fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Colaboradores da CERTAJA Energia participam de workshop sobre mudanças

Colaboradores da CERTAJA Energia participam de workshop sobre mudanças

O Workshop Mudança movimentou a CERTAJA Energia entre os dias 16 e 23 de novembro. O objetivo da programação foi levar os participantes a desenvolverem o autoconhecimento, o autocontrole, a automotivação, a empatia e as habilidades para aprimorar a interação no cotidiano profissional.

Fátima Silva, do setor Gestão de Pessoas, destaca que o workshop também buscou mobilizar os colaboradores a entenderem o processo de mudança da Cooperativa. “Isso, através de um espaço de escuta, de compartilhamentos de sentimentos e de necessidades, para que possam se engajar de forma espontânea e ativa na reestruturação dos processos que sustentam a cadeia de valor da CERTAJA Energia”, observa.

A facilitadora foi Bernadete Billo, graduada em Ciências Sociais e especialista em Desenvolvimento Humano e Criatividade. A capacitação foi fruto de uma parceria entre CERTAJA Energia, Univates e SESCOOP/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia

Dália inaugura Condomínio Avícola em Marques de Souza

Dália inaugura Condomínio Avícola em Marques de Souza

A Cooperativa Dália Alimentos, juntamente com as famílias associadas e representantes da administração municipal, inauguram, no dia 11 de novembro, às 18h, o Condomínio Avícola Marques de Souza localizado na comunidade de Vasco Bandeira. O condomínio faz parte do Programa Frango de Corte da Dália e abriga 275 mil aves. 

Durante a cerimônia, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini explanou sobre a importância da data de inauguração do Condomínio Avícola, que marca a comunidade de Vasco Bandeira e o município de Marques de Souza. “A Dália pensou num grande projeto estratégico, mas não fez sozinha. Aliás, contou com o apoio de outras cooperativas, como a Certel, o Sicredi Vale do Taquari e do poder público e assim, conseguimos realizar esse empreendimento, junto com as 20 famílias associadas, mais a cota cooperativa”, relata.

Piccinini relembra que o condomínio havia sido concluído em 2020 e, já era para ter sido inaugurado, mas teve que ser adiado por causa da pandemia. “Tivemos algumas intempéries, mas nada abalou a nossa determinação e perseverança. Isso demonstra compromisso com o desenvolvimento regional e em produzir alimentos, pois a Dália já fornece seus produtos em todo o país e segue em busca por novos mercados”.  

O gestor reconhece os esforços dos associados e enaltece a data que fica marcada na história. “É dia de festejar, mas o dia 11 de novembro também nos remete ao ex-conselheiro de administração da cooperativa, Idalmir Nicolini, que infelizmente faleceu em 2017”.

Ao mencionar Nicolini, Piccinini lembrou das características e do legado que o ex-conselheiro deixou. “Quando falávamos em projetos, Idalmir se animava e seus olhos brilhavam. Para ele nada era impossível, foi uma liderança comunitária, cooperativista, exemplar, engajado e que inspirou outros líderes”.

Enxergar o futuro

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enalteceu a importância desse momento, que marca a história de todos os envolvidos: a Dália, o município, a comunidade, os associados e outras cooperativas. “Esse projeto é arrojado e de longo prazo. Ele passa por muitas mãos, pois não é possível construir isso tudo sozinho e, portanto, esse grande empreendimento é o fruto de líderes que vislumbram o futuro”, afirma.

“Uma das grandes etapas foi o grupo de produtores explicar o que significa esse projeto para o prefeito, pois não havia referencias próximas e, por isso, exigiu de todos os envolvidos muita coragem e dedicação”, reforça.

Freitas reiterou a importância da inauguração e da celebração que marcou a data, mas também fez menção a Idalmir. “Foi uma grande liderança. Ele já sonhava com grandes projetos para a Dália, mas infelizmente, nos deixou”.

“Junto com ele, fiz duas viagens, uma para os EUA e outra para Espanha. Lá ele demonstrou interesse, força e dedicação. Uma pessoa sempre positiva, querendo aprender cada vez mais e que inspirava novos líderes a se desenvolverem ao seu redor.” 

