A Ceriluz participou na manhã da última sexta-feira (27/5), representada pela empresa Linha Onze Oeste Energia Ltda., de Leilão Virtual de Venda de Energia A-4, operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com coordenação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Cooperativa foi contemplada com a venda de 5,9 Megawats (MW), ao valor de R$ 268,45 o MWh, o que corresponde a R$ 277 milhões em comercialização no período de 20 anos, viabilizando o empreendimento cujo investimento está estimado em R$160 milhões. Este leilão define a entrega de energia a partir de janeiro de 2026.
Conforme o presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, a venda antecipada dessa energia é importante para o andamento do projeto, pois já dá garantias para o financiamento da obra, que está em fase inicial, no município de Coronel Barros. “Isso nos traz tranquilidade, pois vamos iniciar a obra sabendo que todo o investimento que fizermos dará retorno à Cooperativa e seus associados. Isso dá garantias aos agentes financeiros parceiros, para nós, gestores, e para nossos associados”, afirmou, após a divulgação do resultado. Além deste leilão, em 8 de julho de 2021, a PCH Linha Onze – que recebeu Licença de Instalação (LI) no dia 30 de abril deste ano – já havia sido contemplada em leilão de mesmo formato, definindo a comercialização de 2,6 MW para entrega a partir de janeiro de 2025, ao preço de R$ 228,00 o MWh, agregando R$ 155 milhões à sua receita em período de 30 anos.
Essas vendas correspondem a comercialização de 70% da atual garantia física da PCH Linha Onze, cuja potência instalada será de 23,6 MW, o que dá margens para aumentar ainda mais essa receita final, com a comercialização de mais 3 MW, aproximadamente.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceriluz
Negócios
Cooperativa Vinícola Garibaldi estimula qualificação dos associados para gestão da propriedade rural
Do trabalho no campo até o preenchimento das planilhas eletrônicas no computador, a assessoria oferecida pela Cooperativa Vinícola Garibaldi procura garantir amparo global para que seus associados sejam cada vez mais produtivos, eficientes e sustentáveis no exercício das atividades. Esse processo começa com a oferta de orientações sobre técnicas de manejo de solo e de cultivo de videiras e chega até o auxílio na organização para assuntos extracampo, fundamentais na condução e profissionalização dos negócios.
Exemplo disso é o curso Desenvolvimento da Propriedade Rural, formação de extensão in company (na empresa), que está qualificando mais de 40 produtores associados à Cooperativa Vinícola Garibaldi. Desde o início deste mês, eles estão participando das aulas ministradas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, na sede da Cooperativa, em Garibaldi. A grade curricular do curso tem oito módulos e oferece um espaço para troca de experiências e debates sobre avanços na área rural, com aulas que seguem até agosto.
Os alunos estudarão os conteúdos de Inovação na Propriedade Rural; Digitalização da Propriedade Rural; Gestão de Custos; Gestão Financeira da Propriedade; Planejamento e Gestão Estratégica; Sustentabilidade; Gestão de Riscos; e Plano de Trabalho. Em algumas das aulas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi terá janelas para expor suas realidades quanto a planejamento estratégico, finanças e tecnologia.
Ao final do curso, os participantes terão condições de ampliar seus conhecimentos sobre práticas de gestão, de modo a agregar mais valor às propriedades. Isso porque os ensinamentos do curso colocarão os alunos em contato com novas tecnologias e práticas de gestão, além de oferecer uma nova visão frente aos desafios das transformações do mercado e de oportunizar a construção do processo de perpetuidade da propriedade rural dentro do núcleo familiar.
Sustentabilidade dos negócios
Todo enfoque do curso é direcionado à sustentabilidade dos negócios como forma, também, de manter a perenidade da cooperativa. O curso de Desenvolvimento da Propriedade Rural tem seus módulos relacionados ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), visando promover a adoção de boas práticas de gestão. “Esse movimento está claramente alinhado com o propósito da Cooperativa de promover a vida em harmonia, oportunizando condições e meios para que todos evoluam e cresçam conosco, gerando conhecimento que permitirá a melhoria contínua de produtos e processos e, consequentemente, alicerçará a continuidade sustentável do negócio”, explica o diretor executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Alexandre Angonezi.
Além dessa formação oferecida aos produtores associados, a Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém um projeto voltado à profissionalização e à permanência dos jovens no campo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS). Ao lado de outras cooperativas, a vinícola cotiza alunos para o programa. Eles estão frequentando, na Cooperativa de trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil (Cooplib), em Bento Gonçalves, aulas cujos conteúdos passam por assuntos como cooperativismo, cidadania, informática, além de disciplinas técnicas, como fruticultura, viticultura e crédito rural.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Garibaldi
Crédito da foto: Divulgação Cooperativa Vinícola Garibaldi
Negócios
A diretoria da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – Cootravipa – entregou nesta segunda, 23, produtos de higiene para as apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Durante a ação, também foi realizada a sanitização da unidade prisional, visando levar segurança sanitária ao local. A iniciativa faz parte da Agenda Solidária da Cootravipa, que contempla instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Mais de três mil itens de higiene, como papel higiênico, absorvente, creme dental e escova de dentes, serão destinados para as apenadas da unidade. Os produtos foram adquiridos pela Cootravipa em parceria com as empresas Couroarte, Soldasul, Ragom e RD.
A secretária adjunta de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Carolina Ramires, destacou a importância da ação e enalteceu a visão de responsabilidade social da Cootravipa. “A realidade é desafiadora no sistema prisional e fica ainda mais complexa quando a pensamos a partir do recorte de gênero. Por isso, essas doações, que vêm a complementar as ações realizadas pelo Estado, nos auxiliam a mudar a realidade e o dia a dia das mulheres privadas de liberdade”, afirmou.
A diretora da unidade prisional, Rafaelle Fernandes, também agradeceu a empatia e a sensibilidade da direção da Cootravipa no atendimento de uma demanda tão importante para o público feminino. “Sabemos que a necessidade de papel higiênico e absorventes é grande para as mulheres e que o custo é alto. A doação da Cootravipa vai fazer a diferença para essas apenadas. Quando falamos de higiene e limpeza, também estamos falando em tratamento penal, e esse é nosso grande objetivo”, enfatizou.
A diretora da Cootravipa Michele Fernandes ressaltou que cooperar faz parte do DNA da cooperativa. “Acreditamos no desenvolvimento humano, independente da origem de cada pessoa, por isso nos sentimos honrados em poder contribuir para levar mais dignidade às mulheres”.
