Entre 16 e 19 de maio, expositores do setor de alimentos e bebidas terão a oportunidade de participar da Rodada de Negócios com compradores internacionais de todo o mundo na feira APAS Show 2022, em São Paulo. Cooperativas interessadas em participar têm até o dia 25 de março para se inscrever.
Na última edição da feira, em 2019, foram realizadas 1.053 reuniões com mais de 90 compradores internacionais de 30 países, o que resultou em US$ 330 milhões em negócios fechados.
O evento traz uma série de oportunidades para o desenvolvimento da estratégia de atuação das cooperativas e empresas exportadoras do setor de alimentos e bebidas, como:
- Preparação para a rodada de negócios (webinar);
- Convite a compradores internacionais de segmentos compatíveis com a oferta exportável das cooperativas e empresas brasileiras e agendamento de reuniões individuais;
- Serviços de arregimentação de compradores internacionais;
- Serviços de organização de rodada de negócios;
- Serviços de tradução simultânea para as reuniões de negócios entre cooperativas e empresas brasileiras e compradores internacionais;
- Emissão de até duas credenciais de acesso ao pavilhão da APAS Show 2022 por cooperativa/empresa brasileira selecionada;
- Transporte para a feira, trajeto do ambiente da rodada de negócios ao pavilhão da APAS Show.
SERVIÇO
Rodada de Negócios na APAS SHOW 2022
Inscrições: até 25 de março
Link de inscrições: clique aqui
Fonte: Apex-Brasil
Negócios
Diversidade, equidade de oportunidades e sustentabilidade ganham cada vez mais relevância nas discussões sobre o mundo coorporativo. Diante desse cenário, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou no dia 8 de março, o Programa Mulher Empreendedora ASG.
O edital vai selecionar dez propostas que irão apoiar soluções inovadoras com foco no meio ambiente, questões sociais ou em melhorias na governança de empresas, dedicadas ao avanço da agenda ASG (Ambiental, Social, Governança), estimulando a adoção de tecnologias, à difusão tecnológica e à adoção de modelos de negócios mais competitivos.
“A iniciativa se enquadra na missão da ABDI que procura estimular o empreendedorismo tecnológico digital mas traz o diferencial que é promover a inclusão e igualdade de gênero”, explica o analista de Produtividade e Inovação da Agência, Jackson De Toni. “No Brasil, das 400 empresas em operação na Bolsa de Valores, 61% não tem uma única mulher entre seus diretores estatutários e 45% não tem participação feminina no Conselho de Administração”, destaca o especialista.
Representatividade
As mulheres representam mais da metade da população brasileira, segundo o IBGE, mas, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) apontou em 2018 somente 9,3 milhões de mulheres a frente de negócios. Apesar dos níveis maiores de escolaridade, elas têm menos representação geral em cargos gerenciais (37,4%) e recebem cerca de 77% do salário médio dos homens.
De acordo com a gerente de projetos especiais, Cynthia Mattos, a pauta ASG já faz parte do portfólio da Agência “não apenas para os projetos, mas, também, em suas ações e iniciativas internas, como valorização humana, diversidade de gênero, raça e boas práticas de governança”.
“Características femininas como a versatilidade, a resiliência, a sensibilidade e o poder de conciliação, compõem um conjunto de soft skills cada vez mais valorizados pelo mercado”, afirma a gestora.
Sobre o Programa
Poderão participar deste Concurso empresas, cooperativas e associações (com ou sem fins lucrativos) que tenham ao menos uma mulher em cargo de gestão. Além disso, no caso das empresas, o capital social precisa ter no mínimo 30% de participação de mulheres; no caso das cooperativas a proposta precisa ser executada com autonomia pelos cooperados, de modo a não demandar relação de subordinação entre a cooperativa e os cooperados e ter no mínimo 30% de associadas mulheres assim como as associações.
Premiação
A premiação total chegará a R$ 1,5 milhão, distribuídos da seguinte forma:
Categoria I: Responsabilidade Social – até 4 projetos – R$ 150.000,00;
Categoria II: Responsabilidade Ambiental – até 4 projetos – R$ 150.000,00;
Categoria III: Boas Práticas de Governança – até 2 – R$ 150.000,00.
Critérios de elegibilidade
Adequação ao Modelo de Projeto do Edital; enquadramento nos objetivos, prazos e requisitos; enquadramento nas temáticas (Responsabilidade Social, Ambiental e Boas Práticas de Governança) e adoção de soluções tecnológicas, metodologias ou processos digitais em ações com foco ASG estão entre os critérios de elegibilidade.
Fonte: ABDI
Negócios
O número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão. A partir do Censo Agropecuário de 2017, o IBGE identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões. Os dados foram obtidos a partir de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e o IBGE. De acordo com a pesquisa, juntas, elas administram cerca de 30 milhões de hectares de propriedades rurais no país.
Estes foram alguns dados apresentados pela engenheira agrônoma, consultora e fundadora do Portal Agromulher, Vanessa Sabioni, durante o 7º Encontro das Empresárias Rurais Cotrijal. Ainda segundo o Censo, a participação de mulheres na administração de propriedades rurais no Brasil passou de 10%, em 2013, para 30% em 2017.
“As mulheres do agro, gestoras, produtoras, esposas, mães, sucessoras, profissionais, empreendedoras e estudantes, estão participando ativamente do setor, fazendo negócios, ocupando cargos de gestão e inovando para o crescimento do nosso país. A maioria escolheu o agro porque gosta da vida no campo e é responsável pela gestão de, pelo menos, 8% do PIB do Brasil”, destacou Vanessa.
A consultora afirmou que o agronegócio tem muito a ganhar com a atuação das mulheres, uma vez que elas têm diferenciais no estilo de gestão que podem contribuir, de forma diferenciada, no aumento de produtividade no campo. Na área profissional, são mais flexíveis e participativas, têm um jeito diferente de sentir as pessoas e tudo que está ao redor e podem agregar, com muita propriedade, na expansão do agronegócio.
“Sensibilidade, empatia, capacidade multitarefa, foco na alta performance e na operação detalhista, grande capacidade de adaptação e capacidade conciliadora são características importantes da liderança feminina. E fortalecer as mulheres no campo é, com certeza, um caminho necessário para contribuir com a sustentabilidade do agro no Brasil e no mundo”, disse a consultora.
Líder natural
A tenente coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard destacou a importância da mulher no agro e afirmou que a necessidade de ajudar na produção e na gestão da propriedade parte do princípio de cuidar de si mesma, inicialmente, e querer sair da zona de conforto. “A mulher tem que ter sua independência e ser protagonista de sua vida. Se não for protagonista, acaba não tendo sucesso fora de casa. É preciso ainda ter foco, estudar, qualificar e investir em si mesma”.
