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Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Somos um movimento nacional que nasceu para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho coop. Nosso principal objetivo: unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam que o mundo pode ser mais justo e feliz. Juntos, vamos mostrar a força e o tamanho do cooperativismo no Brasil.

NÓS TEMOS ORGULHO DE SER COOP!

Uma das maneiras de mostrar esse nosso orgulho é com o carimbo SomosCoop. Quando uma cooperativa usa o carimbo, ela fortalece o movimento cooperativista e se fortalece, já que destaca as vantagens de ser coop no seu produto ou serviço.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Estamos espalhando o nosso orgulho de ser coop para o País inteiro. E o nosso desejo é colaborar com o movimento cooperativista no mundo todo. Queremos agregar ainda mais valor para os produtos e serviços das coops, além de mostrar que, quando unimos forças, todo mundo sai ganhando.

O QUE É O COOPERATIVISMO?

O cooperativismo é um modelo de negócio feito por pessoas e para as pessoas. Um jeito de empreender colaborativo em que o cooperado é o dono do negócio, a gestão é democrática e o foco vai muito além do desenvolvimento econômico. Assim, as pessoas crescem coletivamente e há geração de oportunidades por toda parte.

NÚMEROS COOP

No Brasil e no mundo todo, o cooperativismo é cada vez mais relevante!

O cooperativismo tem valores e princípios que fazem um mundo melhor acontecer. Com cooperação, equilíbrio e transformação, os impactos positivos são ainda maiores. O coop não é um movimento voltado apenas para os cooperados, mas para a construção de uma sociedade mais justa.

VEJA ONDE O COOP ESTÁ

O cooperativismo está em diversos setores entregando soluções que facilitam o nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do País, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.

O Ramo Agropecuário traz comida para a sua mesa. O Crédito tem soluções financeiras. O Transporte nos leva de um lugar para outro. Já o Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem o serviço especializado que você procura.

Precisa de um plano de saúde? Você encontra em coops do Ramo Saúde. Tem supermercados, farmácias e muitos mais no Ramo Consumo. E tem serviços essenciais, como energia e internet, no Ramo Infraestrutura.

Viu como tudo ao seu redor é coop?

HISTÓRIAS DE QUEM FAZ O COOPERATIVISMO ACONTECER

Websérie SomosCoop – Episódio 1: Apontando para o Futuro

Websérie SomosCoop – Episódio 2: Um caminho a ser seguido

Websérie SomosCoop – Episódio 3 – Mulheres de Fibra

Acesse aqui a playlist e confira todos os episódios da Websérie SomosCoop!

SOBRE O MOVIMENTO

Que ser coop, ficar por dentro de novidades e conhecer nossas histórias? Então cola na gente e acesse o site nacional do Movimento SomosCoop, que conecta você ao modelo econômico e social que transforma a vida de milhões de brasileiros.

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

World Bank International Symposium, organizado pelo Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial discutiu, entre outros temas, a importância do engajamento desses públicos no cooperativismo de crédito

O Sicredi participou do World Bank International Symposium, evento organizado pelo Cooperative Financial Institution (CFI) por meio do Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial. Realizado de 2 a 11 de novembro, o encontro reuniu representantes de cooperativas de crédito de diferentes países para debater iniciativas para a modernização e o fortalecimento do empreendedorismo social. A participação da instituição financeira cooperativa foi marcada pelo incentivo ao aumento da participação de mulheres e jovens no segmento.  

O Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), do qual o Sicredi é integrante, foi responsável pelo painel “Envolvendo Mulheres e Jovens Rurais no Fortalecimento e Expansão das CFIs (Instituições Financeiras Cooperativas)”. Entre os participantes estiveram Manfred Alfonso Dasenbrock (Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Ivete Schoffen (membro do Conselho de Administração e do Comitê Mulher da Sicredi Aliança PR/SP) e Vinicius Mattia (associado e membro do Comitê Jovem da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP).

No painel, foram trabalhados os seguintes temas: como a participação e liderança das mulheres da zona rural nas cooperativas é fundamental para promover o empoderamento econômico; a promoção, relevância e engajamento dos jovens; e os desafios e oportunidades na ampliação da participação de mulheres e jovens para o desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas. 

“Somos um sistema composto por 108 cooperativas, todas comprometidas com os princípios e valores do cooperativismo e entendemos a abordagem da diversidade e inclusão como uma questão de cidadania e perenidade do negócio, o que faz com que estejamos atentos para novas oportunidades e para a lapidação de novas lideranças para o segmento”, afirmou Manfred Dasenbrock. “Procuramos potencializar a participação e presença das mulheres, reconhecendo sua importância e representatividade para o cooperativismo, assim como estimular a proximidade dos jovens com o nosso modelo de negócio. Esses e outros fatores contribuíram para a criação dos programas Comitê Mulher e do Comitê Jovem, que são pilares fundamentais para a caminhada do Sicredi neste tema”, explica. 

Diversidade e Inclusão no Sicredi

A inclusão e a diversidade são temas importantes para o Sicredi, além disso são impulsionados pela Agenda 2030 do Pacto Global da ONU – do qual a Instituição Financeira Cooperativa é membro desde 2020, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa Comitê Mulher  atende a três dos ODS, sendo: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

A associada Ivete Schoffen, que faz parte do Conselho de Administração e do Comitê Mulher local, entende que é fundamental que as mulheres ocupem cargos de influência, com poder de decisão, facilitando o desenvolvimento e a implementação de soluções para as cooperativas de crédito. Segundo ela, a proximidade com o segmento ainda na infância também foi um estímulo para se apropriar da causa e contribuir na difusão de ações. 

“O cooperativismo está presente na minha vida desde cedo, por meio dele pude participar de comitês voltados aos jovens e, na sequência, fiz parte de um comitê feminino, o que ajudou ao longo da minha jornada. A presença da mulher nas cooperativas ratifica o discurso de um espaço democrático, de aprendizado e desenvolvimento pessoal e focado na formação de lideranças, visando uma sociedade mais próspera”, disse.

Membro do Comitê Jovem do Sicredi e reconhecido pela WYCUP (World Council Young Credit Union People) com projeto que busca incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis, Vinicius Mattia destacou o modelo colaborativo proposto pelo Sicredi. “Temos acesso a inúmeras informações, o que nos ajuda na compreensão do programa e no que ele pode propagar. Discutimos educação financeira, a estrutura do cooperativismo, realizamos ações voluntárias e que também impactam o nosso meio, e com isso vamos consolidando conhecimento e construindo relacionamento com os gestores para assumir cargos de liderança no futuro. Hoje, após o reconhecimento do meu projeto, compartilho minha experiência com jovens de todo o mundo, cito a importância de se integrarem às cooperativas e a contribuição ao movimento cooperativista garantindo perenidade do negócio”, contou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Mundocoop

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Em 2021, o Sescoop/RS promoveu o tradicional Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) de forma híbrida, nos dias 25 e 26 de novembro, com o objetivo de avaliar os cenários econômicos e discutir alianças estratégicas e oportunidades para o cooperativismo.