Também estiveram presentes o diretor da Cootravipa Marcelo Ramires, o delegado adjunto da 10º Delegacia Penitenciária Regional, José Ferreira, além de sócios da cooperativa e servidoras do presídio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa
Negócios
Continuamente dedicada a investir em soluções inovadoras para seus cooperados, a Unicred RS acaba de se destacar pela terceira vez consecutiva entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do País. Elaborado pela Revista Amanhã, o reconhecimento está atualmente em sua 18ª edição e conta com o apoio técnico do renomado instituto norte-americano IXL. O ranking Campeãs da Inovação evidencia as melhores práticas entre corporações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A premiação tem como parâmetro investigar as melhores e mais singulares práticas de negócios beneficiadas pela inovação, além de também serem considerados os modelos de gestão e promoção na cultura das corporações. O anúncio da Unicred RS foi recebido com entusiasmo pela diretoria da Cooperativa. “A inovação é hoje parte essencial do Sistema Unicred. Atualmente mantemos três pilares sólidos voltados para o desenvolvimento contínuo desta área (Cultura da Inovação, Inovação Incremental e Disruptiva e Conexões com o ecossistema de inovação), todos com excelentes resultados”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred RS, Emerson Irion de Oliveira. “Este feito é ainda mais importante por ser referente ao período em que celebramos nossos 25 anos de Unicred Central RS, mantendo nosso propósito de excelência aos cooperados e entregando soluções cada vez mais inovadoras”, complementa.
Com o objetivo de implementar as mais novas ferramentas de gestão, a iniciativa Campeãs da Inovação conta com a parceria técnica do IXL - Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O IXL adota como instrumento de mensuração o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) – uma organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver e aplicar a gestão da inovação em âmbito mundial a partir de certificações globais.
A Unicred desenvolve uma série de projetos e práticas em que se destacam cases de grande êxito, com lançamento constante de melhorias e novas funcionalidades de sistemas, além de desenvolver uma gestão dedicada a mapear e implementar as melhores e mais inovadoras iniciativas. Entre as ações, se evidenciam iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos cartões Unicred Visa e a evolução em canais de atendimento e relacionamento digitais, assim como a solidez de produtos e serviços: após conquistar 78% de transações feitas nos canais digitais em 2020, a Unicred registrou 88% destas no ano de 2021 – demonstrando a constante evolução e aperfeiçoamento destes canais e serviços.
Além disso, a Unicred possui um pilar específico para a experiência do cooperado com o conceito “Customer Centric”, a partir do qual direciona sua atuação para os desejos e necessidades destes a partir de constantes inovações. “Recentemente apresentamos produtos como o Unicred Pay (que oferece pagamentos à distância aos cooperados), um novo Clube de Vantagens, o lançamento de nossas carteiras digitais e outras novidades, como a Letra de Crédito Imobiliário, Saldo Global de Investimento, evolução em nossa Previdência, entre outros – tudo isso para estreitar ainda mais nosso relacionamento com cooperados”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, Paulo Abreu Barcellos.
A Cooperativa se mantém como referência, a partir desta distinção, entre líderes globais conectados ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação, o IXL, a partir de um programa singular que é elevado por meio de conhecimento, networking, benchmarking e experiência cultural. A divulgação do prêmio, promovido pela Revista Amanhã ocorreu no dia 23 de maio de 2021.
Sobre a Unicred RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 11 cooperativas e 81 pontos de atendimento que representam 74,9 mil cooperados, R$ 5,9 bilhões de ativos e R$ 3,6 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Central RS
Negócios
Na tarde desta sexta-feira (27/05), iniciou a primeira Pós-Graduação disponibilizada pela ESCOOP em parceria com a Cotriel. A Aula Magna da Pós-Graduação Gestão da Inovação em Organizações Cooperativistas ocorreu no Auditório da Afeco. As aulas, que acontecem a cada 15 dias, ocorrerão na Sala de Reuniões da Cooperativa e contarão também com alunos e associados das cooperativas da região.
O objetivo da Especialização é a qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação, buscando promover a sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica, permitindo a construção de uma vantagem competitiva, efetiva e sustentável para sociedades cooperativas.
Dirigentes da Cotriel e do Sescoop ressaltam importância das aulas serem na região
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, enfatizou que a Cooperativa sempre foi parceira do Sistema Ocergs em várias iniciativas e a viabilização de uma pós-graduação sediada pela Cooperativa facilita o desenvolvimento dos colaboradores da Cotriel e das demais coirmãs: “Este momento é histórico, pois pela primeira vez iremos receber em nossa estrutura um curso de pós-graduação. Temos de parabenizar a nossa área de Inovação, que batalhou para que isso fosse possível e elogiar a quem está começando sua caminhada. Esse é mais um importante passo que a Cotriel está dando para fortalecer cada vez mais a cultura de inovação na Cooperativa, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação da região, dessa forma, seguindo seus princípios e contribuindo no desenvolvimento de pessoas e instituições”, disse.
O assessor de marketing e inovação da Cotriel, Marcolan Prates, disse que o setor de inovação que em maio completou seu primeiro ano de atuação, segue buscando novas alternativas para a Cooperativa e a chegada da pós-graduação em inovação no setor cooperativista é um marco para o sistema.
O diretor geral da Escoop, José Máximo Daronco, frisou que a disposição da Cotriel foi fundamental para que esta pós-graduação chegasse à região. Afirmou que a nova diretoria eleita da Ocergs irá olhar ainda mais para o interior e oferecer as melhores alternativas em desenvolvimento para colaboradores e associados das cooperativas.
A coordenadora da pós-graduação da Escoop, Paola Londero, evidenciou que desde o credenciamento da instituição junto ao MEC em 2011, a meta sempre foi formar gestores para atuar e qualificar o cooperativismo gaúcho, sendo que a área de inovação por estar em franca expansão irá proporcionar ainda mais desenvolvimento ao setor.
