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Livro da Sicredi Pioneira retrata história da primeira cooperativa de crédito da América Latina

Livro da Sicredi Pioneira retrata história da primeira cooperativa de crédito da América Latina

A história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina é o tema do livro que a Sicredi Pioneira lançou nesta terça-feira (28). Intitulada Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, a obra foi apresentada em um painel que está disponível no canal da Sicredi Pioneira no YouTube com a participação do presidente e da vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt e Heloísa Helena Lopes; e do diretor-executivo, Solon Stahl.

O evento on-line marcou o aniversário da cooperativa e abre as celebrações dos 120 anos da Sicredi Pioneira, que serão comemorados no dia 28 de dezembro de 2022. A versão digital de Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina estará disponível gratuitamente na internet na página https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos .

Em 156 páginas divididas em quatro capítulos, o livro faz um resgate histórico da instituição, desde sua criação sob liderança do padre Theodor Amstad. Editado pela Legado Histórias de Vida, com textos de Marcos Mantovani e Valquíria Vita, a obra traz fotografias de acervo, entrevistas em profundidade e relatos que ajudam a compreender a trajetória e a importância da cooperativa, fundada em 1902 e que tem atualmente com mais de 185 mil associados.

Uma seção exclusiva traz dados atualizados dos 21 municípios que compõem a área de atuação da Sicredi Pioneira, obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Fundação de Economia e Estatística (FEE) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Angela Pinto e Daniel Ribeiro assinam projeto gráfico e diagramação.

Na última parte, o livro apresenta um Caso de Ensino, uma aula pronta com o apoio literário para que professores e entusiastas do tema cooperativismo deem uma aula sobre a história da Primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, atual Sicredi Pioneira, promovendo reflexões a partir do que o livro contou.

Link do livro em: https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Pioneira

Projeto de cooperação entre Alemanha, Brasil e Argentina é finalizado

Projeto de cooperação entre Alemanha, Brasil e Argentina é finalizado

Em 2020, o projeto de cooperação entre a Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV) e os sistemas cooperativos no Brasil e Argentina foi concluído. O projeto teve início no Rio Grande do Sul em 2012 e, em 2017, alçou novas perspectivas com o ingresso da OCB e ICES - Argentina como novos parceiros.

Para comemorar os exitosos resultados dessa cooperação, o Sistema Ocergs realizou em parceria com OCB, DGRV e ICES - Argentina e Ministério de Agricultura, um seminário híbrido para apreciar os resultados do Projeto. Os três países salientaram os bons resultados do projeto nas áreas de gestão e governança, ensino à distância, digitalização, inovação e intercooperação.

O projeto tinha como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul. A intenção é que as cooperativas se tornassem mais eficientes e conseguissem, no longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais a elas associadas. Assim, aumentando a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

Áreas de atuação do projeto:

– Qualificação de técnicos e lideranças, bem como o desenvolvimento de recursos humanos de acordo com as necessidades reais;

- Melhoria das auditorias interna e externa e qualificação dos auditores;- Fortalecimento da intercooperação entre as cooperativas no Rio Grande do Sul e

- Promoção de contatos e relações econômicas com organizações alemãs.


A DGRV:
Instituição sem fins lucrativos que participa de atividades para o desenvolvimento do cooperativismo pelo mundo. Foi fundada em 1972, através da união das organizações Raiffeisen e Schultze-Delitzsch e, atualmente, possui 145 filiadas, entre federações nacionais, federações de auditoria regionais e especiais, federações centrais regionais e federais, cooperativas centrais e especializadas.

Relatório 2021 da Escoop apresenta serviços prestados para cooperativas

Relatório 2021 da Escoop apresenta serviços prestados para cooperativas

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) apresenta em seu relatório de 2021, os serviços prestados às cooperativas gaúchas, desafios, resultados, benefícios e perspectivas para o futuro alinhadas com as demandas das cooperativas.

Nesse ano, o destaque além dos tradicionais cursos de graduação e pós-graduação, ficou a cargo do número de beneficiários inscritos nas atividades educacionais de curta duração, as atividades realizadas que abrangeram todos os ramos do cooperativismo, os cursos in company realizados e a atuação em outros estados, sempre com foco em planejamento estratégico e governança.

Confira os principais números do Relatório 2021:

Número de capacitações e treinamentos

71 cursos curtos

2.786 beneficiários inscritos nas atividades de curta duração da Escoop

673 atividades de capacitações, treinamentos, palestras, webinares e aulas de pós-graduação

273 beneficiários em nível de pós-graduação

2.335 horas de capacitações, treinamentos, palestras, webinares e aulas de pós-graduação

Atendimento aos ramos do Cooperativismo

80 cursos de extensão e pós

21 cooperativas atendidas com cursos in company

Desenvolvimento de conteúdo

Cartilhas, apostilas, vídeos e exercícios para cursos online da OCB sobre Formação de Conselheiros Fiscais, Cooperativismo de plataforma, Primeiros Passos para inovação, dentre outros.

Gerenciamento de Cursos Assíncronos na Plataforma de Ensino

31 treinamentos

2.860 novos cadastros

1.255 certificados

Depoimentos e Planejamento 2022

Em 2022, a Escoop estará alinhada com as demandas das cooperativas e planeja realizar workshops, missões técnicas, capacitações in company, vivências, atividades de networking e cursos de pós-graduação voltados aos temas de finanças, sustentabilidade, lideranças e inovação.

Para o gerente de Qualidade da Cotriel, João Daniel Missio, as ações e projetos realizados junto à Escoop possibilitaram o despertar da cultura da Inovação para os colaboradores, contatos com outras cooperativas e capacitações. “As capacitações ficaram acima das expectativas com conteúdo de qualidade em um linguajar simples e dinâmico. Para 2022, esperamos cada vez mais fortalecer essa relação e poder contar com o apoio da Escoop para o crescimento da cooperativa”, reiterou.

Quer ler mais sobre o que as cooperativas acharam do atendimento da Escoop em 2021, suas ações desenvolvidas e o planejamento para o futuro? Acesse o relatório completo AQUI.

Para mais informações ou contato com a Escoop acesse as redes sociais, envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou chame pelo Whatsapp: (51) 9 8914 0206.

Cooperativas gaúchas são destaque como melhores empresas para se trabalhar

Cooperativas gaúchas comemoram o selo internacional Grate Place to Work (GPTW), concedido a empresas que se destacam pela excelência do clima organizacional na percepção de seus colaboradores. A pesquisa revelou, em sua 11ª edição no RS que aconteceu de forma online no dia 15 de dezembro e com transmissão ao vivo pela internet, condecorou 75 empresas nesta edição (20 de porte grande, 45 de porte médio e 10 de porte pequeno). No total, foram 222 inscritas, representando 149.605 funcionários. 

A lista de vencedoras se divide em três categorias: Grandes Empresas, que empregam a partir de mil colaboradores; Médias Empresas, com até 999 colaboradores; e Pequenas Empresas, que têm entre 50 e 99 colaboradores. Em 2021, os colaboradores das instituições participantes responderam ao questionário e avaliaram o clima organizacional de suas empresas.

Etapas

A pesquisa do GPTW é composta por duas etapas: a pesquisa quantitativa com os funcionários (que tem peso de 67% sobre a nota final) e a etapa qualitativa que avalia as práticas culturais da empresa (os 33% restantes da nota). 

Com a maior fatia de responsabilidade sobre a colocação das empresas do ranking, os colaboradores que responderam às avaliações desta edição mostraram valorizar questões como oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores para permanecerem nas empresas. Além disso, o orgulho de exercer a profissão e a presença de sentimento de equipe entre os colegas foram os dois aspectos mais citados como fatores que os fazem ter confiança no local em que trabalham.