Durante os dois dias, foram debatidas as perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação. Após a abertura do evento, os presentes assistiram à palestra do sócio-líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos, Martiniano Lopes, sobre Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação.

Transformação Digital

Lopes falou sobre o que a KPMG Brasil tem experimentado na transformação de inovação e como ela tem contribuído para a transformação das empresas, especialmente de cooperativas que têm crescido significativamente, mesmo em períodos de crise. Ao apresentar os três pilares da Transformação Digital (Cliente Digital, Inovação Digital e Empresa Digital), ele trouxe algumas reflexões sobre quais os canais o cliente utiliza para se conectar e engajar-se com as marcas, formas de buscar receita através da solução digital e como usar as soluções digitais para melhorar a eficiência operacional.

Também apresentou quais os elementos em comum as empresas que estão bem sucedidas nesse processo possuem como, por exemplo, ter pessoas que se dediquem a um processo de inovação que é diferente na forma de condução e a transformação do modelo mental e do modelo de gestão de pessoas e transformação do modelo de T.I.

Tendências de mercado

Dentre as tendências de mercado, Lopes defende o surgimento de muitos marketplaces e destaca o diferencial das cooperativas nesse cenário: “As cooperativas têm naturalmente uma vantagem competitiva pois têm a fidelidade dos cooperados e muitos exemplos são possíveis nesse sentido para criar um ambiente de tranquilidade para comprar de forma integrada e ganhar em escala e eficiência.

Por fim, destacou os principais desafios que as empresas têm enfrentado no processo de transformação digital: “Muitas empresas não sabem onde querem chegar. É preciso ter uma visão estratégica e criar um modelo de gestão de inovação, com mecanismo de padronização, leitura de hubs de inovação, de priorização, de padronização de soluções tecnológicas que serão utilizadas. Inovação precisa de planejamento estratégico bem estruturado e com time efetivamente focado no tema olhando pessoas, tecnologia e gestão”.

Lançamento do Livro da Ocergs 50 anos

O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do livro da Ocergs 50 anos que retrata a trajetória da entidade desde 1971, pelo presidente Vergilio Perius. Escrito a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado, o livro é dividido em sete capítulos, contando a história da Ocergs na visão dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

Assista ao evento completo AQUI

Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos

O segundo dia do Epecoop reservou espaço para a discussão a respeito das oportunidades e desafios na visão dos executivos. A palestra foi do sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos Neto. Na pauta, a apresentação da pesquisa KPMG 2021 CEO Outlook, como foco no Brasil. O estudo envolveu entrevistas com 50 CEOs brasileiros e palavra-chave entre os executivos brasileiros é confiança! Mesmo sem uma perspectiva concreta para o fim da pandemia da Covid-19, as lideranças afirmam que aprenderam muito com a crise e que esses insights extraídos dessa situação acabaram influenciando suas decisões futuras.

Para 82% dos CEOs brasileiros existe confiança na melhora e na retomada da economia nacional. E dentre as estratégias de crescimento, a inovação e a transformação digital foram destacadas por 64% dos CEOs brasileiros, que se mostram mais preocupados em investir na compra de novas tecnologias, do que no desenvolvimento das habilidades digitais de seus colaboradores.

Segurança Digital
A preocupação com a segurança digital é algo presente na realidade de 82% dos CEOs brasileiros entrevistados, que se dizem preparados para um futuro ataque cibernético. Dentre os CEOs brasileiros entrevistados, 84% acreditam que a segurança da informação tem função estratégica e traz vantagem competitiva.
Outro tema sensível diz respeito à cultura e promoção de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários. Para 76% dos CEOs brasileiros essa é uma das estratégias que concentrarão esforços.

Propósito de valor
Ao concluir sua apresentação, Neto afirmou que os CEOs brasileiros têm entre suas estratégias a busca pela construção de valor das marcas. "A busca é pela contrução de valor das marcas não porque isso seja mais interessante para os acionistas, mas porque estar alinhado com um propósito de valor perante a sociedade é uma questão para a sobrevivência de todos".

Assista ao evento completo AQUI

O evento contou com a participação dos diretores da Ocergs Valdir Feller, Darci Hartmann, Margaret Garcia da Cunha, Roberto Brezolin, Irno Pretto e Erineo Hennemann.

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

O Sicredi buscou recursos fora do país destinados a micro, pequenas e médias empresas brasileiras lideradas por mulheres. Com linha de crédito de US$ 80 milhões (cerca de R$ 438 milhões), a iniciativa inclui o fator gênero como critério para o uso dos recursos, assim como outros fatores sociais e ambientais.

O acordo de parceria foi firmado junto à DEG, Instituição de desenvolvimento financeiro alemã, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), e à agência de fomento francesa PROPARCO, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Francês (AFD), instituições financeiras de desenvolvimento (DFIs sigla em inglês) que possuem o objetivo de prover financiamento e capital de longo prazo a empresas privadas em países emergentes e em desenvolvimento.

O financiamento será destinado para aquelas empresas com faturamento anual de até R﹩ 6 milhões e que tenham mulheres como donas ou sócias detendo mais de 50% do capital social. Os recursos estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de novembro às associadas ao Sicredi.

"Essa captação é muito relevante, pois, além de ser a primeira internacional com viés social realizada pelo Sicredi, inaugura a parceria com duas importantes instituições, que realizam um trabalho já reconhecido em fomentar o crescimento em países emergentes. A partir disso, aumentamos nossa capacidade de apoiar os pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil", contextualiza Alexandre Barbosa, superintendente de Tesouraria do Sicredi.

"DEG e Proparco tem o prazer de trabalhar com um parceiro como o Sicredi. Nós, como DFIs europeias, estamos orgulhosos em concluir uma parceria ambiciosa com um importante ator do setor. Ao fornecer um instrumento direcionado ao impacto social a um renomado participante do mercado na maior e mais populosa economia da América Latina, DEG e Proparco demonstram seu compromisso em promover o financiamento voltado pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, reduzindo a desigualdade de gênero, fomentando a economia inclusiva bem como a criação de mais e melhores empregos, e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", comenta Gudrun Busch, diretora de Instituições Financeiras para a América Latina da DEG.

Participação em desafio global

Por meio da parceria, o Sicredi também passou a contribuir com o 2X Challenge - Finance for Women, desafio global lançado pelas instituições financeiras de desenvolvimento do G7 e que possui o objetivo de destinar recursos à geração de oportunidades de empreendedorismo e liderança a mulheres em países emergentes. A linha de crédito da instituição financeira cooperativa foi aprovada como elegível ao desafio, que busca destinar mais de USD 15 bilhões em novos financiamentos para as mulheres empreendedoras entre 2021 e 2022.