A palestrante, que foi a primeira mulher comandante de um Batalhão de Polícia Militar no RS, ressaltou ainda que, naturalmente, mulheres são líderes nos mais variados setores, começando dentro de sua família. “Somos líderes natas e nossa liderança deve começar dentro de casa, onde todos devem trabalhar e compartilhar responsabilidades como em uma empresa para que dê tudo certo”.
Para ela, a mulher vai fazer a diferença na sociedade ou no campo a partir do momento em que acreditar em seu potencial, dividir tarefas e entender que as mulheres foram feitas iguais aos homens. “Só se não quisermos, não vamos chegar onde queremos. Basta acreditar”, concluiu.
O evento é promovido pela área de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal
Negócios
As cooperativas podem atualizar o seu cadastro na plataforma Sou.Coop até o dia 30 de abril. As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira. Os dados serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.
As cooperativas contribuem com o desenvolvimento econômico e social do País, com indicadores financeiros que reforçam a importância do setor. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.
CENÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL
O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) aponta o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.
Em 2020, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos. O patrimônio líquido cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas gaúchas. Em relação aos ativos, o cooperativismo estadual registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.
O saldo de empregos nas cooperativas do Rio Grande do Sul foi positivo. No acumulado de 2020, foram gerados 3.683 novos postos de trabalho com carteira assinada, num total de 68.303 empregos diretos registrados pelo setor no Estado.
COMO FAZER E POR QUÊ?
Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.
PRAZO PARA AS COOPS DE CRÉDITO
Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem as informações na plataforma é até 27 de maio. Isso ocorre porque o estatuto prevê o prazo de até 30 dias após a realização da Assembleia para preenchimento dos dados na plataforma Sou.Coop.
AJUDA
A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista administrativo, Matheus Loro, através do e-mail
Negócios
Celebrar o dia 8 de março é dar visibilidade e tornar cada vez mais efetiva a busca por direitos iguais. Alcançar a equidade de gênero e empoderar as mulheres é, inclusive, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
No cooperativismo, impulsionar a representatividade e as oportunidades para que as mulheres possam ocupar cada vez mais cargos de liderança e participar mais ativamente dos processos de tomada de decisão são objetivos frequentes e discutidos com intensidade nas diferentes camadas do movimento.
“A presença das mulheres é fundamental para fortalecer nosso modelo de negócios. Elas oferecem um olhar diferenciado e são fundamentais para a melhoria de processos, redução da burocracia e relações sociais das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Entre as iniciativas mais recentes do Sistema OCB está o Comitê Nacional de Mulheres, Elas pelo Coop, que reúne 23 mulheres de 16 diferentes estados da federação, e conta com representantes dos ramos Agro, Crédito, Saúde e Trabalho, e Produção de Bens e Serviços.
A ideia do comitê surgiu em meio as discussões do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em 2019, e sua criação foi consolidada em 2020. Desde então, as integrantes participaram de capacitações, treinamentos, intercâmbios e eventos como seminários e palestras para poderem atuar em prol da representatividade feminina no cooperativismo.
Semeando Futuros – Gestão e Liderança para Mulheres Cooperativistas
Outra iniciativa do coop pelo empoderamento feminino é o projeto Semeando Futuros – Gestão e Liderança para Mulheres Cooperativistas. Lançado em julho de 2021, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reúne cursos on-line disponíveis na plataforma CapacitaCoop e inclui módulos que abordam boas práticas de gestão e governança, liderança, inovação, e educação financeira.
“Precisamos avançar e promover cada vez mais as oportunidades para que as mulheres assumam o protagonismo que merecem, ocupando cada vez mais cargos de liderança. Essa iniciativa do Comitê é muito importante nesse sentido. A diversidade é essencial em todo e qualquer modelo de negócio e, tem se provado, ainda mais relevante para o sucesso das nossas cooperativas”, destaca a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.
Identidade
Recentemente, o Elas pelo Coop ganhou identidade visual para divulgação das ações do Comitê. Elaborada com a participação ativa das cooperadas que fazem parte do movimento, a marca traz estampada os objetivos de inovação e reestruturação do cooperativismo, dando voz, oportunidades e reconhecimento às mulheres.
O objetivo é justamente aumentar o número de mulheres cooperadas que ocupam cargos de liderança. No Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021, por exemplo, as mulheres representavam, em 2020, 40% dos mais de 17 milhões de cooperados, mas apenas 17% delas ocupavam cargos de liderança.
“Para além de parabenizar as mulheres pelo seu significativo papel na sociedade, na vida econômica e social do País, é importante chamar atenção para a questão da igualdade de gênero e lembrar que precisamos de ações efetivas nesse sentido. Cada cooperativa deve pensar no que está sendo feito em sua cooperativa em termos de gestão e governança para aumentar a representatividade feminina nos cargos de liderança e promover efetivamente a igualdade de gênero em toda a sua estrutura”, ressalta a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Sendo um marco pela luta por equidade de gênero, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU em 1975 e até hoje segue representando muito mais do que apenas uma data comemorativa.
Essa importante data é celebrada desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.
Atualmente, esse dia nos faz um convite à reflexão enquanto sociedade e, mesmo com muitos debates e questionamentos pela frente, os espaços já conquistados por elas, tão legítimos, merecem todo holofote.
Partindo dessa causa, a MundoCoop abre o calendário de eventos de 2022 promovendo a segunda edição do evento CoopTalks Perspectivas, no dia 08 de março. Devido ao sucesso anterior, que alcançou quase 5 mil pessoas, o evento vem para, mais uma vez, quebrar paradigmas, te fazer pensar e repensar panoramas e ampliar o seu ponto de vista.
Totalmente online, o CoopTalks Perspectivas reunirá mulheres, de dentro e fora do cooperativismo, para debater sobre os principais assuntos do ano, buscando trazer pautas fundamentais para a construção de uma sociedade mais cooperativa e promissora. Pioneiras, ícones de negócios, especialista e, acima de tudo, empreendedoras que estão na vanguarda dessa transformação global pela qual o cooperativismo está passando. Mulheres que, por potencial e experiência, fazem acontecer todos os dias!
Para isso, o evento contará com uma rodada de palestras instigantes para entender as novas dinâmicas do mundo com Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis; Clara Maffia, Gerente de Relações Institucionais da OCB; Thabata Abreu, fundadora e Consultora Financeira na FCP Planejamento e Investimentos; e Thammy Marcato, Diretora de Ecossistema e Inovação.