A Cooperativa Unimed Missões, em Santo Ângelo (RS), conquistou o selo do Great Place to Work (GPTW), consultoria global que certifica as melhores empresas para se trabalhar na percepção dos colaboradores, obtida por meio de uma ampla pesquisa. A nota geral alcançada pela Unimed Missões foi 89, que representa 19 pontos acima da média mínima necessária para entrar no seleto grupo contemplado com o selo, e 12 pontos maior que a média obtida pela organização no ano passado.

Para todo o time da Unimed Missões, o resultado deste ano foi motivo de muita celebração. “O GPTW está alinhado a valores nos quais a organização acredita. Temos consciência de que um time engajado é fundamental para nossos resultados. Portanto, um ambiente em que as pessoas estejam felizes, reconheçam a importância de seu trabalho e que possam contar umas com as outras é, muitas vezes, até mais importante do que os benefícios convencionais”, afirma a gestora de Pessoas da Cooperativa, Verginia Donadel Forgiarini. Ela considera que o fator mais importante na conquista da nota de 2021 e da evolução observada em relação ao ano passado foi o engajamento dos colaboradores. “Se o time não abraçar o projeto, não há como ter sucesso, e nós, líderes, precisamos atuar em prol desse engajamento”, finaliza.

Para a Unicred RS, que também já esteve na lista em outros anos e está na categoria Médias Empresas, o resultado os impulsiona para seguir multiplicando o compromisso e trabalho de excelência. “Mais uma vez, ficamos imensamente gratos e orgulhosos de nosso trabalho, acreditando no poder do cooperativismo e no trabalho que continuamente aprimoramos, sempre dedicados a nosso time de colaboradores, que vive a cada dia a essência do trabalho em equipe e da cooperação”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, Paulo Abreu Barcellos.

Sobre o GPTW

O Great Place to Work Brasil é reconhecido como única empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança. Com a missão de "construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All", está presente em 100 países, analisa mais de 7 mil empresas anualmente, o que corresponde a mais de 12 milhões de funcionários impactados no mundo.

Estão na lista também as cooperativas Unimed Federação/RS, Unimed Porto Alegre e Unimed Litoral Sul.

Confira a lista completa:

Grandes

  1. SAP Labs Latin America
  2. Dell Technologies
  3. Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
  4. Stihl
  5. Ticket Log
  6. Usaflex- Industria & Comercio S/A
  7. Getnet
  8. Lojas Quero-Quero S/A
  9. Midea Carrier
  10. STARA S/A
  11. SLC Agrícola
  12. Lojas Renner S.A.
  13. Irani Papel e Embalagem
  14. Meta
  15. Lojas Lebes
  16. Grupo Epavi
  17. Bruning Tecnometal Ltda
  18. Master Sistemas Automotivos
  19. Unimed Porto Alegre
  20. Dufrio

Médias

  1. Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda
  2. TECNICON
  3. CIGAM
  4. DBC Company
  5. KingHost
  6. e-Core
  7. Multilog Rio Grande do Sul
  8. Thoughtworks
  9. Ilegra
  10. Metadados
  11. Sabemi
  12. JOST Brasil Sistemas Automotivos Ltda
  13. eSales Soluções de Integração Ltda
  14. TAG - Experiências Literárias
  15. Unimed Litoral Sul/RS
  16. Unimed Missões/RS
  17. SLC Máquinas
  18. Ti&CSC - Randon Holding
  19. GAVB Consulting
  20. ADP Brazil Labs
  21. Axur
  22. MATH
  23. Focco Soluções de Gestão
  24. Unimed Federação/RS
  25. Pmweb
  26. Bem Promotora
  27. South System
  28. Cadastra
  29. Bebidas Fruki S.A
  30. Palfinger
  31. Detella Restaurantes Empresariais
  32. Comunicare Com. de Aparelhos Auditivos
  33. BSBIOS
  34. Express Restaurantes Empresariais
  35. Portocred
  36. AEL Sistemas
  37. Kaizen RS Veiculos e Servicos Ltda
  38. Filtros Planeta Água
  39. Supergasbras Energia Ltda
  40. Belluno Tecnologia
  41. Sebrae RS
  42. Egali Intercâmbio
  43. Realize
  44. Nelogica
  45. Unicred RS

Pequenas

  1. Mconf
  2. Clube do Valor
  3. KOBE
  4. Aegro Informatica Limitada
  5. Culturama Editora e Distribuidora Ltda
  6. Umbler
  7. NewFields Brasil
  8. Tomasetto Engenharia
  9. TownSq
  10. Alright Adtech Company

Com informações da Unimed Missões, Unicred RS e Grupo RBS.

Mensagem de fim de ano do presidente da ACI, Ariel Guarco

Mensagem de fim de ano do presidente da ACI, Ariel Guarco

O presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), Ariel Guarco, enviou mensagem para as cooperativas e cooperativistas.

Na mensagem Guarco destaca a distribuição desigual das vacinas e ressalta a resiliência das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.

“O modelo de negócio que encarnamos é o único capaz de recuperar o tecido produtivo e comunitário sem deixar ninguém para trás”.

Leia a mensagem do presidente Ariel Guarco:

Queridos amigos cooperativistas,

Estamos chegando ao fim de um ano complexo, em que a pandemia continua afetando nossas vidas e as atividades de nossas empresas.

A distribuição desigual de vacinas afeta muitos países e permite que o vírus se fortaleça e permaneça uma ameaça global.

Isso afeta nossa saúde e nossas economias, dadas as dificuldades que muitas famílias enfrentam para obter renda, bem como as dificuldades que existem para obter bens domésticos e cadeias de abastecimento interrompidas.

Enquanto isso, as cooperativas continuam a demonstrar nossa resiliência, demonstrando que nosso serviço a cada comunidade e a todo o planeta é nosso histórico comprovado de quase dois séculos.

O modelo de negócio que encarnamos é o único capaz de recuperar o tecido produtivo e comunitário sem deixar ninguém para trás.

Como dissemos este ano, quando comemoramos nosso dia, queremos reconstruir melhor juntos este mundo afetado por múltiplos desafios sociais, econômicos, de saúde e ambientais.

Apesar desse cenário difícil, avançamos em nossos níveis de integração e continuamos fortalecendo nossa Identidade Cooperativa, como demonstramos em nosso histórico 33º Congresso Cooperativo Mundial.

Em 2022, convido cada um dos um bilhão de membros de três milhões de cooperativas que habitam cada continente a continuar trabalhando juntos para promover uma recuperação justa em cada território e em escala global.

Peço-lhe que continue cuidando de nós mesmos e de nossas comunidades. Desejo a vocês um feliz final de ano e um início de ano novo com suas famílias e amigos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Easycoop

Jovens relatam acesso a oportunidades após "aprenderem a pescar"

Jovens relatam acesso a oportunidades após "aprenderem a pescar"

Ao longo da última década, a Unicred Porto Alegre, em parceria com o Projeto Pescar, vem transformando vidas ao promover qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social

"O Projeto Pescar realmente nos ensina a pescar! Ele mudou a minha vida. Se naquele ano eu não tivesse participado da turma na Cooperativa, poderia ter seguido um rumo totalmente diferente". Esta declaração é de Caroline Almeida, colaboradora da Unicred Porto Alegre, que resume o reconhecimento e o sentimento de gratidão da maioria dos jovens que já participaram do Projeto Pescar na Cooperativa.