Integrante do Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Sicredi é comprometido com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na operação de fomento ao empreendedorismo feminino está sendo atendido o objetivo número 5, que trata sobre Igualdade de Gênero.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

CAAF investe em novas instalações

CAAF investe em novas instalações

A Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (CAAF) dá um importante passo para levar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade principalmente à alimentação escolar, a programas sociais e a hospitais. E, com esse trabalho, fortalecer a agricultura familiar. No dia 20/11a cooperativa recebeu associados e convidados para apresentar as novas instalações. São 1.400 m² de área construída no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116. O espaço é usado desde julho e representou investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.

São dois pavilhões alugados que abrigam operação logística, setores administrativos e área específica para câmaras frias e ambiente de agroindústria, voltada à elaboração de alimentos processados. A mudança abriu 10 postos de trabalho. A Cooperativa conta com 30 colaboradores. Antes, a Cooperativa estava instalada no bairro São Luiz da Sexta Légua.

A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados). Com 300 famílias cooperadas, atende mercados institucionais, como escolas, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses e o restante, de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral. Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas - produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF. 

Ampliação da estrutura

O aumento do espaço físico atende às necessidades de novos mercados e de ampliação da prestação de serviços. Com a pandemia pela Covid-19 e o fechamento de escolas, em 2020, era necessário buscar alternativas. “Foi preciso estruturar projetos para que os agricultores não fossem prejudicados e a cooperativa continuasse funcionando”, explica o gerente administrativo, Marcos Regelin.

A CAAF iniciou, então, o fornecimento de alimentos higienizados e minimamente processados para hospitais. Segundo Regelin, o projeto foi um dos motivos que levaram à busca de um local mais amplo para as novas instalações e, assim, atender a demanda. 

A Cooperativa foi além e avançou em outras frentes. Passou a comercializar maçã para a alimentação escolar em outros Estados, como Paraná e São Paulo. E expandiu o fornecimento de alimentos para quartéis e prefeituras também na região da Fronteira do Rio Grande do Sul.

Nova agroindústria

Na agroindústria própria da CAAF, instalada no novo espaço, equipamentos permitem agilidade e padrão dos produtos higienizados e minimamente processados. Hortaliças e legumes são lavados, descascados, cortados, e embalados a vácuo, prontos para consumo. Esse mercado começou a ser atendido em 2020, quando a Cooperativa passou a fornecer alimentos a hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, por meio de licitações. Até o início do funcionamento da nova agroindústria, a operação é feita em agroindústrias associadas.

“Estamos comemorando essa expansão, pois a CAAF é uma cooperativa que nesses 11 anos de existência buscou se organizar para prestar serviços aos agricultores associados e, também, às prefeituras e a órgãos que precisam dos alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional. Enquanto organização cooperativa, estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social”, avalia o presidente da CAAF, Leonar Seefeld.

Na nova estrutura

- Dois pavilhões com 1.400 m²;

- Aumento de espaço em câmaras frias: a nova estrutura, com três câmaras frias, permite capacidade de armazenamento de 80 toneladas de alimentos. Antes, havia uma câmara fria.

- Agroindústria própria e equipada com descascador de moranga cabotiá; descascador abrasivo para legumes; lavadora automática de folhosos; cubetadeira; seladora a vácuo e seladora simples;

- Espaço amplo para recepção e expedição de alimentos;

- Ampliação dos espaços aos setores administrativos.

Onde chegam os alimentos da CAAF

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

Hospitais, universidade, penitenciárias

20 quartéis da região de Porto Alegre e da Serra gaúcha

8 quartéis na região da Fronteira do RS

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Escolas municipais em 12 municípios do RS

Escolas municipais em 6 municípios de outros estados

Escolas estaduais em 5 municípios do RS

Outros programas atendidos em Caxias do Sul

Com apoio da Conab – alimentos entregues a famílias atendidas pelo Projeto Mão Amiga e pelo Banco de Alimentos

Projeto Troca Solidária – executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca)

Casas assistenciais da Fundação de Assistência Social (FAS).

Fonte: Assessoria de Comunicação CAAF

Ocergs divulga vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) agradece todos os participantes do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 e anuncia os trabalhadores vencedores desta edição. Confira abaixo.

Categoria: Jornalismo Impresso

1° lugar: Trabalhar é um direito

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Lílian Beraldo Veiga

2° lugar: Parcerias Inovadoras

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Débora Teles de Brito

Categoria: Telejornalismo

1° lugar: Aplicativo criado por cooperativas ajuda na gestão de propriedades no campo

Veículo: RBS TV

Jornalista: Débora Padilha de Oliveira

2° lugar: Cooperativas do RS tem aumento no faturamento e na geração de empregos

Veículo: RBS TV

Jornalista: Franciele Alonso da Rosa

Categoria: Webjornalismo

1° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

2° lugar: As presidentes: histórias e exemplos de mulheres líderes de cooperativas no RS

Veículo: Site da Rádio Comunitária 87.9 FM

Jornalista: Rodrigo Alcântara Davila

Categoria: Radiojornalismo

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Comunicação da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Série Especial - Programa Frango de Corte Dália

Veículo: Rádio Encantado AM

Jornalista: Diogo Daroit Fedrizzi

Categoria: Fotojornalismo

1° lugar: Leite: nas mãozinhas, o brinquedo; nos pezinhos, a realidade

Veículo: Dália em Notícias

Jornalista: Carina Marques

2° lugar: Juntos para Vencer!

Veículo: Jornal da Cotrijal

Jornalista: Mariliane Elisa Cassel

Categoria: Mídia Cooperativa

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Canal do YouTube da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

Sobre o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

Nesta edição foram inscritos 64 trabalhos. O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

As cooperativas Cotrijal e Unicred Porto Alegre estão entre as finalistas da 38ª edição do Top de Maketing ADVB/RS. Os cases foram apresentados ao júri do concurso nessa terça-feira (16/11), pelo gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Roque Rodrigues, e pelo coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier.

A Cotrijal lançou em fevereiro de 2021 a sua nova marca. O projeto, conduzido pela área de Marketing da Cooperativa, foi selecionado como finalista nas categorias Branding e Cooperativas do Prêmio Top de Marketing 2021. Durante a defesa do projeto ao júri da premiação, Rodrigues ressaltou que a nova marca fortalece a imagem institucional da Cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona. “Entendemos que a nossa imagem necessita refletir as mudanças e o crescimento da Cooperativa ao longo destes 64 anos de história. Foi um grande passo e encaramos o desafio de mostrarmos nosso real tamanho, sem nos afastar dos verdadeiros princípios de apoio mútuo, compartilhamento de propósitos e de trabalho com união”, destacou.