O assessor de grãos e fomento da Cotriel, Cristiano Corazza, pontuou que a área de inovação trabalhou incessantemente para que a Cooperativa fosse a escolhida para sediar esta pós-graduação: “Desde que o setor passou a atuar em maio de 2021, tivemos muitas conquistas e esta é importantíssima, pois vai proporcionar ganhos aos colaboradores da Cotriel, das demais cooperativas e aos associados, que terão pessoas com sede maior de inovar”, lembrou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
Negócios
Sicredi das Culturas RS/MG recebe 391 inscrições de projetos no Programa Empreender para Transformar
O Programa Empreender para Transformar (PET), iniciativa da Sicredi das Culturas RS/MG, encerrou as inscrições para sua 6ª edição nessa segunda-feira, 23 de maio, com 391 projetos, que passam agora para a fase de avaliação. A listagem completa dos inscritos pode ser conferida aqui. A partir de agora, os projetos serão submetidos às comissões de avaliação, formadas por coordenadores de núcleo da Cooperativa, eleitos em Assembleia como representantes dos associados. Os resultados serão divulgados no Dia de Cooperar, em 2 de julho.
Em sua 6ª edição, o PET destinará o total de R$ 730.389,27 em recursos para subsidiar projetos sustentáveis, culturais, educacionais e esportivos na região de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG. O Programa Empreender para Transformar teve sua primeira edição em 2017. Desde então, já foram contemplados mais de 700 projetos e destinados mais de R$ 1,7 milhão, beneficiando mais de 400 mil pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Negócios
Com início nesta terça-feira, dia 24 de maio e previsão de encerramento no mês de setembro de 2022, a Coopermil está reunindo seus conselheiros de administração e fiscal para realização do “Curso de Conselheiros de Cooperativa” em parceria com a Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo com convênio via Sescoop/RS.
O curso tem por objetivo qualificar os conselheiros da Coopermil para o desempenho de suas funções junto a Cooperativa e vai discutir assuntos como Tendências do Cooperativismo, Planejamento Estratégico, Analise de Demonstrações Contábeis e de Projetos entre outros assuntos pertinentes a função o conselheiro.
Para o Presidente da Coopermil, Ernani Thober, “oportunizar um curso de qualificação aos conselheiros em parceria com uma instituição renomada que tem vivencia no cooperativismo atende nosso compromisso de cada vez mais preparar e treinar nossos conselheiros para fortalecer o crescimento da Coopermil”
Já para Paola Richter Londero, Professora e Coordenadora da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo “esse curso de conselheiros foi preparado por várias mãos, envolvendo a Coopermil e a ESCOOP, tendo como foco principal contribuir de forma prática para o aprimoramento da gestão e governança da cooperativa. Esperamos que esse seja um espaço de muita reflexão, disseminação de conhecimento e troca de experiências, sem dúvida será um momento muito rico para todos”.
Os encontros acontecem uma vez por mês até o mês de setembro e serão realizados junta a estrutura do Sindicoop em Santa Rosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coopermil
Negócios
Está disponível para leitura a edição 14 do Boletim Informativo, que apresenta a nova gestão do Sistema Ocergs para o exercício 2022-2026 e traz o Relatório de Gestão com informações sobre a Prestação de Contas 2021 e o Plano de Trabalho 2022 da entidade. A publicação destaca o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem os dados na plataforma Sou.Coop, que segue até essa sexta-feira (27/5), e a abertura do Ciclo 2022 do PDGC até 31 de agosto.
Nova gestão para o exercício 2022-2026
Conheça a nova gestão do Sistema Ocergs para o exercício 2022-2026 e saiba quem são os membros do cooperativismo na representação político-institucional e na promoção da cultura cooperativista e no aperfeiçoamento da governança e gestão para o desenvolvimento sustentável das cooperativas gaúchas. Acesse aqui o Relatório de Gestão - Prestação de Contas 2021 e Plano de Trabalho 2022 do Sistema Ocergs e confira dados de investimentos da entidade em diversas áreas para atender aos objetivos traçados pelo Sistema Ocergs.
Coops de Crédito têm até 27 de maio para atualizar dados no Sou.Coop
Como descobrir o verdadeiro impacto do cooperativismo na sociedade brasileira? Como garantir leis e políticas públicas favoráveis ao coop? É justamente para responder questões como essas e mostrar a relevância do movimento cooperativo em números que o Sou.Coop existe. Para conquistarmos mais espaço e competitividade, os números da sua cooperativa são fundamentais dentro desse levantamento. Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as coops de Crédito atualizarem as informações na plataforma é até 27 de maio. Acesse aqui o boletim e saiba como a sua coop pode contribuir para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro.
Marketing e Comunicação para coops
Fortalecer a imagem do cooperativismo e dar suporte para as cooperativas com ferramentas que podem ser usadas para melhorar a eficiência em comunicação e marketing. É com essa proposta que o setor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs apresenta uma novidade para as cooperativas registradas
na Ocergs. A partir de agora, a coop tem a possibilidade de acessar um diretório com artes abertas, podendo anexar a sua marca a conteúdos e materiais produzidos pela Assessoria de Comunicação da Unidade Estadual e do Sistema OCB. São peças gráficas e digitais, conteúdos para as redes sociais e comunicação interna. Acesse o boletim e saiba como sua coop pode acessar o diretório!
Ciclo 2022 do PDGC
O Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) está aberto até 31 de agosto. Com foco nos processos de gestão e governança das cooperativas, o programa gera diagnósticos para a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. E pensando em contribuir com a sua coop na melhoria dos processos de gestão, o CapacitaCoop oferece de forma gratuita a trilha de aprendizagem Caminho para a Excelência, composta por dez cursos que abordam ferramentas e conhecimentos para aprimorar os processos de gestão da sua coop.
A edição 14 do boletim informativo também traz informações sobre o Sistema Desempenho e outras novidades importantes sobre o cooperativismo. Acesse aqui e fique por dentro de tudo!
Negócios
O novo marco regulatório do setor portuário (Lei 12.815/2013) revogou a Lei nº 8.630/93 e trouxe mudanças na regulação da mão-de-obra do setor portuário, além de estabelecer uma previsão de renda mínima ao trabalhador portuário avulso. E com a proposta de qualificar os profissionais associados da Coopestiva para o trabalho portuário, de modo a construir conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o sistema portuário, cidadania e relações interpessoais, o Sescoop/RS realizou durante os meses de março e abril, no centro empresarial Figueiras Office, em Rio Grande, na região Sul do Estado, o Curso Básico do Trabalhador Portuário para duas turmas, beneficiando mais de 100 associados da Cooperativa.