Em uma parceria construída há mais de uma década com a Fundação Pescar, a Unicred Porto Alegre vem transformando vidas por meio de seu curso de qualificação anual para jovens de baixa renda, entre 16 e 21 anos. Em evento presencial, no último dia 13, a Cooperativa comemorou a certificação da 11ª turma do Pescar e já anuncia mais 18 jovens selecionados para a nova jornada de oportunidades, que terá início em 24 de janeiro de 2022.

"Pelos resultados obtidos até agora e, por acreditarmos neste projeto, estamos cotizando mais dois jovens para integrar a turma do ano que vem", explica o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, manifestando o orgulho que sente com a realização do projeto. "O Pescar está totalmente integrado ao 7º princípio do cooperativismo, que fala do interesse pela comunidade, do trabalho focado no desenvolvimento sustentado destas. Ele ressalta que, além de transformar a vida dos jovens que participam do programa, também consegue-se impactar positivamente suas famílias, inclusive aumentando a renda familiar. "É gratificante perceber os resultados ao final de cada curso na Cooperativa e a motivação de cada um para alcançar seus objetivos", diz ele.

Experiência transformadora

Ao conteúdo específico dos cursos, voltado para as áreas técnica e de formação da cidadania, soma-se o trabalho desenvolvido junto aos alunos relativo às suas competências sociocomportamentais. Os reflexos disto serão sentidos lá na frente na construção de bons relacionamentos em sua vida pessoal e em sua performance no ambiente de trabalho.

"Esta é uma questão extremamente importante", considera a articuladora do Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre, Rejania Guido Dias. "A parceria com a Fundação Pescar é uma oportunidade de colocarmos em prática o nosso propósito, acreditando que o cooperativismo constrói a felicidade e promove a vida. A Unicred Porto Alegre acredita na promoção da vida, acredita na promoção social", afirma.

Caroline, 23 anos, ouviu falar do projeto por meio de um familiar e, aos 17 anos, já estava fazendo parte da turma de 2016 do Pescar. Seu talento foi reconhecido e hoje trabalha no setor de atendimento a clientes na Cooperativa.

"O Projeto foi extremamente importante na minha vida e no meu crescimento, tanto pessoal quanto profissional", considera.  "Foi lá que aprendi o que significa responsabilidade, empatia e a colocar em prática ensinamentos sobre educação financeira". Caroline pretende voltar ao Projeto Pescar em 2022, mas dessa vez como voluntária. "O Projeto Pescar realmente nos ensina a pescar", afirma, com absoluta convicção.

O jovem Carlos Alexandre, 20 anos, a exemplo de Caroline, conta que o Pescar provocou uma mudança muito importante em sua vida. "Foi um período de novas experiências, de muito aprendizado que vai me levar além do que eu imaginava chegar um dia". Hoje, ele é auxiliar administrativo na Escola de Educação Infantil Maristas Menino Jesus, localizada na comunidade onde mora.

Ao analisar o comportamento dos jovens, a educadora social Adelaide Chicomo, responsável pelo Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre, explica que, em um primeiro momento, ao se inscrever no projeto, o jovem tem o sentimento de pertencimento, de estar vinculado a algo maior do que aquilo que se encontra ao seu redor. "Ele também tem o orgulho de contribuir em casa com alguma coisa, tendo muita clara a questão dos meios de subsistência. Já no Pescar, percebe quem ele é e que pode transformar sua própria realidade".

Foi exatamente isto que ocorreu com Tatiane Marques, 19 anos. "Eu era apenas uma adolescente buscando uma forma de ter minha própria renda quando iniciei no Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre", revela a jovem, que hoje é assistente comercial e vestibulanda no curso de Direito. Ela atribui este sucesso ao projeto que lhe proporcionou uma experiência única em 2019. "Trabalhávamos diariamente o autoconhecimento, comunicação, organização e proatividade, habilidades essas que agora são destaques no meu currículo. O projeto, acima de tudo, me ensinou que, não importa de onde vim, mas onde eu desejo chegar. O Pescar não me entregou o peixe, pois a vida não é fácil e simples assim, ele me ensinou a pescar, porque é com dedicação e determinação que mentes de sucesso alcançam o impossível".

Conforme o gerente da Unidade Empresarial, Alvacir Bertazzo, o objetivo da Unicred Porto Alegre "é transformar a vida destes adolescentes que, com a experiência de integrar o projeto da Fundação Pescar e Unicred Porto Alegre, conseguem ter novas opções em direção a um futuro melhor". Por isto, o projeto na Cooperativa vem ganhando mais ações. Ele cita as mais recentes coordenadas pela Unidade Empresarial da Unicred Porto Alegre: a aula prática "O empreendedorismo voltado à gastronomia" e um programa regular de visitas a grandes empresas, no sentido de motivar os jovens na busca pelo trabalho, além de dar-lhes uma visão mais otimista em relação ao futuro.

Durante a pandemia, segundo Rejania, foi necessário readequar todo o processo de aprendizagem dos alunos.  A última turma do Pescar permaneceu em curso na Cooperativa excepcionalmente por um período de dois anos (2020 a 2021). "Quanto mais percebemos a dedicação, esforço e resiliência destes jovens, mais os entendemos. É uma via de mão dupla. Eles têm a oportunidade de aprender com a gente, mas nós também aprendemos com suas histórias de vida. Isto é riquíssimo, porque trabalha a humanidade em todos nós", conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred

Cootravipa realiza ação de natal no asilo Padre Cacique

Cootravipa realiza ação de natal no asilo Padre Cacique

O Natal dos vovôs e vovós acolhidos no Asilo Padre Cacique chegou mais cedo e recheado de emoções. Nesta segunda, 20, o Papai Noel da Cootravipa desceu de rapel, no local, encantando a todos.

O rapel é um dos equipamentos usados nos serviços da cooperativa para a atividade de limpeza de fachadas. Os trabalhadores são treinados em acordo com a Norma Regulamentadora 35 (NR 35) que estabelece os requisitos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.

Por isso, o Papai Noel “radical” da Cootravipa usou o equipamento para abrilhantar ainda mais o Natal do asilo. O bom velhinho desceu de uma torre com altura aproximada de 40 metros, auxiliado pelo seu ajudante. Após, presenteou os acolhidos com kits de higiene, que foram doados pelos sócios da cooperativa em uma ação de solidariedade.

 “O encantamento estampado no brilho dos olhos dos idosos é um presente para todos nós que praticamos a cooperação o ano todo, mas que se torna mais especial e gratificante em momentos como esse, nessa casa que sempre ajudamos com o maior carinho”, disse a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.

O Asilo Padre Cacique foi uma das primeiras instituições contempladas com a Agenda Solidária de Sanitização da Cootravipa, que ofereceu a desinfecção de ambientes na prevenção ao coronavírus, levando mais segurança sanitária aos acolhidos.

A noite de Natal também contou como tradicional Presépio Vivo do Asilo Padre Cacique.

Sobre a Cootravipa

Referência nacional do cooperativismo de trabalho, a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre - Cootravipa  - conta hoje com mais de 2.500 sócios. Além de ser responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre, oferece Ação Solidária de Sanitização para instituições públicas, além de outras ações gratuitas para entidades que necessitam. Para o setor privado, a Cootravipa conta com serviços nas áreas de sanitização de ambientes, protocolos personalizados de combate à Covid-19, higienização, gerenciamento de projetos de gestão de resíduos, entre outros.Saiba mais em www.cootravipa.com.br

 Sobre o Asilo Padre Cacique

O Asilo Padre Cacique é uma instituição que depende de doações e sempre que possível, a casa pede apoio da população através de donativos ou apoio financeiro para custeio das despesas básicas. Diante do crescimento de novos tipos de transações bancárias, a instituição passou a também receber doações através de PIX. A chave PIX para doações é o CNPJ do Asilo Padre Cacique: CNPJ: 92.978.139/0001-22. Além do PIX há outras possibilidades de serem realizadas doações financeiras com segurança. As informações sobre como doar podem ser conferidas no site www.asilopadrecacique.com.br/ajuda 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa

Educredi reforça ações de educação ambiental em 2021

Educredi reforça ações de educação ambiental em 2021

Iniciativas socioambientais ganharam força em 2021 entre as ações desenvolvidas pela Educredi, Cooperativa de Crédito dos Professores. Participação em eventos de sustentabilidade, de educação ambiental e doação de alimentos foram algumas das atividades planejadas e desenvolvidas pela cooperativa. O diretor presidente da Educredi, Elson Sena, ressalta a força do cooperativismo e a sua importante participação na sociedade, especialmente, em momentos difíceis como o que a população mundial enfrenta nos últimos dois anos.