“O sonho dele”

Presidente do Condomínio Avícola Marques de Souza, Valmor Pappen, agradeceu aos colegas de diretoria, ao ex-prefeito de Marques de Souza, Edmilson Amauri Dörr, que foi parceiro na implementação do projeto. “Lembro também de cada empresa que nos ajudou e cada funcionário da Dália. Foi algo muito bem pensado, para posteriormente ser apresentado para o conselho de administração.”

Pappen também relacionou a data com o aniversário de Idalmir, que desejava muito por esse momento. “Ele lutou com todas as forças por esse projeto. Era o sonho dele, então,  aonde quer que esteja, tenho certeza que está torcendo pelo sucesso da Dália Alimentos”.

América Programa Avícola

A Dália idealizou o Programa Frango de Corte no qual, além do Condomínio Avícola Marques de Souza, estão edificadas outras 8 granjas com pavilhões no modelo Dark House com tecnologia de ponta da empresa Plasson. Eles são de propriedade dos associados da Dália, sendo que a cooperativa mantém uma cota em cada um deles. Os outros condomínios estão localizados em Relvado, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa, Mato Leitão, Anta Gorda, Cruzeiro do Sul e dois em Encantado. Esses condomínios abastecem o Frigorífico de Aves e fazem parte do Programa Avícola, junto com o Incubatório, de Mato Leitão, a fábrica de rações e de farinha de carnes, segmentos de responsabilidade da Dália Alimentos. A cria e a recria de matrizes pesadas para a produção de ovos férteis, edificada no município de Vale Verde, sendo de responsabilidade da empresa América Sociedade Avícola.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Dália Alimentos

Conheça os finalistas do Prêmio Somoscoop Melhores do Ano

A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano já tem seus finalistas. Nesta quarta-feira (16), o Sistema OCB divulgou a lista com os nomes das cooperativas que concorrem nas categorias Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; Intercooperação; e Influenciador Coop. A premiação teve recorde de inscrições com 787 projetos submetidos. Em 2020, última edição do prêmio bianual, foram recebidos 595 cases.

A cerimônia que revelará os vendedores está prevista para o dia 7 de dezembro e, além dos troféus, as primeiras colocadas de cada categoria ganham duas vagas em um intercâmbio cooperativista. Cada cooperativa registrada e regulada no Sistema OCB pôde concorrer com um case por categoria. As finalistas foram escolhidas por duas bancas avaliadoras: as comissões técnica e julgadora.

Confira abaixo as indicações, em ordem alfabética, por categoria:

  • COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOP
  • Cooptur (PR): Gincoop - Gincana do Cooperativismo
  • Sicoob Cocred (SP): Jornada do cooperativismo
  • Sicoob Credialto (MG): Coofem - Curso de formação educacional em cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo
  • COOPERATIVA CIDADÃ:
  • Cercos (SE): Escavação e revitalização de poços artesianos
  • Cooped (CE): Ambulatório de pediatria do desenvolvimento e comportamento da primeira infância (PDC)
  • Sicredi Dexis (PR): Eu coopero com a inclusão
  • DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL:
  • Sicoob Credcooper (MG): Nascente viva: produzindo água e promovendo desenvolvimento sustentável hoje e para futuras gerações
  • Sicoob Credivertentes (MG): Minas + Vertentes
  • Sicredi Centro-Sul MS (MS): Recicla verdinho
  • FIDELIZAÇÃO:
  • Coplacana (SP): Núcleo jovem Coplacana
  • Sicoob Saromcredi (MG): Programa de qualificação do queijo da canastra
  • Sicredi Planalto Central (GO): Sicredi na roça
  • INOVAÇÃO:
  • Castrolanda (PR): 60 dias para inovar - Programa ágil Castrolanda
  • Cooperacre (AC): Fortalecendo o extrativismo e viabilizando o desenvolvimento sustentável através da tecnologia
  • Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Portal da aceleração regional em prol do desenvolvimento
  • INTERCOOPERAÇÃO:
  • Coopafs e Ccampos (PA): Plano de investimento para capital de giro na agricultura familiar durante a pandemia da covid-19;
  • Coopmetro e Coomap (MG E BA): Coomap & Coopmetro - Construindo um transporte mais cooperativo
  • Lar e Copagril (PR): Aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Júri popular

A categoria Influenciador Coop já está com a votação aberta ao público para escolher a personalidade que desenvolve conteúdos positivos sobre o coop nas mídias on e off-line. Os nomes foram indicados pelas Unidades Estaduais. A votação está aberta até o dia 1º de dezembro e você pode votar quantas vezes quiser. Conheça os indicados:

  • Carolina Mussolini - Conhecida como a "blogueirinha do cooperativismo". Atua como assessora de comunicação do Sicredi Rio Paraná PR/SP. Participou da primeira turma do Programa Somos Líderes da OCB e foi uma das mulheres embaixadoras do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Recentemente foi selecionada entre 12 jovens do mundo para participar da Conferência Mundial das Cooperativa de Crédito de 2022, em Glasgow, na Escócia;
  • Celma de Oliveira - Presidente da cooperativa de bordadeiras Bordana. Nas redes sociais, mostra tudo que o cooperativismo pode gerar além de ganho econômico. Resgata dignidade, autoestima e promove a inclusão social de dezenas de pessoas. Recentemente ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae Top 100 Nacional que contempla as 100 empresas de produtos artesanais mais competitivas do Brasil;
  • Elias Leite - Foi conselheiro da Central Nacional Unimed, diretor comercial e presidente da Unimed Fortaleza, ajudando a conquistar prêmios importantes como o Top of Mind e GPTW. Atualmente é diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed. É também autor do livro “Líder de Resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” pela Editora Gente;
  • Marcelo Martins - É diretor executivo da Unicred União, cooperativa de crédito com R$ 2 bilhões em ativos, 22 mil cooperados e atuação no Paraná e Santa Catarina. Com uma trajetória de 25 anos no Sistema Unicred, é um apaixonado pelo cooperativismo, que considera a mais equilibrada forma de organização humana porque produz de verdade, distribui de modo justo e cada um é livre para participar; e
  • Stefany Silveira - É agrônoma, neta de produtores e tem se destacado como uma importante voz do setor agro no Espírito Santo. Atualmente é apresentadora do Agro Business, projeto da Record no Espírito Santo, colunista diária do Folha Vitoria e palestrante do agro, oportunidade pela qual leva informações sobre o setor, incluindo o cooperativismo.

Vote agora no Influenciador Coop: https://in.coop.br/influenciadorcoop

Fonte: Sistema OCB

Comunicação e Marketing como estratégia de negócio para alcançar os R$150bi de faturamento

Comunicação e Marketing como estratégia de negócio para alcançar os R$150bi de faturamento

No dia 11 de novembro, após o grande evento para firmar o compromisso de presidentes e executivos das cooperativas gaúchas com o RSCOOP150, foi a vez dos profissionais de Comunicação e Marketing se reencontrarem presencialmente para discutir estratégias de marketing para alcançar resultados reais do projeto RSCOOP150 e desenvolver cada vez mais o cooperativismo no Estado. O hub de inovação Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o palco do encontro e inspirou os participantes a buscarem soluções de comunicação para os próximos cinco anos.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, realizou a abertura do evento, destacando a importância da comunicação no alcance do objetivo que é comum a todos: alcançar R$150 bilhões de faturamento até 2028. “A proposta é que haja um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido. Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca dos associados e comunidade das cooperativas. Precisamos de vocês para chegarmos cada vez mais longe e mostrar à sociedade os diferenciais de competitividade das nossas cooperativas”, finaliza Hartmann.

Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro é um dos desafios
do Sistema e temos trabalhado junto com as coops para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do nosso movimento. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a Campanha SomosCoop aos presentes e lembrou da importância do uso do carimbo SomosCoop para que o consumidor possa identificar facilmente produtos e serviços do coop e reconhecer que o que está adquirindo tem qualidade e carrega os valores do movimento.  

A gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou o time de Comunicação da casa, reestruturado para atender as demandas das cooperativas e pensar estratégias assertivas de marketing para o futuro da organização e do cooperativismo no Estado. Além disso, apresentou as novidades como a criação de perfil no LinkedIn e Instagram, lançamento do Prêmio de Jornalismo da Ocergs - com entrega prevista para setembro de 2023, e a consolidação de dois eventos para Comunicação e Marketing no próximo ano.

Networking em grupos de trabalho

Com o objetivo de emergir a inteligência coletiva, em parceria com a Escoop, os participantes foram divididos em grupos por ramos de atuação do cooperativismo para discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades das estratégicas de marketing e comunicação do coop, trazendo os profissionais de comunicação como peça peça-chave nisso.

Durante a manhã, os grupos definiram as estratégias para quatro áreas: estratégias para lideranças, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais e comunicação institucional. A interação sobre as construções coletivas de cada grupo foi apresentada respondendo por que o tema deve
ser importante para o Sistema Ocergs; quais são as maiores dificuldades e acertos existentes em cada temática e quais devem ser as prioridades para o Sistema Ocergs para 2023? O objetivo da metodologia é que a Escoop e a Comunicação do Sistema Ocergs apresentem um relatório às cooperativas com as ações que serão o foco para o próximo ano.

LinkedIn Day e Pitch Day Coop

Os participantes puderam conhecer de perto as formas de otimizar os perfis das coops no LinkedIn, com estratégias de anúncios. Para Carlos Silva e Caroline Moura, Client Solutions Manager e Account Executive do LinkedIn, a plataforma é muito mais do que busca de emprego e sim uma forma de conectar-se a outras pessoas e empresas através de capacitação, vendas e publicidade. De acordo com o Relatório de Confiança Digital da Business Insider, a plataforma vem sendo avaliada como a mais confiável nos últimos cinco anos e os participantes receberam dicas de como começar ou manter um perfil da mesma forma.

O primeiro Pitch Day Coop foi preparado para criar uma conexão dos profissionais às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa. Para incentivar o "pensamento fora da caixa", empresas do mercado foram trazidas para mostrar soluções reais e inovadoras.

A Soundthinkers, com alta expertise em projetos de Sound BrandingSound UX e inovação, apresentou como desenhar soluções sonoras para a marca das cooperativas. A empresa Zeeng trouxe a possibilidade de análise de marcas concorrentes para melhorar a competitividade de mercado de marketing e comunicação para as coops. A empresa Adtail, especializada em alta performance discutiu como escalar resultados através do marketing no e-commerce e mostrou como unir tecnologia e comunicação para otimização de resultados. E, por fim, a Critério, especialista em reputação e opinião pública apresentou como fortalecer o principal ativo de marca e manter uma opinião pública positiva.

Comunicação como ferramenta estratégica de negócio

A palestra “7 maneiras de convencer seu gestor a colocar a comunicação como estratégia de negócio”, com a Fale Consultoras, especialista em Desenvolvimento Humano e Facilitação de processos de Comunicação, encerrou o evento com chave de ouro e possibilitou aos participantes levarem dicas para convencer a diretoria das cooperativas a enxergar a comunicação como estratégia de negócio para o alcance de resultados.

Apresente números, dados e fatos (números, números, números); dê um “choque de realidade” (a comunicação mudou o mundo); faça benchmarking e leve exemplos (não estamos sós!); esteja antenado(a) nas tendências; ensine sobre o tema; convide para participar de eventos de comunicação (forma eficiente de ficar por dentro das tendências, trocar ideias e acessar inovações do mercado, além de fortalecer networking); e se, depois disso tudo, ainda não foi possível convencer seu gestor, pergunte: por que não?

"Construímos e vivemos um encontro cheio de trocas de experiências e muita vontade de fazer a diferença nas nossas organizações. E fizemos isso porque não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente", destaca a gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

Se você perdeu nosso Workshop de Comunicadores, acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Sistema Ocergs.

Saiba mais sobre o projeto que norteará o planejamento estratégico das coops gaúchas nos próximos cinco anos: RSCOOP150bi de prosperidade!