Além disso, as futuristas Paula Abbas e Letícias Setembro irão compor um painel que trará um debate imperdível sobre as tendências da atualidade. E, para fechar com chave de ouro, o painel “Liderança em pauta” reunirá Debora Noordegraf, Suinocultora e Coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda, Camila Luconi, Profissional de cooperativa, professora e coordenadora de curso de cooperativismo, Gleice Moraes, Analista de Sustentabilidade no Instituto Sicoob, e Denise Maidanchen, Diretora de Desenvolvimento e Investimentos da Quanta Previdência, mulheres líderes e atuantes em diversos setores para falar sobre experiências, o movimento cooperativista e, claro, a importância da representatividade para a verdadeira mudança organizacional e social.
Tendências, futuro, economia, cultura, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, transformação digital. Assuntos que precisam ser discutidos hoje para mudar o amanhã. E nós esperamos você para fazer parte dessa mudança!
Seja trazendo o conhecimento para o cooperativismo ou levando o movimento cooperativista para o público de fora, o CoopTalks Perspectivas foi pensado para ser uma grande experiência e impulsionar a transformação em todos os envolvidos!
EVENTO COOPTALKS PERSPECTIVAS 2022
Data: 8 de março
Horário: das 9h às 13h
Confira a programação completa e faça sua inscrição Aqui
Fonte: MundoCoop
Negócios
A Fundação Mundial para Cooperativas de Crédito (WFCU) lançou um Fundo de Deslocamento da Cooperativa de Crédito Ucraniana para apoiar as cooperativas de crédito da Ucrânia.
A campanha apoiará funcionários e membros de cooperativas de crédito envolvidos na invasão russa da Ucrânia.
A WFCU é o braço de caridade do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que tem trabalhado em estreita colaboração com as cooperativas de crédito ucranianas nos últimos 30 anos, fornecendo apoio regulatório e de desenvolvimento.
A Woccu também executa o projeto Credit for Agriculture Producers (CAP) na Ucrânia, com o apoio financeiro da USAID. O programa visa fortalecer o mercado ucraniano de cooperativas de crédito e ampliar o acesso ao crédito agrícola. O ápice agora está trabalhando com a USAID e preparando planos de contingência para a CAP para garantir a segurança de seus funcionários, muitos dos quais são cidadãos ucranianos.
"Obrigado ao pessoal da Fundação (Worldwide). Essa é a coisa certa a se fazer, esta é a comunidade global, esse é o poder de uma rede como essa", disse Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da Woccu, em um evento da Woccu Cooperative Voices em 27 de fevereiro.
Mike Reuter, diretor executivo da WFCU, disse que cooperativas de crédito de todo o mundo têm procurado perguntar como poderiam ajudar seus colegas na Ucrânia.
"Nossa comunidade global de cooperativas de crédito avançou imediatamente com preocupação e apoio para seus pares ucranianos", acrescentou. "Os lucros do Evento de Vozes Cooperativas, bem como as doações fornecidas ao Fundo de Deslocamento, ajudarão as cooperativas de crédito da Ucrânia a curto e longo prazo."
O fundo arrecadou mais de US$ 43.000 (£32.000) para o Fundo de Deslocamento nas primeiras horas. As doações podem ser feitas online ou enviando mensagens de texto CUS4UKRAINE PARA 44-321.
Fonte: Coop News
Negócios
Um dia histórico para o cooperativismo gaúcho. Esse foi o clima da assembleia geral extraordinária, realizada nessa segunda-feira, 28/2, que oficializou a união entre as cooperativas Cotrijal e Coagrisol. O processo de incorporação foi aprovado de forma unânime pelos presentes na reunião e seguiu os trâmites legais e de apresentação para os associados de ambas as cooperativas.
“Foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Com o passar dos anos veremos o bem que fizemos para o fortalecimento da cadeia produtiva e principalmente para o nosso produtor. É ele quem ganhará com qualidade de processos, serviços, estrutura, pois a soma de nossos esforços fará a diferença”, comentou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
O trabalho de forma conjunta entre as cooperativas iniciou em agosto de 2021, com ações de intercooperação. As equipes alinharam estratégias de atuação no mercado e logo se identificou que a união era o melhor caminho.
A pauta foi debatida entre associados de toda a área de ação das cooperativas, que também manifestaram apoio. “Construímos esse processo de forma conjunta e agora damos um passo importante nesse caminho de progresso e união”, avaliou o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou a força do quadro social e a importância do entendimento sobre o processo de incorporação. “Debatemos o assunto em nossas assembleias de núcleo, participamos das assembleias regionais da Coagrisol e alinhamos também os detalhes internamente com nossas equipes internas. Tudo para que essa união acontecesse de forma organizada e visando o bem-estar do nosso produtor”, comentou.
Ato com a força da cooperação
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, marcou presença e ressaltou a importância do ato para o cooperativismo, pela força das duas marcas.
“Que este exemplo sirva de inspiração para todos que acreditam na cooperação. Esta é uma forma genuína de cooperar”, destacou.
Cotrijal com a incorporação
Municípios: 53
Unidades: 82
Capacidade de armazenagem: 1.144.540 toneladas (19.075.666 sacos)
Lojas: 33
Supermercados: 15
Colaboradores: 2.700
Associados: 18.668
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Negócios
Para comemorar os seus 66 anos de fundação, a Certel inaugurou, na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, sua quinta subestação rebaixadora, localizada em Vila Storck, no município de Forquetinha. A Cooperativa recebeu lideranças locais, regionais e estaduais, além de delegados cooperativos e conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, associados e imprensa. O evento também foi transmitido ao vivo e continua disponível para visualização pelos canais da Certel no Facebook e no Youtube.
Entre as autoridades presentes e que salientaram a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da região, estiveram a presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha, Clarice Groders; o secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Edson José Mallmann; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann; o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Carlos Metz; a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann; e o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup.
Compromisso
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, afirma que a subestação tem importância significativa para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Logo, a Cooperativa tem se antecipado às demandas de seus associados para estar cada vez mais adequada ao crescimento do consumo de energia elétrica. “Numa região desenvolvida como a nossa, a demanda por energia será cada vez maior, e o nosso compromisso com a sociedade é muito grande. Temos que dar a garantia ao associado que, ao ligar uma chave, tenha a certeza de que a Certel está lhe atendendo de acordo com as normas de qualidade, e ainda com uma tarifa 30% menor que a das concessionárias. A subestação simboliza a inovação tecnológica cada vez mais praticada pela Certel, estando interligada em tempo real com o Centro de Operação do Sistema Elétrico, em Teutônia, sendo monitorada e controlada 24 horas pelos nossos colegas altamente capacitados. Esta comemoração aos 66 anos da Cooperativa traz melhores condições para que nossa região possa crescer e se desenvolver”, menciona.