Segundo Sena, mesmo com a necessidade do distanciamento social, a Educredi conseguiu manter o seu trabalho junto aos associados e à sociedade em geral. Ele cita como um dos exemplos, a confecção, em conjunto com a Apoena Socioambiental, da Cartilha da Reciclagem: como trabalhar esta temática em sala de aula, que  tem por objetivo auxiliar professores e professoras com o tema da reciclagem alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Base Curricular Comum (BNCC).  A iniciativa faz parte da Sala Verde Padre Amstad, responsável pela educação ambiental da cooperativa.

Sena destaca também outras ações, como a campanha para arrecadação e doação de alimentos não perecíveis para escolas e comunidades carentes, que fez parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C), o Terceiro Seminário de Educação Ambiental realizado junto à quinta edição do Vila ConsCiência, evento anual que tem como objetivo popularizar a ciência, e a  construção coletiva da cartilha “Educação Ambiental: atividades práticas alinhadas aos ODS - volume 3”. “A nossa gestão socioambiental teve um papel fundamental este ano, conseguindo ajudar um pouco as nossas comunidades e os nossos associados”, observa.

Para 2022, o diretor presidente da Educredi afirma que a cooperativa trabalha com a perspectiva de voltar a atender de forma mais próxima os associados. Na questão da educação ambiental, espera poder ampliar e fortalecer iniciativas voltadas ao saneamento, assim como às questões climáticas. “Temos ainda um problema sério de resíduos jogados na natureza. Participamos de ações junto à coleta seletiva de Porto Alegre para mostrar à sociedade a importância de fazer a separação dos materiais  e encaminhá-los para a reciclagem”, informa, enfatizando que com as escolas voltando à normalidade no ano que vem, a cooperativa quer estar mais próxima dos professores. “As cooperativas de crédito têm papel importante no contexto econômico atual e a Educredi do ramo crédito de professores da Região metropolitana de Porto Alegre deseja compartilhar e atender bem esta categoria importante para a educação do Estado”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Educredi

Trajetória da Ocergs é tema de livro comemorativo de 50 anos

Trajetória da Ocergs é tema de livro comemorativo de 50 anos

A Ocergs lançou oficialmente o livro Ocergs 50 anos – 1971 a 2021, uma obra escrita a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado. O livro retrata o caminho percorrido pela entidade com seus desafios, superações e realizações junto às cooperativas e associados e que contribuiu para o fortalecimento e qualificação do sistema no Estado.


Dividido em dez capítulos, o livro é apresentado sob duas perspectivas: a primeira parte, de autoria do professor Edgar Schulze, resgata aspectos importantes da história do cooperativismo e da constituição da Ocergs. Já a segunda parte agrega relatos e contribuições de representantes dos diferentes ramos do cooperativismo gaúcho – Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.


O objetivo da obra é registrar os 50 anos da criação da Ocergs, pela Lei n.º 5.764/1971, a Lei do Cooperativismo, que foi aprimorada a partir da Constituição Federal de 1988. A par tir daí, com a libertação da vinculação ao Estado, a Ocergs e o Sistema OCB, em nível nacional, fortaleceram o cooperativismo, que se tornou mais autônomo.


O livro também traz a atuação da Ocergs em seus três pilares: representação política do cooperativismo, registro e certificação das cooperativas e a formação educacional e profissional, concretizado através do Sescoop/RS, criado em 1998. “Ele fornece os recursos e meios necessários, inclusive com a Faculdade de Tecnologia de Cooperativismo (Escoop), para preparar a gestão das cooperativas, principalmente no nível de executivos, dirigentes e empregados. É um investimento que tem transformado o cenário das cooperativas e, hoje, a gestão não é mais um problema, e sim uma solução”, destaca Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs.


Na obra, é possível reviver a história de muitas lideranças da Ocergs através de registros fotográficos inéditos. Perius destaca a importância da entidade e o que espera para o futuro. “Por meio da Ocergs, somos parceiros para que cada cooperativa possa progredir e avançar. Para que isso aconteça, é fundamental olhar para a nossa história e conhecer o caminho que trilhamos, com foco na essência do cooperativismo, que são as pessoas. Aprendemos com as experiências, muitas delas registradas nesta publicação, e são elas que impulsionam o nosso futuro. A Ocergs continuará atuante como entidade, contribuindo para avançarmos cada vez mais naquilo que é comum a todos nós: a força do cooperativismo”, finaliza.

A obra completa está disponível através do link: https://bit.ly/3IXhPum

Cooperativas gaúchas ainda podem se inscrever no Ciclo PDGC 2021

Cooperativas gaúchas ainda podem se inscrever no Ciclo PDGC 2021

As cooperativas gaúchas têm até o dia 30 de dezembro para fazer o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Para realizar o preenchimento, acesse o site https://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/sistemas-pdgc, clique no botão “PDGC 2021” e preencha o questionário deste ano.

Os analistas da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas estão disponíveis para auxiliar os responsáveis pelo preenchimento pelo telefone (51) 3323 – 0088 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Já as cooperativas que vão participar a primeira vez do PDGC devem entrar em contato com a Gerência, para confirmar se o cadastro está atualizado.


Sobre o PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos Programas do Sescoop Nacional, realizado pelo Sistema Ocergs, desde 2013, tendo como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocergs realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações: mentorias, workshops e visitas técnicas.

Para saber mais sobre o Programa, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/pdgc/

Investimento com foco no produtor

Investimento com foco no produtor

Cotrijal reinaugura unidade de Negócios e Supermercado em Santo Antônio do Planalto. Empreendimento moderno, que utiliza energia sustentável e tem diversas melhorias para o atendimento dos associados.

Um verdadeiro presente de Natal antecipado. Este foi o sentimento dos associados e produtores que prestigiaram a reinauguração da unidade de Negócios e Supermercado da Cotrijal realizada na manhã desta terça-feira, 14/12, em Santo Antônio do Planalto.

Conforme o presidente da cooperativa, Nei César Manica, o investimento vem ao encontro de uma solicitação dos associados, que aguardavam por melhorias na unidade. “O objetivo é facilitar ainda mais o dia a dia do nosso associado. A unidade faz parte da nossa história e necessitava de um olhar diferenciado. As melhorias seguem um padrão de qualidade, para agilizar desde o fluxo da entrega da produção até as compras do supermercado”, comentou.

Eloi Reinehr prestigiou a inauguração acompanhado de sua esposa Marta Inês. O casal demonstrou satisfação em conhecer as novas instalações e celebrou o esforço da cooperativa na entrega do investimento. “Como eu moro próximo da unidade, pude acompanhar a evolução da obra e a força de vontade dos colaboradores. Todos pegaram junto para que hoje tudo estivesse pronto e isso é motivo de orgulho para todos nós”, comentou o associado.