A Cooperativa do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços possui sede em Rio Grande, onde fica localizado o Porto do Rio Grande, que possui papel fundamental nas movimentações do Rio Grande do Sul. Através de seu cais público e dos terminais privados são exportados mais de 30% do que é produzido no Estado. O município abriga o único porto marítimo gaúcho, capaz de ser desenvolvido racionalmente e em condições de atender à navegação de longo curso, que exige boas profundidades. O porto se interliga a todas as regiões, seja pela malha rodoferroviária ou pelo sistema navegável das Lagoas dos Patos e Mirim, com seus rios tributários.
Conquista importante
A capacitação para o setor foi uma conquista importante do Sescoop/RS, por se tratar de um curso específico e que costuma ter poucas ofertas de mercado para atender as necessidades da Cooperativa. O treinamento contou com uma carga horária de 108 horas e tratou de temas como: Noções de Primeiros Socorros; Portos e Terminais Portuários; Segurança e Saúde no Trabalho Portuário; Prevenção a incêndio; Navios e Navegação Mercante; Carga Geral, Mercadorias e Embalagens; Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Matemática Básica.
Coopestiva
Prestes a completar 34 anos de atuação no mercado, a Cooperativa de Trabalho, Material e Prestação de Serviços de Estivadores reúne atualmente 180 associados, com cerca de 30% de mulheres. A Cooperativa trabalha com serviços de carga e descarga, coleta de resíduos não-perigosos, transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional) e transporte marítimo de cabotagem (carga).
Serviços Portuários
Seis serviços portuários foram tipificados na Lei 12.815/2013, conforme descrito no artigo 40: catapazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, vigilância de embarcações e bloco. O serviço portuário tipificado como estiva, realizado pelos profissionais da Cooperativa, refere-se à atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação (modo de fixar a carga nos porões de um navio, a fim de que a mesma não de danifique pelo balanço das águas do mar) e despeação (ato de soltar as cargas a bordo do navio ou em contêiner, em que foi feita uma peação utilizando-se materiais diversos), bem como o carregamento e a descarga, quando realizados com equipamentos de bordo.
Lei 12.815/2013
Segundo a Lei 12.815/2013, os operadores portuários devem constituir em cada porto organizado um órgão gestor de mão de obra (OGMO) que será responsável por administrar o fornecimento do trabalhador portuário com vínculo empregatício permanente e do trabalhador portuário avulso. O OGMO também deverá manter, com exclusividade, o cadastro e o registro desses trabalhadores.
Caberá ao órgão gestor estabelecer o número de vagas, a forma e a periodicidade para acesso ao registro do trabalhador portuário avulso, além de arrecadar e repassar aos beneficiários os valores devidos pelos operadores portuários relativos à remuneração desse trabalhador e aos correspondentes encargos fiscais, sociais e previdenciários.
Os seis serviços portuários tipificados pela Lei 12.815/2013 somente podem ser exercidos por profissionais registrados no OGMO (trabalhadores avulsos ou trabalhadores com vínculo empregatício permanente). No porto organizado, se o operador portuário necessitar de mão de obra avulsa deverá requisitar ao OGMO. Se a necessidade for exercer qualquer das seis funções portuárias típicas, o serviço também será ofertado a trabalhadores registrados no órgão gestor.
A seleção e o registro do trabalhador portuário avulso será feita de acordo com as normas estabelecidas em contrato, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Negócios
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, passou a integrar o Pacto pelo Esporte. A iniciativa é um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas (confederações, federações e clubes).
O Pacto pelo Esporte fornece ferramentas de autorregulamentação que definem boas práticas em governança, integridade e transparência, para a efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades. O Sicredi foi convidado a participar da iniciativa pelo reconhecimento de seus esforços e comprometimento com o desenvolvimento do esporte brasileiro.
“Acreditamos na inclusão social proporcionada pelo esporte e a conexão das pessoas com o espírito coletivo que ele promove. Nesse sentido, entendemos que ele tem relação direta com nosso propósito de construir sociedades mais prósperas”, diz afirma Josiane Reis, superintendente de marca, comunicação e segmentos do Sicredi. “A adesão ao Pacto pelo Esporte significa uma evolução da nossa relação com o tema, ao passo, que, agora, fomentamos também a evolução dos processos e critérios éticos de gestão em todo o ecossistema esportivo o que proporciona mais credibilidade e segurança aos investimentos realizados”, complementa.
Comprometimento com o esporte
Em 2021, o Sicredi apoiou 290 iniciativas: 282 locais, realizadas por meio de suas mais de 100 cooperativas, e oito nacionais. O futebol é a modalidade com o maior número de ações, totalizando 111.
O Sicredi patrocina grandes campeonatos como a Copa do Brasil de Futebol Masculino; a Brasil Ladies Cup, competição de futebol feminino que teve sua primeira edição em dezembro de 2021; o CBF Origens, campeonato, com foco no futebol de base brasileiro e que promove a inserção de jovens talentos no esporte; e a Copa do Brasil de Futsal Feminina e Masculina.
Rating Integra lança terceiro ciclo e abrange clubes de futebol
A entrada do Sicredi no Pacto pelo Esporte coincide com um novo ciclo do Rating Integra, principal ferramenta do Pacto para mensurar níveis de governança, integridade e transparência das entidades esportivas brasileiras. O Rating é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil, do Comitê Paralímpico Brasileiro, do Instituto Ethos e do Pacto pelo Esporte.
A ferramenta auxilia os patrocinadores a definir seus investimentos de maneira mais planejada, objetiva e transparente, pois passam a ter acesso aos atributos e características de governança das entidades e clubes inscritos no Rating.
O terceiro ciclo do Rating Integra traz importantes mudanças, a fim de atender as demandas do setor e ampliar o escopo de atuação. A abertura da adesão para clubes de futebol é a principal novidade deste ciclo, que será contínuo até 2023.
A participação no Rating é feita em duas etapas: autoavaliação e verificação externa. Na primeira, a organização faz a autoavaliação com base no questionário on-line para que seja gerado um relatório de desempenho. Na segunda, a organização é demandada a apresentar as evidências que respaldam as práticas indicadas.
Após as duas etapas, a entidade é entrevistada por um verificador credenciado que realiza um relatório com indicações de aprimoramentos. As entidades esportivas que participaram do terceiro ciclo do Rating Integra têm acesso a uma plataforma digital que as aproxima de empresas patrocinadoras, signatárias do Pacto pelo Esporte.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Negócios
A evolução do vinho brasileiro nas últimas décadas não é coincidência ou obra do acaso. Para atingir patamares de qualidade que colocam o país entre os principais produtores do Novo Mundo, ocorreu uma verdadeira revolução tecnológica que começa no vinhedo e que pode ser apreciada na taça. Uma amostra deste processo poderá ser conferida no 6º Vitis Aurora, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 deste mês, no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.