Hennemann também ressaltou a visão de futuro da Cooperativa. “Precisamos ser proativos, ainda mais quando se fala em energia elétrica, algo que toda sociedade necessita. Devemos tê-la sempre à disposição e com confiança. Mas, fornecer energia não significa apenas ter uma subestação. Temos que ter pessoas, plantões, equipamentos e veículos que levem essa energia de qualidade. É uma prioridade da Certel garantir condições para que suas equipes executem bem esse trabalho. E esta é uma subestação inovadora, com tecnologia muito avançada. Só foi possível construí-la porque acreditamos na força de trabalho dos nossos profissionais e de todos os demais agentes que deram sua cooperação", completa.
Licença de Operação
A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, presenteou a Certel com a entrega da Licença de Operação da subestação. “É um enorme prazer estar novamente aqui, e quero cumprimentar o presidente Erineo e toda equipe. Sempre que fazemos entregas por parte do Governo do Estado é muito gratificante, e costumo dizer que o Rio Grande do Sul passa inteiro pela Fepam, o que é uma grande responsabilidade. Que possamos nos reunir para falar ainda de outros empreendimentos, porque a Certel é um ótimo cliente da Fepam. Parabéns e vida longa a cooperativas como a Certel”, relatou.
Saiba mais
A Subestação de Forquetinha é a quinta subestação rebaixadora da Certel, sendo que as demais localizam-se em Teutônia, São Pedro da Serra, Canudos do Vale e Lajeado. Ela assume uma função muito importante para a qualidade do atendimento da Cooperativa, ao aliviar a demanda energética da Subestação de Lajeado e oferecer melhores condições para o crescimento da microrregião compreendida por municípios como Forquetinha, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão, Arroio do Meio, Encantado e parte de Lajeado que, certamente, vão se desenvolver ainda mais, até considerando a duplicação da Rodovia BR-386.
Avaliações
“A Certel é uma das cooperativas pelas quais sentimos tanto orgulho. Quando alguém fala de energia elétrica, podemos dizer com tranquilidade que a nossa é da Certel. Então, é muito bom quando um investimento desta grandeza é feito dentro do nosso município. Temos a grata satisfação de poder fazer parte da história da Certel, pois desde pequena sempre tive a Cooperativa como uma referência”.
Clarice Groders, presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha
“Temos a satisfação em sermos atendidos pela Certel que, quando acontece algum imprevisto, sempre tem feito um maior esforço para atender da melhor forma possível. Além da questão energética, contamos com uma loja no município e com o apoio recebido em prol do Consepro e da Liga de Combate ao Câncer”.
Edson José Mallmann, secretário de Educação de Santa Clara do Sul
“Para se desenvolver, cada cidade precisa de condições, e a energia é básica para que possamos ter na região um crescimento desde a área industrial, agrícola até todas etapas que englobam o meio econômico. Duas situações caracterizam a atuação da Certel, pioneirismo e protagonismo. Então, parabéns a toda equipe, que faz com que isso aconteça como uma grande força do Vale”.
André Bücker, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado
“Parabenizamos pelos 66 anos, mas, principalmente, pela excelente entrega do produto que vocês distribuem, a energia elétrica, estão todos de parabéns por tudo que fazem. É uma pena que não podemos chegar aqui hoje e anunciar, além deste belo investimento, que a nossa Cooperativa Certel possa atender a toda nossa região com esta excelente prestação de serviços”.
Sandro Ranieri Herrmann, presidente da Amvat e prefeito de Colinas
“Falar da Certel é fácil, porque aqui estamos numa região em que todos a conhecem e valorizam. A comunidade sabe a diferença do seu atendimento, e que bom seria se toda região pudesse ser atendida pela Cooperativa. Com o dinheiro que os associados guardam na Sicredi temos a possibilidade de emprestar para um empreendimento que gera energia e melhora o desenvolvimento”.
Adilson Carlos Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG
“Quando temos cooperativas, percebemos que elas estão ao lado para buscar as soluções das demandas da região. E aqui está a prova concreta disso, esta subestação irá atender inúmeras famílias e propriedades, garantindo aquilo que deveria ser um dos direitos básicos, o acesso à energia elétrica de qualidade. Em nome do governador Eduardo Leite, trago este reconhecimento de gratidão à Certel por tudo que tem feito pelo Estado”.
Jonatan Brönstrup, chefe de gabinete da Casa Civil
Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel
Crédito das fotos: Grabriela Santos/Divulgação Certel
Negócios
O Sistema OCB lançou, por meio da plataforma Capacitacoop, a Trilha de Gestão “Caminho para a Excelência”. Ela foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos processos de gestão das cooperativas, apresentando conceitos alinhados aos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas e aos eixos de atuação do Sescoop (Identidade; Governança; Gestão e Desempenho).
Essa é uma Trilha bem aprofundada, composta por 10 cursos, onde são compartilhados ferramentas e conhecimentos relevantes para aprimorar os processos de gestão da organização cooperativa.
Os cursos são: Importância da Gestão, Modelo de Negócios, Atendimento às Partes Interessadas, Gestão de Resultados, Cadeia de Valor, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Informação, Avaliação da Gestão, Avaliação da Governança.
Fonte: Sistema Ocepar
Negócios
O Sicoob Central SC/RS conquistou o selo Great Place To Work (Excelente Lugar para Trabalhar), um certificado da empresa de consultoria GPTW, por meio de pesquisa de clima com funcionários.
A informação foi revelada aos integrantes da Central nessa segunda-feira (21/2). Participaram da pesquisa 203 trabalhadores (72% do total) e os resultados demonstram que os profissionais permanecem na cooperativa principalmente “pelas oportunidades de crescer e se desenvolver”, e grande parte tem uma visão de longo prazo.
Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “a pesquisa e o selo vieram confirmar que a cooperativa tem realizado uma gestão eficiente, que garante um ambiente saudável, com vantagens salariais e benefícios que permitem aos funcionários uma estrutura onde possam ter boas perspectivas de crescimento profissional e, ao mesmo tempo, sintam-se motivados e orgulhosos de pertencer a um movimento cooperativo, que coloca a solidariedade como o seu maior princípio, promovendo justiça financeira e prosperidade”.