Já a Unicred Porto Alegre foi selecionada com o case Tua Unicred Porto Alegre, projeto desenvolvido pela coop desde o final de 2019 para mostrar a cooperativa para os associados de forma que eles conheçam por completo o portfólio de produtos e serviços da instituição financeira cooperativa. O coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier, explica que o trabalho foi dividido em três fases. A primeira envolveu o reconhecimento do cooperado com relação à Cooperativa, através da websérie Escolha Unicred Porto Alegre. Os episódios retratam como a Cooperativa se faz presente e muda a vida dos associados, possibilitando que eles mudem a vida de outras pessoas e também da comunidade na qual a coop está inserida. Na segunda fase, a Unicred Porto Alegre realizou uma campanha de premiação para que o associado pudesse conhecer os produtos e serviços, onde ele acumulava pontos que eram trocados por cupons de participação em sorteios de prêmios. "E no terceiro momento, posicionamos os produtos e serviços ao lado do associado como agentes de transformação das suas vidas, de uma forma palpável, relacionando eles com os objetivos e sonhos de cada pessoa". Para 2023, Rassier comenta que ainda serão implementadas mais duas fases, que visam transformar os cooperados em advogados da marca e colher depoimentos que reforcem o cooperativismo e o trabalho de responsabilidade social desenvolvido.

Sobre o Top de Marketing 2021

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), a premiação tem como objetivo valorizar as melhores estratégias e práticas de marketing em diferentes segmentos de atuação.

Confira a lista com todos os finalistas do prêmio neste ano.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. E a solenidade de premiação deste ano já tem data marcada: 7 de dezembro, às 17h, através dos canais digitais do Sescoop. Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul.

A participação continua por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso. As cooperativas serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Está chegando a hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Acompanhe as atualizações sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão em nosso site e no calendário de eventos do Sistema OCB.

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

O Grupo Amanhã e a PwC Brasil anunciaram na noite dessa quinta-feira (18/11), em evento transmitido pelo canal do YouTube do Grupo, os resultados do ranking 500 Maiores do Sul. Em sua 31ª edição, o ranking relaciona 19 cooperativas gaúchas entre as 500 maiores.

O anuário destaca empresas líderes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das 500 consideradas emergentes, tomando como referência o desempenho econômico no exercício de 2020. O levantamento divide as empresas agraciadas em 37 setores , com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul em quatro setores específicos: Cooperativas de Produção, Financeiro, Saúde, e Transporte e Logística.

500 Maiores do Sul

Juntas, as 500 empresas faturaram em 2020 R$ 737,4 bilhões, valor 18,7% maior que o do exercício de 2019. A soma dos patrimônios das 500 alcançou no ano passado R$ 394,2 bilhões, um avanço de 22,2%. Também em 2020, o lucro líquido das 500 saltou 41,7%, para R$ 71,6 bilhões. Veja abaixo as 18 coops que representam o Rio Grande do Sul no anuário:

Sicredi – Consolidado (4º)

Unimed Porto Alegre (61º)

Cotrijal (72º)

Cotrisal (77º)

Languiru (120º)

Cotripal (124º)

Coopatrigo (144º)

Cotribá (146º)

Cotrijuc (169º)

Unicred RS (184º)

Unimed Nordeste RS (185º)

Camnpal (197º)

Cotricampo (200º)

Coagrisol (216º)

Cotrisel (240º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (295º)

Unimed Vale dos Sinos (314º)

Termasa Rio Grande (CCGL) (325º)

Unimed Santa Maria (370º)

100 Maiores do RS

Entre as 100 Maiores do RS, 15 coops marcam presença e ressaltam o impacto do movimento cooperativo no desenvolvimento econômico e social do Estado. Confira a seguir a relação:

Sicredi – Consolidado (1º)

Unimed Porto Alegre (24º)

Cotrijal (28º)

Cotrisal (31º)

Languiru (47º)

Cotripal (50º)

Coopatrigo (60º)

Cotribá (61º)

Cotrijuc (69º)

Unicred RS (74º)

Unimed Nordeste RS (75º)

Camnpal (79º)

Cotricampo (80º)

Coagrisol (85º)

Cotrisel (94º)

500 Emergentes

Unimed Pelotas (516º)

Sescoop/RS (542º)

Unimed Ijuí (560º)

Cazuza Ferreira Energética S/A – Certel (947º)

Certel Rastro de Auto Geração de Energia S/A – Certel (971º)

Cooperativas de Produção

Cotrijal (15º)

Cotrisal (16º)

Languiru (21º)

Cotripal (22º)

Coopatrigo (23º)

Cotribá (24º)

Cotrijuc (25º)

Camnpal (27º)

Cotricampo (28º)

Coagrisol (29º)

Cotrisel (31º)

Financeiro e Saúde

No setor Financeiro, o destaque fica para o Sicredi - Consolidado e a Unicred RS, que figuram respectivamente na primeira e 13ª posições.

Já no setor de Saúde, cinco Unimeds gaúchas aparecem na relação:

Unimed Porto Alegre (1º)

Unimed Nordeste RS (8º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (18º)

Unimed Vale do Sinos (19º)

Unimed Santa Maria (23º)

No setor de Transporte e Logística, o terminal portuário Termasa aparece no 16º lugar. Ele pertence a CCGL e está situado à margem oeste do canal de acesso ao Porto de Rio Grande.

Clique aqui e acompanhe como foi o evento de lançamento e premiação de 500 MAIORES DO SUL.

Confira aqui as listas do ranking 500 Maiores do Sul!

Uso de dados: uma nova oportunidade para as cooperativas

Uso de dados: uma nova oportunidade para as cooperativas

Pense em cada passo que você dá diariamente (seja no mundo real ou virtual). Hoje, cada processo que realizamos gera um dado. Uma informação que pode ser lida e transformada em ações junto à comunidade. Vivemos numa era onde os dados estão se tornando o bem mais valioso que uma organização pode ter, e entender como usar esse ativo é primordial para navegar no mar de novidades do mercado. 

Será que as cooperativas já estão preparadas para essa tendência que é, na verdade, uma realidade nos dias atuais? Com dados sendo gerados por cooperados de todos as regiões e lugares, este tema é indispensável para o ambiente das cooperativas. Mas afinal, que oportunidades esses dados podem nos trazer? 

Um complexo mundo de termos 

Importantes na década passada, hoje os dados são os protagonistas dos processos que realizamos. A partir deles, é possível entender o público e tomar medidas para atender às suas demandas. Para as cooperativas, esse cenário representa uma maior capacidade de ofertar melhores produtos e serviços. E com o volume de dados que temos hoje, uma vasta gama de possibilidades está aberta. 