Em formato de circuito, o evento reunirá mais de70 expositores, apresentando variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Aberto ao público em geral, o Vitis Aurora deverá reunir especialmente agricultores, estudantes e profissionais das áreas de agronomia e de enologia.
O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, informa que as unidades técnicas da Cooperativa apresentarão as inovações tecnológicas no manejo e cultivo da videira que são desenvolvidas nas propriedades dos viticultores associados à empresa.
“Vamos apresentar uma série de projetos e programas de pesquisa que são realizados pela equipe de agrônomos da Aurora. São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade da matéria-prima, auxiliar na gestão de propriedade, reduzir custos de produção, reduzir os impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor”, relata.
Bonafé cita como exemplos que serão demonstrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas como estratégias para a poda e do sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop). Também serão apresentados os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, além de novas tecnologias para aplicação de tratamentos fitossanitários.
O programa Juntos para Competir, realizado através da parceria entre a Aurora, o Senar e o Sebrae e que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também terá um espaço de demonstração que inclui informações sobre o Programa Alimento Seguro (PAS) para a uva.
Com 1,1 mil famílias associadas, a Vinícola Aurora produz mais de 60 variedades de uvas, cultivadas em 2,8 mil hectares de área. As famílias cooperadas estão presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi.
Expositores englobam todos as etapas do ciclo produtivo
O 6º Vitis Aurora trará expositores que apresentarão soluções para uso em todas as etapas do ciclo da videira. O circuito começa com as estruturas para construção de vinhedos, passa por viveiros com produção de mudas certificadas pelos órgãos oficiais e com demonstração de sistemas de irrigação. Outras soluções para amenizar os impactos das intempéries, como a cobertura plástica de vinhedos e informações sobre seguro agrícola, também compõem as atrações da amostra.
O maquinário completo que é utilizado na parreira e em outras atividades da propriedade, como tratores, pulverizadores, máquinas para colheita da uva e implementos, fertilizantes, defensivos agrícolas, caminhões e veículos de passeio completam o circuito do Vitis Aurora. Também serão realizadas, ao longo da exposição, palestras técnicas sobre manejo no cultivo da videira e o dia a dia no campo.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, ressalta que o evento é uma oportunidade para que tanto os associados à Cooperativa como outros agricultores possam conhecer as novidades relacionadas à viticultura. O presidente acrescenta que a empresa tem desenvolvido diversos projetos que visam a qualificação da produção, a redução de danos ao meio ambiente e à saúde e de melhorias na gestão das propriedades rurais.
“O Vitis Aurora é uma feira que não visa o lucro, ou que tenha um aspecto mais comercial. É um evento voltado para melhorar o manejo e para levar informações que ajudam no dia a dia do produtor rural. Também é uma oportunidade de trocar experiências com outros agricultores, acessar tecnologias que já estão disponíveis e melhorar a rentabilidade do negócio”, destaca Tonello.
O 6º Vitis Aurora tem apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização é da Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
Crédito da foto: Zéto Telöken
Negócios
As cooperativas do ramo Crédito podem atualizar o seu cadastro na plataforma Sou.Coop até o dia 27 de maio. As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira. Os dados serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.
As cooperativas contribuem com o desenvolvimento econômico e social do País, com indicadores financeiros que reforçam a importância do setor. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.
CENÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL
O levantamento do setor de Monitoramento do Sistema Ocergs aponta o faturamento recorde das cooperativas em 2021, na ordem de R$ 70 bilhões. O incremento também se percebe no quadro social, com mais de 3,1 milhões de associados nas cooperativas gaúchas.
COMO FAZER E POR QUÊ?
Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.
PRAZO PARA AS COOPS DE CRÉDITO
Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem as informações na plataforma foi estendido até 27 de maio. Isso ocorre porque o estatuto prevê o prazo de até 30 dias após a realização da Assembleia para preenchimento dos dados na plataforma Sou.Coop.
AJUDA
A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista administrativo, Matheus Loro, através do e-mail
Negócios
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop inicia a partir da próxima terça-feira (24/5) a realização do curso de extensão "Programa Supernova Cotrijal". A capacitação é proveniente dos projetos descentralizados da Formação Profissional do Sescoop/RS, mantenedora da Escoop. O objetivo do curso é auxiliar o desenvolvimento de jovens empreendedores associados da Cotrijal, incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais e despertar o interesse pela participação na Cooperativa. Ao todo, serão três turmas com até 50 participantes e carga horária de 70 horas, na modalidade de ensino híbrida.
O treinamento será destinado a associados e filhos de associados da Cotrijal até 22 anos. Entre os objetivos específicos do curso estão:
a) Ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as principais práticas e instrumentos para gestão da propriedade rural;
b) Proporcionar aos participantes a reflexão e o debate sobre as práticas de gestão e governança cooperativista, permitindo o conhecimento e a análise das condições do ambiente organizacional, considerados base para o processo de tomada de decisão;
c) Atualizar e evoluir conhecimentos, apresentando as melhores práticas em gestão, liderança e estratégia;
d) Compreender as perspectivas e desafios do cooperativismo agropecuário a partir da necessidade competitiva das cooperativas frente às transformações do mercado.
Estrutura
O Programa Supernova Cotrijal 2022 contará com cinco módulos de ensino, que abrangem tendências e oportunidades do agronegócio; sucessão familiar e o desafio da gestão no agronegócio; desenvolvimento pessoal e de equipes; gestão financeira de negócios rurais; o cooperativismo e os negócios coletivos; o que é uma cooperativa agropecuária e o papel da Cotrijal nas cadeias produtivas do agronegócio e frente ao associado.
A capacitação também terá atividades de gameficação e missões com visitas aos parques tecnológicos da PUC e Unisinos, onde serão apresentados cases para os participantes. O cronograma de ensino também possui uma apresentação do propósito profissional, que consiste em uma atividade prática na Cooperativa, com a participação de produtores rurais e profissionais “sêniores”, mini salas e orientação profissional. Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a realização do Programa Supernova Cotrijal 2022 possibilita conhecimentos sobre a gestão da propriedade rural e instrumentos práticos para sustentabilidade do negócio. "De forma adicional, permite que os participantes disseminem o conhecimento sobre a natureza, princípios e valores do cooperativismo, e reflitam sobre a sua relação com a cooperativa", destaca.
