Até abril de 2020 uma série de eventos comemorativos celebram os 25 anos da Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa). O primeiro evento foi uma festa dedicada aos 150 associados fundadores e familiares realizado no dia 25 de julho, onde foram feitas homenagens ao trabalho de cada um dos sócios. O presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, lembra que até abril de 2020, quando a Coasa completa 25 anos, serão realizadas diversas atividades.
Nas redes sociais e meios de comunicação da cooperativa, o público terá acesso a depoimentos de dezenas de associados que relembram sua participação na construção em mutirão. Além disso, uma websérie de quatro episódios irá narrar cada passo da cooperativa, que iniciou com 150 associados e hoje soma mais de 5 mil.
“Estamos felizes em chegar aos 25 anos de tanto empenho, dedicação e ver nossa cooperativa crescer em números, mas principalmente em qualidade dos serviços. Hoje atendemos várias frentes: grãos, insumos, fábrica de ração, além de dois postos de combustíveis e um supermercado que servem aos nossos associados no seu cotidiano. É uma satisfação vermos nosso trabalho que nasceu de tanto empenho e dedicação e crescer em tamanho e credibilidade ”, comemora o presidente.
A Coasa
A Coasa tem sua origem a partir da Associação dos Agricultores da Comunidade Rural de Água Santa, que surgiu em 1993 da união de um pequeno grupo de agricultores familiares que acreditaram no sonho de produzir e armazenar com mais qualidade. A partir de reuniões, o grupo encaminhou um projeto de armazenagem no valor de R$ 103.760,74 ao Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Empreendimentos Rurais).
Com o objetivo de formalizar a entidade, a associação optou por utilizar a estrutura jurídica da Coasa (cooperativa que estava operacionalmente inativa). A partir desta decisão, aconteceu em 15/10/1994 a assembleia de reestruturação da Coasa, com a eleição da primeira diretoria. Neste momento, aprovou-se o projeto de armazenagem, as obras de construção civil foram iniciadas no Distrito Industrial de Água Santa.
A construção contou com a colaboração de todos os associados que, em forma de mutirão, ajudaram na execução das obras.
A inauguração das instalações da Coasa aconteceu no dia 1º de Abril de 1995 e se consolidou como uma conquista dos agricultores que se organizaram e acreditaram que podiam criar uma cooperativa no município de Água Santa para valorizar a produção agrícola.
Atualmente a Coasa possui filiais de recebimento de grãos em 11 municípios da região, um supermercado, uma fábrica de ração e dois postos de combustíveis.
O escritório está localizado no município de Água Santa.
Assista ao primeiro episódio da websérie:
Representação
A 42ª edição da Expointer, organizada pelo governo do Estado e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, inicia no próximo dia 24 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. E o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, uma das entidades copromotoras da feira, estará presente para receber as cooperativas gaúchas e o público em geral.
Durante a feira, a sede da Ocergs no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será palco de eventos dos ramos do cooperativismo e das cooperativas gaúchas e entidades parceiras.
Confira a programação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS durante a Expointer*:
26/08 (Segunda-feira)
No Auditório
- 14h30
Reunião de cooperativas gaúchas com a Frente Parlamentar da Agropecuária
27/08 (Terça-feira)
Na Área de Convivência
- 9h –17h
2º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares
No Auditório
- 14h30 – 16h
Evento do BNDES e Cooperativas de Crédito
Na Sala de Reuniões
- 8h – 9h
Reunião das unidades do Sescoop/RS do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
- 10h – 11h
Reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/RS
- 13h – 15h
Reunião da Diretoria da OCB
28/08 (Quarta-feira)
Na Área de Convivência
- 14h – 17h
Encontro de Prefeitos - Famurs
No Auditório
- 11h – 12h30
Evento do BNDES e Cooperativas de Crédito
- 14h – 17h
Seminário Regional de Cooperativismo, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
No Restaurante- 10h – 13h
Na Sala de Reuniões
- 9h – 12h
Reunião da Diretoria Executiva da Cresol
29/08 (Quinta-feira)
Na Área de Convivência
- 9h – 12h
Painel Reforma Tributária – Proposições - Assembleia Legislativa, Secretaria da Agricultura, Sescon-RS e Ocergs
No Auditório
- 10h – 12h
Conselho Regional de Medicina Veterinária
- 14h – 17h
Grupo Amanhã – Força do Sul
30/08 (Sexta-feira)
Na Área de Convivência
- 10h – 11h30
Rádio Bandeirantes – Programa 90 min – André Machado
- 15h – 16h
Programa Pampa Debates – TV Pampa
No Auditório
- 9h30min – 12h
Sindicato Ocergs – Aspectos Trabalhistas, previdenciários, segurança e saúde.
- 14h – 17h
Reunião do Conselho da Unicred Central
31/08 (Sábado)
Na Área de Convivência
- 8h30 – 9h30
Rádio Guaíba – Programa Correio Rural – Lucas Rivas
* Agenda sujeita a alterações.
Representação
O Índice de Confiança do Agronegócio (IC-Agro) deste 2º trimestre ficou em 111,3 pontos, praticamente estável em relação ao trimestre anterior (111,9 pontos). Pela primeira vez, os resultados permanecem acima de 110 pontos por três trimestres consecutivos. O índice não fecha abaixo de 100 pontos – na faixa considerada pessimista pela metodologia do estudo – há um ano. A última vez em que isso aconteceu foi no 2º trimestre de 2018. O IC-Agro é um indicador medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O período de entusiasmo começou com a melhora das expectativas em relação à economia brasileira a partir do último trimestre de 2018, frente a agenda de reformas do novo governo e, desde então, vem se sustentando, mesmo que a recuperação econômica avance mais lentamente do que o esperado. Pesam para o resultado positivo tanto a percepção de que o agronegócio está entre as prioridades do executivo federal, quanto fatores mais concretos, como a boa produtividade das principais lavouras na safra que está encerrando.
Apesar da queda de 1,0 ponto no Índice de Confiança da Indústria (Antes e Depois da Porteira) no 2º trimestre (112,6 pontos), o resultado ainda representa a terceira melhor marca da série histórica. Vale destacar que neste período, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu as audiências públicas em torno da nova tabela de preços mínimos para os fretes, o que dava alguma esperança às preocupações das empresas quanto ao encarecimento dos custos de transporte e à insegurança jurídica.
Entretanto, é importante ressaltar que este levantamento não captou os novos desdobramentos referentes ao tema, como a suspensão cautelar da resolução da ANTT que trata da aplicação da nova tabela para cálculo do piso mínimo de transporte de cargas, apenas dois dias depois da sua publicação. “Com isso, o país volta a sofrer com a insegurança jurídica trazida pela falta de solução para a questão do tabelamento do frete. As ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) sobre a tabela serão avaliadas em 4 de setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a decisão sobre o tema influenciará os ânimos de produtores, indústrias e cooperativas para a próxima tomada”, observou Roberto Betancourt, diretor-titular do departamento do agronegócio da Fiesp.
As empresas de insumos agropecuários (Antes da Porteira) compõem o segmento no qual o otimismo aumentou de forma mais relevante do 1º para o 2º trimestre. Seu Índice de Confiança cresceu 3,2 pontos, chegando a 118,4 pontos. “Apesar de uma perda de entusiasmo com as condições atuais, as expectativas melhoraram no final do segundo trimestre, quando as vendas de fertilizantes e de defensivos agrícolas, até então atrasadas em relação às safras anteriores, começaram a avançar, reacendendo a expectativa de crescimento no mercado em 2019”, apontou Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Dados da pesquisa mostram ainda que o Índice de Confiança das empresas que atuam Depois da Porteira chegou a 110,1 pontos, ainda num patamar otimista, apesar da queda de 2,8 pontos em relação ao 1º trimestre do ano. Os obstáculos para uma efetiva recuperação da economia brasileira pesaram para que essas empresas ficassem um pouco menos otimistas. As projeções de crescimento do PIB em 2019, importantes para a expansão da demanda desse elo da cadeia, cai semana após semana desde o início do ano – essas estimativas passaram de 2,5% em janeiro para 0,8% no fim de julho.