A solenidade de inauguração foi realizada em frente ao novo supermercado da cooperativa, espaço que foi totalmente remodelado e hoje conta com um mix de aproximadamente 9 mil itens, com destaque para a padaria, uma novidade em Santo Antônio do Planalto. A associada Elaine Moraes, que estava acompanhada do filho Daniel Moraes Haeffner, aprovou as novidades. “Já aproveitei e fiz minhas compras da semana. Temos um supermercado amplo, moderno e com muitas opções de produtos. A Cotrijal caprichou”, disse.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, os investimentos seguem uma série de melhorias que a cooperativa vem realizando em suas unidades. Ele recordou das primeiras reuniões da Cotrijal no município e da forma como a comunidade local é identificada com o cooperativismo. “Temos aqui um seleto grupo de produtores, associados que acreditam no trabalho da cooperativa. Buscam essa união e hoje recebem de braços abertos essa nova unidade e supermercado”, comentou.

Unidade moderna

A nova unidade de negócios de Santo Antônio do Planalto conta com 358 metros quadrados, com local para atendimento ao produtor (Detec, Devet e faturamento de grãos) e balança com duas plataformas de pesagem. Já o novo supermercado possui 746 meros quadrados, com diferenciado mix de produtos.

“A nossa ideia é oferecer para o nosso associado e à comunidade a melhor experiência em nossa unidade. Seja no contato com nossos profissionais técnicos ou nas compras do supermercado”, disse a gerente de Negócios da unidade de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen.

A unidade utiliza energia produzida por usina fotovoltaica que funciona em conjunto com a rede da concessionária. A usina conta com 580 módulos, distribuídos no solo em uma área de 1.108 m² (junto à unidade).

Presenças

O ato inaugural também contou com a presença do prefeito de Santo Antônio do Planalto, Elio Gilberto Luz de Freitas; do vice-prefeito, Gerno Adelar Altmann; do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Planalto, Leonel Adler; do conselheiro Administrativo da Cotrijal, Cristiano Ulrich; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elio Bernardi; do superintendente de Varejo, Valcir Zanchett; do superintendente de Operações, Laídes Porto Alegre; do superintendente Administrativo-financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; da gerente da rede Cotrijal Supermercados, Ana Cristina Bocasanta.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Dália inaugura Matrizeiro ASA

Dália inaugura Matrizeiro ASA

Em atividade há 17 meses, o Matrizeiro – América Sociedade Avícola (ASA), primeira etapa do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos, foi inaugurado na última sexta-feira (10). Localizado na ERS-244, em Monte Alegre, no município de Vale Verde, o empreendimento ocupa 76 hectares e é responsável pela recria de aves, com dois núcleos, abrigando 25.500 fêmeas e 3.570 machos; quatro núcleos de produção, cada um com 24.225 fêmeas e 2.665 machos, do que resulta a produção média de 1.500.000 ovos por mês. Representantes da Cooperativa, da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, famílias associadas ao Matrizeiro, o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, ex-proprietária do terreno, dona Lídia Malheiros, e convidados participaram do ato inaugural.

A granja com 100% da capacidade instalada e em produção, de propriedade de 37 funcionários da Cooperativa e uma cota da própria empresa, conta com a mão de obra de 42 profissionais e está estruturado com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. Com moderna tecnologia, possuí sistema automatizado de pesagem, distribuição de ração, bem como climatização para promover o bem-estar animal. A 110 quilômetros da matriz, situada em Encantado, o ASA teve um investimento de R$ 30 milhões e contou com incentivo da Administração de Vale Verde e apoio financeiro do Sicredi.

Para o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, este é um sonho construído a várias mãos e um projeto que se destaca no Brasil. “Temos recebidos as maiores autoridades em avicultura do pais, que desejam conhecer nosso trabalho, pela qualidade e conjunto de ideias que fizeram este empreendimento e o Programa. É o que existe de melhor no mundo em termos de produção agrícola e visitamos um dos países mais desenvolvidos (Israel) para implantar esse projeto. O mais importante, talvez, não seja a parte técnica, mas a maneira coletiva, o que só foi possível porque todos os envolvidos entenderam que o crescimento econômico e o bem estar social só é possível com o envolvimento de todos, pessoas visionárias, que conseguem antever o futuro. Dá orgulho em ver o que foi feito aqui”, enalteceu.

Considerando um momento histórico para Vale Verde, o presidente do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini relembrou o começo do projeto, todo o esforço e a busca pelo conhecimento para tornar realidade, reforçando a preocupação, compromisso e o papel da Dália em inovar. “Um projeto como esse só sai numa Cooperativa. Essas discussões de investimentos associativos é um debate constante, se pensando nos desafios do futuro, de como vamos viabilizar. Sabidamente sabemos que menos produtores estão no campo, temos que começar a olhar para uma realidade diferente, buscando novos investidores. Quantas reuniões para chegar aqui hoje, quanto sonho teve que ser sonhado. O Matrizeiro é o início do projeto, passando pelo incubatório e a fase de terminação com outros nove projetos (os condomínios), são milhões de investimentos, engenharia, pessoas pensando e apostando, produtores que foram ao banco na confiança da Dália, que há mais de 25 anos tem pensando dessa forma. Que tenhamos força e disposição e reconheçam cada vez mais a importância que vocês tem, porque aqui vai se fazer novas gerações e investidores que a história dirá, um dia, dirão que aqueles vovozinhos acreditaram, é assim que se faz a sucessão do campo e empresarial e que se forma empresas que vieram para ficar”, frisa.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (RS) Edson Brum também esteve presente e falou da representatividade que a Dália tem no país e o quanto irá beneficiar Vale Verde. “É um município onde tudo que se planta nasce, temos soja, arroz, trigo, milho, tabaco, gado e nós precisamos dar um outro perfil, todos os prefeitos trabalharam muito para organizar este município jovem, buscando investimentos, muitas vezes questionados pelas ações que fazia, com críticas, ou que era uma utopia e hoje vemos a inauguração de prédios que vão render ao município -com valor agregado - uma devolução do IFPM de R$ 500 mil/ano. Estamos diante da melhor Cooperativa do país, oferecendo o que tem de melhor tanto no leite, como no suíno e, agora, no frango. Essa nossa região ainda não tem muita indústria, estamos a 100 quilômetros de Porto Alegre e instalar a fábrica aqui é estar perto do consumidor. Onde a Dália se instalou só criou riqueza no entorno e aqui não vai ser diferente”, salienta.

Na visão do prefeito Carlos Gustavo Schuch todas as críticas recebidas ao longo da implementação do Matrizeiro valeu a pena. “É com imensa satisfação e alegria que compartilhamos este momento de inauguração da maior empresa do setor privado de Vale Verde, que vai gerar o maior valor adicionado de ICMS e é o maior contratante de mão de obra. Foram várias etapas e desafios que tiveram que ser superados. Analisamos criteriosamente os custos que teríamos para ter esse empreendimento aqui e, na época, focando na geração de emprego e renda investimos cerca de R$ 1 milhão em terraplanagem, água e acessibilidade. Tínhamos a consciência que alguns setores ficariam parcialmente descoberto por conta do tamanho do investimento que estávamos realizando, mas com a certeza de que seria temporário e o futuro comprovaria isso. Sendo assim concluímos que ter apostado nesse projeto foi o melhor investimento que podíamos ter feito, obrigada a todos que se envolveram, aqueles que nos apoiaram e Dália por ter escolhido Vale Verde”, pontuou.

O presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Dettenborn de Mello agradeceu a Dália e o ASA por acreditar no município e parabenizou o prefeito por todo o esforço. “Ficamos felizes de estar participado desde momento, de ver esta Cooperativa em Vale Verde e espero que sirva de exemplo a novas empresas que poderão vir se instalar aqui”, almejou.

‘O mundo precisa de atitude não de opinião. Opinião nenhuma mata a fome ou cura a doença’, com essa frases de inspiração da atriz, cineasta e ativista humanitária norte americana Angelina Jolie, Reinaldo Cornelli, presidente do América Sociedade Avícola – acompanhado do vice-presidente, Rodrigo Werner, e do tesoureiro, Ivo Dirceu Villa, - relatou o caminho percorrido, os obstáculos enfrentados, a persistência e, principalmente, os frutos que já estão sendo colhidos com o empreendimento. “Ao invés de pensarmos nas barreiras e dificuldades como fatores que justificassem o imobilismo e o conformismo arregaçamos as mangas e não titubeamos em aceitar a preposição da Cooperativa para implantar o Matrizeiro que pudesse sustentar o programa avícola da Dália, com a produção de ovos férteis que vão ao incubatório virar pintos, que vão aos aviários virar frangos e vão a indústria virar proteína animal. Tivemos atitude, coragem e dedicação, fizemos acontecer, eram previsíveis as dificuldades a serem enfrentadas, mas falou mais alto nossa vontade de progredir, de sair da zona de conforto, de enfrentar nossos medos, e esse conjunto de emoções, de parceria e de união nos fez fortes, hoje somos responsáveis de criar oportunidades, gerar renda, riqueza e emprego, de trazer novos desafios ao município de Vale Verde, ou seja, agimos e não perdemos tempo em esperar que as coisas acontecessem”, enalteceu.

Cornelli também citou a representatividade do Matrizeiro em números. “Foram gastos recursos públicos, que podem se conferidos a olhos nu, mas alguns dados precisam ser divulgados: foram necessários 4,8 mil cargas de saibro num total 53 mil metros cúbicos de movimentação de saibro; gastos 11,5 mil metros de brita e rachão para pavimentação da estradas - que representa 10 mil metros lineares; foram movimentados 180 mil metros cúbicos de terra para as terraplanagens; gastas 8,4 mil horas de máquinas e caminhões em terraplenagem e estradas; são 28 mil m² de construção; estão alojados neste momento 135 mil aves entre matrizes e galos, que consome diariamente 18 mil quilos de ração e 100 mil litros de água, com isso saem daqui 55 mil ovos férteis/dia e isso tudo é apenas a primeira parte do projeto. São números que nos dão a grandeza da nossa responsabilidade”, finalizou.

Após os pronunciamentos, todos os presentes acompanharam um vídeo institucional mostrando o processo realizado dentro do empreendimento, desde a recria e produção de ovos, até a saída para abastecer o incubatório, localizado em Mato Leitão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Sicoob Credicapital amplia sua rede de atendimento em Porto Alegre

Sicoob Credicapital amplia sua rede de atendimento em Porto Alegre

O Sicoob Credicapital chegou a Porto Alegre em 2019 e, desde então, tem ampliado sua rede de atendimento para várias regiões da capital gaúcha. Somente este ano, já foram abertas três unidades e nos dias 14 e 15 de deste mês, mais três locais foram inaugurados.

Os novos pontos de atendimento, duas agências e um escritório de negócios, estão localizados na Av. Azenha (Zona Sul), Av. Sertório (Zona Norte) e Av. Getúlio Vargas (Centro-sul). Todos os espaços foram pensados para oferecer conforto e comodidade aos cooperados e fazer com que se sintam em casa.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Junior, a implantação dos pontos de atendimento demonstra a consolidação da atuação da cooperativa na cidade. “Chegamos a oito unidades em Porto Alegre e vamos poder atender cada vez mais pessoas. Isso só reforça que o cooperativismo financeiro deixou de ser coisa de cidade pequena e está conquistando espaço nas grandes cidades”.

Além disso, ele destaca que para 2022, os cooperados da capital gaúcha podem esperar mais agências da cooperativa na cidade. “Nossa expectativa para o próximo ano é inaugurar outros 12 pontos de atendimento em Porto Alegre”.

Já Charles Khral, gerente regional do Sicoob Credicapital, conta que os cooperados podem esperar da cooperativa o melhor atendimento possível. “Um tratamento próximo, com muito respeito e transparência. Nossa equipe está preparada para oferecer isso a todos”.

Sicoob Credicapital - Com 20 anos de atuação, a cooperativa tem sede em Cascavel (PR) e atualmente possui mais de 35 agências, que estão localizadas em 22 municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo. Tem mais de 45 mil cooperados, mais de R$ 1 bilhão de ativos administrados e é considerada a 30ª maior cooperativa do Sistema Sicoob.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob CrediCapital

Pesquisa busca mapear comunicação cooperativista em rádios

Pesquisa busca mapear comunicação cooperativista em rádios

Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lançou em outubro a campanha Minuto Cooperativo, que está sendo veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. E pra reforçar a comunicação em nossa sociedade, a parceria das coops é fundamental. Pensando nisso, o setor de Comunicação e Marketing lançou uma pesquisa para conhecer e mapear as cooperativas que possuem aproveitamento comercial em rádios do Rio Grande do Sul!

Juntos somos mais fortes

O projeto integra o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibiliza recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop. São quatro textos com um storytelling que conecta o cooperativismo à realidade das pessoas. E a campanha já conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem, ampliando ainda mais o alcance da campanha.

Participe da pesquisa

A pesquisa é rápida, dura menos de 5 minutos, e ajudará muito dentro do planejamento estratégico das nossas ações de Marketing e Comunicação. Por isso te convidamos a participar e responder! Você faz parte do time e a sua coop faz a diferença na comunicação dos diferenciais competitivos do nosso modelo de negócios. Contamos com a sua opinião! 

Acesse a pesquisa aqui!

Minuto Cooperativo no ar

A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. São quatro spots de 60 segundos, que rodam dentro das programações comerciais das rádios.

Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão veiculando nas rádios. E mais do que isso, o conteúdo é gratuito e pode ser compartilhado pelas coops.

Spot 1

Spot 2

Spot 3

Spot 4

Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Tradicional roteiro de turismo, história e cultura regionais, a região das Missões, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, abriga outra vocação: o cooperativismo. E o desempenho das cooperativas da região comprova isso! Juntas, as 19 coops locais registraram o crescimento de 5,11% e faturaram R$ 2,38 bilhões em 2020. O resultado positivo é impulsionado pelo ramo agropecuário, que registrou expansão de 7,5% e foi responsável por mais de 70% do faturamento das cooperativas da região.

O impacto no campo social e na economia local traz reflexos nas vagas de empregos diretos. Em 2020, foram gerados 121 postos de trabalho nas cooperativas das Missões. No acumulado do ano, o incremento foi de 5% em relação a 2019. A expansão de postos de trabalho nas cooperativas da região, que em 2020 registrou 2.554 empregos com carteira assinada, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.

“O cooperativismo é um modelo econômico e social centrado nas pessoas, que em sua essência, diante das dificuldades costumam se unir mais na busca de soluções para confrontar as adversidades provenientes de uma crise. Dessa forma, apesar da pandemia e da retração econômica do Rio Grande do Sul, o cooperativismo se consolidou como um potencial agente de desenvolvimento econômico e social, com aumento do número de empregos em um momento tão delicado em que vivemos atualmente na sociedade”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

A solidez das cooperativas das Missões se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 12,5% e alcançou mais de R$ 1,15 bilhão em 2020. Em relação aos ativos, as cooperativas da região registraram um acréscimo de 31%, alcançando a marca de R$ 5,27 bilhões.

Atualmente, as 19 cooperativas da região reúnem 201.963 associados. Para se ter uma ideia da abrangência e da força do cooperativismo na região, o número de associados representa 86,4% da população estimada da região, de acordo com dados do IBGE.

Cooperativismo nas Missões

Ramo Transporte: 7 cooperativas

Ramo Agropecuário: 6 cooperativas

Ramo Crédito: 2 cooperativas

Ramo Saúde: 2 cooperativas

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços: 1 cooperativa

Ramo Infraestrutura: 1 cooperativa

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

O levantamento divulgado pela Ocergs no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 51,2 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.

“O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente da Ocergs, Vergilio Perius.

Crescimento das sobras

A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

A solidez do sistema cooperativista estadual se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas. Em relação aos ativos, o cooperativismo gaúcho registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.

As cooperativas do RS geraram R$ 2,1 bilhões de tributos em 2020. Desse montante, R$ 1,1 bilhão foram em tributos estaduais, R$ 1 bilhão em tributos federais e R$ 80 milhões em municipais.

Agro impulsiona resultados

As cooperativas agropecuárias gaúchas registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.

Crédito, Saúde e Infraestrutura

Estudo mostra capacidade do cooperativismo de Crédito de levar serviços financeiros a pequenos municípios

O ramo Crédito ampliou em 34% a captação de recursos nos depósitos a prazo, registrando R$ 28,5 bilhões nessa modalidade.

Na área de Saúde, 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul são provenientes de cooperativas, o que representa 46% das operadoras do Estado.

Cooperativas do Ramo Infraestrutura faturam R$ 1,6 bilhão no RS

As cooperativas do ramo Infraestrutura atendem 369 municípios do Estado e somam mais de 303 mil consumidores, com incremento de 14,9% em ativos, alcançando a marca de R$ 2,2 bilhões.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão reconhecerá vencedores no dia 7 de dezembro

Está chegando a hora de conhecer as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021, realizado pelo Sistema OCB. O A premiação acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube do Sistema OCB, no dia 7 de dezembro, às 17h, através do link https://in.coop.br/yt_premioexcelencia.

Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição do Prêmio, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul. As coops serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Vamos conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Data: 7/12/2021
Horário: 17h
Previsão de término: 18h30
Link de acesso: https://in.coop.br/yt_premioexcelencia

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Inserir jovens no processo de aprendizagem musical gera uma série de benefícios. Pesquisas destacam a melhora no desempenho escolar, o desenvolvimento de habilidades que estimulam a socialização e até contribuição na melhora gradativa da coordenação motora.

No mês de novembro foi lançado o projeto da Orquestra Jovem Languiru (OJOLAN). A iniciativa é uma parceria entra a Cooperativa Languiru e a Associação Pró-Cultura Paz de Teutônia. Consiste em oferecer aulas de teoria musical, vocalização e instrumentos para filhos de associados, empregados e clientes da Cooperativa. O objetivo é criar um grupo que possa se apresentar em eventos da Languiru ou mesmo representar a Cooperativa em diferentes esferas.

Os ensaios iniciam em janeiro, nas manhãs de sábado, das 9h às 11h, com encontros na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Os ensaios gerais serão semanais e também poderão ocorrer encontros por naipe, conforme a necessidade.

A única exigência é que os candidatos já saibam tocar algum instrumento, seja de sopro, corda ou percussão. Os inscritos receberão material para acompanhar os ensaios. Destacando que o projeto é totalmente gratuito.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, valoriza a iniciativa cultural e investimentos em projetos sociais. “É uma imensa alegria dar esse suporte a crianças e adolescentes, que um dia poderão ser músicos profissionais, ou usar a música para melhorar a qualidade de vida. Isso engrandece o nosso trabalho.”

Como participar

Filhos de associados podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico; filhos de funcionários e de clientes da Languiru podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5600, e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou junto ao Setor de Recursos Humanos da Sede Administrativa, em Teutônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

Com expansão do agronegócio, novas ferramentas de crédito são necessárias – e o CRA vem ganhando espaço neste cenário

Nos últimos anos, o Brasil reafirmou a sua presença no agronegócio mundial. Atualmente, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial, com exportações de produtos agropecuários que ultrapassam a marca de USD 100,7 bilhões, ficando atrás apenas da União Europeia, Estados Unidos e China. No cenário interno, o agro chegou à marca de 26,6% de participação no PIB em 2020. 

Sendo um setor que se expande a cada dia, ter investimento igualmente em crescimento é de suma importância. Com isso, nos últimos anos o cenário de crédito rural se modificou, trazendo novos produtos. Um deles é o CRA, que tem se popularizado nos últimos meses. 

Uma introdução ao CRA 

No mundo dos investimentos, o CRA já é bem conhecido. Mas fora dele, várias dúvidas ainda pairam sob as mentes do público. O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um tipo de investimento atrelado ao setor agropecuário. São eles, títulos de renda fixa, onde o investidor – ao adquirir o CRA – contribui indiretamente para a compra de insumos, maquinários e outros produtos necessários para o setor. 

A partir de um amplo trabalho de sua equipe financeira, a Cotribá foi a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020. Após o sucesso das duas primeiras operações financeiras, que já beneficiaram 247 produtores com R$ 118 milhões em recursos, a Cotribá participou como investidora na terceira emissão do CRA aos associados da Cooperativa, o que contribuiu para a redução da taxa de juros do CRA, que ficou na média em CDI + 0,74% a.a. aos produtores.

“Com todo o trabalho desenvolvido para a emissão do CRA, temos reforçado o compromisso de fortalecer o agronegócio, apoiar o desenvolvimento das atividades dos nossos associados e das comunidades onde atuamos. Onde tem agricultura forte, tem-se emprego e renda”, reforça o presidente Celso Leomar Krug.

Tratando-se de um título ligado ao agronegócio, as cooperativas já estão antenadas neste novo produto. Recentemente, o CRA garantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) teve o envolvimento da Integrada Cooperativa Agroindustrial. 

Para Alfredo Freire Neto, Gerente Financeiro da Integrada Cooperativa Agroindustrial, a parceria é um importante passo para a cooperativa, e está diretamente ligado à missão da coop. “[O CRA com o BRDE] representa o espírito de inovação que a Integrada vem trabalhando em diversas áreas, buscando sempre trazer cada vez mais eficiência e benefícios aos cooperados e clientes. A operação abre uma nova fonte de financiamento. Tradicionalmente, são utilizadas as linhas do Crédito Rural e o financiamento via Bancos. No entanto, com o crescimento do agro e o aumento nos preços das commodities e dos insumos, o setor requer outras alternativas”, ele afirma. 

Impactos no agro 

Apesar de não se tratar de uma novidade para as cooperativas agro (em abril o MAPA anunciou o CRA garantido pelo BNDES, em parceria com a Cotrijal), os impactos a serem sentidos pelo setor ainda estão no começo. “Para o cooperativismo, o acesso ao mercado de capitais, seja via CRA ou outros instrumentos, significa menor dependência de recursos governamentais e de Bancos. Além disso, aproxima o investidor do mundo do cooperativismo. Nesse sentido, temos que ressaltar que o cooperativismo tem em seus princípios – e já exerce a muito tempo – práticas socioambientais e de governança, que são tão valorizadas pelos investidores atualmente”, destaca Neto. 

Além de desenvolvimento para as cooperativas, a popularização do CRA é um importante momento para o cenário macro do agronegócio brasileiro. Com uma expansão acelerada, o temor pela falta de crédito no mercado é uma realidade, a produtos como o CRA surgem com o objetivo de atender à demanda atual, que espera-se, deve aumentar nos próximos anos. 