Sensibilização
Nos dias 25 e 27 de abril, a Escoop promoveu através da plataforma virtual Microsoft Teams dois encontros de sensibilização para os jovens empreendedores associados da Cotrijal. O objetivo dos encontros foi estimular a participação dos jovens no Programa Supernova 2022.
"A Cotrijal é parceira da família e investe no desenvolvimento do Jovem Rural. A partir desse compromisso, iniciamos o segundo ano do Programa Supernova, com a expectativa de impulsionar futuros sucessores, contando com a força da Cooperativa, para obterem êxito e realização no campo," destaca a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Patricia De Fatima Mota Rosin.
Ao todo, 152 jovens participaram das reuniões, que trataram de tendências e oportunidades no agro, além da troca de experiências e desafios no setor.
Negócios
O Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul teve renovada a certificação “Acreditado com Excelência” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição é pioneira no Rio Grande do Sul na obtenção de padrões de qualidade verificados por instituições especializadas em avaliar desde o princípio de segurança em todos os processos até a cultura organizacional de melhoria contínua.
Desde 2007, o serviço com a marca Unimed é acreditado pela ONA, sendo, desde 2009, com excelência, a nota máxima, junto com as instituições de maior qualidade do país. As auditorias, realizadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), ocorreram nos dias 2 e 3 de maio.
À exceção da Unidade Materno-Infantil, todos os processos/setores do Complexo Hospitalar Unimed, incluindo Diretoria, alta gestão e comissões, foram analisados. “O título tem validade por três anos, mas ocorre acompanhamento anual, com visitas de manutenção”, explica a consultora de gestão do Sistemas de Gestão, Cristina Cecatto.
A ONA é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, participaram nessa terça-feira (10/05), na sede da Sicredi Região dos Vales, em Encantado, de uma reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda, integrada pelo secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, subsecretário adjunto da Receita Estadual, Eduardo Jaeger e equipe, dirigentes e representantes das cooperativas Dália Alimentos, Languiru, CCGL, Cotripal, Santa Clara, Ouro do Sul e FecoAgro/RS. A pauta do encontro tratou dos custos tributários que impactam as cadeias de proteína animal das agroindústrias cooperativas e de seus produtos industrializados.
Segundo a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021, 63 cooperativas possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. O tema vem sendo discutido no âmbito cooperativista e o Sistema Ocergs, em conjunto com as cooperativas agropecuárias, tem buscado diálogo com o Poder Público em busca de ajustes na tributação de ICMS de alguns produtos industrializados.
A Secretaria de Estado da Fazenda se mostrou sensibilizada com a questão do impacto da carga tributária que afeta as agroindústrias cooperativas e ficou de estudar o tema internamente.
Diferença na sociedade
Durante o encontro, o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, na qualidade de anfitrião da reunião, apresentou a Cooperativa, e ações e indicadores que evidenciam o desenvolvimento econômico e social que a Dália Alimentos propicia à região e aos seus cooperados e empregados.
Negócios
A plataforma de aprendizagem desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, lançou nesta semana três novos cursos em EAD para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos cooperados e cooperativas. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que os cursos agregam valor ao quinto princípio do cooperativismo que é a formação e educação de seus cooperados.
“O sucesso desta plataforma que teve início durante a pandemia da Covid-19 está consolidado. São mais de 25 mil alunos bebendo de uma fonte de conhecimento que oferece conteúdos efetivos e contempla as mais diversas áreas temáticas. Tudo isso para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, declarou.
As especificidades do Fundo Garantidor do Crédito Cooperativo (FGCoop) é um dos cursos voltado para cooperados, dirigentes, empregados de cooperativas e sociedade em geral. Com três horas de carga horária, com ele, o aluno vai reconhecer a importância de um fundo de depósito para a solidez, confiança e crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). São seis módulos que detalham desde a estrutura organizacional do fundo; áreas operacionais; cobertura de depósitos; cooperativas associadas; até procedimentos aplicáveis ao FGCoop.
Com carga horária de sete horas, o curso de Encerramento de Balanços aplicados às Sociedades Cooperativas busca capacitar contadores que atuam nas cooperativas ou que buscam novos conhecimentos sobre as especificidades desse modelo de negócios. A atividade é considerada essencial, uma vez que mantém as finanças das coops controladas e estrutura as demonstrações e os balanços contábeis. O curso também é dividido em módulos que abordam os princípios contábeis brasileiros e as cooperativas; as normas de convergência internacional; a legislação especial das sociedades cooperativas; as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) com impacto nas cooperativas; a formas de mensuração e evidenciação; as demonstrações contábeis obrigatórias para as sociedades cooperativas; e o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) voltado para escrituração contábil digital e fiscal.
Já o aprendizado de como criar uma rede de relacionamento profissional para potencializar a carreira está disponível no curso de Networking. Dividido em 20 capítulos, conta ainda com mais de duas horas de leitura complementar, cinco ferramentas extras e certificado digital. Durante a trajetória, o aluno vai aprender a importância da criação de uma rede profissional no novo contexto social e tecnológico, a desenvolver sua marca pessoal e a praticar a escuta empática, além das técnicas para estabelecer relações genuínas e recíprocas.
Os três cursos são autoinstrucionais e não necessitam de acompanhamento de tutor, permitindo ao aluno que gerar sua própria rotina de estudo de acordo com seu tempo e disponibilidade. As aulas também podem ser acompanhadas pelo computador, smartphone ou tablet. Além disso, todos os cursos possuem certificado de participação, que pode ser emitido diretamente na plataforma ao final de todas as etapas de aprendizagem.
Acesse a plataforma e inscreva-se nas capacitações: www.capacita.coop.br/sescoop
Negócios
A Sicredi UniEstados, comprometida em construir uma sociedade mais próspera, investiu em uma usina solar fotovoltaica própria, com potência para gerar mais de um milhão e duzentos mil kilowatts hora por ano, tornando a Cooperativa autossuficiente na geração da energia para abastecer seus 28 postos de atendimento no Rio Grande do Sul, bem como sua Sede Administrativa.
A inauguração aconteceu no dia 28 de abril, junto ao complexo de geração fotovoltaica, localizado no interior do município de Severiano de Almeida, em um terreno que se destaca pela excelente posição solar. O investimento foi de cerca de R$ 4 milhões.