“Vivemos numa sociedade em constante crescimento. A população cresce, a economia cresce, a produção cresce, a expectativa de vida cresce. Esse crescimento sempre acaba se refletindo em aumento de complexidade e quantidade de informações e interdependência entre estas informações”, ressalta o especialista em Banco de Dados, Fábio Telles Rodriguez. 

Com o volume de dados que hoje trafegam pelo mundo, temos à nossa disposição diversos tipos de informações, que podem ser utilizadas para cada contexto.

Três perfis: os tipos de dados

Rodriguez nos conta que esses dados são organizados em três grupos principais: estruturadossemiestruturados e não estruturados.

ESTRUTURADOS: No primeiro, estão os dados organizados, e que são fáceis de se analisar e que apresentam informações mais claras (“Qual o preço de um produto? Quanto ele vendeu esse mês? Quem vendeu?”). 

SEMIESTRUTURADOS: No segundo, estão aqueles que possuem algum tipo de organização, mas que possuem também certo grau de imprevisibilidade (“Quais os dados dos documentos apresentados num processo jurídico? Qual a opinião sobre um produto das pessoas que postam no Facebook? Quantas pessoas são a favor do governo no Twitter?”). 

NÃO ESTRUTURADOS: Por fim, os dados ‘não estruturados’ são aqueles dados aleatórios, que não são analisados por bancos de dados ou coletados (“Como estou me sentindo hoje? O que lembro sobre a conversa no telefone hoje de manhã com meu filho?”). 

Organizando informações 

Com um vasto volume de informações sendo geradas diariamente, possuir mecanismos e ferramentas para organizá-las é a chave para os ganhos relacionados ao mundo dos dados. Neste contexto, entram as plataformas de gerenciamento, que possibilitam a união de dados em um único lugar, facilitando o acesso e a análise das informações. 

“Existem N ferramentas para coletar, armazenar, organizar e extrair informações a partir dos dados coletados. Existem cenários onde temos uma grande quantidade de informações simples e fáceis de manipular. Este é o cenário mais fácil de lidar com sistemas informatizados. Quanto mais informação organizada, maior a capacidade que temos de tomar decisões baseadas em evidencias claras e não na nossa percepção subjetiva da realidade”, destaca Rodriguez. 

De olho nas possibilidades oferecidas pela análise de dados, o Sicredi recentemente adotou uma nova plataforma para gerenciar os seus dados. Com a Denodo, a cooperativa busca simplificar processos, uma vez que diversos setores poderão ter acesso aos dados em posse da cooperativa. 

“A plataforma Denodo consolida os dados de sistemas distintos e isolados em uma plataforma única, o que permite uma visão unificada das informações e a geração de insights que contribuem com a melhor tomada de decisão pelos associados”, nos conta Adriano Santos da Silva, Gerente de Planejamento Financeiro e BI do Sicredi. Além de ressaltar a união das informações da cooperativa, Silva ainda destaca a facilidade que a nova tecnologia traz para os processos internos da cooperativa. “Este sistema viabiliza a democratização do acesso a dados e permite autoatendimento para colaboradores das cooperativas do Sicredi.  Trata-se de um exemplo de como a tecnologia melhora o fluxo de dados em toda a organização e é capaz de contribuir com a qualificação da governança na gestão dessas informações”, afirma. 

Uma questão ética 

Apesar das facilidades trazidas pelo uso dos dados, saber administrá-los é essencial para o sucesso da cooperativa, e o mau uso das informações dos cooperados pode inclusive trazer penas legais. Com os dados se tornando cada vez mais essenciais para o mundo dos negócios, regulamentar o seu uso foi um passo fundamental, e diante desse cenário surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que busca levar transparência e tranquilidade para os processos relacionados ao uso de dados de clientes e cooperados. 

“A responsabilidade pelo uso dos dados aumentou, e isso é algo positivo para a sociedade como um todo, mas está longe de ser algo simples. Temos que fazer um uso justo desta informação, dentro de termos previamente estipulados no momento da coleta dos dados. Ao fim e ao cabo, o importante é utilizar a informação coletada apenas para o propósito que você comunicou para a pessoa que lhe forneceu às mesmas de forma clara e segura”, reafirma o especialista em dados, Fábio Telles. 

Oportunidades e perspectivas 

É indiscutível que os dados continuaram a ser essenciais para o desenvolvimento das cooperativas. Não apenas eles possibilitam um maior conhecimento do público e do cooperado, mas também são verdadeiros guias que nos preparam para o futuro. 

Para as cooperativas, criar plataformas e times que tenham este tema como foco é uma ação de caráter urgente, uma vez que o uso adequado e bem definido destes dados, representam um mundo completamente novo, de oportunidades e novas estratégias. “Uma plataforma que centraliza os dados possibilita que as cooperativas desenvolvam uma avaliação completa e acertada das melhores soluções para cada associado, ação que tem relação direta com o modelo de atuação do Sicredi”, afirma Adriano Santos da Silva. 

“Saber lidar com informações é o que nos torna capazes de ampliar nossa capacidade de produzir bens e serviços, de tomar decisões melhores e de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas”

Fábio Telles Rodriguez, especialista em Banco de Dados

Neste novo momento, tratar os dados como um meio para um determinado fim será a chave para os sucessos das cooperativas. Basta que as lideranças olhem este tema com cuidado, e o utilize para potencializar seus negócios, e sobretudo, seu alcance, gerando ainda mais impacto social. 

“Entendemos que dados são fundamentais para um relacionamento próximo com os associados, com o crescimento das nossas cooperativas, ferramentas que nos ajudem a avaliar dados fazem com que seja possível manter o nosso modelo de negócio sempre ativo. É por meio dos dados e da sua correta utilização que poderemos sempre manter as melhores ofertas, cumprindo com nossos princípios de entregar a melhor solução de negócio para cada associado”, conclui. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MundoCoop

Oficina ensina técnicas de estaquia e enxertia

Oficina ensina técnicas de estaquia e enxertia

Integrando a programação da semana de aniversário da Languiru, que comemora 66 anos no sábado, dia 13 de novembro, na manhã de ontem (08) ocorreu encontro do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas. Respeitados os protocolos, foi a primeira reunião presencial depois de um período marcado por eventos virtuais, em virtude da pandemia. As atividades transcorreram no Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. Associadas, filhas e esposas de associados acompanharam oficina gratuita de “Estaquia e Enxertia”.

                O engenheiro agrônomo do Departamento Técnico, Uilliam Porsche, compartilhou técnicas para desenvolver mudas de forma rápida, fácil e barata. A oficina foi dividida em parte teórica e prática relacionada ao cultivo de plantas ornamentais e frutíferas.

                Na estaquia, Porsche explicou que se trata de uma técnica usada para a multiplicação de plantas, partindo de uma estaca da haste, folha ou raiz da planta matriz. A partir desse tecido vegetal, cria-se uma nova planta, idêntica à planta de origem, podendo ser chamada de clone.

                Por outro lado, na enxertia o grupo compreendeu que é possível unir diferentes espécies e formar uma nova planta. Um exemplo é o uso da enxertia para antecipar a colheita de abacate, onde se enxerta uma haste já adulta sobre uma base ainda jovem. Porsche explicou que essa junção faz a planta produzir mais rápido por já estar na fase reprodutiva.

                O Agrocenter Languiru – Insumos forneceu mudas e ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas mulheres também trouxeram materiais de casa para aproveitarem na oficina.

Oportunidade

A associada Adriane Solange Theves veio acompanhada da sua mãe para participar do encontro. As iniciativas de valorização do quadro social são destacadas pela produtora rural. “Foi uma grande oportunidade de agregar conhecimento e compreender técnicas que fazem as plantas se desenvolverem mais rápido”, enalteceu.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, também saudou às participantes, valorizando o trabalho das mulheres e sua dedicação às famílias e à Cooperativa. Na oportunidade apresentou o livro “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação”, lançado por ocasião do aniversário da Languiru.

Fonte: Assessoria de comunicação: Languiru

Planejamento do Sescoop/RS para 2022 e programas do Sistema Ocergs são destaques no Boletim

Planejamento do Sescoop/RS para 2022 e programas do Sistema Ocergs são destaques no Boletim

A mais recente edição do Boletim Informativo está repleta de conteúdos e novidades sobre o sistema cooperativista gaúcho. Entre os destaques, o Planejamento do Sescoop/RS para 2022, a participação das cooperativas no PDGC, o cenário do Programa Aprendiz Cooperativo no Rio Grande do Sul, as ações de endomarketing que integram o Dia de Cooperar (Dia C) e as pesquisas das Escoop financiadas pelo CNPq.

Apoio a Projetos Centralizados e Descentralizados

O Planejamento Sescoop/RS 2022 contabiliza mais de R$ 62 milhões para apoio na realização de Projetos Centralizados e Descentralizados, que serão executados por meio do Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). São mais de 154 mil participantes planejados..

Participação das cooperativas no PDGC

O aperfeiçoamento da gestão e da governança nas cooperativas gaúchas se evidencia no crescimento da participação das coops no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Atualmente, são 126 cooperativas inscritas. Acesse aqui o boletim e saiba quantas cooperativas participam por ramo e quais são níveis em que elas se encontram.

Aprendiz Cooperativo, Solidômetro e Marmita Coop

Programa Aprendiz Cooperativo inicia novembro com 2.613 aprendizes no RS. Já as campanhas de endomarketing Solidômetro e Marmita Coop seguem no combate contra a fome, que atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020. Para saber mais sobre esses projetos que arrecadaram mais de 1,5 toneladas de alimentos, acesse aqui!

Prático, objetivo e colaborativo

Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Confira aqui a mais recente edição!

Matrizeiro ASA será inaugurado oficialmente no dia 10 de dezembro

Matrizeiro ASA será inaugurado oficialmente no dia 10 de dezembro

A programação alusiva ao 75º aniversário da Cooperativa Dália Alimentos terá como primeiro grande evento a inauguração do Matrizeiro ASA – América Sociedade Avícola, na localidade de Monte Alegre, na ERS-244, município de Vale Verde. Será no dia 10 de dezembro, marcando o início das festividades que ocorrerão até junho de 2022. 

A granja iniciou as operações em junho de 2020 e agora, com 100% da capacidade instalada e em produção, será inaugurada seguindo aos protocolos sanitários devido à pandemia. O Matrizeiro ASA contempla um dos programas de produção mais inovadoras da Dália Alimentos: o Programa Frango de Corte.

O Matrizeiro ASA contempla núcleos de recria de aves e de produção de ovos férteis, estruturado em uma área com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. A granja dispõe de moderna tecnologia, com sistemas automatizados de pesagem, distribuição de ração e com climatização para assegurar o bem-estar animal.

A coleta dos 1.350.000 ovos mensais é manual, porém todos os ninhos são automatizados, assim como o transporte por meio de esteiras, com equipamentos que garantem que todos os processos internos ocorram dentro do prazo estipulado, avalizando o padrão das atividades e do controle sanitário. Selecionados, os ovos são destinados ao Incubatório, em Mato Leitão, segunda etapa do Programa, de onde saem os pintinhos com um dia de vida para serem terminados nos nove condomínios de produção, que constituem a terceira etapa da cadeia produtiva. A fase final ocorre no Frigorífico, para o abate e produção dos cortes destinados à comercialização, em Palmas, cidade de Arroio do Meio.

O Matrizeiro é de propriedade de um grupo de 37 funcionários da Dália Alimentos, cuja cooperativa também possui uma cota no empreendimento. Em 25 de junho de 2020 foi alojado o primeiro lote no núcleo de recria, cujas aves permanecem pelo período de 22 semanas e, posteriormente, são transferidas ao núcleo de produção, onde são alojadas durante 44 semanas. “Temos muito a comemorar, pois o Programa Frango de Corte dispõe de excelente tecnologia em todas as suas etapas e, assim como as granjas de produção leiteira, tem servido como modelo de arranjo produtivo para as pequenas propriedades rurais viabilizarem suas atividades”, comenta o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.

Na visão de Freitas, uma porcentagem baixa de empresas se mantém atuante e em constante crescimento ao longo dos anos. “Próximo dos 75 anos, a Dália Alimentos, que atua sob o prisma ético de operar de acordo com a legislação, é uma cooperativa que busca por novidades e sistemas de produção, com o objetivo de assegurar a eficiência e a rentabilidade. Estamos festejando o crescimento de uma empresa socialmente responsável, que promove o desenvolvimento econômico e social de todos os que dela fazem parte”, finaliza o executivo.

Fonte: Assessoria de comunicação: Dália Alimentos

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

Tendo a educação financeira como uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, o Sicredi marca presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que será realizada entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, a instituição irá intensificar suas ações voltadas ao tema em todo o país, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades.

Para iniciar a Semana ENEF deste ano, o Sicredi promove a live "Vida Financeira Sustentável". Com apresentação da jornalista Paula Valdez, e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira, orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, e Eduardo Amuri, autor dos livros "Dinheiro sem Medo" e "Finanças para Autônomos". A live abordará a nossa relação com o dinheiro, com dicas práticas sobre como podem ser desenvolvidos comportamentos que ajudem a alcançar uma vida financeira sustentável. A apresentação acontece no dia 08 de novembro, às 19h30 horas (horário de Brasília) no canal do Sicredi no YouTube.