Neto descreve o CRA como um elemento indispensável para o cenário agro nos próximos, sendo inclusive um garantidor do financiamento da produção nacional. “Estudos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estimam que o custo total de uma safra agrícola no Brasil gira em torno de R$ 1 trilhão e o Plano Safra ofertou apenas um quarto do valor nesse ciclo 21/22. Ou seja, é inevitável ao setor ter que recorrer ao crédito privado, seja de instituições financeiras ou do mercado de capitais. Ambos os segmentos vêm crescendo, mas o último em ritmo mais acelerado. Somando-se a isso, o investidor do mercado de capitais está cada vez mais interessado no setor agro”, ressalta. 

Perspectivas para o futuro 

Estamos vivendo um período de transição. E mesmo com as recentes notícias acerca da pandemia, a previsão é para uma retomada econômica mais forte em 2022. Não apenas espera-se que o PIB nacional lentamente se recuperar, mas também que o setor agro expanda ainda mais a sua produção, que mesmo na crise conseguiu resultados excepcionais. 

Neste cenário, ter crédito para “bancar” as operações esperadas, será essencial. E o CRA, assim como outras modalidades de crédito para o setor, terão um papel de protagonismo na retomada do setor. Com a expansão do agronegócio, o crédito público deixou de suportar a demanda, e cada vez o setor privado se tornará essencial para essas operações. Neste contexto, o CRA possui um futuro brilhante, e junto a ele, as cooperativas também. Para o gerente financeiro da Integrada, está uma constatação que não mudará nos próximos meses. 

“Na visão da Integrada, o agro cooperativo deve seguir a tendência do setor privado, com a elevação das exposições a títulos de dívida em relação ao crédito bancário. Assim, as cooperativas precisam se preparar para explicar o setor a um novo público: investidores que muitas vezes não estão tão próximos do dia a dia do agro. Outra possibilidade que deve ser observada é a participação dos cooperados como investidores do CRA, o que faz bastante sentido do ponto de vista cooperativo, e também é onde as cooperativas têm uma vantagem competitiva em relação ao setor privado”, conclui. 

Fonte com com informações da revista MundoCoop

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

A Cotriel realizou no dia 24 de novembro a formatura da Primeira Turma de Trainees. O programa, neste primeiro momento voltado a colaboradores dos Supermercados e Lojas de Ferragens, foi realizado em 16 módulos, a maioria on-line, com temas como feedback, comunicação não violenta, autoconhecimento, autorresponsabilidade e protagonismo, e foi conduzido neste período por Francielle De Cezaro, da empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial de Passo Fundo. No presencial, eles tiveram práticas, como gestão de pessoas, departamento pessoal e gestão ambiental, segurança do trabalho, Medina do Trabalho e Informática, Obras e Manutenção, Financeiro, Auditoria, Qualidade e Almoxarifado, e Contabilidade.

No total, formaram-se dez colaboradores. A turma tinha 24 funcionários, sendo que os que receberam as placas e o certificado alcançaram as notas mais altas e estão habilitados para exercer cargos de gestão.

Diretoria, assessores e gerentes ressaltam importância do programa

A gerente de gestão de pessoas, Stela Scharlau, disse que o Programa de Trainee é um marco histórico para a Cotriel. Agradeceu a direção por apoiar a iniciativa, aos gestores por acreditarem em seus colaboradores e à sua equipe pelo trabalho de implementar e fazer acontecer o programa: “Sei o quanto vocês se dedicaram e se desafiaram para buscar seus objetivos. Este desenvolvimento terminou, mas a busca de conhecimento de vocês tem de ser constante”, afirmou.

O gerente das Lojas de Ferragens, Dienes Keller, elogiou o nível dos formandos e disse que o crescimento de cada um será proporcional à entrega que cada um teve e terá ao longo de sua carreira na Cooperativa.

O assessor de marketing e inovação, Marcolan Prates, lembrou que a Cooperativa a cada dia que passa cresce e precisará de pessoas para assumir novas funções e responsabilidades: “Em um universo de 1.400 colaboradores vocês são privilegiados. A Cotriel precisa ter pessoas prontas para quando a oportunidade surgir, e cada vez mais vocês precisam ser protagonistas no seu trabalho”, disse.

Ao se manifestar em nome dos Supermercados, o gerente Nelson Junior Sebben falou do orgulho à frente da área que mais formou colaboradores no programa de Trainee. Parabenizou os envolvidos e afirmou que este projeto pensa no futuro da Cotriel. “A Cooperativa sempre tem buscado investir nas pessoas, pois entende que é possível formar profissionais aqui dentro. Para ser gestor, é preciso assumir mais responsabilidades e buscar conhecimento. A carreira profissional de vocês depende desta semente que plantaram”, enfatizou.

O assessor de agronegócio, Antonio Carlos dos Santos, evidenciou que a iniciativa é uma das grandes vitórias da Cotriel. “Cada vez mais precisamos de pessoas capacitadas e a Cooperativa tem uma preocupação constante em qualificar vocês. É preciso evoluir em uma velocidade cada vez maior e vocês são vitoriosos por fazer parte deste projeto, que nada mais é que o banco de talentos que passaremos a ter, onde vocês estão entre os que podem ser selecionados para assumir novos cargos futuramente”, afirmou.

Ao final, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, declarou estar muito satisfeito com os resultados alcançados. “Tenho orgulho de dizer que a Cooperativa sempre oportunizou que os colaboradores se qualificassem, pois temos excelentes profissionais aqui dentro. É preciso estar preparado para as oportunidades, aproveitando os cursos oferecidos também em outros momentos. Para a Cooperativa estar bem, precisamos de pessoas comprometidas e dedicadas e temos certeza que a partir de hoje vocês estarão liderando este processo junto com a equipe de vocês. Temos de celebrar este momento que é especial para vocês tanto pessoal quanto profissionalmente e todos ganham com isso”, ressaltou.

Em mensagem gravada em vídeo, Francielle De Cezaro falou da alegria em conduzir este primeiro grupo de colaboradores. “Estou muito feliz em ter feito parte de toda esta construção desta jornada de aprendizagem que não está terminando agora. Liderar não é ser o melhor, mas buscar o melhor em si e do outro. Desejo que vocês sigam nesta jornada de inspirar pessoas, seja no cargo de liderança ou como líder informalmente. Ao concluir esta jornada vocês mostram que têm potencial e condições de fazer a diferença na Cotriel e na vida das pessoas”, declarou.

Ao final, todos receberam suas placas de reconhecimento pela formatura bem como o certificado e foi servido um jantar de confraternização aos formandos e seus familiares presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Ainda faltando pouco mais de 30 dias para o enceramento do exercício 2021 a Coopatrigo conseguiu na semana passada atingir a marca histórica de R$2 bilhões de faturamento bruto alcançando a meta estipulado para o ano.

A informação foi repassada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires em entrevista na manhã desta segunda-feira à Rádio Missioneira. “É com muita satisfação que divulgamos essa informação para ela chegar ao nosso associado que é o dono da Cooperativa”, disse Paulo Pires.

Segundo destacou o presidente esse número fantástico se deve à vários fatores como a boa safra de soja 2020/2021, a capitalização do associado que investiu na formação das suas lavouras e também ao desempenho da Coopatrigo nas safras de trigo e canola.

Outro ponto destacado pelo Presidente da Coopatrigo é o acompanhamento ao desempenho financeiro de todos os setores da Cooperativa, que precisam dar resultado para não comprometer o resultado geral da Coopatrigo.

Finalizando o Presidente da Coopatrigo disse que esses número apontam para um bom resultado líquido da Coopatrigo, garantindo o “retorno” ao associado, afirmando também que neste ano será dado “retorno” em cima das compras de insumos, como um diferencial competitivo da Cooperativa, além da “Participação nos Resultados” dos colaboradores que são os operadores do dia a dia da Coopatrigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo

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