Através dessa pesquisa é possível avançar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional, identificando oportunidades de melhoria e trabalhos relacionados. Os funcionários responderam ao questionário entre 9 e 23 de dezembro de 2021. O selo GPTW tem vigência por um ano, de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.
A pesquisa é confidencial, realizada de forma on-line e busca informações sobre o ambiente de trabalho, traçando um diagnóstico do clima organizacional, levando em conta a gestão e as práticas voltadas às pessoas e seu desenvolvimento. Este é o primeiro ano em que o Sicoob Central SC/RS participa e já obtém o reconhecimento, com 84 de pontuação, quando as empresas que conquistam o selo, em sua maioria têm média de 78 a 81 pontos (mínimo é 70).
O Sicoob Central SC/RS mapeou e descreveu em um caderno mais de 45 práticas/projetos que caracterizam a cultura da cooperativa. Esse material foi entregue no dia 21 de janeiro de 2022, para competir, também, aos seguintes rankings do GPTW, que devem ser divulgados no segundo semestre: 30 melhores empresas de Santa Catarina; 35 melhores empresas do Brasil (médias empresas) e quatro melhores cooperativas do Brasil.
O que é
A GPTW foi fundada na década de 80, nos Estado Unidos, e funciona como “uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação”.
É baseada em dois aspectos: confiança e prática. A confiança, com base no que os funcionários dizem sobre a empresa pesquisada, tem um peso de 70% na nota final. O restante é avaliado com as práticas da empresa em relação aos empregados. Nesta parte, são considerados aspectos como oportunidades de crescimento, salários, benefícios e autonomia – entre outros.
Para conquistar o selo é necessário ter bons indicadores em todas essas categorias, além de uma cultura organizacional em constante desenvolvimento, principalmente em relação a valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia da liderança, maximização do potencial humano, confiança e transparência.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.
Negócios
Prático, saboroso e nutritivo. Com a premissa de levar um produto saudável de forma facilitada, a Vinícola Aurora lança o Suco de Uva Tinto Integral Gaseificado em lata (269ml). O preço médio para o consumidor é de R$ 5 e a novidade está em distribuição em todo o país. Única no Brasil, a bebida foi apresentada em 2019 e até então era comercializada apenas em garrafa de vidro.
Ótima alternativa para as pessoas que ainda tem como hábito o consumo de refrigerantes, o Suco de Uva Aurora Gaseificado não tem adição de água, açúcar e corante e traz todas as características e benefícios saudáveis do suco de uva tradicional.
“É uma tendência de mercado. Os consumidores estão buscando alternativas para as diversas ocasiões. As latas são leves e de descarte fácil, facilitando e ampliando o leque de locais em que pode ser consumido”, observa o gerente de Marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valerio.
A Vinícola Aurora é a maior produtora nacional de suco de uva integral e foi eleita a marca mais lembrada na categoria pelos varejistas brasileiros, segundo pesquisa da S/A Varejo 2021. Os sucos de uva integral produzidos pela marca representam cerca de 40% do faturamento da empresa.
Benefícios à saúde
Se já não bastasse ser saboroso e altamente nutritivo, auxiliando numa dieta saudável, segundo estudos da professora e pesquisadora Dra. Caroline Dani, o suco de uva integral é um importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas.
Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis - responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano -, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.
Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson;
- Melhora na cognição e na memória;
- Ajuda na prevenção de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;
- Favorece as funções hepáticas do fígado;
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;
- Acelera o metabolismo energético;
- Diminui o dano muscular, consequentemente, combate a fadiga;
- Ajuda a melhorar o desempenho de atletas;
- Melhora a circulação periférica, favorecendo a nutrição para os músculos;
- Auxilia no reparo das células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
Negócios
Divulgar os diferenciais competitivos e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs rodou entre setembro e dezembro de 2021 uma série de ações de mídia online e offline, que integraram o Fundo de Marketing e Comunicação SomosCoop. E agora, chegou o momento de saber se nossas ações de comunicação chegaram até você e de que forma. Participe de nossa pesquisa, dura no máximo três minutos, e assim você pode nos trazer o seu feedback.
Confira a seguir algumas das ações que foram executadas com recursos do Fundo:
Campanha Minuto Cooperativo
A campanha Minuto Cooperativo, veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro de 2021, abrangeu 462 municípios e contou com quatro spots de 60 segundos. A campanha totalizou mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado cobriu 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas.
“A campanha comunicou os diferenciais competitivos do cooperativismo através de uma narrativa humanizada, que se conecta com a sociedade gaúcha demonstrando como as cooperativas estão presentes no seu dia a dia, seja no alimento que chega em sua mesa, nos serviços financeiros, na energia elétrica, internet, transporte, saúde e diversos outros serviços e produtos que fazem parte da rotina das pessoas”, destaca o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.
Redes Sociais, Influenciadora, Branded Content e Newsletter
É inegável que cada vez mais as pessoas se conectam no mundo digital, seja em casa, no trabalho ou em qualquer ambiente através dos smartphones e da tecnologia mobile. O estudo Digital AdSpend 2020/2021, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, revelou que o período de pandemia da Covid-19 impactou no aumento da familiaridade dos consumidores com as tecnologias e uso das plataformas digitais.
A pesquisa indica que a publicidade digital cresceu 25% no primeiro semestre de 2021, chegando a marca de R$ 13,2 bilhões investidos no Brasil. Os números evidenciam a tendência de ampliação dos investimentos em canais digitais.
Os projetos digitais englobaram diversas ações dentro do Fundo de Marketing e Comunicação SomosCoop, incluindo conteúdos nas redes sociais do Sistema Ocergs e do Geração Cooperação, até mídia em branded content e newsletter. Outra novidade foi a participação da blogueirinha do Cooperativismo, Carolina Mussolini, como influenciadora digital de nossas redes sociais.
Saiba mais sobre as ações que realizamos e participe da nossa pesquisa AQUI.
Negócios
A adoção de boas práticas de gestão e governança faz parte de um processo contínuo e permanente. Medir os resultados sobre a efetividade dessas práticas também. E esse é o objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, que acaba de ter o ciclo 2022 lançado pelo Sescoop.
Composto por instrumentos de autoavaliação desenvolvidos em um sistema próprio e voltado para a realidade das cooperativas, o PDGC permite um diagnóstico objetivo sobre a evolução das práticas de gestão e governança e facilita a elaboração de planos de ações que busquem a melhoria contínua dos processos gerenciais.