Para finalizar a semana, no domingo, 14, a partir das 18h o Sicredi em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções promoverá a live Turma da Mônica e Educação Financeira, a ação tem como principal objetivo falar com as crianças sobre a importância da educação financeira e também será transmitida no canal da instituição no YouTube. Além das apresentações, durante toda a Semana ENEF, as cooperativas que integram o Sicredi realizarão inciativas locais e regionais em prol do tema.

"Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o nosso objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente", afirma João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi e diretor presidente da Fundação Sicredi.

A participação do Sicredi na edição deste ano será norteada pela temática "Juntos a gente desenha uma vida mais próspera" mote do programa "Cooperação na Ponta do Lápis". Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

Livro valoriza estratégias de crescimento e diversificação para consolidação da Languiru

Livro valoriza estratégias de crescimento e diversificação para consolidação da Languiru

“A maioria das pessoas não tem ideia do tamanho da Languiru.” A frase é utilizada de maneira recorrente pelo presidente de uma das maiores Cooperativas do Sul do Brasil, Dirceu Bayer. A citação também consta na apresentação do livro “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação, a estratégia de crescimento e diversificação, após a reestruturação a partir de 2002”.

A obra idealizada por Bayer “foi para o papel” com apoio do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, do Centro de Memória da Univates e da Ocergs-Sescoop/RS. “Esta é a segunda edição que versa sobre o tema, um registro da história da Languiru, garantindo que isso não se perca com o tempo, um legado da Cooperativa às futuras gerações. Agradeço a todos os envolvidos no desenvolvimento desse segundo livro, obra que reconhece o trabalho de gestão profissional realizado, atendendo aos interesses do quadro social da Cooperativa”, frisa o presidente.

O lançamento oficial da obra integra a programação dos 66 anos da Languiru, celebrados no próximo dia 13 de novembro, com início da sua divulgação e distribuição. O material produzido ao longo dos últimos meses traz um resgate histórico e a evolução da Cooperativa até os 65 anos, comemorados em 2020. Chegando ao 66º aniversário, alguns capítulos extras já seriam necessários, pois a Languiru segue crescendo e conta com novas unidades comerciais e industriais no seu diversificado ramo de atuação.

Organização

A produção tomou todos os cuidados no que diz respeito à pandemia, muitas das reuniões e entrevistas foram realizadas no formato online. “Foi desafiante encontrarmos as respostas de pesquisas, já que era difícil estarmos reunidos de forma presencial”, ressalta Marcos Kreutz, doutor em Ambiente e Desenvolvimento e pós-doutor em Ensino, que auxiliou no desenvolvimento do livro.

“A obra transmite a visão em relação às questões sociais, investimentos e preservação da memória institucional”, enaltece Patrícia Schneider, mestre em Patrimônio Cultural, que também participou da organização do livro, juntamente com a coautora Neli T. Galarce Machado, doutora em Arqueologia.

A obra é uma continuação da primeira edição, ‘Caminhos da recuperação da Cooperativa Languiru’, editada em 2014 e que aborda a história de 2002 até 2012. “Ao olharmos o resultado, é importante olharmos a trajetória exitosa, como consequência de uma série de ações e decisões orientadas pela gestão estratégica, a partir do programa de reestruturação iniciado há cerca de 20 anos. Ao olharmos para trás, vemos que sim, valeu a pena. O desempenho no passado recente nos permite sonhar mais e, crescendo a Languiru, crescem também os associados, os empregados, as comunidades onde estamos inseridos”, conclui Bayer.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Abertas inscrições para o Vestibular da Escoop 2022

Abertas inscrições para o Vestibular da Escoop 2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo – Vestibular 2022, para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de cooperativas, da Faculdade de Tecnologia do cooperativismo – ESCOOP. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do Formulário de Inscrição Vestibular 2022, disponível no site: www.escoop.edu.br ou pelo link: INSCREVA-SE até 30/11/2021 sem custos financeiros. Estão aptos a se inscreverem os candidatos que já concluíram ou que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou equivalente. 

A prova consistirá em uma redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, como o seguinte tema: O que é Cooperativismo? E será aplicada entre os dias 06 de dezembro e 10 de dezembro de 2021 em Porto Alegre/RS, podendo ser agendado em um dos quatro horários possíveis: 8h30 às 10h30; 10h30 às 12h30; 13h30 às 15h30 e 15h30 às 17h30. 

Devido a situação emergencial, causada pela pandemia do COVID-19, o concorrente que preferir poderá enviar a sua redação para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.(Ver mais informações no edital) 

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2022 será em ordem alfabética dos nomes dos candidatos, com a respectiva ordem de classificação, no dia 14/12/2021 através do site www.escoop.edu.br. 

Bolsa de Estudos

Esse ano temos uma novidade! O candidato aprovado neste processo seletivo e que tenha até 24 anos poderá pleitear bolsa de estudos de até 100% da mensalidade nos termos da resolução SESCOOP/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021. 

Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades. O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora. 

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas. 

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas. 

ACESSE O EDITAL AQUI

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A magia da vida foi tema do 26º Encontro de Mulheres Cotrijal

A magia da vida foi tema do 26º Encontro de Mulheres Cotrijal

Conectadas com as informações da Cotrijal. Foi com este foco que associadas, colaboradoras e convidadas acompanharam a programação da 26ª edição do Encontro de Mulheres Cotrijal. O evento, realizado na tarde desta quinta-feira, 4/11, seguiu os protocolos de segurança da COVID-19 e seguiu com formato virtual.

Em duas horas de live, elas acompanharam um evento elaborado para enaltecer a força da mulher cooperativista. Com mensagens e participações especiais, o encontro reforçou os projetos e ações que envolvem a presença da mulher na Cotrijal. “Este evento está no nosso Planejamento Estratégico, o que mostra que a mulher tem lugar de destaque no nosso dia a dia. É para todas vocês que dedicamos essa programação”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, na abertura do evento. 

O presidente ainda pediu para que as famílias abram espaço nas propriedades, para que as jovens mulheres possam participar dos negócios. “É um forma de incentivar. Elas já estão fazendo a diferença no campo”, concluiu.

Com 26 edições, o Encontro de Mulheres Cotrijal já reuniu mais de 2 mil participantes em edições anteriores, vindas de diversas localidades da área de ação da cooperativa. O vice-presidente, Enio Schroeder, recordou a evolução do evento e acredita que, em breve, o formato presencial movimentará novamente as mulheres cooperativistas.

“A Cotrijal está sempre olhando para as mulheres, com projetos sérios para que elas possam ocupar lugar de destaque. Como é o caso do Comitê de Mulheres, que já retomou as atividades neste ano e seguirá gerando conhecimento para as nossas associadas”, comentou. 

A conselheira de Administração Fabiana Venzon lembrou mulheres que fazem a diferença nos negócios de suas propriedades e em cargos de importância no meio rural. “A mulher, a cada ano, tem mostrado a sua capacidade, a sua competência, a sua força, sem precisar tirar o lugar de ninguém. É multitarefas, e isso faz toda a diferença em todos os ramos”, comentou. 

“A mulher, com seu toque feminino, sua sensibilidade, realiza um trabalho de excelência na cooperativa. Hoje temos voz e vez dentro da Cotrijal e isso nos enche de orgulho”, destacou a conselheira representante dos Líderes de Núcleo da Região Sede, Roveni Lúcia Doneda. 

A mágica da vida

Momentos de pura magia, descontração e motivação também fizeram parte da programação do Encontro de Mulheres Cotrijal. As mágicas de Jardel Beck envolveram a todas e ele ainda deixou  lindas reflexões sobre a vida. Beck usou exemplos reais para promover avaliações sobre diversos aspectos do cotidiano, como a relação entre as pessoas, a corrida pelos sonhos e objetivos e a força da mulher e encerrou deixando um pensamento sobre o tempo.

“As mulheres são seres emocionais. São razão e coração. São a força que transforma. E essa é a grande diferença da mulher. Se ela se diferencia tanto no que faz é porque tem essa capacidade, de unir emoção com razão”, declarou o palestrante.

Veja o evento completo no Canal no YouTube ou no Facebook

https://www.youtube.com/embed/sjQi5tXsKQU

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Campanha reforça presença das cooperativas na vida dos gaúchos

Campanha reforça presença das cooperativas na vida dos gaúchos

Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lançou em outubro a campanha Minuto Cooperativo, que está sendo veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. O projeto integra o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibiliza recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop.

"O nosso objetivo é comunicar os diferenciais competitivos do cooperativismo através de uma narrativa humanizada, que se conecta com a sociedade gaúcha demonstrando como as cooperativas estão presentes no seu dia a dia, seja no alimento que chega em sua mesa, nos serviços financeiros, na energia elétrica, internet, transporte, saúde e diversos outros serviços e produtos que fazem parte da rotina das pessoas", destaca o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

SomosCoop: sensação de pertencimento

A campanha dá voz ao movimento SomosCoop e busca consolidar a sensação de pertencimento para quem já integra o cooperativismo e o vivencia no dia a dia.

"O SomosCoop é um movimento nacional que nasceu para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho de ser cooperativista. A nossa campanha vem com o intuito de reforçar esse propósito: unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que se identificam com a nossa proposta de valor", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.

Minuto Cooperativo no ar

A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. São quatro spots de 60 segundos, que rodam dentro das programações comerciais das rádios. E além do aproveitamento comercial, a campanha já conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem, ampliando ainda mais o alcance da campanha.

Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão veiculando nas rádios:

Spot 1

Spot 2

Spot 3

Spot 4

Unimed Porto Alegre e Cotrisal são destaques no Ranking Melhores e Maiores 2021 da Exame

Unimed Porto Alegre e Cotrisal são destaques no Ranking Melhores e Maiores 2021 da Exame

O anuário Melhores e Maiores 2021 da revista Exame acaba de anunciar as maiores empresas do Brasil. Nesta edição, a novidade fica por conta da criação da categoria "As Maiores Cooperativas", que conta com a presença das cooperativas gaúchas Unimed Porto Alegre e Cotrisal.

A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2020. Na relação das maiores cooperativas, a Unimed Porto Alegre ocupa a 13ª posição, com receita superior a R$ 3 milhões, o que representa crescimento de 4,42% em relação a receita registrada em 2019. A cooperativa de Saúde apresentou também um patrimônio líquido de R$ 963,4 milhões e ativo total de R$ 1,78 bilhão. Entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, a Unimed Porto Alegre avançou 62 posições e ocupa a 202ª colocação.

Quem alavancou diversas posições também foi a Cotrisal, de Sarandi. A cooperativa da região do Rio da Várzea pulou da 426ª colocação para o 250o lugar na lista das 1.000 maiores empresas brasileiras. Na categoria das maiores cooperativas, a 17ª posição se reflete no crescimento de 21,6% na receita registrada pela coop em 2020, que alcançou a marca de R$ 2,28 bilhões. No patrimônio líquido, a Cotrisal atingiu R$ 688,4 milhões, enquanto que o ativo total registrado ficou em R$ 1,58 bilhão.

Sicredi e Sicoob aparecem entre os Maiores Bancos

O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Empresas Coligadas, e o Banco Cooperativo Sicredi figuram na relação dos Maiores Bancos, respectivamente, no 13º e 15º lugares, em relação ao ativo total 2020.

Sobre o Ranking

Elaborado desde 1974, o anuário, que neste ano conta com parceira com a Ibmec, traz as maiores empresas do Brasil com base na avaliação de critérios econômico-financeiros, de crescimento e adoção de práticas ESG.

Confira aqui a relação completa das 1.000 maiores empresas e os rankings setoriais do anuário da Exame.

Escoop promove Especialização em Liderança e Gestão de Equipes em Cooperativas

Escoop promove Especialização em Liderança e Gestão de Equipes em Cooperativas

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop acaba de iniciar uma nova pós-graduação: Especialização em Liderança e Gestão de Equipes em Organizações Cooperativas. A cerimônia de abertura do curso ocorreu no dia 22/10, em Santa Rosa, na sede da Cooperativa Cooperconcórdia, parceira da instituição na realização do projeto.

A solenidade contou a presença do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, da secretária da Educação e Cultura do município, Lires Zimmermann Fuhr, e dos presidentes e representantes das cooperativas com alunos da pós-graduação. Ao todo, são 40 participantes de oito cooperativas da região: Sicredi União RS/ES; Sicredi das Culturas RS/MG; Certhil; Unimed Fronteira Noroeste/RS; Cooperconcórdia; Cotricampo; Cotrirosa e Coopermil.

O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências que agreguem valor ao desempenho de funções em áreas ligadas a lideranças e gestão de equipes nas organizações cooperativistas, buscando motivação, eficiência e alta produtividade das equipes e grupos de trabalho. Com 378 horas de carga horária, o curso terá aulas mensais durante as sextas-feiras e os sábados.

"É um imenso orgulho iniciar mais uma pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo com o apoior do SESCOOP/RS. Especialmente, uma pos-graduação voltada para liderança e gestão de equipes, algo essencial para nossas cooperativas e também a preparação das novas gerações de lideres. Precisamos destacar o empenho da Cooperativa Cooperconcódia em trazer essa pós-graduação para Santa Rosa, sem dúvida os esforços realizados pela cooperativa em mobilizar as cooperativas da região fez toda a diferença para que esse processo de intercooperação fosse possível", destaca a professora Paola Richter Londero.

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