“Além disso, no momento em que as entrevistas foram realizadas, ainda havia dúvidas sobre a o montante economizado com a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados – a aprovação em primeiro turno só aconteceu no início de julho”, completou Betancourt.
Os produtores agropecuários mantiveram as expectativas em linha com a pesquisa passada. O Índice de Confiança permaneceu em 109,5 pontos, o mesmo resultado do trimestre anterior. A avaliação sobre os custos de produção foi um dos aspectos que impediram um aumento no nível de otimismo.
Houve alta de 1,0 ponto para o Índice de Confiança do Produtor Agrícola, que chegou a 111,6 pontos. “O otimismo foi puxado em parte pela melhora dos preços das principais commodities agrícolas ao longo do 2º trimestre – uma consequência direta da quebra de safra nos Estados Unidos devido às dificuldades causadas pela chuva no período de plantio, em maio e junho” avaliou Freitas.
Outro fator positivo foi o bom desempenho das lavouras brasileiras de milho safrinha, favorecido por condições climáticas próximas das ideais durante todo o período de desenvolvimento. Poderia haver mais entusiasmo se não fosse a perda de confiança com relação aos custos de produção – atualmente num dos patamares mais pessimistas desde que o índice começou a ser medido. Isso ocorreu especialmente no caso dos fertilizantes, cujos preços não caíram como esperavam os produtores.
Piorou também a percepção a respeito do crédito rural. Boa parte das entrevistas foi realizada antes do Ministério da Agricultura divulgar o Plano Safra, num período em que era esperado um eventual aperto no crédito. No final das contas, o montante de recursos disponível se manteve praticamente igual ao da temporada passada, com juros um pouco mais altos.
Entre os pecuaristas, a confiança caiu 2,8 pontos, chegando a 103,3 pontos. Embora seja o menor nível dentre todos os segmentos pesquisados, é a primeira vez que o índice dos produtores pecuários se mantém otimista por três trimestres consecutivos. Uma das razões para isso é uma relativa melhora nos preços, numa tendência de alta desde meados do ano passado. Isso acontece tanto na pecuária de leite quanto na de corte, apesar de um recuo momentâneo nas cotações no início do segundo trimestre após as exportações para a China terem sido suspensas temporariamente devido à identificação de um caso atípico de encefalopatia espongiforme transmissível (BSE) no Mato Grosso.
Fonte: Sistema OCB
Representação
A China habilitou 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos lácteos, com destaque para as cooperativas CCGL (Cruz Alta/RS), Dália Alimentos (Encantado/RS) e Cosulati (Capão do Leão/RS). A certificação estava acordada com o país asiático desde 2007, mas não havia nenhuma planta brasileira habilitada a exportar. Os chineses são os maiores importadores do mundo de lácteos.
Entre os produtos que poderão ser vendidos estão leite em pó, queijos e leite condensado.
Exportações
Com a abertura do mercado chinês, a Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios estima exportar US$ 4,5 milhões em produtos lácteos.
Em 2018, os chineses importaram, por exemplo, 108 mil toneladas em queijos, com um crescimento médio anual de 13% nos últimos cinco anos.
O setor lácteo brasileiro exportou, no ano passado, para mais de 50 destinos.
Segundo o General Administration of Customs (China), a lista dos estabelecimentos habilitados inclui seis plantas industriais no Rio Grande do Sul. Entre elas, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) está habilitada a exportar leite em pó e creme de leite, enquanto a Cooperativa Dália Alimentos e a Cosulati estão credenciadas a exportar leite em pó.
A Cooperativa Dália Alimentos possui um Complexo Lácteo em Palmas, no município de Arroio do Meio, às margens da ERS-130. De acordo com o presidente executivo da Cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, é preciso que o País se apresente de forma competitiva em relação ao mercado internacional e isso significa dispor de um produto de qualidade e com custo compatível. “A indústria e os produtores, ao longo do tempo, vêm trabalhando para a redução dos custos de produção, mas o governo também precisa atuar, especialmente em relação à redução da carga tributária, tanto sobre os insumos quanto sobre o produto final, além de introduzir soluções para os problemas de infraestrutura”.
“Independente de tudo, a abertura do mercado chinês para os produtos lácteos brasileiros é a melhor notícia dos últimos anos e a Cooperativa Dália Alimentos está apta e preparada para essa oportunidade”, afirma Freitas. Para o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, a notícia foi recebida com entusiasmo e, ao mesmo tempo, surpresa. “Possuímos uma planta de lácteos moderna e com habilitação para vários países. Contudo, precisamos entender que se trata apenas de uma possibilidade e que longas etapas deverão ocorrer até que, de fato, a exportação do leite em pó venha a ocorrer. Certamente serão realizadas missões chinesas para visitação à indústria. A notícia é recente, mas acreditamos ser uma oportunidade para a abertura de novos mercados. Como produtores de leite e como cooperativa, estamos felizes. Mas trata-se de um longo caminho a percorrer”, complementa Piccinini.
Com informações do Mapa e Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Representação
O movimento SomosCoop está concorrendo na categoria Design de Impacto Positivo no prêmio Brasil Design Award! A votação popular vai até 16 de agosto. Que tal tirar dois minutinhos do dia pra votar e compartilhar com a sua rede? É só clicar neste link: http://bit.ly/2ym8c5u. A premiação está na 9ª edição é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).
“Para nós é uma grande honra estar entre as finalistas e é também uma oportunidade de mostrar ao Brasil que o cooperativismo vale a pena. Estamos trabalhando com o SomosCoop há pouco mais de dois anos e, para alcançar nossos objetivos, a participação das cooperativas é essencial”, comenta a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, responsável pelo desenvolvimento das ações do movimento, em âmbito nacional.
Segundo Daniela, além de aderirem ao SomosCoop, o que é totalmente gratuito, as cooperativas podem votar na marca que representa o modelo mais humanizado de fazer negócios: o cooperativismo. Além das cooperativas, unidades estaduais, parceiros e entusiastas do setor também podem registrar o voto. Para isso, basta clicar aqui. O prazo de votação termina no dia 16/8.
“Votar no SomosCoop é contribuir com a ressignificação da imagem do cooperativismo brasileiro. Nós abraçamos e vivemos uma filosofia de negócios que transforma o mundo num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Contamos com a participação de todos votando e divulgando essa votação popular. Quanto mais votos, melhor!”, avalia Daniela.
SOMOSCOOP
O SomosCoop é um movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil. A principal meta é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. Este movimento busca, ainda, despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.
O PRÊMIO
Esta é a 9ª edição do Brasil Design Award, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Design – Abedesign. O prêmio conta com dez categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial e Design Gráfico. Suas categorias são divididas em 78 subcategorias e buscam representar o cenário do design nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Representação
A realização do Congresso Continental de Direito Cooperativo, que acontecerá em novembro de 2019, em San José, na Costa Rica, com o apoio da Ordem dos Advogados daquele país, será precedida de uma série de atividades preparatórias que ocorrerão em diferentes países do continente.
A primeira será realizada na Universidade da República em Montevidéu (Uruguai) no dia 17 de julho, coincidindo com o 4º Seminário sobre Direito Cooperativo. O Decano da Faculdade de Direito realizou a abertura e o evento contou com a presença da Subsecretaria de Trabalho e Previdência Social e do presidente da Comissão Jurídica das Cooperativas das Américas.
Nos meses seguintes, atividades semelhantes serão realizadas em Buenos Aires (Argentina) com a organização da Comissão de Assuntos Cooperativos e Mútuos da Câmara dos Deputados; em Porto Alegre (Brasil) simultaneamente ao Seminário sobre Direito Cooperativo da Região Sul; em Brasília, por ocasião do Seminário Jurídico Nacional organizado pela OCB; em San José de Costa Rica, organizado pela Ordem dos Advogados, cuja Comissão de Direito Cooperativo é responsável pela organização; e em Bogotá (Colômbia), onde a organização de advogados cooperativos COOLEGAS executa as tarefas preparatórias.
Dias similares estão pendentes de confirmação em outros países. Durante o Congresso, parte de uma sessão plenária está prevista para conhecer os resultados das atividades realizadas nos diferentes países.
No site da Cooperativas de Las Américas (www.aciamericas.coop), estão disponíveis todas as informações relacionadas ao Congresso (regulamento, programa, registro, apresentação de trabalhos, etc.), bem como informações úteis sobre transporte e reservas de hotéis.
Fonte: Cooperativas de Las Américas
Representação
A 19 dias do início de mais uma Expointer, a Casa da Música da Ospa foi palco, nessa segunda-feira (5/8), de um espetáculo de dança e música tradicionalista que marcou o lançamento da 42ª edição da maior mostra agropecuária da América Latina. O sistema cooperativista gaúcho foi representado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
De 24 de agosto a 1º de setembro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, irá receber mais de 400 atrações, incluindo o melhor da genética agropecuária, inovações em máquinas e implementos agrícolas e a diversidade da agricultura familiar e do cooperativismo gaúchos.
“A Expointer é o momento mais especial do ano, em que reunimos num único espaço, um pedaço de chão lá em Esteio, todo o valor e a potência do RS para nos lembrarmos, nesses nove dias, da força e do vigor da nossa economia, do talento e da capacidade do nosso povo. Não apenas na produção agrícola e na pecuária, mas na capacidade de inovação a partir das máquinas, implementos e tecnologia que é gerada aqui, levando a ganhos sucessivos de produtividade, e também espaço de apresentação da nossa cultura, que hoje foi aqui celebrada”, destacou o governador Eduardo Leite.
Otimismo
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, lembrou que o setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB do RS, o que faz da Expointer referência para o País. Nesta edição da feira, diz Covatti, a agricultura familiar terá a maior participação de sua história, com 316 espaços de comercialização.
O setor de bovinos leiteiros terá aumento de 17,6% no número de animais, passando de 334 em 2018 para 393 este ano. O total de inscrições de ovinos também cresceu: de 709 em 2018 para 782 animais em 2019. Além disso, o secretário salientou que o RS será um “grande palco de debates”, com especialistas e autoridades promovendo debates sobre temas como a extinção da necessidade de vacinação da febre aftosa, acordo Mercosul-União Europeia para a eliminação de tarifas para produtos agrícolas e a reforma tributária.
“Estamos trabalhando com uma grande expectativa. Tenho certeza de que neste ano vamos superar os R$ 2,3 bilhões em negócios da edição passada e o público de 370 mil pessoas”, afirmou Covatti.
Os ingressos devem começar a ser vendidos a partir da próxima semana, com o mesmo valor praticado na Expointer passada, R$ 13 por pessoa. Além disso, as estações da Trensurb Mercado Público, Canoas e São Leopoldo irão comercializar as entradas, com o intuito de incentivar o transporte público e gerar mais mobilidade.
Confira a programação completa da feira e outras informações no site da Expointer.
Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom)
Representação
Uma comitiva brasileira formada por representantes de cooperativas agropecuárias e, ainda, do sistema OCB e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participa de uma série de reuniões técnicas com produtores de vinho da Argentina. A ideia é trocar experiências e informações sobre a produção de vinho, azeite e olivas e, ainda, em certificação Fair Trade e produção orgânica.
A programação começou nesta quarta-feira (31/7) e é resultado de um convite feito pelo Instituto Nacional de Associativismo e Economia Social (INAES) e pela Confederação Nacional Intercooperativa (Coninagro). Ambas fazem parte da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) da qual tanto o MAPA quanto a OCB participam como representantes do Brasil.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que acompanha o grupo, a missão técnica é uma oportunidade para trocar experiências sobre o setor e ampliar a relação comercial entre os dois países.
“Estamos acompanhando representantes da Secretaria de Cooperativismo e Agricultura Familiar do MAPA, junto com os dirigentes da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), das cooperativas Aurora, Garibaldi e Nova Aliança e a oportunidade é muito rica. Os brasileiros já estão dialogando com os hermanos sobre a possiblidade de negociação entre as cooperativas. Além de negócios bilaterais, a ideia também é aproveitar as oportunidades advindas do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul”, explica Nobile.
Do lado argentino, as reuniões técnicas contam com a presença do secretário de Agricultura Familiar da Argentina que mostra, também, o interesse do governo de lá nesse processo de aproximação e possibilidade de negócios com o Brasil. Do RS, participaram Helio Marchioro, diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho); Itacir Pozza, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora; Oscar Lá, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi e Joel Panizzon, vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança.
PROGRAMAÇÃO
A programação que termina na sexta-feira (2/8) inclui debates sobre política agroindustrial brasileira, oportunidades e desafios do mercado para o cooperativismo no âmbito do Mercosul, processo de produção biodinâmica, certificações, além de apresentações institucionais e visitas in loco.
Os brasileiros conhecerão, por exemplo, a Federação Argentina de Produtores de Vinho (Fecovita), que detém 30% do mercado interno de vinhos e exporta para diversos países, a vinícola Toro, a Federação de Cooperativas Agropecuárias, a Faculdade Nacional Agrotécnica. O grupo também passará pelas cooperativas vitivinícolas C/A e La Riojana.
NO BRASIL
De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), atualmente, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 82 mil hectares. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares de vinhedos por família). O país se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo.
Em de 2017 as cooperativas comercializaram 34,26% de todos os produtos envasados pelo setor vitivinícola brasileiro. Na safra 2018 as cooperativas processaram 22,67% do total de uvas produzidas no país.
Segundo a Fecovinho, as cinco cooperativas filiadas reúnem 4,1 mil cooperados e geram cerca de 1,2 mil empregos, diretos e indiretos. Em 2017, o faturamento delas foi de R$ 909 milhões.
Fonte: OCB
Representação
Com o mote “Gira em Torno da Gente”, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (30) a 6ª edição da Estrela Multifeira. A solenidade realizada no Estrela Palace Hotel foi prestigiada por autoridades, parceiros, patrocinadores, imprensa e demais convidados, antecipando um pouco do que o evento oferecerá aos visitantes entre os dias 04 e 08 de setembro no Porto. Serão variadas opções de compras, entretenimento, esporte, cultura e turismo, divulgando as potencialidades do município e região e proporcionando negócios e diversão. Tendo como foco as pessoas, a feira tem o propósito de demonstrar o que o Vale do Taquari tem de melhor na indústria, comércio, serviços, agronegócio e agroindústrias. O Sescoop/RS estava representado pelo gerente da Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos.
Presidente da comissão organizadora, Henrique Purper instigou uma reflexão sobre a evolução da feira desde a sua primeira edição, em 2010, destacando as dimensões cada vez maiores do evento, o que, para ele, é fruto do envolvimento de toda a comunidade, desde a entidade que promove, passando pelo poder público e por todas as pessoas que se dedicam e participam. “Isso demonstra que a união faz a força. Esta será a maior Multifeira que já fizemos em Estrela”, afirmou. Ele ainda agradeceu o empenho da prefeitura na liberação do Porto, e, em especial, o comprometimento dos mais de 40 voluntários da comissão, que ainda terão muito trabalho nos próximos 30 dias, mas nada comparado a tudo que já fizeram nos últimos 14 meses: “É muito importante esse trabalho porque ninguém faz nada sozinho”.
Para o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Pablo Souto Palma, o crescimento observado demonstra a maturidade que a feira alcançou graças ao engajamento de toda a comunidade. Ele ressaltou que a Multifeira estimulou a discussão sobre o uso do porto e comemorou o cumprimento do propósito de mostrar para a sociedade a relevância daquele local. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Schossler, engrandeceu o trabalho dos envolvidos com a organização que, assim como os visitantes, são grandes responsáveis pela evolução e sucesso do evento. Prefeito de Estrela, Rafael Mallmann destacou a importância das tratativas sobre o porto, visto sua importância para a feira, para Estrela e para toda a região. Ele enalteceu o tema escolhido para esta edição, pois a razão de existir das indústrias, do comércio, serviços e o poder público são as pessoas. “Tudo gira em torno da gente. Parabéns por construir a Multifeira em torno da gente”, finalizou.
A Estrela Multifeira 2019 é uma realização da Cacis Estrela e conta com o patrocínio premium da Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores, patrocínio ouro do Sicredi e além do patrocínio de Lojas Benoit, Launer Química, Carrocerias Altari, Redemac Morelli, Banrisul Seja Vero, Conpasul, Prost Bier, Languiru, Bremil, Fruki, Cervejaria Bellavista, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Charrua e Trip Tecnologia. O apoio é da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Sescoop-RS, com a organização de Lume Eventos.
Expositores Direcionada para a família e objetivando a prospecção de negócios, a feira comercial ocupará o pavilhão no Porto e já contabiliza 100% dos 101 estandes vendidos. Empresas do varejo, indústria e serviços demonstrarão suas atividades e comercializarão seus produtos, enquanto a área externa será ocupada por mais de 40 expositores de máquinas e equipamentos agrícolas, construção, imóveis e veículos. O ambiente dedicado às delícias das agroindústrias familiares acomodará 40 expositores, cujos espaços estão com inscrições abertas até o dia 02 de agosto. A Praça de Alimentação também já está com todos os estandes comercializados e garantirá diversificadas opções gastronômicas. A lista de expositores está no site www.estrelamultifeira.com.br
Salão da cadeia Produtiva do Leite O espaço de 2 mil m² terá animais e expositores que atuam neste segmento, apresentando equipamentos, tecnologias e serviços que dão suporte a quem investe na área. O Salão da Cadeia Produtiva do Leite é uma novidade do evento deste ano e tem o objetivo de evidenciar as potencialidades do município e da região. Estrela tem 309 produtores com um rebanho de 7,2 mil vacas que produziram 38 milhões de litros do alimento em 2018. É a maior bacia leiteira do Vale do Taquari e uma das melhores do Rio Grande do Sul pela qualidade e produtividade do seu plantel.
Animais Ocupando importante posição no ranking das maiores bacias leiteiras do Brasil, Estrela demonstrará durante o evento seu potencial na produção agropecuária, expondo o gado leiteiro em um espaço 60% maior do que em 2017. A área de aproximadamente 1,2 mil m² terá circulação do público facilitada e disponibilizará maior variedade de espécies, apresentando também ovelhas e cabritos. A piscicultura ganhará destaque com atividades voltadas para o manuseio artesanal do pescado.
Atrações diversas Para quem busca diversão, não faltarão atrações. O espaço Off Aventura vai desafiar a coragem e estimular a adrenalina com tirolesa, parede de escalada, arvorismo, giroscópio humano, bungee jump e Espaço Kids, oficinas e brinquedos infláveis. A Exposição de Carros Antigos e Motos, que em 2017 registrou mais de 200 participantes, reunirá apreciadores e colecionadores de várias regiões do Estado no sábado e domingo; e o Rio Taquari sediará, no sábado, o Festival de Canoagem, com modalidades de canoagem, remo e barco a vela. O parque de diversões complementa as alternativas.
Minifestival do Chucrute Um dos símbolos de Estrela, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs vai garantir muitos momentos de festa e alegria durante a 6ª Estrela Multifeira. No espaço denominado Minifestival do Chucrute, em referência ao evento anual, os dançarinos das diferentes categorias farão apresentações e vão interagir com o público. Será um ambiente típico e decorado, que promete atrair a atenção do público.
Espaço da Cerveja Artesanal A produção e o consumo de cerveja artesanal crescem de forma significativa. Diante disso, e para valorizar e dar visibilidade às marcas locais, a Estrela Multifeira terá nesta edição o Espaço da Cerveja Artesanal. Será um ambiente especialmente preparado e estruturado com 10 cervejarias. No local também haverá um palco com atrações musicais.
Horários de visitação à feira Dia 04/09 (quarta-feira): das 17h às 22h Dia 05/09 (quinta-feira): das 10h às 22h Dia 06/09 (sexta-feira): das 10h às 22h Dia 07/09 (sábado): das 10h às 22h Dia 08/09 (domingo): das 10h às 18h *Observação: na quinta-feira a praça de alimentação ficará aberta até as 23h; na quarta, sexta e sábado, até a meia noite; e domingo até as 18h.
Eventos técnicos Uma agenda de atividades técnicas com palestras, reuniões, Mostra de Iniciação Científica acontecerá em parceria com a La Salle. Também está confirmado o Dia do Empreendedor Rural com o ex-ministro Roberto Rodrigues.
Quarta-feira, 04/09 19h Mostra Científica da La Salle
Quinta-feira, 05/09 14h30 Painel: Benefícios da Nova Normativa para a Cadeia Leiteira 19h Mostra Científica da La Salle
Sexta-feira, 06/09 9h30 Encontro das Cooperativas Escolares 14h30 Reunião dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari 19h Aula sobre Cooperativismo da La Salle
Sábado, 09/09 10h Encontro das Mulheres Empreendedoras
Dia do Empreendedor Rural O Dia do Empreendedor Rural, no dia 05 a partir das 10h, tem o propósito de reunir centenas de pessoas quem atuam no agronegócio. Na programação, a garantia de muita informação e integração. Será a oportunidade para conferir a palestra “Perspectivas do agronegócio brasileiro”, com o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues. A atração, viabilizada em parceria com o sistema Ocergs/Sescoop/RS e gratuita para o público, será seguida por uma rodada de conversa com presidentes de cooperativas da região e confraternização com comes e bebes para o público participante.
Atrações culturais e shows Sempre muito aguardada nas feiras, a agenda de shows da Estrela Multifeira proporcionará atrações diversificadas. A parte artística e cultural da Estrela Multifeira 2019 conta com o financiamento do Pró-cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, Governo Federal.
Programação QUARTA FEIRA 04/09/19 18h30 Abertura Oficial 19h30 Orquestra do Colégio Martin Luther 20h30 Show de Humor com Felipe Pires 21h30 Espetáculo Cirquin - Grupo Tholl
QUINTA FEIRA 05/09/19 10h Dia do Empreendedor Rural com a palestra de Roberto Rodrigues 14h30 Baile da Melhor Idade com a Banda Horus 18h Joel Silva 19h Lucas Piccinini e Conjunto 20h30 Invernada Artística do CTG Raça Gaudéria 21h Os Monarcas
SEXTA-FEIRA 06/09/19 18h About Owls & Folks 19h Liverpool 20h Balaio de Gato 21h Banda Sputnick 22h Vencedor do The Voice 2018 - Léo Pain
SÁBADO 07/09/19 13h Banda The House 14h Danças Alemãs do Grupo Folclórico de Estrela 15h Show Infantil Patrulha Canina 16h Cantando a Gente se entende 17h Os Lupulados 18h Banda Rebobinados 19h Banda Zangaia 20h Dona Matilde 21h30 Gabriel Farias 23h Sertanejo Universitário EDU & RAPHA
DOMINGO 08/09 11h Companhia Musical 14h Valdecir Moura 15h Barbarella 17h Brilha Som
Ingressos Na quarta-feira (04) o ingresso será gratuito. No dia 05 (quinta-feira) até as 16h a entrada é gratuita e após R$ 5,00. Dia 06 (sexta-feira) até as 16h a entrada é gratuita e após R$ 10,00. Nos dias 07 e 08 os ingressos serão comercializados ao custo de R$ 10,00, garantindo acesso à feira e shows. Crianças e adolescentes até 12 anos não pagam.
Infraestrutura O Porto de Estrela já começa a ser preparado para a Estrela Multifeira. O trabalho foi iniciado segunda-feira (29/07) com a limpeza do local, o que se estende até o dia 15 de agosto. Ao longo do mês várias etapas de preparação da infraestrutura serão realizadas, sendo seguidas pela montagem dos estandes, prevista para terminar dia 31 de agosto.
Fonte: Assessoria de imprensa da Estrela Multifeira 2019
Representação
A 20ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social está com as inscrições abertas até 31 de julho. Instituído pela Lei n° Estadual nº 11.440/2000, o prêmio promovido pelo Parlamento Gaúcho tem como objetivo incentivar, no âmbito das organizações rio-grandenses, a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente.
Podem participar do certame empresas e sociedades cooperativas, entidades governamentais e instituições de ensino, entidades sem fins econômicos e municípios. A realização deste prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora, da qual faz parte o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Inscrição
Para concorrerem às distinções, as organizações deverão informar seus dados de até 31 de julho de 2019, mediante o preenchimento do formulário eletrônico constante no portal do prêmio, no site www.al.rs.gov.br/responsabilidadesocial/2019, adotando o padrão previsto nos anexos, conforme o tipo jurídico da organização/categoria.Troféu Destaque RS
As organizações que desejarem concorrer ao Troféu Destaque RS, em cada categoria, deverão apresentar, junto com o Balanço Social, até o dia 31 de julho de 2019, o Relatório de Responsabilidade Social, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível no sistema, adotando o padrão previsto nos anexos, conforme o tipo jurídico da organização/categoria.Grupos e Categorias
1. Grupo – Empresas privadas
Podem participar do Prêmio, neste grupo, todas as empresas privadas que tenham atuação no Rio Grande do Sul, sendo que serão premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS três empresas, uma em cada categoria, segundo a seguinte classificação por receita bruta: – Micros e pequenas empresas: receita bruta anual até R$ 16.000.000,00. – Médias empresas: receita bruta anual entre R$ 16.000.000,01 e R$ 300.000.000,00. – Grandes empresas: receita bruta anual acima de R$ 300.000.000,00. 2. Categoria – Sociedades Cooperativas Nesta categoria, estão aptas a participarem todas as cooperativas que tenham atuação no Estado, sendo que será premiada com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS aquela que obtiver melhor nota na categoria. 3. Grupo – Governo 3.1 Categoria – Entidades Governamentais: Podem participar do Prêmio, nesta categoria, todas as empresas governamentais, fundações criadas ou mantidas pelos cofres públicos, autarquias e demais entidades da administração pública indireta que tenham atuação no Estado. 3.2 Categoria – Municípios: Podem participar, nesta categoria, todos os municípios do Rio Grande do Sul com uma única inscrição por prefeitura. 4. Grupo – Instituições de ensino Podem participar do Prêmio, neste grupo, instituições de ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e superior, públicas, privadas ou sem fins econômicos do Rio Grande do Sul, reconhecidas oficialmente, sendo que serão premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS uma instituição em cada categoria, segundo a seguinte classificação: 4.1 Instituições de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante. 4.2 Instituições de ensino superior. 5. Grupo – Entidades sem fins econômicos Estão aptas a participarem do Prêmio, neste grupo, todas as instituições do Estado legalmente constituídas, não compreendidas nos grupos/categorias 2, 3 e 4, que não tenham fins econômicos e que tenham desenvolvido suas ações no Estado, sendo premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS uma instituição em cada subcategoria, segundo a seguinte classificação, por montante de receita anual: 5.1 Receita anual total até R$ 250.000,00 5.2 Receita anual total acima de R$ 250.000,00Premiação
O Prêmio abrange quatro tipos de reconhecimento: o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque RS, a Medalha de Responsabilidade Social, bem como o Certificado de Participação no Prêmio de Responsabilidade Social e o Diploma Mérito Social. Para mais informações sobre o Prêmio de Responsabilidade Social 2019 acesse o edital.
Representação
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recebeu o Distinguished Service Award durante a conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), que está sendo realizada até o dia 1 de agosto em Nassau, Bahamas. O prêmio é a maior honraria destinada pelo movimento de cooperativismo de crédito mundial a indivíduos e instituições e foi concedido em reconhecimento aos serviços prestados pela OCB em prol da disseminação do segmento no Brasil e fora dele. A honraria foi indicada pelo Sicredi ao Woccu por meio de um case que ilustrou a atuação nacional da OCB e em países como Uganda, México, Equador e Cuba.
Presente no evento para receber o prêmio, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas, destacou a relevância do reconhecimento. “Pela legitimidade que tem o Woccu, a homenagem a Organização das Cooperativas Brasileiras é uma grande honra e receber essa distinção por uma indicação do Sicredi nos dá mais orgulho ainda, pois é o reconhecimento de quem vive o dia a dia do cooperativismo no Brasil. Outro ponto é que essa presença maciça do cooperativismo brasileiro na Conferência Mundial do Woccu, sendo a segunda maior delegação no evento, é fantástica, pois nos permite dividir com todos esse prêmio. Se a OCB está onde está, é porque o cooperativismo tem construído bases para isso. A entidade é o espelho do que está acontecendo no cooperativismo”, declarou Freitas.
Já para o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, Manfred Alfonso Dasenbrock, o reconhecimento recebido pela OCB é resultado de um sólido trabalho realizado. “A Organização das Cooperativas Brasileiras tem dado ao cooperativismo de crédito o alicerce necessário para o seu desenvolvimento e aprimoramento. O suporte oferecido pela entidade para questões fundamentais como as relações com as instituições públicas regulatórias, por exemplo, nos proporcionou avanços que nos impulsionaram em direção à expansão, pois viabilizaram importantes melhorias no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”.
Criado para reconhecer contribuições destacadas para o desenvolvimento de cooperativas de crédito, o Distinguished Service Award é concedido anualmente na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito.
As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Representação
A cidade de Chapecó (SC) é o destino da segunda edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece de 4 a 6 de setembro de 2019, no Salão Nobre da Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O evento desembarca em um dos polos agroindustriais do Sul do Brasil, cidade com prestígio internacional no agronegócio. O Fórum objetiva contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o País, por meio de um espaço que oportuniza a discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia e, especialmente, sobre o potencial de desenvolvimento desse setor frente às barreiras existentes.
Segundo o coordenador-geral do Fórum, Clóvis Leopoldo Reichert, está sendo preparado um evento para apoiar o desenvolvimento da cadeia do biogás e facilitar o contato entre os atores desse setor, gerando negócios e projetos. Profissionais de várias partes do País estarão mais uma vez reunidos para participar de painéis, debates, apresentação de cases e visitas técnicas que integram a programação, possibilitando a discussão sobre políticas públicas, inovação, tecnologias, processos e panorama setorial de oportunidades. O Fórum também contará com o Espaço Biogás de Negócios, um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, firmar parcerias e realizar negócios.
O evento, que nasceu como Fórum Estadual em 2017, em Caxias do Sul, dará continuidade aos assuntos tratados no 1º Fórum Sul Brasileiro, realizado em junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR). “Ao longo desses três anos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento setorial do biogás e do biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o País, a consolidação do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem acompanhado a evolução de novas oportunidades setoriais. Chapecó abriga as principais empresas processadoras e exportadoras brasileiras de carne suína, aves e derivados, com grande potencial de geração de biogás. Com seu polo universitário, infraestrutura, meios de hospedagem, gastronomia e com o apoio da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, e da Unochapecó, a capital do oeste catarinense é endereço estratégico para o evento”, destaca Reichert.
Programação
No dia 4 de setembro, após a solenidade de abertura, prevista para as 9h, se iniciam as atividades do Fórum. Às 9h40, o Painel 1 debaterá Políticas Públicas, em que será abordado o marco legal para o biogás e o biometano como base para discutir o papel e as oportunidades do biogás na matriz energética brasileira. A partir das 14h, o Painel 2 tratará de Inovação. Nesse debate, serão tratados os impactos das tecnologias em permanente transformação e modelos de negócios inovadores.
No dia 5 de setembro, os trabalhos começam às 8h30, com o Painel 3 Tecnologias e processos, e serão abordados temas como a otimização de processos, a transferência de tecnologias e a pesquisa aplicada à estruturação da cadeia industrial do biogás e do biometano. Às 15h, o Painel 4 dará ênfase ao Panorama setorial de oportunidades, em que serão debatidas as iniciativas que já vêm sendo realizadas em diversas frentes (instituições públicas, sistema educacional, mercado). Após a apresentação de cada painel, haverá espaço para debates.
Ao longo dos dois dias haverá interação direta entre atores do setor energético, investidores, empresas fornecedoras de tecnologias e os usuários deste combustível renovável que é o biogás. A articulação ocorre por meio da apresentação de cases, distribuídos em meio à programação dos painéis e no Espaço Biogás de Negócios, local em que serão apresentadas as novidades tecnológicas do setor e, também, ocorre matchmaking, propiciando novas ideias, projetos e negócios.
Visitas técnicas
O terceiro e último dia, 6 de setembro, será destinado às visitas técnicas. Os participantes do Fórum poderão escolher duas opções de roteiro:
O Roteiro 1 terá como destinos a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), em Chapecó (SC), e Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Na Cetric, os participantes conhecerão a experiência da empresa no aproveitamento do biogás produzido pelo lixiviado do aterro industrial para a secagem de lodo. Na Embrapa, será conhecida a unidade BiogásFORT, planta piloto onde o biogás de dejetos de suínos é convertido em biometano para uso veicular.
No Roteiro 2, será visitado o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) na Granja São Roque, em Videira (SC). Os visitantes conhecerão uma alternativa de geração de energia elétrica a partir do biogás conciliada ao tratamento de efluentes para atender padrões de lançamento conforme Conama 430. A visita também contempla um momento de descontração na Cervejaria Bierbaum, em Treze Tílias (SC). As vagas são limitadas.
Veja a programação e os palestrantes do Fórum em http://www.biogasebiometano.com.br/programacao
Inscrições para o Fórum
Até o dia 1º de agosto, as inscrições para profissionais, professores e empresários terão o investimento de R$ 230,00. Já para inscrições no período de 2 de agosto a 4 de setembro, o valor passa a ser R$ 280,00. As visitas técnicas são exclusivas para os participantes inscritos no Fórum nos dias 4 e 5 de setembro. O investimento para o roteiro 1 é de R$ 130,00 e para o roteiro 2 é de R$ 150,00.
Inscrições pelo link http://www.biogasebiometano.com.br/inscricao
Realização do Fórum
A realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE), da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade de Caxias do Sul (UCS)/TecnoUCS. A correalização é da Unochapecó/Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.
O evento tem patrocínio Prata do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e patrocínio Bronze da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).
O apoio é da Abiogás, Governo do RS, Fiesc, Fiergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Low Carbon Business Action Brazil, Unido, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau.
Serviço
O quê: 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 4 a 6 de setembro de 2019
Local: Salão Nobre Unochapecó
Endereço: Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi - Chapecó (SC)
Inscrições: www.biogasebiometano.com.br
Informações:
(54) 3419.6563 | (54) 999669713 |(54) 98101.7357
https://www.facebook.com/BiogaseBiometano/
https://www.instagram.com/biogasebiometano/
Fonte: Adri Silva Agência de Conteúdo
Representação
Em reunião no Palácio do Piratini com o governo estadual, nesta quarta-feira (24), os representantes da CCGL, o presidente, Caio Vianna e o diretor superintendente, Guillermo Dawson Júnior, com o apoio do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires conseguiram a autorização para o investimento de R$ 500 milhões em sua unidade portuária de Rio Grande, Termasa.
Com a ampliação, a capacidade de escoamento de produtos agrícolas da CCGL será quadruplicada. Atualmente, o chamado fluxo de expedição é de 1,5 mil toneladas por hora e saltará para 6 mil toneladas por hora e a capacidade de armazenagem passará de 278 mil toneladas para 778 mil toneladas.
Conforme o presidente da CCGL, o projeto prevê três anos para ser concluído, já que os navios seguirão operando durante a obra, e a expectativa é iniciar os trabalhos ainda neste ano. “Vamos enviar em seguida esse documento que faltava para a secretaria nacional dos portos e assim que obtivermos a aprovação, vamos iniciar a obra imediatamente”, completou Caio Vianna.
Conforme secretário de logística e transportes, Juvir Costella, o papel do governo é facilitar os investimentos necessários para o crescimento do estado. O superintendente dos portos do RS, Fernando Estima relatou que foi realizado um estudo, onde se observou que a proposta condiz com o ambiente logístico do porto de Rio Grande e com os planos estratégicos do governo.
O secretário da agricultura, pecuária e desenvolvimento rural, Covatti Filho, comemorou o andamento do processo, pois, segundo ele, terá impacto direto em toda a economia gaúcha. “A agricultura corresponde a 42% do nosso PIB. Investir em escoamento da produção, significa ampliação dos negócios e, consequentemente, crescimento econômico”, finalizou Covatti.
TERMASA E TERGRASA
Atualmente a unidade de logística da CCGL é composta pelos terminais Termasa e Tergrasa, sendo responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos os Terminais representam cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.
Representação
Foi publicada no Diário Oficial de hoje a Portaria 144/2019 que possibilita aos agricultores familiares associados às cooperativas agropecuárias não detentoras de DAP Jurídica comercializarem sua matéria-prima no âmbito do Selo Combustível Social. DAP é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtida tanto pela agricultora e agricultor familiar (pessoa física) quanto pelo empreendimento familiar rural como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).
O Selo auxilia tanto na inclusão produtiva e social dos agricultores familiares fornecedores de matéria-prima para a produção de biodiesel como na geração de renda no campo. Sustentando a organização produtiva desses agricultores, amparando sua inserção no mercado e viabilizando de forma efetiva o acesso à assistência técnica aos associados, as cooperativas agropecuárias são peças fundamentais para a instrumentalização do programa.
Assim, é uma ferramenta de fomento à inserção do agricultor familiar cooperado de forma organizada e qualificada no mercado do biodiesel. A cooperativa cria condições para a comercialização da matéria-prima de seus cooperados, em volume, para as empresas de biodiesel. Em contrapartida, recebe apoio para que possa disponibilizar assistência técnica adequada e direcionada aos seus produtores.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a portaria é fundamental para o cooperativismo agropecuário brasileiro “A medida permite que 40 mil novos agricultores familiares de cooperativas possam comercializar suas matérias-primas para a produção de biodiesel. Isso ampliará o acesso a novos mercados e a renda dos nossos cooperados”.
As vantagens que este produtor encontra ao se associar a uma cooperativa são ainda maiores, já que elas são capazes, graças ao volume total de produção, de abrir os caminhos do produto deste agricultor familiar até às empresas de biodiesel. É inquestionável a relevância dos biocombustíveis, particularmente do biodiesel, no fomento à diversificação da matriz energética nacional por meio de fontes renováveis. Além de ter um importante papel na esfera ambiental, o biodiesel brasileiro possuí um diferencial também nos eixos econômico e social do tripé da sustentabilidade produtiva, graças ao Selo Combustível Social, concedido a empresas produtoras de biodiesel que cumpram critérios previamente estabelecidos. A medida, que começa a valer de imediato, é um pleito que vinha sendo trabalhado pelo Sistema OCB desde governos anteriores e consta em nossa Agenda Institucional e no documento entregue aos candidatos à presidência em 2018.
Acesse aqui esses documentos:
Agenda Institucional do Cooperativismo
Propostas para um Brasil mais cooperativo
Fonte: Sistema OCB
Representação
A Ocergs reuniu no dia 19 de julho, em conjunto com a prefeitura de Bento Gonçalves e o Sistema de Crédito Cooperativo do RS, na Casa das Artes de Bento Gonçalves, vereadores e prefeitos da região de Bento Gonçalves para, juntamente com dirigentes e técnicos do Sicredi e da Ocergs, debater a legislação municipal que trata da vigilância 24 horas em instituições bancárias públicas e privadas ou cooperativas de crédito a manterem uma vigilância armada em tempo integral. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, do presidente da Sicredi Serrana RS, Marco Balbinot, do conselheiro do Sicoob Meridional, Sadi Donazzolo, e ainda, com a participação do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, do presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualo:o e do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
O prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, destacou o fato de ter sido o prefeito que sancionou a lei municipal, e que sua ação foi em defesa da segurança da população. “Sou cooperativista convicto, pela forma como se relaciona com a comunidade. Mas estamos aqui discutindo a segurança, e isso é o ponto do debate”, lembrou. Disse ainda que quando da sanção, foi levado em questão a segurança dos munícipes. Por fim, disse que as questões de monitoramento remoto e outros aspectos de segurança, poderão e deverão ser importantes para o debate sobre a legislação que está em vigor em Bento Gonçalves.
Os representantes das cooperativas de crédito Sicredi Pioneira RS, Sicredi Serrana RS e Sicoob Meridional alertaram para a presença nas comunidades das cooperativas de crédito, onde a questão econômica tem igual destaque para a questão social, sendo que a vida das pessoas e dos associados das cooperativas está sempre em primeiro lugar. Alertaram também sobre a importante presença das cooperativas de crédito em municípios de todo o Rio Grande do Sul, sendo que a viabilidade econômica das unidades são sempre analisadas quando da decisão de permanência ou de nova instalação em municípios.
O deputado Elton Weber disse que a legislação vigente cumpre um clamor popular, e que é compreensível que os vereadores, assim como os deputados, atentem para questões como estas, onde a segurança é debatida. Disse ainda que, como ocorre na Assembleia Legislativa, as argumentações das partes envolvidas precisam ser ouvidas. “Quando a questão da segurança das agências bancárias e dos vigilantes foi colocada em pauta, ficamos atentos a isso. Mas temos que verificar também o que as instituições bancárias e cooperativas de crédito estão fazendo e ponderar, antes de apresentarmos e votarmos temas como esses”, destacou Weber.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, alertou para a existência da lei municipal para segurança armada por 24 horas e, paralelamente, a lei federal que obriga a ter segurança monitorada nesse modelo à qual as cooperativas de crédito e redes bancárias já estavam adaptadas.
Representando a Central Sicredi Sul/Sudeste, o assessor jurídico Tiago Machado discorreu sobre os aspectos legais da norma em discussão, e os responsáveis pela área de segurança das cooperativas, Wagner Gotardo e Ricardo Golder, apresentaram as medidas que o Sicredi vem tomando para minimizar os impactos da criminalidade. Tiago Machado discorreu ainda sobre todas as medidas de segurança que a cooperativa está tomando, o que tem reduzido os índices de acessos dos criminosos aos numerários. Salientou que a maior das preocupações do Sicredi é com a segurança de seus colaboradores, terceirizados e associados. A questão da viabilidade econômica também foi esclarecida, já que em caso de presença de vigilantes por 24h nas unidades de atendimento, a manutenção de algumas agências poderá ser inviabilizada em função dos altos custos.
Participaram da reunião os prefeitos de Guaporé, Valdir Fabris; de Pinto Bandeira, Adair Ferrari; de São Valentim do Sul, Geri Macagnan, além do prefeito em exercício de Cotiporã, Ivaldo Wearich. O município de Garibaldi foi representado pelos secretários municipais Dalci de Pauli e Fernando Romio; Farroupilha foi representado por Paulo Fabiano. Estiveram presentes os vereadores de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, Élvio Atzler de Lima, Sidnei da Silva e Volnei Christófoli, além de representantes dos vereadores Jocelito Tonie e Paulo Cavalli; de Novo Hamburgo, vereadores Cristiano Coller e Ênio Brizola. De São Francisco de Paula, o vereador Agostinho André Arnhold. Os deputados estaduais integrantes da Frencoop/RS, Sérgio Turra e Fran Somensi, estiveram representados por suas assessorias.
O capitão da Brigada Militar, Diego Caetano de Souza, explicou algumas dificuldades encontradas na comunicação das agências com as instituições de segurança e o vereador de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, autor da lei municipal em vigência em Bento Gonçalves, explicou que na época da apresentação da proposição não foi feito debate que esclarecesse os pontos abordados durante o encontro deste dia.
Formação da Frencoops municipais Outra pauta abordada no encontro foi a criação de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo nas Câmaras Municipais de Vereadores da região, em função da importância do setor para a economia dos municípios. Vergilio Perius disse que a Ocergs está à disposição dos vereadores para orientações quanto à instalação da Frencoop.
Representação
Estão de portas abertas as duas primeiras Farmácias Languiru, novo negócio da cooperativa teutoniense. Instaladas junto ao Hospital Ouro Branco (HOB) e ao Supermercado Languiru, no Bairro Languiru, em Teutônia, as unidades atendem associados e a comunidade em geral. O ingresso no novo ramo econômico foi aprovado pelos associados em assembleia e os primeiros estabelecimentos foram negociados com a casa de saúde teutoniense, com expectativa bastante positiva.
“É um negócio que, bem administrado, deverá surpreender com relação ao seu desempenho econômico-financeiro. A partir do início das operações, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), passamos a incrementar a variedade de medicamentos e produtos disponíveis, atendendo à demanda dos consumidores, beneficiando a comunidade como um todo”, destaca o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.
Ele ressalta que a negociação com o HOB é, também, uma forma de auxiliar o hospital, que passa por dificuldades financeiras a partir de atrasos nos repasses de recursos por parte do Governo do Estado. “Neste momento, firmamos contrato de locação da sala comercial que pertence ao Hospital Ouro Branco. Certamente isso auxilia para que a instituição dê continuidade ao seu processo de recuperação e siga oferecendo assistência em saúde à comunidade local e regional”, valoriza o presidente, mencionando a origem do hospital, que por um longo período foi administrado pela cooperativa. “No passado, o hospital pertenceu à Languiru. Hoje ele é mantido pela Associação Beneficente Ouro Branco. Mais uma vez a cooperativa estende a mão e auxilia essa importante casa de saúde. No cooperativismo, além do desempenho econômico, o pilar social é muito importante.”
Diferenciais
Entre os diferenciais, a Farmácia Languiru instalada junto ao hospital possui atendimento 24 horas e oferece o serviço de tele-entrega. Além do incremento no mix de produtos em medicamentos, perfumaria e bem-estar, a unidade também presta serviços farmacêuticos com profissionais qualificados e habilitados (aplicação de injetáveis, verificação de glicemia, verificação da pressão arterial e colocação de brincos), além de descontos em medicamentos e convênio com laboratórios.
Ampliação
A partir da experiência e desempenho dessas duas primeiras unidades, a cooperativa já estuda a possibilidade de ampliação do negócio. “Nossa ideia é estender também esse benefício a outros municípios, especialmente com a possibilidade de instalação de farmácias junto aos nossos Supermercados Languiru. Acreditamos no segmento”, adianta Bayer.
Representação
Cooperativas de Saúde iniciaram nesta segunda-feira uma missão técnica na Europa. A viagem técnica, realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), tem por objetivo proporcionar o conhecimento aprofundado da realidade das cooperativas europeias de saúde, sobretudo com relação a financiamentos. A equipe é formada por representantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, da Confemed (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas) e da OCB, e conta com a presença do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.
A programação desta segunda-feira ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e incluiu uma reunião com o diretor Geral da ACI, Bruno Roelants, e com a diretora geral da ACI Europa, Agnés Mattis. O objetivo foi conhecer aspectos gerais do cooperativismo em nível internacional e, mais detalhadamente, na União Europeia. A equipe verde-amarela, obteve informações sobre o cooperativismo de saúde, as modalidades de seguros e o trabalho de lobby da ACI Europa em prol do fortalecimento do modelo no continente europeu.
A missão brasileira também participou de uma audiência com o diretor para Sistemas de Saúde, Produtos Médicos e Inovação da União Europeia, Andrej Rys. A discussão girou em torno de assuntos como regulação, supervisão, financiamento e integração dos serviços públicos e privados nos países da União Europeia. Os cooperativistas também conheceram um pouco mais sobre a atuação da União Europeia no setor de saúde e a participação da iniciativa privada no mercado.
SOBRE A MISSÃO
A programação da missão técnica continua até sexta-feira, dia 19/7, e inclui reuniões e audiências com representantes da Federação Belga de Cooperativas, da Associação Alemã dos Fundos Estatutários de Saúde, do Ministério da Saúde da Alemanha, da Associação Alemã de Seguros Privados de Saúde e, ainda, da Confederação das Cooperativas Alemãs e da Fundação de Ciências da Saúde da Alemanha.
Fonte: Sistema OCB
Representação
Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo e com o slogan Cooperar é a nossa vida, a Cooperativa Tritícola Santa Rosa - Cotrirosa integra na sua identidade visual e em seus produtos, o carimbo do movimento SomosCoop. Entre as ações está a inclusão, por exemplo, de spots que são utilizados nos programas de rádios da Cooperativa em oito emissoras da região, identificação no site e nas redes sociais da Cotrirosa.
A Cooperativa também trabalha num projeto de reestruturação da logomarca Nutrirosa, o que incluirá a marca SomosCoop nas embalagens dos seus 52 produtos, tanto os de alimentação humana quanto os de pássaros.
Para mostrar o quanto o cooperativismo cresce e está presente no dia a dia do brasileiro, o Sistema OCB criou o movimento SomosCoop - uma campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras, seus cooperados e empregados. O movimento serve também para sinalizar os produtos cooperativos e tem a vantagem de atrair um novo perfil de consumidor, que tende a ter mais autonomia sobre suas escolhas, mais engajado com questões tecnológicas, sociais e ambientais.
SomosCoop
O SomosCoop foi criado para identificar, ressignificar e dar visibilidade ao cooperativismo no País. O Sistema OCB é seu principal representante, mas é só com o engajamento das unidades estaduais e das cooperativas que o movimento ganha força.
Marca SomosCoop
A marca gráfica SomosCoop está alinhada, estratégica e visualmente, com o movimento cooperativista internacional COOP. Por isso, traz seu logotipo como parte da marca. Junto à palavra coop, vem o somos, responsável por congregar os brasileiros ao movimento. A palavra somos é construída a partir da tipografia Intro e garante uma marca harmônica, humana e inclusiva.
A marca é composta por dois importantes símbolos: o elo, presente em coop, que reflete a essência do cooperativismo, e a bandeira do Brasil dentro de um círculo, que identifica o movimento no País.
Quer saber mais sobre o SomosCoop e como aderir ao nosso movimento? Então acesse https://www.somos.coop.br/ e saiba mais. Confira também o Guia SomosCoop e como você pode utilizar a marca SomosCoop em sua cooperativa.
Minha cooperativa já usa a marca SomosCoop
Queremos saber como estão as adesões ao movimento SomosCoop no Rio Grande do Sul. Se sua cooperativa já aderiu e faz parte do movimento SomosCoop, nos enviem relatos de como estão usando a marca e/ou carimbo SomosCoop! O Sistema OCB quer publicar em suas redes todas as cooperativas que já estão espalhando o movimento Brasil afora.
As informações que precisamos são:
Nome da cooperativa Ramo Observações: como a marca/carimbo estão sendo aplicados
Encaminhem para o e-mail
Com informações da Assessoria de Comunicação e Educação da Cotrirosa
Representação
São praticamente 50 milhões de brasileiros que têm no cooperativismo, seja direta ou indiretamente, uma fonte de trabalho e de renda. O modelo de negócio cooperativo contribui para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil. A variação histórica dos últimos quatro anos (2014-2018) aponta um percentual de 17,8% de crescimento na geração de empregos, comprovando a relevância e resistência do setor no mercado.
Enquanto a população brasileira cresceu 5% de 2014 a 2018, o cooperativismo gerou 425,3 mil empregos diretos em 2018, uma expansão de 42,72% nos últimos oito anos. A região Sul é a que mais oferece oportunidades de trabalho, registrando 226,4 mil empregos diretos, o que representa 53,23% do total.
Ramos
Em relação a 2017, a variação de crescimento nos empregos no cooperativismo nacional ficou em 6,83%. Esse incremento é puxado pelos ramos Trabalho (441,4%), Turismo e Lazer (54,5%), Habitacional (28,6%) e Consumo (13%).
Confira o desempenho nacional de todos os ramos no último ano.
Essas e outras informações estão disponíveis no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019.
Representação
A 20ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social está com as inscrições abertas até 31 de julho. Instituído pela Lei n° Estadual nº 11.440/2000, o prêmio promovido pelo Parlamento Gaúcho tem como objetivo incentivar, no âmbito das organizações rio-grandenses, a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente.
Podem participar do certame empresas e sociedades cooperativas, entidades governamentais e instituições de ensino, entidades sem fins econômicos e municípios. A realização deste prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora, da qual faz parte o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Inscrição
Para concorrerem às distinções, as organizações deverão informar seus dados de até 31 de julho de 2019, mediante o preenchimento do formulário eletrônico constante no portal do prêmio, no site www.al.rs.gov.br/responsabilidadesocial/2019, adotando o padrão previsto nos anexos, conforme o tipo jurídico da organização/categoria.
Troféu Destaque RS
As organizações que desejarem concorrer ao Troféu Destaque RS, em cada categoria, deverão apresentar, junto com o Balanço Social, até o dia 31 de julho de 2019, o Relatório de Responsabilidade Social, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível no sistema, adotando o padrão previsto nos anexos, conforme o tipo jurídico da organização/categoria.
Grupos e Categorias
1. Grupo - Empresas privadas
Podem participar do Prêmio, neste grupo, todas as empresas privadas que tenham atuação no Rio Grande do Sul, sendo que serão premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS três empresas, uma em cada categoria, segundo a seguinte classificação por receita bruta:
- Micros e pequenas empresas: receita bruta anual até R$ 16.000.000,00.
- Médias empresas: receita bruta anual entre R$ 16.000.000,01 e R$ 300.000.000,00.
- Grandes empresas: receita bruta anual acima de R$ 300.000.000,00.
2. Categoria - Sociedades Cooperativas
Nesta categoria, estão aptas a participarem todas as cooperativas que tenham atuação no Estado, sendo que será premiada com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS aquela que obtiver melhor nota na categoria.
3. Grupo - Governo
3.1 Categoria - Entidades Governamentais: Podem participar do Prêmio, nesta categoria, todas as empresas governamentais, fundações criadas ou mantidas pelos cofres públicos, autarquias e demais entidades da administração pública indireta que tenham atuação no Estado.
3.2 Categoria - Municípios: Podem participar, nesta categoria, todos os municípios do Rio Grande do Sul com uma única inscrição por prefeitura.
4. Grupo - Instituições de ensino
Podem participar do Prêmio, neste grupo, instituições de ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e superior, públicas, privadas ou sem fins econômicos do Rio Grande do Sul, reconhecidas oficialmente, sendo que serão premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS uma instituição em cada categoria, segundo a seguinte classificação:
4.1 Instituições de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante.
4.2 Instituições de ensino superior.
5. Grupo - Entidades sem fins econômicos
Estão aptas a participarem do Prêmio, neste grupo, todas as instituições do Estado legalmente constituídas, não compreendidas nos grupos/categorias 2, 3 e 4, que não tenham fins econômicos e que tenham desenvolvido suas ações no Estado, sendo premiadas com o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS uma instituição em cada subcategoria, segundo a seguinte classificação, por montante de receita anual:
5.1 Receita anual total até R$ 250.000,00
5.2 Receita anual total acima de R$ 250.000,00
Premiação
O Prêmio abrange quatro tipos de reconhecimento: o Troféu de Responsabilidade Social - Destaque RS, a Medalha de Responsabilidade Social, bem como o Certificado de Participação no Prêmio de Responsabilidade Social e o Diploma Mérito Social.
Para mais informações sobre o Prêmio de Responsabilidade Social 2019 acesse o edital.
Representação