A solenidade contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; vice-prefeito de Severiano de Almeida, Jair Kammler; vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luís Carlos Caramori; diretor de Operações, Jaime Célio Testolin; presidente da Câmara de Vereadores, Celito Bolzan; secretários municipais; conselheiros de Administração e Fiscais; Gerente da agência Sicredi em Severiano de Almeida, Cassiano Nonnenmacher; Gerente de Operações Administrativas da Sicredi UniEstados, Elis Regina Busatta Mignoni; delegados de núcleos; e colaboradores do Sicredi. Também estiveram presentes os sócios proprietários da empresa Mil Engenharia, Michel Rocha e Oberdan Savaris, e os representantes da Creral, Diego Antonio Chiesties e Umberto Francisco Toazza.
Sustentabilidade
O Diretor de Operações da Sicredi UniEstados, Jaime Testolin, falou que a usina é uma obra muito importante, afinal um dos princípios do cooperativismo também é olhar para a sustentabilidade. “O Sicredi aderiu e está comprometido com o Pacto Global proposto pela ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e acredita que a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social e ambiental”, ressalta. Além de possuir linha de crédito para energia solar, e de ter concedido mais de R$ 36 milhões aos associados nessa modalidade, o Sicredi também está fazendo sua parte para reduzir os impactos adversos e gerar valor para os associados e a comunidade na qual está inserido.
“A usina vai gerar energia limpa e renovável para as agências e para a sede administrativa, reduzindo nossos custos com energia elétrica”, afirmou. Jaime agradeceu à Creral pela parceria, à Mil Engenharia, que executou a obra, aos colaboradores da Sicredi UniEstados e ao vice-prefeito pelo apoio que a prefeitura deu ao empreendimento. “Estamos muito felizes por termos escolhido Severiano de Almeida”, finalizou.
O vice-prefeito de Severiano de Almeida, Jair Kammler, agradeceu ao Sicredi por ter escolhido o município para sediar a usina e pela parceria. Parabenizou a Cooperativa pelo investimento e afirmou que o empreendimento engrandece o município.
O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, afirmou que o momento não era somente de alegria, mas também de muito orgulho. Afirmou que esta iniciativa reforça o compromisso do Sicredi com a comunidade e com o meio ambiente. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta, por meio do respeito ao meio ambiente”. Segundo ele, se queremos um mundo melhor, todos têm que fazer a sua parte. “Além de proporcionar retorno financeiro, a usina é uma tendência de sustentabilidade e de inovação, ao utilizar um recurso natural como fonte de energia”, ressaltou o presidente.
Investimento
A usina é composta por 1.860 módulos fotovoltaicos e uma potência instalada de 753,3 kWp, mas já preparada aumentar sua capacidade em 30%.
O valor total do investimento foi de mais de R$ 4 milhões e a previsão é que a Sicredi UniEstados tenha o retorno deste investimento em um período de quatro anos.
Fonte: Sicredi UniEstados
Negócios
O Sicredi lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2021, que apresenta as principais ações e resultados obtidos ao longo do ano com base nos aspectos de ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). As iniciativas reforçam a política de sustentabilidade da instituição e seu compromisso com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em sinergia com o propósito de construir, juntamente com mais de 100 cooperativas, uma sociedade mais próspera.
“O nosso Relatório de Sustentabilidade 2021 evidencia a atuação em prol da agenda ESG e traz um senso de continuidade em mostrar como o modelo de negócio das cooperativas se configura como um impulsionador para o desenvolvimento das comunidades, por meio de iniciativas que facilitam a inclusão das pessoas e auxiliam na recuperação da economia local”, afirma o presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese.
Desenvolvimento Local
Entre os destaques da publicação estão os impactos positivos que a instituição gera nas comunidades em que atua. Fiel ao modelo de negócio cooperativo, o Sicredi promove o desenvolvimento local por meio do ciclo virtuoso, no qual os recursos captados permanecem na região de abrangência das cooperativas e são direcionados para operações de crédito de associados da mesma região. Em 2021, foram gastos R$ 850,7 milhões com fornecedores locais, o que representa 13,8% dos gastos totais com fornecedores no ano - incentivo direto à economia local. Em projetos de desenvolvimento local que estão ligados ao crédito, o Sicredi apoiou 28.077 micros e pequenas empresas por meio do Programa Nacional de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
No ano, o Sicredi ainda realizou um investimento social de R$ 158,8 milhões por meio do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES), doações, lei de incentivo e Fundo Social. Este último contou com R$ 30,7 milhões investidos em 3.287 projetos sociais de interesse coletivo em educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social, promovendo o desenvolvimento das regiões nas quais o Sicredi está inserido.
Economia Verde
O Sicredi destinou, em 2021, R$ 24,6 bilhões em crédito voltado à economia verde que tem como foco os impactos positivos para a sociedade e ao meio ambiente, trazendo melhoria de bem-estar a todos e reduzindo os impactos ambientais. Um dos destaques foi o financiamento para energia solar, com a concessão de R$ 3,3 bilhões de crédito. O total representa um avanço de mais de 90% em relação a 2020 e reforça a presença do Sicredi como importante agente no fomento de projetos de energia renovável e limpa.
Além disso, para atender à crescente demanda por crédito destinado à instalação de sistemas de energia fotovoltaica (energia solar), o Sicredi firmou em 2021 um acordo de parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para a captação de US$ 120 milhões para o estímulo de projetos de energia solar em todo o Brasil.
O relatório também reforça o lançamento do Fundo de Investimento ESG Sicredi, focado em empresas alinhadas à estratégia de sustentabilidade e que geram impacto positivo na sociedade, assim como na agregação de renda aos associados. O fundo já possui patrimônio líquido de mais de R$ 1,9 milhão, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).
O apoio à economia verde contribui para os resultados positivos do Sicredi no balanço anual de 2021, que atingiu uma carteira de crédito de R$ 133 bilhões, sendo R$ 86 bilhões em crédito comercial e R$ 47 bilhões em crédito rural e direcionados.
Emissões de GEE
Em 2021, as cooperativas do Sicredi evitaram a emissão de 580 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da autogeração de energia solar. A instituição também neutralizou 100% das suas emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os resultados são o retrato da evolução anual da gestão de Ecoeficiência do Sicredi, com a elaboração do Inventário de Emissões de GEE Sistêmico, que contabiliza emissões representativas de todas as cooperativas, calculado conforme a metodologia do GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa) e que foi reconhecido com o Selo Ouro, maior nível de qualificação para inventários de emissões corporativos, em 2020.
