formato online, sempre com foco no desenvolvimento sustentável das cooperativas.

Negócios
O Sescoop/RS promove, no dia 29 de março, das 14h às 16h, o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de RH das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre resoluções, Dia de Cooperar, planejamento, inovação, programa de desenvolvimento dos agentes, dentre outros.
O destaque fica por conta da palestra com a criadora do Instituto Feliciência, Carla Furtado, referência nacional e internacional no campo da Felicidade nas Organizações que defende que a felicidade dos colaboradores deve ser uma estratégia de negócios e apresenta os requisitos essenciais para implantar um Programa de Felicidade Estratégica.
O Instituto Feliciência é um Centro de Formação nos campos das ciências relacionadas aos temas Bem-Estar, Saúde Mental, Liderança e Sustentabilidade/ESG.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março no link: https://bit.ly/3LhKSJc Os inscritos receberão o link da reunião por e-mail posteriormente.
IMPORTANTE: O evento não será gravado. Garanta sua vaga!
Confira a programação:
14h | Abertura
14h10 | Planejamento 2022
14h20 | Grupo de Inovação Méliès
14h30 | Apresentação Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
14h45 | Lançamento do DIA C
15h | Palestra com Carla Furtado, criadora do Instituto Feliciência
Negócios
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
MODALIDADE PRESENCIAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade presencial, no dia 29 de Abril de 2022, tendo como local, o Hotel Deville Prime Porto Alegre, situado à Avenida dos Estados, 1909, bairro Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2021, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2022;
3) Eleger os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética;
4) Homologar a Presidência, nos termos do art. 10, §3º do Estatuto Social;
5) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS.
6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
1) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 12 de Março de 2022, é de 298 (duzentos e noventa e oito) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 19 de Março de 2022.
Vergilio Frederico Perius,
Presidente
Negócios
O Sicredi atua há mais de 115 anos levando a essência do cooperativismo a todas as regiões do Rio Grande do Sul, buscando atender às necessidades de mais de 2 milhões de associados gaúchos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais próspera. Neste sentido, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, segue reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável ao longo de 2022 com a inauguração de mais de 30 novas agências no Estado em 30 municípios gaúchos.
Desse total, 14 serão em cidades que ainda não contam com a atuação física do Sicredi. “Reforçamos a missão de contribuir para o desenvolvimento coletivo e sustentável do Rio Grande do Sul, no campo e na cidade, em que os associados e a sociedade em geral ganham em qualidade de vida, geração de empregos e fomento à economia local. Seguimos comprometidos em fortalecer as regiões onde já estamos presentes, bem como em levar o cooperativismo de crédito a novas áreas”, explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Crescimento do cooperativismo de crédito
Em 2021, o Sicredi registrou aumento da rede de atendimento no Rio Grande do Sul com a inauguração de 13 agências durante o ano em mais de 10 municípios. “Mantivemos um ritmo de crescimento sólido em 2021, o que possibilitou estarmos fisicamente próximos de um maior número de gaúchos. Isso permite conhecer melhor as realidades e oferecer soluções financeiras sustentáveis e adequadas às demandas,” reforça Port.
O Sicredi conta, atualmente, com mais de 600 pontos de atendimento em mais de 470 cidades do Rio Grande do Sul, o que totaliza uma cobertura de 95% do território gaúcho. Com relação à presença nacional, a projeção é de um acréscimo de mais de 250 novos pontos de atendimento no Brasil neste ano. Em 2021, mais de 200 foram inaugurados no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Negócios
A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) realiza, dias 17 e 18 de março, das 9h às 17h, a 2ª Jornada JucisRS de Interiorização, em Santo Antônio da Patrulha. Pela primeira vez vai haver transmissão ao vivo da Sessão Plenária de Vogais e terá a participação do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), presidido pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. Também participam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
No total, está prevista a participação de 200 pessoas, entre prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais, vereadores, empresários e interessados no assunto. Com o tema “Pensar integrado”, o evento terá participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, para apresentação do painel sobre a Lei de Liberdade Econômica nos âmbitos federal e estadual.
A 2ª Jornada de Interiorização tem como objetivo promover eventos descentralizados com foco nas atividades de integração com Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do país, com simplificação de procedimentos e redução da burocracia.
Nos painéis e nas oficinas serão abordados a plataforma Tudo Fácil Empresas, licenciamentos ambientais, imposto solidário, atendimentos aos usuários, treinamento ao público externo sobre assuntos de registro, inscrições tributárias e desdobramentos de atividades relativas a outras relações dos municípios com a Junta Comercial e agendas institucionais.
A primeira edição da jornada foi em Novo Hamburgo e englobou a região do Vale do Sinos. A meta da JucisRS é abranger todos os municípios do RS com troca de experiências para os usuários terem ideia de um processo linear para que os procedimentos sejam semelhantes em todos os municípios, favorecendo o empreendedorismo do RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da JucisRS
Negócios