“Trata-se de um programa realizado em ciclos anuais que respeita as características do nosso modelo de negócios e as particularidades de cada cooperativa na busca por um referencial de excelência em suas atividades de gestão e governança”, afirma Pamella Jerônimo de Lima, analista de Monitoramento de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB.
Novidade
Para o ciclo 2022, o PDGC traz uma novidade: a inclusão de um quarto questionário denominado identidade cooperativa. A partir dele, é possível analisar as práticas relacionadas aos princípios e valores cooperativistas. Segundo Pamella, o novo questionário passar a fazer parte do primeiro nível avaliativo para diagnosticar se a cooperativa está realmente cumprindo os requisitos básicos que permeiam a filosofia do modelo de negócios.
Números
Desde o lançamento do PDGC, em 2013, o número de participações no programa aumenta a cada ciclo. Em 2021, 1094 cooperativas utilizaram os instrumentos avaliativos, um acréscimo de 9% em relação a 2020, quando 1003 responderam os questionários. Nos nove anos de existência do programa, as participações cresceram 41%. O ramo Crédito foi o que apresentou o maior número de cooperativas participantes (362) seguido do Saúde (289) e do Agro (213).
Prêmio
É também a partir do PDGC que o Sistema OCB realiza o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A premiação ocorre a cada dois anos e, em 2021, entregou o selo ouro para 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 e o de bronze com 34. Das 103 cooperativas reconhecidas, 9 receberam o selo ouro no nível de maturidade rumo a excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação.
As cooperativas reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência são divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo a excelência.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs rodou entre outubro e dezembro de 2021 a campanha Minuto Cooperativo, veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. E pra reforçar a comunicação em nossa sociedade, a parceria das coops é fundamental. Pensando nisso, o setor de Comunicação e Marketing lançou uma pesquisa para conhecer e mapear as cooperativas que possuem aproveitamento comercial em rádios do Rio Grande do Sul, rádios próprias ou podcasts!
Juntos somos mais fortes
A campanha Minuto Cooperativo integrou o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibilizou recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop. São quatro textos com um storytelling que conecta o cooperativismo à realidade das pessoas. E a campanha conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem.
Queremos ouvir você!
A pesquisa é rápida, dura menos de 5 minutos, e ajudará muito dentro do planejamento estratégico das nossas ações de Marketing e Comunicação. Por isso te convidamos a participar e responder! Você faz parte do time e a sua coop faz a diferença na comunicação dos diferenciais competitivos do nosso modelo de negócios. Contamos com a sua opinião!
Acesse a pesquisa aqui!
Minuto Cooperativo no ar
A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. Os quatro spots de 60 segundos rodaram dentro das programações comerciais das rádios.
Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão disponíveis gratuitamente para a sua coop utilizar.
Negócios
A iniciativa pioneira no Brasil busca preparar e qualificar a demanda de acesso a crédito das cooperativas, ampliando as possibilidades de aprovação das propostas de financiamento. Será feita a capacitação dos técnicos das unidades da OCB, pré-seleção de cooperativas financeiras aptas a operar os recursos e capacitação de cooperativas que irão pleitear o crédito. Os estados do Tocantins, Rondônia e Pará serão os primeiros a receber o projeto-piloto.
Na última quarta-feira (16/2), representantes do BNDES estiveram em Belém/PA para conhecer o cooperativismo do estado e apresentar a proposta que objetiva desenvolver a economia da região. Estiveram presentes no encontro a diretoria da OCB/PA, o presidente da OCB/AM, José Merched, a presidente da OCB/AP, Maria Nascimento, representantes de cooperativas de Crédito e representantes do BNDES, entre eles o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental, Bruno Aranha e o chefe do Departamento de Clientes e RI, Tiago Peroba.
O encontro é resultado de articulações que vêm sendo realizadas pela OCB nacional desde o ano de 2018, período em que foi oficializado o Termo de Cooperação Técnica entre OCB e BNDES. Já em 2020, a OCB/PA realizou reuniões estratégicas com a instituição, culminando no importante encontro do dia 16.
“A OCB/PA vem realizando o alinhamento com o BNDES. O principal resultado que esperamos é obter linhas de crédito para financiar as atividades das nossas cooperativas. Então, esse é o nosso objetivo com a reunião, desenvolver cada vez mais o cooperativismo paraense e consequentemente a região Norte”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Visita a cooperativa
As agendas do BNDES a Belém contaram com visita à Coopertrans, na ilha do Combu, onde foi apresentado o case da cooperativa, suas potencialidades e necessidades de crédito. Após esse momento, ocorreu a reunião na casa do cooperativismo, sede da OCB/PA, onde o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apresentou de forma mais detalhada a proposta para o projeto que está sendo desenvolvido em conjunto com a OCB.
“O BNDES tem como missão transformar a vida dos brasileiros e no momento vimos a necessidade de ter um olhar mais específico para a região Norte. Dessa forma, pretendemos atuar de forma transversal na região, focando em aspectos como: agricultura sustentável, pecuária sustentável, bioeconomia, infraestrutura e o ordenamento territorial. Sendo assim, identificamos que o cooperativismo é um modelo de negócios em ascensão e muito propício para fundamentar o desenvolvimento que objetivamos para a região”, expõe o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha.
Capacitação dos técnicos das Unidades Estaduais
O primeiro passo será a capacitação dos técnicos das unidades estaduais sobre como operacionalizar as linhas de financiamento, tornando-os agentes facilitadores das cooperativas. Em um segundo momento, serão feitos encontros com a equipe do BNDES para apresentação e instrução do passo a passo para a contração de linhas de financiamento a 102 cooperativas.
Posteriormente, serão desenvolvidos cursos EaD para o primeiro contato com as cooperativas interessadas e nivelamento dos conhecimentos dos dirigentes participantes. Também serão realizados dois encontros entre cada cooperativa e os consultores, com o objetivo de melhor capacitar os dirigentes sobre a gestão financeira do negócio.
“O projeto visa fortalecer o cooperativismo da região Norte, atuando em duas frentes: o cooperativismo de Crédito e o cooperativismo de produção. Iremos aprimorar a gestão financeira e capacitar os dirigentes de cooperativas, buscando também identificar as linhas de financiamento adequadas ao fortalecimento da região”, reiterou o chefe do Departamento de Clientes e RI do BNDES, Thiago Peroba.
As cooperativas de Crédito possuem um papel fundamental na realização do projeto. Para o assessor de Negócios Agro da Sicredi Sudoeste MT/PA, Emerson Viana, a ação da OCB em conjunto com o BNDES é algo inovador que irá ajudar a alavancar a produção das cooperativas paraenses. A presidente da Sicoob Cooesa, Márcia Coutinho, destaca ainda a relevância do projeto. “Com o trabalho do BNDES e da OCB podemos trabalhar a base da concessão de crédito e conseguiremos potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas do nosso estado”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Empresas sociais, B Corps (empresas que visam como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental) e empresas com um propósito clamam por ações sobre responsabilidade social corporativa – deixando as cooperativas cada vez mais conscientes do perigo de perder a batalha de ideias. A questão surgiu em dezembro de 2021, durante o Congresso Cooperativo Mundial, que explorou a ideia de aprofundar a identidade cooperativa.
“Esta é uma questão que é sempre relevante”, diz o presidente da Coop France e Crédit Coopératif, Jean-Louis Bancel. Ex-presidente da Cooperatives Europe e membro do conselho da Aliança Cooperativa Internacional, Bancel presidiu o Comitê de Princípios da ACI que desenvolveu as Notas de Orientação sobre a Identidade Cooperativa, adotadas pela Assembleia Geral da ACI, em Antalya, na Turquia, em 2015.
Discurso e prática
Desde então, vários cooperados manifestaram preocupação com a capacidade do movimento de promover a narrativa da identidade. “Havia o risco de as cooperativas serem vistas como falando muito e não fazendo muito”, afirma Bancel. “Os bancos querem salvar o capitalismo, seu capitalismo, com a ideia de um capitalismo moral e responsável”.
De acordo com o dirigente francês, o movimento não deve apenas pensar em mudar a redação de seus princípios, mas também tentar provar como eles são aplicados.
As ideias apresentadas no Congresso serão aceitas por um comitê presidido pela membro do conselho da ACI, Alexandra Wilson (Canadá), que reunirá opiniões do movimento cooperativo mais amplo. O comitê analisará como garantir que o público entenda a diferença entre cooperativas e outras empresas. "Isso pode levar vários anos", adverte Bancel.
Relações com organizações internacionais e legisladores nacionais
Bancel destaca que as cooperativas também devem pressionar organizações internacionais e legisladores nacionais para que quaisquer mudanças nos valores e princípios sejam refletidas nas leis e recomendações relativas ao setor. “Nós não somos legisladores, então precisamos pressionar outros que são”, acrescenta.
A Recomendação 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Promoção de Cooperativas inclui a Declaração sobre a Identidade Cooperativa em sua forma atual, o que torna muitos no movimento relutantes em mudar a declaração.
“Acho que o movimento cooperativo é capaz de ser um iniciador”.
Bancel explica que, caso o movimento decida acrescentar um oitavo princípio, poderá pressionar a OIT para que adote uma nova recomendação. As cooperativas têm uma vantagem considerável ao serem observadoras na OIT.
Embora Bancel acredite que questões como mudanças demográficas, tecnologia digital e a crise climática possam influenciar a futura identidade das cooperativas, ele não acredita que trabalhar nos princípios seja tão importante quanto comunicar o que são as cooperativas.
Modelo de negócios na prática
Há também o perigo de as cooperativas serem vistas como negócios que soam bem no papel, mas não funcionam na prática, ele teme, especialmente pelos jovens. O Global Co-op Innovation Summit é uma das iniciativas que visa desafiar isso. Após uma série de eventos online, o Summit sediará um evento híbrido online e presencial em setembro de 2022, em Paris.
“Nosso objetivo é provar que as cooperativas não são dinossauros”, ressalta Bancel, que está ajudando a planejar o evento. “Se passarmos muito tempo nos autoexaminando, outros podem passar na nossa frente”, comenta.
Na França, as cooperativas devem revisar periodicamente seu modo de funcionamento no que diz respeito aos princípios, uma exigência introduzida na Lei de Economia Social e Solidária adotada em 2014. “É como fazer uma revisão regular do seu carro, mesmo quando o carro funciona bem”, explica Bancel. A exigência foi introduzida por sugestão da CoopFr, o ápice nacional das cooperativas, que trabalhou com o então ministro da economia social, Benoît Hamon, para desenvolver a nova lei.
O cooperativista francês destaca que outra maneira de as cooperativas afirmarem sua distinção é usando a marca cooperativa e o domínio da web, embora essas ferramentas sozinhas não transformem uma empresa em uma cooperativa.
Legislação em defesa da identidade cooperativa
A legislação também pode proteger a identidade cooperativa. Bancel aponta para países nos quais o nome da cooperativa não é protegido para que as empresas que não são cooperativas possam usá-lo. “Na França isso não é possível, a legislação reserva a utilização do nome cooperativo para uma empresa cooperativa”, complementa.
Em dezembro, a Comissão Europeia (CE) apresentou um Plano de Ação para a Economia Social, que fornece pela primeira vez uma definição clara e inclusiva da economia social na Europa, mencionando cooperativas e sociedades de benefício mútuo como tipos de organizações de economia social.
Bancel considera que este é um primeiro passo em frente, mas tem reservas quanto ao reconhecimento da economia social sem estabelecer padrões mínimos. Ele diz que o plano deve levar em conta diferentes contextos e legislações nacionais para garantir que empresas, associações e outros atores da economia social atendam a certos requisitos claramente definidos.
Ele também está preocupado com o fato de que, caso o financiamento seja alocado à economia social por meio de auxílios estatais, contratos públicos ou impostos, falsas empresas de economia social possam ser criadas para simplesmente garantir esses benefícios.
No entanto, ele diz que as cooperativas devem trabalhar com outros atores da economia social.
“O mundo cooperativo não pode deixar de apoiar a ideia da economia social – mas não por diluição dos princípios cooperativos. Precisamos de aliados, não podemos ficar sozinhos dizendo que somos os únicos a manter a verdade”.
Ele compara a economia social ao cristianismo, acrescentando que assim como existem protestantes, ortodoxos e católicos, existem associações, fundações, empresas sociais, cooperativas e organizações mútuas. “A ACI não é o Vaticano. Eu não sou o tribunal da Inquisição para dizer que isso é bom, isso é ruim”, argumenta Bancel.
Impacto ambiental x Impacto social
A UE também está trabalhando em uma taxonomia para atividades sustentáveis, um sistema de classificação que estabelece uma lista de atividades econômicas ambientalmente sustentáveis. Entretanto, Bancel teme que as cooperativas possam ficar de fora se o foco for apenas o impacto ambiental, ignorando o impacto social das empresas. “É muito importante hoje entender que nessa batalha de ideias não devemos apenas responder a conceitos alheios. Quando os ODS foram adotados, dissemos: ‘Os ODS somos nós’. Sim, talvez. Somos a favor dos ODS, todo mundo é, mas como?” Ele considera que a prioridade é mostrar como as cooperativas estão contribuindo para alcançar os ODS.
Outra tendência popular é a ideia de empresas com uma missão. Em 2019, a França adotou a Lei do Pacto, que criou o rótulo "empresa com missão" ou "empresa com propósito" para empresas privadas que estabelecem um ou mais objetivos sociais ou ambientais. Mas as cooperativas francesas estão céticas sobre até que ponto as empresas acionistas podem manter uma missão e contribuir para os objetivos sociais e ambientais enquanto se concentram na maximização do lucro.
Com todas essas ideias apresentadas pelo mundo corporativo, Bancel acredita que a identidade cooperativa pode ser um diferencial fundamental para o setor. “Se não mantivermos nossa identidade cooperativa, nos perdemos”, conclui.
Fonte: Coop News
Negócios
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançaram, na última quinta-feira (10/02), o segundo Edital do Agro 4.0. O novo concurso vai selecionar oito projetos-pilotos de Ambientes de Inovação, nas cinco regiões do país, que irão receber, ao todo, R$ 1,5 milhão para disseminar práticas de adoção e difusão de tecnologias 4.0 para o agronegócio.
O Programa Agro 4.0 é uma iniciativa que visa estimular e fomentar o uso de tecnologias 4.0 no agronegócio, por meio de editais, eventos, encontros, informações e demais ações focadas em aumento de eficiência, de produtividade e redução de custos.
Os recursos financeiros totais disponibilizados pela ABDI serão de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), para seleção de até 8 projetos. Será realizada a classificação das propostas dos projetos-piloto, baseada na pontuação obtida, em conformidade com os critérios estabelecidos no edital. Os valores, por projeto, serão definidos de acordo com as categorias:
- 4.1.1. Categoria 1: Região Sul (até 1 projeto – R$ 300.000,00).
- 4.1.2. Categoria 2: Região Sudeste (até 1 projeto – R$ 300.000,00).
- 4.1.3. Categoria 3: Região Centro-Oeste (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).
- 4.1.4. Categoria 4: Região Nordeste (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).
- 4.1.5. Categoria 5: Região Norte (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 09/03/2022 e o a íntegra do edital está disponível por meio do seguinte link.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa voltada a profissionais da área da saúde e empresas de acordo com estatuto – inicia 2022 com uma ação "relâmpago" para auxílio das famílias de Guaíba impactadas pelos fortes temporais ocorridos no mês de janeiro na Grande Porto Alegre.
Na última sexta-feira, 4, o diretor-geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, e a gerente da Agência Guaíba, Alessandra Navas, fizeram entrega à Prefeitura Municipal de Guaíba de 245 cestas básicas, fruto da arrecadação de R$ 11.769,56 entre os associados, diretoria e colaboradores da Cooperativa. Além deste valor, revertido em alimentos e produtos de higiene e limpeza, foram entregues 15 sacolas com roupas e calçados, totalizando mais de 400 itens.
Segundo a gerente da agência na cidade, Alessandra Navas, "foi muito gratificante poder levar um pouquinho de alegria para essas famílias que foram tão atingidas com a tempestade. Os bairros mais afetados foram justamente os dois mais pobres de Guaíba, e isso me tocou muito e fez com que eu me mobilizasse para fazer esta ação".
Alessandra conta que todos na Cooperativa abraçaram prontamente a ideia. Os colaboradores fizeram doações tanto em roupas e calçados quanto em pix para compra de alimentos. "A diretoria e cooperados também foram fundamentais nesta ação. Quando ajudamos o outro, o sentimento de gratidão se multiplica em nós mesmos, e foi isso que eu senti: gratidão", relata.
"Sabemos o quanto esta ação é importante para as famílias atingidas pelos temporais, que já vinham enfrentando grandes dificuldades com a pandemia", afirma Batista. "Porém, são apenas iniciativas pontuais. Nosso compromisso com a comunidade vai muito além, realizando um trabalho contínuo, promovendo a cidadania e a transformação dos jovens para um futuro melhor".
Sobre a Unicred Porto Alegre
A Unicred Porto Alegre é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, exclusiva para profissionais da área da saúde, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1,5 bilhão de ativos, conta com 20 agências que atendem cerca de 17 mil cooperados.
Para mais informações, acesse (https://escolhaunicredportoalegre.com.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred POA
Negócios
A Unicred Porto Alegre, a exemplo dos anos anteriores, entregou nesta quarta-feira (9/2), cerca de 300 quilos de alimentos à ONG ViaVida Pró Doações e Transplantes, com sede na Rua São Mateus, 815, bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre.
As doações – produtos básicos como arroz, feijão, farinha, lentilha, enlatados e bolachas – têm como destino à Pousada Solidariedade, que abriga e dá atendimento a quem está à espera de transplante, em fase de tratamento ou pós-transplante, e seus familiares.
Ao receber os donativos, a presidente da ViaVida, Lucia Elbern, falou sobre a relevância da ação. "A doação que a Unicred faz ao projeto assistencial é sempre importante e significativa para manutenção dos hóspedes em pré ou pós-transplantes". E também reforçou a importância da doação de órgãos. "A doação de órgãos dá sentido a uma morte por salvar vidas e, por vezes, pode dar sentido a uma vida".
Em 2021, o projeto assistencial Pousada Solidariedade prestou cerca de 3.925 atendimentos e proporcionou hospedagem a aproximadamente 365 pessoas, oferecendo alimentação básica, assistência social e serviços de apoio pedagógico e psicológico, além de oficinas de culinária, artesanato, informática, entre outros.
"A solidariedade está presente nos valores do cooperativismo e, por isto, quando reunimos nossos colaboradores e cooperados, temos a certeza de sempre contar com um gesto de boa vontade em relação aos que mais precisam", afirmou o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira.
A cooperativa também integra um forte movimento para chamar a atenção de gestores da administração pública e líderes políticos sobre a importância de discutir a doação de órgãos nas escolas. Segundo Boeira, "precisamos de divulgação, de campanhas permanentes de incentivo à doação de órgãos, mas acredito que seremos mais eficazes se conseguirmos no futuro inserir esta pauta nos currículos das escolas".
Sobre a Unicred Porto Alegre
A Unicred Porto Alegre é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, voltada para profissionais da área da saúde e empresas, conforme estatuto, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1,5 bilhão de ativos, conta com 20 agências que atendem cerca de 17 mil cooperados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre
Negócios