Organizacional
Junto à estratégia de sustentabilidade, baseada em ampliar o impacto positivo de forma equilibrada aos pilares: Econômico, Social e Ambiental; em 2021, o Sicredi incorporou o conceito de Governança para assegurar ainda mais o seu desenvolvimento equilibrado com o modelo de negócio cooperativo. As estratégias dinamizam os conceitos de gestão ESG com o objetivo de impactar positivamente os públicos interno, externo e comunidades locais. Para isso, foram criados Comitês de Sustentabilidade nos três níveis da instituição: nacional, regional e local, reforçando assim a cultura organizacional de sustentabilidade.
Hoje, 43,5% das cooperativas do Sicredi já possuem comitês de sustentabilidade e mais de 10 mil colaboradores foram treinados sobre o tema, visando o protagonismo de cada um no desenvolvimento sustentável da instituição. Os comitês assessoram os conselhos de administração das entidades, oferecendo um ambiente de discussão, recomendação de priorizações e acompanhamento de seu desempenho em sustentabilidade.
A educação é um foco estratégico do Sicredi, e por isso em 2021 manteve o desenvolvimento de programas voltados à temática. A Fundação Sicredi, em parceria com as Centrais, desenvolveu 24 turmas de formação para assessores pedagógicos no programa A União Faz a Vida, que com 26 anos de existência já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes, teve 180 mil educadores envolvidos e mais de 2.600 escolas participantes em 520 municípios de 11 estados brasileiros. Já o Programa Cooperativas Escolares, que visa ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais e culturais, teve como resultado em 2021 o incentivo a 152 Cooperativas Escolares em 82 municípios, impactando 4,1 mil alunos.
“Vamos seguir fomentando a cultura ESG entre nossos públicos. Levando nossos produtos e serviços até as comunidades mais distantes, com objetivo de construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. Sempre reforçando nosso modelo de atuação cooperativa e o compromisso do Sicredi em apoiar o desenvolvimento social e transformar a vida das pessoas”, conclui o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares.
O Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicredi teve como base as normas da GRI (Global Reporting Initiative) para reportar todo o desempenho em sustentabilidade realizado pela instituição. O documento de 2020 ficou com a segunda colocação no ranking Abrasca, que premia os melhores Relatórios de Sustentabilidade produzidos no Brasil.
Para conhecer o relatório na íntegra, acesse o link.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Negócios
A primeira visita técnica do grupo de conselheiros de Administração e Fiscal da Coprel às obras da PCH Tio Hugo impressionou a todos com a organização, planejamento e eficiência dos trabalhos. No dia 28 de abril, juntamente com a direção da Cooperativa, equipe de engenheiros, técnicos e lideranças regionais, os conselheiros tiveram acesso ao parque de obras da usina em que a Coprel está investindo mais de R$ 81 milhões. A usina está situada no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo/RS e Ibirapuitã/RS.
Grande parte dos conselheiros que visitaram a obra também acompanharam a evolução do projeto e participaram da aprovação do investimento. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH Tio Hugo) terá uma potência instalada de 10,1 megawatts (o triplo da potência da primeira PCH construída pela Coprel no mesmo rio, a PCH Cotovelo do Jacuí, em Victor Graeff/RS).
Geração de empregos e retorno de impostos
As obras da usina iniciaram no mês de agosto de 2021 e o cronograma de execução está 36% concluído, com previsão de término para abril de 2023. Os benefícios para a região já são percebidos desde o começo da construção com a geração de 120 empregos. Além disso, a obra contribui com o retorno de impostos para o município de Tio Hugo, e com a aquisição de serviços e produtos diretamente no comércio regional.
“Os benefícios para o comércio local e regional vão desde oficinas mecânicas, restaurantes, locações de imóveis e geração de empregos. Uma obra desta grandeza, acaba gerando benefícios para a sociedade e temos muito a agradecer à colaboração da comunidade moradora no entorno da obra”, salienta o facilitador da Coprel Geração, Marcos Eidt.
Mais investimentos
Durante a atividade de apresentação das obras de construção da PCH Tio Hugo, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, anunciou mais um importante investimento: o início da construção da subestação Tio Hugo, que irá beneficiar mais de 6.400 famílias com um investimento superior a R$ 38 milhões, melhorando a qualidade da energia para os todos os municípios da região.
“Ver os projetos que planejamos em conjunto, com a diretoria, conselheiros(as) e equipe da Coprel sendo executados é muito gratificante. Um empreendimento que muda a realidade de uma região e que vai melhor a nossa capacidade de geração, demonstra o quanto temos a responsabilidade com nossos cooperantes. Estamos pensando agora na energia necessária para o desenvolvimento das áreas urbanas e rurais”, reforça Stefanello.
Preservação ambiental
A preservação ambiental também se destaca na construção da usina: com 84 hectares de reservatório, serão disponibilizados em seu entorno mais de 161 hectares de áreas de preservação permanente (APPs). Será feito o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas e 11.666 mudas de araucárias.
Os conselheiros presentes ressaltaram a importância de poder acompanhar a obra e saber que os túneis em que passaram por ocasião da visita técnica estarão cheios d’água, gerando energia de forma limpa e sustentável.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Negócios
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram no dia 28 de abril chamada pública de fomento financeiro para projetos de pesquisa acerca do cooperativismo brasileiro. O edital oferece até R$ 4 milhões para fomento de projetos nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.
Segundo o edital, podem participar pesquisadores de todo o país ligados a universidades (públicas ou privadas) e outros institutos de ciência, pesquisa e inovação cadastrados no Diretório de Instituições do CNPq.
Os contemplados poderão custear bolsas de fomento, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participação em congressos e até mesmo custear equipamentos e materiais para executar o projeto. “Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.
Prazos
A data limite para submissão de propostas se encerra em 17 de junho. A divulgação do resultado preliminar, no Diário Oficial da União, está prevista para 1º de agosto. O prazo para recursos encerra em 10 de agosto e a decisão final será divulgada no dia 29 de agosto.
Histórico
A parceria Sescoop e CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas, no qual o Sescoop financia projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.
Os interessados em participar da Chamada podem conferir todos os detalhes do edital no link: https://in.coop.br/cnpq.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios